Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Agosto 2009 - Parcial :


Bruno
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
Diferença de São Paulo para a Belo Horizonte: 1ºC

Diferença de São Paulo para a "tropicaliente" Curitiba: 4,3ºC

Diferença da "tropicaliente" Curitiba para a subtropical Caçador: 0,5 ºC

 

Só para chamar a atenção a esse detalhe...

 

Não quero entrar no debate, mas já entrando: SP nunca foi subtropical. A cidade se beneficia da maritimidade apenas...

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tem demonstrado ser muito, mas muito parecida com as serras do leste do RS e SC, com exceção claro no que refere-se à neve e número de geadas/ano.

Numa comparação com as serras mais centrais dos estados do sul, que é o caso de Soledade, (Alto da Serra do Botucaraí), a diferença principal é quanto à insolação (aqui bem maior), embora em Curitiba bem menos vento o que na térmica reflete um clima menos frio que o daqui.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tem demonstrado ser muito, mas muito parecida com as serras do leste do RS e SC, com exceção claro no que refere-se à neve e número de geadas/ano.

 

Tirando a neve e o número de geadas sobra o quê?

 

Do mais, de onde vc acha ser tão parecido assim? O quê Curitiba tem de tão parecido com a borda leste das serras catarinense e gaúcha (Bom Jardim da Serra, Ausentes, Cambará, e São Francisco de Paula)?

 

:roll:

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, falaste bem, nesse ano. A borda sul da serra geral não registrou muitas geadas devido ao excesso de nuvens neste ano. E olha que a essa altura do campeonato já deve ter tido mais geadas que Ctba. Agora, tratando-se de clima (normal) e tratando-se das demais cidades da borda leste das serras catarinense e gaúcha, as geadas são sempre mais frequentes aqui do que aí.

 

Relevo ondulado e proximidade do mar não são características climáticas.

 

Verão morno sim é uma característica comum. Uma das poucas. Porém o verão das serras daqui é muito mais ensolarado que aí, inclusive com máximas absolutas maiores. A pouca insolação no verão se faz mais presente aí do que aqui.

 

As médias de julho aqui são cerca de 2ºC mais baixas que aí (quando a normal de Ctba ainda era 12,xºC). Isso em termos de sul do Brasil, região de baixa amplitude térmica anual, é muito. Isso sem falar que aqui há 5 meses com médias mensais < ou = a 12ºC. Aí são 2 meses (junho e julho).

 

As semelhanças são muito pequenas, tanto quanto às que vc defende que inexistem entre Ctba e SP.

Link to comment
Share on other sites

Caxias, bom, não vou nem comentar os dados de Caxias pois para mim não troco os dados de lá pela lata ded lixo daqui de casa.

 

Em julho agora o metar do aeroporto de lá acusou -4C, enquanto que a estação não negativou. Detalhe: além de ser mau localizada (ao extremo), essa estação do INMET também fica no aeroporto da cidade. É com ela que vc compara os dados de Ctba.

 

A média de Caxias correta é a da Embrapa: 11,5ºC.

 

Vc não comentou sobre o número de meses que serra gaúcha possui abaixo ou igual a 12ºC e que Ctba não tem na mesma proporção.

 

Outra, o PHP afirma que Ctba é praticamente igual às cidades do leste da serra catarinense e gaúcha, isso compreende Bom Jardim, Ausentes, Cambará e São Chico.

 

Entretanto, Shimutz, se vc quiser comparar Ctba somente com Canela, pegue as duas estações, minha e do Alex (ambas se localizam fora do centro das cidades, porém próximas a residências) e olhe diariamente como eu faço há dois anos. Vc contará nos dedos os dias em que Canela estará mais quente que Ctba entre os meses de abril e setembro. Aí vai:

 

Canela: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN4

Curitiba: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT2

 

Aliás, agora faz 12,0C em Canela e 16,5C em Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Caxias, bom, não vou nem comentar os dados de Caxias pois para mim não troco os dados de lá pela lata ded lixo daqui de casa.

 

Em julho agora o metar do aeroporto de lá acusou -4C, enquanto que a estação não negativou. Detalhe: além de ser mau localizada (ao extremo), essa estação do INMET também fica no aeroporto da cidade. É com ela que vc compara os dados de Ctba.

 

A média de Caxias correta é a da Embrapa: 11,5ºC.

 

Vc não comentou sobre o número de meses que serra gaúcha possui abaixo ou igual a 12ºC e que Ctba não tem na mesma proporção.

 

Outra, o PHP afirma que Ctba é praticamente igual às cidades do leste da serra catarinense e gaúcha, isso compreende Bom Jardim, Ausentes, Cambará e São Chico.

 

Entretanto, Shimutz, se vc quiser comparar Ctba somente com Canela, pegue as duas estações, minha e do Alex (ambas se localizam fora do centro das cidades, porém próximas a residências) e olhe diariamente como eu faço há dois anos. Vc contará nos dedos os dias em que Canela estará mais quente que Ctba entre os meses de abril e setembro. Aí vai:

 

Canela: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN4

Curitiba: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT2

 

Aliás, agora faz 12,0C em Canela e 16,5C em Ctba.

- Em número de dias/ano com geada, Curitiba, perde para as serras mais ao sul

- Pela pouca insolação ,há uma compensação sim, pelo menos na térmica pró Curitiba em relação ao Alto da Serra do Botucaraí, por outro lado aqui tem muito, mas muito mais vento que Curitiba e inclusive mais que Canela.

-- A média correta de Soledade é menor do que a do Aeroporto.

- O comparativo com o leste da Serra Geral de RS e SC, é na média geral, não com os pontos mais elevados como SJ, Bom Jardim, etc, que tu citou tchê.[/b]

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu acho a mecânica de Curitiba bem diferente da Serra Geral. Aliás, acho que a mecânica típica da Serra Geral vai até Bom Retiro, o Campo dos Padres está no limite. Depois disso vai mudando bastante. Não sei porque essa necessidade de tentar sempre aproximar Curitiba o máximo possível do sul. É quase uma patologia aqui no BAZ esse comportamento.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho a mecânica de Curitiba bem diferente da Serra Geral. Aliás, acho que a mecânica típica da Serra Geral vai até Bom Retiro, o Campo dos Padres está no limite. Depois disso vai mudando bastante. Não sei porque essa necessidade de tentar sempre aproximar Curitiba o máximo possível do sul. É quase uma patologia aqui no BAZ esse comportamento.

 

Concordo. Alias, acho que querem sempre comparar Curitiba com outra referencia, se esta mais pra A ou pra B, se é sul ou sudeste, se é subtropical ou nao, se é mais ou menos fria que fulana...

 

acho que ta na hora de, curitibanos ou nao, assumirem que Curitiba e o PR como um todo tem clima próprio, com caracteristicas próprias. Aqui nao é mais pra SP ou pro RS, aqui é o leste do PR e ponto. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho a mecânica de Curitiba bem diferente da Serra Geral. Aliás, acho que a mecânica típica da Serra Geral vai até Bom Retiro, o Campo dos Padres está no limite. Depois disso vai mudando bastante. Não sei porque essa necessidade de tentar sempre aproximar Curitiba o máximo possível do sul. É quase uma patologia aqui no BAZ esse comportamento.

 

Concordo. Alias, acho que querem sempre comparar Curitiba com outra referencia, se esta mais pra A ou pra B, se é sul ou sudeste, se é subtropical ou nao, se é mais ou menos fria que fulana...

 

acho que ta na hora de, curitibanos ou nao, assumirem que Curitiba e o PR como um todo tem clima próprio, com caracteristicas próprias. Aqui nao é mais pra SP ou pro RS, aqui é o leste do PR e ponto. 8-)

 

Concordo

Link to comment
Share on other sites

Caxias, bom, não vou nem comentar os dados de Caxias pois para mim não troco os dados de lá pela lata ded lixo daqui de casa.

 

Em julho agora o metar do aeroporto de lá acusou -4C, enquanto que a estação não negativou. Detalhe: além de ser mau localizada (ao extremo), essa estação do INMET também fica no aeroporto da cidade. É com ela que vc compara os dados de Ctba.

 

A média de Caxias correta é a da Embrapa: 11,5ºC.

 

Vc não comentou sobre o número de meses que serra gaúcha possui abaixo ou igual a 12ºC e que Ctba não tem na mesma proporção.

 

Outra, o PHP afirma que Ctba é praticamente igual às cidades do leste da serra catarinense e gaúcha, isso compreende Bom Jardim, Ausentes, Cambará e São Chico.

 

Entretanto, Shimutz, se vc quiser comparar Ctba somente com Canela, pegue as duas estações, minha e do Alex (ambas se localizam fora do centro das cidades, porém próximas a residências) e olhe diariamente como eu faço há dois anos. Vc contará nos dedos os dias em que Canela estará mais quente que Ctba entre os meses de abril e setembro. Aí vai:

 

Canela: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN4

Curitiba: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPRCURIT2

 

Aliás, agora faz 12,0C em Canela e 16,5C em Ctba.

- Em número de dias/ano com geada, Curitiba, perde para as serras mais ao sul

- Pela pouca insolação ,há uma compensação sim, pelo menos na térmica pró Curitiba em relação ao Alto da Serra do Botucaraí, por outro lado aqui tem muito, mas muito mais vento que Curitiba e inclusive mais que Canela.

-- A média correta de Soledade é menor do que a do Aeroporto.

- O comparativo com o leste da Serra Geral de RS e SC, é na média geral, não com os pontos mais elevados como SJ, Bom Jardim, etc, que tu citou tchê.[/b]

 

Bom acho que todos já sabem, já moro em curitiba a 12 anos, este julho estive em caxias do sul e percebi um " fenômeno".

 

Bom dentro do meu carro marcando 9º em caxias a noite eu tava com duas blusas e uma calça e minha mão era quente, e em curitiba 11ºC a noite com a mesma roupa minha mão tava congelada.

O que eu percebo é que o frio não é somente a temperatura que marca lá o termomêtro, existem outras variáveis que devem ser levadas em consideração.

 

Bom Abraxxx ai

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.