Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - Inverno 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Eu achei engraçada a chamada da matéria: "Foto de nuvens com rotação"

 

Mas ela tinha um formato legal.

 

Ou vai dizer que não era uma foto interessante.

 

Cansei de ver reportagens de nuvens funis e nao era nada também.

 

Sim, Troyano. Uma bela nuvem, provavelmente supercélula.

 

O que me chama atenção é foto com movimento... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Paulo Lopes:

Beleza de video....

Minhas observações:....video c...em 3:59 a 4:12

a- As árvores (resistentes...né!!)....funcionaram como spoilers ou speedbrakes (freios aerodinâmicos)....parece o efeito speedbrakes em 100%....belo pouso.

b- Como era hemisfério norte o deslocamento para direita....(ehehe)....ajudou um cadinho...coisas do momento angular.

 

Mafili, mas este do vídeio teria ventos de o que, no máximo uns 100, 120 km/h ?

Em Guaraciaba, nao foi menos de 200/220 km/h nos locais onde as casas foram arrancadas/demolidas e onde da mata de eucaliptos restou apenas um "paliteiro" como ouvi alguém comentar...

 

Muito bacana o vídeo mesmo, quem dera eu um dia ver algo exatamente igual, um belo tornado sem gerar danos a nenhuma pessoa, e ainda entrar no bichano, ahahahaahahha.

 

Abraços gente!!!

Link to comment
Share on other sites

Chuva extrema em Guaiçara e Lins agora pouco. Durou muito pouco, mas foi absurdamente intenso. Um colega meu de Lins disse por msn que o vento estava incrivelmente forte, e que não dava pra ver nada do lado de fora. :shock:

No radar chegou a ficar ROSA (extrema)

 

Pois bem:

Tempestade destelha 40 casas, fere dois e desaloja famílias em Lins (SP)

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/09/10/ult4733u42129.jhtm

Link to comment
Share on other sites

No vídeo dá para ver que é um tornado bem fraco e em formação, se fosse mais forte a linha de árvores não faria diferença alguma, simplesmente seria derrubada antes mesmo do centro chegar (e a casa se não for muito bem construída vai junto). Deve ser F0 ou F1, depois da casa talvez tenha virado algo mais forte.

 

Ontem choveu bastante em Curitiba, na estação de Campo Comprido deu 82 mm, não lembro de ter visto um dia tão chuvoso nesta estação nos últimos anos, a mídia relatou alguns alagamentos pela cidade, em bairros como o citado e Batel.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Lopes, esse vídeo mostra bem a natureza específica do tornado. Repare, logo depois dos 3:50, quando o tornado recém em gestação entra junto às arvores, apenas as árvores diretamente atingidas por ele deitam enquanto as demais imediatamente o lado ficam balançando com o vento. Isso ajuda a provar a ocorrência do tornado em SC com a linha de destruição extremamente bem definida.

 

A casa nesse vídeo se salvou de algo pior por muito pouco.

 

Nesse vídeo o cone era "pequeno" e fino, portanto, a área de destruição foi bem menor. Acredito que o aspecto e tamanho do tornado de Guaraciaba tenha sido muito semalhante com o que vimos no evento de Indaiatuba-SP (múltiplos vórtices) ou quem sabe até maior, conforme constatações de abrangência da destruição já relatados pelo Clovis.

Link to comment
Share on other sites

 

Nesse vídeo o cone era "pequeno" e fino, portanto, a área de destruição foi bem menor. Acredito que o aspecto e tamanho do tornado de Guaraciaba tenha sido muito semalhante com o que vimos no evento de Indaiatuba-SP (múltiplos vórtices) ou quem sabe até maior, conforme constatações de abrangência da destruição já relatados pelo Clovis.

 

Com certeza em alguns trechos posso afirmar destruição praticamente homogênea (severa a muito severa), por uma faixa de 600 a 900m, quiça um pouco mais, mas até os 900, eu "garanto".

Link to comment
Share on other sites

Igor, a intenção minha ao postar aquele vídeo era quanto ao efeito de obstáculos no caminho de um tornado, não entrando em questão a categoria do mesmo...

 

Não era para efeito de comparação ;)

 

Sem problema Paulo!

 

 

Insano!

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=10&t=27&p=27371#p27371

Link to comment
Share on other sites

Paulo: Entendi tua duvida.

É algo assim: A velocidade de escoamento de um fluido em contato com uma superfície

é zero....a medida que se afasta da superfície o fluxo é laminar...(um cisalhamento...como todo bom cisalhamento paralelo e bem comportado....[este é fluxo é a calmaria]....se você continuar se afastando da superfície o regime de escoamento muda para turbulento...a distancia da superfície até a mudança de regime (laminar para turbulento) tem o belo nome de camada limite....(modelos adoram regimes laminar e ficam doidinhos em regimes turbulentos...outra história)...a diferença entre um regime e outro é expressa por um número

chamado número de Reynolds.

 

Noooooosa, tu resumiu 2 meses de Mecânica dos Fluidos muito bem!!!

ehehehehehehehhe

 

:D

Link to comment
Share on other sites

Interessante essa, Loepa!

 

Não sabia dessa iniciativa... Prática, mas feia prá carvalho!!!

 

Parece o barril do Chaves :roll:

 

Mas em defesa da casa tem que ser dito que ainda não estava pronta, depois seria mais ou menos assim: http://www.groovygreen.com/groove/wp-content/uploads/2009/04/siloeco.jpg :mrgreen:

 

Maffili, já deu paraguaia (bem paraguaia mesmo) no sul da Flórida na década de 70 (onde tem coqueiros que foram introduzidos e se adaptaram), mas de fato é extremamente raro, já onde tem palmeira é mais fácil, no sul da Suíça tem um bocado de palmeiras (neva menos que no resto do país mas acumula quase todo ano em algum dia, por vezes quase metro).

Link to comment
Share on other sites

Por curiosidade, rodei o wrf na resolução de 15Km, com domínio aninhado de 5km.

 

tornado210ms.th.png tornado2104ms.th.png skewguara.th.png hodoguara.th.png

 

 

fig1- Mostra em 3d as superficies que tem velocidade acima de 10 m/s, cerca de 36 Km/h. Vejam que alguns pequenos "trechos" vão desde muitos metros em altitude até a superfície. Além disso, dentro do "tubo" a velocidade é menor, formando uma espécie de olho. Muito interessante.

OBS: Obviamente não é o tornado, mas mostra que a atmosfera estava propícia a uma circulação semelhante, creio eu.

fig2- a imagem anterior, vista por cima.

fig3- sondagem de guaraciaba

fig4 - hodo de guaraciaba

Link to comment
Share on other sites

Mapa dos danos gerado pela prefeitura.

 

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1299599-5598,00-PREFEITURA+DE+GUARACIABA+SC+DIVULGA+MAPA+DE+AREAS+ATINGIDAS+POR+TORNADO.html

 

Se me localizaei da forma correta, não há indicação do Norte, o local das minhas fotos, das casas destruídas, é Guatabara Baixo.

Interessante, pois mesmo lá dava pra perceber a faixa de destruição, imaginem do outro lado da cidade... :o :roll:

 

Jaque, vai conseguir ir pra lá ?

 

Putz, precisamos de alguém la com tração 4X4 e por uns dois dias...

Link to comment
Share on other sites

OS LOCOTORES DA PEPERI, FALARAM EM ATÉ 5 KM A LARGURA DA FAIXA DESTRUÍDA, PELAS FOTOS DEVE TER SIDO UM F3 FORTINHO

 

RIO ARARANGUÁ COM 2,18 M ACIMA.

 

COMEÇO DE ENCHENTE. :oops:

 

Pois é. mas e como explicar uma faixa de 5km de largura com muuuuitos danos ?

 

Sei que um tornado passou lá onde eu estive, ams não sei o que passou mais ao sul da cidade, naquela outra trilha do link que postei acima, talvez o mesmo tornado. quem sabe um tornado satélite, não sei.

 

Alguém pede pra NOAA um helicptero de análises emprestado ??

Link to comment
Share on other sites

Mapa dos danos gerado pela prefeitura.

 

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1299599-5598,00-PREFEITURA+DE+GUARACIABA+SC+DIVULGA+MAPA+DE+AREAS+ATINGIDAS+POR+TORNADO.html

 

Se me localizaei da forma correta, não há indicação do Norte, o local das minhas fotos, das casas destruídas, é Guatabara Baixo.

Interessante, pois mesmo lá dava pra perceber a faixa de destruição, imaginem do outro lado da cidade... :o :roll:

 

Jaque, vai conseguir ir pra lá ?

 

Putz, precisamos de alguém la com tração 4X4 e por uns dois dias...

 

Clóvis,

 

Está cada vez mais difícil. A chuva não pára...

Disseram-me que a situação por lá está feia, nem meus parentes que registraram os danos do tornado em Chapecó ano passado não querem ir... Uma pena, a ffria era muito extensa, aqui nunca mais deu sol. Tá horrível, tudo molhado. Solo nem se fala. E para complicar, a caminhonete (Pajero com tração) que eu iria está na oficina, minha irmã acertou um muro e estragou a pintura. Para completar, né... Tenho créditos na Gol, mas lá carro é fundamental... Tinha que ter dado um sol forte e ventão hoje...RAIUSSSSSSSSSSSSSSSSSsssssssssssssssss...

 

Ronaldo... Tô contigo, no mínimo EF3 ou F3 como quiseres, porque na escala a velocidade não muda muito entre os 2.

 

Mafilli: Fui mal na prova... (devo ter tirado S, suficiente, apenas)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, consegui contato com Marcia Rita Barros, a autora das fotos da nuvem com características de supercélula interceptada no oeste do Paraná na última segunda-feira. Eis o relato e as fotos. (Sei que apareceu na rede Globo, mas apenas uma foto).

 

Essas fotos foram feitas no dia 07/09/2009 entre 9:33 e 9:37 hrs, estávamos a caminho de Guaira. Após alguns quilometros de Terra Roxa, meu filho me perguntou o que era aquela nuvem no céu, fiquei a princípio assustada e não perdi tempo, tirei algumas fotos e meu irmão filmou com o celular.

 

Nesse dia o céu tinha algumas nuvens e estava com pouco sol, ventava bastante, ficou assim o dia todo. A noite a situação ficou bem pior os ventos ficaram mais fortes e por volta das 22:00 hrs, caiu um raio fortíssimo que chegou a queimar o computador e a parabólica da casa do meu irmão.

 

img0166ai.jpg

 

img0167ai.jpg

 

img0169ac.jpg

 

img0170ah.jpg

 

Foto em tamanho real e melhor qualidade:

 

mtornado.jpg

 

clip1.jpg

 

Apenas para comparação, um registro de uma supercélula na Espanha:

 

229_1.jpg&w=540&z=480

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, antes de dormir vi essa linha, tinha também muitos raios no oeste e noroeste de SC.

 

Em tempo, um pessoal amigo de SM fez campo em Itaara, RS e não foi observada atuação de tornado, apenas destruição por granizo, ou seja, tirei as minhas dúvidas. As imagens que recebi do granizo de lá são incríveis, há covas no chão de mais de 7cm de diâmetro em espaço pequeno, tipo m2, gerado pelo granizo, tamanho de laranjas mesmo, comprovado por fotos.

Link to comment
Share on other sites

Falei da supercélula etc etc. Pois bem, ele deve ter dado detalhes técnicos sobre a nossa conversa para a RPC pois às tantas a Cristina falou: "... é uma nuvem meso alpha...". estava no ar e o pessoal disse que eu olhei para ela meio vermelho... Não tive tempo de corrigir pois estava no ar.

Saudações E N C A R N A D A S

 

:lol:

Valeu pelos esclarecimentos, Cezar. Vou assistir o programa no link que você passou.

 

A propósito, ninguém percebeu algo mais diferente nas fotos que postei??

Link to comment
Share on other sites

Esse é um belo exemplar de lenticular, depois do cirrus, é a nuvem que mais gosto...

 

http://www.dalefield.com/earth/Lenticular_cloud-2.jpg

Essa é uma supercélula parecida com lenticular, inclusive classificada errada no site que peguei. É parecida com a que o Igor postou como supercélula.

 

]http://www.crystalinks.com/cloudstuartblue.jpg

 

Realmente muito parecidas, Jaque. Mas o tamanho e as trovoadas é que diferem, acredito eu.

Link to comment
Share on other sites

Igor, a diferença é muita, aliás gosto de estar debaixo de uma delas. Falo mesmo é na parte visual, para identificação do observador, porque a lenticular não tem aspecto agressivo para o observador, desloca-se muito lentamente, é apenas uma nuvem média, aterroriza mesmo é a aviação, como onda de montanha, se for rotora, não eletrifica nunca, nunca soube, pois visualmente é uma nuvem benigna (ano retrasado alguém postou na ZH daqui uma rotora como fosse um CB).

 

Já a supercélula é isso tudo que as imagens mostram. Sensacionais, em 03.o1.2005 vi uma colada ao chão na Freeway aqui, indo para o litoral, não tinha como fazer imagem devido a falta de espaço na câmera, em seguida, quando cheguei em casa escutei em notícia extraordinária sobre os tornados em Criciúma.

 

Não esquece de ver se a pessoa libera para o site...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, consegui contato com Marcia Rita Barros, a autora das fotos da nuvem com características de supercélula interceptada no oeste do Paraná na última segunda-feira. Eis o relato e as fotos. (Sei que apareceu na rede Globo, mas apenas uma foto)

 

Apenas mais uma estorinha sobre essas fotos. A Cristina Graeml, repórter da RPC, me mostrou essas fotos quando de uma entrevista e me perguntou sobre o que era etc etc... pela manhã, recebi um telefonema do Alexandre, meteorologista que trabalha na Globo Rio de Janeiro, me perguntando sobre o que eu achava. Falei da supercélula etc etc. Pois bem, ele deve ter dado detalhes técnicos sobre a nossa conversa para a RPC pois às tantas a Cristina falou: "... é uma nuvem meso alpha...". estava no ar e o pessoal disse que eu olhei para ela meio vermelho... Não tive tempo de corrigir pois estava no ar. Claro, a escala dos movimentos é uma coisa e o tipo é outra. O pessoal mais veterano quando entrevista outro veterano que nem eu não combina nada, só diz que se tem tanto tempo e pronto, a gente que se vire!!! Mas é divertido, não deixa de ser...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Muito bom Cezar! Gosto muito desses detalhes de bastidores, heheheh!!!

 

Altamente didática para um leigo como eu essa tua participação nesse tópico (anda sumido, rapaz...)

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Duquia, essa informação que postaste é muito legal:

 

A respeito das trovoadas: Uma SUPERCÉLULA não apresenta muitas trovoadas se comparadas com um CB tradicional. Gasta muita energia no ENTRANHAMENTO. Ela é particularmente destruidora pelos fortes ventos e pelo granizo.

 

Isso só quem lida com as danadas é que sabe informar... Principalmente no radar. Obrigada pelas informações, quanto mais melhor sobre o comportamento dessas maravilhas.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Sim, as supercélulas são também as prediletas, mas são rápidas... As cirrus demoram para cruzar um céu e as lenticulares também, passam horas em deslocamento mínimo e vão mudando muito vagarosamente conforme o vento vai moldando. Chego a fazer umas 800 imagens de lenticular, toda a evolução, a supercélula no máximo umas 200 se estiver longe em aproximação e se está perto, nem 20. Correndo risco.

 

Mas tudo é a natureza. Basta olharmos para o céu...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.