Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Marcos, passei a semana aqui em São Paulo e agora estou no aeroporto de Congonhas esperando pelo meu vôo de volta que será somente às 20:50hs. Há 4 vôos da Gol saindo antes, mas todos estão lotados. Estou torcendo para ser chamado pela lista de espera de algum destes vôos. Tu iria adorar o tempo do verão paulistano. O povo daqui reclama do calor sem saber o que REALMENTE é calor. As noites são frescas e sempre chove no fim da tarde. Uma "dilícia", como alguns aqui bem dizem, hehehehe !

 

Eu também estava!! Mas em Guarulhos e o meu saiu às 19:30!! Ambos perdemos o jogo do Grêmio então! :D

 

Em SP estava bom, aqui em POA é que faz calorão mesmo.. é que tudo depende da referência utilizada!! Na Áustria peguei 15 graus e as pessoas já estavam fazendo suas corridas sem camisa na rua.. hehe

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

Pois ao final foi uma verdadeira "meleca" por aqui... Ouvi certo meteorologista da Central RBS referir que teremos uma "faixa de temperaturas entre 30°C e 35°C desde o Norte argentino pegando o No e centro do RS" entre hoje e amanhã :( :? ... Embora respeitando o mesmo pelos anos de atuação na área, ainda assim fico cético sobre toda essa elevação... 8-)

 

Agora, SBSM 20°C; 100% e INMET 20.6°C; 96%... Vento pífio...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Este eu também vi. Sempre coloca, ora fraco, ora forte. Duas vezes foi bomba. No mesmo dia!

Noutra vez colocou 6°C pra cá, desta vez coloca frio mais prolongado e 5°C.

 

Bem como eu disse: ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE SONHOS (e talvez pesadelos) DE 2010!

 

23,2°C no momento.

 

Também olhei essa previsão e aponta um frio de 5ºC para o sudoeste de Goiás (região mais fria) e 12°C para Goiânia. Agora irá começar a temporada de olharmos as previsões e acompanharmos todas as saídas. Que saudades. Que 2010 seja histórico como 1975, 1994 ou 2000.

Hoje amanhecemos com chuva mais uma vez.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Curitiba amanheceu com apenas 13ºC hoje no aeroporto Afonso Pena. :D Aqui na minha região, Joinville começou o dia com 19ºC e Corupá com agradáveis 18,8ºC.

 

Falando em previsões, parece que o GFS aumentou um pouco frio... Para Jaraguá a temperatura poderá cair a 11ºC, talvez 10...

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

A frente fria que deve passar entre domingo e segunda vai trazer a tão esperada massa polar aqui para o Paraná.

Já vou preparar as blusas de manga comprida, as mínimas descem até os 10°C aqui Cascavel até metade da semana.

De terça até sexta, da semana que vem, SOL, céu azul e temperaturas típicas de outono. :D

Link to comment
Share on other sites

Há varios dias que as temperaturas aqui no sul do Estado não mudam muito...

A mínima sempre em torno dos 20C/21C e as máximas beirando os 30C/31C, um saco! Hj o dia está predominantemente nublado, com algumas aberturas de sol e bem ventoso (pelo menos isso...rs.) A mínima de hj foi de 20.0C a máxima até agora atingiu 29.5C e no momento faz 28.7C e 65% de U.R.

Só me resta aguardar o Outono chegar... já são quase 7 meses de sofrimento no calor, chega!!! :evil:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O GFS aumentou ainda mais o frio, e coloca entre os dias 02 e 10/04 anomalias negativas em todo o Centro-Sul do Brasil que podem chegar a -5°C. Ele põe a massa polar chegando até na Bahia :shock: .

 

Para o dia 6, dia nublado e com queda constante de temperatura a partir do meio da tarde. Coloca uma máxima abaixo de 20°C. Para o dia 9 coloca uma mínima de 12°C (quando coloca esse valor no inverno, aqui geralmente chega a 9/10°C).

 

Vamos observar as próximas rodadas, pois faltam 72 horas para o início dos eventos.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul prolonga o frio para pelo menos até 5ª da semana que vem: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=184&Caderno=0&Noticia=120022 . O modelo Eta 20 do CPTEC dá um frio modesto para cá, com variação de 15° a 20° na segunda-feira para POA e o restante da semana com noites frescas. Parece um dado conservador, mas o CPTEC e a MetSul batem quanto às mínimas pouco baixas por aqui, sempre rondando os 15°. Tudo indica que teremos a MM durante as madrugadas. :? Já todo o interior do RS fica na faixa de 10°/12° e abaixo disso no sul e na serra. Não vejo grande novidade nesse frio.

 

Agora faz 33,8° no ap. aqui do Jardim Botânico! Frita, POA!!

Link to comment
Share on other sites

Será que teremos a 1ª mínima de 1 dígito do ano aqui em São Paulo? Logo no começo de abril é algo notável.

Não temos mínima abaixo de 10 desde 2000 por aqui.

 

Agora o sol aparece fraco no céu nublado, chuvisca e faz 26,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Mínima abaixo dos 10°C, em Abril, por aqui???...........muito difícil.

 

Só para se ter uma idéia; eu sei que são poucos anos para análise; mas, de 2005 para cá, a primeira vez que a temperatura caiu abaixo dos 15°C por aqui foi:

 

2005: 03/05

2006: 19/04

2007: 09/05

2008: 01/05

2009: 16/05

 

Com certeza, esse ano, o primeiro dia abaixo dos 15°C, deve ser em Abril; agora, abaixo dos 10°C.........tomara que aconteça esse mês tambem, mas, não é normal.

 

 

No momento, céu nublado e 26°C

Link to comment
Share on other sites

E fechamos março 2010 com temperatura global acima da média (muito, muito acima) e lá vamos nós ano mais quente desde o início das medições (satélites certeza...terrestres talvez).

 

E com recorde de gelo no polo Norte....conferindo....em 1º de abril....maior cobertura no critério "Ice extend"...

 

Muita coisa a ser aprendida neste negócio....felizmente.

Poderia nos fornecer um link com os dados, por favor? Fiquei curioso! :)

Link to comment
Share on other sites

E o mes de março foi marcado pela tranziçao entre o calorao do mes de fevereiro[20 dias com minima acima dos 20°c e 13 dias acima dos 35°c]com as temperaturas mais amenas ao manhecer no mes de março[27 dias com minima abaixo dos 20°c e apenas 1 dia acima dos 35°c].A chuva ficou abaixo da media normal do mes,que é de 130 mm.

 

TEMP.MIN+BAIXA: 11.8°C

TEMP.MIN+ ALTA: 20,9°C

 

TEMP.MAX+BAIXA: 23,4°C

TEMP.MAX+ ALTA: 35,8°C

 

MED.TEMP.MIN: 17.4°C

MED.TEMP.MAX: 32.9°C

 

TEMP.ACIMA DOS 30°C: 26 DIAS

TEMP.ABAIXO DOS 15°C: 4 DIAS

 

PREC.ACUMULADA: 93,0 MM

 

MED.TEMPERATURA MARÇO: 25,2 GRAUS

 

Segue abaixo a media da temperatura em uma mes de março nos ultimos 5 anos:

 

2006: 23.2°c

2007: 25,4°c

2008: 25,0°c

2009: 25,0°c

2010: 25,2°c

Link to comment
Share on other sites

E vai anoitecendo aqui em santa rosa,a temperatura é menor neste horario no inmet,que registrou 0,2 mm de chuva na ultima hora.O céu está limpo,pressao em 1011 hpa,URA em 68%,sem vento:

 

24.8[inmet] 25.9[baixada]

 

A temperatura caiu 9°c aqui an baixada em apenas 2 horas,estou apostando que a minima será registrada ainda neste final de noite.

Link to comment
Share on other sites

Já bati a máxima: 34,0°!! :?

 

Agora tenho 33,2° com 45% e venta de SE a 9,8 km/h. Céu quase limpo. Pelo menos o dia de hoje está um pouco mais seco do que ontem. A u.r. atingiu 40%.

 

Marcos: Dúvida...é a pré frontal para domingo/seg/terça? preguiça de fazer conta.

 

Raramente você tem colocado UR tão baixa....algo de novo?

 

abraços

Mafili, teremos pré-frontal até amanhã, sendo que já pode haver alguma chuva de verão no sábado devido ao calor e ao efeito mecânico de aproximação da frente. Sobre a umidade, nada de raro. É como bater 40%. O atual sensor do higrômetro é menos sensível do que do aparelho anterior e não registra menos do que 25%. Com ele já atingi 30 ou 32%. Meu recorde de secura é 16% em novembro de 2005!

 

Agora faz 25,9° com 69% e venta de SE a 12,9 km/h. Pelo menos esse vento mandou o calor embora!

 

Abraços acalorados!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de São Gabriel: 36,1°! :shock:

 

Mesmo com ventania vinda de NE Santa Marta deu máxima de 26,2°. Na última hora a rajada atingiu 75 km/h! Em Tramandaí, Torres e Mostardas a máxima ficou em 27° com vento NE e esse mesmos locais amanheceram com 20° ou mais (deu 19,7° em Torres, onde o vento quase parou à noite). Ou seja: ainda há águas quentes atuando na costa do Brasil, pelo menos daqui do Sul.

 

Toda a metade S do RS explodiu em instabilidade pela combinação de calor com a proximidade da frente no Uruguai. Se bobear até sobrará algo para POA nas horas seguintes, mas é difícil.

 

Aqui temperatura em queda: 25,5° e 70%.

Link to comment
Share on other sites

Falando com o dono do Castelinho, o mesmo me sugeriu a mudança de local da estação. Agora ela está mais longe da casa e ao lado de um parreiral de kiwi. Conforme ele, este novo local é mais ensolarado, mais seguro (longe da ação de turistas) e mais frio (está na face sudeste da baixada). Ele deve colocar ainda uma cerca ao redor da estação, bem como flores (o que não fazem os alemães, hehehehe). A Internet ele disse que está providenciando. Eis as fotos da estação em sua nova localização na baixada:

 

1 - Visão oeste:

imagefir.jpg

 

2 - Visão sul:

imagenrx.jpg

 

3 - Visão leste:

imagetec.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uau! GFS com mínimas de 7C dois dias consecutivos pra TM!! Vou instalar o abrigo em Caúna Baixa nesse fds, ótima oportunidade pra conhecer o potencial de frio do local! :mrgreen: :mrgreen:

 

Interessante é que o modelo coloca uma mudança drástica da temperatura, praticamente sem chuva!!

+

 

Vamos com calma Ricardo.O modelo muda a cada rodada.É uma pena que eu nao vou estar a semana que vem inteira aqui na cidade.Mas estarei no vale do rio uruguai,em porto xavier.Vou levar o meu termometro de mercurio junto,o primeiro que adquiri.[17 anos]

Link to comment
Share on other sites

Desde que começou a prever esta massa polar, como previsão e não tendência, as rodadas reforçam o frio cada vez mais. A ultima rodada coloca o menor valor previsto: 11°C.

 

Ano passado o GFS previu valor minimo de 6°C aqui. Fez 1°C. (Junho/09)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.