Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado de São Paulo :


Recommended Posts

vou mostrar pra vcs oque tenho observado, com meu termômetro de mercúrio, nesses 13 primeiros dias de Maio.

 

Dia

01-> 12,8º , 22º

02-> , 23º

03-> 8,4º , 21,6

04-> 10,8º , 23º

05-> 13,8º , 24º

06-> 10,7º , 25,3º

07-> 12º , 25º

08-> 13º , 14º

09-> , 12º

10-> 7,9º , 14,5º

11-> 6,3º , 13º

12-> 5,8º , 13º

13 (hoje) , 14,6º

 

Média das mínimas-> 09,8º

Média das máximas-> 20,5°

 

Agora para comparar com essa tabela que eu achei:

 

4572533817_db672fb5e4_o.jpg

 

Não temos estação meteorológica aqui, tem só eu mesmo por inquanto para medir temperaturas e trazer aqui para vcs.

vejo todos os dias "religiosamente" as temperaturas às 7 da manhã, e às 3 da tarde.

Assim que juntar uma graninha comprarei um temômetro que marca as mínimas e as máximas automaticamente.

abraço à todos. duvidas sugestões críticas , serão bem vindas.

 

 

 

 

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Na quinta-feira a máxima ficou em 21,1°C por aqui e a temperatura caía rapidamente, até chegar aos 13,6°C à meia-noite. Essa foi a mínima de sexta, simplesmente porque o tempo nublou, amanhecemos com mais de 15°C e chuva fraca por aqui (1mm). À tarde o sol apareceu, e a máxima foi de 20,0°C. Hoje estava nublado até por volta de 11h, depois fez muito sol. A temperatura subiu bem durante a tarde, com máxima de 24,9°C (a mínima ficou em 14,3°C). Agora temos céu limpo e temperatura de 21,5°C, em rápido declínio.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos uma manhã nublada, mas à tarde o sol apareceu. A temperatura mínima foi de 15,6°C e a máxima de 21,6°C.

 

Hoje dia de muita nebulosidade, agora com maiores períodos de sol. A mínima foi de 15,9°C e agora faz 21,2°C.

 

Amanhã o tempo muda, chove e à noite começa a esfriar. Na manhã de quinta e sexta-feira teremos temperaturas muito baixas, possivelmente abaixo de 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, 14,4 a 23,4 no findi. Como, no aero de Guarulhos, seus extremos findisemanais ocorreram ambos no sábado, resolvi considerar ambos meus extremos como de sábado.

 

Ontem, de 16.2 a 21,7. Minhas previsões apontam um certo friozote, mas nada abaixo de 12 pras condições congonhenses (e tb pras minhas).

 

Hoje cedo tava 18,2 mas chegou a 17,9 na madru. Massss...... duvido que passe dos 20.

Link to comment
Share on other sites

FABIO LUIZ

Qual a diferença entre a média das mínimas e a média das máximas, em escala anual?

Note que não estou falando das mínimas e máximas absolutas, mas sim das mensais.

Eg: em Congonhas, a média das mínimas é de 16,2 e a das máximas é de 24,3 pro período 96-10.

 

Olá. Infelizmente estou sem essa informação no momento. Meu computador está arrumando e tenho acessado de outro, e não estou com os meus dados por aqui. Deve voltar essa semana, aí te informo esse dado em específico.

 

Mas vou descrever o que tenho notado, nestes quase 5 anos anotando dados:

 

Primeiramente, meu bairro se localiza na zona leste, a 14km da Praça da Sé e a 761m de altitude. Apesar de bem distante do centro, é bairro completamente urbanizado. A 1km de casa existe o Cemitério da Vila Formosa, que tem 780 mil m² e é a quarta maior área verde municipal da cidade, perdendo apenas para os parques do Anhanguera, Ibirapuera e do Carmo. Há uma foto, tirada provavelmente de avião ou helicóptero, que msotra o tamanho da área verde, é essa no centro da foto: http://static.panoramio.com/photos/original/18658770.jpg

 

Não sei até que ponto essa enorme área verde pode influenciar meus dados, mas achei importante destacar.

 

Comparando com Congonhas, que foi o exemplo citado por você, noto que Congonhas praticamente sempre tem máximas mais baixas que aqui (a não ser que esteja nublado aqui e sol lá, casos raros do tipo), creio que pela maior proximidade com a Serra do Mar e a altitude maior, de mais de 800m. Quanto às mínimas, noto que aqui costumam ser mais baixas (e minha estação não se localiza em baixada), especialmente em noites de céu limpo após passagem de ar frio. Nesses casos, Congonhas dificilmente baixa de 7°C, o INMET fica em uns 6°C e aqui registro 5°C. Não sei se estou certo, mas observando isso eu cheguei a uma explicação que parece me fazer sentindo: Congonhas, Mirante de Santana e o meu bairro (Vila Carrão) são todos bem urbanizados, mas Congonhas e o Mirante de Santana estão mais próximos das ilhas de calor (acho que ambos ficam a uns 7km do centro, enquanto eu estou a 14km, o dobro, portanto), o que ajudaria a elevar as mínimas. Portanto, costumo ter mínimas mais baixas e máximas mais altas que Congonhas na maior parte dos dias, como você muito bem observou (mas na média simples aqui é mais quente). Os fatores que levam a isso não tenho certeza, mas creio que são esses acima.

 

Já no Brás (região central e a 12km daqui) e na Mooca (primeiro bairro da zona leste e a 11km daqui) a ilha de calor é muito forte mesmo, arrisco dizer que o Brás é o mais quente da cidade, pois quase não há árvores por lá, muitas avenidas grandes, trânsito e região baixa. Lá sim acho que as mínimas e máximas são as maiores da cidade.

 

Espero ter ajudado a esclarecer ;)

Link to comment
Share on other sites

Ontem aqui em São Paulo seguimos com muita nebulosidade no período da tarde e da noite, sem chuva. A máxima foi de 22,6°C.

 

Hoje tivemos chuva no período da manhã, em alguns momentos inclusive com forte intensidade (algo não muito comum para maio). O acumulado foi de 24mm. A tarde está sendo nublada, mas sem chuva. No momento faz 20,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante saber que suas médias das mínimas são menores que as de Congonhas. Seria pela área verde próxima de sua casa? Esta área verde fica num nível mais alto ou mais baixo que o da sua casa? Ah, o fato de sua casa estar em baixada com relação a CGH pode influir tb.

Quanto ao Brás/Mooca, possivelmente as máximas de lá devem rivalizar com as de áreas rurais na Baixada Santista. Mas acredito que as mínimas de B/M possam ser melhores que as do Mirante, já que o Mirante é topo e além disto o B/M não tem muitos prédios pras paredes emitirem calor para o ar, ou seja, a perda de calor é mais livre.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei a 13,6 agora há pouco, mas agora tenho 14,1 e isto sem nuvens, nem cerração, e nem vento norte acima dos 10 km/h em:

- Guarulhos e Congonhas (aeros)

- Guarulhos, Vila Prudente, Itaim e Butantã (pws do Wunderground)

 

Boa... por aqui o céu tá sem nuvens também e a temperatura está em 9ºC cravados.

 

Mauá é quente... compra uma casa em Ambuitá. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Cheguei a 13,6 agora há pouco, mas agora tenho 14,1 e isto sem nuvens, nem cerração, e nem vento norte acima dos 10 km/h em:

- Guarulhos e Congonhas (aeros)

- Guarulhos, Vila Prudente, Itaim e Butantã (pws do Wunderground)

 

Boa... por aqui o céu tá sem nuvens também e a temperatura está em 9ºC cravados.

 

Mauá é quente... compra uma casa em Ambuitá. :mrgreen:

 

Manu... Mauá é minha kebrada du korassaun, num vô pra Ambuitá naun...

Link to comment
Share on other sites

Alguém aí pode me informar se em Jundiaí e Campinas já nevou?? :oops:

 

slds

Bem, é fora do tópico mas lá vai: há relatos de neve em 1918 ou 1928 em Campinas, inclusive já foi publicado uma foto sobre isto há muito tempo em um jornal da cidade. Não vi a foto, mas um dia ainda vou atrás dela. Verdade ou não, acho que nunca vai se descobrir.

Link to comment
Share on other sites

Alguém aí pode me informar se em Jundiaí e Campinas já nevou?? :oops:

 

slds

Bem, é fora do tópico mas lá vai: há relatos de neve em 1918 ou 1928 em Campinas, inclusive já foi publicado uma foto sobre isto há muito tempo em um jornal da cidade. Não vi a foto, mas um dia ainda vou atrás dela. Verdade ou não, acho que nunca vai se descobrir.

 

Cara Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Dia quente em Itapevi, com máxima de 24,1ºC.

 

No momento, céu nublado e 17,3ºC (23:07h).

 

Estive por ai na Av. Carolina De Abreu Paulino, semana passada, estava uma garoa chata praticamente o dia inteiro.

 

abraços

 

O que vc fez perdido aqui nestas bandas? :lol:

 

Essa via é o principal acesso p/ Jandira, fica na parte leste da cidade... local horroroso, assim como a maior parte da cidade. Moro na parte oeste, em área quase rural.

 

Se aparecer por aqui novamente, me dá um toque!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.