Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Chorando as mínimas de POA....


Marcos
 Share

Recommended Posts

Já que as mínimas de POA vem batendo os recordes (máximos) do RS e, por vezes, um dos maiores do Sul do Brasil, resolvi abrir esse tópico para relatos, dados e gigantescas frustrações (como venho tendo desde fevereiro).

 

Hoje, começamos bem: mínima igual a de Tramandaí (18,1°), bem acima de Floripa (INMET), com 15,9° e também de todo o RS, que ficou em 15° de mínima, no máximo!

 

E tem um bom frio vindo aí! Preparem-se! Vamos ver se baixamos dos 10°!!! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre tem muita água no seu entorno, mas isso tem muito a ver com o posicionamento das estações. Coloquem 1 milhão e meio de pessoas nas outras cidades, pode ser as do litoral também e vamos analisar o resultado desta "competição".

 

De outra maneira, basta inserir uma estação na zona sul de Porto Alegre, muito menos populosa. Daria uma grande diferença. Pelo menos uns 2 graus a menos deve marcar sim. No ano 2000, não duvido que tenha chegado aos -2C.

 

Estou pensando seriamente em colocar uma estação lá e aproveitar a banda larga.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre tem muita água no seu entorno, mas isso tem muito a ver com o posicionamento das estações. Coloquem 1 milhão e meio de pessoas nas outras cidades, pode ser as do litoral também e vamos analisar o resultado desta "competição".

 

De outra maneira, basta inserir uma estação na zona sul de Porto Alegre, muito menos populosa. Daria uma grande diferença. Pelo menos uns 2 graus a menos deve marcar sim. No ano 2000, não duvido que tenha chegado aos -2C.

 

Estou pensando seriamente em colocar uma estação lá e aproveitar a banda larga.

 

Sds!

Concreto! Maldito concreto!

Se colocássemos uma Porto Alegre em São Joaquim, não veríamos mais -10C!

 

Aqui em Curitiba é a mesma coisa, veja as mínimas ridículas que são registradas pra uma cidade que está a quase 1000m!!

Link to comment
Share on other sites

Uhu!! Mais um chineleamento de nossa mínima!!!!

 

POA: 18,1° :?

S. L. Gonzaga: 16,8°

Rio Grande: 16,4°

Encruzilhada: 16,2°

S. do Livramento: 16,0°

Torres: 15,5°

Bagé: 15,2°

S. V. do Palmar: 14,5°

Uruguaiana: 14,2°

Caxias do Sul: 13,6°

Cruz Alta: 13,2°

Santa Maria: 12,7°

Iraí: 11,6° :shock:

Lagoa Vermelha: 10,4°

Passo Fundo: 10,2° 8)

Bom Jesus: 8,6° 8)

 

Mantendo-se esse padrão, na onda de frio que está chegando, POA não baixaria dos 10°. E ontem tivemos céu limpo e, ao que indica, nublou no meio da madrugada devido à u.r. elevada.

Link to comment
Share on other sites

Pelos dados do INMET, ontem (16/4, domingo de Páscoa), nossa mínima foi a segunda mais alta do RS. Empatamos com nosso colega de lanterinha, Torres, mas ficamos na frente de Iraí, pelo simples fato da mesma não ter recebido o ar frio até domingo:

 

Cidade - mínima

 

Iraí: 18,0°

POA: 15,5°

Torres: 15,5°

Uruguaiana: 13,0°

S. L. Gonzaga: 12,3°

...

Bagé: 5,7°

 

Cabe o destaque para a máxima de Caxias, de longe a menor máxima do RS: 10,8°!! :shock: Para terem uma idéia, a segunda menor máxima foi de 14,2° em Passo Fundo e Lagoa Vermelha, e 15,8° em Bom Jesus!

Link to comment
Share on other sites

Hehe, se bem que depende do que as pessoas usam. Se for pijama + camisa de botão + casaquinho, até que vai.

Agora, de protesto, dá vonta de pegar essas noites frustrantes e sair se sunga e dizer: "que calor!!!" em meio aos 13° dessa "fria" manhã de segunda-feira.

 

Ademais, o dia de hoje me lembrou 1999: 13° em POA e 5° em Santa Maria! Naquele ano, em maio, teve um dia em que tínhamos 12° no início da noite... e ficou assim durante toda a madrugada. Já Santa Maria bateu 3°. E essa diferença de quase 10° ocorreu várias vezes.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Eu devia ter saído pelado de manhã cedo!!!

Não acredito: mínima de 13,8°, sendo que ontem, até à 1 h, bati 14,3°, mas o tempo nublou totalmente com estratus e a temperatura subiu. É impressionante!! Será que tomamos um surra do Litoral??

 

Ontem, o quadro da dor foi insuportável! TODO O RS baixou de 10°, com larga diferença para POA e o Litoral Norte... sendo que ficamos com a mínima 0,1° acima da de Torres. Só para humilhar um pouquinho.

Aí vai o quadro da dor:

 

Cidade - mínima/máxima (17/4)

 

POA: 13,0° - 21,4°

Torres: 12,9° - 22,3°

Iraí: 9,2° - 21,8°

Rio Grande: 8,7° - 21,0°

Caxias do Sul: 8,4° - 13,4° :shock:

Encruzilhada do Sul: 7,2° - 18,4°

S. do Livramento: 7,0° - 18,6°

S. V. do Plamar: 6,9° - 19,9°

Passo Fundo: 6,9° - 17,4°

Cruz Alta: 6,8° - 19,5°

Uruguaiana: 6,6° - 20,0°

S. L. Gonzaga: 6,1° - 21,8°

Lagoa Vermelha: 5,6° - 16,0°

Bagé: 5,2° - 17,9°

Bom Jesus: 4,4° - 14,4°

 

POA destoa, não? Lembra Paranagúa com relação ao PR.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza!! :o Depois de ter caído de 15,1° à 1 h para a mínima de 12,5°, dá para ver que as condições para o resfriamento foram muito generosas! 8)

Mas logo posto os dados dos dias passados. Sexta passada (sim, o dia mais frio do ano até o momento) tivemos a maior mínima do RS! :?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcos, faça a comparação com outras cidades. Vai te surpreender! hehe

 

Sds!

Alterei minha exclamação para "com certeza"!! Assim fica mais clara a minha idéia!

Do mais, vi as mínimas das automáticas do interior! Demos uma surra em Livramento! :o:D Nossa mínima ficou em 11,2° e lá bateu 13,3° e Santo Augusto 15,6°!

Aqui em casa tive 12,5°.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Minha mínima foi de 13,4° nessa noite, incrivelmente elevada se comparar ás regiões de tempo bom, e mais elevada que outras áreas nubladas do interior, com exceção do Litoral Sul (e empatando com o Litoral Norte, pelo menos os 13,7° de Tramandaí).

 

Ontem, porém, as mínimas pelo INMET:

 

POA: 12,6° - 16,0° :evil:

Rio Grande: 12,2° - 20,4° :?

Torres: 11,6° - 20,6°

S. V. do Palmar: 10,8° - 19,5° :?

Encruzilhada do Sul: 9,6° - 15,4°

Santa Maria: 9,5° - 17,0°

Bagé: 9,5° :? - 16,0°

Caxias do Sul: 7,0° - 10,6° :o

S. L. Gonzaga: 6,1° - 19,5°

S. do Livramento: 6,1° - 15,4°

Uruguaiana: 6,0° - 18,3°

Iraí: 5,8° - 17,0°

Passo Fundo: 4,6° - 11,1° :o

Lagoa Vermelha: 3,6° - 10,4°

Bom Jesus: 2,4° - 9,2° 8)

 

Pelo menos tivemos uma boa máxima, mas só porque estava nublado e, por vezes, chovendo.

 

Agora, voltou a chover. O tempo ensaia abrir, e a pouco fazia 15,9°com 100%. Se o tempo abrir, bateremos 20° e, com certeza, o tempo voltará a fechar e não baixaremos dos 15°.

Link to comment
Share on other sites

Em Porto Alegre não caiu, em compensação não subiu. Em cidades de altitude semelhante onde caiu, a temperatura chegou perto dos 20. Eu, pessoalmente, não vejo motivo pra reclamar. A sensação de frio permaneceu durante todo o dia, o que aqueles que amanheceram com 6/7 graus no noroeste gaúcho não tiveram o prazer de experimentar.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, mas veja só: mesmo com predomínio de nublado e chuvas esparsas, por vezes vindo e indo embora, já estou com 18,9°!! E vamos tocar em 20°. Isso com toda a umidade e nebulosidade que há. Imagina se o tempo estivesse bom. Iríamos para 22°!!

Só a sensação térmica é que nos salva.

 

E alguns detalhes: Rio Grande já está passando dos 20°, e Paranaguá teve mínima menor do que a de POA. Mas a desgraça ficou para o Litoral Sul do RS, com um friozinho digno do mês de abril.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, parece pegação de pé, mas não é. Acho que NÓS temos que parar de reclamar que não esfria aqui em Porto Alegre, por isso, por aquilo....O ar polar costuma quase sempre chega por último no nordeste do estado, estamos ao lado de uma lagoa, vivemos numa grande ilha de calor urbana, a cidade está quase ao nível do mar, etc. Temos curtir o que temos e não sonhar com os extremos como regra, quando são exceção.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, parece pegação de pé, mas não é. Acho que NÓS temos que parar de reclamar que não esfria aqui em Porto Alegre, por isso, por aquilo....O ar polar costuma quase sempre chega por último no nordeste do estado, estamos ao lado de uma lagoa, vivemos numa grande ilha de calor urbana, a cidade está quase ao nível do mar, etc. Temos curtir o que temos e não sonhar com os extremos como regra, quando são exceção.

 

Incrível! Essa afirmação é perfeita e não vale somente para os porto-alegrenses mas deveria ser feita para todos os bazianos com relação ao frio brasileiro. Infelizmente temos de admitir isso!

Link to comment
Share on other sites

Incrível! Essa afirmação é perfeita e não vale somente para os porto-alegrenses mas deveria ser feita para todos os bazianos com relação ao frio brasileiro. Infelizmente temos de admitir isso!

 

Concordo e assino embaixo. E para dar uma cutucada no Zé. Será que a "neve paraguaia" na verdade não é uma legítima brasileira? :twisted: :lol:

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Incrível! Essa afirmação é perfeita e não vale somente para os porto-alegrenses mas deveria ser feita para todos os bazianos com relação ao frio brasileiro. Infelizmente temos de admitir isso!

 

Concordo e assino embaixo. E para dar uma cutucada no Zé. Será que a "neve paraguaia" na verdade não é uma legítima brasileira? :twisted: :lol:

Sds!

 

Grande Tomas,

 

Historicamente, sempre tivemos mais neve! Mas de 2001pra cá, neve com acumulação no chão tem virado exceção!

 

Isso o próprio Ronaldo garante!! De uma olhada no livro do Wolf que poderás ver que o passado não era nada paraguaio, he he he!! Tínhamos um ano só com paraguaias em meio 10 anos com acumulação de razoável a fantástica!! É lógico que 1975, 1979, 1996, 1990, 1988, 1994 e até 1998 no Morro da Igreja não são a regra!! Esse normal 1971-2000 foi muito nivosa!!

 

Masdesde 2001 a coisa tem estado relamente feia!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, parece pegação de pé, mas não é. Acho que NÓS temos que parar de reclamar que não esfria aqui em Porto Alegre, por isso, por aquilo....O ar polar costuma quase sempre chega por último no nordeste do estado, estamos ao lado de uma lagoa, vivemos numa grande ilha de calor urbana, a cidade está quase ao nível do mar, etc. Temos curtir o que temos e não sonhar com os extremos como regra, quando são exceção.

Claro, compreendo. O problema é quando nossa cidade toma pau de todo o estado, quando não de praticamente todo o Sul (inclusive litoral catarinense e, em alguns casos, do PR) sob a atuação do mesmo ar polar. Para o frio de POA nesse ano, nosso microclima está péssimo!!!

 

A propósito, nessa noite temos céu limpo. A temperatura quase não cai, e estamos mais quentes que São Francisco do Sul, empatados com Floripa e Tramandaí. Pelo histórico recente, e levando em consideração de que não há nebulosidade nessa regiões (Tramandaí choveu até às 19 h, talvez esteja nublado e com o chão molhado) é possível que, na manhã de 5º-feira, tenhamos a maior mínima do Sul.

Mesmo com predomínio de nublado ao longo do dia, com aparições do sol à tarde, nossa máxima foi de primaveris 21,1° aqui em casa e 21,3° no INMET. Talvez só Torres tenha atingido esse valor no RS. Só que nós estávamos cheio de nuvens e com chuva até depois do meio-dia.

Hoje, a mínima de Paranaguá ficou abaixo de POA.

Isso está com cara de 1999, se bem que aquele ano nenhum outro supera!!

Amanhã posto os dados do INMET no RS.

 

Agora, estou com 15,3° e 86%. E vamos caindo lentamente...

Link to comment
Share on other sites

Hoje, POA tomou uma surra homérica! A automática ficou em míseros 13,7° e eu 13,6°, o mesmo valor da automática de Floripa. Tramandaí bateu 12,9° no meio da madrugada, e TODO o interior do RS baixos dos 10°. E quase sempre a mínima de Tramandaí fica acima da de Torres, e muitas vezes bem acima. Torres pode ter ficado em 11°.

No Sul, ao que indica, apenas Ponta do Sul (PR) ficou acima, com 14,2°. São Francisco do Sul teve 11,8°.

Desde às 2 h, a temperatura aqui em casa baixou ~0,5°. Havia nebulosidade noturna devido ao vento E.

 

Sobre os dados de ontem no INMET, depois coloco a lista, mas já ressalvou que POA foi a ÚNICA cidade do RS com mínima de dois dígitos!! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Os dados de ontem (5/5), pelo INMET:

 

- apesar da forte queda na temperatura, POA teve a maior mínima do RS;

- POA foi a única cidade com mínima de 2 dígitos! :?

 

POA: 10,2° :evil: - 21,1°

Torres: 9,0° - 21,8°

Encruzilhada: 8,8° - 19,4°

Rio Grande: 8,7° - 20,6°

S. do Livramento: 8,5° - 16,2° 8)

S. V. do Palmar: 8,1° - 20,3°

S. L. Gonzaga: 7,5° - 21,4°

Cruz Alta: 7,2° - 19,5°

Caxias do Sul: 7,2° - 17,2°

Uruguaiana: 7,0° - 19,8°

Passo Fundo: 5,9° - 20,3°

Iraí: 5,6° - 22,2°

Lagoa Vermelha: 5,0° - 20,8°

Bagé: 5,0° - 18,8°

Santa Maria: 4,9° :shock: - 20,0°

Bom Jesus: 4,8° - 18,8°

 

Pela estação do Climerh, Tramandaí tinha modestos 12,9° à 0 h de ontem, a mínima na cidade. No Chuí fez 8,6° às 7 h.

 

No momento, tenho 17,1° com elevados 89%. A alta u.r. e os morros de POA estão formando estratus com teto baixíssimo, podendo detonar por completo a mínima daqui. Vamos esperar. [-o<

Link to comment
Share on other sites

A tendência é mesmo Porto Alegre (mais próxima do mar, grande ilha de calor, situada ao lado de uma lagoa, altitude próxima do nível do mar) registrar em regra a maior mínima do estado. Vejamos:

 

Torres: Cidade de porte pequeno sem ilha de calor e que está na encosta das áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul.

 

Encruzilhada do Sul: Cidade de pequeno porte mais continental e ao sul.

 

Rio Grande: Cidade que mais se assemelha a Porto Alegre para a queda nas temperaturas. Tem o mar ao lado e não sofre efeito de frio de encosta como Torres. Porém, diferentemente de Porto Alegre, está mais ao sul.

 

Santana do Livramento: Cidade de porte médio com menor influência da urbanização, mais continental e bem mais ao sul.

 

Santa Vitória do Palmar: Próxima do mar, mas não exatamente na beira da praia. Ponto mais ao sul do estado junto com o Chuí e não tem efeito de urbanização.

 

São Luiz Gonzaga: Pouco ou nenhum efeito de urbanização. Mais continentalizada e ainda com uma altitude de 244 metros.

 

Cruz Alta: Pouco ou nenhum efeito de urbanização. Mais continentalizada e situada a 452 metros de altitude.

 

Caxias do Sul: Serra.

 

Uruguaiana: Pouco ou nenhum efeito de urbanização. Uma das estações mais continentalizadas do Rio Grande do Sul.

 

Passo Fundo: Cidade localizada no Planalto Médio, logo sofre efeito da altitude.

 

Iraí: Cidade continentalizada e localizada a 250 metros de altitude.

 

Lagoa Vermelha: Aparados da Serra

 

Bagé: Cidade mais continentalizada e localizad a uma altitude média de 150 metros. Uma das estações mais ao sul do INMET no Rio Grande do Sul.

 

Santa Maria: Forte influência do relevo que favorece o declínio noturno da temperatura. Cidade mais continentalizada. Chega a ter 485 metros de altitude no ponto mais alto do município.

 

Bom Jesus: Aparados da Serra.

 

Temos que encarar com normalidade o fato de termos as mínimas mais altas no estado entre as estações do INMET. Agora coloquemos a estação do INMET no Bairro da Agronomia ou no Lami para ver se as coisas não mudam. O primeiro sofre efeito de frio de baixada. O segundo é uma grande área verde. Não existe uma Terceira Perimetral ao lado das estações do INMET no interior. Desculpa, mas chega de chorar o que nào se pode mudar.

Link to comment
Share on other sites

A grande questão que levanto é nossas mínimas com relação à Torres. Torres está junto ao oceano, mais ao N, é a última cidade do RS a receber o ar frio, e o próprio ar frio, teoricamente, teria mais dificuldades de chegar à cidade devido ao obstáculo da Serra Geral. Não tenho nenhuma informação à respeito, mas acredito que o ar frio se "desorganize" ao atingir Torres. Também é, teoricamente, a última cidade à entrar no pós-fontal e limpar a atmosfera.

Ficando sempre em penúltimo lugar até vai, seria o natural. Mas, nesse ano, dezenas de vezes ficamos na lanterna. Está demais! Por isso esse tópico, além do fator da nebulosidade noturna dos ciclones.

Link to comment
Share on other sites

Torres não está numa grande ilha de calor. Os mais respeitados estudos apontam crescimento de 2 a 4 graus nos últimos anos em cidades que se transformaram em ilhas de calor. A região que circunda o Oitavo Distrito passou por uma grande processo de urbanização nos últimos anos. Dias desses o Cléo Kuhn informou na Rádio Gaúcha que a estação automática do INMET - situada junto à convencional - dá para os fundos do Hospital São Lucas da PUC. Hospital tem caldeira, aquecimento, ectc. Ao lado do Jardim Botânico construiu-se a terceira perimetral. O campus da PUC expandiu-se. E ainda, os espigões são cada vez mais comuns na área.

Link to comment
Share on other sites

Pois é! Em 2000 o Bruno apostou comigo que iria abaixo de 0° no INMET. Eu não disse que não iria, mas deixei a questão em aberto. Pimba!! Cravou em 0,0° só para não ir a negativo!

Também, teve gente que relatou neve em floco em POA no dia anterior. O INMET também registrou neve naquele dia. Mas eu só vi granular (para ser mais exato, lembro que eu saí de casa de carro em torno das 15 h e vi um grão de gelo cair no asfalto e derreter, hehe) . Pelas condições era difícil que caíssem flocos, mas possível em alguns pontos e momentos. O Alexandre sabe de relatos de flocos.

Link to comment
Share on other sites

Lamento, Alexandre e demais integrantes do BAZ. Essa lista do INMET necessita ser colocada nesse tópico!! POA não fez feio: se superou por completo!!!! Tivemos, em larga vantagem, a maior mínima do RS... e, para deleite geral, a máxima, haha!!!

 

Ontem, dia 7/5, pelo INMET:

 

POA: 15,3° - 23,8°

Santa Maria: 12,9° - 19,8°

Torres: 12,6° - 22,8°

Encruzilhada: 12,4° - 20,2°

Rio Grande: 11,0° - 19,0°

S. do Livramento: 10,0° - 18,0°

...

Uruguaiana: 8,0° - 20,4°

Bom Jesus: 6,4° - 16,4°

 

Para compensar a desgraça (mínima 2,4° acima de SM e 2,7° acima de Torres), pelo menos eu tive 13,4°. 8) Ufa...

 

Ainda tivemos outras máximas acima de 20°: Iraí com 22,6°, S. L. Gonzaga com 22,3° e Passo Fundo com 22,0°. Houve ainda várias cidades com máximas de 20,X°.

Link to comment
Share on other sites

Esqueceram de falar que Encruzilhada do Sul está a 420 metros de altura e que a estação de Livramento a 330 metros.

 

Torres, como o Alexandre bem falou, é a cidade do litoral norte com as menores mínimas, justamente por causa da enconsta da serra que está a uns 20 km dela. Suas mínimas são inferiores às de Tramandaí, Capão e Imbé. Sem contar que o vento oeste/sudoeste de torres é totalmente continental. Em compensação, Porto Alegre tem bilhões de litros d'água nesta direção...o vento já vem mais ou menos maritimizado.

Link to comment
Share on other sites

É verdade. Encruzilhada tem tido mínimas ruins devido à nebulosidade. Todo o E do RS ficou com valores modestos ontem, só aqui que se destacou nas máximas e nas mínimas.

 

Bruno, será que a distância de Torres com a encosta da serra não fazem pouca diferença? O ar, ao perder altitude, aquece-se, a não ser que ele venha escorrendo encosta abaixo em direção aos vales, matendo-se em constante contato com a superfície em contínuo resfriamento.

Também reparei que a estação do Climerh em Tramandaí é menos fria do que a de Torres à noite. Também pudera: fica a uns 20 m da beira da praia.

 

Este INMET só pode estar com problemas, até eu aqui em casa registrei estes 15 graus, não lembro dos décimos, mas nem sei se já tinha acontecido isso. Estranho..

Acho que não. Ocorreu alguma interferência da atmosfera, porque tanto o registro oficial quanto à automática ficaram na casa dos 15°. Eu tive 13,4°. Lembro que nessa noite havia vento E e os estratus passavam muito baixo, porém mais ao sul. Não duvido que a região do INMET tenha ficado nublado e aqui com tempo bom.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.