Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: RESUMO GERAL - 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Medias Compensadas / Extremos / Prec.

 

CIDADES + FRIAS - MÉDIA ACUM ANUAL (JAN / JUL) :

 

 

34-Porto Alegre RS : 20,2 M ACUM

Jan: 24,9 (20,9 / 30,0 / 17,7 / 34,4 / 25,5)

Fev: 26,3 (22,1 / 32,0 / 13,9 / 38,5 / 27,0)

Mar: 23,4 (19,8 / 28,6 / 13,7 / 33,2 / 24,2)

Abr: 20,1 (15,8 / 25,4 / 09,2 / 33,2 / 20,6)

Mai: 17,2 (14,4 / 21,0 / 10,1 / 25,8 / 17,7)

Jun: 15,0 (11,2 / 19,7 / 04,4 / 27,1 / 15,5)

Jul: 14,5 (10,2 / 19,8 / 03,4 / 30,0 / 15,0)

 

Comparando com meus dados

 

Mês: média simples (média mínima / média máxima)

Jan: 26,2° (21,8° / 30,6°)

Fev: 27,85° (22,8° / 32,9°)

Mar: 24,9° (20,6° / 29,2°)

Abr: 21,45° (16,7° / 26,2°)

Mai: 18,05° (14,9° / 21,2°)

Jun: 15,85° (12,0° / 19,7°)

Jul: 15,25° (10,8° / 19,7°)

 

Conclusão: minha casa fica mais quente que o INMET nos meses de verão, provavelmente em função do aquecimento do pátio, que atrapalha a circulação de ar. Quanto mais quente, mais aumenta minha diferença em relação ao INMET, tanto nas máximas, quanto nas mínimas. Nos meses frio minhas máximas ficam praticamente idênticas ao INMET.

 

Por fim, mesmo com médias extremas similares em alguns meses, o cálculo da média simples confere acréscimo de 0,7° a 0,8° no resultado final. Nos meses mais quentes essa diferença passa de 1°.

 

Abraços estatísticos!

Link to comment
Share on other sites

Que horror foi o verão 2010 no Rio, hein?? E eu achando o fim do mundo nosso fevereiro.

 

Médias de 28,5°, 29,0° e 26,4° em jan/fev/mar, respectivamente. Grosso modo o verão 2010 teve média de 28,0°!!! :shock:

 

Carlos, belíssimo trabalho!! Nota 30 pra ti!

 

Abraços parabenizados!

Link to comment
Share on other sites

Poxa..até que enfim alguem aqui... :ugeek: pois foram gastos 10 horas pra fazer este resumo em 5 dias..... :shock:

 

Já te falei várias vezes: reduza isso para 1/5 e terá mais ibope, pois tem muitas cidades que não interessa ao baziano.

 

O seu trabalho é muito bom, mesmo. Mas muito grande, cheio de dados. O que facilitaria era um mapa.

 

Aí sim, será perfeito e fácil de visualizar. Imagina um mapa colorido? vai ser "o tópico"!

 

Alguém se habilitaria?

Sim, já falei pro Carlos que faria.

É que dá um pouco de trabalho, espero em breve poder fazer o mapa.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Chama a atenção o fato da estação mais fria de CDJ, a Villa Inglesa do nosso amigo João, registrar médias até 2oC inferiores ao Inmet e 1,5oC a menos que o Horto, o local tradicionalmente mais frio de CDj até então. Enquanto que a estação mais fria de SJ, o Cruzeiro (desconfio de algumas máximas da Villa), quando no máximo fica 0,5oC mais frio que o Inmet no inverno. Mostrando que os microclimas de CDJ são bastante acentuados e que a variação entre as regiões pode ser muito mais significativa, especialmente pelo fator do relevo bastante acidentado.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o fato da estação mais fria de CDJ, a Villa Inglesa do nosso amigo João, registrar médias até 2oC inferiores ao Inmet e 1,5oC a menos que o Horto, o local tradicionalmente mais frio de CDj até então. Enquanto que a estação mais fria de SJ, o Cruzeiro (desconfio de algumas máximas da Villa), quando no máximo fica 0,5oC mais frio que o Inmet no inverno. Mostrando que os microclimas de CDJ são bastante acentuados e que a variação entre as regiões pode ser muito mais significativa, especialmente pelo fator do relevo bastante acidentado.

 

Acho que a combinação do relevo acidentado, com o clima seco e estavel no inverno de CDJ, proporciona estas grandes diferenças na cidade.

 

Pois, em condições de maior umidade, ceu enconberto, como ocorre com maior frequência em SJ, não chega-se a observar diferenças tão grandes devido a microclimas.

Link to comment
Share on other sites

SIM, MAS O CRUZEIRO NÃO É BAIXADA. A VILA (CAMPOS) É.

 

He he he... E Urupema não fica em nada a dever a CDJ. A distância que esla se encontra do INMET de SJ não é muito diferente das estações de CDJ e o INMET de lá, e a diferença em termos de médias é asustadora, especialmente no inverno. A média normal lá, com certeza é de 7oC em junho e julho, he he he, barrando inclusive a Villa.

 

Caio, eu não duvido das máximas da Villa, uma vez que descobrimos uma estação nas redondezas que consegue ser mais fria que ela em altitude semelhante. Urupema tem máximas um pouco maiores, mas mínimas muito menores! E as médias acabam sendo menores, ao menos no inverno!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.