Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rapsberry Pi


raphaelsaldanha
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal! Este é meu primeiro tópico no fórum. Descobri o abaixodezero no Wunderground do usuário Renan, que é de Juiz de Fora como eu (na verdade sou de Nova Friburgo - RJ, mas aí é outra história rsrs).

 

Estou explorando os fóruns agora e estou achando muito legal a comunidade. Fiz geografia na UFJF e fui por muito tempo bolsista do laboratório de climatologia da Universidade (tempos bons...), acabei indo para a área de cartografia e SIG, mas continuo apaixonado por metereologia e climatologia. Em breve devo instalar uma estação onde moro (bairro São Mateus - JF).

 

Enfim, entrando no assunto do tópico, estou pensando em maneiras de fazer o data logging de estações remotas. A que vou instalar em casa vou conectar a um servidor Linux que já tenho, mas para locais remotos, estou pensando em criar uma solução usando o Rapsberry Pi.

 

Para quem não conhece, o Rapsberry Pi é um projeto opensource que desenvolveu todo o hardware de um PC em uma placa do tamanho de um cartão de crédito.

 

Site do projeto: http://www.raspberrypi.org/

 

raspberry_pi_iphone.jpg

 

A alimentação é feita via cabo USB, o que eu imagino que possa ser ligado facilmente a um sistema de energia solar pequeno (para 5V e 700mA). No cartão SSD é instalado o sistema operacional, especificamente uma distro do Linux feita para ele. E pronto, temos um PC com saídas USB, saída ethernet, 500 Mb de Ram, e "HD" (na verdade o SD card) com 4Gb ou mais.

 

Daí vem a minha ideia inicial:

 

Estação Metereológica + Rapsberrry Pi + Energia Solar + Modem 3G = Estação Metereológica na net de forma autônoma.

 

Uma outra ideia é trabalhar com o Arduino... http://arduino.cc/

 

O que acham? Conto com sugestões e experiências!

Link to comment
Share on other sites

Seja be mvindo Raphael

 

Minha estaçao no topo é do meso jeito que vc quer creio eu veja só como é la

 

Estação Metereológica + Rapsberrry Pi + Energia Solar + Internet Via Radio , funcionando sem cair nem um minuto a quase 3 meses

 

O Rapsberrry comprei no PY

 

 

Se precisar de ajuda pode falar comigo

 

Uso duas placas solares e duas baterias + Rapsberrry + antrena de internet via radio e funciona blz

Link to comment
Share on other sites

William, tento entender a questão da internet, se passarmos o caso pro PNI, será que a visada de radio não seria atrapalhada em dias de tempo nublado e fechado acima dos 1500 metros de altitude?

 

Pensamos num modem 3g no PNI, mas sabemos que o sinal de qualquer telefonia celular é nulo no Posto Marcão.

 

A saída pra não perdermos mais sinal de internet no PNI é termos algo segregado da internet local deles.

Link to comment
Share on other sites

Na visada não creio ter problemas , só qu se fosse colocar tinha que ser no ponto mais alto pra receber o sinal e depois jogar na baixada , creio que as autorizações pra colocar a antena sejam mais difíceis que o próprio custo do equipamento , será que com uma antena de celular rural não conseguimos sinal lá no PNi se conseguiremos sinal da antena rural mandávamos pro modem , é de se pensar esse caso , o kit rural é bem barato

Link to comment
Share on other sites

Na visada não creio ter problemas , só qu se fosse colocar tinha que ser no ponto mais alto pra receber o sinal e depois jogar na baixada , creio que as autorizações pra colocar a antena sejam mais difíceis que o próprio custo do equipamento , será que com uma antena de celular rural não conseguimos sinal lá no PNi se conseguiremos sinal da antena rural mandávamos pro modem , é de se pensar esse caso , o kit rural é bem barato

 

 

Esse bem barato que assusta kkkkkk. :Ja chegou a ir lá no PNI? há um baita morro digamos "inacessível", que se pudessemos colocar a antena no topo dele, teria uma visada direta. O morro da antena que sabemos que já tem torres de transmissão tem sua visada bloqueada pelo morro do outro lado do vale onde está a estação. A não ser que a antena fosse colocada fora da área do parque, na vertente aberta que dá vista pra Pedra da Mina, mas lá os seguranças não conseguem monitorar.

Link to comment
Share on other sites

Artur no Pico dos Marins o 3g funciona perfeitamente tanto com sinal de MG ou de SP ou do RJ la no topao , se colocar um kit rural e der pelo menos um ponto de sinal sem perda , já seria o suficiente pra manter as transmiçoes dos dados pois o consumo de banda pra upload é baixissimo , creio eu se consegui o sinal só com isso já dava conta de manter os dados sem queda , essa antena nao usa energia e e só ligar o cabo dela no modem e ligar no roteador 3g , pode ser uma alternativa , mais pra isso precisamos saber se pelo menos um resquicio de sinal chega la em cima

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519680933-modem-3g-entrada-externa-kit-antena-rural-cabo-adaptador-_JM

Link to comment
Share on other sites

Artur no Pico dos Marins o 3g funciona perfeitamente tanto com sinal de MG ou de SP ou do RJ la no topao , se colocar um kit rural e der pelo menos um ponto de sinal sem perda , já seria o suficiente pra manter as transmiçoes dos dados pois o consumo de banda pra upload é baixissimo , creio eu se consegui o sinal só com isso já dava conta de manter os dados sem queda , essa antena nao usa energia e e só ligar o cabo dela no modem e ligar no roteador 3g , pode ser uma alternativa , mais pra isso precisamos saber se pelo menos um resquicio de sinal chega la em cima

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519680933-modem-3g-entrada-externa-kit-antena-rural-cabo-adaptador-_JM

 

Só testando no local mesmo! uma boa opção!

Link to comment
Share on other sites

Oi William,

 

Com certeza vou contar com a sua experiência! Falando nisso, você já tentou plugar uma webcam nele? A ideia de uma estação associada com fotografias tiradas de tempos em tempos, ou mesmo o stream, de uma webcam seria bem interessante.

 

Fiz uns testes aqui e criei um bash (espécie de bat para Linux) para fotografar de 30 e 30 segundos, e manter um histórico. Segue o link para o resultado:

 

http://www.ebib.com.br/webcamnet.html

 

Atenção! Para quem está acessando o link entre 10h e 17h, não acaba de explodir uma bomba atõmica em Minas Gerais! :rofl: É apenas uma webcam xingling de péssima qualidade, e que irei substituir em breve rssrsrrs

 

Se alguém quiser o bash, é só falar!

Link to comment
Share on other sites

Comprei um kit pra colocar telefone em um siito que comprei , distante 15km da cidade mais proxima e 30km daqui de MDF , e ainda mais o sitio fica dentro de um buraco , com paredoes de 1300 Metros em volta e o sitio no fundo a 1000 Metros , era um lugar sem sinal nenhum de celular , la consegui 1 pontinho na vivo , quando la estou uso net 2g a no maximo 60kbps o que é estremamente ultrapassado mais funciona legar sem perda de sinal ele cosnsegue manter skype funcionando o tempo todo normalmente , e o consumo do skype deve ser o dobro da estaçao

 

Tive olhando meus graficos de internet aqui na empresa , la em casa minha estaçao sózinha ligada da 00:00 as 06:00 da manha consome na media 20kbps de conexao ou seja quase nada , nao precisamos de internet rapida la em cima , apenas de internet estavel !

Link to comment
Share on other sites

Oi William,

 

Com certeza vou contar com a sua experiência! Falando nisso, você já tentou plugar uma webcam nele? A ideia de uma estação associada com fotografias tiradas de tempos em tempos, ou mesmo o stream, de uma webcam seria bem interessante.

 

Fiz uns testes aqui e criei um bash (espécie de bat para Linux) para fotografar de 30 e 30 segundos, e manter um histórico. Segue o link para o resultado:

 

http://www.ebib.com.br/webcamnet.html

 

Atenção! Para quem está acessando o link entre 10h e 17h, não acaba de explodir uma bomba atõmica em Minas Gerais! :rofl: É apenas uma webcam xingling de péssima qualidade, e que irei substituir em breve rssrsrrs

 

Se alguém quiser o bash, é só falar!

 

 

Com certeza da sim pra ligar apesar de eu nunca ter tentado, pra quem nao conhece , ele é um computador normal só que reduzido e em platforma linux , na estaçao da minha casa tenho webcam só que é ip e esta ligada a rede sem fio , la no sitio onde ta o Raspberry nao tem , pois já estamos com algumas bombas de irrigaçao ligados a bateria e ela nao aguenta mais nada kk

 

 

425641824_640.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.