Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Yakutsk, dificil até para os Siberianos


Renatoo
 Share

Recommended Posts

Reportagem de Shaun Walker para o jornal britânico The Independent, a Revista da Semana e para o NeoSeganet Reporter....

Yakutsk . Com temperatura média anual de -21ºc, a cidade localiza-se no Nordeste da Rússia e fica a mais de 6.000 Km de distância de Moscou.

Por ser uma das regiões mais geladas da Sibéria, Yakutsk servia como "prisão/asilo" para condenados politícos na época da Revolução Russa, em 1917.

 

localização

Lena_watershed.png

 

 

"A 5°C negativos o frio pode ser refrescante.

 

A 20°C negativos a umidade no nariz se congela e fica diticil nao tossir.

 

A 35°C negativos a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco.

 

E a menos 45°C ate usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando voce decide tira-los.

 

ep2c_13315s.jpg

 

Sei disso porque acabo de chegar a Yakutsk, lugar onde os amistosos nativos me alertaram para não usar óculos ao ar livre.

 

Yakutsk e uma cidade remota na Siberia Oriental (população: 200 mil), famosa por aparecer no classico jogo de tabuleiro Risk (versão do War) e por deter a fama de ser a cidade das mais frias da Terra.

 

300pxtabuleirowarjogo39pv6.jpg

 

Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos. A nevoa que cobre a cidade restringe a visibilidade a 10 metros. Moradores em pesados casacos de pele passam pela praga central, adornada por uma arvore de Natal congelada e uma estatua de Lenin.

 

21845108813edd37b9d8474lc5.jpg

 

Logo descobri que, ali, temperaturas na casa dos 40°C negativos são descritas como "frio, mas não muito frio". :? :? :? :?

 

ep2a_13314s.jpg

 

Sendo assim, antes de me aventurar pela primeira vez nas ruas de Yakutsk, me encapotei com toda uma mala de roupas. Eis o que estou vestindo: um par de meias de algodão com um par de meias térmicas por cima; um par de botas;ceroulas termicas; uma calça jeans; uma camiseta térmica; uma camiseta de mangas compridas; um sueter justo de caxemira; um abrigo esportivo; um casaco acolchoado de invemo com capuz; um par de luvas finas de lã (para que eu não exponha a pele quando tirar a luva externa para fazer fotos); um par de luvas de la; um cachecol de lã; e um boné, tambem revestido de lã.

ep5a_13322s.jpg

 

Saindo do quarto como se fosse o boneco Michelin, e já suando por causa do sistema de aquecimento do hotel, decido que estou pronto para encarar Yakutsk. Caminho porta afora e... bem... não acho tão ruim.

 

A pequena fresta do meu rosto que está exposta registra o ar frio, mas no geral a sensação é boa... até agradável. Desde que você esteja vestido corretamente, penso eu, não é assim tão ruim. Em poucos minutos, porém, o clima gélido passa a se impor. A pele exposta começa a dar pontadas e depois fica adormecida, o que aparentemente é perigoso, porque significa que o fluxo de sangue para o local parou. Então o frio penetra pela dupla camada de luvas e congela meus dedos. O boné e o capuz tampouco são páreo para os 43°C negativos e minhas orelhas comegam a pinicar. Em seguida as pernas sucumbem. Finalmente me vejo com dores agudas pelo corpo todo e tenho de voltar a um ambiente fechado. Olho no relógio. Fiquei ao ar livre por 13 minutos.

Yakutsk é a capital de Yakutia. região que abrange mais de 2.6 milhões de quilometros quadrados e onde vivem menos de 1 milhão de pessoas. A cidade fica a seis fusos horários de Moscou, mas a viagem leva seis horas num precário avião Tupolev. A passagem custa pelo menos RS 1,8 mil ida e volta, uma enorme quantia num pais em que o salário médio é de RS 930 por mes.

 

ep4a_13320s.jpg

 

Não há ferrovia até Yakutsk. As outras opçõs são uma viagem de 1,6 mil quilometros de barco subindo o rio Lena, nos poucos meses do ano em que ele não está congelado, ou então a "estrada dos Ossos", uma rodovia de 2 mil quilometros construida por prisioneiros do Gulag (o sistema penal soviético).

 

ep5c_13317s.jpg

 

As aulas só são suspensas quando o termometro cai abaixo de 55 graus Celsius.

Os 13 minutos que passei ao ar livre me deixaram sem fôlego, praguejando e cheio de dores, o meu rosto tão vermelho que parece que acabo de voltar de uma semana no Caribe.

 

Desabo na cama do hotel e preciso de meia hora para voltar a sentir meu corpo. A parte mais desagradável começa 15 minutos depois, quando as pernas, de volta a temperatura habitual, sentem uma caibra quente sendo irradiada de dentro para fora, e todo o corpo começa a cocar.

 

Vou ao mercado, cheio de gente vendendo peixe, porcos e coração de cavalo, tudo congelado. "É claro que faz frio, mas você se acostuma", diz Nina, uma yakut que passa oito horas por dia de pé na sua banca de peixes. "Os seres humanos se acostumam com qualquer coisa."

Os operários continuam trabalhando na construção civil até os 50°C negativos (abaixo disso o metal se torna quebradiço) e as aulas só são suspensas quando o termômetro cai abaixo de menos 55°C (embora o jardim-de-infância feche com menos 50°C).

 

Quase sem exceção, as mulheres se cobrem da cabeça aos pés com peles, muitas delas produzidas ali mesmo. Nesse clima a ética pouco importa. "Vi na televisão que na Europa existem lunáticos que dizem que nao é legal usar pele porque eles amam os animais", diz Natasha, uma moradora de Yakutsk que veste um casaco de coelho e um encantador chapéu de raposa ártica. "Deveriam vir para cá para ver se ainda se preocupam tanto com os animais. Aqui você precisa vestir peles se quiser sobreviver."

 

A cidade está localizada nesta parte negra do mapinha.Neste dia a mínima ficou menor que -52ºC

0725jh9.jpg

0888me0.jpg

 

Mas o Verão também é quente por lá!

1507uq5.jpg

 

.

Mais uma matéria interessante que achei sobre a cidade.

 

frio1up8.jpg

 

A imagem acima foi tirada no mês passado (dezembro) e mostra mulheres à espera de um táxi à -40ºC sobre um nevoeiro gelado. A imagem abaixo foi tirada em 9 de janeiro de 2008 e mostra o Lenin Square. A temperatura era de -46ºC.

 

frio2bu7.jpg

 

frio3ki5.jpg

 

 

Em Yakutsk, temperaturas de -50ºC são "normais".

 

92.jpg

 

i-231.jpg

 

i-236.jpg

 

i-6691.jpg

 

i-226.jpg

 

Embora Yakutsk detenha o título de cidade mais fria da Terra, Oimyakon detém o recorde de lugar habitado mais frio da Terra. Temperaturas nesta pequena aldeia já atingiram -71,2°C. Hoje, a temperatura é um 'agradável', por volta de -23ºC.

 

 

http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=58626.0

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Antes de ler o nome da cidade pensei que a reportagem era sobre Soledade. :lol: :lol:

 

Para quem gosta de frio, muito frio é uma boa.

Agora a diferença do inverno e do verão é totalmente surreal.

 

abraços

 

Soledade é insuperável. rock.gif

 

Quanto à Yakult, Yakutsk, sei lá..., é fria sim, mas depois de três dias se acostuma com o clima de lá. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Consegui meu objetivo, minha cidade tá na boca do povo.

E a questão é que na Cerca Velha, os siberianos congelariam com os ventos uivantes... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Xuxu de cidade essa Yakutsk :lol:

Mas o récorde, como diz a matéria, de temperatura mais baixa em lugar habitado fica com a cidade "visinha" de Oymyakon...

 

Chyskhaan em Oymyakon. (Seria esse tiozinho o Marido da Feiticeira de Nárnia?? 8-) :lol: :lol: :lol: )

Chyskhaan2.jpg

 

.

109750291_oGq6rkWz.jpg

.

Oymyakon (Russian: Оймяко́н) is a village (selo) in Oymyakonsky Ulus of the Sakha Republic, Russia, located along the Indigirka River. Population: 800.[citation needed]

 

Oymyakon is known as one of the candidates for the Northern Pole of Cold, because on January 26, 1926, a temperature of −71.2 °C (−96.2 °F) was recorded there (however, this fact is arguable because the temperature was not directly measured but obtained by extrapolation). This is the lowest recorded temperature for any permanently inhabited location on Earth. It is also the lowest temperature recorded in the Northern hemisphere, except for an unofficial lowest recorded temperature of −77.5 °C (−107.5 °F) at Mount Logan in the Yukon, Canada. Only Antarctica has recorded official lower temperatures with the lowest being −89.2 °C (−128.6 °F) near the Russian station of Vostok.

Its name in the Sakha language means "non-freezing water"; due to the presence of a natural hot spring nearby. The ground there is permanently frozen.

 

Oymyakon has also been featured in at least two TV series—firstly in the episode The Winter's Tale of the 1996 PBS weather documentary series Savage Skies (USA version narrated by Al Roker, UK version narrated by actor Ian Holm), secondly in Oxford geographer Nick Middleton's television series and accompanying book on people who live in extreme climates discusses his visit to this village, and describes ways in which inhabitants cope with the extreme cold. Middleton describes how Oymyakon lies between two mountain ranges, trapping cold air in between the entire year[1]. Extreme cold temperatures are frequent annually in Oymyakon with temperatures going below −40 °C (−40 °F) regularly, even in 2008 temperatures were observed well below this, −60.2 °C (−76.4 °F) was recorded on the 19th of January.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais YAKUTSK.

 

4640185752_883a587688_o.jpg

 

Yakutsk:Temperatures

Klimadiagramm-Jakutsk-Russland-metrisch-deutsch.png

 

-65ºC , :?

0.jpg

 

Estátua do Lênin.

3A2C69F63E7E291EEFB790C69A8CE1.jpg

 

ep2a_13314s.jpg

 

1.jpg

 

Agora um pouquinho mais quente -50ºC 8-)

92.jpg

 

51.jpg

 

35.jpg

 

La+iglesia1.jpg

 

i-231.jpg

 

 

That's what we have currently outdoor in Yakutsk. Pretty cold. -46C.

4354529829_9c2a279001_o.jpg

 

à -41ºC a cidade fica um pouco mais movimentada.. 8-) :lol:

4159156786_105f787591.jpg

 

Com -40 As pessoas já se sentem mais animadas..

4182951185_8f9093e772.jpg

 

4155102724_b9dda8755f_o.jpg

 

4162252668_e03ecc0032.jpg

 

Os carros nessa região funcionam a gás.

Los%2Bveh%C3%ADculos%2Bfuncionan%2Ba%2Bgas8.jpg

 

Las%2BcallesI4.jpg

 

Las%2Bcalles3.jpg

 

Las%2BcallesII5.jpg

 

Mercadão de Yakutsk 8-)

La%2Bferia%2Blocal10.jpg

 

Entorno natural selvagem

4412916034_7480d605c0_o.jpg

 

Jogando água quente pra cima.

4305392887_f0e7692cf0_o.jpg

 

4306143602_c9da44c7f4_o.jpg

 

4640341399_8152ab8f61_o.jpg

 

4306142770_47bf3bff6c_o.jpg

 

4306136198_7e683b5da2_o.jpg

 

4305399307_94a5619bd2_o.jpg

 

4123652407_2933ec52d4.jpg

 

4640185762_b1d034fe37_o.jpg

.

slds

Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou as pessoas, por causa do frio, parecem de porcelana de brancas, por não tomarem sol?

 

Naquela região, até pessoas de origem mongólica são branco-leite.

Mas tem uma foto que me lembro de ter visto uma renca de gente agasalhada, e uma nativa da região que até usava um colete grosso, mas os braços vestiam só uma manga curta, de tão acostumada ao frio. E olha que era uma paisagem totalmente de inverno. Acredito que no verão o brancor do povo diminua. Sei que o lago Baikal, que fica na Sibéria, vira ponto de veraneio no curto verão da região.

Link to comment
Share on other sites

A cidade está localizada nesta parte negra do mapinha.Neste dia a mínima ficou menor que -52ºC

0725jh9.jpg

0888me0.jpg

 

Mas o Verão também é quente por lá!

1507uq5.jpg

 

Isso que eu mais achei incrível, além do frio absurdo, calor de até 35ºC no verão..

inverno -70ºC , e verão +35ºC, mais de 100º graus de diferença.. :shock:

Alguem aí sabe a maior amplitude do planeta? Yakutsk concerteza deve estar no "Top 5" das maiores amplitudes do planeta Terra!!

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Bom para mim tanto faz a cidade mais fria do mundo, com -65ºC provavelmente eu já iria morrer mesmo..uahuah :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E existem pelo menos umas 5 localidades habitadas mais frias que yakutsk , Mas Yakutsk é a maior cidade mais fria do mundo, de longe! Tem 200 mil habitantes, contra pouco mais de 500 habitantes de Oymyakon por exemplo...

Habitantes locais reivindicam a temperatura mais baixa -80ºC nas montanhas ao redor de Tomtor , ou, -77ºC na cidade visinha de Oymyakon (mas os dois dados não são oficiais), sendo assim só Vostok mesmo para superar..mas lá não é povoado nem cidade.

 

Clima de algumas cidades da região..

 

Yakutsk: mínima absoluta -70ºC máxima absoluta 35ºC

 

Klimadiagramm-Jakutsk-Russland-metrisch-deutsch.png

 

 

Verkhoyansk: Mínima absoluta -69º e máxima de 37ºC

 

Klimadiagramm-Werchojansk-Russland-metrisch-deutsch.png

 

 

Oymyakon: -77ºC (não oficial) e + 34,6ºC.

 

Klimadiagramm-Oimjakon-Russland-metrisch-deutsch.png

 

 

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Com -40 As pessoas já se sentem mais animadas..

4182951185_8f9093e772.jpg

 

4155102724_b9dda8755f_o.jpg

HAHAHAHA!! Quando li essa mensagem e vi as duas fotos a seguir imaginei a moça da primeira foto animadíssima, rindo à toa e comemorando com uma alegria infantil os -40°; na segunda foto imaginei o povo indo às ruas fazendo um carnaval para aproveitar os -40°.

 

Imaginem ir "lagartear" com -40° no parque. Uhu!! :D

 

Abraços engraçados!

Link to comment
Share on other sites

Com -40 As pessoas já se sentem mais animadas..

 

HAHAHAHA!! Quando li essa mensagem e vi as duas fotos a seguir imaginei a moça da primeira foto animadíssima, rindo à toa e comemorando com uma alegria infantil os -40°; na segunda foto imaginei o povo indo às ruas fazendo um carnaval para aproveitar os -40°.

 

Imaginem ir "lagartear" com -40° no parque. Uhu!! :D

 

Abraços engraçados!

 

hehehehe

Mas numa cidade que atinge -65ºC, e tem o récorde beirando -71ºC , até eu "lagartearia na praça" aproveitaria o "calorzinho" com -35ºC ou -40ºC.. 8-) :lol: :lol:

 

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas as fotos Renato!! 8-)

O lugar é realmente lindo, extremado, até exótico eu diria, mas, apenas para um passeio turístico!! Já imaginou qualquer pane elétrica ou problema na calefação neste lugar...

 

Sds.

 

Obrigado, fico feliz feliz em poder postar esse lugar inóspito e fascinante pra vcs! :P:P

Essa cidade não tem ligação com o resto do país, nem estrada nem ferrovia, a hidrovia só funciona uns 5 meses por ano,quando o riozinho não está congelado..Pra chegar lá no inverno só pelo ar mesmo..

Eu não sei se eu moraria o resto da vida em um lugar desses, mas gostaria de passar um ano inteiro por lá.. :)

Agora sobre a calefação...eu não queria estar por lá em algum blackout... :lol:

 

 

abraços de -35C

Link to comment
Share on other sites

4155093444_42c8538824_o.jpg

 

Não é muito díficil ver gente aparetentemente vestidas com os mesmos trajes das pessoas acima aqui no Brasil, as vezes com 15C, 18C...

 

 

Verdade! ou até com roupas mais carregadas ainda... :lol:

Um exemplo:

temperaturas de -20ºC à -30ºC por lá, são comparáveis a 10ºC ou 15ºC em Nossa querida Curitiba, por ex!!

 

100592794_3b646679db_o.jpg

S_YAKUTSK02.jpg

35.jpg

64.jpg

já vi pessoas com o triplo de roupas com 10ºC aqui na minha cidade..rsrs

 

 

sldss

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas as fotos Renato!! 8-)

O lugar é realmente lindo, extremado, até exótico eu diria, mas, apenas para um passeio turístico!! Já imaginou qualquer pane elétrica ou problema na calefação neste lugar...

 

Sds.

 

Obrigado, fico feliz feliz em poder postar esse lugar inóspito e fascinante pra vcs! :P:P

Essa cidade não tem ligação com o resto do país, nem estrada nem ferrovia, a hidrovia só funciona uns 5 meses por ano,quando o riozinho não está congelado..Pra chegar lá no inverno só pelo ar mesmo..

Eu não sei se eu moraria o resto da vida em um lugar desses, mas gostaria de passar um ano inteiro por lá.. :)

Agora sobre a calefação...eu não queria estar por lá em algum blackout... :lol:

 

 

abraços de -35C

 

Passou na Discovery uma vez uma série sobre esta região! Não lembro se é Yakutsk ou outra cidade da região, onde uma lei era extremamente rigorosa e não podia ser desrespeitada sob graves penalidades para o município... Quando a temperatura chega a -50C, todas as escolas tem q ser fechadas, e os alunos devem ir para suas casas!!! :shock: :P

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas as fotos Renato!! 8-)

O lugar é realmente lindo, extremado, até exótico eu diria, mas, apenas para um passeio turístico!! Já imaginou qualquer pane elétrica ou problema na calefação neste lugar...

 

Sds.

 

Obrigado, fico feliz feliz em poder postar esse lugar inóspito e fascinante pra vcs! :P:P

Essa cidade não tem ligação com o resto do país, nem estrada nem ferrovia, a hidrovia só funciona uns 5 meses por ano,quando o riozinho não está congelado..Pra chegar lá no inverno só pelo ar mesmo..

Eu não sei se eu moraria o resto da vida em um lugar desses, mas gostaria de passar um ano inteiro por lá.. :)

Agora sobre a calefação...eu não queria estar por lá em algum blackout... :lol:

 

 

abraços de -35C

 

Passou na Discovery uma vez uma série sobre esta região! Não lembro se é Yakutsk ou outra cidade da região, onde uma lei era extremamente rigorosa e não podia ser desrespeitada sob graves penalidades para o município... Quando a temperatura chega a -50C, todas as escolas tem q ser fechadas, e os alunos devem ir para suas casas!!! :shock: :P

 

Sds.

 

(não sei dar quote duplo ,mas fala sobre isso aqui na matéria mesmo que coloquei..)

"Os operários continuam trabalhando na construção civil até os 50°C negativos (abaixo disso o metal se torna quebradiço) e as aulas só são suspensas quando o termômetro cai abaixo de menos 55°C (embora o jardim-de-infância feche com menos 50°C)."

 

 

É arriscado mesmo ficar se espondo à essas temperaturas, corre o risco de necrosar a pele, vi pela internet afora uma mulher , que morava na região mais rural dessa cidade , que esqueceu as luvas térmicas dentro do ônibus e acabou perdendo as mãos! a temperatura era de 55º negativos, e não são poucas as vezes que cai a mais de -55ºC!

 

abrços

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber como reagem os materiais num frio descomunal desses. Será que os pneus dos carros não racham a partir de tal temperatura? Não danifica as edificações, mesmo alguns prédios envidraçados que aparecem nas fotos? É tão frio, mas TÃO frio, que os materiais se fragilizam e deve ser danoso expô-los ao ar livre.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber como reagem os materiais num frio descomunal desses. Será que os pneus dos carros não racham a partir de tal temperatura? Não danifica as edificações, mesmo alguns prédios envidraçados que aparecem nas fotos? É tão frio, mas TÃO frio, que os materiais se fragilizam e deve ser danoso expô-los ao ar livre.

 

Inclusive, há especulações de que a temp da água e do ar na região do naufrágio do Titanic foram fortes influências no acidente, já que o forte frio fragilizou o aço do casco, que normalmente é de aço doce, o mais maleável dos aços, usado justamente por ser fácil conformá-lo.

 

Agora creio que não mais, mas há uns 20 anos os veículos na Sibéria eram, ou mantidos ligados em todo o inverno, ou aquecidos com brasas por baixo do motor. No Alasca acontecia algo parecido.

 

Sim... já vi uma reportagem de TV, depois do ano 2.000, sobre uma pane, não lembro se na rede elétrica ou no suprimento de gás pra região. Foi no inverno local, e as temps internas estavam quase tão surreais quanto as externas.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber como reagem os materiais num frio descomunal desses. Será que os pneus dos carros não racham a partir de tal temperatura? Não danifica as edificações, mesmo alguns prédios envidraçados que aparecem nas fotos? É tão frio, mas TÃO frio, que os materiais se fragilizam e deve ser danoso expô-los ao ar livre.

 

Ferro e aço ficam quebradiços quando espostos a temperaturas inferios à -50ºC...

Já os vidros dos predios de lá são muito mais resistentes que os das nossas cidades..hehe

 

slds

Link to comment
Share on other sites

Mais fotos do inverno em Yakutsk - Yakutia - Sibéria -Russia.

3063961295_e92aba19c4_o.jpg

 

3101268597_09d52c24f9.jpg

 

3111342071_7fa34b0bf0.jpg

 

3252715068_fce2e47b32.jpg

 

3273175877_25da05376b.jpg

 

3063970847_a4c2909e2e.jpg

 

3063975775_25729aa2ae.jpg

 

3063964449_47e01f1ff0.jpg

 

Haja lenha pra queimar no inverno! hehe

 

4199267392_470fbca9bd_o.jpg

 

+ paisagens.

4199267410_2b9df3af69_o.jpg

 

4199378418_7090ac36e5_o.jpg

 

Dia da Epifania do Senhor, nessa data comemorativa logo depois do Natal,os Moradores de yakutsk entram nas águas descongeladas propositalmente e uma parte do Rio Lena, e se banham com temperaturas de até -32ºC :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

3209174235_e836007b14.jpg

 

Totaly crazy :lol:

3209175705_827eb2a87a.jpg

 

 

 

 

 

No próximo post -> Primavera em Yakutia!!

slds

Link to comment
Share on other sites

Nesta festa... a Divina Liturgia, que é o rito da missa oriental, reza:

 

Iluminando todas as criaturas pela tua manifestação,

o oceano amargo da incredulidade fugiu;

o Jordão, correndo para a sua foz,

retrocedeu, elevando-nos ao céu.

faze-nos subir, ó Cristo nosso Deus,

às alturas dos teus divinos mandamentos,

pelas orações da tua santíssima Mãe, e salva-nos!

 

e

 

Hoje, Senhor, te manifestaste ao universo,

e tua luz brilhou sobre nós;

reconhecendo-te, a ti cantamos:

vieste, apareceste, o luz inacessível!

 

Haja coragem para entrar nesta água. Eu fico apenas com a Divina Liturgia. Frequento a Igreja Greco-Católica ucraniana. A liturgia é toda cantada em ucraniano conforme o rito de São João Crisóstomo. Lembro que não muito longe da Epifania se faz a benção da água, muito bela e extensa.

 

É o mesmo rito que a maioria dos russos assistem, com a diferença de conservarem o eslavônico (o que corresponderia ao latim para as línguas eslavas).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.