Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado de São Paulo :


Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Hoje amanheceu com 7,9ºC,nublado,muita humidade, muito vento,chuviscos e sensação térmica baixíssima lá na casa dos 0ºC.Bom, ainda estou esperando para ver o que essa massa de ar polar pode fazer.(mas pra Maio está ótimo)

Agora Meio dia apareceu um solzinho e temos 13,2ºC,( e a máxima não deve ser muito mais que isso,creio que uns 14ºC , 15ºClá pelas 3 da tarde se o sol brilhar mais forte, e tenho 16,5ºC aqui dentro de casa.

Estou mesmo é esperando as mínimas com céu claro...acho que terei algo en torno de 5ºC,6ºC na quarta ou quinta,menos que isso é geada! :mrgreen:

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Aqui, manhã parcialmente nublada e mínima de 13,2 depois da máxima de 17,7 de ontem.

Ao mesmo tempo que a garagem ao ar livre lá do meu conjunto estava molhada de garoa (que provavelmente caiu em algum momento da madru) chegou a estar claro às 6h30, depois entrou uma nevoa úmida que quase fechou tudo, e agora está meio nublado, mas sem risco nem de formação de nova névoa e nem de garoa.

Link to comment
Share on other sites

Ola, fotos ""quentinhas" de uma rápida chuva de granizo 1 hora atrás!!

 

Um pouco antes da chuva o temômetro estava marcando pouco mais de 11ºC, depois da chuva despencou para 6ºC :shock:

vamos às fotos, essas são minhas, o Pedro tirou mais.

 

4598961643_31fb663298_o.jpg

 

4598961647_1a42025144_o.jpg

 

OgAAAKTLaSpx9fDn9REeJgWyOs72B4bHQU4fdIn0FqxF4z48QhrNkp4_Ahh6QdITTKfuor9rBTfHqzbTSaa4cUokPHIAm1T1UBJX_rv3VENiySMoNNW7dumhtWee.jpg

 

OgAAACOUt1vdFY2pOFkgKPiRPOQqSStxF_tcQXUkCECRcq4MRwOAc5_QYSb87-ebdep8dKOcSirJu8B2aKpMeIawFV4Am1T1UMEL3uPyNSAiuhXKV7CFOfKXherp.jpg

 

 

Boletim de Hoje para APIAÍ- SP

Mínima de pouco mais de 8 ºC, tempo completamente fechado

Máxima de 12,7ºC.

Agora 17:43, e a temperatura está mais baixa que hoje cedo, temos 7,8ºC, graças à "granizada". :)

 

saluudoos

Link to comment
Share on other sites

Não sei se entendi direito: agora está 7,8 em Apiaí, mas logo após a granizada chegou a fazer 6 graus? Meu caramba! Frescor impressionante!

Aqui em Mauáboro tive céu claro a nevoento a parcialmente nublado pela matina, e choveu de leve à tarde. Fui de 13,2 a 19,2.

Agora, pra eu chegar a 6 na madrugada mais fria do ano, vai ser dureza... e olha que são apenas 200m de altitude e 150km de latitude de diferença, e nem moro numa região tão concretada assim.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se entendi direito: agora está 7,8 em Apiaí, mas logo após a granizada chegou a fazer 6 graus? Meu caramba! Frescor impressionante!Aqui em Mauáboro tive céu claro a nevoento a parcialmente nublado pela matina, e choveu de leve à tarde. Fui de 13,2 a 19,2.

Agora, pra eu chegar a 6 na madrugada mais fria do ano, vai ser dureza... e olha que são apenas 200m de altitude e 150km de latitude de diferença, e nem moro numa região tão concretada assim.

 

Isso mesmo,agora fazer um "frescor" de 6º e uns quebradinhos de uns 0,2 é muita bondade sua :lol: ,tava gelado!,(saía muuita fumaça da boca! como se estivesse marcando uns 3º ou 4º) acho que será o assunto dessa noite aqui na cidade.. :lol:

 

Agora 18:36 ,subiu mais um pouco, tá fazendo,8º e uns quebradinhos, mais precisamente 8,3ºC

segue a foto

Local da minha "estação".do lado da garagem :) :lol:

 

4599805098_b635ab44fd_o.jpg

 

mais próximo

4599805120_41939d634f_o.jpg

 

saludos

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Renato, o sensor exposto ao vento pode marcar temperaturas inferiores as normais, e ele colado na casa, principalmente se estiver na face sul da mesma, pode acompanhar a temperatura da parede, ou seja, as máximas podem ser muuuuuito menores, e a temp ao anoitecer apresentar queda lenta e de manhã subida lenta, o ideal seria você melhorar seu equipamente, o colocando em baixo de uma arvore pelo menos...

Link to comment
Share on other sites

Renato, o sensor exposto ao vento pode marcar temperaturas inferiores as normais, e ele colado na casa, principalmente se estiver na face sul da mesma, pode acompanhar a temperatura da parede, ou seja, as máximas podem ser muuuuuito menores, e a temp ao anoitecer apresentar queda lenta e de manhã subida lenta, o ideal seria você melhorar seu equipamente, o colocando em baixo de uma arvore pelo menos...

 

 

olá!

Eu não uso apenas 1, e sim tenho 4 termômetros, e um está embaixo de um limoeiro :) , assim como é errado medir a temperatura muito perto do chao, resolvi os colocar a pelo menos 1,70 metro, e não costumo medir temperaturas na relva como muitos fazer para deixar suas "mínimas mais baixas", o que eu registrei hoje teve uma variação de 0,2ºC do termômetro da árvore eo da parede.(o da arvore estava 0,2 menos que o da parede, mas costumam marcar igual, mas muito obrigado pelos toques, vou procurar uma outra arvore, uma que fica mais perto da garagem,e vou procurar deixar o sensor grudado à madeira, isso ajudaria?.

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

este é meu termômetro das mínimas, que agora deixo "grudado" à esse cipreste.

Agora 20:03, temp de 8,2ºC.

4599375079_f7c5ffaf9a_o.jpg

4599375337_e5c8063289_o.jpg

 

tenho outros termômetros que ficam dentro da garagem, um do lado de fora da garagem,e mais 2 dentro de casa,um na sala e outro no meu quarto, mas pretendo comprar mais 2 e deixar em outras partes.

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

tenho outros termômetros que ficam dentro da garagem, um do lado de fora da garagem,e mais 2 dentro de casa,um na sala e outro no meu quarto, mas pretendo comprar mais 2 e deixar em outras partes.

 

 

saludos

 

Renatoo retificando a pergunta do Shima, como que você sabe qual foi a mínima se o termometro é de mercúrio e pelo que parece não registra a mínima ?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

tenho outros termômetros que ficam dentro da garagem, um do lado de fora da garagem,e mais 2 dentro de casa,um na sala e outro no meu quarto, mas pretendo comprar mais 2 e deixar em outras partes.

 

 

saludos

 

Renatoo retificando a pergunta do Shima, como que você sabe qual foi a mínima se o termometro é de mercúrio e pelo que parece não registra a mínima ?

 

abraços

 

Obrigado pela pergunta.

Registro as mínimas olhando todos os dias para o termômetro às 7 da manhã.E as máximas sempre procuro olhar entre às 2 e meia e às 4 da tarde. Estou ciente que não é o melhor meio de relatar aqui para vcs as mínimas e as máximas de minha cidade, mas procuro ser bem coerente, acompanho as temperaturas desde o ano de 1999,mas as vezes nem eu intendo oque acontece com as temperaturas por aqui :lol: . Hoje por exemplo, amanhecemos com tempo nublado e 8º de tarde umas 3 e 20 da tarde e estavamos com 12ºC e tempo totalmente fechado, às 4 e 25 começou a chover ,logo depois choveu granizo,às 4:50 parou eo meu termômetro que estava registrando ao redor de 11ºC, caiu para 6ºC, 1 hora e meia depois subiu para quase 9ºC, e agora (20:15) tenho 8,2ºC.Aqui temos um clima bem peculiar.

Gostaria de saber se possível, a menor máxima absoluta de Curitiba que vc Shima já registrou.

Mais uma vez obrigado, e dicas de como eu melhorar ,ou montar algo mais "respeitável" serão muito bem vindas.

 

 

Saludos

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Uma questão que me preocupa nos termômetros apiaíenses aí da sua casa é a proteção contra 2 coisas:

- insolação direta

- umidade

porque pelo que pude ver no termômetro que tá no cipreste, parece não ter nenhuma proteção contra chuva/garoa/neblina/orvalho, e umidade sobre o sensor altera as medidas pra menos do que de fato está ocorrendo. Por outro lado, a incidência de sol direto altera a medição pra cima.

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Uma questão que me preocupa nos termômetros apiaíenses aí da sua casa é a proteção contra 2 coisas:

- insolação direta

- umidade

porque pelo que pude ver no termômetro que tá no cipreste, parece não ter nenhuma proteção contra chuva/garoa/neblina/orvalho, e umidade sobre o sensor altera as medidas pra menos do que de fato está ocorrendo. Por outro lado, a incidência de sol direto altera a medição pra cima.

 

 

:? ONde seria o melhor lugar?

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Uma questão que me preocupa nos termômetros apiaíenses aí da sua casa é a proteção contra 2 coisas:

- insolação direta

- umidade

porque pelo que pude ver no termômetro que tá no cipreste, parece não ter nenhuma proteção contra chuva/garoa/neblina/orvalho, e umidade sobre o sensor altera as medidas pra menos do que de fato está ocorrendo. Por outro lado, a incidência de sol direto altera a medição pra cima.

 

 

:? ONde seria o melhor lugar?

Se você não possui um radiation shield a melhor a opção mais barata e eficiente pra ti de primeiro momento: pega um balde, coloca na ponta do arbusto, pinta de branco, e faz uma "gambi" e coloca o termo la dentro, acho que ja daria fiabilidade as mínimas ;)

Link to comment
Share on other sites

Uma gambi que eu fazia em Curitiba: isolava o sensor da umidade dentro de uma garrafa pet cortada na parte de baixo, e deixava o conjunto embaixo de um cedrinho que tem na casa de meus pais, e que garante uma sombra eficaz pro sensor.

Depois a gambi evoluiu, o abrigo do sensor passou a ser uma caixinha de isopor com uma abertura na parte inferior, na sombra do mesmo cedrinho.

Se eu estivess emorando em casa com quintal já teria falado com um marceneiro que minha noiva conhece, pra fazer um abriguinho com veneziana, mas como moro em apê... sem chance atualmente. A proteção contra insolação é feita pelas paredes do prédio, e a proteção anti-umidade é feita por um saco plástico.

Link to comment
Share on other sites

Se você não possui um radiation shield a melhor a opção mais barata e eficiente pra ti de primeiro momento: pega um balde, coloca na ponta do arbusto, pinta de branco, e faz uma "gambi" e coloca o termo la dentro, acho que ja daria fiabilidade as mínimas ;)

 

Balde? Que gambiarra Delai.. :lol:

Vamos lá, aqui mesmo no fórum há bons exemplos caseiros:

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=42&t=20&start=0

Link to comment
Share on other sites

E cara, se você tiver uma graninha, compra uma estaçãozinha meterológica que registre temp e UR wireless e um abrigo, que você vai gastar NO MÁXIMO 200 reais, com abrigo da davis e uma estação barata.

 

http://cgi.ebay.com/Wireless-Weather-Forecast-Station-Temperature-Clock-/230380837550?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item35a3c49aae esse com chuva ainda.

 

veja ai se gosta, no ebay tem muitas opções, não tem porque ficar com equipamento primitivo. :D

 

Se quizer te ajudo na negociação com o vendedor, já to craque em pexinxar pros gringos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Não acredito que estão duvidando de meus dados :cry: :cry:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

brincadera :mrgreen: :mrgreen:

 

.

Link to comment
Share on other sites

Uma gambi que eu fazia em Curitiba: isolava o sensor da umidade dentro de uma garrafa pet cortada na parte de baixo, e deixava o conjunto embaixo de um cedrinho que tem na casa de meus pais, e que garante uma sombra eficaz pro sensor.

Depois a gambi evoluiu, o abrigo do sensor passou a ser uma caixinha de isopor com uma abertura na parte inferior, na sombra do mesmo cedrinho.

Se eu estivess emorando em casa com quintal já teria falado com um marceneiro que minha noiva conhece, pra fazer um abriguinho com veneziana, mas como moro em apê... sem chance atualmente. A proteção contra insolação é feita pelas paredes do prédio, e a proteção anti-umidade é feita por um saco plástico.

 

 

HUMmm..intendei,acho que por inquanto o mais viavel para mim é combrir com um saco plastico transparente que tenho aqui que tem um zíper. :) e vou deixar na sombra de um arbusto,à uma altura de 1,70 metros.

Tenho um termômetro que fica dentro da garagem, à um palmo da parede pendurado em um vaso, e esse quase sempre marca a mesma coisa que os outros,com diferença de no máximo 0,3 décimos entre eles.

 

E tenho outro termômetro/relógio, esse não seria mais adequado tambem?

vou postar uma foto dele de 5 minutos atrás.

.

4599917327_60dd0c45d5_o.jpg

esse termômetro esta dentro do aparelho.

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Agora estou tentando outras possibilidades aqui, que tal medir a temperatura da água da caixa d'agua?? :mrgreen:

Tmperatura do ar está em, 07,6 , e a da água da minha caixa d'agua agora marca.,11,9ºC. :mrgreen:

4599917946_74cf8a71bd_o.jpg

pelo tempo que toda aquela água deve demorar para ficar com a temperatura ambiente, acho que é bem razoavel.. :D

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Outra questão (muito importante tb!) é vc aferir bem o termômetro ou seja, determinar corretamente quanto de doferença dá entre o dado dele e o dado real) pra não ter dor de cabeça depois. Uma vez, há quase 5 anos, tive que re-postar dados de 2 anos de coleta, porque eu achava que o meu antigo termômetro de mercúrio marcava 3,3 acima da realidade, quando na verdade marcava apenas 1,8 acima. Ou seja, durante 2 anos enganei a mim mesmo e aos colegas de BAZ postando dados 1,5 graus mais frios do que eram de fato (de fev/03 a jun/05).

A questãao é... onde aferir um terômetro aí em Apiaí? Sei que tem lojas de termômetros aqui na capital que fornecem certificados de aferição/calibração junto com os aparelhos (certamente, por uns trocos a mais) mas aí vc vê suas possibilidade$.

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Outra questão (muito importante tb!) é vc aferir bem o termômetro ou seja, determinar corretamente quanto de doferença dá entre o dado dele e o dado real) pra não ter dor de cabeça depois. Uma vez, há quase 5 anos, tive que re-postar dados de 2 anos de coleta, porque eu achava que o meu antigo termômetro de mercúrio marcava 3,3 acima da realidade, quando na verdade marcava apenas 1,8 acima. Ou seja, durante 2 anos enganei a mim mesmo e aos colegas de BAZ postando dados 1,5 graus mais frios do que eram de fato (de fev/03 a jun/05).

A questãao é... onde aferir um terômetro aí em Apiaí? Sei que tem lojas de termômetros aqui na capital que fornecem certificados de aferição/calibração junto com os aparelhos (certamente, por uns trocos a mais) mas aí vc vê suas possibilidade$.

 

 

OI lUcicurita,em que parte do estado vc mora?

Bom, os termômetros, todos meus 5 marcam a mesma coisa, a diferença é de no máximo 3,não de 3 graus, e sim 3 décimos de graus, no máximo extrapolando todas as possibilidades o termometro mais quente pode diferir 0,4 graus do mais frio, eu confio neles, mesmo porque eu comparei com o temometro do dono da loja quando comprei, daí comprei oque estava marcando a mesma coisa que o do dono da loja, muito simpatico por sinal , e tambem gosta de assuntos ligados ao clima da região.

E assim, eu costumava levar meu termometro mais "certo" para as lojas,e caso alguem perguntasse eu logo ia falando-Ah eu trouxe esse de casa mesmo , mas so para comparar, pra mim poder levar o que estiver marcando o mesmo que o meu..e assim foi o ano de 1999 inteiro,ano que comprei 4 dos meus 5 termômetros,e consequentemente foi o ano que comecei a medir temperaturas, ano passado que apareceu esse meu digital..mas ele é certinho tmbm, só é um pouco mais demorado para chegar nas temperaturas dos outros, mas o sensor de mercurio está diretamente exposto, o meu digital está dentro do relógio, mas uns 10 minutos são suficientes para ele se igualar aos velhos companheiros de noites frias.

mas em todo caso, vou procurar alguem que possua um termômetro mais "exato" ,será que termometro de aquario serve? :| , digo será qui é bem certinho.?

Em todo caso vou procurar o termômetro do meu colega que trabalha de guia no parque estadual do PETAR (Parque Estadual Turistico do alto Ribeira), mais precisamente na caverna de santana, o termometro dele registra 13,5ºC graus lá dentro da Caverna de santana, e vou tentar emprestar dele para comparar, se , eu não conseguir, irei eu mesmo lá para a caverna, pois à milhares de anos a temperatura lá dentro nunca muda de 13,5º.Sendo assim poderei comparar com os meus, e concerteza descartarei mediçoes inferiores ou superiores aos 13,5º do interior da caverna.

:arrow: :arrow: Abraços :!:

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Uma foto de Santana, o máximo que andei la foi 800 metros, com guia, mas o publico normal percorrem pouco mais de 600 m.

formacao%20PETAR.jpg

Uma vez la dentro a temperatura NUNCA muda, isso à milhares de anos, ela pode ter se resfriado, 1 Décimo de grau na ultima era glacial!, e para esquentar lá dentro, só se houvesse alguma movimento vulcânico na região da caverna. Fora isso, IMpossivel registrar, 13,6°, ou 13,4º lá dentro, é sempre 13,5.Acho o melhor lugar do brasil para comparar temperaturas de um temômetro :mrgreen: . :P:P:P

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Apiaí - sp 12-05-2010

 

Hoje tive a menor mínima do ano, 5,8ºC na parte da manhã, com tempo parcialmente encoberto,e ventando (adeus à geada :evil: , mas isso é normal, coisas da maritmidade abundante de Apiai.rs

máxima, 13ºC na parte da tarde, parcialmente encoberto, e ventando.

Agora 17:17, 11ºC e nublado,ventando e trovoadas ao sudoeste.

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

RENATO, Eu diria que este vento e nebulosidade são coisas da ciclonicidade, e não exatamente da maritimidade. Tanto que ontem o Ilson Tessaro comentou que o céu parcialmente nublado impediu um aprofundamento do efeito baixada. E olha que Santa Rosa está um pouco longe do mar...

 

Por aqui, madrugada começou encoberta por causa do vento SE do final da tarde de ontem, mas às 2h já começava a abrir e hoje amanheceu apenas com alguns cúmulos de influência ciclonal. Achei que iria cair uma água do céu como ontem de tarde mas me enganei. Fui de 13,2 a 17,9 e agora tenho poucas nuvens, vento W moderado e 16,3. Devo ir, com sorte, aos 9,5. Mas já tem modelo aperfeiçoando a previsão pra sexta, ou seja, prevendo mais frio matinal.

Link to comment
Share on other sites

RENATO, Eu diria que este vento e nebulosidade são coisas da ciclonicidade, e não exatamente da maritimidade. Tanto que ontem o Ilson Tessaro comentou que o céu parcialmente nublado impediu um aprofundamento do efeito baixada. E olha que Santa Rosa está um pouco longe do mar...

 

Por aqui, madrugada começou encoberta por causa do vento SE do final da tarde de ontem, mas às 2h já começava a abrir e hoje amanheceu apenas com alguns cúmulos de influência ciclonal. Achei que iria cair uma água do céu como ontem de tarde mas me enganei. Fui de 13,2 a 17,9 e agora tenho poucas nuvens, vento W moderado e 16,3. Devo ir, com sorte, aos 9,5. Mas já tem modelo aperfeiçoando a previsão pra sexta, ou seja, prevendo mais frio matinal.

 

Hum, vi mesmo que tem um ciclone!!, aqui quem gosta de sentir frio deve estar no paraiso, 11º com um vento que chega a "cortar" a pele, sei lá onde foi parar essa sensação termica.. :lol:

Mas sobre a maritimidade, ela "corta" 50% das geadas que poderíamos registrar aqui em Apiaí, chega a ser frustante meu termômetro estar marcado 2º ou 3ºC graus positivos, e nada de gelinho nas plantas. :|

Mas sou brasileiro, e quero geada amanhã. :lol:

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Mas, RENATO, como a maritimidade (e EXATAMENTE ela) seria a culpada pelo fato de marcar 2 ou 3 e não gear?

Nem sempre o fato de ter uma alta umidade do ar é influência marítima direta. No máximo, INdireta, já que Santa Rosa, do post anterior, é bem mais continental que Apiaí e neste ar polar tambem teve geadas frustradas pelo ciclone. Mas aí falamos de um ar de origem oceânica que, graças à situação atmosférica favorável (de ciclone) deixa o tempo "invocado" até mesmo no oeste da região Sul. Sem ciclone no circuito, um vento SE que entre pela região sul chega ao oeste da região completamente árido, mesmo tendo provocado garoa no leste da região. E por vezes um vento polar continental com umidade ciclônica frustra mais o frio do que um ar polar oceânico seco. Em nov/06 por exemplo, chegou a fazer 5 graus na Lapa, Grande Curita, com vento SE. Enquanto isto, hoje Curita tá tendo garoas ocasionais com vento SW. Então, nem toda umidade é oceânica, nem toda secura é continental, e nem sempre uma influência oceânica deixa o tempo úmido.

Link to comment
Share on other sites

Mas, RENATO, como a maritimidade (e EXATAMENTE ela) seria a culpada pelo fato de marcar 2 ou 3 e não gear?

Nem sempre o fato de ter uma alta umidade do ar é influência marítima direta. No máximo, INdireta, já que Santa Rosa, do post anterior, é bem mais continental que Apiaí e neste ar polar tambem teve geadas frustradas pelo ciclone. Mas aí falamos de um ar de origem oceânica que, graças à situação atmosférica favorável (de ciclone) deixa o tempo "invocado" até mesmo no oeste da região Sul. Sem ciclone no circuito, um vento SE que entre pela região sul chega ao oeste da região completamente árido, mesmo tendo provocado garoa no leste da região. E por vezes um vento polar continental com umidade ciclônica frustra mais o frio do que um ar polar oceânico seco. Em nov/06 por exemplo, chegou a fazer 5 graus na Lapa, Grande Curita, com vento SE. Enquanto isto, hoje Curita tá tendo garoas ocasionais com vento SW. Então, nem toda umidade é oceânica, nem toda secura é continental, e nem sempre uma influência oceânica deixa o tempo úmido.

 

 

Bom realmente agora vc me pegou :mrgreen: , tudo oque sei é observando, e sempre tem uma nuvenzinha vindo do leste (oceano), até ja escutei muito meus pais conversando sobre um tal "vento do mar", que entrava na cidade à qualquer hora e humidecia tudo e garoava e garoava, e fechava o tempo,ou no mínimo "cortava" o barato de quem estava curtindo o solzinho da tarde. :lol: e você descia 30 quilómetros em direção à cidade de Guapiara, ou Ribeirão branco,ambas cidades vizinhas (ambas em torno de 760-800m) e lá ja estava sol.

melhor ilustrar com uma foto: :mrgreen:

Vista+Panoramica+Apia%C3%AD+2+editada.jpg

Bom, se vc reparar naquela abertura de tempo no centro da foto (oeste/norte, direção do sol poente de inverno), estará olhando para a direção da cidade vizinha de Ribeirão Branco (800m), e lá 100% de chance de estar fazendo tempo bom e quem sabe até um solzinho,enquanto aqui tava essas "pancadas de garoa" como pode perceber em ambos os lados da foto, Aqui é muito diferente da região (região que em si tmbm ja é diferente do resto do estado :lol:) ,Oque impede as geadas aqui, é o vento umido,que sopra 70% dos dias do ano,precisamos de uma massa de ar polar fortissima e muito seca para fazer parar de ventar de diminuir nossa umidade, aqui tudo é favorável à umidade, maior trecho de mata atlântica contínuo do Brasil,(segue a foto)4565962961_f787310f38_o.jpg

.

E a proximidde do mar juntam-se,(segue a foto)("fiz uma PAinterajem lascada agora :lol: :lol: :lol: :lol: )

 

4602005147_96171a846d_o.jpg

tudo isso se junta e detonam nossas geadinhas :D .

 

Mais uma foto de um dia relativamente seco e com tempo bom, que à partir das 5 da tarde começa a nublar.E no horizonte olhando para o Oeste ou norte ou sul sempre fica aquela "faixa de tempo bom". OgAAAPC5_nKMBggw1PsoUnW7rvJjcz0rwurFKfG_ygngcq7eFYJ1Q0AFJOqfSM3tk0kZNr-FZZ-HAn4vGKyQEKQOh9YAm1T1UHOWUaMhcCDXPV2nL-5lw6mopEeH.jpg

OgAAALazyndpjkme8l2ux3mD9igLmf8tsoRCN5saFeVfPG9TYTQLW66wEb4XFHf8yXrCvTF8FPSrSH5cbZFa-KIo6IUAm1T1UIFMdNhoiuihsYLxYdxzIhhQ-q14.jpg

 

As nuvens gostam de ficar pairando mesmo é em cima de Apiaí! :lol:

.Não sei de dá pra intender alguma coisa, mas ta valendo :lol: :lol:

 

 

 

 

 

 

 

saluudoos

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Ah sim... aí a umidade tá ligada tá ligada ao vento leste, realmente. Mas vc observou se o vento que trouxe nuvens pra Apiaí nesta madru realmente era de leste? Pelo menos aqui em Sampa e em Curita (com Apiaí no meio do caminho!) o vento às 7h30 era de W, então por isto que estou achando que as nuvens que entraram aí eram nuvens ciclonais, vindas de W. Mas, como é vc que mora aí e táaí pra observar a direção do vento e das nuvens, posso estar errado...

Link to comment
Share on other sites

(CONTINUANDO)

e, realmente, se o ar não secar direito e ficar no fundo de uma aixada cercada de mato, aí pode entrar cerração em jogo, mas aí é junção das variáveis mata+baixada+ar pouco seco, e não necessariamente da umidade diretamente do oceano.

Até já notei que quando em cerração, na maioria das vezes vem de sul, ou seja, umidade do oceano. Mas o raciocício da umidade vinda do mar não se aplica no caso de ventos continentais, e a fonte da umidade deve ser outra(s).

Link to comment
Share on other sites

RENATO,

Ah sim... aí a umidade tá ligada tá ligada ao vento leste, realmente. Mas vc observou se o vento que trouxe nuvens pra Apiaí nesta madru realmente era de leste? Pelo menos aqui em Sampa e em Curita (com Apiaí no meio do caminho!) o vento às 7h30 era de W, então por isto que estou achando que as nuvens que entraram aí eram nuvens ciclonais, vindas de W. Mas, como é vc que mora aí e táaí pra observar a direção do vento e das nuvens, posso estar errado...

 

Pra dizer a verdde, acontece tão rapido que quando vou ver ja nubou tudo, isso em questão de poucos minutos, mas sempre reparo a direção da nuvens, e é dificil um vento que as empurre de oeste p/ leste, 80% das vezes aconte o contrário, ou as vezes elas vem descaradamente do sul mesmo..ehuahe :lol:

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

(CONTINUANDO)

e, realmente, se o ar não secar direito e ficar no fundo de uma aixada cercada de mato, aí pode entrar cerração em jogo, mas aí é junção das variáveis mata+baixada+ar pouco seco, e não necessariamente da umidade diretamente do oceano.

Até já notei que quando em cerração, na maioria das vezes vem de sul, ou seja, umidade do oceano. Mas o raciocício da umidade vinda do mar não se aplica no caso de ventos continentais, e a fonte da umidade deve ser outra(s).

Aqui todos os fatores se juntam para aumentar a umidde..rs

Link to comment
Share on other sites

Caraca... se deram bem!

Aqui modestíssima mínima de 12,4 mas pelo menos Marsilac, que chegou aos 9 ontem, hoje trravou nos 10,5.

Eu, vingativo? Invejoso?

Mas ao vento, a sensação parece ficar abaixo dos 10.

Vejamos:

- Ao sair de casa tava 13 graus

- Vento horário: 2 m/s

Correção: sensação térmica horária em 12, mas claro, baixando as rajadas, e a área onde trabalho é bem exposta aos ventos, pelo menos ao ar livre.

Link to comment
Share on other sites

Uma foto que tirei às 9 da noite de hoje, do meu termômetro que fica na garagem quase na parte de dentro da casa:

 

4602218291_c52fdd471d_o.jpg

 

8º cravados", temos nuvens ,vento ,umidade alta, muita fumaça saindo da boca :o . :)

 

 

 

Hoje tive essa exata mínima aí do termômetro míseros 8ºC :| , quando o real potencial era p/ estar pelo menos abaixo dos 5ºC, ainda não quebrei meu récorde de 5,8º, mas to esperando uma melhora do tempo.

Apiaí 13-05-2010

Mínima , céu encoberto e "pancadinhas" de garoa.

Agora meio dia,tempo bom e até faz um calorzinho,pelo menos ja dá para tirar a blusa...rs tenho 14,4ºC.

 

 

 

 

 

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.