Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Breno, acho que muitos concordam, mas me causa espanto a ausência de ação das "elites". Parece-me que se perdem neste raciocínio de esquerda em que tudo é problema social e não se permite que o governo governe. Falta ação. E me causa surpresa, a própria classe média perdendo seus valores e sendo absorvida pela favela. Os jovens vão a baile funk; no subúrbio é muito comum a garagem virar vendinha; é o puxadinho que enfeia e descaracteriza a paisagem. A destruição das árvores. Estas agora são aprisionadas em caixas de concreto nas calçadas. Acho que o Brasil é um projeto que não vai acontecer.....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Breno, acho que muitos concordam, mas me causa espanto a ausência de ação das "elites". Parece-me que se perdem neste raciocínio de esquerda em que tudo é problema social e não se permite que o governo governe. Falta ação. E me causa surpresa, a própria classe média perdendo seus valores e sendo absorvida pela favela. Os jovens vão a baile funk; no subúrbio é muito comum a garagem virar vendinha; é o puxadinho que enfeia e descaracteriza a paisagem. A destruição das árvores. Estas agora são aprisionadas em caixas de concreto nas calçadas. Acho que o Brasil é um projeto que não vai acontecer.....

 

Hoje em dia, principalmente entre os jovens, parece ser "legal" ter estilo favela/marginal.Sei disso que como jovem convivo com vários, a maioria de classe média como eu(mas tenho conhecidos desde classe baixa até alguns de classe média-alta, mais abastados), e parece quase unanimidade ser motivo de orgulho fazer parte da ralé, da bandidagem.Gírias de facções criminosas foram incorporadas na juventude classe média.O funk praticamente virou um hino entre os jovens.Os valores da classe média que prezavam a educação, honestidade e constante busca para ascenção social e pessoal foram trocados por outros, que prezam os hábitos típicos da da escória, da marginalidade, da pobreza.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada que deu até para puxar um cobertor fino o tempo abriu e esquentou um pouco hoje, agora tem umas nuvens mais escuras com cheiro de chuva no ar e o vento virou para sudoeste....

 

 

Comentário do outro tópico:

Realmente nunca acreditei que o Estado no Brasil fosse capaz de manter uma rede de estações automáticas. Não basta instalá-las, mas é fundamental e óbvia a necessidade de manutenão. Mas como por aqui tudo é uma brincadeira.......

 

É como disse o Caetano: "O Brasil corre o risco de nunca acontecer". Ou ainda o Chico: "O que não tem governo e nem nunca terá".

 

 

Infelizmente o INMET não tem estrutura para manter a cada vez maior rede de estações automáticas operando de maneira eficiente, a situação do 6º DISME aqui no Rio é particularmente ruim, visitei em agosto deste ano a sede que fica nas proximidades da Praça Mauá (do lado da Perimetral, uma área da cidade completamente abandonada e decadente) e deu para ver como trabalham duro, mas em certos aspectos a situação é desanimadora, há pouca estrutura e quase nenhuma renovação no quadro de funcionários, gente que já poderia estar aposentada trabalhando pois não tem niguém para entrar no lugar (último grande concurso na década de 80), me disseram que há um plano para gradualmente ir fechando as estações convencionais e deixar só algumas históricas, a aposta agora é mesmo nas automáticas, mas Brasilia enxugou as equipes de manutenção e hoje apenas uma é responsável por uma área que incui os estados de MG, RJ e ES, sendo assim uma estação que apresenta defeito dependendo do lugar fica esperando mais de um mês para ser consertada (como foi com Cambuci e agora Campos do Jordão, só para dar dois exemplos), desta forma vai ser impossível construir uma base de dados.

 

A esperança deles é que vingue o projeto de transformar o INMET em secretaria, o que aumentaria as verbas porém, conhecendo o nosso país, não resolveria todos os probelmas (mas melhora alguma coisa).

 

 

 

Outubro foi um mês bem sem graça no Rio, não aconteceu nada historicamente relevante, foram 14 dias com precipitação mais uma garoa na madrugada do dia 28 que a partir de agora anotarei como precipitação inapreciável (inap) quando detectada, os 4 eventos de trovodas do mês foram acompanhados por chuva fraca ou no máximo moderada (uma curiosidade, dormi com ventilador ligado em apenas uma noite, entre os dias 26 e 27), aqui as mínimas da minha janela:

 

*Meus dados de mínima a seguir:

 

 

Dia - Mín

01 - 19,1ºC - Chuva, trovoada

02 - 21,5ºC - Chuva

03 - 21,5ºC

04 - 21,3ºC - Chuva, trovoada

05 - 21,1ºC - Chuva

06 - 20,7ºC - Chuva

07 - 20,0ºC - Chuva

08 - 17,7ºC - Chuva

09 - 17,1ºC - Chuva

10 - 17,6ºC

11 - 18,1ºC

12 - 20,0ºC

13 - 22,0ºC

14 - 23,6ºC

15 - 23,4ºC

16 - 23,8ºC

17 - 21,2ºC - Chuva, trovoada

18 - 20,1ºC - Chuva

19 - 19,4ºC - Chuva

20 - 19,7ºC - Chuvisco

21 - 20,9ºC

22 - 21,5ºC

23 - 22,8ºC

24 - 24,4ºC

25 - 23,1ºC

26 - 23,5ºC

27 - 24,3ºC

28 - 21,0ºC - (inap)

29 - 21,5ºC

30 - 20,7ºC - Chuva, trovoada

31 - 20,0ºC - Chuva

 

Média - 21,05ºC

 

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que no verão e em parte da primavera (e em menor escala no início da primavera e parte do outono) é maior a incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda de sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Alguém aqui ja tem uma pespectiva para o verão? Será mais quente que no ano passado?

Apesar da maioria no BAZ gostar de frio eu estava torcendo para a temperatura ficar acima da média aqui no Rio.

 

A PRINCÍPIO ABAIXO DO NORMAL, MESMO ASSIM SERÁ AINDA QUENTE. PODE TER ALGUMAS ENTRADAS BOAS DE "FRIO", MAIS EM FEVEREIRO/MARÇO.

Link to comment
Share on other sites

Alguém aqui ja tem uma pespectiva para o verão? Será mais quente que no ano passado?

Apesar da maioria no BAZ gostar de frio eu estava torcendo para a temperatura ficar acima da média aqui no Rio.

 

A PRINCÍPIO ABAIXO DO NORMAL, MESMO ASSIM SERÁ AINDA QUENTE. PODE TER ALGUMAS ENTRADAS BOAS DE "FRIO", MAIS EM FEVEREIRO/MARÇO.

 

 

Também estou achando que no próximo verão haverá predomínio de temperaturas abaixo da média no Rio (mas, assim como o Abrantes, torço por temperaturas acima da média nem que seja em um mês da estação, já não temos frio direito pelomenos que faça calor), mas acredito que NÃO será tão abaixo quanto o último verão, este ano teve entrada de "frio" nos 3 meses do verão, de janeiro a março (alguns pontos da cidade cairam abaixo de 20 graus no meio da tarde nos dias mais frios de janeiro e março, e não falo das áreas elevadas!!!), o verão fechou bem abaixo da média, foi como uma primavera prolongada que depois emendou com o outono, um saco (e para piorar foi muito nebuloso).

 

Agora sim falando do Alto da Boa Vista, em mais da metade dos dias de janeiro a março foram registradas mínimas abaixo de 20 graus, mesmo lá (300 a 400 m com floresta por perto) não é normal.

Link to comment
Share on other sites

Para mim, particularmente, não gosto de calor. Mas também acho chato quando fica aquela nebulosidadde constante sem chuva ou pouca chuva. Quero que faça calor, mas que não pare de chover. Gosto daqueles temporais de verão, com muita chuva, vento e por aí.... Assim é que fica bom. Inclusive para a vegetação é muito importante que haja sol e muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

A rede de estações do INMET sempre foi precária. Quando as estações eram as convencionais havia o problema de pagar um observador. Quando isso era feito, havia o mês de férias e aí a série ficava incompleta. Outras vezes ele ficava doente, de licença. Agora são automáticas. Mas falta manutenção. Novamente chega-se ao problema da consolidação das séries. Nós vivemos num país em que nada é sério; o Estado é inútil e a carga tributária, um assombro.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura baixou um pouco hoje e não fez tanto calor. A chuva caiu durante a noite e manteve a umidade do solo. Ontem chegou a relampejar um pouco e ventou, mas a chuva não caiu na forma de temporal.

 

As chuvas estão mais fortes no nordeste do estado, a partir da região serrana. Há valores de até 50 mm em 24 horas. Em Paracambi, sopé de serra, houve 90 mm, se não me engano, ontem.

 

A estação do Alto da Boa Vista foi depredada e está desativada há mais de 1 mês. O INMET diz que vai mantê-la.

 

OBS> Penso em como ficam os acordos com a OMM do Brasil com estas falhas constantes...... Deve ser vergonhoso o que falam por aí. Não temos vergonha mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Rodolfo, chegou a chover forte nessa semana que passou aqui em Nova Friburgo. Agora voltou chover fraco, porém é ótimo, pois eu comprei um pé de pereira aqui em um horto e plantei no condomínio da minha mãe na parte da manhã e ainda não tinha molhado, pois estava esperando justamente a chuva ;)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, vi pereiras em flor em São Joaquim e são lindas. A fruta é diliciosa. As minhas mudas estão se beneficiando deste tempo um pouco mais úmido. Ontem cavei o solo e vi que abaixo de uns 20 cm está seco. Mas as árvores estão reagindo bem a este início de chuva. Acho ser necessário um forte temporal para que a água penetre mais fundo no solo ressecado.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez estive ai nesta cidade maravilhosa. Por volta da meio-dia o termometro do meu taxi estava 30 graus no Leblon, ali em um Mirante onde a esquerda se vê Ipanema e a direita o Vidigal..

 

Leblon e Ipanema são fantásticas, muita gente bonita ali...Mas acabei indo almoçar lá no Leme , quase no finalzinho na ponta..na Av Atlantica meisxmo.. :lol: demais..Espero voltar em breve e fazer um mini-encontro ai..

 

Seja bem vindo é so marcar um choop, traz protetor solar e pode deixar o casaco em casa, casaco no Rio só no ano que vem.

:D

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez estive ai nesta cidade maravilhosa. Por volta da meio-dia o termometro do meu taxi estava 30 graus no Leblon, ali em um Mirante onde a esquerda se vê Ipanema e a direita o Vidigal..

 

Leblon e Ipanema são fantásticas, muita gente bonita ali...Mas acabei indo almoçar lá no Leme , quase no finalzinho na ponta..na Av Atlantica meisxmo.. :lol: demais..Espero voltar em breve e fazer um mini-encontro ai..

 

Po, nem avisou hein Carlinhos!!!

:-(

Quando voltar, não esqueca de marcar com a galera!!!

Almocou na Marius, neh? Acertei? rs

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Opa Abrantes, vamos combinar sim..aliás fui em um Italiano na Atlantica mesmo chamado Da Brambini, ao lado percebi que tinha um lugar chamdo Sindicato do Chopp..bem bonito o lugar..

 

Esse restaurante Sindicato do Chopp é muito bom, já fui 3 vezes nesse do Leme e inúmeras vezes na filial do Méier.Claro que não pra tomar chopp, pois não bebo, mas para comer.Comida de primeira!E não é caro. :D

Link to comment
Share on other sites

Choveu forte com raios, relâmpagos e trovoadas no Rio esta madrugada, inclusive aqui no bairro da Abolição, no subúrbio.Ao amanhecer ainda chovia entre moderado e fraco, passando a chuvisco e parando completamente por volta das 9h da manhã.Aqui na Abolição o acumulado total foi de satisfatórios 42mm, que ajudaram bastante na limpeza do ar e umidade do solo, que andava relativamente seco devido à ausência de chuvas significativas nas últimas semanas.Durante o dia o céu ficou nublado com algumas aberturas de sol durante a tarde, agora ao anoitecer o céu vai limpando cada vez mais e ja´está parcialmente nublado apenas.O sábado deve ser de sol e calor, mas talvez chova à noite.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Vila Isabel a chuva foi forte durante a madrugada. Por volta de 1 e meia de sexta feira havia chuva forte e raio com trovoada. Hoje, sábado, o dia foi com sol forte e esquentou na parte da tarde. A pressão atmosférica está em queda. Acho que nova chuva não demora a acontecer.

 

O solo está úmido no reflorestamento. As plantas reagem rápido e o guapuruvu e o ipê branco já estão com brotação nova. Isto ocorreu menos de 24 horas após a forte chuva.

Link to comment
Share on other sites

Na última atualização da GeoRio podemos ver que o temporal agora atinge em cheio a Zona Sul, além de se espalhar na Zona Sul e estar começando atingir a Grande Tijuca e Centro.Em 15 minutos, choveu 21mm no Vidigal(taxa de 84mm/h), 25mm na Rocinha(taxa de 100mm/h), 11mm na Tijuca(taxa de 44mm/h), 12mm em Santa Teresa(taxa de 48mm/h), 17mm em Copacabana(taxa de 68mm/h), 22mm no Jardim Botânico(taxa de 88mm/h), 20mm no Itanhangá(taxa de 80mm/h), 17mm na Cidade de Deus(taxa de 68mm/h), 23mm no Sumaré(taxa de 92mm/h) e 14mm em Laranjeiras(taxa de 56mm/h).Na Barra, já são 49mm em 45 minutos.Aqui na Abolição, a chuva diminuiu e passou para moderada.

Link to comment
Share on other sites

Hoje saí do trabalho na zona sul sob chuva torrencial e ventos moderados pouco depois de 16:00, cheguei em casa aqui na zona norte já com chuva fraca para moderada (mas alguns alagamentos em volta mostravam que também choveu forte aqui) e ventos moderados, mas depois veio o que foi simplesmente a maior ventania do ano DISPARADO por aqui, a chuva já era um chuvisco e o sol teimava em brilhar entre as nuvens mas rajadas fortíssimas atingiram a região do Maracanã, foram mais de 10 picos de luz aqui em casa (pela prmeira vez do ano) mas não houve interrupção prolongada, por aqui galhos de árvores foram quebrados e até um pedaço de revestimento (pastilhas) de um prédio próximo caiu, estimo as rajadas mais fortes perto de 80 km/h, talvez mais, agora está acalmando. Foi a maior ventania de sudeste que já vi, quase todas as ventanias mais fortes aqui são de sudoeste, como em set de 2002, mas vindo desta direção de hoje não me lembro de nada igual, teve uma mais fraca em jan deste ano e outra em agosto.

 

MÍNIMA DE 18,5 GRAUS, A MENOR DO MÊS, DURANTE A VENTANIA.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

aqui o centro e santa tereza chuveu muuito também inclusive vi uma cena que não havia presenciado antes. Um engarrafamento montro e muitas pessoas andando pela rua no meio da chuva porque o transito estava parado, isto na gomes freire avenida chhile rua do riachuelo,..

Parecia ate reveillon,..

Foi muita água,...mas foi por um periodo curto de tempo.

Link to comment
Share on other sites

aqui o centro e santa tereza chuveu muuito também inclusive vi uma cena que não havia presenciado antes. Um engarrafamento montro e muitas pessoas andando pela rua no meio da chuva porque o transito estava parado, isto na gomes freire avenida chhile rua do riachuelo,..

Parecia ate reveillon,..

Foi muita água,...mas foi por um periodo curto de tempo.

 

Pois é, eu sai do trabalho as 18:00h e cheguei em casa as 22:40h!!! Foi foda!!!

Esta semana tem previsão de mais chuva e temperatura mais baixa...

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.