Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Luiz
 Share

Recommended Posts

Sao Joaquim, quando dá pra ficar gelada mesmo, é dificil ficar na rua. Sinceramente a cidade é sem graça (Ronaldo, com todo respeito do mundo!). Talvez porque nao tenha entendido ainda que a maior vocação é o turismo, e lhe falte investimentos.

 

Sao Joaquim com neve fica linda! Abraços

Link to comment
Share on other sites

Encantadora! Mas sinceramente parece mentira que tenha o mesmo número de habitantes que a cidade onde vivo.

 

CHEGOU A TER 30 MIL HAB. NA DÉCADA DE 70

 

Acredito, mas não parece ter tantos habitantes.

 

A igreja é bem interessante, a pedra é parecida á que se usa na Escocia.

 

Andar com mantas na rua sim é exagero, se vivessem em Kiev (por exemplo) iam fazer o que? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Filipe,

 

Cheguei este Domingo da Áustria onde peguei -14ºC ao amanhecer. Em SJ já peguei -8ºC com muito vento. A sensação é absurda!! Sem contar que as casas não possuem calefação para suportar o frio em invasões polares.

 

Tenho experiência para te dizer que tu ficaria "encarangado" se viesse para cá num dia como o deste que aparece nas fotos. Aqui (São Joaquim) se sente mais frio do que na Europa nos períodos de invasão polar por dois únicos motivos:

 

1 - O vento que é forte aqui e praticamente inexiste na europa. Aliás, fiquei impressionado como o tempo é mais acomodado por aí. A contância é o forte do clima europeu

 

2 - A falta de infra-estrutura. Quando se está com aquecimento em hotéis e tudo mais, ao sairmos para rua não é tão doloroso pois estamos quentes e suportamos temperaturas por um certo tempo na rua sem agasalho pesado (mantas e tudo mais que disseste). No caso de SJ, é normal estar 5ºC dentro do hotel e sair para rua é o mártire!!! Tudo gela!! Por isso o excesso de roupas para suportar 24 horas de frio ininterruptas!

 

Aí na Europa eu dormia sem camiseta dentro do hotel. O clima é tropical dentro das instalações. Isso não ocorre na maioria das cidades geladas brasileiras

Link to comment
Share on other sites

Filipe,

 

Cheguei este Domingo da Áustria onde peguei -14ºC ao amanhecer. Em SJ já peguei -8ºC com muito vento. A sensação é absurda!! Sem contar que as casas não possuem calefação para suportar o frio em invasões polares.

 

Tenho experiência para te dizer que tu ficaria "encarangado" se viesse para cá num dia como o deste que aparece nas fotos. Aqui (São Joaquim) se sente mais frio do que na Europa nos períodos de invasão polar por dois únicos motivos:

 

1 - O vento que é forte aqui e praticamente inexiste na europa. Aliás, fiquei impressionado como o tempo é mais acomodado por aí. A contância é o forte do clima europeu

 

2 - A falta de infra-estrutura. Quando se está com aquecimento em hotéis e tudo mais, ao sairmos para rua não é tão doloroso pois estamos quentes e suportamos temperaturas por um certo tempo na rua sem agasalho pesado (mantas e tudo mais que disseste). No caso de SJ, é normal estar 5ºC dentro do hotel e sair para rua é o mártire!!! Tudo gela!! Por isso o excesso de roupas para suportar 24 horas de frio ininterruptas!

 

Aí na Europa eu dormia sem camiseta dentro do hotel. O clima é tropical dentro das instalações. Isso não ocorre na maioria das cidades geladas brasileiras

 

 

é isso aí Bruno - I R R E T O C Á V E L

Link to comment
Share on other sites

Aqui não há vento quando entra uma invasão polar e ele é praticamente inexistente? :shock: :shock: :shock:

 

Três noticias de á 4 dias á beira-mar 1 2 3

 

Imagem de quando nevou em Lisboa a 29 de Janeiro

nevelisboa3ik.th.jpg

 

Em ocasiões os ventos na costa norte espanhola podem superar os 200Km/h. Agora imagina nas terras altas. Isto é um exemplo em Portugal porque a Europa estende-se até aos Urais na Russia. Ainda há dias eu própio assisti a um blizzard aqui em minha casa com vento muito forte e neve (que durou só alguns minutos).

 

2 - A falta de infra-estrutura. Quando se está com aquecimento em hotéis e tudo mais, ao sairmos para rua não é tão doloroso pois estamos quentes e suportamos temperaturas por um certo tempo na rua sem agasalho pesado (mantas e tudo mais que disseste). No caso de SJ, é normal estar 5ºC dentro do hotel e sair para rua é o mártire!!! Tudo gela!! Por isso o excesso de roupas para suportar 24 horas de frio ininterruptas!

 

Se se está num clima quente dentro de casa e se vai para a rua onde está muito frio, o impacto é bem maior pelo choque termico! Além de que nem toda a gente tem aquecimento, não viste as noticias da Ucrania onde tinham gelo dentro das própias casas?

 

PS: bem, eu ainda não acredito que tenhas dito que na Europa praticamente não há vento. Em vez de passares uns dias, passa cá uns anos e verás... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Filipe,

 

De repente a minha amostra está meio viciada, mas confesso para ti que me espantei com a completa ausência de vento nos alpes austríacos. Isso que peguei uma super invasão polar no período em que estive lá.

 

Dá uma olhada no http://www.wunderground.com e coloca a cidade de Innsbruck como parâmentro no período entre 08/02/2006 e 18/02/2006. Verás como o tempo variou e sem vento algum! Nada!!! Isso me impressionou...]

 

Já passei 50 dias na Inglaterra no verão (agosto/setembro) de 1999. Também não me recordo de ventos moderados....

 

Mas, enfim, minha amostra pode estar viciada....

 

 

Concordo contigo que o choque é grande quando sai de casa com temperatura ao redor de 22C e na rua está -5C, porém, quando dentro de casa está quase tão frio quanto na rua o teu corpo está gelado e isso faz com que tu permaneça 24 horas por dia agasalhado e de maneira alguma torna-se interessante sair para rua para ver como está o tempo. Queremos ficar entrouxado o tempo todo. Em lugar detentores de boas instalações físicas isso certamente não ocorre...

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo com o bruno quanto ao fato da calefação ajudar e muito pra tornar o frio de uma cidade mais suportavel.

Filipe, minha casa m campos nao bate sol.. a casa fica gelada no inverno, é horrivel cara.. a temperatura dentro de casa fica perto de 10 graus a noite e fica dificil dormir sem uns tres cobertores... quando se tem calefação, a historia muda! eu morei em boston durante um inverno e apesar do frio lá fora e da neve, era só entrar em casa que tudo ficava ok! alem disso, era tranquilo andar 2 quadras de moletom apenas, pra ir do dorm ao refeitorio da faculdade... por causa da calefação dos locais.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Encantadora! Mas sinceramente parece mentira que tenha o mesmo número de habitantes que a cidade onde vivo.

 

CHEGOU A TER 30 MIL HAB. NA DÉCADA DE 70

 

Acredito, mas não parece ter tantos habitantes.

 

A igreja é bem interessante, a pedra é parecida á que se usa na Escocia.

 

Andar com mantas na rua sim é exagero, se vivessem em Kiev (por exemplo) iam fazer o que? :lol:

 

1- NÃO É EXAGERO, EM DIAS ASSIM COM VENTO A SENSAÇÃO TÉRMICA PULA PARA -10/-15 FACILMENTE.

 

2- É UMA VESTIMENTA TRADICIONAL DO SERRANO, ATUALMENTE OS MAIS ANTIGO, EU NÃO USO, APESAR DE SER BEM QUENTE, MAIS NÃO É DO MEU GOSTO.

 

3- ESTAMOS EM FEVEREIO E AS 06:00 DE HOJE CHEGOU A 0,5ºC NO VENTO, AGORA, 07:50 ESTÁ OSCILANDO ENTRE 1ºC A 5ºC NAS RAJADAS (NO ABRIGO ESTÁ 11,0ºC), O VENTO ESTÁ ENTRE 15 A 35 EM MÉDIA, TEM RAJADAS ACIMA DOS 40/45 EM ALGUNS PONTOS DA CIDADE. ISTO QUE É VERÃO!!

Link to comment
Share on other sites

Encantadora! Mas sinceramente parece mentira que tenha o mesmo número de habitantes que a cidade onde vivo.

 

CHEGOU A TER 30 MIL HAB. NA DÉCADA DE 70

 

Acredito, mas não parece ter tantos habitantes.

 

A igreja é bem interessante, a pedra é parecida á que se usa na Escocia.

 

Andar com mantas na rua sim é exagero, se vivessem em Kiev (por exemplo) iam fazer o que? :lol:

 

1- NÃO É EXAGERO, EM DIAS ASSIM COM VENTO A SENSAÇÃO TÉRMICA PULA PARA -10/-15 FACILMENTE.

 

2- É UMA VESTIMENTA TRADICIONAL DO SERRANO, ATUALMENTE OS MAIS ANTIGO, EU NÃO USO, APESAR DE SER BEM QUENTE, MAIS NÃO É DO MEU GOSTO.

 

3- ESTAMOS EM FEVEREIO E AS 06:00 DE HOJE CHEGOU A 0,5ºC NO VENTO, AGORA, 07:50 ESTÁ OSCILANDO ENTRE 1ºC A 5ºC NAS RAJADAS (NO ABRIGO ESTÁ 11,0ºC), O VENTO ESTÁ ENTRE 15 A 35 EM MÉDIA, TEM RAJADAS ACIMA DOS 40/45 EM ALGUNS PONTOS DA CIDADE. ISTO QUE É VERÃO!!

 

 

ESQUECÍ, A PEDRA É BASALTO, ORIUNDA DE UM ENORME DERRAME DE LAVA A MILHÕES DE ANOS ATRÁS, SEGUNDO OS GEÓLOGOS, O MAIOR ATÉ NA TERRA.

Link to comment
Share on other sites

Digo uma vez mais, o vento não é um exclusivo de São Joaquim! Há vento aqui e há vento em todo o lado! Eu acho sim que é um exagero andar de manta nas ruas mas se é um traje tradicional aí o caso muda de figura! Nos dias de maior sensação de frio eu costumo usar 3 camadas de roupa, excuso de fazer o ridiculo a andar com uma manta pelas ruas :lol:

 

Não sei como é que as temperaturas podem descer tanto dentro das casas num inverno tão inconstante, 10ºC é mais baixo que a média das temperaturas no exterior. Sem ofensa mas a qualidade dessas casas só pode ser uma miséria não?

 

Bruno, exactamente acho que não podes generalizar que não existe vento na Europa pela tua experiência de uns dias passados num unico local. A cidade de Bragança está rodeada de torres eolicas por quase todos os lados.

Link to comment
Share on other sites

 

Não sei como é que as temperaturas podem descer tanto dentro das casas num inverno tão inconstante, 10ºC é mais baixo que a média das temperaturas no exterior. Sem ofensa mas a qualidade dessas casas só pode ser uma miséria não?

 

Pego a minha casa como exemplo. Tem uma camada de isopor entre os tijolos e a parte de madeira (interna), mesmo assim, quando ficamos 1/2 semanas com aquele frio úmido e forte, a temperatura chega aos 10/11°C dentro de casa. Apenas alguns a mais que lá fora. Imagine, São Joaquim!

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Sem ofensa mas a qualidade dessas casas só pode ser uma miséria não?

 

 

sem ofensas, saibas que o brasil é um país subdesenvolvido... :wink: acontece de a água de chaleira ou vasilha que fica sobre o fogõa a lenha apagado, amanheça congelada!!!

 

o frio no sul do brasil é inigualável e incomum, se comparado com o restante do brasil tropical, que dispensa aparatos para vencer os excessos do clima.

Link to comment
Share on other sites

Digo uma vez mais, o vento não é um exclusivo de São Joaquim! Há vento aqui e há vento em todo o lado! Eu acho sim que é um exagero andar de manta nas ruas mas se é um traje tradicional aí o caso muda de figura! Nos dias de maior sensação de frio eu costumo usar 3 camadas de roupa, excuso de fazer o ridiculo a andar com uma manta pelas ruas :lol:...

Bruno, exactamente acho que não podes generalizar que não existe vento na Europa pela tua experiência de uns dias passados num unico local. A cidade de Bragança está rodeada de torres eolicas por quase todos os lados.

 

Eu concordo que a Europa tem muito de vento. Eu tenho passado mais de um mes na Irlanda do Norte em duas visitas, e uma das coisas que mais me impressionou (alem do vai e vem constante da chuva), foi o vento quase ininterrupto!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Digo uma vez mais, o vento não é um exclusivo de São Joaquim! Há vento aqui e há vento em todo o lado! Eu acho sim que é um exagero andar de manta nas ruas mas se é um traje tradicional aí o caso muda de figura! Nos dias de maior sensação de frio eu costumo usar 3 camadas de roupa, excuso de fazer o ridiculo a andar com uma manta pelas ruas :lol:

 

Não sei como é que as temperaturas podem descer tanto dentro das casas num inverno tão inconstante, 10ºC é mais baixo que a média das temperaturas no exterior. Sem ofensa mas a qualidade dessas casas só pode ser uma miséria não?

 

Bruno, exactamente acho que não podes generalizar que não existe vento na Europa pela tua experiência de uns dias passados num unico local. A cidade de Bragança está rodeada de torres eolicas por quase todos os lados.

 

OLHANDO A FOTO É QUE VÍ O QUE QUERIAS DIZER. CONFUNDÍ COM O PALA, ESTE É TRADICIONAL, O OUTRO É COBERTOR MESMO.

 

NESTE CASO, NÃO É EXAGERO, É QUE OS TURÍSTAS QUE VEM PARA CÁ NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É FRIO E NÃO VEÊM COM ROUPA ADEQUADA. IMAGINA UMA PESSOA DE FLORIANÓPOLIS, ONDE APENAS 1 A 4 VEZES AO ANO DÁ UMA MÍNIMA DE 2/4ºC E NORMALMENTE AO LONGO DO INVERNO NÃO BAIXA MUITO DE 6/7ºC E NO VENTO RARAMENTE BAIXA DE 0ºC A SENSAÇÃO TÉRMICA. VEM PARA CÁ E PEGA -3/-5ºC COM SENSAÇÃO DE -10/-15 E AS VEZES INFERIOR A -20ºC, COMO ACHAS QUE ELE SE SENTE?? PIOR ENTÃO QUANDO É ALGUÉM DO RJ OU NORDESTE/NORTE DO BRASIL. É A MESMA COISA QUE VOCÊ IR PARA SIBÉRIA E PEGAR -40ºC COM SENSAÇÃO DE -60ºC, IRÁS SENTIR MUITO MAIS O FRIO QUE ELES, AGORA TEM UMA DIFERENÇA, TÚ JÁ SABES E JÁ TENS ROUPAS MAIS ADEQUADAS. COISA QUE 99% DOS TURÍSTAS QUE VEM PARA CÁ NÃO TEM. A MAIORIA DAS ROUPAS DE INVERNO DO BRASIL NÃO SÃO ADAPTADAS PARA O NOSSO INVERNO.

 

AS CASAS SEGUEM A MESMA LINHA, A MESMA CONSTRUÇÃO QUE É FEITA NO RIO DE JANEIRO É FEITA AQUI, POUQUÍSSIMAS CASAS EM S.JOAQUIM SÃO PREPARADAS PARA O FRIO, 95% PASSAM MUITO FRIO DENTRO DE CASA, OU POR FALTA DE DINHEIRO E, BOA PARTE, CULTURA, ACHAM QUE CALEFAÇÃO FAZ MAU. TENHO AMIGOS, COM EXCELENTE RENDA, QUE A CASA DELES É UM GELO NO INVERNO, NÃO TEM CALEFAÇÃO E QUASE NÃO USAM A LAREIRA. AS POUCAS VEZES QUE PEGUEI RESFRIADO AQUI, DIZEM QUE É PORQUE A MINHA CASA FICA MUITO "QUENTE"....

 

QUANDO VIM MORAR NO CHALÉ, AS FRESTAS NAS JANELAS DEIXAVAM O VENTO PASSAR, NÃO ERAM DUPLAS, NÃO TINHA CALEFAÇÃO, ÁGUA QUENTE,....

 

CONSEGUÍ MELHORAR UM POUCO, NÃO É O IDEAL, MAIS NOS MESES FRIO GASTO UM BOCADO DE LENHA NA LAREIRA, QUE, ATRAVÉS DE UMA SERPENTINA, LEVA A ÁGUA QUENTE AOS RADIADORES PELA CASA E MANTÉM A UM NIVEL RAZOÁVEL, NO FIM DO DIA E NOITE, FICA EM MÉDIA, 10/15ºC MAIS QUENTE QUE LÁ FORA, SÓ QUE NA MADRUGADA, O FOGO ACABA, ESFRIA RAPIDAMENTE. COLOQUEI JANELAS DUPLAS E ASSIM QUE DER TENTAREI ISOLAR O FORRO. HOJE, ESTÁ 12,9 LÁ FORA E 15,8 NO QUARTO!!

 

O MAIOR PROBLEMA É CULTURAL. OS ORGÃOS PÚBLICOS CONSTROEM PRÉDIOS AQUI IGUAIS AOS DO NORTE, AS ESCOLAS SÃO UM GELO NO INVERNO, IDEM AS REPARTIÇÕES E ASSIM PARA AS CASAS EM GERAL. TODOS OU QUASE TODOS TEM FOGÃO A LENHA, MAIS USAM SERPENTINA PARA AQUECER A ÁGUA DA TORNEIRA E CHUVEIRO, QUANTO MAIS O RESTO, ALÉM DA FALTA DE DINHEIRO. ESTÁ MELHORANDO, MAIS AINDA LEVARÁ MUITO TEMPO PARA ATINGIR O IDEAL. JÁ TEVE TELHADOS QUEBRADOS PELO PESO DA NEVE E CADA VEZ MAIS AS CASAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA UMA NOVA NEVASCA E COMO SEMPRE A DOR ENSINARÁ (GRANDE PARCELA DA CULPA FICA COM OS ENGENHEIRO E ARQUITETOS). ESTE ÚLTIMO EXEMPLO CITO UM AMIGO NOSSO QUE CONTRATOU UMA EMPRESA DO LITORAL PARA FAZER O PISO EXTERNO, FIZERAM E NÃO SE PREOCUPARAM COM O PROBLEMA DO CONGELAMENTO, CHEGOU O INVERNO E NA PRIMEIRA GRANDE GEADA ESTOUROU O PISO!!

 

O ADEMAR, RENDA BAIXA, MAIS NÃO MISERÁVEL, CHEGA A FORMAR GELO NAS PAREDES INTERNAS DA CASA EM ALGUMAS NOITES, EM 2000 CONGELOU TODA A ÁGUA DA CHALEIRA DENTRO DE CASA E A COBERTA EM CONTATO COM O AR TINHA CONGELADO!!! PROBLEMA DE DINHEIRO E CULTURA.

Link to comment
Share on other sites

Resumindo e concluindo, casas de má qualidade...

 

Mas eu nunca cheguei a falar disso, só falei da mulher com a manta. Compreendo se for uma turista que vem de um sitio quente todo o ano, senão não há desculpa :twisted:

 

NÃO DIRIA CASAS DE MÁ QUALIDADE, SIM NÃO PREPARADAS PARA O FRIO, CLARO AS DE CLASSE MÉDIA PARA CIMA, A POPULAÇÃO POBRE, NÚMERO GRANDE, É DE MÁQUALIDADE MESMO.

 

SIM OS NATIVOS NÃO ANDAM DE MANTA PELO CORPO, SÓ OS TURÍSTAS.

Link to comment
Share on other sites

Resumindo e concluindo, casas de má qualidade...

 

Mas eu nunca cheguei a falar disso, só falei da mulher com a manta. Compreendo se for uma turista que vem de um sitio quente todo o ano, senão não há desculpa :twisted:

 

além de andarem de manta, precisava ver como é impactante notar um turista saido ao amanhecer duma carroçaria de camionete, após passar a noite toda mal acomodado.

 

é o amor ao frio ao todo custo em SJ...

Link to comment
Share on other sites

Filipe,

 

Cheguei este Domingo da Áustria onde peguei -14ºC ao amanhecer. Em SJ já peguei -8ºC com muito vento. A sensação é absurda!! Sem contar que as casas não possuem calefação para suportar o frio em invasões polares.

 

Tenho experiência para te dizer que tu ficaria "encarangado" se viesse para cá num dia como o deste que aparece nas fotos. Aqui (São Joaquim) se sente mais frio do que na Europa nos períodos de invasão polar por dois únicos motivos:

 

1 - O vento que é forte aqui e praticamente inexiste na europa. Aliás, fiquei impressionado como o tempo é mais acomodado por aí. A contância é o forte do clima europeu

 

2 - A falta de infra-estrutura. Quando se está com aquecimento em hotéis e tudo mais, ao sairmos para rua não é tão doloroso pois estamos quentes e suportamos temperaturas por um certo tempo na rua sem agasalho pesado (mantas e tudo mais que disseste). No caso de SJ, é normal estar 5ºC dentro do hotel e sair para rua é o mártire!!! Tudo gela!! Por isso o excesso de roupas para suportar 24 horas de frio ininterruptas!

 

Aí na Europa eu dormia sem camiseta dentro do hotel. O clima é tropical dentro das instalações. Isso não ocorre na maioria das cidades geladas brasileiras

 

È isso que dá ir para São Joaquim e ficar no MInuano, he he he!! Eu fico no INcomol e sofro, como o Filipe falou, mais com o Choque térmico do que com uma alternância entre gélido é muito gélido!! Nada como uma boa calefação!

Link to comment
Share on other sites

 

È isso que dá ir para São Joaquim e ficar no MInuano, he he he!! Eu fico no INcomol e sofro, como o Filipe falou, mais com o Choque térmico do que com uma alternância entre gélido é muito gélido!! Nada como uma boa calefação!

 

mas tiu é fresco mesmo, hem!!!! 8) :lol:

 

até parece o alexandre, que reclamava até do incomol, que não queria ficar incomoldado...

 

mas ele gosta do minuano... 8)

Link to comment
Share on other sites

Em SJ, quando fomos em 2004 e dormi no mesmo quarto com o Evandro, na rua bateu -7,2° e deu 8,3° dentro do quarto, sendo que tocou os 13° com aquecedor. Resultado: geada na janela pelo lado de dentro! Nunca vou me esquecer da situação. Tive que raspar o gelo para poder olhar para a rua. A janela do banheiro também congelou.

Do mais (o Bruno vai lembrar), tomamos café com praticamente 0° naquela manhã. Se demorasse muito, nosso café virava suco, ou mesmo picolé, hehe. :lol:

Dia inesquecível!! 8)

 

Eu andei em Zurich com cobertores na rua..todo mundo ficou me olhando :lol:

 

Que MICO! :shock:

Que mico, não! Que MENDIGO!! Hahaha! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.