Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CAMPO DOS PADRES - SANTA CATARINA


meirelesevandro
 Share

Recommended Posts

Olá amigos do BAZ. Neste feriado de 15 de novembro estive fazendo um trekking na região do Campo dos Padres. Este local situado entre os municípios de Urubici/Bom Retiro e Anitápolis é considerada a região mais fria do Brasil, isto devido à sua altitude e umidade. Aqui estão localizados as maiores elevações do Estado. O Morro da Boa Vista (1.827m), o Morro Bela Vista do Guizzoni (1.823m), o Morro do Campo dos Padres (1.790m) e o Morro dos Jesuítas (1.775m), formam a figura de um trapézio e as temperaturas já chegaram na casa dos -18°C em 29.06.1996. O lugar é tão especial, que existe um microclima próprio. As nevascas são implacáveis e algo que me chamou a atenção, foi a enorme quantidade de árvores derrubadas pela raiz, isto, devido a enorme quantidade de neve que caiu na região no último dia 04, 05 e 06 de agosto. Isto é o Campo dos Padres, um lugar belíssimo, místico e indescritível.5a4e8927e607c_boavista13-a.thumb.JPG.3b75887dc8de2d8f72ce02254d298a9f.JPG5a4e8927e607c_boavista13-a.thumb.JPG.3b75887dc8de2d8f72ce02254d298a9f.JPG

5a4e89285629d_boavista53-a.thumb.JPG.0e4ef8be84ec3b71d9609e954ac5e1a6.JPG

5a4e892858e1c_boavista84-a.thumb.JPG.0ed68f45b1beae57d95effb32b705c65.JPG

Link to comment
Share on other sites

Shima, realmente precisas conhecer este local maravilhoso. Quanto ao acesso, posso dizer que é está bom. Para se chegar ao Campo dos Padres faz-se o seguinte trajeto: No município de Anitápolis, segue-se em direção à Serra Geral pela localidade de Serrinha. Nesta localidade, chega-se à última casa antes de subir a serra. Do início da subida até o topo, são cerca de 120 minutos de caminhada. Quando chegar ao topo é só procurar um lugar para acampar. Para se chegar ao topo do Boa Vista, tranquilamente, são necessários 03 dias. Em 02 dias, faz-se o mesmo trajeto, meio na correria. É meio cansativo.

Link to comment
Share on other sites

Excelente! Preciso conhecer esta região!

Como está o acesso, Meireles? Se puder diz aí o roteiro, pois numa próxima, to dentro. :good2:

 

Shima, deve ser a única região de todo o Planalto da neve que vc não conhece, não?? :laugh: :laugh:

Belo roteiro com certeza!!

 

Encontro do BAZ em Abril/11?????

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu irei, SE, não coincidir com a colheita da soja, e se possível houver como ir e voltar sem ter que congelar em uma barraca. Afinal, já estou com o prazo de validade vencido para tais ousadias.

Mas vamos alimentando a coisa. Temos tempo para planejar direitinho.

Sds.

Boa Tomas! Aí você ensina um poucos os meninos aqui sobre a arte de produzir soja e trigo no Rio Grande. Abracos

Link to comment
Share on other sites

Amigos CAIO e JOÃO, sinto muito, mas é impossível ir e voltar no mesmo dia. O acesso ao Campo dos Padres é sempre difícil. Envolve muitas coisas, tais como, acordar muito cedo, deslocamento de fpolis até o início da trilha, preparo físico dos aventureiros e disposição para uma boa caminha montanha acima, por isto, digo que é praticamente impossível. Já fiz parte deste trajeto em um dia, mas eu já estava em Anitápolis e saí muito cedo de casa, subi rapidamente a serra, bati umas fotos, dei uma boa descançada e logo desci. Mas é muito cansativo. O ideal é curtir a aventura em 2 ou 3 dias.

5a4e89285bf3c_boavista19-ab.thumb.JPG.4def8719c6564acc42c6e9b9b6251ee7.JPG

5a4e89285e92f_boavista56-a.thumb.JPG.37659205c940f11aff143110e3d17919.JPG

5a4e892860e75_boavista50-a.thumb.JPG.16e2d9a8dfeb40473a0499607761c21f.JPG

Link to comment
Share on other sites

Amigo TOMASINI, poderíamos fazer uma exceção e fazermos um passeio (não acampamento) no alto do Campo dos Padres, mas para que isto dê certo, será necessário muito planejamento e vontade de todos. Como você mencionou, poderíamos nos encontrar aqui em Florianópolis e rumarmos para o início da trilha. Será um bonito passeio e inesquecível para todos.

1º ENCONTRO DOS BAZIANOS - CAMPO DOS PADRES - SANTA CATARINA

5a4e892863469_098112.jpg.d2318a369f9190d35d7901452cdd0d25.jpg

5a4e89286a0a5_Imagem014-copia.thumb.JPG.2f054b6487b3da7cfdf35a6996f86902.JPG

ACAMPAMENTO1-a.thumb.JPG.0df133993357950e8f1d123a02964ee1.JPG

Link to comment
Share on other sites

Gostaria muito de ir, mas o único mês disponível é julho.

Se no próximo encontro for possível fazer um trekking como esse, mesmo que pequeno, seria ótimo!

 

Haja resistência! É bem mais complicado fazer isto no inverno. Se nevar, as coisas podem ficar bastante perigosas!

Coisa de leve, uma caminhada em pontos interessantes da Serra.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria muito de ir, mas o único mês disponível é julho.

Se no próximo encontro for possível fazer um trekking como esse, mesmo que pequeno, seria ótimo!

 

Haja resistência! É bem mais complicado fazer isto no inverno. Se nevar, as coisas podem ficar bastante perigosas!

Coisa de leve, uma caminhada em pontos interessantes da Serra.

 

Acho que a pior parte da neve é perder a referência de onde é trilha e onde não é. Quanto ao frio, já fiz trilhas em entrada de ar polar na Serra do Mar do PR. Durante a pernada vc não sente frio, e é só levar muita roupa pra se garantir na parada. E mais, na trilha o ideal é não suar, pra não piorar o frio a hora que parar...

Link to comment
Share on other sites

LUCCICURITA, certa vez fiz um trekking no Campo dos Padres com uma frente fria e uma massa de ar à caminho. " Se arrependimento matasse, estaria do lado de lá na terra dos pés juntos", pois me vi em apuros e pensei que não fosse aguentar o frio. A chuva foi implacável e o frio foi de lascar.... não estávamos preparados para pegar tanto frio e neve. Coisa de -05ºC.

Mas, este nosso passeio será bem "light" e não há motivo para preocupações. Jamais subirei novamente ao Campo dos Padres com uma frente fria à caminho. Posso dizer que.... realmente é muito perigoso..... com alto risco de hipotermia. Se tiver alguma previsão de neve, não vamos ao Campo dos Padres, mas iremos COM CERTEZA AO MORRO DA IGREJA. Assim, faríamos o 1º Encontro dos BAZIANOS no Morro da Igreja com muita NEVE. já pensaram... Teríamos muito o que contar. Abçs.

Link to comment
Share on other sites

LUCCICURITA, certa vez fiz um trekking no Campo dos Padres com uma frente fria e uma massa de ar à caminho. " Se arrependimento matasse, estaria do lado de lá na terra dos pés juntos", pois me vi em apuros e pensei que não fosse aguentar o frio. A chuva foi implacável e o frio foi de lascar.... não estávamos preparados para pegar tanto frio e neve. Coisa de -05ºC.

Mas, este nosso passeio será bem "light" e não há motivo para preocupações. Jamais subirei novamente ao Campo dos Padres com uma frente fria à caminho. Posso dizer que.... realmente é muito perigoso..... com alto risco de hipotermia. Se tiver alguma previsão de neve, não vamos ao Campo dos Padres, mas iremos COM CERTEZA AO MORRO DA IGREJA. Assim, faríamos o 1º Encontro dos BAZIANOS no Morro da Igreja com muita NEVE. já pensaram... Teríamos muito o que contar. Abçs.

 

Bem lembrado... é que eu não tinha pensado na hipótese de chuva + frio, acho meio sacal subir a montanha com tempo ruim, então estava pensando em frio + tempo bom. Ou, na pior da hipóteses, com sincelo, como já ocorreu com uns conhecidos meus em julho/07 quando eles subiram ao Pico Paraná no findi dos dias 28 e 29/7/7.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opiniao, até é possivel fazer trilha com mau tempo, ou seja, neve, chuva ou neblina. Só que alem de estar bem apretechado de roupa termica, comida, saco de dormir de tipo alpino e barraca tambem faz falta un bom conhecimento de montanhismo alpino e sobre tudo conhecer muito bem a regiao. Porque pior que o clima em questao é o risco de se perder num nevoeiro gelado e o solo coberto de neve. Quando tudo esta completamente branco e nao se ve nada a 20 metros, o efeito psicologico é devastador, é aí quando o panico pode vir, entao, nao ha preparo material que nos possa tirar da enrascada. Considero que subir nessas montanhas sem algo de conhecimento de montanhismo e sobre tudo sem preparo mental é um suicidio.

Abrazos gelidos.

Link to comment
Share on other sites

O amigo PIMELODELLA tem razão, em certas ocasiões ou quando nos vimos em apuros, nossa mente deixa de raciocinar direito em função de estarmos em pânico. Por isso, é importantíssimo o auxílio do GPS para orientação. Isso me fez lembrar um acampamento realizado este ano, quando estávamos no Campo dos Padres e vieram a chuva e a neblina. Não conseguíamos achar o caminho de volta e somente conseguimos sair com auxílio do GPS. Naquela região a chance de pegarmos frio extremo é grande. GRAÇAS A DEUS.....

Link to comment
Share on other sites

Já imaginaram fazer um acampamento no alto do Campo dos Padres e pegar uma nevasca tipo esta que ocorreu neste mês de agosto de 2010. Pensem em 30 cm de neve acumulada ao lado das barracas..... legal pacas. O problema é aguentar o frio. O resto é só alegria...

 

Nada que pala, gorro, luvas, cacheol e um mé não resolvam! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Amigo DSoares, realmente tenho muitas fotos de dias frios na fantástica Serra Catarinense. Acontece que também sou um aficcionado por fotografia e sempre que posso ou em quase todos os eventos de muito frio, neve, geada e sincelo subo a Serra para observar e fotografar a paisagem gelada. Gosto muito deste tipo de paisagem. Abçs.

 

OBS: AMIGOS, ENTREM EM http://www.cbdg.org.br E VOTE EM S.JOAQUIM PARA O INDICATIVO DE SER A SEDE NACIONAL DA CBDG (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS NO GELO), PODE UMA VOTAR UMA VEZ AO DIA. Já pensaram uma pista de SKI com NEVE artificial na cidade....

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.