Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Internacional - FEVEREIRO 201


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 446
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gerson, agora 7ºC no aero de Londres. Parece que só Dezembro foi bom mesmo, né. Janeiro meia-boca e Fevereiro decepcionante.

 

Essa reportagem abaixo saiu hoje no jornal.

Muitas estacoes de esqui nos Alpes nao viam neve a quase 2 meses!!

 

:cray:

 

Skiing holidays are rescued as snow falls across the Alps

 

Snow has arrived in the nick of time to rescue what was threatening to be a disastrous half term week for the Alps.

 

Some resorts had not seen any fresh falls for 54 days and average snow depths were only 25 per cent of what would be expected by late February.

 

The snow started to fall in Austria, Italy and the southern French Alps earlier this week and is to reach major resorts such as Val D'Isere tonight.

 

Only the more westerly and northern French and Swiss resorts have yet to benefit, although light coverings are forecast for the weekend.

 

Webcams still show hugely popular destinations such as Meribel and Megeve in France with bare earth at village level, although lower temperatures have allowed runs to be covered by snow cannons at higher altitudes.

 

Betony Garner of the Ski Club of Great Britain, said: "Across most of the Alps snow is either falling or will be by the end of the day. Next week is the busiest week of the season so it's brilliant that it's come now rather than in a few weeks time."

 

Resorts in Scandinavia, the Rockies and Scotland have all had heavy snow.

 

http://www.thisislondon.co.uk/standard/article-23924244-skiing-holidays-are-rescued-as-snow-falls-across-the-alps.do

Link to comment
Share on other sites

Vancouver amanheceu nublada e 0C. A cidade está cheia de sal nas ruas em caso de neve! Que organização da prefeitura.

 

Primeiro mundo é isso. :good2:

 

 

É engraçado porque aqui o procedimento quando a previsão é de que as máximas sejam negativas não é jogar sal e sim areia. Só se joga sal quando há chance de que a neve derreta e permaneça derretida. Como a temperatura não chega a 0oC faz mais de 10 dias (em Koping creio que faz algo como 25 dias), a prefeitura (e também a Volvo dentro das suas instalações) joga areia para evitar a formação de gelo tipo "pista de patinação". A areia faz com que a neve que derrete por atrito com pneus e sapatos (a única forma de derreter a neve com estas temperaturas, nos lugares em que as pessoas e os carros não circulam a neve que caiu há uma semana ainda está POWDER!), ao congelar de novo continue "arredondada" sem provocar escorregões! O problema é que isso provoca uma imensa sujeirada, pois os sapatos ficam cheios de areia! Tenho de entrar no meu quarto e tirar o sapato, se não fica tudo a maior sujeirada!

 

Agora -6oC por aqui, com previsão de -7oC de mínima. Pelo visto não vou passar de zero em toda a minha estadia na Suécia. Hoje a previsão era zerar, mas a máxima foi -3oC (a maior que peguei até agora aqui, he he he)!

 

Amanhã tá previsto que a máxima fique em -4oC! Nem em Gotenborg eu devo pegar 0oC, he he he! Vai ser frio assim na PQP!

 

 

 

Vc tem certeza que eh areia!?!?

 

Pois em Londres o "sal" que eles jogam nas ruas eh diferente do sal de cozinha que estamos acostumados ....o sal parece uma areia alaranjada...

 

.

Link to comment
Share on other sites

Legal, Soares! Em North Van a neve está bem mais consistente que na sua vizinha logo ao sul. Impressionante o efeito das montanhas sobre a neve. Parece que elas conseguem levar neve até mais embaixo.

 

Aqui no centro de Vancouver chove nesse momento com 3C (Canela rules!)

 

 

Pois é...há regiões tão próximas e sem neve....estive olhando uma câmera em Richmond e parecia ter neve tb...

 

E o centro de Vancouver parece seguir a sina da neve no Brasil....bate na trave!!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de conferir no wunderground: a última máxima positiva em Skovde foi em 11/02, portanto antes de eu chegar, quando fez 1oC!

 

Em Koping fez 0oC de máxima neste mesmo dia! Vendo no HIstórico do Wunderground dá para medir a "sorte" que eu dei: Koping, muito mais fria que Skovde, chegou a ter várias MÍNIMAS positivas seguidas no início de fevereiro e no final de janeiro! Ou seja, as temperaturas estavam acima da média, tipo, com médias diárias de 2oC/3oC, algo comum em SJ durante o inverno, he he he!

 

Só acho que média de 2/3ºC em SJ não é comum durante o inverno. Aliás, é mais raro do que comum. Para essas médias serem alcançadas, SJ precisaria de MUITOS dias com MÁXIMAS abaixo dos 5ºC, o que não é comum, mas raro.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de conferir no wunderground: a última máxima positiva em Skovde foi em 11/02, portanto antes de eu chegar, quando fez 1oC!

 

Em Koping fez 0oC de máxima neste mesmo dia! Vendo no HIstórico do Wunderground dá para medir a "sorte" que eu dei: Koping, muito mais fria que Skovde, chegou a ter várias MÍNIMAS positivas seguidas no início de fevereiro e no final de janeiro! Ou seja, as temperaturas estavam acima da média, tipo, com médias diárias de 2oC/3oC, algo comum em SJ durante o inverno, he he he!

 

Só acho que média de 2/3ºC em SJ não é comum durante o inverno. Aliás, é mais raro do que comum. Para essas médias serem alcançadas, SJ precisaria de MUITOS dias com MÁXIMAS abaixo dos 5ºC, o que não é comum, mas raro.

 

O Zé está falando de um dia, apenas.

 

Inverno passado tive um dia em Canela cuja média ficou em 1,1C.

Link to comment
Share on other sites

Voltei! A neve que peguei aqui foi muito parecida com aquelas que vejo volta e meia na serra gaúcha. Quando saí para rua a neve começou a apertar e pensei: "agora vai!!!". Quando a empolgação cresceu a a intensidade da neve diminuiu e virou chuva.... Bueno, continuei a caminhar pelo centro, encontrando como sempre pessoas de camiseta na rua - não dá para entender o que esses canadense tem no corpo - quando, de repente, volta a nevar. A intensidade cresceu e quando comecei a analisar mais de perto a neve não era em flocos, era neve granular. Na rua ouvia o pessoal dizer: "It's hailing!!". Ou seja, eles chamaram de chuva de pedra aquilo que eu conheço como neve granular.

 

Agora faz 1,4C e "granula" lá fora. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Neva legal agora no centro de Vancouver! PWS na região apontam 2C. Vou pra rua conferir minha primeira neve em um grande centro urbano!!

 

E o pior de tudo é que mesmo pegando bastante neve pelo Canadá, quando voltar pra o RS, vamos continuar subindo pra Canela pra ver se cai qualquer farelinho do céu... baziano é baziano..

Link to comment
Share on other sites

Acabei de conferir no wunderground: a última máxima positiva em Skovde foi em 11/02, portanto antes de eu chegar, quando fez 1oC!

 

Em Koping fez 0oC de máxima neste mesmo dia! Vendo no HIstórico do Wunderground dá para medir a "sorte" que eu dei: Koping, muito mais fria que Skovde, chegou a ter várias MÍNIMAS positivas seguidas no início de fevereiro e no final de janeiro! Ou seja, as temperaturas estavam acima da média, tipo, com médias diárias de 2oC/3oC, algo comum em SJ durante o inverno, he he he!

 

Só acho que média de 2/3ºC em SJ não é comum durante o inverno. Aliás, é mais raro do que comum. Para essas médias serem alcançadas, SJ precisaria de MUITOS dias com MÁXIMAS abaixo dos 5ºC, o que não é comum, mas raro.

 

 

Só para deixar claro eu estava falando de médias diárias!!!!!!!

 

Dias com máxima em torno de 8oC/10oC e mínimas em torno de 0oC/-2oC em estações como Urupema e Villa são absolutamente comuns nos meses de JJA, o que resultariam em médias deste tipo. Nos meus arquivos de Urupema e Villa registrei mais de 15/20 dias com médias simples iguais ou menores que 3oC no último inverno (para a Villa vale os 2 últimos invernos, totalizando mais de 30/40 dias com médias iguais ou abaixo - pena não ter no meu lap top os dados completos). Isso porque era média simples! Se fosse ponderada seriam mais dias ainda! Mesmo no INMET e Climaterra estas médias acontecem várias vezes por ano, embora não sejam tão comuns! O Ronaldo pode nos dizes, mas acho que na média dá uns 15 dias ai ano!

 

Bom, mas o fato é que ao invés de pegar estas temperaturas baixas agradáveis que nós perseguimos aí no Brasil (e que ocorreram na semana anterior), eu peguei um frio descumunal que nunca tinha pego na vida! :prankster: :pleasantry: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Neva legal agora no centro de Vancouver! PWS na região apontam 2C. Vou pra rua conferir minha primeira neve em um grande centro urbano!!

 

E o pior de tudo é que mesmo pegando bastante neve pelo Canadá, quando voltar pra o RS, vamos continuar subindo pra Canela pra ver se cai qualquer farelinho do céu... baziano é baziano..

 

Torales, eu trocaria a parte do pior de tudo para "melhor de tudo" hehehehehhe

 

Ver neve em um país como o nosso, em que ela sempre aparece mas não é frequente como em outros países medalhões no quesito frio, não tem preço!!

Link to comment
Share on other sites

Caras, esse ano eu volto a caçar neve na Serra! Minha sorte pro frio tá muito grande! Nevou nesta madruagada aqui e também um pouquinho de paraguaias esparsas ao longo de mais um dia com máxima negativa! Bom, mas o que eu acabo de ver no Wunderground é que na Quinta que vem, o primeiro dia que não estarei na SUécia, a maxima será positiva em todas as cidades que passei, chegando a 6oC em Gotenborg. Ou seja, terão sido 2 semanas abaixo de zero extamente enquanto eu estive aqui, he he he! :clapping: :good2: :cray: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Caras, esse ano eu volto a caçar neve na Serra! Minha sorte pro frio tá muito grande! Nevou nesta madruagada aqui e também um pouquinho de paraguaias esparsas ao longo de mais um dia com máxima negativa! Bom, mas o que eu acabo de ver no Wunderground é que na Quinta que vem, o primeiro dia que não estarei na SUécia, a maxima será positiva em todas as cidades que passei, chegando a 6oC em Gotenborg. Ou seja, terão sido 2 semanas abaixo de zero extamente enquanto eu estive aqui, he he he! :clapping: :good2: :cray: :pleasantry:

 

Zé, desde já São Joaquim te espera de braços abertos, hehehe !

 

O Brasil pode até ter saído da seca no quesito neve forte, mas São Joaquim não ! Até caiu neve por lá em Agosto, porém ela acumulou pouco. Precisamos de

ver as ruas intransitáveis de tanta neve :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caras, esse ano eu volto a caçar neve na Serra! Minha sorte pro frio tá muito grande! Nevou nesta madruagada aqui e também um pouquinho de paraguaias esparsas ao longo de mais um dia com máxima negativa! Bom, mas o que eu acabo de ver no Wunderground é que na Quinta que vem, o primeiro dia que não estarei na SUécia, a maxima será positiva em todas as cidades que passei, chegando a 6oC em Gotenborg. Ou seja, terão sido 2 semanas abaixo de zero extamente enquanto eu estive aqui, he he he! :clapping: :good2: :cray: :pleasantry:

 

Zé, desde já São Joaquim te espera de braços abertos, hehehe !

 

O Brasil pode até ter saído da seca no quesito neve forte, mas São Joaquim não ! Até caiu neve por lá em Agosto, porém ela acumulou pouco. Precisamos de

ver as ruas intransitáveis de tanta neve :laugh:

MUITO OBRIGADO, NÃO É NEM UM POUCO AGRADÁVEL ISTO!
Link to comment
Share on other sites

Caras, esse ano eu volto a caçar neve na Serra! Minha sorte pro frio tá muito grande! Nevou nesta madruagada aqui e também um pouquinho de paraguaias esparsas ao longo de mais um dia com máxima negativa! Bom, mas o que eu acabo de ver no Wunderground é que na Quinta que vem, o primeiro dia que não estarei na SUécia, a maxima será positiva em todas as cidades que passei, chegando a 6oC em Gotenborg. Ou seja, terão sido 2 semanas abaixo de zero extamente enquanto eu estive aqui, he he he! :clapping: :good2: :cray: :pleasantry:

 

Zé, desde já São Joaquim te espera de braços abertos, hehehe !

 

O Brasil pode até ter saído da seca no quesito neve forte, mas São Joaquim não ! Até caiu neve por lá em Agosto, porém ela acumulou pouco. Precisamos de

ver as ruas intransitáveis de tanta neve :laugh:

MUITO OBRIGADO, NÃO É NEM UM POUCO AGRADÁVEL ISTO!

Teve neve forte em SJ, mas acumulou pouco porque a temperatura estava no limite, caindo de 1° para 0° no momento da nevada.

 

Quem mora em locais nivosos sabe o horror que é neve pra todo o lado. Quando eu estive em Bariloche em 1995 e peguei a maior nevada em 11 anos achei tudo lindo!! No 2° dia a neve não era tão macia quanto no dia da queda. No 3º dia virou gelo, perdeu muito a graça e muita gente tomava tombo nas ruas. Meu pai caiu de ombro e ficou meses com dor.

 

Agora, em Vancouver (a POA canadense) faz agradabilíssimos 9° às 15 h. Falei com o Bruno na madrugada passada pela internet e ele contou que as mulheres saem de minissaia com um sobretudo na rua. Os homens usam manga curta e um casado por cima. Só para ficar na rua um tempo. Hoje devem estar lotando as piscinas públicas, hehe!!

 

A previsão é de -3° na noite seguinte. No centro-sul do Canadá está -20° no momento. Gostosura, hehe.

 

Abraços estrangeiros!

Link to comment
Share on other sites

 

Agora, em Vancouver (a POA canadense) faz agradabilíssimos 9° às 15 h. Falei com o Bruno na madrugada passada pela internet e ele contou que as mulheres saem de minissaia com um sobretudo na rua. Os homens usam manga curta e um casado por cima. Só para ficar na rua um tempo. Hoje devem estar lotando as piscinas públicas, hehe!!

 

Abraços estrangeiros!

 

 

"piscinas públicas" :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Cara, hj foi um festival de regatas com os 9C e o céu azul que fez à tarde! Os canadenses deliraram!!! Só faltou strip nas ruas, heheheh.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de Chegar da Avenyn aqui em Gotenburg! No aeroporto, neste momento às 23:30 faz -11,8oC com previsão de chegar á -14oC de madrugada! Acho que vai abaixo dissoTá frio pra cacete! Em Köping, a cidade na qual bati o meu recorde de frio na segunda passada (mínima de -24oC e máxima de -11oC) a previsão para amanhã de manhã é de estúpidos -26oC. Lá faz -20oC agora! Penso que lá a previsão deve se concretizar, mas na outra madrugada pode ser ainda mias frio! Ainda bem que estou longe de lá! :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mais uma pitadinha da Beautiful Columbia Britânica para os bazianos!

mflii.jpg

 

Hoje passei o dia na Cypress Mountain. Foi o dia mais ensolarado desde que cheguei aqui! Nenhuma nuvem no céu e, por conta disso, a montanha estava atolada de Vancouverers. A vista é espetacular, pois diferentemente da Grouse Mountain, a Cypress é 200 metros mais alta, possui vista para o mar, para a cidade e para a cadeia de Rochosas ao norte. Espetáculo da natureza!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Ronaldo! Era mais ou menos o que eu pensava! Os dados mostram que não dá para dizer que médias menores ou iguais a 3oC são raras, he he he!

 

Brunão, estes visiuais da região de Vancouver são simplesmente FANSTÁSTICOS!

 

Por aqui a mínima em Gotenburg foi de -15oC! Em Skovde, para onde estou voltando depois do almoço para terminar o trabalho na Volvo na segunda e na terça, a mínima foi de estúpidos -23oC e Köping, a cidade do meu recorde de frio igualou de novo a mínima aburda de segunda passada: -24oC

 

Caras, passar estes dias aqui me mostram como, apesar de eu me definir como uma pessoa que "Curto frio", eu não gostaria de viver em climas continentais (temperados ou frios).

 

Fica mais claro para mim que um inverno de ameno para friozinho na cidade na qual eu moro, com a possibilidade de pegar um carro no final de semana e curtir um frio de verdade nas montanhas é o meu perfil ideal de frio!

 

Penso que morar em Ctba e ter SJ a 5-6 horas é quase ideal. Mas lugares como Santa Bárbara (California), Lisboa (Portugal), Sidney (Austrália) e Auckland (Nova Zelândia) se encaixariam melhor nos meus quesitos, pois o frio das montanhas fica muito mais perto!

 

Para termos este clima perfeito no Brasil teríamos de fazer uma troca (os gaúchos não vão gostar muito, he he he): Pegávamos toda a terra do RS e trocaríamos de lugar com toda a terra de SC. Assim, a fronteira com o Uruguai seria o sul de SC, a 33,3oS. SJ estaria nos seus mesmos 1400 m de altitude, só que a 32,5oS e o Morro da Igreja com seus 1800 metros ficaria a 32oS, he he he! Sem contar que as maravilhosas praias de Floripa, GAropaba, Laguna e Imbituba ficariam entre os paralelos 31 e 32,5! Ao invés de milharais provavelmente teríamos vinhedos próximos da beira maar, he he he!

 

Imagine Floripa com todas as suas belezas, o surf, o calor de sua gente e um inverno com 12oC-13oC de média em julho! Não precisava falar mais nada! Eu me mudaria pra lá num piscar de olhos ( teria de comprar um long john 3-4mm, é verdade)! Em 3 horas de carro eu estaria em meio a paisagens frquentemente cobertas de neve nos municípios de SJ, Urubici e Urupema e avistaria a Região dos MI e MT brancas por toda a estação!

 

Eita sonho bão, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, Bruno, que foto maravilhosa!! O incrível é o contraste da neve com o oceano azul ao fundo! Parece uma nevada em SC, hehe!

 

Para termos este clima perfeito no Brasil teríamos de fazer uma troca (os gaúchos não vão gostar muito, he he he): Pegávamos toda a terra do RS e trocaríamos de lugar com toda a terra de SC. Assim, a fronteira com o Uruguai seria o sul de SC, a 33,3oS. SJ estaria nos seus mesmos 1400 m de altitude, só que a 32,5oS e o Morro da Igreja com seus 1800 metros ficaria a 32oS, he he he! Sem contar que as maravilhosas praias de Floripa, GAropaba, Laguna e Imbituba ficariam entre os paralelos 31 e 32,5! Ao invés de milharais provavelmente teríamos vinhedos próximos da beira maar, he he he!

 

Imagine Floripa com todas as suas belezas, o surf, o calor de sua gente e um inverno com 12oC-13oC de média em julho! Não precisava falar mais nada! Eu me mudaria pra lá num piscar de olhos ( teria de comprar um long john 3-4mm, é verdade)! Em 3 horas de carro eu estaria em meio a paisagens frquentemente cobertas de neve nos municípios de SJ, Urubici e Urupema e avistaria a Região dos MI e MT brancas por toda a estação!

 

Eita sonho bão, he he he!

Realmente achei a troca uma merd*!!!! :ok: Imagine minha cidade no paralelo 26°/27°, com ainda mais calor mais constante, mais umidade e menos frio. Quer nos matar, né?

 

Abraços destrocados!

Link to comment
Share on other sites

He he he, eu sabia que o Marcos ia chiar!!

 

Só não entendi nem o Caco nem o Ronye (ou outros que gostam de questionar este tipo de colocação) não terem vindo dizer que a diferença entre Ctba-SJ, Auckland-Montanhas da NZ, Santa Bárbara-Montanhas da Califa e Sidney-Snowy Mountains não ser só a distância entre a Cidade amena e o polo frio. É óbvio que todos os locais de montanha citados são mais frios e nivosos que SJ e por isso mesmo que eu sonhei com a "inversão RS-SC" he he he! A região de SJ a 32oS seria a nossa Snowy Mountains!

 

Abraços ainda a -13oC!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, na quarta-feira fui ao Linconl Park aqui em chicago, e apesar do veeranico de 6C, e de ja fazer 15 dias do Blizzard, a neve ainda nao derreteu totalmetne, tendo alguns locais muitos centimetros ainda! Na quinta-feira fez 10C, mas nas madrugadas esta sempre negativo...

Fiz fotos do local que achei um dos mais bonitos que ja fui, entoa ficou dificil escolher entre tantas fotos, se os moderadores quiserem excluir algumas, nao exitem se acharem necessario...

 

DSC00001.jpg

 

DSC00004.jpg

 

DSC00008.jpg

 

DSC00012.jpg

 

DSC00014.jpg

 

DSC00028.jpg

 

DSC00029.jpg

 

DSC00518.jpg

 

DSC00465.jpg

 

DSC00043.jpg

 

DSC00044.jpg

 

DSC00053.jpg

 

DSC00114.jpg

 

DSC00456.jpg

 

DSC00458.jpg

 

DSC00477.jpg

 

DSC00478.jpg

 

Esse l'a na fundo e o John Hancock center, um dos predios mais altos do mundo

 

DSC00482.jpg

Link to comment
Share on other sites

Legal, Silvio!

 

O ar seco de Chicago ajuda a neve a se manter por mais tempo. Se a cidade fosse úmida, haveria muita troca de calor entre a umidade do ar e a neve acumulada.

 

Aqui em Vancouver está sendo a semana mais gelada desde que cheguei. Agora recém anoiteceu e já está +1C (mais baixo que a média das mínimas da cidade para esse período). A máxima deve ser negativa entre quarta e sexta.

 

Sexta à noite viajo para Anchorage e deixo a bela British Columbia. Terça da outra semana estarei de volta ao Torrão Gaudério!!

 

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma pitadinha da Beautiful Columbia Britânica para os bazianos!

mflii.jpg

Abs!

 

 

Absolutely stunning!!

 

Gostou?

 

What about this one? Tirada do mesmo local, porém com vista para o norte. A anterior era para o sul. A altitude desse local é 1400 metros :good2:

vistatopocypress.jpg

 

Essa aqui tirei dando um zoom na cidade

vistatopocypressii.jpg

 

Essa aqui mostra o poder das constantes precipitações na região, onde em alguns pontos já bateu mais de 2 mil cm de neve esse ano.

vistotopocypressiii.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que é muito interessante nas grandes latitudes é que as estações do ano são bastante percebidas não somente pela mudança de temperatura, mas PRINCIPALMENTE pela alteração da duração do dia com o passar do tempo. O inverno com dias muito curtos alternado por verões com dias longuíssimos faz com que haja realmente uma alteração na nossa percepção sobre a duração do dia. Isso ocorre de uma forma muito mais sensível aqui nas altas latitudes.

 

Vancouver, desde que cheguei aqui, já ganhou 1 hora e 36 minutos de luz solar por dia. Isso em apenas 1 mês!!! Para vcs terem idéia de quanto isso é relevante, Porto Alegre tem 4 horas de diferença de luz solar entre o dia mais longo e o mais curto do ano! Em Vancouver essa diferença é de 8 horas e 30 minutos!! É uma notável diferença! Aqui todos sabem claramente que no verão os dias são enormes. Em POA, diria que a população tem noção de que as coisas mudam ao longo do ano, mas nada extraordinário. Em Brasília, se fizerem essa pergunta para a população local, a grande maioria leiga dirá que os dias não mudam ao longo do ano, pois o pouco que muda é algo totalmente negligenciável.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que é muito interessante nas grandes latitudes é que as estações do ano são bastante percebidas não somente pela mudança de temperatura, mas PRINCIPALMENTE pela alteração da duração do dia com o passar do tempo. O inverno com dias muito curtos alternado por verões com dias longuíssimos faz com que haja realmente uma alteração na nossa percepção sobre a duração do dia. Isso ocorre de uma forma muito mais sensível aqui nas altas latitudes.

 

Vancouver, desde que cheguei aqui, já ganhou 1 hora e 36 minutos de luz solar por dia. Isso em apenas 1 mês!!! Para vcs terem idéia de quanto isso é relevante, Porto Alegre tem 4 horas de diferença de luz solar entre o dia mais longo e o mais curto do ano! Em Vancouver essa diferença é de 8 horas e 30 minutos!! É uma notável diferença! Aqui todos sabem claramente que no verão os dias são enormes. Em POA, diria que a população tem noção de que as coisas mudam ao longo do ano, mas nada extraordinário. Em Brasília, se fizerem essa pergunta para a população local, a grande maioria leiga dirá que os dias não mudam ao longo do ano, pois o pouco que muda é algo totalmente negligenciável.

 

Aqui na bahia a diferença entre auge do verão e inverno, acho que não chega a 1h. Boa parte da população nem deve saber que isso existe. E isso que estou no extremo sul do estado.

 

Mas confesso que é uma das coisas que não invejo das altas latitudes. Odiaria ter um inverno com poucas horas de sol, e nem faço questão de ter sol até as 21:00 no verão.

 

Nesse quesito de horas de sol, acho que o sul do Brasil tem a condição ideal.

Link to comment
Share on other sites

Caramba, Bruno, as tuas fotos são incríveis! :clapping: A dos teus parceiros, então, com a cidade encoberta pelo nevoeiro, não dá nem pra descrever. :clapping: Tenho salvo no meu computador uma foto de Seattle exatamente igual: nevoeiro com os prédios acima das nuvens.

 

No momento apenas a costa da Colúmbia Britânica está positiva no Canadá. Em St. Johns, no extremo-leste, neva com 0°. Faz 1° em Vancouver, -20° em Edmonton, -26° em Regina, -27° em Winnipeg, -15° em Montreal e -12° em Toronto.

 

Ontem fez -34,4° em Regina e -35,4° em Saskatoon. Vai ser frio assim na pqp, hehe.

 

Abraços canadenses!

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada 00Z do GFS se confirmar, presenciarei recordes em Vancouver essa semana. Para quinta-feira ele projeta máxima de -8,1C para cidade, sendo que a mínima na sexta ficaria em incríveis -17C :shok:

 

 

Caraca, Bruno! tá querendo se aproximar do meu recorde, he he he? Na costa oeste? Será possível, he he he?

 

Por aqui, definitivamente, só vai passar de 0oC depois que eu chegar no Brasil. Hoje um cara da Volvo Skovde me confirmou que as temperaturas desabaram no dia anterior a nossa chegada aqui e pela previsão só sobem a partir de quinta/sexta!

 

O que tá f... é que com a insolação já razoável parte da neve acumulada por mais de 10 dias derrete por poucas horas e volta a congelar (entre 1 e 3 da tarde ocorre o "degelo") !!!! Tem ruas que viram verdadeiras pistas de ice-skating, e como tá sendo todo dia a mesma coisa parece que a prefeitura não consegue jogar areia em tudo a tempo!

 

Bom, aqui, a 60 graus de latitude, você pode imaginar o poder da insolação, he he he - a suecada literalmente solta a franga quando tá quente - a coisa ferve e o país vira uma grande festa entre as semanas 21 e 31 - são quase onze semanas inteiras de férias escolares, férias de trabalho para muitos e loucura total nas ruas!!!!!! E quem toma a iniciativa são as mulheres, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada 00Z do GFS se confirmar, presenciarei recordes em Vancouver essa semana. Para quinta-feira ele projeta máxima de -8,1C para cidade, sendo que a mínima na sexta ficaria em incríveis -17C :shok:

 

 

Caraca, Bruno! tá querendo se aproximar do meu recorde, he he he? Na costa oeste? Será possível, he he he?

 

Por aqui, definitivamente, só vai passar de 0oC depois que eu chegar no Brasil. Hoje um cara da Volvo Skovde me confirmou que as temperaturas desabaram no dia anterior a nossa chegada aqui e pela previsão só sobem a partir de quinta/sexta!

 

O que tá f... é que com a insolação já razoável parte da neve acumulada por mais de 10 dias derrete por poucas horas e volta a congelar (entre 1 e 3 da tarde ocorre o "degelo") !!!! Tem ruas que viram verdadeiras pistas de ice-skating, e como tá sendo todo dia a mesma coisa parece que a prefeitura não consegue jogar areia em tudo a tempo!

 

Bom, aqui, a 60 graus de latitude, você pode imaginar o poder da insolação, he he he - a suecada literalmente solta a franga quando tá quente - a coisa ferve e o país vira uma grande festa entre as semanas 21 e 31 - são quase onze semanas inteiras de férias escolares, férias de trabalho para muitos e loucura total nas ruas!!!!!! E quem toma a iniciativa são as mulheres, he he he!

 

PUDERA!!! FICAR 9 MESES COM FRIO, 4 MESES COM POUCA LUZ, QDO BATE OU PASSA DOS 27/30 É FESTA!!! NO BRASIL O MAIS PRÓXIMO DISTO É NO TOPO DA SERRA DO RS E SC, ONDE NO FIM DA PRIMAVERA É UMA ALEGRIA EM VER O RETORNO DO NOSSO "IMENSO" CALOR!!!

Link to comment
Share on other sites

Estou de volta! Muito possível mesmo passar 1 mês na Europa com clima bem mais ou menos. Na primeira quinzena teve dias frios mesmo com mínimas em torno de zero e máximas de 4ºC, mas depois esquentou e ficou bem chato, girando entre 5-8ºC.

O máximo de frio que peguei foi -4ºC em Amsterdam, com um canal congelado que dava pra andar em cima no interior e a paisagem branquinha e -7ºC na Bélgica!

Em Ramsgate onde eu fiquei, litoral sudeste do UK, 2h de Londres, caiu neve um dia só, mas bem pouco e em pancadinhas. De madrugada nevou flocos e de dia granular, mas não acumulou. Mas valeu pelo menos, pra dizer que nevou hahaha

abraço!

Link to comment
Share on other sites

Lindas fotos do Bruno e que belo local parece ser o Zoo de Chivago, Silvio....Queria, mas acho praticamente impossível, passar ao menos um dia em Chicago na minha ida aos EUA, mas tá difícil.... ;/

 

E que sonho estar na Suécia durante estas semanas, não?? :laugh:

 

Cara, este sonho cansa!!! Véio, imagina a estação inteira de inverno climático, de Novembro ao final de março. Sim porque outubro, setembro e abril até rolam umas nevadas por aqui, mas derrete logo (parece um lugar que eu conheço no auge do inverno climático, he he he)! Algumas potentes MPs alternam com dias amenos e a partir de junho dias realmente quentes podem ocorrer!

 

Eu não aguento mais frio abaixo de zero e neve acumulada, e cuidado para andar na rua parar não se estabacar no chão. Pode parecer um pecado "dizer" isso aqui no BAZ, mas é verdade! Quando eu postar as fotos (eu esqueci o cabo da máquina) vocês vão poder ver que, ao menos no período de uma semana que fiquei nesta cidade (Skövde) a paisagem permanece quase igual. Apenas um pouco do que era neve virou gelo nas ruas! E a insolação sensivelmente aumentou! Mais nada de diferença sensível! PQP!

 

Agora uma piadinha de sueco qeu ouvi no trem de Sköde para Gotenburg. Tinham dois casais de jovens ingleses sentados logo ao meu lado e eles logo que entraram no trem estavam sacanaendo o sotaque sueco! Falavam como zoando sobre como os suecos pronunciam Skövde (RRRRRovdeé) e aí veio a melhor parte. Vou colocar exatamente como ouvi:

 

"Do you know how the swedish cows do? Instead of doing "mooo" they do like mö (meueue)! They sound almost like our lambs, he he he!!!" E riram pra caramba! Eu não pude deixar de rir também, he he he!!!

Link to comment
Share on other sites

Que frustrante, Lucas.... De qualquer forma viajar pela Europa é demais. Sempre!

 

Aqui em Vancouver a neve está surpreendendo. Neva legal agora no centro da cidade. Já faz 20 minutos. Desta vez não é mixed snow. É purinha e cai em lindos flocos. A acumulação é irrisória até agora.

 

 

Creio que amanhã terás alguma acumulação pela manhã, Brunão!

Link to comment
Share on other sites

Lindas fotos do Bruno e que belo local parece ser o Zoo de Chivago, Silvio....Queria, mas acho praticamente impossível, passar ao menos um dia em Chicago na minha ida aos EUA, mas tá difícil.... ;/

 

E que sonho estar na Suécia durante estas semanas, não?? :laugh:

 

Cara, este sonho cansa!!! Véio, imagina a estação inteira de inverno climático, de Novembro ao final de março. Sim porque outubro, setembro e abril até rolam umas nevadas por aqui, mas derrete logo (parece um lugar que eu conheço no auge do inverno climático, he he he)! Algumas potentes MPs alternam com dias amenos e a partir de junho dias realmente quentes podem ocorrer!

 

Eu não aguento mais frio abaixo de zero e neve acumulada, e cuidado para andar na rua parar não se estabacar no chão. Pode parecer um pecado "dizer" isso aqui no BAZ, mas é verdade! Quando eu postar as fotos (eu esqueci o cabo da máquina) vocês vão poder ver que, ao menos no período de uma semana que fiquei nesta cidade (Skövde) a paisagem permanece quase igual. Apenas um pouco do que era neve virou gelo nas ruas! E a insolação sensivelmente aumentou! Mais nada de diferença sensível! PQP!

 

Agora uma piadinha de sueco qeu ouvi no trem de Sköde para Gotenburg. Tinham dois casais de jovens ingleses sentados logo ao meu lado e eles logo que entraram no trem estavam sacanaendo o sotaque sueco! Falavam como zoando sobre como os suecos pronunciam Skövde (RRRRRovdeé) e aí veio a melhor parte. Vou colocar exatamente como ouvi:

 

"Do you know how the swedish cows do? Instead of doing "mooo" they do like mö (meueue)! They sound almost like our lambs, he he he!!!" E riram pra caramba! Eu não pude deixar de rir também, he he he!!!

 

hahhahahha...não tinha nenhum sueco por perto para reprimi-los?? hahahha

 

Bom, aguardemos pelas fotos, Zé...mas estava me referindo as semanas de calorão na Suécia he he he he.....

 

O frio e neve em demasia devem cansar, mesmo.... :good:

Link to comment
Share on other sites

Estou de volta! Muito possível mesmo passar 1 mês na Europa com clima bem mais ou menos. Na primeira quinzena teve dias frios mesmo com mínimas em torno de zero e máximas de 4ºC, mas depois esquentou e ficou bem chato, girando entre 5-8ºC.

O máximo de frio que peguei foi -4ºC em Amsterdam, com um canal congelado que dava pra andar em cima no interior e a paisagem branquinha e -7ºC na Bélgica!

Em Ramsgate onde eu fiquei, litoral sudeste do UK, 2h de Londres, caiu neve um dia só, mas bem pouco e em pancadinhas. De madrugada nevou flocos e de dia granular, mas não acumulou. Mas valeu pelo menos, pra dizer que nevou hahaha

abraço!

 

Poxa, azar mesmo...mas pelo menos conseguiste pegar algumas temperaturas legais, alguns congelamentos e alguma neve... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Se a rodada 00Z do GFS se confirmar, presenciarei recordes em Vancouver essa semana. Para quinta-feira ele projeta máxima de -8,1C para cidade, sendo que a mínima na sexta ficaria em incríveis -17C :shok:

 

Bruno, em janeiro de 1950, ficou de 10 a 12 dias com m'inimas entre -10 e -15C ai em Vancouver, com picos de -17 e -18 em 2 ou 3 dias!!! Vou postar os dados pra vc dar uma olhada, praticamente metade dos recordes diarios em janeiro sao desse ano!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Lindas fotos do Bruno e que belo local parece ser o Zoo de Chivago, Silvio....Queria, mas acho praticamente impossível, passar ao menos um dia em Chicago na minha ida aos EUA, mas tá difícil.... ;/

 

E que sonho estar na Suécia durante estas semanas, não?? :laugh:

 

Cara, este sonho cansa!!! Véio, imagina a estação inteira de inverno climático, de Novembro ao final de março. Sim porque outubro, setembro e abril até rolam umas nevadas por aqui, mas derrete logo (parece um lugar que eu conheço no auge do inverno climático, he he he)! Algumas potentes MPs alternam com dias amenos e a partir de junho dias realmente quentes podem ocorrer!

 

Eu não aguento mais frio abaixo de zero e neve acumulada, e cuidado para andar na rua parar não se estabacar no chão. Pode parecer um pecado "dizer" isso aqui no BAZ, mas é verdade! Quando eu postar as fotos (eu esqueci o cabo da máquina) vocês vão poder ver que, ao menos no período de uma semana que fiquei nesta cidade (Skövde) a paisagem permanece quase igual. Apenas um pouco do que era neve virou gelo nas ruas! E a insolação sensivelmente aumentou! Mais nada de diferença sensível! PQP!

 

Agora uma piadinha de sueco qeu ouvi no trem de Sköde para Gotenburg. Tinham dois casais de jovens ingleses sentados logo ao meu lado e eles logo que entraram no trem estavam sacanaendo o sotaque sueco! Falavam como zoando sobre como os suecos pronunciam Skövde (RRRRRovdeé) e aí veio a melhor parte. Vou colocar exatamente como ouvi:

 

"Do you know how the swedish cows do? Instead of doing "mooo" they do like mö (meueue)! They sound almost like our lambs, he he he!!!" E riram pra caramba! Eu não pude deixar de rir também, he he he!!!

 

hahhahahha...não tinha nenhum sueco por perto para reprimi-los?? hahahha

 

Bom, aguardemos pelas fotos, Zé...mas estava me referindo as semanas de calorão na Suécia he he he he.....

 

O frio e neve em demasia devem cansar, mesmo.... :good:

 

 

Soares, Chicago e a cidade mais bonita que ja conheci, a arquitetura, a neve, os parques, a beleza do frio, etc..

Mas como disse o Ze Vicente, isto cansa! tem que ter muiita paciencia, se preparar pra tudo antes de sair de casa, se acostumar com os imprevistos, o vestuario tem que ser empre eficiente, e os dias sao curtos!!!

 

Agora esta -1/-2C aqui em Chicago, com neve desde as 11 horas da manha! A neve 'e bem fina, mas continua, e com o vento, deixa impraticavel ficar andando na rua! Vc tem q pedir no trabalho,e ficar por la! Meu corpo sinceramente comeca a mostrar sinais de exaustao desse clima, com pele ressecada, sinusite, etc...

 

Se vc quer passear, segundo todos que moram aqui, americanos e brasileiros, o verao 'e simplesmente espetacular aqui! Agora se quer tirar fotos do frio, acho q em marco e abril ainda tem boa chance, porque a neve aqui fica no chao por dias a fio, alem do gelo que se forma quase todas as madrugadas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que frustrante, Lucas.... De qualquer forma viajar pela Europa é demais. Sempre!

 

Aqui em Vancouver a neve está surpreendendo. Neva legal agora no centro da cidade. Já faz 20 minutos. Desta vez não é mixed snow. É purinha e cai em lindos flocos. A acumulação é irrisória até agora.

 

 

Creio que amanhã terás alguma acumulação pela manhã, Brunão!

 

 

Rodada 00Z mantém o monstro! Máxima de -8,0C e mínima de -17,1C para quinta e sexta feiras!

 

A neve caiu pela manhã e à tarde em Vancouver, mas não acumulou no centro. No suburbio acumulou uns 2/3 cm. Na Grouse Mountain onde passei a tarde foi nevasca! A minha cara após 5 horas de ski parecia daqueles alpinistas em cima de cumes nevados! Nevou muito forte e com vento. A temperatura sempre ao redor de -5C e -6C. Foi um belo feriado a aproveitado aqui no Canadá (Family Day).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.