Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - Inverno 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Tomasini,

 

Sim, as supercélulas são também as prediletas, mas são rápidas... As cirrus demoram para cruzar um céu e as lenticulares também, passam horas em deslocamento mínimo e vão mudando muito vagarosamente conforme o vento vai moldando. Chego a fazer umas 800 imagens de lenticular, toda a evolução, a supercélula no máximo umas 200 se estiver longe em aproximação e se está perto, nem 20. Correndo risco.

 

Mas tudo é a natureza. Basta olharmos para o céu...

 

800 imagens?

200 imagens?

O que é isso Jaque?

 

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Tomas, faz parte da loucura, heheheh!

 

Olha, essa é a supercélula que peguei aqui ano passado, no mesmo dia que o Paulo Lopes nos brindou com aquele espetáculo inesquecível (tanto que faz parte da capa do site).

 

12.08.2008 - esse monstrinho esculhembou Nova Trento aqui, lembram, postei ano passado...

 

dsc03301u.th.jpg

 

Observem bem essa imagem abaixo, olhem a parte que sai da nuvem, bem na dianteira, era área de rotação que começou a se desenvolver e sair da nuvem, a que o Igor postou, creio que é essa parte, exatamente a rotação, pois é muito semelhante aquela que se formou neste dia, não tenho imagens de aproximação, pois nesta hora já tinha perdido mais uma máquina pelo vento e a areia.

 

dsc03321c.th.jpg

 

E essa é a criatura já enfraquecida. Já passando sobre onde eu estava.

 

panorama2d.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Duquia, fico muito grata como sempre, tuas aulas são fundamentais. Olha, se não se importa, vou copiar esse material para uso e entendimento, muito didática a explicação. Obrigadão.

 

Nossa, esse professor é o mais aguardado, está afastado pelo doutorado, mas breve deverá estar nos dando aula. Muito obrigada novamente.

 

Um abraço,

 

Jaqueline

 

(Cade nossas assinaturas)

Link to comment
Share on other sites

Jaque, teu email para fotos, recebi um gigante com muitas de otima qualidade!!!

 

Por favor, me passa...

 

jack@temposeveronobrasil.com

 

Muito obrigada Clóvis.

 

Beijo,

 

Jack

 

Tomas, muitos e muitos DVDS.... Mas olha que legal, em outubro vou fazer uma exposição no IF-SC. Se alguém tiver por aqui, será um Workshop só de meteorologia, é a primeira (minha) no ramo, estou bem contente...

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, apesar de visitar teu site (http://www.temposeveronobrasil.com) com uma certa frequência, não havia reparado que minha foto fazia parte da capa do site...

 

Não imagina meu orgulho e felicidade por essa deferência! :D:D

 

Só posso, cada vez mais, admirar teu entusiasmo pelas "coisas do tempo"...

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Nossa, aquela tua supercélula é magnífica e apavorante, queria que estivesse maior, a do Tomasini, do Ricardo e do Igor também estão lá. Quem sabe produz um texto para o site com aquele material, tenho conseguido atualizar aos poucos e aquele episódio seria muito bom ter lá, pois é uma das mais assustadoras imagens de supercélulas que já vi no Brasil.

 

Obrigadão,

 

Abraço

 

Jack

 

(Bom, o Luiz deve ter as suas razões, então para mim está bem!)

Link to comment
Share on other sites

 

(Cade nossas assinaturas)

 

Infelizmente as assinaturas foram suspensas (espero que temporariamente) pois não foram respeitadas as regras do fórum (informação do chefe Luiz).

 

Vamos se comportar gente! :D

 

O problema é que somente eu não posso desrespeitar. Os outros podem!

Então que fique sem assinaturas mesmo.

Se acham que irei ensacar a viola assim tão facilmente estão redondamente enganados.

Pau em quem merece apanhar! Sempre!

Desculpam-me o off.

Mas cansei de ser o bode expiatório aqui.

NUNCA MAIS!

Sds.

 

Eu admiro o Tomasini por esse espírito Farrapo!!

 

Mas acredito que foi o conjunto da obra (a soma de assinaturas fora do permitido) que provocou essa atitude...

Link to comment
Share on other sites

Tomas, vou usar três tuas para dar uma aula no fim do mês aqui, aliás iria te pedir se podia, aquele Horseshoe, se eu pudesse usar para a aula, e também para colocar na exposição, é o melhor exemplar que já vi no Brasil. Obrigada.

 

Se vieres para cá será muito legal também, assim que tiver as datas passo aqui.

 

Abraços,

 

Jack

Link to comment
Share on other sites

A propósito, ninguém percebeu algo mais diferente nas fotos que postei??

 

Então... fazendo um raio x nas fotos encontrei essa saliência saindo ao lado da super. Não sei e talvez nunca saberemos se saiu um funil e também não tenho certeza (O Cezar pode nos dar mais uma aulinha) se é comum algo sair naquele canto de sistemas como esse ou somente ocorre na base achatada. Fica registrado minha intriga!

 

cpiadeimg0169a.jpg

 

mtornado.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

UM LEVANTAMENTO DA (DE) CENTRAL DO TEMPO DA RBS, DIZ QUE EM 10 ANOS SC TEVE 20 TORNADOS!!! REALMENTE A PALAVRA TORNADO NO BRASIL CONTINA TENDO O MESMO EFEITO DO CRUCIFIXO PARA DRÁCULA!!!

 

NESTE ANO, EM 9 MESES, JÁ FORA CERCA DE 20 TORNADOS EM SC E ESTIMO QUE A MÉDIA SEJA DE 10/15/ANO. PAREI DE CONTAR QDO ESTAVA EM 13. NESTE EPISÓDIO;

 

3 EM GUARACIABA, 1 INTERIOR DE CONCÓRDIA, 1 EM CAÇADOR, 1 SATA CECÍLIA, 1 EM LEBONS RÉGIS, 1 EM ABELARDO LUZ E OUTRO EM PASSOS MAIA.

 

UM DIA ESTA PALAVRA DEIXARÁ DE SER TABÚ NO BRASIL. TEVE UM AMIGO, FÍSICO, QUE DISSE QUE EM GUARACIABA NÃO FOI TORNADO, FAZER O QUE!!!

 

 

Ronaldo, que nada.... Azar o deles..., só que terão que fazer pesquisa científica para descaracterizar a minha... Aguarda até dezembro que sairá a lista mais aproximada de tornados em SC, passa tranqüillo (ao estilo de Maxi Lópes), tranqüillo dos 70. Essa gente não lê pesquisa científica mesmo... pagam impostos, o governo investe em bolsas, as pesquisas saem e ninguém lê... Dê 75 para cá...

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com Coutinho, está enraizada na mente do povo brasileiro

a noção de que tornados são fenômenos raros no Brasil (e olha que até um tempo

atrás, MUITOS SEQUER SABIAM que ocorria este fenômeno em solo tupiniquim).

 

SC parece ser o estado com mais frequência de tornados no país, então os locais

mais frequentemente atingidos deveriam sim estimular os moradores a fazer

abrigos, o problema é a condição financeira + espaço do terreno para se ter

algo assim, coisa que muitos não possuem.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com Coutinho, está enraizada na mente do povo brasileiro

a noção de que tornados são fenômenos raros no Brasil (e olha que até um tempo

atrás, MUITOS SEQUER SABIAM que ocorria este fenômeno em solo tupiniquim).

 

SC parece ser o estado com mais frequência de tornados no país, então os locais

mais frequentemente atingidos deveriam sim estimular os moradores a fazer

abrigos, o problema é a condição financeira + espaço do terreno para se ter

algo assim, coisa que muitos não possuem.

 

Renan, sobre esse assunto é o texto que está indo para o SBMET, como já falei, se aprovarmos, passo aqui. Fiz com mais uma colega de meteorologia e um engenheiro civil que trabalha com pesquisas de tornados em estruturas aqui.

Link to comment
Share on other sites

UM LEVANTAMENTO DA (DE) CENTRAL DO TEMPO DA RBS, DIZ QUE EM 10 ANOS SC TEVE 20 TORNADOS!!! REALMENTE A PALAVRA TORNADO NO BRASIL CONTINA TENDO O MESMO EFEITO DO CRUCIFIXO PARA DRÁCULA!!!

 

NESTE ANO, EM 9 MESES, JÁ FORA CERCA DE 20 TORNADOS EM SC E ESTIMO QUE A MÉDIA SEJA DE 10/15/ANO. PAREI DE CONTAR QDO ESTAVA EM 13. NESTE EPISÓDIO;

 

3 EM GUARACIABA, 1 INTERIOR DE CONCÓRDIA, 1 EM CAÇADOR, 1 SATA CECÍLIA, 1 EM LEBONS RÉGIS, 1 EM ABELARDO LUZ E OUTRO EM PASSOS MAIA.

 

UM DIA ESTA PALAVRA DEIXARÁ DE SER TABÚ NO BRASIL. TEVE UM AMIGO, FÍSICO, QUE DISSE QUE EM GUARACIABA NÃO FOI TORNADO, FAZER O QUE!!!

O duro é escutar na RBS que foi um "F1"

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, se der repassa esse material quando sair. Tudo que o Jesse produz é muito bom.

 

Duquia, vi esse Atlas e a gente usa ele no artigo que será encaminhado para o SBMET, a autora fala em 43 tornados, de 73 a 2000 aqui em SC (claro que sabemos que foi muito mais...), mas já é um grande avanço ter dados científicos, a Isabela antes de se retirar do meio acadêmico também deixou um bom legado.

 

Estamos fazendo pesquisa (para outro congresso) sobre o mesmo período (30 anos) e um pouco mais, associando o El Ninho e La ninha a tornados aqui em SC, e La ninha aqui está dando um baile..., estamos traçando um mapa bem detalhado de onde ocorre por estação, região e onde foram os mais destrutivos.

 

Toda essa produção no PR é muito importante, ano passado um pesquisador solicitou dados do site que não encontrava em lugar nenhum, aí do PR, para a tese de doutorado dele. E tinha algumas coisas que repassei e o cara ficou muito agradecido.

 

É muito bom isso, e os bancos de dados deveriam ser custeados por alguma entidade, para livre acesso. O problema é quando sai do bolso da gente... Se fosse somar o que já gastei nisso por gostar do assunto, comprando arquivos de jornais, pagando por filmagens de tornados... e vendo jornalista levar na minha frente videos sem nem sequer dar um centavo para a pessoa... E depois o Jornal vende horrores e nem cita o nome... e ainda vende os arquivos... hehehe. Mas o pior foi a atitude de alunos que usaram dados do site e apresentaram em congresso de meteorologia e não citaram a fonte, além de terem ganho bolsa, pegaram dados e nem referenciaram quem disponibilizou e teve custo, por isso deixei um ano o site fora do ar e nem tem mais tantas informações hoje em dia, fiquei chateada mesmo.

 

Mas, é muito importante! Pesquisa com pesquisador sério é o que comprova de fato as coisas. Radar é fundamental. Teria que ter mais....

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

DUQUIA; SIM O RADAR DE FBGO SERÁ DIGITALIZADO.

 

CONCORDO, TEMOS UMA TEMPORADA DEFINIDA DE TEMPO SEVERO E DE TORNADOS, FIM DO INVERNO ATÉ O COMEÇO DO VERÃO CLIMÁTICO, MEADOS DE NOVEMBRO.

 

LÁ NO RADAR DE FBGO, NA ÉPOCA QUE TRABALHEI LÁ, AS PIORES TEMPESTADES ERAM EM FINS DE SETEMBRO ATÉ NOVEMBRO, GERALMENTE DE NOITE/MADRUGADA.

 

Nossa Ronaldo, que informação valiosa!

Link to comment
Share on other sites

Simepar:

 

No Paraná seguem válidos os alertas emitidos anteriormente os quais indicam a possibilidade de temporais, acompanhados de ventos fortes, raios e chances para a ocorrência de granizo em especial para as regiões oeste, sudoeste e setores a oeste da região norte (noroeste). O risco para estes eventos severos é maior do período da tarde até o início da noite.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Possibilidade de temporais no centro, oeste e norte gaúcho, oeste de SC e na região de Palmas hoje a tarde e noite, embora nem todos os índices de instabilidade estejam em acordo. Os mais altos são:

 

Penso que por aqui deve chegar amanhã de madrugada e passarmos o dia e a noite/madrugada de sexta "enferruscados"...

 

Interessantíssimo, para quem nunca leu nada sobre...

http://www.youtube.com/watch?v=qKOtpg1CIMM

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

OLHA QUE NOTÍCIA TRISTE;

 

NA REGIÃO DE GUARACIABA AS SEGURADORAS OU SEGURADORA NÃO QUER PAGAR ALEGANDO QUE NO CONTRATO DIZ; VENDAVAL E NÃO TORNADO....PODE???

 

É O QUE DÁ DIZER QUE NO BRASIL NÃO DÁ TORNADO OU É MUITO RARO.....

 

Se tu fores ler uma apólice de seguro cuidadosamente, seja lá de que for, as chances de tu receber indenização são muito pequenas.

Seguro é bom para as seguradoras e os corretores que os vendem. Só!

Sds.

 

 

Negativo. Vige hoje o princípio da boa fé contratual e SEMPRE prevalecerá mais a intenção do que o escrito. Isso é Lei, não é opinião.

 

Evidente que esta será a defesa da seguradora, mas dificilmente esta tese será aceita pelo judiciário, ainda mais quando se segurou danos advindos de evento climático. Caso não fosse segurado este tipo de sinistro, aí sim, nem vendaval ou tornado.

 

Lembre-se: o papel aceita tudo e a decisão final não é da seguradora e sim do judiciário.

 

Concordo Shimutz!

 

Eu mesmo tive um sinistro que a Bradesco Seguradora não queria me pagar, entrei na justiça e ganhei.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Hoje a tarde indo para minhas terras parei junto ao asfalto. Em um local que se pode ver bem a região onde, imagino, o tornado, caso fosse, teria tocado o solo. Tirei umas fotos. A princípio tudo normal, apesar de algumas fotos terem ficado desfocadas. Logo coloco algumas aqui para o pessoal ver.

Sds.

 

"Sds"... Só deus sabe :lol: :lol: :lol:

No aguardo.

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Casas ficam destelhadas em Foz do Iguaçu

Choveu forte no extremo oeste do Paraná nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (18). O município de Foz do Iguaçu informou, no início desta tarde que que esses eventos naturais - chuva e vento - foram os responsáveis pelo destelhamento de 30 casas, além da queda de várias árvores em parte da zona urbana. A estimativa é de que cerca de 6800 pessoas tenham sido afetadas direta ou indiretamente. O abastecimento de energia elétrica, segundo o responspável pelas informações, Sr. Wilson Ramos, também sofreu com o evento. Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas.

 

http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=488

Link to comment
Share on other sites

Depois de temporal, prefeito de Atalaia planeja decretar situação de emergência

 

226112_N.jpg

 

Os 15 minutos de ventania e muita chuva que atingiram a cidade de Atalaia (a 65 quilômetros de Maringá), por volta das 18h30 de sexta-feira (18) foram suficientes para destelhar casas, prédios públicos e barracões, arrancar postes, árvores e a fiação elétrica e desalojar moradores. Os estragos foram tantos que o prefeito Nilson Aparecido Martins (PMDB) planeja decretar situação de emergência. “Nunca vimos coisa igual”, relata.

 

Balanço preliminar da Defesa Civil do município aponta que 20 pessoas ficaram desalojadas e tiveram de buscar abrigo em casas de amigos e parentes; 200 casas, oito prédios públicos e cinco empresas foram destelhadas. Não houve mortes. Uma pessoa ficou levemente ferida.

 

Centenas de árvores ficaram caídas sobre as ruas da cidade. “A tempestade afetou 100% da área urbana”, diz Bráulio da Silva, coordenador da Defesa Civil de Atalaia. Após a passagem do temporal, toda a cidade ficou sem luz, telefone e internet. O abastecimento de água também foi interrompido e até a manhã de sábado não havia sido normalizado. O fornecimento de luz foi parcialmente normalizado. “A zona norte da cidade, onde estão localizados os conjuntos habitacionais, foi a mais atingida”, afirma Silva.

 

A garagem onde são guardados ônibus e maquinários da prefeitura ficou destruída. O barracão antigo de madeira que abrigava os veículos teve telhas arrancadas e a estrutura de madeira desabou. Dois ônibus e dois micro-ônibus que fazem transporte escolar, dois caminhões e dois tratores foram atingidos por telhas e pedaços de madeira. Não havia ninguém no local no momento do acidente. “O expediente já tinha terminado, foi sorte”, conta o prefeito. O prédio da prefeitura foi inundado. Árvores caíram sobre escolas e creches. Ainda não se sabe se haverá aula na segunda-feira.

 

A Defesa Civil local e o Corpo de Bombeiros de Maringá distribuíram 1,6 mil metros de lona para os moradores que tiveram as residências danificadas. A residência da dona de casa Maura Batista foi a mais atingida pela tempestade. Todas as telhas foram arrancadas com a força do vento. “Eu estava em casa e vi quando uma nuvem preta se aproximou”, descreve. “Começou a ventar bem forte, fechamos a porta e tentamos nos proteger”, disse. Cinco pessoas estavam na casa, destelhada totalmente. “As telhas começaram a cair em cima da gente; achei que íamos morrer.” Depois que a tempestade passou, Maura teve de ir ao hospital. “Fiquei muito nervosa.”

 

Na manhã de sábado (19), havia roupas, colchões, móveis e eletrodomésticos no quintal. “A chuva molhou tudo o que temos”, contou, emocionada.

 

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/226112

Link to comment
Share on other sites

Triste aí no PR Igor.

Pois é, ao que tudo indica teremos uma primavera/verão plena de instabilidades severas. Boa para registros e emoções de quem instintivamente adora isso e triste, muito triste pelas enormes perdas humanas e materiais que advirão.

Sds.

 

Verdade, bom seria se o espetáculo ficasse somente lá em cima..

 

Nossa Igor, que violência.... Isso dá um trabalho para limpar, e o estrago... Chegou a ver algo no radar...

 

Fazendo um zoom nessa imagem acabou perdendo a qualidade, mas dá pra perceber no círculo vermelho a cidade de Atalaia. Foi um núcleo junto a uma linha de tormentas.

 

clip1s.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.