Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/18/18 in all areas

  1. Enquanto isso, CFS de hoje trazendo um Fevereiro dos sonhos....
    6 points
  2. O aquecimento global é um fato e, espero que não me chamem de ignorante, o homem tem pelo menos uma pequena parcela de culpa nisso. Quando o ciclo virar para a tendência de resfriamento, nós saberemos o real impacto que o ser humano tem (ou não tem) na história climática planetária.
    4 points
  3. Formação de uma nuvem tipo wall cloud agora há pouco à oeste. Havia muito giro e prováveis funis. Pena que um alinhamento se formou bem no lugar e acabou estragando a estrutura, posteriormente formando uma frente de rajada.
    3 points
  4. Áreas de instabilidade atuando no Uruguai deve ganhar força nas próximas horas e tem risco de temporais entre o leste do Uruguai e sul do RS.
    3 points
  5. Impressionante o volume de chuva previsto pelo Canadense CMC para os próximos 10 dias.
    3 points
  6. Analisando a performance dos modelos regionais de mesoescala nesse evento, é possível concluir que ambos tiveram sucesso em se tratando de previsão com 12/20 horas de antecedência do evento. Ambos os modelos acertaram nos dois pontos primordiais, primeiro: quanto ao posicionamento em que o sistema convectivo começou a intensificar sobre o Uruguai, e segundo: quanto ao ponto que o sistema convectivo começou a perder força (quilômetros antes de chegar na região de Pelotas). Porém comparando a projeção do WRF/GFS 12z com o ocorrido, não tivemos a formação uma linha de instabilidade muito bem definida como o modelo projetava, as instabilidades ficaram meio 'desordenadas' fazendo jus a projeção do WRF/CMC 12z. O que dá pra concluir é que na previsão com 48 horas de antecedência do evento, o modelo WRF inicializado com o Global Canadense se saiu melhor comparado ao WRF inicializado com o Global Americano. Porém temos que deixar claro que apenas um evento não é parâmetro pra dizer qual modelo é melhor que o outro, no geral são bons regionais disponíveis hoje no mercado.
    2 points
  7. Meu deus do céu. Tá difícil de o euro apontar algo alentador para a região sudeste do Brasil. Entra rodada, sair rodada e o modelo continua a indicar acumulados irrisórios em grande parte da região. É o POdrão pós-2012 com tudo!
    2 points
  8. A Austrália sofreu com secas severas desde o final dos anos 90, a chamada Millennium drought. A região de Adelaide tem até uma planta de dessalinização de água do mar https://en.wikipedia.org/wiki/Adelaide_Desalination_Plant.
    2 points
  9. Núcleos de chuva forte com grande potencial de queda de granizo se formaram em pontos isolados da campanha do RS nas últimas horas. Destaque para o sistema convectivo que formou a norte de Santana do Livramento, uma forte célula atingiu a cidade de Rosário do Sul, porém é uma pena que não temos monitoramento na região. As demais formações até o momento foram em áreas rurais da região. As áreas de instabilidade seguem com deslocamento zonal (de oeste para leste) porém com menos intensidade.
    2 points
  10. As chuvas tem se recuperado no Rio Grande do Sul e são abundantes no Paraná e em Santa Catarina.
    2 points
  11. A MetSul avisou pelo Facebook sobre o aumento da instabilidade no RS. É um excelente sinal pro oeste e a Campanha, que estão com pouca chuva, se não me engano desde novembro. Também fiquei feliz em ver que a MetSul diminuiu bastante o calor para cá nos próximos dias. O GFS/Avn coloca uma forte mp de 1025 mb na costa da Argentina quinta da semana que vem, o que traria vento S para grande parte da Região Sul, SP e RJ. Na sexta, dia 26, coloca a linha de 8° em 850 hpa sobre o E do RS, e no sábado, 27, a de 10° até a divisa PR/SP. O modelo é instável, mas será uma maravilha se isso acontecer! Aqui variação de 21,7° a 30,3° e muitas nuvens ao longo do dia. Só choveu um pouco há pouco. Agora faz 25,1° com 84%. Dia típico de janeiro.
    2 points
  12. Sou leigo mas acho que aí implicaria numa mudança total no clima do mundo. Todos os grandes oceanos têm uma alta subtropical. Existe o anticiclone dos Açores, que nada mais é que a Alta Subtropical do Atlântico Norte. Existe a Alta Subtropical do Pacífico Sul ou anticiclone da ilha de Páscoa. O anticiclone do Hawai ou Alta Subtropical do Pacífico Norte. O anticiclone de Mascarenhas, que nada mais é que a Alta Subtropical do Índico. E.T.: A Alta Subtropical do Atlântico Sul, a nossa conhecida ASAS, também é chamada de anticiclone de Santa Helena.
    2 points
  13. Para o centro-norte e oeste do RS, norte da Argentina e sul do Paraguai ambos apostam em muita chuva nos próximos dias, região do leste Paranaense também pode ter altos volumes.
    2 points
  14. Em Florianópolis, tivemos o dia mais quente do ano. A máxima ficou em 35,2°C no Itacorubi, em 34,6°C no Inmet (São José) e em 33,0°C no Carijós. Aqui na Lagoa tivemos vento norte soprando nas horas mais quentes, além de ter ficado nublado a maior parte do dia, o que amainou um pouco o calor. Tivemos pancadas de chuva no fim da tarde, algumas fortes: Elas foram sempre rápidas e algumas inclusive com a presença do sol. Resultado:
    1 point
  15. Subiu mais 0,1 depois hehehe Faz 29,6°C e UR em 47% no digital. Extremos hoje: Casa: 21,8/36,4 Resende: 20,6/35,4 Valença: 20,9/35,1 Rio Claro: 19,5/34,7 Três Rios: 21,4/35,0 Previsão de 38°C amanhã...!!!
    1 point
  16. Eu também não! Só temos uma estação online confiável em Porto Alegre atualmente, a do Inmet. As do Metroclima aquecem (muito), as PWS no Wundergrond não prestam. Precisamos da estação do Marcos online!
    1 point
  17. Máximas de hoje no estado do Rio: 38,8°C Rio de Janeiro (Marambaia) - até as 16UTC 38,1°C Rio de Janeiro (Jacarepaguá) 37,9°C Silva Jardim 37,7°C Rio de Janeiro (Vila Militar) 37,6°C Seropédica 37,4°C Duque de Caxias (Xerém) 37,1°C Macaé 37,0°C Campos dos Goytacazes 36,8°C Cambuci 36,2°C Paraty 35,8°C Saquarema 35,6°C Angra dos Reis 35,4°C Resende 35,1°C Rio de Janeiro (Forte de Copacabana) 35,1°C Valença 35,0°C Três Rios 34,7°C Rio Claro
    1 point
  18. Pior que hoje o Euro pegou bem as áreas com chuva no estado de SP. Pelo modelo, as áreas com maior quantidade de células seria ao sul do Tietê (mesmo assim, não tanto), desde lá no noroeste até o sul de SP. Nas outras áreas, apenas chuvas bem isoladas. E veja só a última imagem dos radares do IPMet/Unesp:
    1 point
  19. Até que não. A automática da estação do INMET no Mirante de Santana chegou nos 31,8°C. Até que meu chute de 32° não foi tão fora, he, he. Vou antecipar uma informação garimpada pelo Rodolfo. A convencional do Mirante registrou 22,2°C de mínima hoje. É a mínima mais alta desde dezembro de 2016. --------------------- E.T.: Valeu pela informação, Renan.
    1 point
  20. E o GFS apertou a chuva!! 400 mm até o início de fevereiro em BH. Dá-lhe ZCAS.... 27% de umidade hoje aliás.
    1 point
  21. Engarrafamento de gelo em New York: http://www.bbc.com/news/av/world-us-canada-42739940/how-an-ice-jam-caused-river-to-burst-banks-in-minutes?ocid=socialflow_twitter
    1 point
  22. Mas faz aquilo que te disse, coloca um Meteohub ou Meteobridge e já era. Com uns R$ 500,00 tu deixa ela online sem computador. Qualquer coisa só falar comigo, te ajudo.
    1 point
  23. É uma La Crosse 330-2315 Tá online desde 01/11 Tive mínima de 21,8C hoje. Agora 35,5C e algumas cirrus.
    1 point
  24. Todas as estações do INMET em 35°/36°. Destaque para os 35,1° do Forte de Copacabana.
    1 point
  25. Estou pronto para a torradeira a céu aberto hoje. Se ontem fez 33,1ºC com nuvens no céu durante boa parte do dia, o que dizer de hoje, que será céu claro o dia todo ? Não duvido de aproximar dos 35 graus. De manhã, ainda uma mínima agradável de 17,4ºC.
    1 point
  26. Rodada 12z de ambos WRF convergindo. Chance de temporais no sul e leste do Uruguai e sul do RS entre a madrugada e o começo da manhã desta quinta-feira. Pelo WRF/GFS é provável que tenha formação de uma linha de instabilidade avançando do Uruguai, e pelo WRF/CMC também é possível observar as instabilidades um pouco alinhadas, porém não fica tão evidente a linha de instabilidade. Ambos os modelos também colocam rajadas de vento moderada/forte de forma pontual no sul do RS.
    1 point
  27. O GFS dá 100mm pra BH nos próximos 10 dias e o Europeu dá 0 mm....que piada. Que ridículo....tem áreas com 350mm em um e 0 mm no outro:
    1 point
  28. Vários sistemas convectivos ativos entre o centro-norte do RS e SC com topos muito bem desenvolvidos.
    1 point
  29. Através do aplicativo RainViewer, tem disponível para iOS, Android e Web. https://itunes.apple.com/br/app/rainviewer-radar-mapa-meteorológico-real/id980123924?mt=8 https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lucky_apps.RainViewer&hl=pt_BR https://www.rainviewer.com/map.html?loc=-21.478434,-51.943790,4&oFa=0&oC=0&oU=0&oCUB=1&oCS=1&oF=0&oAP=0&rmt=0
    1 point
  30. Áreas de instabilidade avançando de noroeste pelo norte do RS, oeste de SC e do PR.
    1 point
  31. Interessante a diferença na previsão dos modelos de mesoescala geradas hoje, o primeiro WRF inicializado com o modelo Canadense indica áreas de chuva forte avançando pela fronteira com o Uruguai sobre o Sul do RS na madrugada do dia 18. Já o segundo WRF inicializado com o modelo Americano indica que as áreas de chuva cheguem na fronteira no início da manhã do dia 18. Fazendo um comparativo podemos perceber um delay de 12h na previsão pra 48 horas. Vamos acompanhar pra ver quem leva essa.
    1 point
  32. Ou quem sabe no posto Ipiranga que fica lá no topo do Morro da Igreja ?
    1 point
  33. Verdadeira aberrações. Pinheiro Machado tem média anual entre 14,5º ~ 15º. Foi a 16,6º que a a média de Santa vitória do Palmar, essa que deve ter ultrapassado os 18º. Enfim um estrago sem precedentes na região Sul, mas principalmente na metade Sul do Rio Grande do Sul.
    1 point
  34. Previsão de longo prazo do modelo ECMWF não indica nenhum avanço de ar frio pelo RS e Uruguai pelo menos até o final de janeiro, as frentes devem ficar bloqueadas no centro-sul da Argentina, influência que se dá pelo índice positivo da AAO no período atual e que deve se estender nos próximos dias. Muito longe ainda para afirmar algo, mas a tendência atual é de uma entrada de ar frio mais significativa na segunda quinzena de fevereiro.
    1 point
  35. Algumas médias anuais no Sul: 11,7 Morro da Igreja/SC (Inmet) 13,7 Cruzeiro, São Joaquim/SC (PWS) 14,4 Urupema/SC (Epagri) 14,4 Ausentes/RS (Inmet) 14,4 Bom Jardim/SC (Epagri) 14,4 São Joaquim/SC (Inmet) 14,7 Pericó/SC (PWS) 15,8 Bom Jesus/RS (Epagri) 15,8 Cambará do Sul/RS (Inmet) 16,4 Vacaria/RS (Epagri) 16,7 Pinheiro Machado/RS (PWS) 16,7 General Carneiro/PR (Inmet) 17,4 Canguçu/RS (Inmet) 17,9 Lagoa Vermelha/RS (Epagri) A partir de junho, desde quando existe a Davis de Ausentes: 10,8 Morro da Igreja/SC (Inmet) 12,6 Ausentes/RS (PWS) 12,6 Rio do Rastro Eco Resort/SC (PWS) 12,6 Cruzeiro/SC (PWS) 12,9 Urupema/SC (Epagri) 13,2 Bom Jardim/SC (Epagri) 13,4 Pericó/SC (PWS) 13,4 Ausentes/RS (Inmet)
    1 point
  36. Mesma região, frente de rajada em Apucarana ontem. Crédito Gustavo Del Colo.
    1 point
  37. Ontem quando apareceu no Fantástico que a neve no Saara era devido ao "aquecimento global" eu comecei a rir sem parar
    1 point
  38. Trópicos seguem movimentados no Índico Sul. Além de Berguitta, uma nova depressão tropical se formou hoje próximo a costa de Moçambique. Essa depressão terá curta vida, e irá fazer landfall hoje a noite. Segundo a Meteo-France, poderá evoluir em Tempestade Tropical antes de chegar em Moçambique. Enquanto isso Berguitta evoluiu em um Ciclone Tropical (furacão) hoje, e segue sendo uma séria ameaça a Ilha Reunião e Maurício nos próximos dias.
    1 point
  39. Berguitta segue ganhando força. Última informação da Meteo-France coloca o Ciclone com força de forte tempestade tropical. Previsão da Meteo-France mantém Berguitta se elando a Ciclone Tropical amanhã e agora aumentando a confiança para passar muito próximo das ilhas Maurício e Reunião entre a quarta e a quinta-feira. Modelo Europeu mostra uma grande confiança para o Ciclone passar muito próximo ou em torno das duas ilhas, com provável força de Categoria 2 ou 3 Saffir Simpson. Moradores dessas ilhas devem acompanhar muito atentamente a evolução deste ciclone.
    1 point
  40. Interessante, aparenta ser uma configuração de linha de instabilidade avançando de noroeste.
    1 point
  41. Calor está tenso aqui em Pelotas também, ontem tivemos máxima de 35ºC. E hoje está 2ºC mais quente que ontem no mesmo horário, faz 33,7ºC agora na estação da zona norte... Tem chances de batermos 37ºC por aqui, ou chegar bem perto disso.
    1 point
  42. Show de bola o BAZ após a atualização, parabéns aos envolvidos!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.