Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GBJ

Members
  • Content count

    10
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

32 Excellent

About GBJ

  • Birthday July 7

Location

  • Location
    Jaguariaíva/PR

Recent Profile Visitors

148 profile views
  1. Obrigado! Eu costumo olhar a previsão de geadas feita pelo SIMEPAR, mas restrita ao PR. Vejo também no CPTEC.
  2. Renan, bom saber. Na minha o que estava mais sujo mesmo era a proteção do sensor. Mas ainda assim foi uma limpeza mais por "agradecimento" do que por necessidade. Rs. Aproveitei para trocar a pilha também, só por precaução. Quanto ao data logger, espero que o meu não pife. Gosto de manter a conexão USB pois ela está ligada a um Raspberry Pi rodando WeeWX. Você usa o wi-fi logger diretamente com o software da Davis?
  3. Marinho, sim. O sensor de temperatura e umidade fica protegido por duas "camadas". Primeiro, há os "pratinhos" (o nome técnico em inglês é "radiation shield"). Retirando esse conjunto, você tem acesso ao "cubinho" branco que aparece na foto 11. E retirando esse "cubinho", o sensor fica exposto, conforme a foto 7. Esse "cubinho" tem ainda uma espécie de filtro, que pode ser visto na foto 4.
  4. Wallace, nunca aconteceu de não registrar chuvas. O sistema de coleta é muito simples e bem construído, ao menos no caso da Davis. O local sem dúvida ajuda. Ela está em uma área aberta, onde a possibilidade de cair algum detrito no coletor é muito baixa. Na verdade, já aconteceu o oposto: algumas vezes ocorre um falso-positivo por conta do acúmulo de orvalho. No entanto, isso é raro, e facilmente identificável. Geralmente é uma medição de 0,2mm (uma "baixada" da colher) isolada no meio do gráfico, e isso também seria observável em um pluviômetro convencional.
  5. Pessoal, hoje minha Vantage Vue completou 3 anos de operação, sem qualquer problema, e resolvi fazer uma limpeza mais meticulosa. Algumas fotos, a quem interessar possa.
  6. Oi, Carlos! Obrigado! Sim, ela está em um ponto bem alto da região. O próprio SIMEPAR já quis (há muitos anos atrás) instalar a estação deles aqui neste ponto, mas infelizmente não deu certo à época. Não sei dizer onde exatamente fica a deles hoje, mas parece-me que não está muito distante.
  7. Obrigado, Victor. Não cheguei a vê-la pessoalmente pois ela ocorreu rapidamente e mais concentrada em um posto aqui da cidade. Mas, sim, de fato aconteceu.
  8. Olá, pessoal! Já postei rapidamente no local para apresentações, mas como cheguei a este tópico e a este fórum pesquisando sobre a recente onda de frio, posto aqui também. Sou do Paraná, e embora eu não seja estudioso e nem conhecedor do tema, acompanho de perto as previsões e condições meteorológicas por conta de minha atividade. Tenho uma estação particular, cuja existência compartilho com vocês agora. Quem sabe é útil para mais alguém? Os dados podem ser vistos em http://www.bortoli.com.br/weather. Fiquem à vontade para dar sugestões também. Embora eu não entenda de meteorologia, minha veia "nerd" gosta de fuçar de vez em quando. Abraços!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.