Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rumo a neutralidade em algum ponto do primeiro trimestre de 2012

 

Cuidado, querer prever a trajetória do Fenômeno Enso com meses de antecedência é o mesmo que realizar a profusão de bolas de Cristal. Na economia, de 2008 pra cá muitos executivos e economistas de renome internacional que caíram em situação vexatória por tentarem prever os preços das commodities e o futuro da economia...

 

O que dizer da atmosfera que é definida como um sistema caótico por si próprio...

No mais, opinião pessoal minha, acho muito cedo pra dizer que o ápice deste La Niña não ocorreu. Ele pode vir em Jan/ fev.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Para Caio, que óbvio você está falando. Não discuto modelos contigo. Vc não vê o erro gritante do momento do CFS. MAs do que adianta discutir modelos???? Estou interessado em conhecimento. Sinceramente do que adianta o GFS dizer que vai chover amanhã???? ...besteira. Trolagem pura da tua parte. Não perco tempo.

 

Silvio, Não disse que era previsão....Apenas estou recusando modelos. Aliás em 2008 foram os modelos que previram El Niño na virada para 2009 e deram com os burros n'água. Houve "quase" La Niña.(ou já se esqueceu?). Também não houve La Niña """quase""""...uma situação muito parecida com a atual.

 

Silvio, vc perguntou minha opinião. E educadamente eu lhe dei. Após alguma reflexão. Pode gostar ou não da resposta.

 

Repito. Acho pouco provável um pico além deste que ocorreu no final de outubro. Novembro foi constante.

 

As razões para dezembro não são diferentes de novembro.

Muitos acreditam em um pico em dezembro mais aprofundado (não é meu caso).

 

E se tivermos uma super-La-Niña com pico de estourar a escala como previsto e adiado por alguns modelos.

 

No meu entendimento nada de especial se eu não compreender os motivos.

 

Sobre alguns modelos eu já tentei explicar que média móvel corrige os erros.

 

Sabe quantas perguntas eu recebi sobre o que é uma média móvel???? Nenhuma.

 

Os modelos diziam chuva para São Paulo, ontem. Eu sabia que os modelos estavam sujeitos a erros. (alguns publicaram....erraram???? Claro que não acontece.)

 

Hoje previram chuvas para a cidade de São Paulo. Eu disse os modelos estão variando. (alguns publicaram...erraram????Claro que não acontece.)

 

Errar previsão de 24 horas dois dias consecutivos. Acontece??? Claro.

 

Abraços...evitem trolagem. Novos Abraços

Link to comment
Share on other sites

Cuidado, querer prever a trajetória do Fenômeno Enso com meses de antecedência é o mesmo que realizar a profusão de bolas de Cristal. Na economia, de 2008 pra cá muitos executivos e economistas de renome internacional que caíram em situação vexatória por tentarem prever os preços das commodities e o futuro da economia...

 

Até porque a "inicialização" desta previsão do Mafili não viu o pacífico resfriar-se nos últimos meses. Tem que tomar cuidado. Este La Nina é borderline e tem tudo pra entrar no campo moderado com mais vigor. Tem água subsuperficial, tem SOI e tem modelo com excelente histórico recente indicando intensificação. E, principalmente, tem a PDO mandando no jogo. Alguns modelos estão até insistindo em um cenário de longo prazo. Mas aí é querer demais.

 

Agora tem que se ter cautela, é preciso aprender a lição do passado recente. Não se pode ignorar totalmente o CFS e o Japa. Com algum desconto chega-se a um bom resultado. E o recente movimento da SOI pode ser uma dica.

Link to comment
Share on other sites

Caio, não é previsão. Estou apenas constando que nenhum modelo disse que a situação de novembro de 2011 seria plano sem nenhuma alteração.

 

Em termos de Pacífico equatorial. La Niña ainda tem muita lenha para queimar.

 

Em termos globais o aumento do OHC não é nada condizente com La Niña (notícia nada boa para os céticos, como eu.)

 

heat-last-year.gif

 

heat_content55-07.png

Link to comment
Share on other sites

Somar prevê super La Nina a partir de janeiro com ápice em março:

 

Incrível, poucas vezes vi esses institutos colocarem a "cara" dessa maneira!!! Agora, qual modelo seria a base para a previsão da Somar?

 

De qualquer forma, a se confirmar esse cenário ou algo parecido, seria uma "BOMBA" para 2012.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, Não disse que era previsão....Apenas estou recusando modelos. Aliás em 2008 foram os modelos que previram El Niño na virada para 2009 e deram com os burros n'água. Houve "quase" La Niña.(ou já se esqueceu?). Também não houve La Niña """quase""""...uma situação muito parecida com a atual.

 

Silvio, vc perguntou minha opinião. E educadamente eu lhe dei. Após alguma reflexão. Pode gostar ou não da resposta.

 

Repito. Acho pouco provável um pico além deste que ocorreu no final de outubro. Novembro foi constante.

 

Mafili, tranquilo, também só expressei minha opinião, não quis dizer que gostei ou não gostei. Só que a maneira como vc colou as palavras pareceu bastante imperativa, como uma previsão mesmo!

Quanto ao pico do La Niña ou não, não vejo nenhum motivo convincente no momento para dizer que este pico não ocorrerá, já que ainda há água fria subsuperficial, e historicamente há indícios de que o fenômento deve permancer pelo menos até o outono do próximo ano, mesmo que de intensidade fraca.

Em Julho, era totalmente improvável que tivéssemos uma nova La Niña, e ela apareceu, o que mostra a difícil previsibilidade do fenômeno Enso. Tudo indicava neutralidade/warm border line, e o resfriamento veio e veio rápido.

Qual seria o grande indicativo no momento para irmos a neutralidade tão rapidamente no primeiro semestre de 2012? Eu sinceramente não vejo nenhum indicativo disso, até porque, historicamente o fenômeno se intensifica durante o inverno no Hem. Norte, e com PDO negativa, a história mostra que o La Niña não deve acabar antes do primeiro trimestre de 2012.

Opinião pessoal minha, mas acredito num pico do fenômeno entre dez/jan, como foi na maioria dos análogos.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora é previsão. Até maio de 2012. La Niña acabou.

 

Beijos

 

Ué, agora você mudou de idéia? :laugh:

Tinha dito no primeiro trimestre de 2012!!!

 

Até Maio fica fácil, é exatamente onde mais de 50% dos eventos teve seu fim, está apenas jogando com a previsibilidade!!! hehehe

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora é previsão. Até maio de 2012. La Niña acabou.

 

Beijos

 

Ué, agora você mudou de idéia? :laugh:

Tinha dito no primeiro trimestre de 2012!!!

 

Até Maio fica fácil, é exatamente onde mais de 50% dos eventos teve seu fim, está apenas jogando com a previsibilidade!!! hehehe

 

Sds.

 

Mudou de um dia para o outro? Porque? Mais dois meses na conta? Assim ficou fácil e generalista. Mais de 50% dos La Ninas acabam dentro desta época.

Link to comment
Share on other sites

Ué se eu digo que o pico já passou e condições NEUTRAS em algum ponto do primeiro trimestre estou exagerando na sua opinião. Se eu digo seis meses estou no óbvio.

 

Quem concorda comigo? Apenas as últimas saídas do CFS. São as ironias da vida.

 

Veja as saídas em azul.

 

Muito divertido...faz parte dessa estranha brincadeira.

 

Abraços

 

PDFcr_nino34SSTMon.gif

Link to comment
Share on other sites

Para evitar maiores confusões. Existe espaço para a queda de La Niña. Considerando que o OHC na região é negativo.

Vamos ver.

 

Mas agora é que eu fiquei confuso com as suas opiniões. La Nina estabilizada, existe espaço para queda, fim no primeiro trimestre, fim em maio.

 

Bom, eu sou partidário de sua última opinião. Existe espaço para queda, e espero qu ela continue ocorrendo. Com modelos que acertaram este La Nina indicando (não a porcaria do POAMA), SOI e água subsuperficial influenciando, regidos sob a PDO.

 

Fim deste La Nina? Ainda cedo, mas históricamente os números colocam entre março, abril e maio. Com os principais modelos concordando com este falecimento. Qualquer previsão mais cautelosa vai neste sentido.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Vou tentar explicar a confusão.

Em um comentário recente. Eu disse algo como _ Acreditava em um pico de -1,3 a 1,5ºC. e não em uma super La Niña com pico de estourar escala.

 

Também devo ter dito que algo como -1,0ªC seria uma aposta (um tanto arriscada, no sentido de sair da zona de conforto).

 

atualmente Niño 3.4 está em -0,93ºC.

 

Realmente alguns indicadores colocam a possibilidade de um resfriamento ligeiro colocando o pico em dezembro/janeiro no valores de -1,3ºC a -1,5ºC.

 

Aqui tem aspectos interessantes,

 

a- Os indicadores da oscilação global de ventos, principalmente o Momentum angular indicam La Niña.

 

b- O OHC na região ENSO ainda é muito negativo.

 

c- As águas subsuperficiais apesar de um leve declínio e um deslocamento para o Pacífico Leste ainda é muito significativa.

 

d- A SOI é consistente com La Niña fraca.

 

e- As anomalias de vento são consistentes com La Niña.

 

Enfim, temos muitos elementos concretos para a permanência de La Niña.

 

As considerações para o aquecimento creio que já fiz.

 

Como não tenho direitos a plumas como os modelos e não é legal fazer previsão estatística. Vou tentando esclarecer os meus pontos. Lamentavel ocasionalmente podem ser mal compreendidos. Assim após um novembro estacionário. Vamos aguardar os movimentos de dezembro.

 

Abraços,

 

Sobre modelos, veja o que o conceituado EUROPEU apontava. Mas é honesto o suficiente para marcar o "previsto" e o "realizado".

 

Que fique claro que ainda estamos longe de uma previsão de longo prazo adequada para ENSO.

 

Nessas circunstâncias um bate-papo sobre o tema é sempre bem vindo.

 

Mas que vai aquecer vai....quando....????

 

Coisas de modelos...perfeitamente compreensível.

nino_plumes_euro_public!3.4!201105!chart.gif

Link to comment
Share on other sites

Ah, agora ficou legal e compreensível, Mafili.

 

Eu ia justamente puxar essas suas idéias iniciais de -1,3oC para justificar a contradição com o que foi exposto a posteriori. Mas o argumento agora foi bem colocado e acho que é bem por aí. Apenas discordando quanto ao falecimento deste La Nina ainda no primeiro trimestre de 2012. Como você mesmo colocou, tudo leva e indica La Nina, que tem potencial para subir de status. Atingindo o patamar de "moderado" brevemente. O super La Nina do CFS de meses atrás não virá, mas o modelo corrigiu e no balanço geral vem apresentando um excelente resultado neste ano. Como nas rodadas exageradas para o nosso frio os modelos também exageram para ENSO. Observar a tendência e traçar uma média com os demais é preponderante nesses casos.

 

No mais, sou partidário do D`Aleo e entendo a PDO como DRIVER (e não resíduo) do ENSO. E o comportamento e o patamar atual sugerem ainda espaços e consistência para nutrir a vida deste La Nina por algum tempo.

Link to comment
Share on other sites

S

Ah, agora ficou legal e compreensível, Mafili.

No mais, sou partidário do D`Aleo e entendo a PDO como DRIVER (e não resíduo) do ENSO. E o comportamento e o patamar atual sugerem ainda espaços e consistência para nutrir a vida deste La Nina por algum tempo.

 

Vamos nos entendo e desentendo simultaneamente....isso é bom.

 

Vou pensar em algo razoável para contrapor D'Aleo.

 

O chato é que as saídas de PDO demoram demais, porém na última imagem (osdp 2/11/2011) percebo valores "mais" positivos da PDO. e os modelos de previsão da PDO são extremamente confusos "muito esparramado"

 

Após o great shift de meados da década de 1970. (foi uma alteração real nas anomalias do Pacifico Leste (desde 90 N até 90 S). OHC global não para de subir. (não com a mesma intensidade em todas as bacias a saber PAcifico, Atlantico, Indico e adjacências).

 

Q= mc (delta T) a unidade de energia é Joule (calor é energia). É comum a confundir calor com temperatura.

 

Aqui dois problemas,

a- O OHC global tem uma razoável consistência com os modelos GISS (aquecimentistas). Podendo ser discutível qual metodologia matemática correta. Em linhas gerais é o "único" ponto da teoria do AGW que está dando trabalho para se desbancado.

 

b- A idéia geral de D'Aleo (até onde eu compreendo) é: O OHC global aumentou devido a ausência de La Niñas e a ausência de La Niña é devido a fase positiva da PDO.

 

1- Apesar da sequência de La Niñas OHC não cai, ao contrário sobe.

2- Apesar da fase negativa da PDO OHC não cai, ao contrário sobe.

 

Observe o pico do EL Niño de 1998 no gráfico.

 

Interessante, OHC responde a El NIño mas está aumentando mesmo em La Niña.

 

Isto explica por qual razão no último El Niño de 2010 sendo moderado tornou 2010 um ano estatisticamente tão quente quanto 1998.

 

Isto explica por qual razão mesmo um sequência de La Niñas não derruba a temperatura global para valores negativos expressivos.

 

Nesse andar da carruagem aquece muito e resfria pouco. O resultado é evidente o mundo vai continuar aquecendo.

Link to comment
Share on other sites

Esqueci o gráfico,

 

qpmefk.jpg

 

Pois é, mas mesmo o gráfico da temperatura global mostrando uma tendência de elevação, ele não sobe tão linearmente como esse da OHC... Porquê??

Aliás, de 98 pra 2011 ele mostra um aquecimento de 0. Com a temperatura global subindo durante os El Niños e caindo durante as La Niñas. Como tivemos mais La Niñas, fica evidente que algo não está fechando na conta...

 

E o CO2, como entra nessa questão? Alguns dizem que o CO2 aumenta primeiro, e depois a temperatura global sobe, e outros o contrário, argumentando que o aumento na temperatura global é o "driver" aumentando os índices de CO2 na atmosfera...

 

De qualquer forma, esse gráfico acima é um terror...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio e Caio,

 

Agradeço a disposição de ambos para discutirem temas tão estéreis.

 

Eu sou cético (nessa discussão, fazendo o papel de um aquecimentista juramentado do 7º dia)

 

Que o criador me perdoe.

 

Gerei um gráfico (abaixo) onde mostra a temperatura GISS (por favor não vamos discutir o dataset GISS) o fator de escala foi 5 (então cuidado com a interpretação no eixo y...*tem dividir por 5)

 

Iniciando em 1970.

 

Observações,

 

1- PDO plana (trend: linha lilás)

 

2- Temperatura global giss (trend: linha verde: coeficiente angular aproximadamente 0,12ºC/década)

 

O mesmo resultado poderia ser obtido com outro dataset de temperatura global.

 

Conclusão minha: a temperatura global aumenta sem interferência da PDO.

 

4rq3ph.png

Link to comment
Share on other sites

Tentando clarificar o ponto para o Silvio,

 

Gerando outro gráfico com período diferente (2000/2011)

 

Temperatura global....resultado plana. Até Phill Jones concorda não há aquecimento global estatisticamente significativo.

 

E a PDO em queda....só observar a trend....despenca.

 

Não vou concluir....nesse caso apenas apresentando dados.

 

mm6fzm.png

Link to comment
Share on other sites

Esse último gráfico chama bastante a atenção!!!

Parece haver uma correlação alta, mas mesmo assim vemos alguns momentos "desconectados"... Vou analisar com calma e depois posto a minha opinião. Joe D'aleo por exemplo, cita a AMO como um importante driver, porém sempre de forma "combinada" com o Enso e a PDO, destacando uma força maior do Pacífico nas mudanças globais.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, o problema é que não PODE combinar PDO com AMO. São monstros cuja natureza matemática é diferente.

 

Foi nesse ponto que D'Aleo no conceito de alguns e meu perdeu o ponto.

 

PDO trata da distribuição de anomalias e não do valor das anomalias.

 

Aqui entra uma sutileza. A PDO trata da distribuição de anomalias no Pacífico Norte (20 N - 65N).

 

Perceba que para a mesma temperatura média da SST na região eu posso ter PDO positiva ou negativa.

 

Imagina a seguinte situação uma partida de futebol entre um time de camisa vermelha e outro de camisa azul. (Nenhum jogador foi expulso ambos times estão com 11 jogadores....quando os vermelhos atacam a distribuição de azuis é alterada e vice e versa.)

 

Conclusão PDO não significa resfriamento no Pacífico Norte.

 

eip535.png

 

 

 

.

 

 

 

Niño 3.4 é a segunda força da natureza para o controle do clima a primeira são os vulcões.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o Bastardi os análogos considerados neste momento são:

 

1988-1989, 2007-2008 e 2008-2009, além dos distantes 1950 e 1955

 

Isso levando em consideração a PDO fria, AMO neutra a ligeiramente positiva, Oceano Índico neutro a quente e La Nina.

 

O que num mix de análogos mostra um inverno americano assim:

 

wintalog.png

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

tomara que o Joe Bastardi acerte na mosca, porque as previsões mudaram bastante de uns 30 dias pra cá.

 

Novembro foi um dos mais quentes da história:

 

 

Mean Temp (F) Anomaly

Nov 1 - 28 . 2011

 

1-32.jpg

 

November 2011 temperature anomalies. Warmer/colder than average temperatures denoted by orange-red/blue shadings.

Image: NOAA/CPC

 

 

Dezembro parece que vai ser frio no Oeste, com frio bloqueado naquela região, e deixando o Leste acima da média... :negative: :sad:

 

 

Is a December reality check in store?

 

NOAA's December outlook suggests warmer-than-average temperatures may persist in much of the East and South, with colder-than-average air remaining locked in the West.

 

 

3-12.jpg

 

December temperature outlook (Orange/blue areas correspond to higher confidence of warmer/colder than average conditions)

NOAA/CPC

 

 

Caio,

Segundo o weather, a chance de um inverno rigoroso, somente ocorrerá se houver aquele famoso "The greenland high blocking pattern", ou o bloqueio da Groenlândia! Vamos torcer... :hi: :good2:

Esse padrão de Bloqueio na Groenlândia, ocorreu no inverno dos últimos 2 anos...

 

 

 

- "To be clear, this forecast doesn't say there won't be cold fronts with Arctic air, at times, in the East and South. They're a December reality.

 

-What this outlook is saying is, when averaged over the whole month, December may not be all that cold in the East and South. The cold air may not "lock in" for long periods or be that cold in magnitude.

 

A significant unknown, again, is potential strong high pressure aloft near Greenland (explained in this article from Jan. 2011). If that feature unexpectedly develops, much more persistent cold can be expected, as experienced at times the past few winters.

 

-Grab the extra blankets just in case!"

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu sempre achei que uma "alta pressão" em latitudes polares fosse um "vilão", impedindo o avanço do ar frio, como acontece com frequência na Am. do Sul. Mas parece que na América do Norte a estória é diferente!!!

 

Este foi o padrão que predominou no último inverno(2010/2011), e que segundo alguns, foi determinante para o frio constante e abrangente:

 

 

 

"Greenland Block" (a.k.a. "Negative phase of North Atlantic Oscillation)

 

- Jet stream bulges north over north Atlantic Ocean, near Greenland.

- This forces cold air to plunge southward in the central and eastern U.S. and persist.

- Instead of simply tracking out to sea, storms grow as they track from Southeast to East Coast.

- This pattern was strongest mid-November through early January, but is still there now.

 

 

4-10.jpg

The recent "Greenland Block"/Negative NAO pattern

 

 

Western Ridge (a.k.a. "Positive phase of Pacific-North American Oscillation)

 

- Jet stream bulges north into AK/western Canada, then dives southward over ctrl/ern. U.S.

- This keeps a supply of cold air in central and eastern U.S.

- Storm track supplies energy aloft to allow storms to grow, interact with cold air.

- This pattern has been in play since mid-January.

 

 

5-5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Segundo o Bastardi os análogos considerados neste momento são:

 

1988-1989, 2007-2008 e 2008-2009, além dos distantes 1950 e 1955

 

Isso levando em consideração a PDO fria, AMO neutra a ligeiramente positiva, Oceano Índico neutro a quente e La Nina.

 

Caio, dando uma olhada nos seus análogos, me deparei com essa imagem que eu tinha salva:

 

 

6-2.jpg

 

Olha que coisa linda as anomalias em setembro de 2007!!! :good2:

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a região Niño 1+2 tinha anomalia muito proeminente nesse início do evento! Impressionante...

 

Sds.

 

Silvio, confere.

 

Devolvo a bola para ti.

 

SET 07

Niño 1+2 ....-1.9

Niño 3 .......-1.3

Niño 3.4.....-0.8

Niño 4........-0.4

 

SET 11

Niño 1+2 ....-0,6

Niño 3 .......-0,6

Niño 3.4.....-0,7

Niño 4........-0.6

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a região Niño 1+2 tinha anomalia muito proeminente nesse início do evento! Impressionante...

 

Sds.

 

Silvio, confere.

 

Devolvo a bola para ti.

 

SET 07

Niño 1+2 ....-1.9

Niño 3 .......-1.3

Niño 3.4.....-0.8

Niño 4........-0.4

 

Foi uma realmente uma forte "arrancada inicial" nesse evento. O interessante é que não houve nenhuma seca se destacando naquele segundo semestre de 2007 apesar de uma sensível queda na temperatura global em 2008.

Já em out/nov de 2008, com um apenas um La Niña fraco ainda se estabelecendo, houve resposta da atmosfera seguindo o padrão La Niña, com seca forte no interior do país, e enchentes no litoral do Paraná e SC.

A intensidade do fenômeno por vezes não se mostra tão relevante!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre o inverno americano e a influência da La Niña na neve:

 

 

Mafili,

 

veja que não há muita diferença em relação a neve no Nordeste americano...

 

 

What about La Nina?

 

- Some tendency for less snow in East, but more snow in parts of Midwest in La Nina winters.

- However, there can be large variability in seasonal snowfall between La Nina years in a given location!

- NYC's record snow season (75.6" 1995-1996) was La Nina. However, two consecutive winters ('98-'99 and '99-'00) featured less than 17" each.

 

 

8-2.jpg

 

9-2.jpg

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre o inverno americano e a influência da La Niña na neve:

 

 

Mafili,

 

veja que não há muita diferença em relação a neve no Nordeste americano...

 

Sds.

 

Veja, Silvio.

Snow cover para Nova York, eu não tenho.

 

Time series correlations

ghcn_minimum_temperature NEW YORK CENTRAL PARK with NAO

 

Correlação Temperatura mínima Central Park com NAO

DEC....0.302

JAN....0,301

FEV....0.182

 

Correlação Temperatura mínima Central Park com Niño 3.4

DEC....0.129

JAN....-0.006

FEV.... -0.056

 

Silvio, n = 126.

 

Concluindo:

Em 126 anos de dados disponíveis.

No período de DJF a estação Central Park NYC mostra melhor correlação com a NAO (fraca/média).

No período de DJF a estação Central Park NYC mostra correlação fraca com NIño 3.4 em Dez e nenhuma correlação para Jan/Fev

 

VAMOS PAPEANDO.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 28/11/2011 - variação em relação a semana anterior

 

 

Niño 4 -0.6ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.9ºC (0,0ºC)

Niño 3 -1.0ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6º (+0,6ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 05/12/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.6ºC (-0,0ºC)

Niño 3.4 -1.1ºC (-0,2ºC)

Niño 3 -1.2ºC (-0,2ºC)

Niño 1+2 -1.3ºC (-0,7ºC)

 

Patamar moderado de La Nina atingido. Justamente como falado em junho neste espaço.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 31/10/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.4º - (-0,1ºC)

Niño 3.4 -1.1º - (-0,4ºC)

Niño 3 -1.1ºC - (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.0º - (+1,0ºC)

 

- Pacífico muito volátil na última semana, fortes variações em Nino 1+2 e Nino 3.4.

 

- Aquecimento monstro de +1oC em Nino 1+2, mostrando o quanto esta região pode variar em uma semana.

 

- Patamar de La Nina moderado atingido em Nino 3.4!

 

Caio, que loucura!!! :shok: :shok:

 

Desde 2005/2006, nao me lembro de uma volatilidade tao grande como essa em uma 'unica semana! quase meio grau de variacao em Nino 3.4, e +1C em Nino 1+2...

Sera que da pra confiar totalmente nesses dados dessas boias?

 

Sds.

 

De novo????

 

O patamar de La Niña "moderado" foi atingido na atualização de 31/10/2011.

 

Tem espaço ainda para uma queda?

TEM

 

Tem condições de começar aquecer?

Tem, lentamente mais TEM.

 

ONI (SON) - 0,7ºC.

 

Primeiro tem que haver o clássico cinco rodadas consecutivas para ser La Niña.

 

Depois um ONI abaixo de -1,0ºC para poder pensar em ser moderada.

 

Vamos papeando.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualização NOAA 05/12/2011

 

Niño 4 -0.6ºC

Niño 3.4 -1.1ºC

Niño 3 -1.2ºC

Niño 1+2 -1.3º

 

Duas observações,

 

Niño 3.4 em -1,1ºC.....igualando a outubro.

 

Inportante ONI (SON) em -0,7ºC.....abrindo a contagem para La Niña oficial.

 

 

Tudo indica que o ápice ocorrerá nos próximos meses, assim como foi em mais de 50% dos eventos!!! :good2:

Mafili, será que o valor da ONI é tão importante assim??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Tudo indica que o ápice ocorrerá nos próximos meses, assim como foi em mais de 50% dos eventos!!! :good2:

Mafili, será que o valor da ONI é tão importante assim??

 

Sds.

 

Silvio, O ONI faz parte da metodologia da NOAA. Neste contexto é importante historicamente (climatologia) é evidente que estamos em La Niña.

 

Não é burocracia é uma maneira de medir a consistência do fenômeno.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Como venho falando aqui este La Nina vem seguindo de perto o evento 73-75, "a three year event". A PDO vem em fase consistente negativa e o MEI está a um fio de cabelo do patamar La Nina moderado, com com -0.98 em outubro/novembro.

 

mei-1.png

 

Klaus Wolter faz uma interessante análise do novo índice do MEI. Além de não considerar um rápido falecimento, ele coloca 40% de chances para um La Nina triplo.

 

La Niña appears to have staged a comeback similar to 2008, and consistent with expectations formulated right here one year ago: big La Niña events have a strong tendency to re-emerge after 'taking time off' during northern hemispheric summer. Based on current atmosphere-ocean conditions, I believe the odds for this La Niña event to continue right through early spring (March-April 2012) are higher than 50%. Beyond that, it is worth noting that of the ten two-year La Niña events between 1900 and 2009, four ended up as a three-year event, so I would put the odds for this to occur in 2012-13 at 40% right now. Interestingly, the other six all switched to El Niño, leaving no ENSO-neutral case. Will be interesting to see how 2012 evolves. In his summary at bottom of this section, he talsk about the MEI and the other indices like NINO34 and the 'noisy SOI', an atmisosphere only index which is affected by ENSO and the MJO meanderings.

 

Outro interessante componente que entrou na dança foi a AMO, que caiu de 0.44 para -0.07. O menor valor em novembro desde 1995.

 

amo.jpg

 

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

Link to comment
Share on other sites

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

 

Neste ponto tens razão.....mesmo morrendo este La Niña. Pelo menos a chance de outro começar e/ou permanecer em 2012 não está descartada.

 

Caio, estranhamente em algumas coisas que andei fuçando. A Islândia aparece correlacionada com o regime de chuvas na cidade de São Paulo.

 

E o que me deixou intrigado é que aparece também umas ilhotas no Atlântico.

 

Peço que dê uma lida em,

 

Particularmente não gosto de posturas (ciclisticas, ciclicistas ou cliclo-coisas, não sei escrever isso, ué) como a do amigo que redigiu o texto. Ele sabe que pois já lhe disse que ficar procurando ciclos na natureza é perda de tempo. Até já inventamos o termo ciclomâniaco,

 

http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/64/12/35/PDF/NorthAtlanticOscillations-I.pdf

Link to comment
Share on other sites

Outro interessante componente que entrou na dança foi a AMO, que caiu de 0.44 para -0.07. O menor valor em novembro desde 1995.

 

amo.jpg

 

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

 

Muito bem lembrado Caio!!!

Foi exatamente aí, no "Damned" 1995 que o ciclo da AMO inverteu e foi para positivo. Coincidentemente, após 1995 houve um salto na temperatura global que se mantem até hoje em níveis altos...

Essa queda na AMO se se mantiver deve influenciar o inverno no hemisfério norte, e pode finalmente nos colocar num ciclo semelhante ao dos anos 60 e 70, quando tanto PDO/AMO estavam negativas conjuntamente, aliado a um ciclo frio no Pacífico equatorial...!!!

Esse gráfico é simplesmente "empolgante"... :pleasantry:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

 

Neste ponto tens razão.....mesmo morrendo este La Niña. Pelo menos a chance de outro começar e/ou permanecer em 2012 não está descartada.

 

Mafili, o problema é que na minha ótica de visão, nada indica no momento sequer um arrefecimento desse La Niña, e sim muitos indicativos de que estamos subindo a escada...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

 

Neste ponto tens razão.....mesmo morrendo este La Niña. Pelo menos a chance de outro começar e/ou permanecer em 2012 não está descartada.

 

Mafili, o problema é que na minha ótica de visão, nada indica no momento sequer um arrefecimento desse La Niña, e sim muitos indicativos de que estamos subindo a escada...

 

Sds.

TUDO INDICA QUE PODERÁ IR POR TODO 2012, A NÍVEL GLOBAL A TEMPERATURA DEVE RESPONDER COM MAIS ÊNFASE DE 2015/18 EM DIANTE, EXATAMENTE COMO RUSSO FALOU EM 2000.

Link to comment
Share on other sites

Este La Nina não está com cara de sair de cena tão cedo.

 

Neste ponto tens razão.....mesmo morrendo este La Niña. Pelo menos a chance de outro começar e/ou permanecer em 2012 não está descartada.

 

Mafili, o problema é que na minha ótica de visão, nada indica no momento sequer um arrefecimento desse La Niña, e sim muitos indicativos de que estamos subindo a escada...

 

Sds.

 

Silvio, na minha visão temos poucos degraus a escalar, até meados de janeiro o topo (ou mergulho) deverá ter sido alcançado. O patamar moderado já foi atingido, mas pode não constar oficialmente por ser borderline (limítrofe). O mais importante, no meu entendimento, é o decorrer do ano. O que pode trazer outro rigoroso inverno em 2012. Com PDO, Enso e AMO negativos, para compensar a atividade solar em alta.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Mafili, o problema é que na minha ótica de visão, nada indica no momento sequer um arrefecimento desse La Niña, e sim muitos indicativos de que estamos subindo a escada...

 

Sds.

 

Silvio, na minha visão temos poucos degraus a escalar, até meados de janeiro o topo (ou mergulho) deverá ter sido alcançado. O patamar moderado já foi atingido, mas pode não constar oficialmente por ser borderline (limítrofe). O mais importante, no meu entendimento, é o decorrer do ano. O que pode trazer outro rigoroso inverno em 2012. Com PDO, Enso e AMO negativos, para compensar a atividade solar em alta.

 

Novamente em concordância com o Caio César exceto pela parte (PDO, ENSO, AMO...SOLAR).

 

A concordância está nos 40%. As água subsuperficiais agora dominam toda a região ENSO e espalhando para o oeste com intensidade menor e com abrangência maior. Isso muda um cadinho o meu raciocínio quanto ao fim deste evento talvez estendendo um pouco as previsões (um ou dois meses).

 

Isto acontecendo o patamar de neutralidade será atingido na zona de imprevisibilidade porém com muita á água fria subsuperficial.

 

Ao atingir o patamar de neutralidade na zona de imprevisibilidade automaticamente chegamos em 25% La Niña, 50% NEUTRO, 25% El Niño.

 

Como é virtualmente impossível se não impossível o desenvolvimento rápido de El Niño após um La Niña. (acho que o mais rápido foi tres ou quatro meses mesmo assim não é comum).

 

Nesta linha concordo com os 40% para permanência e/ou desenvolvimento de um La Niña,

 

ESSE É O PROBLEMA COM PREVISÕES ESTATÍSTICAS.

 

SOBROU 60%

 

ABRAÇOS.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.