Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Olá amigos!

Estou desde o Natal aqui em POA, tem feito bastante calor... hj foi abafado! As noites são frescas e com vento, muito agradável. No momento o céu tem poucas nuvens e venta frio... reveillon sem chuva! :D

Espero que a chuva não estrague a festa de quem está no Rio, feliz ano novo à todos!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este dezembro foi o mais fresco que me lembro, só precisei usar o ventilador para dormir em uma noite, algo inédito para dezembro na minha vida, em 2007 que foi um dezembro normal tive média das mínimas de 23,6 graus, 2008 quase 2 graus abaixo, e a maior anomalia foi nas máximas que não registro por causa do local inadequado.

 

 

 

*Meus dados de mínima a seguir:

 

 

Dia - Mín

01 - 21,4ºC

02 - 22,2ºC - (inap)

03 - 20,3ºC - Chuva

04 - 19,7ºC

05 - 20,0ºC

06 - 20,8ºC

07 - 20,7ºC

08 - 22,0ºC

09 - 22,2ºC

10 - 23,3ºC

11 - 21,3ºC - Chuva

12 - 20,3ºC - Chuva

13 - 19,5ºC - Chuva

14 - 20,2ºC - Chuva

15 - 19,4ºC - Chuva

16 - 20,9ºC - Chuva

17 - 20,8ºC - Chuva

18 - 21,9ºC - Chuva

19 - 21,1ºC - Chuva, trovoada

20 - 21,6ºC - Chuva, trovoada

21 - 23,8ºC

22 - 23,9ºC - Chuva, trovoada

23 - 23,9ºC - (inap)

24 - 24,9ºC - Chuva, trovoada

25 - 22,5ºC - Chuva, trovoada

26 - 22,4ºC - Chuva

27 - 22,0ºC - Chuva

28 - 22,9ºC

29 - 24,3ºC

30 - 23,7ºC - Chuva

31 - 24,7ºC - (inap)

 

Média - 21,9ºC

 

 

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que no verão e em parte da primavera (e em menor escala no início da primavera e parte do outono) é maior a incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda de sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Culpa da baixa pressão 999 hpa corrigida para o nível do mar, a menor em mais de 1 ano, talvez em mais de 2 anos, e ainda caindo!

 

E possível que hoje seja o dia mais quente do mês, se for, não é grandes coisa, 34 a 36 de máxima na maior parte da cidade, é pouco para máxima de janeiro. Tem anos que dá isso de média máxima em algumas estações no mês mais quente, ainda acho que será um verão muito fraco.

Link to comment
Share on other sites

É mesmo loepa?? Eu estou acompanhando aqui mas não sabia que era um record assim não,..

 

 

Veja só a MENOR pressão atmosférica de cada mês desde janeiro de 2007;

 

 

1000

 

1006

 

1006

 

1005

 

1008

 

1009

 

1006

 

1007

 

1006

 

1004

 

1000

 

1004

 

1002

 

1003

 

1002

 

1005

 

1008

 

1009

 

1012

 

1007

 

1009

 

1006

 

1004

 

1002

 

998 (hoje 17:00)

 

todos dados do Santos Dumont ( http://www.wunderground.com/history/airport/SBRJ/2009/1/3/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA )

 

No Galeão também não teve nada menor (pelomenos) nos últimos 2 anos.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez hoje peguei a estrada Friburgo-Teresópolis e achei uma das estradas mais belas no estado, com muitas Angustifolias, Pinus, entre outras árvores da Mata Atlântica, hortências, hotéis-fazenda, Chalés, muita atividade agrícola, enfim muito verde entre os dois municípios. Porém minha passagem foi rápida e infelizmente não consegui tirar a foto do Dedo de Deus, pois estava completamente encoberto e chovia sem parar, assim como em Friburgo. As 14:00hrs no termômetro da rua registrava 15°C.

A minha mínima em NF hj foi de 16,8°C e no momento tenho 19,2°C e não chove, mas continua nublado.

Link to comment
Share on other sites

Itatiaia - RJ

No momento faz 21.7C e chuvisca.

A máxima foi de 22.8C com chuva fraca o dia inteiro. Já está cansativa essa chuva!

Sds.,

 

Até vc não aguenta mais essa chuva? he he he

Fique tranquilo, a partir de quinta vai melhorar. Acredito que o final de semana tá garantido o sol!!!

Abraços,

 

É verdade meu amigo! Eu adoro chuva, mas já deu, pelo menos por enquanto! rs.

Quero ir à praia, estou de férias, ainda não consegui aquele solzão de rachar!

Vamos torcer!!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Uma linha de instabilidade se formou de repente aqui na região da Abolição(foi super localizada, só atingindo partes do bairro de Inhaúma, de Engenho da Rainha, de Tomás Coelho, de Piedade e de Cavalcante, além dos bairros de Abolição e Pilares) e o céu nem chegou a ser totalmente fechado(ainda havia partes claras na direção do Centro) quando um forte e rápido temporal desabou aqui em casa.Durando apenas das 14:45 até 15:00, ele foi acompanhado de forte convecção, rajadas de vento, e PASMEM, ocorreu precipitação de GRANIZO bem pequeno, entre a chuva, por cerca de 1 minuto.Um evento incomum por aqui(desde o dia 10 de fevereiro do ano passado não ocorria, e desde 2003 hoje foi apenas a terceira ocorrência nesse peíodo de 6 anos-ocorreu em 28/12/2003, 10/2/2008 e hoje) e que causou em mim uma grata surpresa!Ás 15h o temporal se acalmou, passando a chuva moderada/fraca e parou totalmente 10 minutos depois(total acumulado de 18mm), a temperatura que chegou a 36,9°C antes da chuva despencou para 24,2°C, agora o sol já volta aparecer entre algumas nuvens e escuto trovões distantes, ja´subiu pra 27,3°C!

Link to comment
Share on other sites

Uma linha de instabilidade se formou de repente aqui na região da Abolição(foi super localizada, só atingindo partes do bairro de Inhaúma, de Engenho da Rainha, de Tomás Coelho, de Piedade e de Cavalcante, além dos bairros de Abolição e Pilares) e o céu nem chegou a ser totalmente fechado(ainda havia partes claras na direção do Centro) quando um forte e rápido temporal desabou aqui em casa.Durando apenas das 14:45 até 15:00, ele foi acompanhado de forte convecção, rajadas de vento, e PASMEM, ocorreu precipitação de GRANIZO bem pequeno, entre a chuva, por cerca de 1 minuto.Um evento incomum por aqui(desde o dia 10 de fevereiro do ano passado não ocorria, e desde 2003 hoje foi apenas a terceira ocorrência nesse peíodo de 6 anos-ocorreu em 28/12/2003, 10/2/2008 e hoje) e que causou em mim uma grata surpresa!Ás 15h o temporal se acalmou, passando a chuva moderada/fraca e parou totalmente 10 minutos depois(total acumulado de 18mm), a temperatura que chegou a 36,9°C antes da chuva despencou para 24,2°C, agora o sol já volta aparecer entre algumas nuvens e escuto trovões distantes, ja´subiu pra 27,3°C!

Aqui no centro continua um calor muito forte ,..eu tive que sair da empresa para ir nume reunião mas confesso que não prestei atenção no céu.

Alguém já sabe informar a máxima de janeiro?? Loepa??

Já barramos 2008 ou é impressão errada minha,..

Link to comment
Share on other sites

Olha, deve passar 2008 se seguir neste ritmo, até agora ainda está uns 1,5 graus abaixo da média (quase empatado com 2008), mas não vejo chances de janeiro terminar acima da média não, precisaria de calor constante e acima da média até o final do mês.

 

A máxima do mês na Vila Militar (auto mais quente) até agora 37,4 graus hoje, em 2008 37,9 graus, dois valores "baixos" para MAIOR máxima de janeiro.

 

 

Hoje eu fui à praia (PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 30 DE DEZEMBRO DE 2007!) e estava ótimo, eu fiquei pelo Arpoador. A tarde foi de sol forte, pouco vento e temperatura perto de 30 graus na orla, água quase morna perto da praia e geladinha (menos de 20) a partir da arrebentação, resolvi prolongar meu nado um pouco afastado da praia e saí quase com hipotermia, tremendo :oops: Mas foi muito bom, a água estava clara e o mar calmo com condições meteorológicas ideais, teve uma hora pelo meio da tarde que surgiram CBs sobre o maciço da Tijuca e pensei que fosse virar, mas logo as nuvens se dissiparam e só cobriram o sol por 2 minutos.

Link to comment
Share on other sites

No momento tenho 30°C. Na Capital deve esta beirando os 40°C. A máxima ontem na Capital ficou nos 38°C :shock:

 

Em Copacabana 26 graus, na zona norte 32 graus agora 1 da tarde. Tem muita nuvem, bem mais que ontem. 38 foi no telhado do Inmet, nas estações "normais" ficou entre 30,9 e 37,4 de máxima ontem.

 

 

Aeroportos 13:00: 32 (Afonsos, Galeão e Santa Cruz), 30 (Jacarepaguá) e 28 (Santos Dumont). Apesar de estar abafado hoje ainda bem fui à praia ontem, hoje o sol está muito mais tímido aí fica mais difícl encarar o mar.

 

 

Nesta madrugada ventou forte mas não deu em nada, só tem mais nuvens.

Link to comment
Share on other sites

No momento tenho 30°C. Na Capital deve esta beirando os 40°C. A máxima ontem na Capital ficou nos 38°C :shock:

 

Em Copacabana 26 graus, na zona norte 32 graus agora 1 da tarde. Tem muita nuvem, bem mais que ontem. 38 foi no telhado do Inmet, nas estações "normais" ficou entre 30,9 e 37,4 de máxima ontem.

 

 

Aeroportos 13:00: 32 (Afonsos, Galeão e Santa Cruz), 30 (Jacarepaguá) e 28 (Santos Dumont). Apesar de estar abafado hoje ainda bem fui à praia ontem, hoje o sol está muito mais tímido aí fica mais difícl encarar o mar.

 

 

Nesta madrugada ventou forte mas não deu em nada, só tem mais nuvens.

Parece que não estava muito diferente daqui.. Continua a chover..

Link to comment
Share on other sites

Parece que não estava muito diferente daqui.. Continua a chover..

 

 

 

Pois aqui estava nublado até pouco e agora as nuvens diminuiram bastante à oeste com sol aberto agora, 33 graus perto do Maracanã, para os lados da Região Serrana vejo muitas nuvens.

 

 

Tem possibilidade de pancadas de chuva aqui, hoje foi a maior máxima do Pico do Couto desde a abertura da estação em 2006 (26,4) e a maior máxima do ano na estação Teresópolis do Inmet (29,6), mas agora as duas estão em queda rápida por causa do tempo fechado.

Link to comment
Share on other sites

Hoje eu que estive na praia, até que estava abafado mas bem menos que aqui na zona norte, fiquei em Copacabana(costumo sempre ficar lá quando vou nas praias do Rio, normalmente frequento mais as da Região dos Lagos) e quando cheguei(10h) fazia bastante sol só com algumas poucas nuvens altas e bem brancas, depois essas nuvens altas tomaram conta e o sol sumiu mas continuou abafado, hoje tinha pouco vento inclusive, só quando fui embora(13h30) que já tava começando a ventar bem, o mar que estava muito calmo inclusive começou a ficar agitado rapidamente, aqui na Abolição a máxima hoje foi de 35,6°C, agora temos uma noite abafada, trovejou ao anoitecer mas não deu em nada.

Link to comment
Share on other sites

21 horas e inverteu tudo, esta tarde chegou a estar 35 na Vila Militar e 27 em Copacabana, agora com chuva na zona oeste vento noroeste em Copa mudou tudo, veja dados de 21 horas na cidade do Rio.

 

 

Forte de Copacabana: 30,1 graus (máxima do dia 31 graus na última hora)

 

Santos Dumont: 28 graus (máxima foi 29 graus)

 

Jacarepaguá: 27,5 graus

 

Galeão: 26 graus

 

Vila Militar e Afonsos: 25 graus

 

Marambaia: 23,3 graus (máxima foi 34 graus)

 

Santa Cruz: 22 graus

Link to comment
Share on other sites

Cariocas voltam a lotar as praias, mas tempo deve mudar

Publicada em 14/01/2009 às 19h48m

 

O Globo

 

RIO - Os cariocas voltaram a encher as praias nesta quarta-feira de calor. A máxima registrada foi de 35,7 graus na Praça Mauá.Terça-feira, o mesma estação meteorológica bateu os 38 graus, o dia mais quente deste verão. Alguns termômetros de rua, porém, chegaram a registrar 40 graus.

 

Enquanto o clima era bom na orla, em Nova Iguaçu choveu forte no fim da tarde. Em Paraty, as águas da chuva voltaram a subir o nível do Rio Perequê-Açu , que transbordou durante o fim de semana passado e provocou o alagamento da cidade.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta quinta-feira tempo parcialmente nublado, passando a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. O calor já não será tão intenso como nos últimos dias. A máxima prevista é de 31 graus.

 

- Na quinta-feira, a instabilidade aumenta, devido a uma frente que se aproxima do Rio, a temperatura cai um pouco, mas a sensação ainda será de calor - diz a metereologista Fabiana Weykamp, do Instituto Climatempo. - As temperaturas mais amenas não retornam à cidade antes do fim de semana. A sensação até lá ainda será de forte abafamento.

 

Na sexta-feira e no sábado, vão ocorrer pancadas de chuva com maior freqüência. No domingo, o sol volta a aparecer com força em toda a cidade, podendo ocorrer uma chuva rápida mais para o fim da tarde.

 

14_MHB_rio_praia_lot5.jpg

Link to comment
Share on other sites

As minhas de ontem no Arpoador, finalmente resolvi procurar um site de hospedagem... fotos de celular, não reparem a qualidade

 

 

1arpoadorql3.jpg

 

 

 

2arpoador0wp2.jpg

 

 

3arpoador1ql3.jpg

 

 

4arpoador2xx3.jpg

 

 

5arpoador3xp5.jpg

 

 

 

6arpoador4oc3.jpg

 

 

 

7arpoador5yo8.jpg

 

 

8arpoador6tz6.jpg

 

No alto da encosta verde, à esquerda do prédio mais alto, tem um pequeno pinheiro e uma árvore, logo do lado da árvore tem uma haste prateada pouco visível com um ponto meio escuro no meio (deve ser o painel solar), é a torre de vento da estação Forte de Copacabana do INMET (a medição de vento nestas estações é sempre 10 m acima do solo)

9arpoador7cu6.jpg

 

10arpoador8zo0.jpg

 

Esta já foi quando eu estava indo embora, passando perto da colônia de Pescadores em Copacabana, estátua do Dorival Caymmi

11copa2vr9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Vila Isabel choveu pouco ontem à noite, com o registro de trovoada. É interessante notar que mesmo com a formação de várias ZACAS desde o final do ano passado, não temos acumulados elevados de chuva na cidade. Este mês, que já se encaminha para o fim, a maioria das estações da GEORIO, estão com valores baixos.

Link to comment
Share on other sites

Choveu forte ontem à noite aqui na Abolição, após máxima de 36,9°C durante o dia.A chuva começou com forte intensidade ás 22:05, com muitos relâmpagos e trovões, entre 22:05 e 22:20 chegou a chover 9mm(o que dá uma taxa de chuva de 36mm/h), depois a chuva passou para moderada e continou até meia noite, o total acumulado foi de 18mm, hoje fez sol durante a manhã mas agora ele já é ocultado por várias nuvens mas ainda faz bastante calor.

Link to comment
Share on other sites

Aqui tem chovido todo dia (só depois do entardecer), mas sempre em quantidade pequena ou muito pequena, desde o dia 14.

 

14- Chuva

15- Chuva

16- (inap)

17- Chuvisco

18- Chuva, trovoada

 

 

Do dia 8 ao 13 não choveu, e do dia 2 até o 7 choveu todo dia também, hoje já choveu bem fraco no começo da madrugada mas tá com cara que vai chover mais, agora tem uma nuvem mais escura aqui e está fresco com 28 graus.

 

Opa, passados 5 minutos deste post e começam a cair pingos grossos mas bem espaçados aqui.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.