Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Especial 11 anos da onda de frio de julho de 2013


Gabriel Nogeira
 Share

Recommended Posts

Amanhã vai fazer 11 anos que veio a mega onda de frio de julho de 2013 que começou no dia 21 de julho de 2013 domingo e terminou no sábado 27 de julho de 2013 curiosamente nesse ano de 2024 acaba nos mesmos dias, mais naquela época foi uma onda de frio extensa que foi do extremo sul da América do sul até extremo norte da América do sul e isso raro é de acontecer quem tiver lembranças seja imagem das neves do sul do Brasil ou registro de temperaturas na cidade enviam no fórum.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2024 em 14:15, Gabriel Nogeira disse:

Amanhã vai fazer 11 anos que veio a mega onda de frio de julho de 2013 que começou no dia 21 de julho de 2013 domingo e terminou no sábado 27 de julho de 2013 curiosamente nesse ano de 2024 acaba nos mesmos dias, mais naquela época foi uma onda de frio extensa que foi do extremo sul da América do sul até extremo norte da América do sul e isso raro é de acontecer quem tiver lembranças seja imagem das neves do sul do Brasil ou registro de temperaturas na cidade enviam no fórum.

Pelo terceiro dia seguido, Rio tem temperatura mais baixa no ano

Temperatura máxima na cidade foi de 17,9º C em Marambaia, diz Inmet.

Cidade já havia batido recordes de temperatura na terça e na quarta.Rio teve seu dia mais frio no ano nesta quinta-feira (25), com temperatura máxima de 17,9º C registrados em Marambaia, na Zona Oeste. É o terceiro dia seguido em que a cidade bate o recorde da temperatura mais baixa de 2013. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Na última terça-feira (23), o Rio registrou em Realengo, na Zona Oeste, temperatura de 21º C, a mais baixa de 2013 na cidade até então. No entanto, os termômetros superaram a marca na quarta-feira (24), ao registrarem 19º C na Saúde, Zona Portuária. O recorde foi novamente batido nesta quinta.Canadenses calorentas

Mesmo com temperatura máxima de 19º C, um grupo de universitárias canadenses botaram o biquini e mergulharam na praia de Ipanema, na Zona Sul, na quarta. No entorno das 7h30, os termômetros do Rio chegaram a marcar 10º C.

 

Após passarem uma semana em São Paulo, as cinco estudantes chegaram ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude na segunda. “A temperatura está tranquila, para nós não é tão frio assim”, disse uma das jovens.

20130724_161620.jpg

areiasvazias620.jpg

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Há 5 anos o Brasil vivia uma situação meteorológica histórica! No dia 23 de julho de 2013, os flocos de neve caíram em grande quantidade e de forma generalizada sobre os três estados do Sul do Brasil formando um tapete branco em muitas áreas da Região. Nevou em Curitiba, o que não ocorria desde 1975. A neve caiu também na Grande Florianópolis! Chuva congelada foi observada no norte do Paraná e até no sul de Mato Grosso do Sul.

A onda de frio extremamente forte e histórica que passou sobre o Brasil entre os dias 21 e 15 de julho de 2013 causou temperaturas muito baixas no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte e recordes de frio de muitos anos foram batidos. Recordes anuais de menor temperatura da madrugada e da tarde foram estabelecidosA neve começou na manhã do dia 22 de julho de 2013 em Santa Catarina e não parou mais, se prolongando até a manhã do dia 23 de julho e já atingindo muitas áreas do Paraná.

 

A quantidade de neve foi tão grande, que bloqueou estradas na Região Sul e aulas escolares tiveram que ser canceladas causa do frio extremo da neve.  

 

 

 

Esta onda de frio de julho de 2013 foi uma situação meteorológica rara, que poucas vezes acontece. O ano de 2013 será sempre lembrado por seu frio histórico por causa desta super massa de ar polar de julho de 2013, mas também pelos eventos de neve que voltaram a ocorrer em agosto, o que é mais raro ainda24/07/2013: São Paulo teve a tarde mais fria em 52 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de apenas 8,5ºC no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Esta foi a menor temperatura máxima medida pelo Inmet em São Paulo desde 1961. Há 52 anos o paulistano não tinha uma tarde tão fria como a deste 24 de julho de 2013.Frio histórico nas capitais do Sul

A menor temperatura em Curitiba, capital do Paraná, em 2013 foi de 2,1°C abaixo de zero em 24 de julho de 2013. A tarde mais fria foi a do dia 24 de julho, com máxima (!) de 6,3°C! É muito frio!

 

 

 

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, o recorde de menor temperatura do ano de 2013 foi no dia 24 de julho, com mínima de 3,5°C. A tarde mais fria foi a do dia 22 de julho, com máxima de 13,4°C.

 

 

 

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, bateu sucessivos recordes de frio: 25 de julho: 1,4ºC, 24 de julho: 3,0ºC, 23 de julho: 4,5ºC, 22 de julho: 5,1ºC.Frio abaixo de 9°C em Cuiabá

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima em 23 de julho de 2013 foi de 11°C, a tarde mais gelada do ano.

 

 

 

Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, a menor temperatura de 2013 foi de 8,8°C, em 24 de julho de 2013 e a tarde mais fria foi a do dia 23 de julho, com máxima de 15,5°C.

 

 

 

Em Goiânia, capital de Goiás, a menor temperatura de 2013 foi de 10,3°C e ocorreu em 25 de julho.Menos de 10°C no Acre

Rio Branco, capital do Acre, em 24 de julho de 2013: temperatura mínima de 9,0°C e máxima de 14,9,°C, as menores de 2013

 

 

 

Porto Velho, capital de Rondônia, teve a menor temperatura de 2013 no dia 25 de julho, com mínima de 13,2°C e a tarde mais fria do ano em 24 de julho, com máxima de apenas 21,0°CAeroportos registram neve na Grande Curitiba (PR)  

O aeroporto Afonso Pena, localizado na cidade de São José dos Pinhais (Grande Curitiba), registrou neve às 08h30 da manhã da terça-feira 23 de julho de 2013. Na cidade de Curitiba, o aeroporto de Bacacheri também registrou neve às 8h47 da manhã. e a temperatura.

 

No horário da queda de neve, fazia 03ºC em Bacacheri e 01ºC em Curitiba (Afonso Pena). No METAR das 09 horas, nenhum dos dois aeroportos registrava neve

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A onda de frio de julho de 2013 é um tipo raro que não acontece em todos os invernos ela é comparada com a de 2000 que foram 4 pulsos polares fortes atrás do outro e com a de 1975 que foi mais forte ainda, ela bateu recordes absolutos dificilmente no futuro vamos ter uma igual dela.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Wikipédia

 

Pesquisar

Esconder

WLE BR.svg

 

Participe do maior concurso livre de fotografia de natureza e concorra a uma expedição fotográfica! De 1 a 31 julho!

Onda de frio no Sul e Sudeste do Brasil em 2013

Língua

Descarregar PDF

Vigiar

Editar

Saiba mais

Esta página cita fontes, mas que não cobrem todo o conteúdo.

A onda de frio no Sul e Sudeste do Brasil foi uma das ondas de frio mais fortes que ocorreu nos últimos 13 anos. O fenômeno ocorreu entre os dias 21 a 26 de Julho de 2013. Uma grande massa de ar polar veio da Antártica para o norte da Argentina e atingiu o país. O ar frio juntou-se com um ciclone extratropical que se originou no Atlântico Sul e foi esse grande ciclone que impulsionou grande umidade marítima para o país e provocou temperaturas extremamente baixas e trouxe como consequência geadas e neve em quase toda a região Sul e Sudeste.

 

 

Geada no Jardim Botânico de Curitiba em 24 de julho de 2013, um dia após ocorrer uma nevada na cidade.[1]

Estado a estado

editar

São Paulo

editar

Estima-se que 7 pessoas, todos moradores de rua, morreram com o frio intenso que atingiu o estado de São Paulo durante esse período. No dia 24 de julho de 2013 a temperatura mais baixa registrada chegou a 5,2 °C na capital paulista.[2] Nesse mesmo dia a sensação térmica chegou a -1 °C na Avenida Paulista. Esse índice é menor para São Paulo desde 21 de julho de 2000, quando foram registrados 4,1 °C. No dia em questão a temperatura máxima foi de apenas 8,7 °C na estação do Mirante de Santana, estabelecendo um novo recorde em 52 anos (quando o Inmet começou a fazer medições de temperaturas).[3] O recorde anterior era de 10,2 °C, em julho de 1988. Houve formação de geadas nas regiões de Assis, Ourinhos e Avaré. A geada atinge áreas produtoras de café, laranja, cana-de-açúcar e pastagens e houve relatos de neve em 6 cidades: Guapiara, Apiaí, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Grande e Ribeirão Branco.

 

Mato Grosso do Sul

editar

A temperatura mínima foi registrada em Ponta Porã com -1 °C. Ocorreram geadas na cidade e no sul do estado. Pela primeira vez desde 1975, o estado registrou neve. Nevou fraco e por poucos minutos em Paranhos, no sul do estado.

 

Paraná

editar

Houve neve intensa em pelo menos 14 cidades paranaenses, com destaque para a cidade de Guarapuava, onde nevou intensamente por três horas seguidas. Nevou na capital Curitiba, onde não ocorria o fenômeno desde 17 de julho de 1975.[1] Naquele dia, nevou por mais de 3 horas na cidade. Flocos de neve e chuva congelada foram vistos em vários bairros da capital paranaense, além de cidades como Araucária, Campo Largo, Lapa e São José dos Pinhais, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Também houve registro de chuva congelada em cidades do norte paranaense como Apucarana e Maringá.

 

 

Neve na Serra do Tabuleiro vista de Florianópolis.

Santa Catarina

editar

Cerca de 67 cidades tiveram temperaturas extremamente baixas e muita neve. Foram registradas nevadas na Serra do Tabuleiro, com destaque para o Morro do Cambirela, em Palhoça, na Grande Florianópolis. É a primeira ocorrência do tipo em 29 anos, vista também em outras cidades da região metropolitana, como Alfredo Wagner, Angelina e Rancho Queimado, e várias partes do estado. A menor temperatura havia sido em Bom Jardim da Serra, na região serrana, com -7 °C. Em São Joaquim, na mesma região, fez -4 °C, o que deixou árvores congeladas. Além disso, a neve e o frio extremo provocaram o cancelamento de aulas em São Joaquim. Um morador de rua chegou a morrer em Biguaçu, em decorrência do frio. A cidade de São José entrou em situação de emergência. No dia 23 de julho de 2013, houve sensação térmica de -25 °C no Morro da Igreja com ventos de 40 km/h.

 

Rio Grande do Sul

editar

Cidades do interior gaúcho também registraram temperaturas baixas e neve e 13 cidades registraram temperaturas abaixo de 0. No estado, nevou em Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Santiago, Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Caxias do Sul, Canela e Gramado. A menor temperatura entre os municípios gaúchos foi observada em São José dos Ausentes, com -3,4 °C.

 

 

Neve em Caxias do Sul, 27 de agosto de 2013. Parque de exposições da Festa da Uva, com a réplica de Caxias antiga.

Interdição de rodovias e aulas canceladas

editar

A neve no Sul do país também chegou a interditar rodovias federais: BR-116, BR-280 e BR-282.E estaduais: SC-350, SC-390 e SC-280 em Santa Catarina, por causa do acúmulo de gelo na pista. Aulas foram canceladas em diversos municípios do estado.

 

Consequências

editar

Na região Sul o frio intenso provocou danos severos principalmente em pastagens, além de trazer prejuízos para o trigo precoce no Paraná e outras culturas como aveia e cevada. O frio aliado a umidade prejudicou também a plantação de milho no Paraná e Mato Grosso do Sul. Diversas pessoas morreram devido ao frio intenso, muitos deles moradores de rua.

 

Influência da intensidade

editar

Normalmente, as ondas de frio passam pelo oceano antes de atingirem continentes. Contudo, a força das áreas de alta pressão, localizadas no Oceano Pacífico, e as de baixa pressão, localizadas no Oceano Atlântico, foram suficientes para impedir que isso acontecesse. Com isto, a onda de frio foi da Antártida direto para o continente. Quando isso acontece, forma-se uma onda de frio de fortíssima intensidade.

 

Ver também

Referências

Ligações externas

Última modificação há 3 anos por Francisco Leandro

PÁGINAS RELACIONADAS

Neve no Brasil

a frequência de neve no Brasil

Onda de frio no Brasil em 2000

Onda de frio no Brasil em 2021

severa onda de frio causada por um vórtice polar, um ciclone extratropical e a tempestade subtropical Raoni

Wikipédia

Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 4.0, salvo indicação em contrário.

Política de privacidade Condições de utilizaçãoVersão desktop

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Na verdade, a cidade de São Paulo já teve uma tarde mais fria do que em 24/07/2013.

A estação do Mirante de Santana registrou 7,3°C na leitura das 18 UTC (3 h da tarde), no dia 12/07/1988.

 

Só que aquele dia teve máxima invertida de 10,2°C registrada por volta de 0 UTC (9 h da noite do dia 11).

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 21/07/2024 em 19:31, Aldo Santos disse:

Na verdade, a cidade de São Paulo já teve uma tarde mais fria do que em 24/07/2013.

A estação do Mirante de Santana registrou 7,3°C na leitura das 18 UTC (3 h da tarde), no dia 12/07/1988.

 

Só que aquele dia teve máxima invertida de 10,2°C registrada por volta de 0 UTC (9 h da noite do dia 11).

 

Sim entendi fala que em 1961 São Paulo teve a tarde mais fria com máxima de 10 graus 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Recordes de frio da onda de frio de julho de 2013 .   

Região Sul 

Porto Alegre mínima 1,4 e máxima 9,1

Florianópolis mínima 3,5 e máxima 13,4

Curitiba mínima -2,1 e máxima 6,3

Região Sudeste 

São Paulo mínima 5,5 e máxima 8,7

Rio de Janeiro minima 10,4 e máxima 17,8

Belo Horizonte mínima 11,3 e máxima 19

Vitoria mínima 16,7 máxima 21,6

Região Centro Oeste

Campo Grande mínima 4,5 e máxima 11

Cuiaba mínima 8,8 e máxima 15,5

Goiania mínima 10,3 e máxima 22,2

Região Norte 

Rio Branco mínima 9,0 e máxima 14,9

Porto Velho mínima 13,2 máxima 21 

É interessante esses valores 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/07/2024 em 19:29, Peregrine disse:

Segue link de artigo científico sobre a “onda de frio” de julho de 2013. Quem aprecia uma boa análise científica, fique a vontade. https://www.researchgate.net/publication/290606239_A_ONDA_DE_FRIO_DE_JULHO_DE_2013_OS_APMs_E_SUA_REPERCUSSAO_NO_ESPACO_GEOGRAFICO_BRASILEIRO

Obg pela matéria

 

Link to comment
Share on other sites

Em 22/07/2024 em 19:37, Gabriel Nogeira disse:

Obg pela matéria

 

Na verdade não é bem uma “matéria” e sim um artigo científico. Se tu quer se aprofundar em uma ótica mais contemporânea ( o que mostram os Satélites meteorológicos ) sobre Circulação Atmosférica, podemos trocar algumas idéias. Todavia, procura ler o artigo. 👍

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/07/2024 em 19:58, Peregrine disse:

Na verdade não é bem uma “matéria” e sim um artigo científico. Se tu quer se aprofundar em uma ótica mais contemporânea ( o que mostram os Satélites meteorológicos ) sobre Circulação Atmosférica, podemos trocar algumas idéias. Todavia, procura ler o artigo. 👍

 

eu amo esse site researchgate

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/07/2024 em 19:58, Peregrine disse:

Na verdade não é bem uma “matéria” e sim um artigo científico. Se tu quer se aprofundar em uma ótica mais contemporânea ( o que mostram os Satélites meteorológicos ) sobre Circulação Atmosférica, podemos trocar algumas idéias. Todavia, procura ler o artigo. 👍

Entendi 

Link to comment
Share on other sites

X Uma empresa do Rio Grande do Sul Anúncios PODEROSA ONDA DE FRIO TRANSFORMA MAPA CLIMÁTICO DE JULHO Autor: METSUL.COM 26/07/2013 - 23:48 Compartilhar: Anúncios É impressionante a transformação que a onda de frio histórica e inesquecível deste semana provocou no mapa climático deste mês de julho no Brasil. A primeira quinzena do mês foi marcada por anomalias positivas de temperatura em quase todo o país com desvio significativo em relação à média no Sul do Brasil, notadamente nas mínimas. A última semana sob frio intenso de ar polar continental, contudo, inverteu o panorama e grande parte do Sul e do Centro-Oeste passaram a apresentar anomalias negativas de temperatura com os maiores desvios negativos nas médias máximas, em especial aqui na Região Sul do país. Tivemos vários dias com máximas muito baixas, inferiores a 5ºC em algumas cidades e com direito ao recorde de menor máxima na cidade de São Paulo na série histórica 1961-2013, conforme nota produzida pelo Sétimo Distrito de Meteorologia, comandado pelo meu ex-aluno e colega Marcelo Schneider. Os dados da estação da MetSul Meteorologia na minha terra natal, Morro Redondo, no Sul do Estado, ilustram a sequência gelada a que fomos submetidos por conta desta verdadeira “baleia” que foi a massa de ar polar. As mínimas lá foram de -1,0ºC (19/7), -0,5ºC (20/7), 0,9ºC (21/7), -1,5ºC (22/7), 0,0ºC (23/7), -1,3ºC (24/7), 1,0ºC (25/7) e 0,9ºC hoje. Porto Alegre teve hoje o quinto dia seguido com mínimas abaixo de 5ºC, de acordo com o Sistema Metroclima. As mínimas foram 4ºC na segunda, 3,7ºC na terça, 1,9ºC na quarta, 0,3ºC ontem e 2,1ºC hoje. SOBRE O AUTOR MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais. PREVISÃO DO TEMPO PARA A SUA CIDADE BUSCAR ANTERIORFrio estratosférico recorde traz nuvens nacaradas na ArgentinaPRÓXIMOEspecial – A aventura do “anjo do fogo” no gelo ACESSO ASSINANTE ENTRAR Perdi minha senha ANÚNCIOS Anúncios MAIS LIDAS 1 Calor intenso atingirá várias regiões do Brasil em longo periodo quente 2 Raro evento na Antártida pode impactar o clima nas próximas semanas 3 Enorme nuvem de poeira do deserto do Saara cruza o Atlântico 4 Enorme massa de ar seco cobre o Brasil com calor perto de 40ºC e fogo 5 Veja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana ANÚNCIOS Anúncios ANÚNCIOS Anúncios FALE COM A METSUL (51) 3533 1983 | (51)3785 7752 | comercial@metsul.com © 2024 Metsul.com | Desenvolvido pela Quater

 

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/poderosa-onda-de-frio-transforma-mapa-climatico-de-julho/ .

47b98674df8c5d468f5766f0694fabc4.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

UOL - O melhor conteúdo

ASSINE

MEIO AMBIENTE

Onda de frio levou neve e chuva congelada a 200 cidades do Brasil

26.jul.2013 - O internauta John Ariel Olsen de Caçador (SC) registrou imagens da geada na cidade em 24 de julho - John Ariel Olsen/Você Manda/UOL

Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades

 

23.jul.2013 - O internauta Johnatan Fuska Leoncio registrou a neve que caiu em Canoinhas, município de Santa Catarina, na noite dessa segunda-feira (22), e enviou a foto nesta terça-feira (23). Neve e chuva congelada foram observadas em mais de 70 cidades brasileiras, como consequência de uma massa de ar polar que cobre, principalmente, as regiões Sul e Sudeste - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - O internauta Johnatan Fuska Leoncio enviou imagem, nesta terça-feira (23), de um boneco de neve em cima de um carro na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (22). Estados das regiões Sul e Sudeste do país estão cobertos por uma massa de ar polar, que tem gerado neve e chuva congelada em mais de 70 cidades - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - O município Canoinhas, em Santa Catarina, amanheceu coberto por neve nesta terça-feira (23). A foto foi enviada pelo internauta Johnatan Fuska Leoncio. Neve e chuva congelada foram observas em mais de 70 cidades brasileiras, como consequência de uma massa de ar polar que cobre, principalmente, as regiões Sul e Sudeste - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - Raios de sol atravessam nuvens carregadas no município Canoinhas, em Santa Catarina. A cidade amanheceu coberta por neve nesta terça-feira (23). A imagem foi enviada pelo internauta Johnatan Fuska Leoncio. Uma massa de ar polar fez cair a temperatura nas regiões Sul e Sudeste. Neve e chuva congelada foram registradas em mais de 70 cidades - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

+236

Do UOL, em São Paulo

 

27/07/2013 06h00

 

A massa de ar polar que se instalou sobre grande parte do Brasil durante a semana provocou uma intensa onda de frio, nevando em mais de 140 cidades da região Sul. Quando são somados os relatos de chuva congelada, o estágio anterior à formação dos flocos, o número salta para 200.

 

Santa Catarina foi o Estado recordista de neve brasileira, tanto em número de cidades quanto na duração do fenômeno. Entre segunda-feira (22) e quinta-feira (25), nevou em 103 municípios, afetando quase 35% do Estado, segundo os dados compilados pelo Ciram (Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

 

Já a chuva congelada atingiu outros 33 municípios catarinenses, ficando concentrados na segunda-feira. É que as condições meteorológicas contribuíram para que o fenômeno "evoluisse" e virasse neve no dia seguinte em 17 cidades. Isso deixou a terça-feira na liderança dos registros de neve: foram 64 pontos no Estado.

 

 

Laís Fernandes, meteorologista do Ciram, explica que a queda dos flocos de neve é comum em áreas de latitudes médias e altas, principalmente perto de cadeia de montanhas.

 

Tanto que não é a primeira vez que isso acontece no Sul: na última década, as áreas altas do planalto Sul catarinense, como o Morro da Igreja, chegou acumular 42 centímetros de neve em 2010 e 2011. Além disso, episódios de neve aconteceram em diferentes momentos em 2000, ressalta o Centro.

 

Mas como o fenômeno foi visto também nos vales e até em áreas próximas às faixas litorâneas de Santa Catarina, como o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, algo considerado muito raro, a onda de frio deste mês foi considerada "marcante" pelo órgão.

 

 

No Paraná, o Instituto Tecnológico Simepar constatou a chegada da neve em 55 localidades. O fenômeno começou na tarde de segunda-feira (22) pelo sul e sudoeste do Estado, avançou à noite pelas cidades do oeste e do centro-sul, encerrando pela manhã de terça-feira (23).

 

Já a chuva congelada atingiu 23 cidades do Estado, diz o Instituto, como: Assis Chateaubriand, Apucarana, Cascavel, Cambira, Cafelândia, Clevelândia, Faxinal, Foz do Iguaçu, Goioêre, Jesuítas, Maripá, Maringá, Nova Aurora, Ortigueira, Palotina, Pato Branco, Palmital, Quatro Barras, Quarto Centenário, Quedas do Iguaçu, Teixeira Soares, Toledo e Tibagi.

 

A nevasca no Rio Grande do Sul foi a menor da região. Nos dois primeiros dias da semana, nevou apenas em sete cidades, mostram dados do CemetRS (Centro de Meteorologia do Rio Grande do Sul), que é ligado à Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). Os registros foram em São Jose dos Ausentes, Cambará do Sul, Lagoa Vermelha e Bom Jesus, na segunda; e também em Caçapava do Sul, São Jose dos Ausentes e Itaára, na terça. 

 

Onda de frio no Brasil

 

+95

AS MAIS LIDAS AGORA

 

Homem mata ex-namorada a tiros na frente de bar no Espírito Santo

 

A hora e a vez de Kamala Harris: vice é nova cartada dos democratas

 

Preso do 8/1: quem é coronel que teria reformado casa com Pix de patriotas

MEIO AMBIENTE

 

Prêmio de fotos da natureza tem ilusão de ótica e cliques de tirar o fôlego

23/07/2024 04h00

 

'Quente demais': Brasil está entre lugares que podem se tornar inabitáveis

23/07/2024 04h00

 

Comissão Europeia anuncia doação de R$ 120 milhões ao Fundo Amazônia

22/07/2024 17h12

 

Invasões caem, mas assassinatos de indígenas crescem em 2023, aponta Cimi

22/07/2024 15h00

 

Mortes de crianças indígenas sobem 24% no primeiro ano de Lula, diz Cimi

22/07/2024 15h00

 

Baleia morta é monitorada e dá resposta do que fazer com carcaça na praia

21/07/2024 04h00

 

Aranhas mais perigosas do mundo: veja quais são e onde vivem essas espécies

20/07/2024 04h00

 

 

Siga UOL Notícias

 

 

© 1996 - 2024 - Todos os direitos reservados

Segurança e privacidade

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/07/2024 em 18:44, Gabriel Nogeira disse:

A onda de frio de julho de 2013 é um tipo raro que não acontece em todos os invernos ela é comparada com a de 2000 que foram 4 pulsos polares fortes atrás do outro e com a de 1975 que foi mais forte ainda, ela bateu recordes absolutos dificilmente no futuro vamos ter uma igual dela.

 

Em 2013 tínhamos neutralidade de viés frio no Pacífico Central, e anomalia muito negativa no Pacífico Leste, o cenário proposto pelo NOAA para o inverno de 2025 é de neutralidade de viés frio, então, quem sabe. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tenho dados das ondas de frio de 2013 em Cuiabá, Poxoréo e São Vicente nesse tópico, Primavera do Leste, Campo Verde e Rondonópolis até superaram 2013 em junho do ano passado se considerarmos as máximas, não somente as mínimas. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/07/2024 em 12:42, Leandro A M Leite disse:

Em 2013 tínhamos neutralidade de viés frio no Pacífico Central, e anomalia muito negativa no Pacífico Leste, o cenário proposto pelo NOAA para o inverno de 2025 é de neutralidade de viés frio, então, quem sabe. 

Talvez em 2025 temos chances de ondas de frio mais fortes .

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/07/2024 em 12:46, Leandro A M Leite disse:

Tenho dados das ondas de frio de 2013 em Cuiabá, Poxoréo e São Vicente nesse tópico, Primavera do Leste, Campo Verde e Rondonópolis até superaram 2013 em junho do ano passado se considerarmos as máximas, não somente as mínimas. 

Que legal isso

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

UOL - O melhor conteúdo

ASSINE

MEIO AMBIENTE

Onda de frio levou neve e chuva congelada a 200 cidades do Brasil

26.jul.2013 - O internauta John Ariel Olsen de Caçador (SC) registrou imagens da geada na cidade em 24 de julho - John Ariel Olsen/Você Manda/UOL

Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades

 

23.jul.2013 - O internauta Johnatan Fuska Leoncio registrou a neve que caiu em Canoinhas, município de Santa Catarina, na noite dessa segunda-feira (22), e enviou a foto nesta terça-feira (23). Neve e chuva congelada foram observadas em mais de 70 cidades brasileiras, como consequência de uma massa de ar polar que cobre, principalmente, as regiões Sul e Sudeste - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - O internauta Johnatan Fuska Leoncio enviou imagem, nesta terça-feira (23), de um boneco de neve em cima de um carro na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (22). Estados das regiões Sul e Sudeste do país estão cobertos por uma massa de ar polar, que tem gerado neve e chuva congelada em mais de 70 cidades - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - O município Canoinhas, em Santa Catarina, amanheceu coberto por neve nesta terça-feira (23). A foto foi enviada pelo internauta Johnatan Fuska Leoncio. Neve e chuva congelada foram observas em mais de 70 cidades brasileiras, como consequência de uma massa de ar polar que cobre, principalmente, as regiões Sul e Sudeste - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

23.jul.2013 - Raios de sol atravessam nuvens carregadas no município Canoinhas, em Santa Catarina. A cidade amanheceu coberta por neve nesta terça-feira (23). A imagem foi enviada pelo internauta Johnatan Fuska Leoncio. Uma massa de ar polar fez cair a temperatura nas regiões Sul e Sudeste. Neve e chuva congelada foram registradas em mais de 70 cidades - Johnatan Fuska Leoncio/Você Manda/ UOL

+236

Do UOL, em São Paulo

 

27/07/2013 06h00

 

A massa de ar polar que se instalou sobre grande parte do Brasil durante a semana provocou uma intensa onda de frio, nevando em mais de 140 cidades da região Sul. Quando são somados os relatos de chuva congelada, o estágio anterior à formação dos flocos, o número salta para 200.

 

Santa Catarina foi o Estado recordista de neve brasileira, tanto em número de cidades quanto na duração do fenômeno. Entre segunda-feira (22) e quinta-feira (25), nevou em 103 municípios, afetando quase 35% do Estado, segundo os dados compilados pelo Ciram (Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

 

 

Já a chuva congelada atingiu outros 33 municípios catarinenses, ficando concentrados na segunda-feira. É que as condições meteorológicas contribuíram para que o fenômeno "evoluisse" e virasse neve no dia seguinte em 17 cidades. Isso deixou a terça-feira na liderança dos registros de neve: foram 64 pontos no Estado.

 

 

Laís Fernandes, meteorologista do Ciram, explica que a queda dos flocos de neve é comum em áreas de latitudes médias e altas, principalmente perto de cadeia de montanhas.

 

Tanto que não é a primeira vez que isso acontece no Sul: na última década, as áreas altas do planalto Sul catarinense, como o Morro da Igreja, chegou acumular 42 centímetros de neve em 2010 e 2011. Além disso, episódios de neve aconteceram em diferentes momentos em 2000, ressalta o Centro.

 

Mas como o fenômeno foi visto também nos vales e até em áreas próximas às faixas litorâneas de Santa Catarina, como o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, algo considerado muito raro, a onda de frio deste mês foi considerada "marcante" pelo órgão.

 

 

No Paraná, o Instituto Tecnológico Simepar constatou a chegada da neve em 55 localidades. O fenômeno começou na tarde de segunda-feira (22) pelo sul e sudoeste do Estado, avançou à noite pelas cidades do oeste e do centro-sul, encerrando pela manhã de terça-feira (23).

 

Já a chuva congelada atingiu 23 cidades do Estado, diz o Instituto, como: Assis Chateaubriand, Apucarana, Cascavel, Cambira, Cafelândia, Clevelândia, Faxinal, Foz do Iguaçu, Goioêre, Jesuítas, Maripá, Maringá, Nova Aurora, Ortigueira, Palotina, Pato Branco, Palmital, Quatro Barras, Quarto Centenário, Quedas do Iguaçu, Teixeira Soares, Toledo e Tibagi.

 

A nevasca no Rio Grande do Sul foi a menor da região. Nos dois primeiros dias da semana, nevou apenas em sete cidades, mostram dados do CemetRS (Centro de Meteorologia do Rio Grande do Sul), que é ligado à Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária). Os registros foram em São Jose dos Ausentes, Cambará do Sul, Lagoa Vermelha e Bom Jesus, na segunda; e também em Caçapava do Sul, São Jose dos Ausentes e Itaára, na terça. 

 

Onda de frio no Brasil

 

+95

AS MAIS LIDAS AGORA

 

Lula classifica fraude na Venezuela como 'normal' e se alinha a autocratas

 

Lula minimiza eleição sob suspeita de Maduro: 'Não tem nada de grave'

 

Fumaça em estação da linha 3-Vermelha do Metrô assusta passageiros em SP

MEIO AMBIENTE

 

Pantanal supera em um único dia o total de queimadas de julho de 2023

30/07/2024 17h20

 

Musk, Marte e IA: o que Trump quer da tecnologia se voltar à Casa Branca

30/07/2024 04h05

 

Indígenas rompem com grupo de trabalho do governo para ferrovia na Amazônia

29/07/2024 19h54

 

Crocodilos ameaçados que fazem piscininha para filhotes eclodem na Ásia

28/07/2024 04h00

 

Dente com ferro: como descoberta sobre dragões perigosos pode nos ajudar

27/07/2024 04h00

 

Cobra 'quebra recorde' e libera veneno capaz de matar 400 pessoas

24/07/2024 04h00

 

Altos níveis de droga: como a cocaína chegou aos tubarões no RJ?

24/07/2024 04h00

 

 

Siga UOL Notícias

 

 

© 1996 - 2024 - Todos os direitos reservados

Segurança e privacidade

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Chapadão do Céu em Goiás registrou 4,5ºC sob sustentação de céu nublado no dia 23 de julho, vi uma vez num site que falava sobre isso, mas infelizmente o site desapareceu, um valor sub-5 com céu nublado em território goiano é algo raro, bem surreal, dá poucas vezes. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/11/2024 em 15:16, Leandro A M Leite disse:

Chapadão do Céu em Goiás registrou 4,5ºC sob sustentação de céu nublado no dia 23 de julho, vi uma vez num site que falava sobre isso, mas infelizmente o site desapareceu, um valor sub-5 com céu nublado em território goiano é algo raro, bem surreal, dá poucas vezes. 

Realmente essa massa polar foi surpreendente raramente acontece massas polares como essa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.