Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Essa noite tive que puxar um cobertor pra dormir, e olha que sou calorento, com uma mínima de 18.x, estou me sentindo um baiano uhauha. Bom demais esse Janeiro 2013. A natureza está retribuindo o absurdo que foi dezembro passado.

 

Depois das anomalias de +4 no mês de agosto, um setembro quente e um dezembro histórico, nada mais justo.

Para compensar o estrago do ano passado só com uma avalanche de neve no Vale do Itajaí e o congelamento do porto de Paranaguá. Aí podemos pensar no caso. :mosking:

 

Por aqui mais uma noite muito agradável. Mínima de 19,9°. E a MetSul dá para o município 13° no domingo e 14° na segunda, o que significa algo como 15° e 16° na cidade, respectivamente. Devo pedir mais?

 

Agora faz 30,3° com 48%. Venta de EBE a 9,7 km/h. Está um pouco abafado, mas nada excepcional. Alguns cumulus e cirrus.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Marcos, está uma maravilha por aqui também! Após mínima de 17ºC, a temperatura agora é de

27,3ºC com sol e nuvens. Mais um dia de Abril. Realmente, parece que o "core" do verão foi em

Dezembro, ao contrário da maioria dos anos em que o período de maior calor acontece da segunda

metade de Janeiro até finais de Fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Estamos no verão? no momento, vento moderado e 19,7ºC. Dá até uma sensação de friozinho.

 

Em Teresópolis, após tarde fria, agora faz apenas 15 graus e chuva!

 

Sim. Verão.

 

E muito quente.

 

Verão: DJF

 

Muito acima da média.

 

Verão quente no sudeste brasileiro.

 

Creio que no sul brasileiro também e demais regiões.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra

 

Verão de extremos em S.Joaquim, tivemos o dezembro mais quente já registrado (1955/2012); 18,5°C e agora estamos com o terceiro janeiro mais frio,até ontem estava com 15,6°C de média (normal é 17,2°C),o mais frio desde 1979 (15,4°C,o mais frio até hoje), dados da estação do Inmet.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra

 

Em termos de verão climático, estamos +0,4°C de anomalia, o normal é 16,7°C (dezembro a março) e está em 17,1°C até hoje.

Link to comment
Share on other sites

 

Freade, tem uma loja na Maracatins que 538 que na sua frente esta o nome Hidroceram, tem a loja virtual também que é a www.lojatudo.com.br la eles tem uns termômetros para vender.

 

Da uma olhada lá, não conheço este.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Freade, tem uma loja na Maracatins que 538 que na sua frente esta o nome Hidroceram, tem a loja virtual também que é a http://www.lojatudo.com.br la eles tem uns termômetros para vender.

 

Da uma olhada lá, não conheço este.

 

abraços

 

Fernando, ótima dica, além de perto os preços parecem decentes! Obrigado :)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fernando, ótima dica, além de perto os preços parecem decentes! Obrigado :)

 

Abraços

 

Eu estava indo até la para comprar um pluviômetro mas acabei tendo que voltar para São Bernardo, comprei o mesmo no centro de SP.

 

Segundo o que me falaram no site, todos os produtos que tem na loja virtual tem também na loja física.

Link to comment
Share on other sites

Eu estava indo até la para comprar um pluviômetro mas acabei tendo que voltar para São Bernardo, comprei o mesmo no centro de SP.

 

Segundo o que me falaram no site, todos os produtos que tem na loja virtual tem também na loja física.

 

Vou ver se consigo passar lá amanhã, pegar um termômetro digital interno/externo simples só pra ter noção das temperaturas da minha região e de quando for pro extremo sul de São Paulo, no meio do mato, perto dos índios, mais frio :)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu estava indo até la para comprar um pluviômetro mas acabei tendo que voltar para São Bernardo, comprei o mesmo no centro de SP.

 

Segundo o que me falaram no site, todos os produtos que tem na loja virtual tem também na loja física.

 

Vou ver se consigo passar lá amanhã, pegar um termômetro digital interno/externo simples só pra ter noção das temperaturas da minha região e de quando for pro extremo sul de São Paulo, no meio do mato, perto dos índios, mais frio :)

 

Abraços

 

La pros lados da Colônia ?

Link to comment
Share on other sites

 

Sim. Verão.

 

E muito quente.

 

Verão: DJF

 

Muito acima da média.

 

Verão quente no sudeste brasileiro.

 

Creio que no sul brasileiro também e demais regiões.

 

Abraços

 

Pow Mafili, eu sei que o verão está acima da média, mas Janeiro está bem agradável. Deixa eu me iludir, ok? :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Sim. Verão.

 

E muito quente.

 

Verão: DJF

 

Muito acima da média.

 

Verão quente no sudeste brasileiro.

 

Creio que no sul brasileiro também e demais regiões.

 

Abraços

 

Pow Mafili, eu sei que o verão está acima da média, mas Janeiro está bem agradável. Deixa eu me iludir, ok? :laugh: :laugh:

 

No estilo Chaves, " mas não se irrite ".

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo no fórum e esse é meu primeiro post. Já andei fuçando pelos tópicos e gostei muito da comunidade :)

 

São Paulo - SP está esquisitamente fria este mês, o que é ótimo hehe.

 

Abs

 

 

Seja bem-vindo Freade, mais uma pessoa da capital paulista.

 

O mês de Janeiro esta esquisitamente fria este mês mas é um pouco normal, os meses mais quentes são fevereiro e março.

 

abraços

 

Fevereiro é o mês mais quente. Depois vem Janeiro, mais quente que Março. Na verdade, o verão climático em Sampa vai até no máximo os primeiros 10 dias de março. A patir daí até meados de Abril ficamos num chove não molha entre verão e outono.

Link to comment
Share on other sites

Bem ao estilo Mafiliano, o Mafili tem toda razão. Nem esse janeiro frio bota as médias no lugar graças ao histórico calorento dez/2012 (out/12 já tinha sido histórico também!). Mas realmente está uma delícia este jan/13. Hoje amanheci com 15ºC cravados na Granja Viana. Estou na casa da namorada no Grajaú desde a tarde. Caras, a infiltração marítima aqui na borda da serra é impressionante! Amanhã a noite volto para praia e pego tempo muito bom na 5ª e 6ª. No sábado nova FF fecha o tempo e chove no domingo também. Por causa disso acho volto no sabadão mesmo para curtir o friozinho em Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Sampa também teve um dia super agradável hoje.

Garoou no início da manhã apenas, depois o resto do dia foi de sol, com quantidade variável de nuvens e vento marítimo, aqui na zona norte.

 

Mirante: 16,2°C / 25,7°C

IAG: 15,6°C / 25,1°C

 

Agora, temos céu encoberto por aqui. Campo de Marte 20°C, Congonhas e Cumbica 19°C.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo irreconhecível, absolutamente irreconhecível!! Foi um salto de dezembro DIRETO para o outono.

 

Cada vez mais me convenço de que havia uma espécie de "magia" ou maldição relacionada diretamente à ordem temporal, do calendário: morreu o desgraçado 2012 e tudo ficou melhor. Impressionante!!

 

Por aqui variação de 19,9° a 30,4°. Sempre com vento E. Agora faz 22,7° com 72% e venta de ESE a 4,8 km/h. Tempo bom. Outro ano. Outro mundo!

Link to comment
Share on other sites

gente, mas uma coisa me preocupa... Uma hora esquenta, outra esfria... Se agora tá sendo agradável porque o ano passado tava insuportável, não quer dizer que bem no inverno vai esquentar de novo? Ou quer dizer que vai manter o frio?

 

A natureza sempre compensa as coisas após um certo período, Lucas. Ele sabe o que faz. :good:

Agora, pense que 2012 foi um ano com predominância muito forte do calor aqui no Brasil. Se for

pensar com o raciocínio da compensação, então 2013 inteirinho será de predominância do frio,

hehehe, assim espero. Estamos voltando à la niña e, se tivermos sorte, talvez ela continue nos

próximos meses. Isto impactaria decisivamente no inverno brasileiro, especialmente aí no Sul.

Link to comment
Share on other sites

La pros lados da Colônia ?

 

Passa Colônia e ainda anda uns 7Km. Já peguei noites geladas lá, mas nunca com termômetro em mãos. O zelador diz que "faz muito frio" e que é "pior quando 'neva'", claramente confundindo geada com neve.

 

Não sei a frequencia de geada por lá, se alguém souber eu agradeço =)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Segundo os meteorologistas da Somar, amanhã algumas nuvens se formam entre o interior e litoral do Rio Grande do Sul, mas o tempo seco permanece. “O destaque vai para o calor que aumenta cada vez mais em todo o Estado”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. A máxima chega aos 36°C em São Borja-RS, sendo a maior do mês de janeiro. Portanto, depois de mais de 20 dias com temperaturas mais baixas, o Rio Grande do Sul deve viver um período de 48 a 72 horas de calor intenso (entre quarta e sexta-feira).

 

Além de São Borja-RS,outros municípios devem enfrentar o calorão dos próximos dias, destaca-se também a temperatura de 35°C em Uruguaiana-RS e de 34°C em Teutônia-RS e Porto Alegre-RS, que devem ser registradas amanhã à tarde. Mesmo na praia, os termômetros também sobem, chegando aos 29°C em Torres-RS, sendo que a média de temperatura máxima para a cidade em janeiro é de 26°C.

Link to comment
Share on other sites

La pros lados da Colônia ?

 

Passa Colônia e ainda anda uns 7Km. Já peguei noites geladas lá, mas nunca com termômetro em mãos. O zelador diz que "faz muito frio" e que é "pior quando 'neva'", claramente confundindo geada com neve.

 

Não sei a frequencia de geada por lá, se alguém souber eu agradeço =)

 

Abraços

 

Meu deus, depois da Colônia ainda existem prédios, cara, demorou para você deixar uma estação lá com alguém que possa anotar os dados ou passar por telefone.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Segundo os meteorologistas da Somar, amanhã algumas nuvens se formam entre o interior e litoral do Rio Grande do Sul, mas o tempo seco permanece. “O destaque vai para o calor que aumenta cada vez mais em todo o Estado”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. A máxima chega aos 36°C em São Borja-RS, sendo a maior do mês de janeiro. Portanto, depois de mais de 20 dias com temperaturas mais baixas, o Rio Grande do Sul deve viver um período de 48 a 72 horas de calor intenso (entre quarta e sexta-feira).

 

Disc ordo. RS deve ter pancadas de chuva amanhã da tarde para a noite com o calor e as altas taxas de instabilidade. Basta ver índices.

Link to comment
Share on other sites

Segundo os meteorologistas da Somar, amanhã algumas nuvens se formam entre o interior e litoral do Rio Grande do Sul, mas o tempo seco permanece. “O destaque vai para o calor que aumenta cada vez mais em todo o Estado”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. A máxima chega aos 36°C em São Borja-RS, sendo a maior do mês de janeiro. Portanto, depois de mais de 20 dias com temperaturas mais baixas, o Rio Grande do Sul deve viver um período de 48 a 72 horas de calor intenso (entre quarta e sexta-feira).

 

Disc ordo. RS deve ter pancadas de chuva amanhã da tarde para a noite com o calor e as altas taxas de instabilidade. Basta ver índices.

 

Concordo com o Aguiar, basta dar uma olhada nos modelos.

Link to comment
Share on other sites

gente, mas uma coisa me preocupa... Uma hora esquenta, outra esfria... Se agora tá sendo agradável porque o ano passado tava insuportável, não quer dizer que bem no inverno vai esquentar de novo? Ou quer dizer que vai manter o frio?

 

A natureza sempre compensa as coisas após um certo período, Lucas. Ele sabe o que faz. :good:

Agora, pense que 2012 foi um ano com predominância muito forte do calor aqui no Brasil. Se for

pensar com o raciocínio da compensação, então 2013 inteirinho será de predominância do frio,

hehehe, assim espero. Estamos voltando à la niña e, se tivermos sorte, talvez ela continue nos

próximos meses. Isto impactaria decisivamente no inverno brasileiro, especialmente aí no Sul.

 

Espero que neve quilos em todo o sul do Brasil então! Tomara que o La Niña venha bem forte! MUAHAHAHA :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

OK...Alexandre...!!

 

Minimas de hoje no Brasil:

 

SC - Bom Jardim da Serra: 07,3

RS - São José dos Ausentes: 10,8

PR - Inacio Martins: 13,1

 

MG - Monte Verde: 11,4

SP - Campos do Jordão: 12,0

RJ - Nova Friburgo: 13,0

ES - Santa Teresa: 16,4

 

MS - Rio Brilhante: 18,0

GO - Alto Paraiso de Goiás: 18,4

DF - Brasília: 19,1

MT - Alto Taquari e Comodoro: 19,9

 

TO - Dianópolis: 20,9

RO - Vilhena: 21,3

AC - Pq Est de Chandless: 21,4

AM - Iauaretê: 21,4

PA - São Felix do Xingu: 21,4

AP - Oiapoque: 22,0

RR - Caracarai: 23,0

 

PE - Garanhuns: 17,0

BA - Vitoria da Conquista: 17,1

CE - Guaramiranga 18,9

PB - Monteiro: 19,6

AL - Água Branca: 19,8

PI - Caracol: 19,8

RN - Florania: 21,7

SE - Brejo Grande: 22,2

MA - Colinas: 22,7

Link to comment
Share on other sites

No momento tempo bem nublado e 23,1ºC. A máxima de hoje foi quando o sol saiu um pouco

mais forte ao meio dia (24ºC). Algumas gotas de chuva também começam a cair. O tempo está

bem típico de quando há infiltração marítima, e isso não é raro de acontecer por aqui pois não

estamos longe do litoral.

Link to comment
Share on other sites

 

Meu deus, depois da Colônia ainda existem prédios, cara, demorou para você deixar uma estação lá com alguém que possa anotar os dados ou passar por telefone.

 

abraços

 

Prédios não, mas é um condomínio fechado, meio rural.

 

Lá não tem sinal de celular mas tem Speedy que mal funciona :(

 

Abs

 

Belo local... tem até araucárias no meio da vegetação. :good2:

 

O local em que eu moro em Itapevi também é um mix entre condomínio junto com áreas de mata atlântica preservadas, mas não chega a ser um verdadeiro condomínio rural. Ao redor, aí sim temos sítios e fazendas.

Link to comment
Share on other sites

Nesse meu antepenúltimo dia aqui em CDJ, tive sol entre nuvens até um pouco depois das 14:00hs, depois disso, o céu se encheu de nuvens e choveu muito durante quase 1 hora. Impressionante!!!!

Eu cheguei em casa, um pouco antes de começar a chover e a temperatura estava em 22,8°C; depois dessa chuvarada, tenho agora 15,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Estado de atenção para alagamentos nas Zonas Norte, Oeste e Marginais às 15h35

23/01/13 15:49 - Quarta-feira

ESTADO DE ATENÇÃO PARA ALAGAMENTOS NAS SEGUINTES REGIÕES:

 

Zona Norte às 15h35

Zona Oeste às 15h35

Marginal Tietê às 15h35

Marginal Pinheiros às 15h35

Áreas de instabilidades associadas ao calor e à umidade proveniente do mar se formaram na região de Sorocaba e se deslocaram para a Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com imagens de radar, a precipitação é moderada com pontos fortes na Zona Norte, principalmente entre os bairros de Perus, Pirituba e Jaraguá. Na região de Casa Verde, Freguesia do Ó, assim como na Zona Oeste e alguns pontos da Zona Sul a chuva é fraca à moderada.

 

Na Grande São Paulo, há incidência de chuva forte em Jandira e parte de Cotia. em Osasco, Caieiras, Franco da Rocha e São Lourenço da Serra, observa-se precipitação moderada.

 

Segundo os meteorologistas do CGE, a tendência para a próxima hora é de que as chuvas se desloquem para outras localidades da Capital, variando de intensidade. Há potencial para a formação de alagamentos.

 

Na quinta-feira (24) o dia fica com predomínio de sol entre poucas nuvens. Por conta disso, a temperatura sobe e a máxima prevista é de 29ºC. Entre o fim da tarde e o início da noite as chuvas retornam na forma de pancadas rápidas e isoladas.

 

No dia do aniversário da Cidade de São Paulo, sexta-feira (25), o calor se intensifica e a máxima ultrapassa os 30ºC. O ar mais aquecido e úmido transportado do quadrante norte em direção à faixa leste do Estado e a entrada da brisa marítima aumenta sensivelmente a probabilidade de pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite.

 

Uma nova mudança nas condições atmosféricas é prevista para o final de semana, com a passagem rápida pelo oceano de uma frente fria. O sistema traz chuvas e declínio das temperaturas.

 

CGE SP

Link to comment
Share on other sites

A minha querida Porto Alegre mais quente nesta tarde, depois de dias de calor mais ameno!

Pelo sistema METROCLIMA, no momento, na Zona Norte, 34,3°c! Claro que nada comparado ao calorão do feriado de Natal, que foi quase "surreal". Hehehe.

Ainda bem que as previsões são de um ar mais frio ingressar no final de semana, evitando o prolongamento do calor.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Maiores índices pluviométricos registrados pela Rede Telemétrica do Alto-Tietê até as 16h45:

 

Ribeirão Vermelho (Anhanguera) - 21,8mm

Córrego Cabuçu de Cima (Vila Galvão/Guarulhos) - 17mm

Córrego Poá (Regis Bittencourt / Taboão da Serra) - 16,8mm

Córrego Pirajuçara (Av. Rotary/Embu das Artes) - 11,2mm

 

Maiores índices aferidos pelas estações meteorológicas do CGE no mesmo horário:

 

Tremembé - 12mm

Campo Limpo - 10,2mm

Pirituba - 10,2mm

Perus - 7,2mm

 

CGE

 

Aqui em casa primeira vez do meu pluviômetro, 6mm.

Link to comment
Share on other sites

A minha querida Porto Alegre mais quente nesta tarde, depois de dias de calor mais ameno!

Pelo sistema METROCLIMA, no momento, na Zona Norte, 34,3°c! Claro que nada comparado ao calorão do feriado de Natal, que foi quase "surreal". Hehehe.

Ainda bem que as previsões são de um ar mais frio ingressar no final de semana, evitando o prolongamento do calor.

Abraços a todos!

Hoje foi o dia mais quente do mês, sendo superado pelo dia 31/12 (que novidade, hehe, logo pelo último dia de 2012). Tive variação de 20,0° a 33,6°. Mas a boa notícia é que a umidade caiu para apenas 30%.

 

Para efeito de comparação, em dezembro passado tive nada mais, nada menos do que 13 dias (isso mesmo, TREZE DIAS) com máximas SUPERIORES a de hoje!!! Janeiro e dezembro são absolutamente irreconhecíveis!! O padrão mudou totalmente. Continuo impressionado com a diferença.

 

Até o dia de hoje, tenho as seguintes médias para janeiro:

 

mínima: 20,4°

 

máxima: 29,7°

 

simples: 25,05°

 

Agora faz 31,1° com 46%. P.o. de apenas 18,1° (a umidade teve um salto de 10% nos últimos 12 minutos). Venta de ENE a 10,9 km/h.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na represa em S Bernardo tenho chuva fraca e 18,9. Hoje fique entre 16,2 / 24,3.

Sampa esquentou hoje.

 

Mirante:18,4°C / 27,9°C

IAG: 17,8°C / 26,6°C

 

Céu nublado, aeroportos variando de 20 a 22°C.

 

Já Juiz de Fora esfriou...

 

Max: 25,6ºC

 

Min: 17,5ºC

 

-Dia nublado na maior parte do período, agora à noite temos um conjunto de altocumulus que encobre o céu, no momento 20,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Renan, mesmo assim e sem acompanhar prognósticos para fevereiro, tenho certo temor pelos tradicionais calores de fevereiro... :laugh:

 

FERvereiro é sempre FERvereiro!

 

Estive em um local rural de baixada na região de Campo Mourão nos últimos dias e simplesmente esqueci de levar uma blusa. Passei frio ontem pela manhã! Creio que deu uns 14C por lá, ao menos na sensação térmica. A garganta já está incomodando. Aqui em casa deu 17,7C ontem e 18,8C hoje. Média mín. de 19,6C e máx. de 30,8C até o momento. Excelente! Não parece Janeiro, muito menos no quesito precipitação. Chuva regular, talvez, só no mês que vem.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.