Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - Inverno 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Detalhe que não comentei, tem muitos morros na região, até mesmo a Oeste, de onde o tornado avançou, alguns desniveis de 100/150m, vales, baixadas e afins, o que prova que se o bixo é grande, ele não tá nem aí com o terreno.

 

Esse mito (que rios, lagos, montanhas inibem ou desviam tornados) é comum... Mas como já disse e o Clovis registrou é um mito....

 

http://www.hprcc.unl.edu/nebraska/tornado-myths.html

Link to comment
Share on other sites

Duvido que tenha sido vento de 115 a 180km/h (digo o máximo), deu 155km/h na automática de Resende numa ventania em 2008 e os danos não chegaram nem perto disso, pelas imagens foi mais de 200km/h. Mas a intensidade varia rapidamente, aliás teve um F5 em Alberta no Canadá em 2006 ou 2007 e nem era muito largo, no vídeo parecia um tornado médio.

 

Com os furacões acontece de o tamanho não ser indicativo na intensidade dos ventos, o Ike ao se aproximar do Texas era grande e com aparência pouco saúdavel (além de apenas cat 2) mas tinha uma das maiores energias acumuladas, maior que alguns cat 5 pequenos (como o Andrew).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Antes de mais tudo, MUITO LAMENTÁVEL TODAS AS OCORRÊNCIAS NOS ÚLTIMOS DIAS!!!!!

 

ESPETACULAR COBERTURA CLÓVIS!!!

 

Buenas!

 

Apenas uma captação mal feita :lol:...

http://www.youtube.com/watch?v=_baJLfs8MUU...

Só para analisar... ;)

Saludos y Suerte!

 

Esta dando que esta incorreto o link no youtube, posta o video direto aqui.

abraços

 

Agora deu... :D ---

 

É que fui olhar e tinha muita coisa sem necessidade, além de barulhada ao redor. Sabe como é... Alaridos... crianças, cachorros, parentes chatos :lol:... Então resolvi editar.

Friso que é apenas para terem uma noção do comportamento do dia por aqui. Até 06:45min. é no horário da manhã, o restante é do momento da granizada na cidade e o ????? que acometeu Itaara. Houve um relato na Metsul de uma possível nuvem funil em bairro ao So daqui... Em sendo mesmo, creio que é em 01:28min ou em 04:32min. Outro dado relevante: O dia passou extremamente cinza, porém em alguns momentos adquiria um tom esverdeado (não é truque... :lol:) e o tempo todo mesclando com aberturas incríveis, assim como uma "quase total ausência de raios".

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Chuva extrema em Guaiçara e Lins agora pouco. Durou muito pouco, mas foi absurdamente intenso. Um colega meu de Lins disse por msn que o vento estava incrivelmente forte, e que não dava pra ver nada do lado de fora. :shock:

No radar chegou a ficar ROSA (extrema)

Pois é agora tem uma rosa de novo entre cafelândia e guaratã

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Araçatuba já está completamente noite. Tempo absolutamente instável. Muuuuuitas trovoadas, muuuuuuuito, muuuuito, mas muuuuuuito vento mesmo! E chuva variando de fraca a forte. Acho que logo logo o céu desaba por aqui. Não para de "explodir" novas células na região de Araçatuba. Está incrível!!! :shock: :shock: :shock:

19°C.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Araçatuba já está completamente noite. Tempo absolutamente instável. Muuuuuitas trovoadas, muuuuuuuito, muuuuito, mas muuuuuuito vento mesmo! E chuva variando de fraca a forte. Acho que logo logo o céu desaba por aqui. Não para de "explodir" novas células na região de Araçatuba. Está incrível!!! :shock: :shock: :shock:

19°C.

 

Então imagine o que esta por vir ainda. :o

Link to comment
Share on other sites

Desde ontem faz frio aqui em Três de Maio. À noite a temperatura era de 10ºC, nesta manhã com temperatura de 8ºC e bastante vento a sensação térmica era próxima a 0ºC nas rajadas mais fortes. A máxima hoje foi de 15ºC, céu nublado e garoa, agora o tempo está um pouco melhor e faz 12ºC.

 

Do ZH:

Confirmados mais dois tornados em Santa Catarina

Fenômenos atingiram Salto Veloso e Santa Cecília, na região Meio-Oeste

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Fiz umas "artes" e produzi um texto com MINHAS CONCLUSÕES e deixei pro pessoal do SIMEPAR colocar na página...Sem dúvidas o que podemos "atestar" pelo radar, no caso de San Pedro, é de que podemos identificar uma Supercélula. Cisalhamento do vento e a retroalimentação também podem ser observadas apenas daquele simples mosaico. A retroalimentação, que dá movimento próprio, pode ser visualizado das novas descargas (POSITIVAS) que iam se formando às bordas, na medida que a super avançava.

 

O que me intriga é que a taxa de precipitação daquela célula estava entre 75 mm/h a 98 mm/h entretanto pela literatura esta taxa deveria SER BAIXA devido ao entranhamento... estranho, mas os nossos bichinhos poderão ter características "mutantes" Ehehehehehehe

 

Claro, eu SEI que houve tornado no oeste de SC entretanto, pelo radar, no range de 400 km, COM CERTEZA eu posso afirmar que trata-se de um SUPER. Dentro de uma SUPER há a geração de tornado ou DE TORNADOS. No 400 km é difícil até de se obter a assinatura do(s) bichinho(s).

 

DIFERENTE é o caso de Santa Cecília. Recebi as fotos e DEUS QUEIRA, arrume tempo para me desvenciliar da burocracia que ando submetido para tratar deste e de outro município COM MAIS CARINHO.

 

Bem, eu ficarei no aguardo para ver se o pessoal arranja uma melhor maneira para a visualização das animações lá no site do SIMEPAR pois serão bem elucidativas.

 

Talvez volte a escrever agora vou para a chuva!!!!

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

 

Duquia,

 

Ficou ótimo mesmo! Será que me conseguirias as imagens originais, pretendo estudar esse caso também e usar no site, infelizmente não consegui baixar o video de alta resolução na página. Obrigada!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Marcos troco a 19 pela 30. A última. Impressionante a clareza do rastro deixado. Sem dúvida alguma. TORNADÃO!! :shock:

Meus parabéns Clóvis.

Mais um marco para o BAZ!

Sds.

É verdade. A foto 30 mostra melhor ainda o rastro. Interessante que há uma faixa na trajetória da destruição em que sobrou vegetação. Talvez pelo tipo de vegetação ali presente e pelo maior declive do relevo naquele ponto, protegendo as árvores de uma devastação total!

 

Parabés pro Clóvis, de novo!

 

Abraços fotográficos!

 

Pessoal, comentei algumas vezes que na área onde sobrou mata naquele topo, acredito eu, que seja por efeito do relevo, pois na parte onde detonou, era do mesmo nivel do outro lado da BR, mas na parte salva, o morro dava uma boa subida! E na parte onde voltava ao mesmo nível, novamente tinha destruição que descia o morro...

 

Ainda estou chateado comigo mesmo pela falta de qualidade das fotos e vídeos, pqp, da vontade de pegar emprestado de uma loja e voltar lá!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

PHP disse:

Olha o BAZ fazendo escola hein!!!

A dupla Marcelo Albieri e Alexandre Aguiar, produziram um belíssimo material lá na Metsul, coisa de profissional de categoria, parabéns aos dois!

 

PHP: Eu estava prestes a fazer este comentário no blog da Metsul. Vou tentar criar outro...concordo inteiramente....e a integridade da Metsul, além do trabalho primoroso de profissionais extremamentes competentes....deu o devido crédito ao Marcelo Albieri como anteriormente deu crédito ao Carlos A. Dias...ao Ilson...etc...etc...

 

Alexandre: As informações que aqui chegaram dão conta que o fenômeno atingiu Guaraciaba por uma hora e meia....não entendi esta afirmação.( isto pode ser esclarerecedor do momento em que o bicho toca o solo.....mas se ele toca o solo em Guaraciaba não é o mesmo tornado da Argentina...apesar de estar na mesma formação...aqui posso estar muito equivocado).

 

 

Um F3 é capaz de percorrer 60km em uma hora...e manter a trilha.....o que o coloca no limite...como disse o Marcos a distância é 58 km....Mas até o momento eu não vi evidencias de uma trilha de 60 km. A ausencia de uma trilha tão extensa não é impeditivo de ter sido um F3.....e como não tenho dados da disposição dos destroços na "linha verde" que o Clóvis marcou...(normalmente os destroços são ortogonais a trilha)...Assim penso em um F1 com momentos de F2....(os eucaliptos caem fácil...mas)

Aparentemente valeu a regra se abrigue em cômodos pequenos....banheiros principalmente....pode ser extremamente útil.

Mas se você abalizado como sempre diz ser um F3 mas nem em sonho discordarei. abraços

 

Clóvis não fique chateado....este tempo severo....ganhou do monitoramento...e isto é muito bom :roll:

 

Esque deste detalhe!!!!

 

O pessoal comentou que o pior durou entre 30 min e uma hora de ventania quase sem parar.

Acabei de olhar o filme do Simepar, excelente, e que, se não analisei errado, parece que a célula avançou sobre o município, e talvez pela rotação "deu ré" e atingiu a mesma região pela segunda vez! É possivel ??

 

Mafili, virou carros, destruiu casas de alvenaria, derrubou e decepou araucárias, penso no mínimo em um F2...

 

Abraços e obrigado pelas palavras!

Link to comment
Share on other sites

Hummm 30 minutos? 1 hora? Tornado não fica esse tempo todo em um local nem com mandato de prisão.

Algo não bate aí. Acho que confundem o começo dos temporais com a passagem em si do tornado, que não pode durar mais que alguns minutos no máximo em um local.

Sds.

 

Tá muito bom Tomas. Essas dúvidas são importantes.

 

Minhas observações e informações na hora foram 21h e 21h30 (o que o prefeito falou fecha com esse horário) o ápice. Imagens do SIMEPAR dão conta disso. Foi do EF0 a EF3 ou EF4. A METSUL fez imagens primorosas, 3D. Infelizmente cursar meteorologia não é fácil, a física está me massacrando, se não tivesse prova amanhã e sexta iria agora para lá, fazer uma daquelas análises gigantes, botar uma bota e subir e descer morro, aí que a gente encontra relíquias e pode fazer as medições e aprofundar.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

 

Tá muito bom Tomas. Essas dúvidas são importantes.

 

Minhas observações e informações na hora foram 21h e 21h30 (o que o prefeito falou fecha com esse horário) o ápice. Imagens do SIMEPAR dão conta disso. Foi do EF0 a EF3 ou EF4. A METSUL fez imagens primorosas, 3D. Infelizmente cursar meteorologia não é fácil, a física está me massacrando, se não tivesse prova amanhã e sexta iria agora para lá, fazer uma daquelas análises gigantes, botar uma bota e subir e descer morro, aí que a gente encontra relíquias e pode fazer as medições e aprofundar.

 

Abraços,

 

Se não fosse chover domingo, eu ia lá muito melhor equipado, e iria adentrar naquele interiorzão...

 

Pois é, tinha esquecido completamente que o pessoal comentou de meia a uma hora do evento, o pessoal disse, veio de um lado, depois acalmou uns 5 minutos, e veio de novo, e era vento de tudo que é lado, parecia que a tempestade ficava arrodeando e não ia mais embora, era o que comentavam...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Tá muito bom Tomas. Essas dúvidas são importantes.

 

Minhas observações e informações na hora foram 21h e 21h30 (o que o prefeito falou fecha com esse horário) o ápice. Imagens do SIMEPAR dão conta disso. Foi do EF0 a EF3 ou EF4. A METSUL fez imagens primorosas, 3D. Infelizmente cursar meteorologia não é fácil, a física está me massacrando, se não tivesse prova amanhã e sexta iria agora para lá, fazer uma daquelas análises gigantes, botar uma bota e subir e descer morro, aí que a gente encontra relíquias e pode fazer as medições e aprofundar.

 

Abraços,

 

Se não fosse chover domingo, eu ia lá muito melhor equipado, e iria adentrar naquele interiorzão...

 

Pois é, tinha esquecido completamente que o pessoal comentou de meia a uma hora do evento, o pessoal disse, veio de um lado, depois acalmou uns 5 minutos, e veio de novo, e era vento de tudo que é lado, parecia que a tempestade ficava arrodeando e não ia mais embora, era o que comentavam...

 

Abraços

 

Clóvis, teu material está ótimo, sempre digo que até o terceiro dia se consegue muita coisa, depois as pessoas começam a se organizar, daí já era...

 

Olha, se tiveres imagens de mais resolução será que poderias me passar... ts@temposeveronobrasil.com

 

Abraços e mais uma vez obrigada,

Link to comment
Share on other sites

Se foi o mesmo tornado que atingiu cidades da Argentina e Guaraciaba difícil saber, mas o óbvio: foi a mesma supercélula. Aí entra aquela questão de toca o solo, recolhe, baixa ao solo novamente...

É isso. Esses monstros produzem ventos consideráveis! Um vídeo que analisamos aí de Tupassi, no domingo, mostrava um CB "em convusão"! Até mostrava movimentos rotacionais na nuvem mas realmente não chegou a formar um funil. Diria que foi "por uma teta"!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Não é muito longe daqui não... Que vídeo é esse? De alguém que filmou ou está falando do radar?

Link to comment
Share on other sites

São Carlos registrou 50 milímetros de chuva entre a manhã de terça-feira e a manhã desta quarta (9). Até agora, choveu mais que o mês inteiro de setembro no ano passado, quando as chuvas atingiram 32 milímetros. O mau tempo deixou a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sem telefone desde a tarde de terça-feira. Os funcionários da universidade estão tentando restabelecer a comunicação. Em Araraquara, o vento forte derrubou postes e árvores. No assentamento Monte Alegre, a granja foi destelhada, mas ninguém se feriu. Em Pirassununga, parte de uma loja desabou no Centro da cidade. Quando os funcionários se preparavam para abrir a loja, parte do telhado cedeu, algumas rachaduras se abriram no teto, e a camada de gesso desabou.

 

(EPTV)

Link to comment
Share on other sites

Guilherme, bonita a foto.

 

Ronaldo,

 

Pelas pesquisas da rede de colaboradores do site, temos levantado esse tornado em SC, Canoinhas, nunca estudado e provávelmente o mais mortal, mas da uma olhada que furioso que foi, provável EF4 (tenho usado esta escala porque ela diminuiu alguns dados de vento para tornados e reacomodou as velocidades de vento para uma condição mais atualizada e mais detalhada de análise).

 

http://www.temposeveronobrasil.com/tx/1/hca.htm

Link to comment
Share on other sites

"Com todo o respeito, isso não é fonte."

Ok :roll:

 

Guilherme, não sei se tu sabe mas em 2007 (acho) houve um grande desentendimento entre o Daniel e alguns bazianos, tanto que ele foi banido do BAZ, mas não sei de detalhes.

 

Sobre o tornado, depois de tudo que foi dito, penso em picos de F2 ou F3, não entendo muito do assunto mas vi que os danos foram bem mais graves que em rajadas de mais de 150 km/h registradas aqui no estado por estações do Inmet, equivalente ao F1. Já está chato ler nos jornais que ventos de "110 e 120km/h" provocaram os danos (na maior parte dos locais até pode ser mas onde foi mais grave não). Hoje li uma pérola no jornal local (O Globo), diz que já foram registrados tornados com velocidade superior à do som (300m/s ou 1080km/h, e estas velocidades estavam relacionadas no trecho... acho que nem nos filmes do Roland Emmerich).

Link to comment
Share on other sites

"Com todo o respeito, isso não é fonte."

Ok :roll:

 

Guilherme, não sei se tu sabe mas em 2007 (acho) houve um grande desentendimento entre o Daniel e alguns bazianos, tanto que ele foi banido do BAZ, mas não sei de detalhes.

 

Sobre o tornado, depois de tudo que foi dito, penso em picos de F2 ou F3, não entendo muito do assunto mas vi que os danos foram bem mais graves que em rajadas de mais de 150 km/h registradas aqui no estado por estações do Inmet, equivalente ao F1. Já está chato ler nos jornais que ventos de "110 e 120km/h" provocaram os danos (na maior parte dos locais até pode ser mas onde foi mais grave não). Hoje li uma pérola no jornal local (O Globo), diz que já foram registrados tornados com velocidade superior à do som (300m/s ou 1080km/h, e estas velocidades estavam relacionadas no trecho... acho que nem nos filmes do Roland Emmerich).

 

Totalmente possivel ventos nesta velocidade, tunel do vento talvez?

Ou vai ver q a BIRUTA ficou do lado do carro mais veloz do mundo.

 

Eu também li agora nao sei o site, sobre tornados no estado de São Paulo por causa dos ventos, em nenhum momento do artigo falaram de funil ou algo circular, ligaram o vento forte apenas aos tornados.As vezes da um pouco de dó das pessoas que tem que escrever sobre meteorologia sem ter um minimo de noção sobre o assunto.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

No Jornal Nacional disseram, baseado que teria sido um tornado F1, que o vento atingiu até 180 km/h. Eu dou uma perna que passou de 200 km/h. É virtualmente impossível um vento de 180 km/h VARRER A SUPERFÍCIE, quebrando a TOTALIDADE das árvores ao meio e derrubando TODAS as casas de material! Essa afirmativa e as imagens simplesmente não batem.

 

Os relatos para o JN mostram que pessoas que VOARAM com o vento.

 

A destruição salta aos olhos e é evidente que o vento foi bem acima de 180 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, o que o Paulo quis dizer é que se trata de um mito que o relevo IMPEDE tornados.

 

 

Olhem o relatório final de um tornado F3 nos EUA e comparem as fotos com Guaraciaba.

 

http://www.srh.noaa.gov/jan/events/2003 ... ndon1.html

 

 

Correto Alexandre. Fiz uma interpretação errada do que o Paulo comentou. Desculpam-me por esta falha.

Vendo as imagens de destruição do F3 no link Alexandre eu desconfio que em Guaraciba foi até mais poderoso. E convenhamos para o monstro percorrer tantos km tem que ter sido no mínimo um F3! Já especulo algo mais intenso.. :shock:

Sds.

 

Isso mesmo, Tomasini. Por outro lado, existe um vídeo bastante elucidativo a respeito da importância das árvores (ou outra barreira) na proteção de uma casa.

 

Vou descrever o que se passa no vídeo, pois não consigo localizá-lo na net. (JAQUE, AJUDA POR FAVOR!)

 

Um tornado em um terreno plano, encontra uma barreira de árvores. Logo após a barreira existe uma casa. O tornado atinge as árvores e "pula" a casa. Obviamente, o que salvou a casa foram as árvores. O vídeo é espetacular... Espero encontrá-lo

Link to comment
Share on other sites

Mafili, na verdade não sei dizer a posição do cinegrafista.

 

Pelo que já li a maior parte dos tornados nos EUA se desloca de SO para NE. Não sei se esse foi o caso. Mas me parece que aquela barreira de árvores não está ali por acaso.

 

Numa conversa com um engenheiro civil tive uma aula sobre ventos predominantes e melhor maneira de construir a casa, a ordem da colocação das telhas, a maneira de fixá-las nas "tesouras" (utilizando uma furadeira) e outras coisitas más...

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Paulo Lopes, esse vídeo mostra bem a natureza específica do tornado. Repare, logo depois dos 3:50, quando o tornado recém em gestação entra junto às arvores, apenas as árvores diretamente atingidas por ele deitam enquanto as demais imediatamente o lado ficam balançando com o vento. Isso ajuda a provar a ocorrência do tornado em SC com a linha de destruição extremamente bem definida.

 

A casa nesse vídeo se salvou de algo pior por muito pouco.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.