Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Tornados do Outono de 2006 no Conesul


coutinho
 Share

Recommended Posts

Mais informações tiradas do CLICRBS -

 

http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1120542.htm&subTab=00105&uf=2&local=18&l=&template=2503.dwt&section=Not%EDcias

 

24/03/2006 09h47min

Clima

Vendaval causa destruição no Norte da ilha

Mais de 40 casas foram destelhadas

 

Um vendaval deixou duas pessoas feridas e provocou na noite de ontem vários estragos nas comunidades do Costão do Santinho e da Comunidade do Siri, em Ingleses, no Norte da ilha.

 

De acordo com a Defesa Civil municipal pelo menos 16 casas foram destelhadas no Santinho e 20 na comunidade do Siri. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) orientam para que os moradores das áreas atingidas considerem a rede energizada, embora esteja desligada para o conserto da fiação destruída pelo vento, para que sejam evitados acidentes.

 

Várias residências permanecem sem luz e telefone. Técnicos da Defesa Civil e Epagri sobrevoam neste momento os locais afetados para fazer um levantamento dos estragos. Ainda não há confirmação sobre o tipo do fenômeno natural que atingiu a Norte da ilha, se trata-se de um ciclone, furacão ou tornado.

 

A presidente do conselho comunitário do Santinho, Joice Rosa, conta que além de destelhar casas e derrubar paredes o vendaval levantou um carro.

 

– No alto do morro uma casa inteira caiu sobre outra, ferindo uma moradora. O vento começou na parte de cima da Rua do Miro e foi e foi descendo pipocando no chão e levantando nas ruas. Foi bem feio, apavorante – descreve ela.

 

Segundo o secretário de Defesa Civil da Capital, Francisco Cardoso, um maior número de casas, além do já apurado, foi atingido pelos fortes ventos.

 

– Muitas pessoas não procuraram a Defesa Civil, buscaram ajudas de parentes e amigos – diz o secretário.

 

Os desabrigados da comunidade do Siri, onde um senhor acabou sendo atingido por um raio, foram levados ainda na noite de ontem para centros comunitários. As duas pessoas feridas foram hospitalizadas e passam bem. O número do telefone da Defesa Civil é o 199.

Link to comment
Share on other sites

A chuva era forte, dirigir para o norte da ilha estava muito difícil... eu estive lá no norte até às 16:00 e tudo estava normal, exceto que já apareciam nuvens que até antes não existiam e, pelo período da noite (eu já em casa - coqueiros) estavam bem carregadas.

 

se for levar em base a chuva que deu aqui, o negócio foi feio.

Link to comment
Share on other sites

Imagens impressionantes da destruição! Muitas casas destelhadas e destruidas, arvores arrancadas, um carro virado e muito medo!

 

A reportagem de televisão (RBS) mostrou relatos e testemunhos do tornado que varreu a comunidade da praia dos ingleses. Um amigo meu que mora lá também disse ter avistado o funil tocando o chão, inclusive descrevendo a trajetória do bicho.

 

O Clovis Correia do Climerh fez um sobrevoo pela área e falou que dá para ver certinho a trajetória através dos restos e da destruição.

 

Foi tornado!

Link to comment
Share on other sites

Acabaram de postar na minha comunidade "Tornados no Brasil" do Orkut:

 

Florianópolis 23/03/2006 24/03/2006 07:53

 

Justamente no aniversário de minha cidade as 11 horas da noite um tornado com ventos de 170 km/h pegou o norte da ilha e destruiu dezenas de casas, as cenas que vi na televisão eram chocantes, tetos derrubados, telhas arrancadas e os moradores dizendo sempre a mesma coisa: Era um redemoinho gigante!!!. FOI UM CAOS. Já é o segundo esse ano em Floripa, antes desse teve um com ventos de 150 km/h. E dizem que em maio pode piorar, to ferrado!!!

Link to comment
Share on other sites

foto1.jpg

 

foto2.jpg

 

foto3.jpg

 

O Epagri classificou como F1.

 

Jaque,

As fotos que vc postou não estão aparecendo, não sei se é só aqui.

Então salvei as fotos da EPAGRI e estou postando logo abaixo.

 

Informações da EPAGRI

Tornado na praia de Ingleses ocorrido no dia 23/03/06

 

Na noite do dia 23, às 22 horas e 15 minutos, áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria por Santa Catarina desenvolveram um tornado classe F1 (ventos que variam de 117 a 179km/h) que atingiu a Vila do Siri, na Praia dos Ingleses, causando destruição em edificações (foto1 e foto2), destelhamento (foto3), queda de árvores, poste de energia. Outro tornado neste ano atingiu o norte da Ilha, na manhã do dia 2 de Janeiro no bairro Sambaqui.

 

foto10kw.th.jpg

FOTO 1

 

 

foto24nm.th.jpg

FOTO 2

 

foto31dh.th.jpg

FOTO 3

 

Fotos do site da EPAGRI

Link to comment
Share on other sites

http://www.clicrbs.com.br

 

Fúria da Natureza

Chega a 100 o número de casas atingidas por tornado em Florianópolis

Estimativa é da Defesa Civil municipal que sobrevoou a área nesta sexta

 

A Defesa Civil de Florianópolis estima em 100 o número de casas danificadas pelo tornado que atingiu o Norte da Ilha na noite de quinta-feira. Na tarde desta sexta, o secretário municipal da Defesa Civil, Francisco Cardoso, sobrevoou a área e constatou que há 17 casas destruídas na Praia do Santinho, 20 na Favela do Siri, em Ingleses, e aproximadamente 60 destelhadas em regiões próximas. Até o Santuário dos Ingleses foi atingido.

 

Os desabrigados foram levados para o Centro Comunitário dos Ingleses. A prefeitura distribuiu lonas para que as famílias cobrissem provisoriamente algumas casas, para proteger o que sobrou da mobília.

 

O número exato de desabrigados e o custo para a recuperação da área ainda não foram contabilizados. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Saneamento e a Defesa Civil reuniram os moradores, esta tarde, para avaliar a situação.

 

A região atingida é uma área de preservação permanente e muitas construções são irregulares. Algumas famílias demonstraram interesse em sair da área e negociam com a prefeitura uma indenização. Outros querem permanecer no local.

 

O prefeito Dário Berger visitou o local pela manhã e disse que está aguardando o relatório da Defesa Civil para decretar emergência na região e comprar o material de construção necessário.

 

O vendaval que atingiu a cidade foi classificado pelo meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Clóvis Corrêa, como um tornado tipo F1.

 

A velocidade dos ventos variou entre 116 Km/h e 170 Km/h. Moradores relatam que a ventania durou apenas 10 segundos, mas que foi suficiente para arrebentar paredes e arrastar carros e árvores. Segundo os relatos, antes do vento percebeu-se um forte tremor no chão e nas paredes das residências.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me pessoal e obrigada Paulo,

 

Estava muito compromissada, colei as imagens e não limpei os temporários para ver se estavam aparecendo, pois em meu monitor apareciam no BAZ.

 

A delícia do mar dos Ingleses (minha praia predileta de SC, fora Canto Grande e Sepultura (onde muito mergulhei)) é o mar ser extremamente quente. Alguém sabe de que lado se formou...

 

Canto direito da praia Jaque, entre o Santinho e as dunas dos Ingleses.

 

tornado.jpg

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me pessoal e obrigada Paulo,

 

Estava muito compromissada, colei as imagens e não limpei os temporários para ver se estavam aparecendo, pois em meu monitor apareciam no BAZ.

 

A delícia do mar dos Ingleses (minha praia predileta de SC, fora Canto Grande e Sepultura (onde muito mergulhei)) é o mar ser extremamente quente. Alguém sabe de que lado se formou...

 

Quente no verão, he he he!! Para mim que só entro naquele mar quando sopra o vento sul com ondulação boa de leste (situação mais comum no inverno e primavera) a água é gélida, he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Bem, vou postar no lugar certo agora, hehe :oops:

 

Vejam mais fotos de Piracicaba, Santa Bárbara do Oeste e Americana, as cidades mais atingidas pela tempestade (ou tornado, em que acredito):

 

14xh.th.jpg

 

26kj.jpg

 

35yk.jpg

 

42jc1.jpg

 

Ampliem e vejam na reportagem da parte de cima da capa que não sobrou nada da casa, nada de pé: :shock:

55by.th.jpg

 

Imagens da destruição de Piracicaba:

capag7xw.th.jpg

 

A imagem do terreno onde tinha a casa praticamente mostra que foi um evento tornádico, porém só saiu a foto grande no jornal impresso.

Link to comment
Share on other sites

Não tenho essa informação, Jaque. Houve uma microexplosão no ano passado aqui em Campinas, no Instituto Agronomico. Eu tenho uma dúvida, não sei se a METSUL, Duquia, Ronaldo ou alguém pode me ajudar: Micro-explosão não possui uma área restrita de danos? Não é mais localizado?

Essa tempestade causou danos em Piracicaba, Americana, Santa Barbara, depois Campinas, Paulinia, Pedreira... Não foi tão localizado, enfim... Estão analisando e são competentes.

Em relação a esse corredor, é verdade, no estado de São Paulo essa faixa é onde mais ocorre os tornados, entre Presidente Prudente, Bauru, Campinas e Jundiai.

Link to comment
Share on other sites

Não tenho essa informação, Jaque. Houve uma microexplosão no ano passado aqui em Campinas, no Instituto Agronomico. Eu tenho uma dúvida, não sei se a METSUL, Duquia, Ronaldo ou alguém pode me ajudar: Micro-explosão não possui uma área restrita de danos? Não é mais localizado?

Essa tempestade causou danos em Piracicaba, Americana, Santa Barbara, depois Campinas, Paulinia, Pedreira... Não foi tão localizado, enfim... Estão analisando e são competentes.

Em relação a esse corredor, é verdade, no estado de São Paulo essa faixa é onde mais ocorre os tornados, entre Presidente Prudente, Bauru, Campinas e Jundiai.

 

Microburst(me parece que por volta de 2Km ou 4Km) e macroburst (abrange danos mais extensos e muitas vezes pode ser mais devastadora que tornados).

 

Lá no site tem um funil bonito ocorrido em Piracicaba ano passado, deve estar nesse corredor.

 

 

Ah legal Jaque! Bom, vamos aguardar. Por favor, se você tiver mais alguma informação posteriormente, não esqueça de repassar, tá?!

 

OBS: Qual site?

Link to comment
Share on other sites

O que me intriga Jaque é a condição atmosféria do Rio nos ultimos dias que foi de relativa estabilidade apesar do céu encoberto a maior parte do tempo com aberturas de Sol chuviscos / chuva fraca ocasionais em pontos diversificados causados pela circulação maritima. A temperatura desde sexta feira não ultrapassou os 30°C e tem chegado em alguns pontos a 18°C o que é considarado bastante ameno para a cidade nesta época do ano.Uma explicação para tal fenomeno talvez seja o choque entre a massa de ar mais frio sobre o oceano e o ar um pouco mais aquecido vindo do continente, por isso o fenomeno ocorreu na costa. Fiaca ai minha opinião. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline a unica informação que tenho é que exatamente por volta do meio-dia de ontem o tempo foi tomado por nuvens baixas e carregadas o vento Sudoeste tornou-se intenso, a temperatura caiu de 26ºC para 24ºC e choveu de forma fraca, com algumas pancadas um pouco mais fortes.Por volta das 12:30 as nuvens seguiram para NO e o Sol voltou a brilhar entre muitos cumulos, a temperatura desde então não passou dos 25ºC.Houve nova pancada forte com ventos bastante intensos por volta das 23hs em alguns bairros da Z.Norte depois novamente o tempo voltou a limpar, deixando a cidade com uma bela noite estelada que durou até o meio da madrugada quando fechou novamente

Link to comment
Share on other sites

A tromba na Barra e em São Conrado é a mesma.

Pôde ser vista por toda extensão da praia da Barra da Tijuca, até de São Conrado podia avistar-se ela.

 

Tromba vista de São Conrado

 

rio030420064xl.th.jpgFonte: O Globo

 

Débora, creio que foram 2 apenas, a outra foi confusão.

Exato, já que São Conrado e Barra são bairros vizinhos e com praticamente a mesma visão do oceano

Link to comment
Share on other sites

Essas fotos dos danos em Sta Bárbara D'Oeste/SP São impressionantes, eu e a Jaque passamos horas olhando-as, são mais de 100 fotos, mostrando toda a destruição no rastro por onde possivelmente o tornado passou. Árvores centenárias arrancadas com a raíz e com parte da calçada junto, postes em ângulo de 90 graus, pedaços de telhado de zinco torcidos nos postas, lado a lado 4 árvores arrancadas.... relatos de moradores descreveram quea cidade parecia ter passado por uma guerra, tamanhoo caos que ficou após a tempestade...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.