Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Há uma organização de caçadores de tornados dos EUA planejando passar uma temporada na Argentina, e talvez Brasil também, em meados de dezembro/janeiro!

 

 

http://www.tornadovideos.net/component/content/article/1065

 

 

Ontem a noite aqui se formou uma célula espetacular, pena a falta de recurso a noite para captar as imagens, mas completamente fragil o sistema se eliminou em pouco tempo, sem precipitar. E segue o calor...

 

Igor, seria um tédio para esses caras que vivem de radar, rede de informações, etc...você não acha... Seria procurar um grão de areia no deserto aqui. Tenho certeza que iriam rodar e rodar e não veriam nenhum e o professor Eugenio teria que fazer previsão em inglês... As pesquisas do Brooks são sensacionais, mas são baseadas em radiosondagens, com estimativas de dias propícios a desenvolver tempo severo e tornados, mas a realidade é outra, apenas 1% ou um pouco mais se desenvolve, como diz o Ernani em pesquisa sobre esse assunto, sobre as diferenças EUA x Brasil. Sabemos que pouca coisa se forma, ainda mais de supercélula..., além do mais, os monstros tem se formado é no inverno mesmo. Vou até tentar contato com eles assim que me sobrar um tempinho e tentar um intercâmbio. Ando louca para ir pra lá mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Atenção observadores de tempestades, hoje cobra fuma, há explosões de CBs neste momento no oeste,sudoeste do RS!!! :shock: :o

 

E não tá muito longe daqui... Agora nosso W-So-S está bem carregado... Vejamos o que será pois os próximos dias prometem... Tomara que não exploda à tarde ou no início da noite, pois estou sem celular com câmera nesse período :lol:

 

Ontem na região foi assim: Aqui acumulei 57mm; o INMET registra 76.6mm; rádio local acumulou 68mm; No distrito de Boca do Monte há reporte de 47mm e outro relato que li refere 42mm em São João do Polênise...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Igor, seria um tédio para esses caras que vivem de radar, rede de informações, etc...você não acha... Seria procurar um grão de areia no deserto aqui. Tenho certeza que iriam rodar e rodar e não veriam nenhum e o professor Eugenio teria que fazer previsão em inglês... As pesquisas do Brooks são sensacionais, mas são baseadas em radiosondagens, com estimativas de dias propícios a desenvolver tempo severo e tornados, mas a realidade é outra, apenas 1% ou um pouco mais se desenvolve, como diz o Ernani em pesquisa sobre esse assunto, sobre as diferenças EUA x Brasil. Sabemos que pouca coisa se forma, ainda mais de supercélula..., além do mais, os monstros tem se formado é no inverno mesmo. Vou até tentar contato com eles assim que me sobrar um tempinho e tentar um intercâmbio. Ando louca para ir pra lá mesmo.

 

Com certeza, precário, mas eles devem ter aqueles radares móveis (não sei se funcionam em qualquer lugar do planeta e o raio de alcance é muito pequeno). Vão precisar de sorte.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Igor, seria um tédio para esses caras que vivem de radar, rede de informações, etc...você não acha... Seria procurar um grão de areia no deserto aqui. Tenho certeza que iriam rodar e rodar e não veriam nenhum e o professor Eugenio teria que fazer previsão em inglês... As pesquisas do Brooks são sensacionais, mas são baseadas em radiosondagens, com estimativas de dias propícios a desenvolver tempo severo e tornados, mas a realidade é outra, apenas 1% ou um pouco mais se desenvolve, como diz o Ernani em pesquisa sobre esse assunto, sobre as diferenças EUA x Brasil. Sabemos que pouca coisa se forma, ainda mais de supercélula..., além do mais, os monstros tem se formado é no inverno mesmo. Vou até tentar contato com eles assim que me sobrar um tempinho e tentar um intercâmbio. Ando louca para ir pra lá mesmo.

 

Com certeza, precário, mas eles devem ter aqueles radares móveis (não sei se funcionam em qualquer lugar do planeta e o raio de alcance é muito pequeno). Vão precisar de sorte.

 

Foi o que pensei Igor... Os caras não viriam para cá com "apenas maletas na bagagem"... :lol:

 

Desculpe Jay, mas pareceria "ingenuidade" pensar uns "loucos" desses aqui sem a tecnologia que eles, com certeza, carregam naturalmente...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Uma consulta aos valorosos companheiros: Sabem onde um estado da união será brindado com a instalação de UM SEGUNDO RADAR?? Em A-L-A-G-O-A-S. Siiiim, em ALAGOAS. Agora me digam, monitorar temporada de chuvas em ALAGOAS é tão ou mais importante para os contribuintes brasileiros do que... deixa prá lá!

Saudações G A U D É R I A S

 

Alagoas... Seria cômico se não fosse irritante um troço desses... Pois é, "deixa prá lá"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

ZECA

 

Cômica foi a debandada geral feita a pouco em alguns prédios do Centro Politécnico da UFPR. Incluindo TODOS os funcionários do SIMEPAR. Um abostado dexou cair uma cápsula contendo material radiativo em um laboratório próximo ao nosso e a prefeitura do campus, por orientação da Def. Civil e do Corpo de Bombeiros, exigiu a evacuação de todas as pessoas que ficaram dentro de um raio de 300 m do local.

 

Agora segundo informam, "não foi detectada vazamento de material radiativo..." e eu, com acredito, tenho de retornar para lá às 14 h. Ehehehehehehe

 

Saudações R A D I A T I V A S

 

:o :shock: :( :?

 

P#**@!!!!! Não esqueça as luvas, as botas e a touca :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte R A D I A T I V A S :lol:

Link to comment
Share on other sites

Zeca, sei que existem tecnologias... Mas o pessoal do Reed são pesquisadores independentes. Para sair com um note do Brasil tem que declarar na receita e se voltar, tem que provar que era o mesmo, nota fiscal, etc..., é uma burocracia tremenda... Imaginem eles sem as caminhonetes e terem que declarar tudo o que trouxeram na mão na alfândega brasileira... Hehehe, é por aí que penso! Se tivessem uma Universidade financiando pesquisa, governos envolvidos, seria mais fácil. De qualquer forma, se vierem seriam muito bem vindos.

 

Eu adoraria ter um radar portátil, quem sabe daqui mais um tempo.

 

Duquia, com relação ao radar em Alagoas... Sem palavras, deve ser questão política mesmo. Parece, pelo que ouvi aqui, é que a verba do radar daqui chega até o final do ano, será um progresso!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca, sei que existem tecnologias... Mas o pessoal do Reed são pesquisadores independentes. Para sair com um note do Brasil tem que declarar na receita e se voltar, tem que provar que era o mesmo, nota fiscal, etc..., é uma burocracia tremenda... Imaginem eles sem as caminhonetes e terem que declarar tudo o que trouxeram na mão na alfândega brasileira... Hehehe, é por aí que penso! Se tivessem uma Universidade financiando pesquisa, governos envolvidos, seria mais fácil. De qualquer forma, se vierem seriam muito bem vindos.

 

Eu adoraria ter um radar portátil, quem sabe daqui mais um tempo.

 

Abraços,

 

Pois é Jay... É cômico, irritante e frustante... Imaginar os caras terem que se deslocar em poucas horas por vários kms de ônibus... :lol: :lol: :lol:

 

Mafili sobre Alagoas está claro... Clã Sarney, Clã Collor de Mello, Clã Calheiros e demais da "aba do chapéu"... :evil: :twisted:

 

Sobre o radar portátil, que tal uma campanha "Radar Portátil Esperança" :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca: Não é este tipo de política...se não a turma do onde o bicho perdeu a bota vem moderar a conversa ....a idéia aqui são escolas de pensamentos diferentes, enfim é a elite do pensamento meteorológico brasileiro fazendo seu intrincado jogo e isto é muito saudável para todos....escaramuças acadêmicas....muito bom.

 

Captei, mas põe o Molion SOZINHO buscando verba para tal projeto... Sem um QI, DUVIDO O DÓ!!!!!! :lol:

 

Nesse caso, cadê o "poder" (odeio essa palavra... leia-se capacidade) acadêmico de uma UNICAMP... UFSC... UFPR???? Lembra da briga do INPE-SP X INPE-SM???? Quem levou a verba e o projeto????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de POA desta noite não indica condições de tempestade, mas o índice K alto pode ser indicativo de grande precipitação:

                         Showalter index: -0.56
                              Lifted index: -2.51
   LIFT computed using virtual temperature: -2.76
                               SWEAT index: 251.21
                                   K index: 38.60
                        Cross totals index: 21.00
                     Vertical totals index: 24.10
                       Totals totals index: 45.10
     Convective Available Potential Energy: 555.05
            CAPE using virtual temperature: 633.73

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Uma linha de CB's se dirige para POA pelo setor sudoeste, estimo alcançar aqui lá pela 1h da manhã. Estarei nos braços de Morfeu, a menos que dê coisa feia por aqui.

 

BONS SONHOS...

 

dcbygj.jpg

 

:lol: :lol: :lol:

 

(04:25am) O No do RS começa à receber sua quota... No máximo em quatro horas por aqui, no N e Ne do estado teremos o "desenho" das saídas de ontem 06Z...

 

(06:07) Está "subindo" uma "coisa", não dá para ver além da nebulosidade e raios, de So-S que parece uma "hecatombe" :lol:. Mas está muito longe... Não pego imagens :twisted: :lol:... Para No já começam pipocar raios... Ventinho e pingos esparsos aqui... Vejamos o que será..

 

Marcelão, ou Marcelinho, PORRETA!!! Está baixando em 998 como na saída supra e, pior, como na saída 18Z (06/11/2009)... Temo debaxo de "raios triplos" :lol:, mas nuvem-nuvem :evil:... Não pego nenhum...

 

(07:10) 80mm no Itararé... em Santa Maria +/- 72mm pelo INMET....

 

WRF/BAZ ADOTE ESTA IDÉIA!!!

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Clovis, tempo severo por aí? Os dados de imagens sinalizam forte instabilidade agora na tua região.

 

Por enquanto, nada, nem trovoada, a linha parece que tá quaaaase aqui,

teve uma pancada forte, mas só.

 

Abraço

 

Já está se afastando, mas teve algumas descargas beeeem fortes!

Pancada bem forte uns 7 minutos também.

 

O vento ainda é NW.

 

19C

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca: Que 80mm são estes....em uma hora????....vixi...na verdade não é vixi..é vigi.(...) obs: achei uma injustiça o Zeca ter colocado o Morfeu de Matrix....aliás preciso pertubar mais tua "Pequena Loja de Horrores" tenho certeza que você assistiu.... um clássico

 

:lol: OK! já troquei... Assisti o original de 1922...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Uma linha de CB's se dirige para POA pelo setor sudoeste, estimo alcançar aqui lá pela 1h da manhã. Estarei nos braços de Morfeu, a menos que dê coisa feia por aqui.
"...Mauro: creio que foi a tal da enxurrada....danos????....obs: achei uma injustiça o Zeca ter colocado o Morfeu de Matrix....aliás preciso pertubar mais tua "Pequena Loja de Horrores" tenho certeza que você assistiu.... um clássico. ..."

Caí duro de sono, nem a Tempestade Perfeita teria me acordado, mas creio que não houve muita alteração naquela madrugada.

Não vi o filme, verei assim que repetir na TV.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Não vi o filme, verei assim que repetir na TV.

 

Esse NUNCA vai passar na TV... Olha nesse endereço: http://video.google.com/videoplay?docid=-6185283610506001721#, é mais original que os demais e mantiveram a fotografia e a narrativa do primeiro... Feito em 1922 e olha que o cinematógrafo foi inventado em 1919... Esse seria o primeiro filme realizado, com narrativa como conhecemos hoje, propriamente falando... Logo sobre quem??? :lol: :lol: :lol:...

 

JAY!!!!!!!!!!!!

 

Olha isso... http://www.tornadovideos.net/component/content/article/1069

 

O "fusquinha", a "câmerazinha", o leptop dos loucos... :lol:... QUE CIÚMES E INVEJA!!!!... No bom sentido... Se é que ciúmes e inveja podem ser em "bom sentido" :lol:... Como conversamos aqui, será que eles conseguem entrar com tudo isso no Brasil???? :D

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Zeca,

 

Obrigada duplamente. Adoro esse cara, ele seria a companhia perfeita para uma observação.

 

Queria ter colocado as tuas fotos no site (semana que vem coloco) mas estou totalmente sem tempo de nada, mal fui ver a tempestade ontem, a monografia está na fase final e o resultado está longe do que eu imaginava. Uma surpresa. Reviravolta total em 80 tornados analisados em SC, climatologia para 33 anos de el nino, la nina e neutralidade, isso que ficaram de fora alguns por falta de dados.

 

Mafilli, o gravador está disponível sim... É só pedir que te passo!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pessoal: Não é exatamente um comentário. (é um cola e copia...edita)

Coisas que acontecem em tempo severo.

 

Sempre tem alguém que faz algo diferente. aponto o bicho para Terra. e surpresa.

Pairproduction.png

raio12-1809091.jpg?w=150&h=112

Imagem by: nadirjunior......Tomasini.

 

Bueno, aqui se "edita", "cola" e "copia" "coisas" e imagens, pelo menos reais, de "tempo severo"...

 

Sugeres que é possível produzir um, ou dois, tres, ad infinitum, raios?????

 

As imagens "by" poderiam ser "bichos" apontados????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Só descobri este evento, ocorrido no dia 7 de outubro, hoje e por acaso xeretando no You Tube, parece que foi bem localizado e em parte da cidade nem choveu direito. Chequei os dados do dia para ver a rajada mas a estação teve os registros interrompidos durante o temporal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Não faço a mínima idéia do que uma imagem minha esta fazendo ali. Ahhh! Por favor nem tentem me explicar pois jamais entenderei estes assuntos. Estão muito aquém dos meus parcos neurônios. :lol:

Sds.

 

 

Sob "raios triplos"... Só isso :lol:. Algo didático e Mano-Mafiliano... :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Um belo temporal passou por aqui no final do dia. Foram 40 mm e com rajadas intensas, porém por onde passei só vi alguns galhos quebrados e muita sujeira. É possível que em alguma parte alta da cidade tenha ocorrido algum destelhamento. Deve ter sido bem intenso também para os lados de Maringá..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.