Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - JULHO 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Já houve alguns ajustes nas previsões. Na medida que o fenômeno se aproxima, mais ajustes serão feitos.

Nas projeções previam zero tres dias seguidos em Porto Alegre. Algo que eu jamais vi, nem nas MPs de 2000. Para fazer zero em Porto Alegre tem que estar muito, mas muito alta a pressão. Se sairmos para a encosta da serra(alguns não chamam de serra)teremos declínios incríveis. Aqui em Igrejinha já teremos negativas. Nem precisará ir longe: Viamão vai negativar.

Agora, 2 ou 3 graus, é possível de ocorrer. Se ocorrerem tres dias com zero, certamente eu terei presenciado algo que jamais vi em Porto Alegre nos meus 33 anos de moradia aqui.

Agora 13.1°C. 80 % de umidade relativa do ar.

Tive tive 9.1°C.

Link to comment
Share on other sites

Tirado daqui: http://www.freemeteo.com , algumas previsões para o dia 24:

 

Araçatuba: Pancadas de chuva > 11°/13°

Avaré: Instável > 8°/10°

Campos do Jordão: Chuva > 6°/7°

Matão: Chuva forte > 12°/13°

São Carlos: Chuva forte > 11°/12°

São Paulo: Chuva > 10°/12°

 

Curitiba: Parcialmente nublado > 1°/11°

 

Urupema: Chance de neve nos dias 22 e 23 > 4°/14° e -5°/4°

 

Ponta Porã: Parcialmente nublado > 3°/11°

 

Porto Alegre:

Dia 23 > Chuva de manhã 4°/9°

Dia 24 > Limpo 1°/10°

Link to comment
Share on other sites

Pelo que estou vendo seria um frio bem represado no sul que consolidaria as anomalias positivas em quase todo o sudeste mas traria um fim de mês chuvoso para cá, São Paulo teria o segundo julho muito chuvoso (>100 mm) em 3 anos, e que seja assim, minha prioridade agora é que o sul tenha mínimas absolutas mais baixas, pois em muitas cidades elas deixam a desejar (Caxias do Sul, Canela, SJ Inmet) e se vier uma neve de presente melhor ainda.

 

Acho que é natural esperar que reduza o frio, mas como agora tem vários modelos indicando, se reduzir muito para algo normal vai ser um grande fiasco, se o sul não tiver frio histórico teremos um vexame histórico dos modelos, mas desta vez não escapamos de algo histórico.

Link to comment
Share on other sites

Podem se preparar que irá ser o grande evento esperado desde a criação do BAZ.

Por quê? Porque este que vos escreve irá torcer muito para este frio broxar na hora H.

E sendo um grande pé frio podem ir preparando a festa. Se houver saúde é claro.

Ao meu ver, este é o pior momento possível para termos frio intenso no Brasil.

Tomara que não venha nada. Nadinha.

Sds.

 

NESTE PONTE ESTAIS CERTÍSSIMO. PREJÚ ENORME P/O TRIGO, ESPECIALMENTE NO PR. PREJÚ PARA O FUMO E BANANA.

 

Coutinho, me diz, essa onda chega forte à SP?

Link to comment
Share on other sites

Podem se preparar que irá ser o grande evento esperado desde a criação do BAZ.

Por quê? Porque este que vos escreve irá torcer muito para este frio broxar na hora H.

E sendo um grande pé frio podem ir preparando a festa. Se houver saúde é claro.

Ao meu ver, este é o pior momento possível para termos frio intenso no Brasil.

Tomara que não venha nada. Nadinha.

Sds.

 

Prezado Tomasini,

 

Minha esposa e filhos sempre compartilharam comigo das caças à neve. Já pegamos algumas. Mas, depois que nos aventuramos a visitar o Itaimbezinho no último final de semana e trouxemos de lá uma pereba para meu filho, acho que não vão mais me acompanhar nesta loucura. Não enquanto durar o perigo da Gripe A. Pois o guri tá há três dias acamado e com febre.

Com o frio intenso que se avizinha, acho que seria o momento ideal para nos conhecermos num encontro do BAZ que teria tudo para ser histórico. Com neve e frio intenso. Mas, será que estamos dispostos a correr o risco de pegar a tal gripe????

Por isso tá todo mundo aqui em casa torcendo por um calorzinho que espante esta murrinha que se formou nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

É engraçado. Todos amam as grandes nevadas e olham com saudade para o que já aconteceu. É óbvio que causou transtorno, morte, perdas! Quando se aproxima a possibilidade de acontecer algo real, enxergam a cara feia da situação e, claro, uma vez atingindo a porta de suas casas, some qualquer saudade! Capaz de mandarem rezar missa pra afastar a onda de frio!

 

Vivendo e se surpreendendo.

 

Com frio ou sem frio extremo, esta gripe ainda vai deixar muita gente preocupada. Tenho conhecidos que pegaram. Enfim, fazer o que! Não adianta pânico. Mas se a lei de Murphy tiver algo de verdade, melhor eu preparar a máquina fotográfica.

 

Eu com meus botões fico a pensar nesta gripe. Deixa pra lá!

Link to comment
Share on other sites

Dia 17 de Julho, rajada máxima e melhor média em km/h:

- São Joaquim SC :45,7/ 24,4

- São José dos Ausentes RS :60,1/ 37,4

- Vacaria RS :34,9/ 22,3

- Canguçu RS :45/ 23,7

- Jaguarão RS :41/ 24,4

- Bagé RS :32,7/ 20,1

- Canela RS : 33,1/ 19,4

- Soledade RS : 23,7/ 14,4

Maior rajada, Ausentes, seguido de São Joaquim

Melhor média Ausentes, seguido de Jaguarão e São Joaquim.

OBS: Soledade tomou uma tunda hehehe,mas como diz o Ronaldo de vez em quando quirera para os pintos.

Link to comment
Share on other sites

Eu não estou secando o frio. A gripe é ameaça com ou sem ele.

 

Exato Bruno. No final das contas pouco mudará o quadro. E digo mais. Se seguir a similaridade com a gripe espanhola o pior virá em Outubro em diante... :roll: :roll:

Parei! Parei! Parei!

Sds.

 

Se for para dar gripe espanhola, dará. Se for para não dar, não dará. Oras! Quem estiver com medo, que tome precauções, reze e faça penitência! :idea: :!:

Link to comment
Share on other sites

Eu não estou secando o frio. A gripe é ameaça com ou sem ele.

 

Exatamente, temos é que torcer por uma oportunidade (talvez a última) de livrar este inverno do fiasco de ter as piores mínimas absolutas em anos em parte da Região Sul, para a gripe tanto faz se é este friozote persistente de julho até agora na maior parte do sul ou frio mais forte.

 

Aqui que não tem frio a H1N1, agora que chegou nas faixas de renda mais baixas (população que se aglomera mais no dia a dia), se espalha rapidamente. Até pouco tempo aqui no Rio casos só entre quem teve contato com alguém que viajou, mas agora estão pipocando até em favelas.

 

Aqui venta e faz 24 graus após máxima de 26, uma frente fria de fraca intensidade vai dexar o tempo fechado com chance de chuva fraca neste começo de semana, depois pode haver um breve aquecimento antes da frente do final do mês, que não deve trazer frio mas talvez traga bastante chuva (isto vale para SP também).

Link to comment
Share on other sites

Os mapas de precipitação e temperatura em 850hpa do GFS 06Z no Wunderground são de espantar qualquer um. Temperaturas de até -8ºC em 850hpa na região central do Estado e neve generalizada. :shock:

 

A 12Z não foi tão boa, quem dera, mas o importante é a tendência. Como há um consenso, se a 18Z trazer a bomba de volta, ahhh minha nossa! Ansioso pelo post da Metsul nesta tarde. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Aposto que o post da Metsul vai jogar um balde água fria aos que esperam um frio histórico.

 

Saída das 12Z do modelo americano reduz muito intensidade do ar polar, mas indica forte e duradoura onda de frio na última semana de julho.

14 minutes ago from web

 

twiter na Metsul

 

Por aí já poderemos antecipar o que escreverão dentro das análises que devem estar fazendo em relação aos modelos.

Será um frio "normal".Forte, porém duradouro. Duarará uns 7 dias. Ao invés dos costumeiros 3 a 5 dias de manutenção de frio quando entram uma MP.

Mais uma vez vou questionar o porquê de tantas maluquices dos modelos.!!!

 

Poré, ficarei feliz: limpará o ambiente da umidade!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu não estou secando o frio. A gripe é ameaça com ou sem ele.

 

É ameaça muito maior com ele. Por que a gripe é um problema crônico no inverno nos países mais frios do Hemisfério Norte e não na regiões tropicais ? O fato é que com frio as pessoas tendem a frequentar ambientes fechados e andarem mais juntas. Volto a recomendar a leitura do artigo sobre a Espanhola em 1918 em Porto Alegre, cujo link postei algumas mensagens atrás. Os casos da super influenza despencaram na cidade em novembro daquele ano. Por óbvio o vírus não entrou em férias. Abri a campanha contra o frio na minha assinatura.

 

Com frio de +2C em 850hpa ou de -7C em 850hpa, as pessoas vão ficar igualmente entocadas.

 

Discordo!

Link to comment
Share on other sites

Querer ou não frio é com cada um, mas duvido que faça diferença para a gripe se é o frio normal que tanto tem feito no sul este inverno (tipo Porto Alegre com mínima de 7 e máxima de 15) ou um frio muito forte com mínima de 0 e máxima de 10. Calor não vai chegar tão cedo, e por enquanto o vírus vai avançar faça frio ou muito frio, então que ocorram negativas generalizadas na Serra Gaúcha ao menos em UMA MADRUGADA para quebrar a monotonia do inverno. Eu já ficaria satisfeito e pararia de encher o saco aqui.

 

Mas eu até que estou ansioso por esta primavera de El Niño, pois as últimas foram terríveis aqui (monótonas ao extremo) e tenho boas lembranças de algumas primaveras com El Niño, voltando ao inverno resta uma pequena esperança por causa de agosto (mês que tem sido meio "apagado" nos últimos invernos, mas tem histórico bom como os -10 de SJ Inmet em 91).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Opinião de uma estudante de medicina (no caso, minha namorada): Quanto mais frio, pior.

 

Tem seus limites, claro, mas o frio também mina as defesas do organismo... E algumas pessoas toleram mais o frio que outras e saem de casa mesmo quando a temperatura está baixa.

 

OBS: Aguardando a próxima rodada.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, eu não sou médico, mas sou forçado a acreditar neles que dizem que QUANTO MAIS FRIO, PIOR.

 

Quando eles falam quanto mais frio eu penso em duração e não em intensidade.

 

Cada um com a sua opinião!

 

Eu torço por -10C em 850hpa!

 

Também penso assim, um tiro curto e intenso vai manter as pessoas fechadas por menos tempo que um tiro longo e normal (padrão 09 até agora).

Link to comment
Share on other sites

Tem um tipo de tempo que é péssimo, porque favorável à disseminação de doenças respiratórias. E não é o tempo úmido, pelo contrário!

 

Todo inverno seco é a mesma coisa por aqui. Graças a Deus este esta sendo úmido.

 

Discordo de vc, agora!

 

Aqui no RS é o tempo úmido que adoece as pessoas. É muito úmido e frio.

 

A UR média no dia de hj na minha estação em Canela está em 98%!! E no mês está em 87,6%. Vc não sabe o que é isso, Luiz. Mude para cá e verás.

Link to comment
Share on other sites

Eu torço por bastante frio aqui em São Paulo, visto que a gripe A tem praticamente o mesmo índice de letalidade de gripes comuns, se tivéssemos uma gripe com alta taxa de mortalidade, aí sim seria preocupante. Por mim pode fazer frio constante e forte, sem problemas, o problema é ter que aguentar este clima tropical (que felizmente aqui não é tão terrível porque o verão não é um forno) o ano todo e não ter ondas de frio no inverno, estou completamente despreocupado em relação à gripe A, e olha que escrevo do Estado com maior número de casos confirmados oficialmente.

 

Por aqui, após nublar na hora do almoço, temos muito sol agora e 23,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu sou bastante suscetível à gripe mas nunca peguei quando estive em locais frios, sempre no dia a dia do meu abafado Rio de Janeiro em ambientes fechados, claro que o inverno aumenta a propagação onde faz frio pois as pessoas permanecem por mais tempo em ambientes fechados, mas quanto ao frio por si só aumentar a incidência de gripe nem os médicos chegam a um consenso, como na questão das mudanças climáticas, já ouvi opiniões bem diferentes sobre isso.

 

Agora nublou de vez aqui e tenho 23 graus com vento enfraquecido, pode chover já esta noite.

 

Minha sobrinha, coitada, vive gripada mesmo que os pais a encham de casacos com qualquer ventinho de 25 graus, já algumas populações da Rússia mergulham os recém nascidos em água congelante para dar imunidade, não sei dá certo mas este estilo de vida urbano definitivamente parece nos deixar mais frágeis.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se é assim, no verao vamos torcer por chuva e frio, por causa da dengue, que ja teve muito mais casos que a gripe...

 

E se pensar bem, os 2 paises com mais casos da nova gripe é a Argentina e os Estados Unidos...

Um no inverno, outro no verao...

 

Portanto, acho que se tiver 15C ou 0C o contagio da gripe vai continua a mesma...

 

Se no RS tivesse igual Ctba, um dia 3C, outro chuva e 12C, e outro sol e 22C, acho que nao estaria tao diferente os casos da doença, em relaçao ao frio continuo que esta agora. Essas mudanças bruscas acabam com a saude, nao influenciam tanto no contagio, mas pra quem tem a gripe piora os sintomas... tenho alguns amigos (saudaveis, 20 e poucos anos) e sei de varios outras pessoas com pneumonia ou gripe forte....

Link to comment
Share on other sites

Resumo da ópera do Europeu:

 

METADE NORTE GAUCHA - Diminuiu muito

CENTRO DO RS - Diminui meia boca

SUL DO RS - Manteve cenário extremo

 

O que reforça meu entendimento sobre esse possível frio: Los hermanos e o sul gaúcho terão um belo frio. No mais, parece ser mais uma daquelas ondas de frio que pegam de raspão o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Ninguem me respondeu a pergunta: Vem frio bom para São Paulo?? Não haverá bloqueio impedindo a MP de avançar?

 

Indiretamente já foi respondida diversas vezes, se retira o frio intenso de parte do RS imagina SP, nem as melhores rodadas davam frio intenso para SP, apenas chuva e máximas baixas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.