Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Mafili, penso que a as correlações cumprem um papel, mas apenas parte do papel. E não o todo para entendermos as influências do oceano no clima. Essas contribuições são importantes, mas não são conclusivas no meu ponto de vista. Não é a verdade absoluta. Fosse a matemática dona suprema da verdade, não precisariamos de homens para as previsões do tempo ou para a compreensão e analise das condições do passado.

 

Não adianta vir mostrar uma porção de números e imagens como alguém que diz: "tá aí ó, mato a cobra e mostro o pau". Eu prefiro ver argumentos suportados pelos números, e não os números e imagens como argumentos finais. Perde-se o debate, perdem as palavras e o raciocínio.

 

O problema com você e sua matemática prolixa é sempre o tom do deboche. Essa vaidade com ar de cinismo e superioridade que não leva a uma boa relação. É o tal do "perdeu playboy", "faz me rir", "conversa e mais conversa". Como se estivesse falando para um bando de imbecís. Onde um número qualquer é sempre mais valioso do que a experiência e a vivência de campo. Experiência e vivência para que? O número está acima de todos, do bem e do mal.

 

É sempre bom respeitar para ser respeitado. É bom debater, mas sinceramente não se consegue manter um nível interessante com alguém que só enxerga um caminho. Não utilize os números como argumentos. Só se constrói um bom argumento e um boa interpretação com palavras.

 

Perfeita análise do que se passa no tópcio Caio.

 

Complemento com minha opinião, de quem sabe muito menos que os outros que postam aqui diariamente, de que tento entender, analisar o que muitas vezes você posta Mafili, coisas interessantes, porém, quando leio o deboche que se segue, ou o desenrolar da conversa que vai por onde o Caio comentou, largo mão, complica.

 

Um abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Correlação das duas séries estação de POA (83967) com Niño 1+2...período...1961/2011

 

Mafili,

 

primeiramente, acho pouco conclusivas usar correlações com Poa e Sta Vitória do Palmar com o objetivo de formar conclusões a respeito da precipitação no RS. São cidades muito a leste do Estado, com influência marítima e cercadas de lagos! Preferiria as cidades do interior do Estado.

 

Já que você acha tão importantes as correlações, eu acredito que existe uma tendência de diminuição das precipitações devido a anomalias em Niño 1+2, mas que deve estar associado com outras variáveis.

 

Com respeito a região Niño 1+2, acho que deveríamos olhar a situação do Pacífico no ano de 2005 e virada para 2006. Foi o ano de uma histórica estiagem no RS, das mais fortes do séc., pegando Argentina e Uruguay, e também foi marcado pela histórica seca no Oeste da Amazônia. Ressalto ainda que foi um ano de El Niño, chamado de Modoki por alguns.

Dessa forma, destacaria 2 fatos interessantes:

 

- Foi um ano de El Niño em que boa parte do ano teve anomalias negativas na região Niño 1+2, chegando a estar com grandes anomalias em certa altura do ano, mesmo com o Pacífico aquecido na parte central e Oeste. Além disso, chama a atencão as águas mais frias na Costa do RS e Uruguay durante o verão daquele ano. Se alguém tiver os mapas e dados daquele ano, eu agradeceria, mas acho que não estou enganado quanto a estes fatos.

 

- Além da fortíssima estiagem no Cone-sul, tivemos naquele ano a histórica seca no Oeste da Amazônia, fato que além de ser raro, é difícil de ser explicado considerando os "drivers" que possuímos.

 

O que aconteceu de diferente naquele ano? Seria a região Niño 1+2 o grande vilão desse contexto? As águas frias na Costa Gaúcha potencializaram a estiagem, ou seriam elas um driver associado a região Niño 1+2 que produziu todo esse fallout em 2005?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio, Nas trocas de mensagens com o saudoso Ruy Moura. Ele me explicava que o que mais dava trabalho era explicar de forma razoável para um público "leigo" conceitos científicos. Aliás, esta é a grande questão no debate mundial sobre clima hoje.

 

Caio, eu simplesmente pedi e peço números que de alguma forma "ligam" precipitação em alguma reg

ião do RS quiçá sul do Brasil com Niño 1+2.

9

A propósito SST global fechando a semana em +0,019ªC esse é um fato relevante.

UAH global TLT +0,12ºC outro fato relevante.

 

Silvio, dá trabalho obter esses dados. Ficaria agradecido com dados de outras estações completos com mais de 30 anos de observações.

 

Concluindo,

 

Não foi apresentado nenhum dado mostrando algo com relação a Niño 1+2 e a chuva em alguma parte do Sul do Brasil. (na verdade a solução deve estar uns 4000 km ao sul como a RBS publicou em 2008.)

 

Mas como sempre deixando uma contribuição positiva para aqueles que gostam de debates movidos pela seriedade dos números e nunca pelo agrado fácil.

 

Nesse em particular, as palavras podem soar mais doce que o habitual mas é perfeitamente refutável.

http://www.geografia.fflch.usp.br/abclima/revista/vol_3e4/Fabiane_b.pdf

 

Sem modelos numéricos qualquer previsão com mais de 24 horas é loucura (ou quase).

 

Abraços e Feliz Natal seja o que isso significa.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Nachtigall. Meu presente de natal para esse tópico.

 

No tópico a questão é, onde e quando?

 

Feliz festa de Natal.

 

beijos.

 

Chuva interrompe estiagem no Extremo Oeste do Estado

Instabilidade e frio devem marcar véspera de Natal

Os altos volumes de chuva registrados nas últimas horas no Extremo Oeste do Estado interrompem a estiagem na região, segundo a MetSul Meteorologia. De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a precipitação deve agradar, especialmente, aos produtores de arroz. “Os níveis das barragens vinham muito baixos nas últimas semanas e muitos agricultores já temiam pela produção”, disse Nachtigall.

 

Uma forte área de instabilidade está parada sobre a Fronteira Oeste desde a manhã dessa quinta-feira e pode causar pancadas de chuva torrenciais. “Não possuímos acesso a dados de volumes de chuva em tempo real do interior de Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e Alegrete, por existirem estações automáticas só nas áreas urbanas, entretanto é provável que pontos das zonas rurais dos municípios já tenham recebido acumulados de precipitação de 100 a 150mm apenas nas últimas 24 horas”, comentou Nachtigall. O volume equivale à média de um mês inteiro de chuva.

 

Até 9h desta sexta-feira, a chuva acumulada em 24 horas na área urbana de Uruguaiana já era de 100mm conforme os dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município. No mesmo período, Quaraí acumulou 72mm e a zona urbana de Alegrete 40mm.

Link to comment
Share on other sites

Clovis, veja esse interessante e excelente texto.

http://www.metsul.com/secoes/?cod_subsecao=49

 

Observe que Trenberth é citado....o texto esqueceu de dizer o que está correlacionado com esta diferença no campo de pressão.

 

Isso não é importante pois, eu sei ao que se refere.

 

Então, a correlação é alta entre a SOI e Niño 3.4.

 

A minha conta para janeiro foi....-0,731.

 

Preciso reler o trabalho de Trenberth para ver qual dataset ele utilizou. Mas de modo amplo está coerente com os dados obtidos por mim para janeiro -0,731.

 

Observe os valores são da ordem de 0,7 extremamente altos para clima.

 

To be continued

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Após algumas simplificações no cálculo da componente principal da EFO da distribuição de anomalias ao norte de 20N e ao sul de 65 N.

Ressaltando que essa aproximação se revelou satisfatória para anomalias globais próximas de zero (como no momento).

Como o trabalho matemático envolvido apesar da beleza intrínseca não passa de números para quem não os ama.

 

Fica o registro,

 

Cálculo da PDO para dezembro de 2011.

 

Não se trata de uma previsão e sim de calcular (de forma simplificada).

 

O objetivo é desmistificar que PDO é algo relacionado com Pacífico Norte FRIO.

 

Caminha para dezembro negativa e muito negativa nesse gráfico lá pela casa de -1,5.

 

Bom, talvez ajude alguns. Certamente está muito negativa....mas....por conta de água quente.

 

Tempos interessantes.

 

Abraços

 

 

 

MAFILIPDOPREVISO.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, pelo mapa acima o pacífico está gelado, o índico quente e o atlântico modesto.

 

Quem dita as regras?

 

Até onde eu sei,

 

Para temperatura global: Essa responde a ENSO com atraso de 3 meses.

 

Pacífico gelado, entendo por la Niña.

 

O clássico de monções para a região tropical do planeta. No nosso caso, onde Amazônia, quando no "inverno" resulta em chuvas acima da média.

 

Alta probabilidade de chuvas acima da média no nordeste brasileiro nesse caso também influenciado pelo Atlântico "tropical" e as clássicas ondas de Leste e o posicionamento da ZCIT.

 

Pacífico gelado e Índico quente, Isso eu entendo por La Niña e IOD positivo. Associado com excesso de precipitação em alguma regiões da Austrália.

 

La Niña, alguma correlação com o regime de precipitação no cone sul. Quando no inverno e na primavera. Com certeza não é o único fator. A dependência e ou a combinação da SSTa do Atlântico em torno dos paralelos 20S e 30 S ao meu ver são fatores decisivos.(uma especulação extra os dados mostram forte correlação com Pacífico +/- em 120 W e 40S, de alguma forma impede a entrada de mp's continentais "fora de época" mas isso é só especulação

 

La Niña nenhuma correlação com o verão no Estado de São Paulo.

 

Atlântico Norte, Frio>>>>AMO (NEGATIVA) implica em invernos mais rigorosos na Europa ocidental e costa leste Americana.

 

É evidente que a variabilidade regional é muito maior que a variabilidade global.

 

Veja que tempos interessante,

 

Temos a anomalia Global da SST virtualmente ZERO.

 

Temos a anomalia Global de temperatura por satélite virtualmente ZERO.

 

É evidente que cada caso é um caso. Mas a resposta espontânea do que penso em linha gerais é essa.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili, pelo mapa acima o pacífico está gelado, o índico quente e o atlântico modesto.

 

Quem dita as regras?

OS OCEANOS, DIFÍCIL DIZER QUEM SERÁ O GRANDE RESPONSÁVEL, SIM UMA SOMA DE VARIÁVEIS + A LA-NINA.

 

 

SEGUNDO ALGUNS PESQUISADORES O ÍNDICO É O SEGUNDO EM INFLUÊNCIA NA A.DO SUL, DEVIDO A CIRCULAÇÃO GERAL.

 

CHAMO A ATENÇÃO PARA AS MANCHAS DE ÁGUA QUENTE NO PACÍFICO SUL/CHILE E ATLÂNTICO SUL/SUL DA ARGENTINA, SÃO "ATORES" NOVOS NO QUADRO DESTE ANO, O ATLÂNTICO NORTE ESTÁ MAIS FRIO QUE O ANO PASSADO E BOA PARTE DO NOSSO "M'ARZINHO" ESTÁ MAIS PARA FRIO.

 

NO PESSOAL QUE ATENDO EM SP, SUL, A CHUVA CONTINUA BEM IRREGULAR, ESTÁ MAIS SECO (PERÍODOS MAIORES SEM CHUVA GENERALIZADA) E MAIS FRIO DE NOITE, UM DOS SINTOMAS DA LA (JÁ TINHA ALERTADO ELES EM SETEMBRO.)

 

FORA O FATOR LOCAL, LEMBRADO PELO "MARRRFILE", BASTA LEMBRAR QUE DAQUI A PASSO FUNDO É "PERTO" E OLHA COMO HÁ DIFERENÇA! DENTRO DE s.JOAQUIM TAMBÉM, TEM ÁREAS DO MUNICÍPIO QUE ESTÃO COM MENOS CHUVA QUE OUTRAS. SC IDEM.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 19/12/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.8ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.9ºC (+0,1ºC)

Niño 3 -1.0ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -1.3ºC (-0,3ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 26/12/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -1.0ºC (-0,2ºC)

Niño 3.4 -0.9ºC (+0,0ºC)

Niño 3 -0.7ºC (+0,3ºC)

Niño 1+2 -1.0ºC (+0,3ºC)

 

Última atualização do ano. Esquentou a leste e esfriou a oeste. Nino 4 entra em patamar de La Nina moderado, Nino 3 volta para fraco. Estabilidade em Nino 3.4.

 

La Nina bem configurado, borderline entre fraco e moderado. Mais forte e consistente que 2008/2009.

 

Maioria dos modelos indica aquecimento e neutralidade por julho. CFS V1 ainda aposta em mergulho para Nina forte. CFS V2 diverge totalmente e vê estabilidade com aquecimento mais a frente, como a maioria dos modelos globais.

 

Interessante pico da SOI consistente com indicadores de La Nina bagunçando o cenário e jogando incertezas nos prognósticos.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Agosto

 

iriago.gif

 

Setembro

 

iriset.gif

 

Outubro:

 

iriOut.gif

 

Novembro:

 

iri.gif

 

 

Dezembro:

 

b1647ed0.jpg

 

Agosto:

 

22 modelos: ASO -0.2 SON -0.2 OND -0.2 NDJ -0.2 DJF -0.2 JFM -0.1 FMA -0.1 MAM -0,1 AMJ 0

14 dinâmicos: ASO -0.2 SON -0.2 OND -0.2 NDJ -0.3 DJF -0.2 JFM -0.2 FMA -0.2 MAM -0.1 AMJ

8 estatísticos: ASO -0.1 SON -0.1 OND -0.1 NDJ -0.1 DJF -0.1 JFM -0.1 FMA -0.1 MAM -0.1 AMJ 0

 

Setembro:

 

22 modelos: SON -0.4 OND -0.4 NDJ -0.4 DJF -0.4 JFM -0.3 FMA -0.2 MAM -0.2 AMJ -0.1 MJJ -0

14 dinâmicos: SON -0.5 OND -0.5 NDJ -0.5 DJF -0.4 JFM -0.3 FMA -0.2 MAM -0.2 AMJ -0.2 MJJ

8 estatísticos: SON -0.4 OND -0.4 NDJ -0.4 DJF -0.4 JFM -0.3 FMA -0.3 MAM -0.2 AMJ -0.1 MJJ -0

 

Outubro:

 

22 modelos: OND -0.7 NDJ -0.7 DJF -0.6 JFM -0.6 FMA -0.4 MAM -0.3 AMJ -0.3 MJJ -0.2 JJA -0.1

14 dinâmicos: OND -0.7 NDJ -0.7 DJF -0.7 JFM -0.6 FMA -0.4 MAM -0.4 AMJ -0.4 MJJ -0.3 JJA

8 estatísticos: OND -0.6 NDJ -0.6 DJF -0.5 JFM -0.5 FMA -0.4 MAM -0.3 AMJ -0.2 MJJ -0.1 JJA 0

 

Novembro:

 

22 modelos: NDJ -0.9 DJF -0.8 JFM -0.7 FMA -0.6 MAM -0.4 AMJ -0.3 MJJ -0.2 JJA 0.0 JAS 0.1

14 dinâmicos: NDJ -0.9 DJF -0.9 JFM -0.7 FMA -0.5 MAM -0.3 AMJ -0.2 MJJ -0.1 JJA JAS

8 estatísticos: NDJ -0.8 DJF -0.8 JFM -0.7 FMA -0.6 MAM -0.5 AMJ -0.3 MJJ -0.2 JJA -0.1 JAS -0.1

 

Dezembro:

 

22 modelos: DJF -0.9 JFM -0.8 FMA -0.6 MAM -0.4 AMJ -0.3 MJJ -0.2 JJA 0.1 JAS 0 ASO 0

14 dinâmicos: DJF -0.9 JFM -0.7 FMA -0.5 MAM -0.3 AMJ -0.1 MJJ -0.1 JJA -0 JAS ASO

8 estatísticos: DJF -0.9 JFM -0.9 FMA -0.7 MAM -0.6 AMJ -0.5 MJJ -0.4 JJA -0.3 JAS -0.2 ASO -0.2

Link to comment
Share on other sites

Situação estacionária de La Niña.

 

Os modelos pouco estão ajudando.

 

O europeu está colocando quase dois desvios padrões para cima ou para baixo,

 

Isso significa que em junho Niño 3.4 estará entre -1,2 e + 1,2ºC. convenhamos não é de muita ajuda, né.

 

Vamos a parte que alguns odeiam, os números.

 

Estação GHCN PORTO ALEGRE,

 

LEMBRANDO QUE CORRELAÇÃO NÃO É CAUSALIDADE,

A VARIABILIDADE CLIMÁTICA REGIONAL É MUITO MAIOR QUE A VARIABILIDADE GLOBAL.

ISSO É UMA ANÁLISE E NÃO UMA PREVISÃO.

 

FINALMENTE: NÃO ESTOU NO RAMO DAS PREVISÕES.

 

Período 1961/2009

 

SOI Jan 0.014 (insignificante)

NINO12 Jan 0.050 (insignificante)

NINO3 Jan 0.006 (insignificante)

NINO4 Jan -0.139 (OPSSSSS....fraca mas surpreendente)*

NINO3.4 Jan -0.037 (insignificante)

 

Nenhuma correlação significativa com as regiões de ENSO.

 

Fiquei surpreso com a correlação muito FRACA com Niño 4 e muito espantado com o fato de serem inversamente correlacionadas (matematicamente isso significa que quanto mais frio Niño 4 maior o volume de chuva mas como a correlação é FRACA fica por enquanto a curiosidade.

 

O Número foi interessante.....recalculei para o período 1980/2009....-0.216....INTERESSANTE....um cadinho mais forte....mas interessante.

 

Como isso não é nada conclusivo.

 

Vamos ver o que mostra para Janeiro em relação a SST global.

 

A imagem abaixo é clara e os números da correlação são expressos em cores.

 

Para comparação clique AQUI OU AQUI

 

g20111227_1545_18678_1.png

Link to comment
Share on other sites

Mato Grosso do Sul está oficialmente entre os Estados com perdas severas pela estiagem...

 

 

Estiagem prejudica lavoura de soja em MS

 

 

A falta de chuvas em dezembro - que termina amanhã como o período mais seco dos últimos três anos em Mato Grosso do Sul - comprometeu, de novo, as lavouras. Pelo segundo ano consecutivo, o clima causará perdas aos agricultores e o Estado não superará o recorde na produção de grãos registrado em 2009/2010. Produtores rurais calculam perdas de até 40% no cultivo da soja.

 

Fonte: Correio do Estado

 

 

- São Paulo deve entrar na lista nos próximos meses, já que a região próxima a fronteira com o Paraná, e a outra região de fronteira com o MS, estão em situação semelhante.

O que impressina este ano, é que há casos de bolsões de estiagem no sudoeste goiano, sudoeste do MT, Norte do MS, e até no médio norte mato-grossense, regiões onde não é comum ter essas ocorrências, já que recebem umidade da Amazônia...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 19/12/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.8ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.9ºC (+0,1ºC)

Niño 3 -1.0ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -1.3ºC (-0,3ºC)

 

Maioria dos modelos indica aquecimento e neutralidade por julho. CFS V1 ainda aposta em mergulho para Nina forte. CFS V2 diverge totalmente e vê estabilidade com aquecimento mais a frente, como a maioria dos modelos globais.

 

Interessante pico da SOI consistente com indicadores de La Nina bagunçando o cenário e jogando incertezas nos prognósticos.

 

Caio,

 

a Somar está colocando no relatório oficial, o auge do La Niña para fev/mar, com fortes anomalias na região Central do Pacifico! O mapa coloca águas até 2,5C abaixo da média no pacífico central, com um ligeiro aquecimento na região leste das áreas Niño, principalmente em 1+2...

 

Esse cenário confere com algum dos principais modelos?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Caio,

 

a Somar está colocando no relatório oficial, o auge do La Niña para fev/mar, com fortes anomalias na região Central do Pacifico! O mapa coloca águas até 2,5C abaixo da média no pacífico central, com um ligeiro aquecimento na região leste das áreas Niño, principalmente em 1+2...

 

Esse cenário confere com algum dos principais modelos?

 

Sds.

 

CFS V1 puro e simples, Silvio:

 

3d8d3c54.jpg

 

O que não é recomendável: fiar-se tanto a um modelo em uma previsão de longo prazo. Ainda mais ao CFS V1 que já errou feio a pouco tempo quando indicava um super La Nina por essas horas. E observe que os membros mais recentes (em azul) começaram a corrigir esse mergulho profundo que vinha indicando (vermelho). O que corrobora a versão V2 que há tempos vem mostrando que este La Nina pode já ter atingido o seus auge, e que a partir de janeiro a tendência é por gradativo aquecimento. Mais condizente com a maioria dos mais importantes modelos globais:

 

5821aa77.jpg

 

Assim, considero que há grandes chances desta previsão de super La Nina com pico entre Fevereiro e Março estar equivocada. Eu desconsidero este prognóstico. Apesar de continuar achando que há espaço para Nino 3.4 voltar a beliscar o campo moderado, com gradual a lento aquecimento mais a frente. Pois com essa PDO dirigindo, fica difícil acreditar em forte e rápido aquecimento.

Link to comment
Share on other sites

CFS V1 puro e simples, Silvio:

 

3d8d3c54.jpg

 

O que não é recomendável: fiar-se tanto a um modelo em uma previsão de longo prazo. Ainda mais ao CFS V1 que já errou feio a pouco tempo quando indicava um super La Nina por essas horas. E observe que os membros mais recentes (em azul) começaram a corrigir esse mergulho profundo que vinha indicando (vermelho). O que corrobora a versão V2 que há tempos vem mostrando que este La Nina pode já ter atingido o seus auge, e que a partir de janeiro a tendência é por gradativo aquecimento. Mais condizente com a maioria dos mais importantes modelos globais:

 

5821aa77.jpg

 

Assim, considero que há grandes chances desta previsão de super La Nina com pico entre Fevereiro e Março estar equivocada. Eu desconsidero este prognóstico. Apesar de continuar achando que há espaço para Nino 3.4 voltar a beliscar o campo moderado, com gradual a lento aquecimento mais a frente. Pois com essa PDO dirigindo, fica difícil acreditar em forte e rápido aquecimento.

 

 

Perfeito Caio, obrigado pelos esclarecimentos!!! Não dá pra negar que é um cenário deveras interessante, mas que porém não deve se confirmar como você ressaltou!

Incrível como os principais institutos no Brasil se limitam a "surfar" a onda! Agora que a seca já arrebentou e o La Niña se confirmou, eles batem na tecla de que o fenômeno vai se intensificar nos próximos meses, se baseando apenas no histórico de fortalecimento das La Niñas durante o mês de janeiro no passado!

 

O fato preocupante é que mesmo que a La Niña não se intensifique e o cenário da Somar não se confirme, esse Atlântico gelado pode continuar mantendo esse padrão de chuvas mais concentradas entre o Sudeste e Centro-oeste, e deixando o sul com precipitações irregulares!

 

Caio, os próximos meses vão ser um verdadeiro quebra-cabeças pra quem quiser decifrar o cenário no Pacífico!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

NA NOSSA COSTA O ATLÂNTICO ESTÁ ESQUENTANDO A ALGUNS DIAS, A ÁREA DE ÁGUA FRIA REDUZIU BEM, MAS COMO É BEM VOLÁTIO, VAMOS ACOMPANHAR. O NINO 1+2 TAMBÉM ESTÁ ESQUENTANDO.

 

Pois é Ronaldo, na opinião da Somar e outros institutos, a medida que 1+2 esquentaria, o pacífico central esfriaria mais!! Vamos acompanhar...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 26/12/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -1.0ºC (-0,2ºC)

Niño 3.4 -0.9ºC (+0,0ºC)

Niño 3 -0.7ºC (+0,3ºC)

Niño 1+2 -1.0ºC (+0,3ºC)

 

 

Atualizando:

 

Registro em 02/01/2012 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -1.1ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -1.0ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.9ºC (-0,2ºC)

Niño 1+2 -0.9ºC (+0,1ºC)

 

O ano começa com o pacífico em patamar de La Nina moderado.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a institutos. NENHUM INSTITUTO PRIVADO/público NACIONAL OU INTERNACIONAL tem o meu respeito SOBRE PREVISÕES A MÉDIO LONGO PRAZO.(Exceto a FUNCEME)

 

Não existe registros pós 1950 de super La Niña. (considerando que super El Niño foi 98 é o padrão)

 

Tentando resumir:

 

A águas subsuperficiais continuam com anomalias negativas nenhum modelo estatístico ou dinâmico, é, foi, e/ou é, capaz de prever algo a respeito.

 

Essa anomalia subsuperficial apareceu do "nada". É evidente que não foi do "nada".

 

Aproveitando a zona de imprevisibilidade.

 

a- É impossível o desenvolvimento de um EL Niño com um OHC negativo.

 

situação nova para meu entendimento. A superfície não reflete o contexto geral.

 

Nos fóruns internacionais a pergunta é. Onde está La Niña?

 

Se alguém olhar o mundo através de ENSO ,somente, é decepcionante. Assim com tenho, sim, ainda tenho amigos que inverno bom é meio metro de neve na AV. PAULISTA.

 

Nenhum modelo seja dinâmico ou estatístico é capaz de dizer algo no momento sobre o futuro de ENSO.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É OBSERVAR O TAMANHO DA ÁREA COM ANOMALIA NEGATIVA NO PACÍFICO, ESTÁ BEM EXPRESSIVO. REDUZIU BEM A ANOMALIA POSITIVA NO PACÍFICO SUL E REDUZIU NO ATLÂNTICO SUL, NO NINO 1+2, ESTÁ QUERENDO VOLTAR A ESFRIAR, NÃO DUROU MUITO A ANOMALIA POSITIVA (OLHANDO DIA A DIA)

 

EM REALAÇÃO AO ANAO PASSADO O ATLÂNTICO E PACÍFICO TINHA MAIS ÁREA "QUENTE" NO GERAL.

Link to comment
Share on other sites

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É OBSERVAR O TAMANHO DA ÁREA COM ANOMALIA NEGATIVA NO PACÍFICO, ESTÁ BEM EXPRESSIVO. REDUZIU BEM A ANOMALIA POSITIVA NO PACÍFICO SUL E REDUZIU NO ATLÂNTICO SUL, NO NINO 1+2, ESTÁ QUERENDO VOLTAR A ESFRIAR, NÃO DUROU MUITO A ANOMALIA POSITIVA (OLHANDO DIA A DIA)

 

EM REALAÇÃO AO ANAO PASSADO O ATLÂNTICO E PACÍFICO TINHA MAIS ÁREA "QUENTE" NO GERAL.

 

Ronaldo por partes,

 

SSTa global positiva. Concordo que pela primeira vez em anos eu vejo o padrão ferradura quebrado.

 

Concordo que a isoterma de 30ºC está muito encolhida.

 

O Atlântico central sul por falta de boias fica complicado.

 

Em relação ao ano passado atlântico central sul está mais frio nas tuas palavras "NO GERAL".

 

PDO negativa,,,,e continua forte negativa.

 

Quanto a Niño 1+2 como nunca ninguém explicou onde e quando....deixo quieto.

 

Mas posso afirmar que para algumas regiões do Sul do Brasil. Nada a ver.

 

navy-anom-s-20120101.gif

 

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Quanto a institutos. NENHUM INSTITUTO PRIVADO/público NACIONAL OU INTERNACIONAL tem o meu respeito SOBRE PREVISÕES A MÉDIO LONGO PRAZO.(Exceto a FUNCEME)

 

Não existe registros pós 1950 de super La Niña. (considerando que super El Niño foi 98 é o padrão)

 

Mafili, qual seria o "padrão" para uma super La Niña. Que eu saiba, a mais forte do séc. foi a de 1917/1918, não é isso?

Sabemos que uma forte La Niña nunca terá anomalias tão fortes quanto um super El Niño como os de 83 e 98, porém, após 1950 tivemos no mínimo 3 La Niñas fortes: 55/56, 74/75 e 99/2000.

 

O que seria uma La Niña forte então, já que antes do séc. XX não havia medições confiáveis?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

a- É impossível o desenvolvimento de um EL Niño com um OHC negativo.

 

situação nova para meu entendimento. A superfície não reflete o contexto geral.

 

Nos fóruns internacionais a pergunta é. Onde está La Niña?

 

Mafili, desculpe mas não entendi o ponto principal!!!hehehe...

 

Você quer dizer que os efeitos dessa La Niña não estão se mostrando tão evidentes? O que seria a situação nova para o seu entendimento?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Interessante:

 

O pesquisador Huug Van den Dool faz uma pesquisa com anos análogos baseado na SST global através de uma média trimestral. Para o período out/nov/dez em ordem os anos mais próximos e seus respectivos índices (pesos) pela tabela criada pelo pesquisador são os seguintes:

 

1 - 2008 17

2 - 2010 13

3 - 1963 10

4 - 2006 09

4 - 1999 09

4 - 1975 09

5 - 1970 08

6 - 1989 07

6 - 1971 07

6 - 1967 07

7 - 2009 06

7 - 2007 06

Link to comment
Share on other sites

Medições confiáveis. Só a partir de 1957. Foi um ano internacional de coisas tipo oceano.

 

As medidas do início do século XX são hindcast. (nada confiáveis NO SENTIDO PLENO É O QUE TEMOS). ATUALMENTE as bóias são questionadas também. A novidade no padrão é a água subsuperficial persistente e significativamente forte. Como água fria não sobe para a superfície ela funciona como bloqueio para escoamento de água quente também subsuperficial para o Pacífico Leste. Esse fator tem mantido a situação estacionária de La Niña. Fato que o Dr. Huug Van den Dool também concorda. Como nenhum modelo estatístico ou dinâmico "previu" a mancha não é razoável supor que algum possa retirá-la.

 

Como vários cientistas americanos eles tem vida dupla uma exercendo regularmente o seu trabalho e outra fazendo pesquisas.

 

Este é o caso de Dool. Ele é fanático por análogos diários em pequena escala justamente para priorizara a variabilidade local e/ou regional.

 

Assim a tabela abaixo parece um bicho sem pé nem cabeça.

 

VAMOS VER: Média de OUT/NOV/DEZ...para ENSO significa ONI no período (OND)

1 - 2008 17.....NEUTRO....ONI...(OND = -0,3)

2 - 2010 13.....LA NIÑA OFICIAL....ONI (= -1,4)

3 - 1963 10.....EL NIÑO....OFICIAL...(ONI=1,0)

4 - 2006 09.....EL NIÑO OFICIAL...(ONI= 1,1)

4 - 1999 09.....LA NIÑA OFICIAL...(ONI= 1,3)

4 - 1975 09.....LA NIÑA OFICIAL...(ONI= -1,4)

5 - 1970 08..... LA NIÑA OFICIAL...(ONI= -0,9)

6 - 1989 07.....NEUTRO.....(ONI = -0,2)

6 - 1971 07....LA NIÑA OFICIAL (ONI = -1,0)

6 - 1967 07....NEUTRO.....(ONI = -0,4)

7 - 2009 06....EL NIÑO OFICIAL.....(ONI = 1,5)

7 - 2007 06....LA NIÑA OFICIAL.....(ONI= -1,1)

 

Porém, quando Doll fala do seu amado CFS, interessante ele admite ajustes, observamos claramente a mudança de tom.(passa para uma escala de resolução muito maior e é claro como já discutido aqui pode chover no teu quintal e o vizinho reclamando).

 

FXUS07 KWBC 312000

PMD30D

PROGNOSTIC DISCUSSION FOR MONTHLY OUTLOOK

NWS CLIMATE PREDICTION CENTER CAMP SPRINGS MD

300PM EST SATURDAY DEC 31 2011

30-DAY OUTLOOK DISCUSSION FOR JANUARY 2012

OCEANIC AND ATMOSPHERIC OBSERVATIONS THROUGHOUT THE PACIFIC BASIN INDICATE WEAK

TO MODERATE LA NINA CONDITIONS AT THE CURRENT TIME. THE LATEST SEA SURFACE

TEMPERATURE (SST) OBSERVATIONS SHOW ANOMALIES OF BETWEEN -1.0 C AND -2.0 C FOR

MOST AREAS ALONG THE EQUATOR FROM THE DATE LINE EASTWARD TO THE SOUTH AMERICAN

COAST. SUBSURFACE TEMPERATURE OBSERVATIONS REVEAL A LARGE VOLUME OF ANOMALOUSLY

COLD WATER OVER THE CENTRAL AND EASTERN NEAR-EQUATORIAL PACIFIC OCEAN DOWN TO

ABOUT 175 METERS. THIS SUGGESTS THE CURRENT COLD EVENT WILL PERSIST. MONTHLY

MEAN ATMOSPHERIC CONDITIONS OVER THE TROPICAL PACIFIC OCEAN CONTINUE TO BE

CONSISTENT WITH LA NINA CONDITIONS, WITH A TENDENCY FOR SUPPRESSED CONVECTION

NEAR THE EQUATOR OVER THE CENTRAL PACIFIC WITH ENHANCED LOW LEVEL EASTERLY WIND

ANOMALIES AND UPPER LEVEL WESTERLY WIND ANOMALIES OBSERVED IN THE WESTERN HALF

OF THE PACIFIC BASIN. THERE HAS ALSO BEEN SOME TENDENCY FOR ENHANCED CONVECTION

OVER PARTS OF THE FAR WESTERN PACIFIC. LA NINA IS EXPECTED TO HAVE AN IMPACT ON

THE MONTHLY MEAN TEMPERATURE AND PRECIPITATION OVER MUCH OF NORTH AMERICA. THE

ARCTIC OSCILLATION (AO) IS POSITIVE AND FORECAST TO REMAIN SO FOR AT LEAST THE

NEXT 1-2 WEEKS.

ADJUSTMENTS MADE AT THE END OF THE MONTH.

AT THE END OF THE MONTH WE HAVE PREDICTIONS WITH SOME SKILL FROM NWP FOR WEEK 1

AND TO A LESSER DEGREE WEEK 2 OF TARGET MONTH JANUARY 2012. THE (N)AO HAS

REMAINED POSITIVE UNTIL NOW AND IS PREDICTED TO BE NON-NEGATIVE FOR THE NEXT 10

DAYS, BUT NOT STRONGLY POSITIVE EITHER. NEVERTHELESS THIS IS THE BIG DIFFERENCE

WITH WINTER 2010/11, ALSO A LA NINA WINTER, BUT COMBINED WITH NEGATIVE (N)AO.

THE CFS MODEL APPEARS TO US TO BE THE BEST TOOL TO COMBINE THE INFORMATION IN

THE CURRENT INITIAL STATE AND THE LONGER LEAD CLIMATE SIGNAL FROM LA NINA

MAINLY. THE ENSEMBLE OF CFS USED CONSISTS OF 16 MEMBERS, AND GOES BACK IN TERMS

OF INITIAL STATE ONLY 18 HOURS IN TIME, I.E. NOT THE 10 DAY LAGGED ENSEMBLE

USED AT MID-MONTH.

ON THE WHOLE THE CFS ADHERES TO A LA NINA INFLUENCE, SO THE FORECAST IS

ADJUSTED ONLY SOMEWHAT, NOT DRASTICALLY. THE ZONAL BELT OF ABOVE MEDIAN

PRECIPITATION APPEARS SHIFTED SLIGHTLY NORTHWARD INTO CANADA. ALSO THE CFS IS

DECIDEDLY WARMER THAN A STRAIGHT LA NINA COMPOSITE BASED ON OBSERVATION ONLY.

THERE IS NO LOCATION ANYWHERE IN CONUS WHERE A HEAVY SHORT TERM HPC

PRECIPITATION PREDICTION WOULD ALLOW US TO DECLARE THE MONTH TO BE ABOVE MEDIAN.

WE MOVED THE ABOVE NORMAL TEMPERATURE, SITUATED IN THE SOUTHEAST IN THE LONG

LEAD MONTHLY FORECAST, WESTWARD AND NORTHWESTWARD BASED ON THE CFS. THIS

ALLOWS FOR A LARGER EC AREA ALONG THE EAST AND SOUTHEAST COASTS AND MORE AND

EXPANDED WARMTH OVER THE CENTER OF THE COUNTRY. THE AREA OF BELOW NORMAL

TEMPERATURES IN THE WEST AND ALASKA WAS ADJUSTED ONLY MINIMALLY.

WE REMOVED THE BELOW MEDIAN PRECIPITATION PREDICTION FROM THE ALASKA PANHANDLE,

AS THE CFS HAS THE ZONAL BELT OF HEAVY PRECIPITATION SOMEWHAT NORTH OF THE

NORMAL LATITUDE SEEN IN A LA NINA. FOR THE SAME REASON BOTH AREAS OF ABOVE

MEDIAN PRECIPITATION, IN THE NW AND THE OHIO VALLEY, WERE ADJUSTED TO COVER A

SMALLER AREA. FOR INSTANCE ILLINOIS WAS MOVED FROM ABOVE MEDIAN INTO THE EC

CATEGORY.

OLD TEXT AS OF MID-DECEMBER:

THE TEMPERATURE OUTLOOK FOR JANUARY 2012 CALLS FOR ENHANCED CHANCES OF ABOVE

NORMAL TEMPERATURES FOR THE SOUTHERN GREAT PLAINS, EASTERN PARTS OF THE CENTRAL

PLAINS, THE MISSISSIPPI RIVER VALLEY AND GREAT LAKES REGION, THE OHIO AND

TENNESSEE VALLEYS, THE GULF COAST STATES (EXCLUDING THE FLORIDA PENINSULA),

MOST OF THE APPALACHIANS, AND THE SOUTHERN AND MIDDLE ATLANTIC COAST STATES.

THERE ARE ENHANCED CHANCES OF BELOW NORMAL TEMPERATURES ACROSS THE PACIFIC

NORTHWEST, THE NORTHERN ROCKIES INCLUDING MOST OF MONTANA, CALIFORNIA, AND

NEVADA. ELEVATED ODDS FOR BELOW NORMAL TEMPERATURES ARE ALSO INDICATED OVER

ALASKA, WITH THE EXCEPTION OF THE NORTH SLOPE REGION, AND THE ALEUTIANS.

ELSEWHERE, EQUAL CHANCES (EC) OF BELOW, NEAR, AND ABOVE-NORMAL TEMPERATURES ARE

PREDICTED. THE JANUARY TEMPERATURE OUTLOOK TAKES INTO CONSIDERATION THE

NATIONAL MULTI-MODEL ENSEMBLE (NMME) FORECAST OF 2-METER TEMPERATURE ANOMALY,

HISTORICAL LA NINA COMPOSITES, THE CFSV2 FORECAST, AND AN ARCTIC OSCILLATION

(AO) WHICH IS CURRENTLY IN ITS POSITIVE PHASE. THE UPDATED MONTHLY FORECAST, TO

BE RELEASED AT THE END OF DECEMBER, SHOULD HAVE A BETTER IDEA AS TO WHETHER THE

PHASE OF THE AO IS LIKELY TO PERSIST IN A POSITIVE PHASE OR SWITCH TO A

NEGATIVE PHASE. THE CFSV1 SOLUTION DOES NOT PREDICT AS MUCH BELOW NORMAL

TEMPERATURES OVER ALASKA AND THE WESTERN CONUS AS THE OTHER TOOLS. THE OUTLOOK

ALSO CONSIDERS SIGNIFICANT SNOW COVER ACROSS PORTIONS OF THE CENTRAL AND

SOUTHERN ROCKIES, AND BELOW-NORMAL SEA SURFACE TEMPERATURES SURROUNDING THE

FLORIDA PENINSULA.

THE PRECIPITATION OUTLOOK FOR JANUARY 2012 FAVORS BELOW MEDIAN AMOUNTS OF

PRECIPITATION ALONG SOUTHERN PARTS OF THE CONUS FROM CENTRAL AND SOUTHERN

CALIFORNIA GENERALLY EASTWARD ACROSS MUCH OF THE DESERT SOUTHWEST, SOUTHERN

ROCKIES, SOUTHERN PLAINS, SOUTHERN PORTIONS OF THE GULF COAST STATES, AND MOST

OF THE SOUTHERN ATLANTIC COAST REGION. ODDS FOR BELOW MEDIAN PRECIPITATION

AMOUNTS ARE ALSO INCREASED FROM SOUTH-CENTRAL ALASKA EASTWARD AND SOUTHEASTWARD

NEAR THE COAST, INCLUDING THE PANHANDLE REGION. ELEVATED ODDS FOR ABOVE MEDIAN

PRECIPITATION AMOUNTS ARE PREDICTED OVER MUCH OF THE INTERIOR OF ALASKA, THE

PACIFIC NORTHWEST, THE NORTHERN AND CENTRAL ROCKIES, AND FROM FAR EASTERN

OKLAHOMA TO THE GREAT LAKES REGION AND INTERIOR NORTHEAST. ELSEWHERE, EQUAL

CHANCES (EC) FOR BELOW, NEAR, AND ABOVE-MEDIAN PRECIPITATION ARE INDICATED

DURING THE PERIOD AS THERE WERE NO STRONG AND CONSISTENT CLIMATE SIGNALS

AMONGST THE AVAILABLE FORECAST TOOLS IN THESE AREAS. TOOLS THAT WERE USED IN

THE FORMULATION OF THE JANUARY PRECIPITATION OUTLOOK INCLUDED LA NINA

COMPOSITES (WHICH PROVIDED THE FAMILIAR CANONICAL PRECIPITATION SIGNATURE OF LA

NINA WINTERS), THE CFSV2 AND CFSV1 MODELS, AND THE NMME FORECAST. THE CFSV2 AND

NMME MODELS SUPPORT NEAR TO BELOW-MEDIAN PRECIPITATION OVER NORTHERN CALIFORNIA

AND PORTIONS OF THE PACIFIC NORTHWEST. EVEN THOUGH THE CURRENT LA NINA IS NOT

THAT CONSISTENT WITH HISTORICAL COMPOSITES, IT IS KNOWN THAT THE MAIN IMPACTS

OF LA NINA WINTERS ARE FELT LATER IN THE SEASON (JANUARY-MARCH), WITH LATE

DECEMBER INTO JANUARY THE MOST LIKELY PERIOD TO BE IN TRANSITION. IN ADDITION,

BY THE END OF THIS MONTH, WE SHOULD HAVE A BETTER IDEA AS TO WHETHER OR NOT THE

ARCTIC OSCILLATION WILL REMAIN IN ITS POSITIVE PHASE, OR SWITCH TO ITS NEGATIVE

PHASE. FINALLY, AS IS OFTEN THE CASE DURING LA NINA WINTERS, THE CLIMATOLOGICAL

WEST COAST RIDGE RETROGRADES INTO THE GULF OF ALASKA. THIS IS CONSISTENT WITH

NORTH PACIFIC AND BERING SEA MOISTURE MOVING INTO AND ACROSS THE ALASKAN

INTERIOR, AND A SLIVER OF BELOW MEDIAN AMOUNTS OF PRECIPITATION ALONG MUCH OF

THE SOUTHERN COAST.

THE MAIN FACTORS WHICH USUALLY INFLUENCE THE MONTHLY CLIMATE OUTLOOK INCLUDE:

1) EL NINO AND LA NINA - WHICH COMPRISE ENSO. IMPACTS OF THESE EVENTS ARE

SUMMARIZED BY SEPARATING 3-MONTH OBSERVATIONS FROM 3 OR MORE DECADES INTO EL

NINO, NEUTRAL, AND LA NINA SETS, AVERAGING EACH SEPARATELY, AND THEN COMPUTING

ANOMALIES. THESE ARE CALLED "COMPOSITES", USED AT TIMES TO SUBJECTIVELY MODIFY

THE FORECAST.

2) TRENDS - APPROXIMATED BY THE OCN TOOL AS THE DIFFERENCE BETWEEN THE MOST

RECENT 10-YEAR MEAN OF TEMPERATURE OR 15-YEAR MEAN OF PRECIPITATION FOR A GIVEN

LOCATION AND TIME OF YEAR AND THE 30-YEAR CLIMATOLOGY PERIOD (CURRENTLY

1981-2010).

3) THE TROPICAL 30-60 DAY OSCILLATION - SOMETIMES CALLED MADDEN JULIAN

OSCILLATION (MJO) - AFFECTS CLIMATE VARIABILITY WITHIN SEASONS.

4) THE NORTH ATLANTIC OSCILLATION (NAO) AND THE PACIFIC NORTH AMERICAN (PNA)

PATTERNS - WHICH AFFECT THE TEMPERATURE ANOMALY PATTERN ESPECIALLY DURING THE

COLD SEASONS. THESE PHENOMENA ARE NOT PREDICTABLE BEYOND A WEEK OR TWO IN THE

FUTURE.

5) THE PACIFIC DECADAL OSCILLATION (PDO) - AN ENSO-LIKE PATTERN OF CLIMATE

VARIABILITY AFFECTING THE TROPICS AND THE NORTH PACIFIC AND NORTH AMERICAN

REGIONS, BUT WHICH VARIES ON A MUCH LONGER TIME-SCALE THAN ENSO.

6) PERSISTENTLY DRY OR WET SOILS IN THE SPRING AND SUMMER AND SNOW AND ICE

COVER ANOMALIES IN THE WINTER. THESE FACTORS TEND TO PERSIST FOR LONG PERIODS

AND ACT AS A KIND OF MEMORY IN THE CLIMATE SYSTEM.

7) STATISTICAL FORECAST TOOLS - CANONICAL CORRELATION ANALYSIS (CCA), SCREENING

MULTIPLE LINEAR REGRESSION (SMLR), CONSTRUCTED ANALOGUE (CA) AND ENSEMBLE CCA

(ECCA).

8) DYNAMICAL FORECAST MODELS - INCLUDING THE GFS (FOR ZERO-LEAD UPDATE

FORECASTS), THE NCEP CLIMATE FORECAST SYSTEM (CFS). THE UPGRADED PARALLEL

VERSION OF THE CFS (CFSV2) BECAME OPERATIONAL IN LATE MARCH OF 2011. BOTH

VERSIONS OF CFS ARE CURRENTLY RUN IN PARALLEL. AN EXPERIMENTAL MODEL, THE

NATIONAL MULTI-MODEL ENSEMBLE, COMPRISED OF SEVERAL DYNAMICAL MODELS AND

DESIGNATED NMME, MAY ALSO BE USED SUBJECTIVELY.

FORECASTER: HUUG VAN DEN DOOL

THE CLIMATIC NORMALS ARE BASED ON CONDITIONS BETWEEN 1981 AND 2010, FOLLOWING

THE WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION CONVENTION OF USING THE MOST RECENT 3

COMPLETE DECADES AS THE CLIMATE REFERENCE PERIOD. THE PROBABILITY ANOMALIES

FOR TEMPERATURE AND PRECIPITATION BASED ON THESE NEW NORMALS BETTER REPRESENT

SHORTER TERM CLIMATIC ANOMALIES THAN THE FORECASTS BASED ON OLDER NORMALS.

THE NEXT MONTHLY OUTLOOK...FOR FEB ... WILL BE ISSUED ON THU JAN 19 2012

THESE OUTLOOKS ARE BASED ON DEPARTURES FROM THE 1981-2010 BASE PERIOD.

Link to comment
Share on other sites

A SST pesquisada pelo do Sr. Dool é global, e não apenas do pacífico equatorial.

 

Isso eu entendi. Então um link. Apesar da resposta lacônica.

 

SE ele procura análogos diários deve usar uma máscara global.

 

Como não há link para referenciar....vamos utilizar a mesma técnica.

 

Cabe ressaltar que 10^30 anos é muito mas muito mais que a idade do universo. Sei lá.

 

As condições ENSO foram colocadas para sugerir que o método VDD não depende de ENSO diretamente apesar do trabalho dele depender.

 

Fica com esse fragmento,

 

 

This report presents a deterministic, linear approach for statistically downscaling from coarse‐

resolution (~250 kilometers (km), or ~155 miles), continental regional‐wide patterns of daily

precipitation (P) and average temperature (Tavg) to their high‐resolution (~12 km, or ~7.5 miles)

equivalents by using a variation on the constructed analogue method of van den Dool (1994,

hereafter VDD) and van den Dool et al. (2003). VDD’s method is a statistical approach to climate

prediction based on the notion that, if one could find an exact analogue (in the historical record)

to the weather field today, weather in the future should replicate the weather following the time

of that exact analogue; the more exact the correspondence between today’s weather patterns

(across all climatic variables), the longer the prediction by analogy would be expect to work.

Lorenz (1969) showed that naturally occurring analogues at hemispheric scales of acceptable

quality for such a use are highly unlikely to be found, given the relatively short historical

records of observations and the high number of degrees of freedom (d.o.f.) of atmospheric

circulations.  In fact, VDD estimated that it would take around 10

30

years to find two identical

(within current observational error

Link to comment
Share on other sites

Vejam que decepcionante:

 

Os números sempre os números.

 

Correlação SOI, Niño 1+2, Niño 3, Niño 3.4 e Niño4

 

PARA FLORIANÓPOLIS.

 

SÃO ANTI CORRELACIONADOS.

 

 

 

PRECIPITAÇÃO EM JANEIRO:

 

SOI Jan 0 0.116....FRACO

NINO12 Jan 0 -0.213......FRACO

NINO3 Jan 0 -0.315......FRACA/MÉDIA

NINO4 Jan 0 -0.229.....FRACA

NINO3.4 Jan 0 -0.282....FRACA

 

PRECIPITAÇÃO EM FEVEREIRO

SOI Feb 0 0.183...FRACA

NINO12 Feb 0 0.062...FRACA

NINO3 Feb 0 -0.19...FRACA1

NINO4 Feb 0 -0.285...FRACA

NINO3.4 Feb 0 -0.244...FRACA/MÉDIA

 

PRECIPITAÇÃO EM MARÇO

SOI Mar 0 -0.051...FRACA

NINO12 Mar 0 -0.341...MÉDIA/FRACA

NINO3 Mar 0 -0.056...FRACA

NINO4 Mar 0 -0.078...FRACA

NINO3.4 Mar 0 -0.001...FRACA

 

Fica a pergunta quem foi que inventou que ENSO e especialmente Niño 1+2 diz algo sobre a precipitação no trimestre JFM em Florianópolis?

 

Eu sei a resposta. Um erro de interpretação de texto.

 

Vejam o texto do CIRAM (CORRETO NO MEU ENTENDIMENTO)

 

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

20 de dezembro de 2011

JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO de 2012

 

Verão com estiagem no Oeste e Meio Oeste de SC, associado a La Niña

 

Como após pedidos não obtive respostas e muito menos séries completas de algumas estações no tal meio oeste e o complementar oeste.

 

continua.....

 

No Planalto Sul, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, a perspectiva é de chuva próxima a média climatológica. Já no Litoral, a chuva deve ocorrer com mais frequência, ficando entre a média a acima da média climatológica, sendo os valores acima previstos, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

 

Extremamente condizente com as análises somente de ENSO.

 

E o que diz os oceanos para Janeiro em Florianópolis,

 

MOSTRA UMA INCRÍVEL ANTI CORRELAÇÃO COM O ATLÂNTICO CENTRAL SUL (denominação minha para evitar confusão com o genérico Atlântico Sul). E alguns pontos no Pacífico Equatorial mais também com correlação invertida.

 

Divertido ler as coisas que leio pela mídia (não no fórum) e sim na mídia que trata a todos com deboche incrível.

 

g20120103_2015_1842_1.png

Link to comment
Share on other sites

Método completo custa cerca de U$ 110,00.

 

Página 10 da apresentação.....deve esclarecer a razão pela qual o homem que controla o CFS, chefe do Necp, phd.

 

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=huug%20van%20den%20dool%20analogs%202012&source=web&cd=2&ved=0CCcQFjAB&url=ftp%3A%2F%2Fftp.cpc.ncep.noaa.gov%2FCTB%2F2010-2011%2FPrevious%2FCTB_Feb23_2011_vandendool.ppt&ei=ADQDT8CsGuP10gH2g7GmAg&usg=AFQjCNHHOTAZVCXFZstCJo23MmdEYxISig

 

Diz, cuidado com ENSO em escala temporal e espacial.

Link to comment
Share on other sites

MEI novembro/dezembro -0.979

 

Klaus Wolter assinala que:

 

"Based on current atmosphere-ocean conditions, I believe the odds for this La Niña event to continue right through early spring (March-April 2012) are just about 50%" - condizente com a maioria dos modelos.

 

it is worth noting that of the ten two-year La Niña events between 1900 and 2009, four ended up as a three-year event, so I would put the odds for this to occur in 2012-13 at 40% right now. The remaining six cases all switched to El Niño, leaving no ENSO-neutral case. - aí é matemática básica, em dez eventos de La Nina de dois anos consecutivos 4 foram para três anos e 6 tornaram-se El Nino.

 

Joe Bastardi e D'Aleo colocam este La Nina enfraquecendo e El Nino para o próximo inverno da América do Norte.

Link to comment
Share on other sites

MEI novembro/dezembro -0.979

 

Klaus Wolter assinala que:

 

"Based on current atmosphere-ocean conditions, I believe the odds for this La Niña event to continue right through early spring (March-April 2012) are just about 50%" - condizente com a maioria dos modelos.

 

it is worth noting that of the ten two-year La Niña events between 1900 and 2009, four ended up as a three-year event, so I would put the odds for this to occur in 2012-13 at 40% right now. The remaining six cases all switched to El Niño, leaving no ENSO-neutral case. - aí é matemática básica, em dez eventos de La Nina de dois anos consecutivos 4 foram para três anos e 6 tornaram-se El Nino.

 

Joe Bastardi e D'Aleo colocam este La Nina enfraquecendo e El Nino para o próximo inverno da América do Norte.

 

ESTÁ INDICANDO UMA QUASE CÓPIA DO ANO PASSADO, PROBLEMAS NO SEGUNDO SEMESTRE.

Link to comment
Share on other sites

MEI novembro/dezembro -0.979

 

Klaus Wolter assinala que:

 

"Based on current atmosphere-ocean conditions, I believe the odds for this La Niña event to continue right through early spring (March-April 2012) are just about 50%" - condizente com a maioria dos modelos.

 

it is worth noting that of the ten two-year La Niña events between 1900 and 2009, four ended up as a three-year event, so I would put the odds for this to occur in 2012-13 at 40% right now. The remaining six cases all switched to El Niño, leaving no ENSO-neutral case. - aí é matemática básica, em dez eventos de La Nina de dois anos consecutivos 4 foram para três anos e 6 tornaram-se El Nino.

 

Joe Bastardi e D'Aleo colocam este La Nina enfraquecendo e El Nino para o próximo inverno da América do Norte.

 

ESTÁ INDICANDO UMA QUASE CÓPIA DO ANO PASSADO, PROBLEMAS NO SEGUNDO SEMESTRE.

 

Parece ser a "sina" da Am. do Sul. Quando o auge do inverno se aproximar, estaremos sob neutralidade/El NIño...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

MEI novembro/dezembro -0.979

 

Klaus Wolter assinala que:

 

"Based on current atmosphere-ocean conditions, I believe the odds for this La Niña event to continue right through early spring (March-April 2012) are just about 50%" - condizente com a maioria dos modelos.

 

it is worth noting that of the ten two-year La Niña events between 1900 and 2009, four ended up as a three-year event, so I would put the odds for this to occur in 2012-13 at 40% right now. The remaining six cases all switched to El Niño, leaving no ENSO-neutral case. - aí é matemática básica, em dez eventos de La Nina de dois anos consecutivos 4 foram para três anos e 6 tornaram-se El Nino.

 

Joe Bastardi e D'Aleo colocam este La Nina enfraquecendo e El Nino para o próximo inverno da América do Norte.

 

ESTÁ INDICANDO UMA QUASE CÓPIA DO ANO PASSADO, PROBLEMAS NO SEGUNDO SEMESTRE.

 

Concordo com a análise do Dr. Wolter.

 

Falar em termos estatísticos não é difícil. O difícil é ser compreendido nesse caso o Caio Cesar colocou certo. (parabéns isso é difícil).

 

Os dois norte americanos citados prefiro não comentar. Mesmo sendo abolida a regra 15 (acho). É uma situação complexa, ambos são céticos, mas como falam demais e utilizam uma matemática precária, a comunidade internacional evita choque direto e eu também.

 

Concordo plenamente com o Ronaldo. Em muito lembra o ano passado. Estamos em janeiro início da imprevisibilidade. ENSO apresenta realmente um aquecimento

suave.

 

Como discutido anteriormente a possibilidade otimista de NEUTRALIDADE seria em MARÇO. A possibilidade conservadora seria para ABRIL.

 

Não existe registro de passagem rápida de La Niña para El Niño (a mais otimista 3 meses e a mais rápida de forma conservadora 4 meses o "normal" seria ao menos

seis meses).

 

Dessa forma baseado no passado El Niño de forma conservadora/otimista somente em AGOSTO.

 

Tem muita água subsuperficial fria impedindo a circulação para leste e essa mesma água fria faz o OHC na região estar negativo.

 

Sem a mesma habilidade, fica meu palpite no momento (sujeito a revisão a qualquer momento considerando que a situação é tensa).

 

para o inverno,

 

La Niña 40%

NEUTRALIDADE 50%

EL NIÑO 10%

 

Realmente o Ronaldo tem razão. Problemas à vista.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 02/01/2012 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -1.1ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -1.0ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.9ºC (-0,2ºC)

Niño 1+2 -0.9ºC (+0,1ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 09/01/2012 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -1.0ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -1.0ºC (-0,0ºC)

Niño 3 -0.8ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -1.1ºC (-0,2ºC)

 

Pacífico equatorial estabilizado.

 

O NOAA em seu último boletim indica que este La Nina termina em algum período entre março e maio. Apenas coerente com o histórico de mais de 50% dos La Ninas.

 

"The latest observations, combined with model forecasts, suggest that La Niña will be of weak-to-moderate strength this winter, and will continue thereafter as a weak event until it likely dissipates sometime between March and May."

Link to comment
Share on other sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Quem? Somar, Dividir, Subtrair e Multiplicar.

 

ENSO aquece nos próximos 06 meses e eu dou no máximo 04 meses. E também desafio Ed. Não dura até o fim inverno no hemisfério norte.

 

Agora é previsão. Até maio de 2012. La Niña acabou.

 

Beijos

 

Esse meu comentário (pag 45) causou algumas confusões. Dentro da zona de previsibilidade novembro de 2011.

 

O contexto era a discussão do super La Niña. A qual não ocorreu e virtualmente certeza que não ocorra.

 

E para não variar o tal instituto errou ou está errando como usual.

 

A menor saída de Niño 3.4 foi em 31/10/2011 (não verifiquei todas as semanas).

 

No momento o meu posicionamento é a IMPREVISIBILIDADE;

 

Eu nunca lidei com a situação atual a superfície diz uma coisa e a subsuperfície diz outra.

 

ssta_c.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.