Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Desafio: POA terá máxima absoluta inferior à 25ºC em Maio?


Bruno Saraiva
 Share

Porto Alegre passará dos 25°C neste mês de Maio?  

  1. 1. Porto Alegre passará dos 25°C neste mês de Maio?



Recommended Posts

Este mês de maio tem se revelado bastante outounal até agora e a perspectiva, conforme os modelos aos quais consulto (Eta, Global, NCEP), é de que estas condições sejam mantidas pelo menos até o dia 20/05, quando deve ingressar uma MP de intensidade ainda indefinida, mas que pode ser forte. Como até agora a máxima absoluta do mês em Porto Alegre é de 21,2°C pelo Inmet, lanço o seguinte desafio:

 

Quem aqui acredita que a máxima absoluta do mês de maio/2006 em Porto Alegre pode se manter abaixo dos 25°C pelo INMET? Respondam a enquete!

 

É importante lembrar que nem mesmo na serra gaúcha, em julho, isso é fácil de ocorrer. Ano passado registrei máxima absoluta de 24,4°C na minha casa em Canela no mês de julho.

 

É um desafio e tanto!

 

Meu voto é, devido as excelentes perspectivas,............SIM!

Link to comment
Share on other sites

Fala Bruno! Cara, votei que não, mas mais na torcida do que na crença que irá ocorrer! O brabo é que o mês está recém começando e sempre tem a entre-safra das massas polares.

 

Tô chuleando (torcendo)!

 

Sds!

 

Votei sim..a max absoluta será 26,1 C

 

:lol:

 

Carlos Dias Medium-Range Forecast Model.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Votei SIM, porém a impressão que tenho, baseando-se nos prognósticos apresentados até agora pela MetSul e os modelos destacados aqui no BAZ, acredito que vamos ter apenas 1 ou 2 dias passandos dos 25°... fazendo 26°, hehe. E serão picos isolados de pré-frontal, só para divertir a dinâmica climática da cidade que, nesse ano, está ficando interessante!

 

Abaixo, meus 3 recordes máximos no mês de maio ano a ano:

 

Ano - 1ª máx (dia) / 2ª máx (dia) / 3ª máx (dia)

 

1996 - 27,9° (7) / 27,7° (1º) / 27,5° (8.)

1997 - 27,8° (18.) / 27,3° (1º) / 26,9° (2 e 17)

1998 - 28,2° (11) / 25,7° (10) / 25,1° (25)

1999* - 27,5° (3) / 27,2° (2) / 26,9° (4)

2000 - 27,9° (1º) / 27,8° (25) / 25,3° (4)

2001 - 27,7° (31) / 27,2° (1º) / 24,2° (28.)

2002 - 31,3° (14) / 29,8 (13) / 29,5° (15)

2003 - 29,9° (22) / 27,9° (15) / 27,7° (16)

2004 - 25,4° (10) / 25,2° (2) / 24,7° (11)

2005 - 30,3° (14) / 29,1° (13) / 27,6° (4)

 

Minha máxima histórica para o mês de maio é 31,3°, dia 14/5/2002. Pelo histórico, é perfeitamente possível ter máxima abaixo dos 25° em maio, ainda que eu ache que iremos passar um pouquinho disso.

 

* Falta a máxima do dia 1º/5/99

Link to comment
Share on other sites

Pimba! E surge uma idéia nesta minha cabeça de ave.

 

Que acham vocês de fazer uma enciclopédia do clima brasileiro à estilo da Wikipédia (usando o mesmo sistema) ?

 

Sds.,

 

Perfeito Luiz! Aliás, estou preparando um material para o BAZ, referente a ondas de frio entre 1890-1915, com dados do IAC que consegui. Já fiz alguns anos, e quando acabar posto para vocês ou mando para vc disponibilizar! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Passa dos 25 sim. Ainda que este esteja sendo um bom mês de Maio (e continuará a ser), ainda assim é um mês de Maio, estamos longe ainda do inverno pleno e, portanto, grandes são as chances de fazer uma temperatura bem agradável por lá. Outono é aquilo né, a transição do verão para o inverno. flw

Link to comment
Share on other sites

Estou começando a desconfiar que existe uma pequena possibilidade de isso se concretizar. Nesta semana Porto Alegre deve ter temperatura máxima de 23/24ºC e depois será atropelada por uma MP. Se o cenário da semana que vem, que ainda é incerto, optar pelo frio/frescor, é bem capaz que terminemos este mês abaixo dos 25°C em Porto Alegre.

 

Mantenho o meu palpite!

Link to comment
Share on other sites

Acho que os próximos 3 dias são a única janela onde poderá ocorrer temperaturas mais elevadas. Entretanto, isto ocorre pela grande variação térmica, pois as mínimas estão relativamente baixas também. A mínima foi de 12 graus no Inmet e acredito que vamos alcançar os 24C hoje, que podem se transformar em 25/26C amanhã e quinta-feira. A sexta-feira já será fria com máxima abaixo dos 20C, na minha opinião.

 

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Máxima hoje, 23,9C e bastante seco.

 

Amanhã é o último dia, pois na sexta-feira chega a frente fria e a temperatura já cai na tarde. A menos que dê mais uma esquentada como esta no mês, o assunto vai ficar praticamente liquidado. A próxima janela de calor deve ficar pela última semana do mês, que parece indefinida, enquanto que a onda de frio forte promete chegar apenas entre o dia 31 e o início de junho.

Link to comment
Share on other sites

E a máxima de ontem pelo INMET não passou dos 25,4ºC em Porto Alegre!!! Ontem era o último dia para que pudesse ocorrer alguma coisa. Ainda pode ser que algo ocorra no pré-frontal da semana que vem, mas, pelos modelos, esta MP deste FDS tem se mostrado mais duradoura do que imaginávamos!!

 

Para aqueles que dizem que 25,4°C é superior à 25°C, a enquete era em número inteiros e se pegarmos uma calculadora HP12C e digitarmos 25,4 tirando uma casa decimal do valor, ela indicará o número inteiro 25!!! Se chegássemos aos 25,5, daí, sim, perderíamos. O número 25,5 sem uma casa decimal se torna 26. :twisted: :twisted: :twisted:

 

Para aqueles que votaram no "não", permitam-me sonhar!

 

Agora, sim, tenho quase certeza que este mês irá terminar sem um único dia com temperatura superior à 25ºC em POA! :):):)

Link to comment
Share on other sites

Para mim:

 

a) 25 = 25,0 (certo?)

 

b) 25,1 é diferente e maior que 25,0 (ok?)

 

c) da mesma forma 25,4 também é diferente e maior que 25,0

 

Portanto, como se pode afirmar que 25,4C não é mais que 25C?.

 

Porto Alegre passou dos 25C, sim!

 

Claro que passou, mas não deve ter durado 15 minutos este período! Diria, em uma análise mais subjetiva, que POA não vai passar dos 25°C neste mês de Maio.

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, mas se essa marca for a única do mês, esse mês já vai ser interessante para a história.

Aquí em meu termometro oregon digital não passou dos 17,3 até agora.

Só espero que não a fábrica de frio não nos deixe na mão nos meses de junho e julho, principalmente julho.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, mas se essa marca for a única do mês, esse mês já vai ser interessante para a história.

Aquí em meu termometro oregon digital não passou dos 17,3 até agora.

Só espero que não a fábrica de frio não nos deixe na mão nos meses de junho e julho, principalmente julho.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

 

nazareno, vc vai no encontro nacional em SJ? por que nunca apareceu nele? :P :lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, mas se essa marca for a única do mês, esse mês já vai ser interessante para a história.

Aquí em meu termometro oregon digital não passou dos 17,3 até agora.

Só espero que não a fábrica de frio não nos deixe na mão nos meses de junho e julho, principalmente julho.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

 

nazareno, vc vai no encontro nacional em SJ? por que nunca apareceu nele? :P :lol:

 

Distância não deve ser né!

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, mas se essa marca for a única do mês, esse mês já vai ser interessante para a história.

Aquí em meu termometro oregon digital não passou dos 17,3 até agora.

Só espero que não a fábrica de frio não nos deixe na mão nos meses de junho e julho, principalmente julho.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

 

nazareno, vc vai no encontro nacional em SJ? por que nunca apareceu nele? :P :lol:

 

Se ele não for ao encontro, o encontro irá até ele. "Nóis" acha ele!! Ahh acha! 8)

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, mas se essa marca for a única do mês, esse mês já vai ser interessante para a história.

Aquí em meu termometro oregon digital não passou dos 17,3 até agora.

Só espero que não a fábrica de frio não nos deixe na mão nos meses de junho e julho, principalmente julho.

 

 

Saudações

 

 

Nazareno de Oliveira

 

nazareno, vc vai no encontro nacional em SJ? por que nunca apareceu nele? :P :lol:

 

Distância não deve ser né!

 

É TÃO DISTANTE QUE AINDA NÃO ESTEVE AQUI EM CASA. HE HE

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

me cadastrei no BAZ no começo de 2005, em julho ainda me sentia um pouco deslocado (meio bicho do mato) :oops: para ir ao encontro. Ronaldo, não moro muito longe da tua casa, dá mais ou menos um quilometro a SW em linha reta. Não tive oportunidade de te visitar,e eu não gosto de me auto convidar. Espero poder participar esse ano. Já definiram os dias?.

ah.. retificando registrei dois dias com 18,3 e não 17,3 neste mês.

 

 

 

Abraços,

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

me cadastrei no BAZ no começo de 2005, em julho ainda me sentia um pouco deslocado (meio bicho do mato) :oops: para ir ao encontro. Ronaldo, não moro muito longe da tua casa, dá mais ou menos um quilometro a SW em linha reta. Não tive oportunidade de te visitar,e eu não gosto de me auto convidar. Espero poder participar esse ano. Já definiram os dias?.

 

 

 

Abraços,

 

Nazareno de Oliveira

 

Nazareno, a gente tá decidindo os detalhes no fórum comunidade, tem um tópico específico, fica de olho lá também :D

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre ( Inmet )

 

23/5:05,6 /16,7

24/5:05,6 /19,0

 

pessoal... estas minimas em POA de 05,6 seguidas estão certas..?? ou o Inmet errou..??

 

O Inmet tá correto!

 

Sobre este mês, méritos àqueles 9 que acreditaram que a temperatura não passaria dos 25ºC, pois optaram pela alternativa menos óbvia e mais arriscada.

 

A máxima daqui de Porto Alegre neste maio/2006 ficará mesmo nos 25,4ºC, evidenciando um mês histórico para o outono da cidade.

 

Na RBSTV hoje todos se perguntavam o quê houve como verânico de maio! Respondo: foi para o espaço!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre ( Inmet )

 

23/5:05,6 /16,7

24/5:05,6 /19,0

 

pessoal... estas minimas em POA de 05,6 seguidas estão certas..?? ou o Inmet errou..??

 

O Inmet tá correto!

 

Sobre este mês, méritos àqueles 9 que acreditaram que a temperatura não passaria dos 25ºC, pois optaram pela alternativa menos óbvia e mais arriscada.

 

A máxima daqui de Porto Alegre neste maio/2006 ficará mesmo nos 25,4ºC, evidenciando um mês histórico para o outono da cidade.

 

Na RBSTV hoje todos se perguntavam o quê houve como verânico de maio! Respondo: foi para o espaço!

 

VIROU UM FOLCLORE O VERANICO , POIS , NÃO É REGRA, O CERTO É DIZER QUE TIVEMOS UM INVERNICO DE MAIO, POIS É MAIS COMUM O CALOR QUE O FRIO EM MAIO.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre ( Inmet )

 

23/5:05,6 /16,7

24/5:05,6 /19,0

 

pessoal... estas minimas em POA de 05,6 seguidas estão certas..?? ou o Inmet errou..??

 

O Inmet tá correto!

 

Sobre este mês, méritos àqueles 9 que acreditaram que a temperatura não passaria dos 25ºC, pois optaram pela alternativa menos óbvia e mais arriscada.

 

A máxima daqui de Porto Alegre neste maio/2006 ficará mesmo nos 25,4ºC, evidenciando um mês histórico para o outono da cidade.

 

Na RBSTV hoje todos se perguntavam o quê houve como verânico de maio! Respondo: foi para o espaço!

 

VIROU UM FOLCLORE O VERANICO , POIS , NÃO É REGRA, O CERTO É DIZER QUE TIVEMOS UM INVERNICO DE MAIO, POIS É MAIS COMUM O CALOR QUE O FRIO EM MAIO.

 

A mídia da província me diverte :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.