Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Olá, amigos. De volta depois de um longo tempo, hahaha.

Cheguei junto com fevereiro, rs. E o segundo mês do ano começou com sol forte e calor na cidade. Em Inhaúma, zona norte, máxima de 34,4 ontem. Hoje, mínima de 23,5. Nesse momento, o quadro continua, com elevação de temperatura neste fim de manhã, a exemplo de ontem. No Maracanã, marca por volta de 30º. Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem o sol ficou boa parte do tempo coberto por nuvens e hoje também, mas a tarde o sol até saiu por mais tempo, tanto ontem quanto hoje a temperatura não subiu muito, com máximas um pouco acima de 30 graus, as minhas mínimas estão altas, inveja dos 23 do Raphael ontem quando tive 26.

 

 

Já atualizei os resumos de janeiro no tópico: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=4081&start=40

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu novamente com nuvens do tipo cirrus e cirrus estratos, que encobrem parcialmente o céu. Está quente e o calor deverá ficar insuportável ao longo do dia.

 

 

Verdade. Embora eu não esteja sentindo nada, já que estou resfriado e com um pouco de febre.

PS: Recalibrei meu termômetro ontem, também achei a mínima de 23º meu fora da realidade.

Link to comment
Share on other sites

Apesar das mínimas estarem altas, eu também não tenho sentido muito calor nos últimos dias porque os excesso de nuvens segurou as máximas perto de 30 graus, hoje está um pouco acima dos últimos dias mas ainda abaixo dos níveis críticos (máximas entre 38 e 40, recorrentes nos dias mais quentes da maioria dos verões cariocas mais que ainda não apareceram uma vez só este verão).

 

Este excesso de nebulosidade que impede o sol de brilhar forte acaba por impedir o aquecimento excessivo durante o dia mas também diminui a perda de calor noturna, é uma faca de dois gumes.

Link to comment
Share on other sites

Loepa ou quem souber responder,...ainda não tivemos 38 esteano correto??

A maior ainda é 37.4 na v. militar??

 

 

A maior confiável é esta mesma, 37,4 na Vila Militar no dia 13 quando eu fui à praia (o único dia com mais sol do que nuvens em janeiro), mas no Santos Dumont ainda não passou de 34 graus.

 

Agora está bem abafado na zona norte, mas as nuvens novamente estão impedindo a disparada das máximas, este é o verão das nuvens, até quando pára de chover (a última foi no dia 31 de janeiro) o sol não firma, domingo passado ainda abriu mas depois voltaram eas nuvens médias e altas que ficam na frente do sol durante a maior parte do dia, e tem ajudado a abafar as noites.

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados sobre trovoadas no Rocha, entre 1994 e 2006. Vale como contribuição a respeito do assunto discutido em relação ao aumento do fenômeno no mês de janeiro deste ano. Vejamos:

1994 - 3

1995 - 1

1996 - 8

1997 - 10

1998 - 8

1999 - 12

2000 - 5

2001 - 5

2002 - 4

2003 - 11

2004 - 2

2005 - 5

2006 - 7

2008 - 5

 

E como foi em 2009? Creio que do Rocha para onde está morando agora a diferença não é significativa, eu tive 8 dias mas só considero quando escuto a trovoada, então o correto deve ter sido uns 10 a 11 dias este ano aqui em casa.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem, onde está 2008, leiam 2007. Não incluí os dias com relâmpagos. Me chama a atenção que, mesmo sendo a estação das chuvas e com o calor que faz, não temos tantas trovoadas como seria de esperar para o clima tropical. É isto o que me faz pensar que a contribuição da chuva convectiva é pequena no estado. Este provável erro conceitual induz a muitas previsões erradas dos meteorologistas, do tipo "tempo bom sujeito a pancadas de chuva, típicas de verão, à tarde".

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente eu tive que parar de fazer as observações depois que me mudei para Vila Isabel. Mas tenho dados também nos anos de 1980, 1981 e entre 1984 e 1988. Nestes, não fiz a tabulação dos dados, mas tenho os totais mensais e anuais de chuva para o Rocha. Posso passar os dados para quem tiver interesse.

 

Eu gostaria de ver os dados de chuva, já publicou alguns aqui mas faz tempo, e eu poderia comparar com a estação da Serla que tem série de 1966 até 1994 como Irajá, ou da Tijuca que tem de 1968 até 1994.

 

Agora o tempo está mais firme, ceio que hoje bateu nos 35 aqui perto do Maracanã, o meu sensor do lado da parede que pega sol bteu nos 38, o real deve ser uns 3 ou 4 abaixo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Vila Isabel o dia amanheceu encoberto com altos estratos. No meio da manhã cúmulus congestius estavam se desenvolvendo, mas parece que agora se dissiparam. Será que chove hoje ?

 

O INPE prevê chuva forte para a faixa leste de São Paulo e Rio de Janeiro devido ao desenvolvimento de um cavado em níveis médios da troposfera.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Vila Isabel o dia amanheceu encoberto com altos estratos. No meio da manhã cúmulus congestius estavam se desenvolvendo, mas parece que agora se dissiparam. Será que chove hoje ?

 

O INPE prevê chuva forte para a faixa leste de São Paulo e Rio de Janeiro devido ao desenvolvimento de um cavado em níveis médios da troposfera.

 

ESTÁ INDICANDO DE 5 A 7 DIAS DE CHUVA, POR VEZES FORTES. BOM PARA ALIVIAR O CALOR.

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 16h caiu um temporal aqui no sul do Estado... pra variar eu estava na Dutra entre Itatiaia e Resende, não foi nada agradável! Visibilidade ZERO e caminhões jogando água no meu pára-brisa...rs.

Adoro chuva qd estou em casa, na estrada é cruel!

Assim q cheguei em Resende a chuva parou, agora céu claro. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Aqui acabou de cair uma pancada de pingos grossos que molhou bem, mas foi localizada, pelo que observei das nuvens 1km a noroeste daqui não caiu um pingo.

 

Assim que começou a chuva o vento sudoeste cessou imediatamente e passou para sudeste.

 

E agora novamente o vento girou para sudoeste depois da chuva, o ar condicionado natural, o sudoeste é o único que ventila minha casa toda.

 

 

Os dois piores temporais que já peguei em estrada: entre Itatiaia e Resende no começo da década 90, e entre Magé e Guapimirim (caminho para Teresopolis) em 2005, assustadores.

Link to comment
Share on other sites

Aqui acabou de cair uma pancada de pingos grossos que molhou bem, mas foi localizada, pelo que observei das nuvens 1km a noroeste daqui não caiu um pingo.

 

Assim que começou a chuva o vento sudoeste cessou imediatamente e passou para sudeste.

 

E agora novamente o vento girou para sudoeste depois da chuva, o ar condicionado natural, o sudoeste é o único que ventila minha casa toda.

 

 

Os dois piores temporais que já peguei em estrada: entre Itatiaia e Resende no começo da década 90, e entre Magé e Guapimirim (caminho para Teresopolis) em 2005, assustadores.

 

É meu amigo, essa região aqui é sinistra pra temporal...rs.

Já passei muito sufoco na estrada!

Tb já peguei chuvarada na Washington Luiz, na altura da REDUC... ali tb sempre chove mais do que nos arredores.

Link to comment
Share on other sites

Voltei anteontem do Rio Grande do Norte(que lugar maravilhoso, que praias...), por lá durante os 10 dias o sol predominou com poucas nuvens, com máximas entre 29 e 31°C e mínimas entre 24 e 26°C, nem dava pra sentir calor, isso foi até dia 31, só nos últimos dias que o tempo mudou, com muita nebulosidade e pancadas fracas e ocasionais durante a tarde e noite nos dias 1 e 2, e finalmente tempo chuvoso no dia 3 e dia 4(quando vim embora), como passei mal do dia 1 ao dia 3 o tempo ruim nesses dias não me frustrou; de volta ao Rio me deparei com o típico calor abafado da nossa cidade, já na quarta choveu fraco com trovoadas aqui na Abolição de noite, já ontem entre o fim da tarde e a noite chuva moderada com trovoadas e muitos raios(chegou a acabar a luz por quase 1 hora aqui), 5mm na quarta e mais 14mm ontem, hoje por enquanto muito sol e quase sem nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Ontem aqui só trovoadas ao longe, mas na quarta caiu uma bem perto, hoje o sol está mais aberto com maior concentração de nuvens sobe as montanhas da cidade, hoje foi a primeira madrugada de fevereiro em que eu dormi sem ventilador, e foi registrada a menor mínima do mês até agora (22 graus Galeão e 23 graus Santos Dumont).

 

Agora apesar do tempo aberto bate um vento sudeste e não faz muito calor, mas deve esquentar nos próximas dias.

 

Eu gosto bastante da cidade de Natal, considero limpa, organizada e com pouca pobreza aparente na área urbana principal, no litoral do RN vale conhecer Praia da Pipa e Galinhos, são opostos, a primeira mais agitada com alguns bons hotéis e restaurantes e a segunda bem simples e para relaxar, mas a paisagem é belíssima nas duas, não sei se chegou a conhecer. Fora os básicos que quase todo turista faz, como Genipabu e Maracajaú.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem aqui só trovoadas ao longe, mas na quarta caiu uma bem perto, hoje o sol está mais aberto com maior concentração de nuvens sobe as montanhas da cidade, hoje foi a primeira madrugada de fevereiro em que eu dormi sem ventilador, e foi registrada a menor mínima do mês até agora (22 graus Galeão e 23 graus Santos Dumont).

 

Agora apesar do tempo aberto bate um vento sudeste e não faz muito calor, mas deve esquentar nos próximas dias.

 

Eu gosto bastante da cidade de Natal, considero limpa, organizada e com pouca pobreza aparente na área urbana principal, no litoral do RN vale conhecer Praia da Pipa e Galinhos, são opostos, a primeira mais agitada com alguns bons hotéis e restaurantes e a segunda bem simples e para relaxar, mas a paisagem é belíssima nas duas, não sei se chegou a conhecer. Fora os básicos que quase todo turista faz, como Genipabu e Maracajaú.

 

Também gostei muito da cidade de Natal, juro que fui com uma idéia meio errada de Nordeste mas o que vi foi bem diferente, cidade organizada e bonita, sem pobreza escancarada, pelo menos não onde fiquei(Ponta Negra, muito bom, que praia linda com aquele Morro do Careca) nem por onde passei(Centro, área do Rio Potengi pra ir pra Genipabu e caminho de Ponta Negra pro aeroporto e pro litoral sul), eu conheci Pipa e achei uma das mais lindas se não a mais linda, lá perto também conheci a Praia do Amor, de Tibau do Sul, do Madeiro, todas muito lindas, os paredões rochosos e as falésias no caminho entre a Praia de Pipa e a do Amor são belíssimos, não tive em Galinhos devido a distância e dificil acesso, também estive em Genipabu, no Mirante dos Golfinhos, na praia de Barra de Tabatinga, na Lagoa de Arituba, além de ter feito o passeio de barco com mergulho nos parrachos de Pirangi(não fui em Maracajaú, era basicamente a mesma coisa que Pirangi pelo que vi, só que mais distante e mais caro) passando pelas praias de Búzios e Cotovelo, o Rio Grande do Norte foi um belíssimo passeio que fiz e recomendo pra todos que não forem irem lá pois valeu muito a pena, e pra quem já foi vale voltar, num futuro que espero não ser muito distante eu gostaria de fazer isso.

Link to comment
Share on other sites

Ds capitais litorâneas do nordeste considero Natal e Aracaju as mais organizadas, mas Aracaju tem uma orla sem graça.

 

Será que ficamos no mesmo hotel? Da última vez (2006) fiquei no Quality Ponta Negra, tem esta vista da varanda (foto que tirei de um celular muito ruim), mais outra para a Via Costeira:

 

Ao abrir a janela parecia que tinha um ventilador ligado 24 horas.

 

Quando eu era mais jovem dava para subir o Morro do Careca e chegar até uma praia selvagem do outro lado, mas faz vários anos que proibíram porque estava aumentando a erosão.

 

natal1ms9.jpg

 

Nota-se também um verão mais quente, mas com muito menos variação de temperatura em Natal, janeiro 2009: (média compensada, menor mínima e maior máxima)

 

05-Rio de Janeiro RJ (Vl Militar) : 26,2 (20,1 / 37,4) - ??

 

01-Natal RN : 27,3 (22,9 / 31,3) - 146,2 mm

 

A estação chuvosa em Natal é entre o outono e o inverno e varia bastante entre um ano e outro, fora da estação chuvosa (verão, primavera) geralmente chove muito pouco em Natal, mas a chuva pode vir irregular, em janeiro de 2009 por exemplo choveu 162 mm na convencional mas quase tudo em um só dia (com mais de 50 mm por hora na automática) o que provocou enchente em vários pontos de Natal, aqui neste site os dados de chuva:

 

http://www.emparn.rn.gov.br/links/meteorologia/chuvas_natal/analise_chuva.htm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ds capitais litorâneas do nordeste considero Natal e Aracaju as mais organizadas, mas Aracaju tem uma orla sem graça.

 

Será que ficamos no mesmo hotel? Da última vez (2006) fiquei no Quality Ponta Negra, tem esta vista da varanda (foto que tirei de um celular muito ruim), mais outra para a Via Costeira:

 

Ao abrir a janela parecia que tinha um ventilador ligado 24 horas.

 

Quando eu era mais jovem dava para subir o Morro do Careca e chegar até uma praia selvagem do outro lado, mas faz vários anos que proibíram porque estava aumentando a erosão.

 

natal1ms9.jpg

 

Nota-se também um verão mais quente, mas com muito menos variação de temperatura em Natal, janeiro 2009: (média compensada, menor mínima e maior máxima)

 

05-Rio de Janeiro RJ (Vl Militar) : 26,2 (20,1 / 37,4) - ??

 

01-Natal RN : 27,3 (22,9 / 31,3) - 146,2 mm

 

A estação chuvosa em Natal é entre o outono e o inverno e varia bastante entre um ano e outro, fora da estação chuvosa (verão, primavera) geralmente chove muito pouco em Natal, mas a chuva pode vir irregular, em janeiro de 2009 por exemplo choveu 162 mm na convencional mas quase tudo em um só dia (com mais de 50 mm por hora na automática) o que provocou enchente em vários pontos de Natal, aqui neste site os dados de chuva:

 

http://www.emparn.rn.gov.br/links/meteorologia/chuvas_natal/analise_chuva.htm

 

Não ficamos, fiquei num flat numa rua interna de Ponta Negra, próximo da sorveteria "La Bombonera", uns 200 metros da praia.

É uma grande pena terem proibido a subida no Morro do Careca, em Genipabu tentaram fazer isso mas não deu muito certo, várias pessoas(inclusive eu) subiram nas dunas entre a praia e a lagoa, um visual muito lindo.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do sol um dia mais ameno hoje no Rio de Janeiro, máximas de apenas 28 graus no Santos Dumont, 29 no Galeão e 32 nos bairros mais quentes, até agora pouco o céu estava com poucas nuvens mas nublou rapidamente, não descarto uma chuvinha ainda hoje, bem isolada.

 

Parece que esquenta nos próximos dias, mas para o carnaval é loteria, os modelos ainda vão "mudar de idéia" trocentas vezes.

 

No Morro da Careca deu uma vontade danada de subir da última vez que eu fui, mas fazer o que, parece que o morro já foi bem mais alto e poderia diminuir mais ainda com o movimento.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com muito sol e calor aqui no Rio. Acredito que a temperatura deve subir muito neste final de semana. Vai ser insuportável !

 

Sim, tem estado muito vento o que provoca um windchill bem baixo. Ontem os meus extremos foram de -0,7ºC / 3,7ºC e hoje de -0,6ºC / 5,0ºC.

 

Acho que errou de tópico. :lol:

 

Bem hoje a manhã foi de tempo aberto, um dos mais abertos deste verão excessivamente nublado, só algumas nuvens altas cedo e agora começam a formar nuvens convectivas, temperatura alta na zona norte mas normal para fevereiro.

 

Apesar do tempo aberto o céu está um opaco, um pouco enevoado, não aquele azul bonito.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.