Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem após a maior máxima desde 15 de junho, com 32,8°C aqui em casa(em 15/6 fez 33,6°C), o tempo fechou durante a noite por nuvens altas e médias o que garantiu uma madrugada muito abafada e desconfortável, não baixou de 22,8°C aqui na Abolição esta madrugada ficou sendo a mais quente desde 29 de abril(quando a mínima ficou em 24,8°C), ao amanhecer ainda fez um pouco de sol entre nuvens ocorrendo a máxima do dia por volta das 8h da manhã, 25,2°C, agora já faz 23,2°C(logo a mínima será alterada) e céu nublado por nuvens altas e médias, ainda está abafado o ar ainda mais com a alta URA de 74%, também estou na torcida para uma boa chuva mais tarde, com hoje são 23 dias sem chuva aqui em casa mas espero que essa situação se reverta logo mais.

Link to comment
Share on other sites

Breno, estou contigo. Estou torcendo para que chova o quanto antes. Confesso que desanimei, pois me parece que a frente fria perdeu força. A nebulosidade de chuva se dissipou e as montanhas da Tijuca estão límpidas, o que não é bom sinal para chuva. Houve um chuvisco agora no início da tarde aqui em Vila Isabel, mas parou logo. A pressão atmosférica subiu e estão em 1009 hPa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Itatiaia hj o dia foi de friozinho...

A temp. mínima foi de 16.0C

A temp. máxima foi de 20.8C.

A maior parte do dia foi nublado. De manhã chuviscou um pouco, acompanhado de vento. No fim da tarde saiu um pouco de sol, que não durou muito. Em seguida o céu abriu, e agora está nublado e faz 17.3C.

Acho que amanhã vai amanhecer com sol, tomara que não! rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A semana foi de tempo muito variável, com dias nublados e amenos alternando com dias ensolarados e quentes, ás vezes o dia começava nublado e bem fresco para depois o tempo abrir e fazer calor à tarde e fechando de novo durante a noite, na segunda chegou a ocorrer uma garoa inapreciável por aqui que não chegou a acumular nem 0,5mm(por tanto sendo descartada), ontem novamente outra garoa ridícula de menos de 0,5mm, já hoje mais uma vez chuviscou de forma muito fraca nesta madrugada mas ao menos chegou a acumular 1mm e deu para considerar nos meus registros, este é o primeiro 1mm dos últimos 26 dias aqui em casa, mas é claro que esse chuvisquinho não serviu em nada para amenizar a seca, só deu uma aumentada na URA que andava muito baixa, hoje por aqui a máxima ficou em 26,4°C e a mínima em 20,0°C, queda de exatos 5°C em relação à ontem na máxima(já a mínima caiu apenas 0,5°C), essa amenização na máxima hoje se deu em razão da nebulosidade que esteve presente por todo o dia bloqueando o sol, agora temos uma noite ainda nublada e faz 22,0°C, novamente previsões de chuvas significativas foram por água abaixo, quando vai chover decentemente nessa cidade?

Link to comment
Share on other sites

Parece que vem mais chuva por ai! Vamos acompanhar!

Abraços,

 

 

Pois, é, este mês de agosto começou bastante instável, a quantidade de dias com muita nebulosidade média e alta no céu me lembra outubro/novembro, e destes 9 primeiros dias do mês registrei precipitação em 6 dias!, já superou o total de dias com precipitação em julho e há uma sensação de tempo muito úmido, mas o volume de chuva foi pequeno até agora, aquela típica "chuva londrina" (em Londres na Iglaterra chove com frequência e aos poucos), espero que o tempo melhore logo e voltem os dias ensolarados, tempo chato este.

 

E pelo que tenho visto nos modelos este mês pode marcar uma mudança do padrão que predominou nestes primeiros 7 meses do ano aqui na cidade com temperaturas abaixo da média ou no máximo dentro dela, agosto tem as maiores chances do ano de ser o primeiro mês com temperatura dentro ou acima da média, é cedo para arriscar mas a chance parece maior que nos meses anteriores, dia destes (acho que quinta) fez até um calorizinho, e hoje a Vila Militar teve mínima da madrugada de "incríveis" 20 GRAUS (a MAIS ALTA de julho foi 16,4 graus).

 

Dia escuro hoje, agora tenho 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

Para variar, as previsões do INPE e jornais não se confirmaram e hoje não choveu. Onde caiu alguma coisa, foram valores irrisórios....

 

As chuvas no Paraná e em São Paulo parece que foram de ZACAS, com escoamento de NW. Isto não é comum no inverno. Aqui no Rio, chuva agora, acredito, só em uma próxima atuação frontal.

Link to comment
Share on other sites

MENOR TEMPERATURA DO ANO hoje aqui em casa: 16,3 graus com chuva e vento de madrugada, minha estação é péssima para mínimas em noites claras e sem vento (a urbanização maltrata, naquelas madrugadas de julho de 11 a 12 na Vila Militar dava 17 a 18 aqui) mas quando tem chuva e vento fica ótima, a chuva caiu praticamente constante durante a madrugada e em apenas 12 horas alcançou a média mensal em alguns pontos da cidade, agora depois que caiu a chuva que estava prometendo o tempo o tempo finalmente deve abrir neste começo de semana (foram 7 dias com precipitação em 10 dias do mês), para mim está sendo um inverno moderadamente chuvoso aqui na capital, em julho fomos a cidade mais chuvosa da Região Sudeste (exceto por alguns pontos onde choveu pouco principalmente na zona oeste) apesar do tempo estável ter predominado em grande parte do mês, agora antes do meio de agosto a chuva na maior parte da cidade já passou da metade da média e em alguns bairros já superou a média.

Link to comment
Share on other sites

A vhuva enfim chefou ao Rio, no final da noite de ontem relâmpagos e trovões surpreenderam os cariocas e no início desta madrugada a chuva chegou de forma moderada e perdurou assim por toda a madrugada, agora de manhã só chuva fraca e chuviscos, a temperatura despencou e no momento faz apenas 19,7°C com céu nublado aqui na Abolição, a sensação é de frio, esta foi a máxima até o momento e a mínima de 18,4°C, pode voltar a chover fraco ainda hoje, a precipitação total aqui na Abolição foi de 22mm(enfim chuva significativa, desde 4 de julho não ocorria) e foi uma das áreas que menos choveu no Rio, as áreas mais atingidas foram as encostas e a Zona Oeste, vejam os acumulados de hoje nas estações da Geo-Rio:

Sumaré 81mm, Tijuca 75mm, Recreio(Grota Funda) 65mm, Rocinha 64mm, Jardim Botânico 58mm, Barra 55mm, Santa Teresa 46mm, Itanhangá 43mm, Vidigal, Laranjeiras e Riocentro 42mm, Santa Cruz 41mm, Mendanha e Guaratiba 39mm, Sepetiba 38mm, Gericinó 37mm, Cidade de Deus 35mm, Copacabana 34mm, Tanque 33mm, Bangu 31mm, Saúde(Centro) 29mm, Urca e Madureira 24mm, Campo Grande 22mm, Cachambi, São Cristóvão e Anchieta 21mm, Piedade 20mm, Ilha e Irajá 14mm e Penha 13mm.

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã choveu torrencialmente no Quintino e Piedade, pois eu estava por lá. Não houve trovoada. Foi chuva suficiente para inundar a rua Clarimundo de Melo. O céu estava completamente escuro, parecia noite. Onde estão os pluviômetros da GEORIO que não registraram nada ? Será que por volta das 7 horas foram desligados ? Estou surpreso. Já descofio destes dados da GEORIO há algum tempo, mas agora eu tenho certeza de que aquilo não é sério.

 

Alguém sabe de chuva em Madureira, Cascadura ou Jacarepaguá ? E na Zona Oeste ?

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã choveu torrencialmente no Quintino e Piedade, pois eu estava por lá. Não houve trovoada. Foi chuva suficiente para inundar a rua Clarimundo de Melo. O céu estava completamente escuro, parecia noite. Onde estão os pluviômetros da GEORIO que não registraram nada ? Será que por volta das 7 horas foram desligados ? Estou surpreso. Já descofio destes dados da GEORIO há algum tempo, mas agora eu tenho certeza de que aquilo não é sério.

 

Alguém sabe de chuva em Madureira, Cascadura ou Jacarepaguá ? E na Zona Oeste ?

 

Nossa!Moro na Abolição, ao lado de Piedade, e aqui não caiu uma gota! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Breno, era possível observar a chuva se aproximando por cima da serra dos Pretos Forros. A nuvem era extensa, pois enquanto eu estava em casa, dava para vêr os cúmulus congestius por cima do maciço da Tijuca, que estava muito encoberto. No Engenho de Dentro, onde também choveu pouco, via-se o horizonte muito escuro, típico de chuva pesada.

 

 

Agora, o que houve com a GEORIO ? Na Piedade também choveu e não houve registro. Eles são sérios mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

Se os modelos que consultei hoje estiverem corretos a "onda de frio" mais forte deste inverno vai chegar no finalzinho de agosto, por enquanto levando em conta o que deve acontecer esta semana a temperatura está ligeiramente acima da média neste mês de agosto (todos os meses de 2008 fecharam abaixo da média até agora), mas se as previsões não se alterarem muito até o final do mês meu PALPITE é que agosto temine: temperatura dentro ou um pouquinho abaixo da média, chuvas MUITO ACIMA da média (já choveu bastante este mês em alguns bairros da cidade e mais dois sistemas chuvosos como está previsto trariam uma anomalia positiva bem grande), mas como os modelos são pouco confiáveis devem flutuar bastante nos próximos dias até chegar numa solução final, resta acompanhar.

 

Aqui estamos com um domingo relativamente quente e um céu azul bem limpo (depois de um começo de mês super instável).

 

Atualização 23:00: o mesmo modelo que dava uma onda de frio para o final do mês agora indica o período mais quente do mês para o mesmo período, estes modelos são mesmo engraçados, como já disse vão flutuar muito até lá mas particularmente não acredito nem um pouco nesta saída, acho que vai chover e esfriar antes do final do mês, só não arrisco dizer qual será a magnitude desta mudança.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ioepa, quando é que os modelos são confiáveis ? Algumas horas antes ? Assim como eles colocam "onda de frio" todo dia para dali a uma semana, pode muito bem ocorrer deles não colocarem nada e o frio chegar com força total.

 

Alguém tem observado o anticiclone de 1042 hPa no meio do oceano Atlântico ? Incrível é o bloqueio que o mantém parado.

Link to comment
Share on other sites

O fim de semana foi de muito sol e calor no Rio.Ontem, a máxima ficou em 32,9°C e a mínima em 19,3°C, com URA entre 94% e 27%.Já hoje, fez ainda mais calor, com mínima de 21,1°C e máxima de 33,3°C, a maior desde 15 de junho quando fez 33,6°C, com URA entre 78% e 27%.Já estamos vivendo dias com temperaturas já de Primavera!Agora temos uma noite relativamente quente para a época do ano, faz 25,9°C com 60% de URA aqui na Abolição, zona norte carioca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.