Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado de São Paulo :


Recommended Posts

Hoje variei de 15,8 a 22,5. Pra combinar com sexta passada, mínima perdendo até pra Santana e máxima só perdendo pra Marsilac.

Estranho como a temp travou na madru, pois às 21h17 de ontem tinha 16,9 e em 9 horas só caiu 1 grau!

Aliás, esta travada ocorreu em toda a RMSP, portanto não pode ser atribuída a alguma particularidade do meu ponto de medição.

 

Por aqui as mínimas durante a madrguada também tem "travado" na casa dos 15ºC. Tenho notado MM's durante a noite e madrugada e céu aberto durante o dia, ou seja, cenário perfeito para aquecimento.

 

Hoje, mínima de 14,4ºC e máxima de 25,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

A semana inteira tem sido de sol, pouca nebulosidade e temperaturas em elevação. Na segunda, variamos de 14,1°C a 24,1°C; na terça de 15,0°C a 26,3°C e ontem entre 15,8°C e 26,1°C.

 

Nesta quinta-feira até o friozinho que ainda se fazia presente nas manhãs foi embora. Começamos o dia com 17,8°C, agora faz sol e 19,1°C e a máxima prevista para hoje é de 27-28°C.

Link to comment
Share on other sites

15/4: 17,5 / 23,4

EVANDRO,

A questão é que em 2 noites, de segunda pra terça e terça pra quarta, em nenhum momento vi mm's em doses ameaçadoras. Acredito que na madru de segunda pra terça tenha entrado ar quente durante a noite, já que às 21h17 eu tinha 16,9 e amanheci no dia seguinte com ridículos 15,9. A não ser que vc tenha hábitos mais corujescos e tenha testemunhado as marditas em grande dosagem no céu da RMSP...

Link to comment
Share on other sites

Aqui, 17,4 a 24,7. Claaaaaaaaaaro que nas ruas não deu somente 24,7 mas por outro lado, quando saí de casa e passei por um terreno baldio em baixada do lado do meu conjunto, senti um friozote que seria mais compatível com uma mínma de 15 e não de 17. Em Curita, quando dava 17 cedinho no quintal, eu saía só de calça e camiseta sem medo de errar, e hoje o friozinho inspirava um moletom no caminho pro ponto do fretado.

Link to comment
Share on other sites

Não arrisco chutar qual o local mais chuvoso do Brasil, a baixa densidade estações e a falta de continuidade dos dados não permite uma estimativa segura, mas considero principalmente duas áreas como fortes candidatas: uma que vai da Ilha de Marajó até partes do Amapá e outra acompanhando a Serra do Mar mais especificamente em algumas encostas paulistas; como este ano a temporada chuvosa lá no extremo nordeste do país está muito fraca, as serras costeiras do sudeste parecem estar levando vantagem, uma estação do CPTEC que fica em algum local entre a RMSP e o litoral registrou os seguintes índices mensais em 2010 até agora:

 

Jan: 877,8 mm

 

fev: 320,2 mm

 

mar: 192,8 mm

 

abr: 664,2 mm (no dia 10 já havia alcançado 600 mm, superando Brejo Grande (SE) e Sumaré (RJ, cume 700 m acima dos bairros da cidade) como a estação mais chuvosa do país em abril de 2010)

 

A média anual deste local deve beirar ou superar os 3000 mm, e meses com mais de 1000 mm devem ocorrer em alguns anos; apesar de não conhecer as médias locais (estação nova) com certeza março fechou muito abaixo dela e possivelmente fevereiro no mínimo um pouco abaixo.

 

Link: http://pituna.cptec.inpe.br/PCD/metadados.jsp?uf=25&id=30890&tipo=AGROMET Hoje o dia foi seco e quente por lá (27 graus as 15:00) após friozinho típico de serra na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

As regiões próximas à Serra do Mar são realmente muito chuvosas, é por isso que os paulistas apelidam Ubatuba de ''Ubachuva'' e Caraguatatuba de ''Caraguatachuva'' :lol:

 

Ontem e hoje tivemos dias de bastante sol e calor em São Paulo. Nesta sexta, variamos de 18,2°C a 28,6°C e neste sábado de 17,9°C a 30,1°C!! A UMIDADE CHEGOU A APENAS 19% :shock: No momento noite de céu completamente limpo e temperatura de 23,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha Personau Uéder Isteichion, 16,1 a 26,7. Percebi que em entrada de ar quente minha janela é bem mais conservadora que Mirante de Santana, apesar de ter se saído pior na entrada do ar frio semana retrasada.

Sampa tem uma variedade microclimática absurda por causa das diferenças de urbanização.

Enquanto Marsilac variou de 11,5 a 26, teve uma PWS no Butantã que variou de 16 a 34, e outra na Vila Prudente, que foi de 18 a 30. Aqui, nem 8 nem 80, deu até pra usar uma blusa leve de manhã cedo, mas deu pra sentir saudade da bermuda de tarde.

Notei até agora, que minha P.U.I. apresente mínimas cerca de 2 graus maiores e máximas 2 graus menores que as do aero de Guarulhos. Como a média ponderada fica a aproximdamente 40% do caminho entre a mínima e a máxima (valor válido tanto pra Sampa quanto pra Curita) posso dizer que, neste abril, a coisa tá quase pau a pau, em termos de média mensal, com uma diferença positiva de quase 0,5 grau no meu ponto de coleta.

Link to comment
Share on other sites

A semana aqui tem sido assim:

19/4 16,1 26,7

20/4 17,0 26,0

21/4 18,8 27,1

22/4 19,4 27,8

Ou seja, nem hoje eu tinha conseguido ter mínima matinal acima dos 20. Mas esta noite promete, já que ainda tenho 25,2. A esperança de ter mínima abaixo de 20 amanhã fica por conta do avanço da FF, e só quase à meia-noite.

 

O tempo em Mauá esta quente que nem aqui em Berno, acabei de chegar e 25,3°C

Link to comment
Share on other sites

A semana aqui tem sido assim:

19/4 16,1 26,7

20/4 17,0 26,0

21/4 18,8 27,1

22/4 19,4 27,8

Ou seja, nem hoje eu tinha conseguido ter mínima matinal acima dos 20. Mas esta noite promete, já que ainda tenho 25,2. A esperança de ter mínima abaixo de 20 amanhã fica por conta do avanço da FF, e só quase à meia-noite.

 

O tempo em Mauá esta quente que nem aqui em Berno, acabei de chegar e 25,3°C

 

Infernal ma non tropo: 23,4 às 20h47. Mas baixar dos 20 na madru, no chance. Hoje mesmo, só baixei disto depois das 3h.

Link to comment
Share on other sites

Estou no Pedroso, meu conjunto tem um terreno baldio gigante em volta. O que prejudica minhas mínimas é o fato do sensor estar a 4m do chão "de verdade" e estar amarrado na grade de proteção da janela.

Estas variáveis influenciam tanto minha medição, que tenho mínimas congonhenses, mas máximas 2 graus mais baixas. Caso a coisa fosse num quintal com área gramada, abrigo, etc, acredito que eu teria 1,0 a menos nas mínimas e 1,5 a mais nas máximas.

Link to comment
Share on other sites

Estou no Pedroso, meu conjunto tem um terreno baldio gigante em volta. O que prejudica minhas mínimas é o fato do sensor estar a 4m do chão "de verdade" e estar amarrado na grade de proteção da janela.

Estas variáveis influenciam tanto minha medição, que tenho mínimas congonhenses, mas máximas 2 graus mais baixas. Caso a coisa fosse num quintal com área gramada, abrigo, etc, acredito que eu teria 1,0 a menos nas mínimas e 1,5 a mais nas máximas.

 

É, problemas de cidade grande, aqui em casa o terreno mais proximo esta a cem metros de casa, o resto é tudo asfalto e casa, meu termometro fica num quintalzinho de area aberta de 4X1,5 com um paredão de um lado e altura do telhado. Horrível para as minimas e para as máximas uma vez que o calor se concentra neste espacinho.

Link to comment
Share on other sites

Maiores índices pluviométricos registrados pela rede telemétrica do Alto-Tietê até as 17h30:

 

Ponte do Piqueri - 20,0mm

Limão - 18,0mm

Rio Tamanduateí (Vd. Pacheco Chaves) - 17,2mm

Córrego Ipiranga - 15,0mm

Pirajuçara (campo Limpo) - 14,8mm

CTH (USP) - 13,6mm

Córrego Jaguaré - 11,4mm

Aricanduva (foz) - 10,2mm

 

Às 16h30, foi observada chuva forte acompanhada de queda de granizo no cruzamento entre as Avenidas Faria Lima e Rebouças. Por volta das 16h, foram registradas rajadas de vento de até 45km/h no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. No mesmo horário, os ventos chegaram a 43km/h no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

 

Até as 17h30, o pluviômetro do CGE localizado na Consolação registrou 25mm de chuva.

Link to comment
Share on other sites

últimos dias por aqui:

 

Quinta: 21,0°C/30,5°C

Sexta: 19,0°C/28,0°C - 15mm

Hoje: 18,7°C/23,8°C

 

Ontem estava horrível, não havia baixado de 22,5°C durante a madrugada e a sensação de abafamento era grande à tarde. Por volta das 16h o tempo mudou completamente e enfim refrescou, com a chegada da chuva.

 

Hoje dia agradável, agora está nublado e faz 22,0°C. Amanhã o calor deve voltar.

Link to comment
Share on other sites

Bom pessoal,antes de ir embora do trampo aqui em Cumbica,vamos falar um pouco do tempo.

Chuvisca bem fraco na avenida Santos Dumond,a temperatura esta amena ,19 graus.Mais tarde eu volto do Jardim Adriana,até lá!

 

Trabalha no aeroporto, Oswaldo?

 

Aqui na zona leste de São Paulo temos uma tarde de domingo de bastante sol e pouca nebulosidade. A temperatura está em 25,8°C e deve ir aos 28°C nesta tarde.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos um dia de sol e calor. A mínima ficou em 20,4°C e a máxima chegou a 29,1°C. Por volta de 16h30 o tempo fechou e choveu forte no leste da zona leste paulistana. Por aqui tivemos apenas 1mm (mês em 111mm) e muito vento. Aliás, o vento atingiu 87km/h no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Agora temos poucas nuvens e temperatura de 22,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Bom pessoal,antes de ir embora do trampo aqui em Cumbica,vamos falar um pouco do tempo.

Chuvisca bem fraco na avenida Santos Dumond,a temperatura esta amena ,19 graus.Mais tarde eu volto do Jardim Adriana,até lá!

 

Trabalha no aeroporto, Oswaldo?

 

Aqui na zona leste de São Paulo temos uma tarde de domingo de bastante sol e pouca nebulosidade. A temperatura está em 25,8°C e deve ir aos 28°C nesta tarde.

 

 

Não Fabinho,trabalho próximo ao Aeroporto.

 

Aqui no Jardim Adriana tambem choveu forte,mas não ventou tão forte como em Cumbica,relatado pelo Fábio

 

Agotemos céu nublado com 22 graus na zona norte.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos um dia de sol e calor em São Paulo, sem chuvas. Mínima de 20,7°C e máxima de 28,8°C.

 

Já hoje, até 10h da manhã estava muito abafado na cidade de São Paulo (de madrugada então, parecia verão, com 24,4°C à 0h30), depois tivemos uma pancadinha de 1mm. Agora enfim começa a refrescar, a temperatura cai rapidamente e a mínima deve ser registrada à noite. A máxima foi de 24,8°C e agora faz 20,2°C, com vento marítimo muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.