Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Impressionante, temperatura em queda, depois de chegar a 11.5º no Inmet, agora está em 10.9º

com vento de 33,1 km/h,sensação térmica mínima de 1,5º e em média de 6,6 º

Aqui tive máxima de 17,1° à 10:41. Depois a chuva veio e caiu até moderadamente com vento E moderado. A temperatura afundou e bateu 14,3°, quase a mínima do dia.

 

Agora faz 15,5° com + de 89% e venta de NE a 4,0 km/h. Pressão em 1018,0 mb.

 

O Oeste do Mato Grosso arrebentando!! :o

Agradeçam à Bacia do Paraná encravada entre o Altiplano Boliviano e o Planalto Central + giro anti-horário da mP. O vento é expremido contra os Andes e "sobe" para a Amazônia pelo relevo baixo da bacia. As áreas baixas do oeste do Brasil ganham muito frio com esse processo. É o local que mais faz frio no mundo nessa latitude (entre 10° e 15° S).

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

^^

 

Heheheh!!

 

Com certeza, Marcão! :D

 

Mas o que me deixa mais p*** é que a Serra dos Parecis, ao sul de RO, parece bloquear a melhor entrada das mp's afim de adentrar com mais força o estado. É por isso que sempre que olho os modelos, o frio parece que "freia" ao chegar por aquelas bandas, e aí segue rumo ao oeste do estado, levando mais frio ao Vale do Guaporé, região de Costa Marques e Guajará-Mirim, subindo mais ao leste do Acre até o SW do AM.

 

Abraços revoltosos! :x

Link to comment
Share on other sites

Obrigada pelas boas vindas, Carlos! ;)

 

É revoltante o frio aqui em BH. A massa de ar polar tem se imposto lentamente e assim perderá força. Pelo menos hoje não está chovendo e o céu começa a ter sua nebulosidade diminuída, para que assim a temperatura possa 'despencar' ao final da tarde.

Tivemo aqui uma min. de 14,1°C registrada pela estação do INMET. Mas, é muito revoltante saber que no Norte do país algumas capitais estão registrando minimas de 17.7°C. Plageando alguém daqui, tenho que dizer: vou bater minha cabeça na parede até sangrar. "Perder" para o Norte é demais, que me desculpem os irmaozinhos daí.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos...

O frio finalmente vem chegando por aqui no sul do Estado! Ao contrário do que a previsão disse, os dias estão com muito sol e poucas nuvens, fazendo com que a temperatura se eleve bastante. Hj bati os 27.0C de máxima com sol forte, a mínima foi de 12.1C :shock: (fui dormir com 17.3C e chuviscos às 23h), não achava que o tempo fosse abrir e esfriar tanto!

Agora o tempo já começa a mudar, sol fraco e muitas nuvens... se abrir logo no início da noite encosto nos 10C amanha cedo, tomara! rs.

Agora faz 25.1C e 60% de U.R.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Obrigada pelas boas vindas, Carlos! ;)

 

É revoltante o frio aqui em BH. A massa de ar polar tem se imposto lentamente e assim perderá força. Pelo menos hoje não está chovendo e o céu começa a ter sua nebulosidade diminuída, para que assim a temperatura possa 'despencar' ao final da tarde.

Tivemo aqui uma min. de 14,1°C registrada pela estação do INMET. Mas, é muito revoltante saber que no Norte do país algumas capitais estão registrando minimas de 17.7°C. Plageando alguém daqui, tenho que dizer: vou bater minha cabeça na parede até sangrar. "Perder" para o Norte é demais, que me desculpem os irmaozinhos daí.

 

Achei o seu comentário um tanto quanto "mesquinho" e desnecessário. Vou tomar como base o fato de você ser leigo na área como eu, mas não vou deixar de te dar uma resposta. Em primeiro lugar, não é vergonha nenhuma pro pessoal do Sudeste perder nas mínimas pra algumas cidades do norte, até pq a dinâmica do frio no nosso país depende de diversos fatores e não é regra um determinado lugar ser SEMPRE mais frio ou perder nas mínimas. Correntes de jato, umidade do ar, trajetória de Frente Fria, entre outros, são só alguns exemplos de que, na ausência ou influência de um desses aspectos pode determinar a temperatura de um lugar. Não é pq Belo Horizonte é mais seca ou tem mais altura que as cidades do norte sempre vão perder pra ela, exemplo disso está sendo nessa MP, onde não só o Sul do Amazônia como todo o oeste do Brasil estão arrebentando nas mínimas pelo fato principalmente desta massa ter origem continenal e não marítima, que, nesse caso, aí sim favoreceria o sudeste e Bahia, por exemplo. Em segundo lugar, não iria comentar, mas já que você voltou a destacar a frase, repudio e reprovo a frase "vou bater minha cabeça na parede até sangrar", quem quer que tenha dito isso, pelo mesmo motivo o qual você mencionou.

Link to comment
Share on other sites

Diego, na minha opinião a Adri não ofendeu ninguém no seu comentário. Ela apenas trouxe para nós aqui no BAZ a sua frustração por ter mínimas maiores que algumas cidades do país. Ela está no seu total direito de se sentir frustrada aqui no BAZ. O Marcos é o maior exemplo disso. Quando ele se "descabela" (palavras dele) por ter MM aqui e vê Pedro Juan Caballero ir próxima zero ele não tem o intuíto de ofender o povo de lá. Seu único objetivo é mostrar-se FRUSTRADO.

Link to comment
Share on other sites

Diego, na minha opinião a Adri não ofendeu ninguém no seu comentário. Ela apenas trouxe para nós aqui no BAZ a sua frustração por ter mínimas maiores que algumas cidades do país. Ela está no seu total direito de se sentir frustrada aqui no BAZ. O Marcos é o maior exemplo disso. Quando ele se "descabela" (palavras dele) por ter MM aqui e vê Pedro Juan Caballero ir próxima zero ele não tem o intuíto de ofender o povo de lá. Seu único objetivo é mostrar-se FRUSTRADO.

Ver Ponta Porã e a turminha do frio bandido mais gelada que o resto do país frusta qualquer ser humano da face da terra :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

parem. O inteior realmente é muito mais dinâmico que a faixa leste. no caso de BH, é muito dificil fazer frio por lá. A não ser pela radiação noturna!

 

Na região sul do Brasil o interior possui amplitude anual maior, porém em termos de dinamismo de inverno eu discordo, pois no leste há mais neve, há atuação de MPs marítima (que dificilmente atingem o oeste) e atuação de MPs continentais (sempre atingem o leste e a variação de intensidade em relação ao oeste é mínima).

Link to comment
Share on other sites

parem. O inteior realmente é muito mais dinâmico que a faixa leste. no caso de BH, é muito dificil fazer frio por lá. A não ser pela radiação noturna!

 

Na região sul do Brasil o interior possui amplitude anual maior, porém em termos de dinamismo de inverno eu discordo, pois no leste há mais neve, há atuação de MPs marítima (que dificilmente atingem o oeste) e atuação de MPs continentais (sempre atingem o leste e a variação de intensidade em relação ao oeste é mínima).

Bruno, discordo. Pegue o leste do Paraná, na região metropolitana de CTBA, em geral a 900m, as minimas absolutas anuais são inferiores a Foz do Iguaçu, por exemplo, a 200m de altitude.

 

Outro exemplo. Noroeste do RS e Serra do RS, mesma situação acima.

Link to comment
Share on other sites

parem. O inteior realmente é muito mais dinâmico que a faixa leste. no caso de BH, é muito dificil fazer frio por lá. A não ser pela radiação noturna!

 

Na região sul do Brasil o interior possui amplitude anual maior, porém em termos de dinamismo de inverno eu discordo, pois no leste há mais neve, há atuação de MPs marítima (que dificilmente atingem o oeste) e atuação de MPs continentais (sempre atingem o leste e a variação de intensidade em relação ao oeste é mínima).

Bruno, discordo. Pegue o leste do Paraná, na região metropolitana de CTBA, em geral a 900m, as minimas absolutas anuais são inferiores a Foz do Iguaçu, por exemplo, a 200m de altitude.

 

Outro exemplo. Noroeste do RS e Serra do RS, mesma situação acima.

 

Mas isso não é "ausência de dinamismo". Isso é influência da maior nebulosidade da região. Se vc comparar as máximas nestas mesmas regiões, verá que o leste é mais frio. Tudo depende do ponto de vista.

 

O ar frio em altura que entra pelo oeste chega no leste. O inverso não é verdadeiro.

Link to comment
Share on other sites

parem. O inteior realmente é muito mais dinâmico que a faixa leste. no caso de BH, é muito dificil fazer frio por lá. A não ser pela radiação noturna!

 

Na região sul do Brasil o interior possui amplitude anual maior, porém em termos de dinamismo de inverno eu discordo, pois no leste há mais neve, há atuação de MPs marítima (que dificilmente atingem o oeste) e atuação de MPs continentais (sempre atingem o leste e a variação de intensidade em relação ao oeste é mínima).

Acrescente a região serrana central do RS...

Link to comment
Share on other sites

Mas isso não é "ausência de dinamismo". Isso é influência da maior nebulosidade da região. Se vc comparar as máximas nestas mesmas regiões, verá que o leste é mais frio. Tudo depende do ponto de vista.

 

O ar frio em altura que entra pelo oeste chega no leste. O inverso não é verdadeiro.

Mas Bruno, por exemplo... Anualmente a menor máxima no aeroporto de Foz é 10° em média, e no Aeroporto de São José dos Pinhais também. Se for comparar as médias máximas desses aeroportos, o de Foz é 22/23 e o de São José é 18/19° isso em 700 metros de diferença. Se não serve de exemplo as mínimas acho que serve de exemplo as máximas mínimas absolutas, que em geral são iguais na lat 25S do Paraná, com exceção do litoral que é um pouco mais baixo que Foz.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Delai, se São Joaquim estivesse onde está Santa Rosa hj, tenho certeza que a mínima absoluta de São Quincas seria inferior a -15C (INMET). Imagine nas baixadas? -25C? Entretanto, acho que jamais teríamos registrado uma máxima negativa aqui na terra tupiniquin.

Não concordo, Passo fundo ja teve máxima de 1C e Cascavel de 3C, registraria até menor eu acho.

Link to comment
Share on other sites

Delai, se São Joaquim estivesse onde está Santa Rosa hj, tenho certeza que a mínima absoluta de São Quincas seria inferior a -15C (INMET). Imagine nas baixadas? -25C? Entretanto, acho que jamais teríamos registrado uma máxima negativa aqui na terra tupiniquin.

Não concordo, Passo fundo ja teve máxima de 1C e Cascavel de 3C, registraria até menor eu acho.

 

É um ponto interessante. Porém discordo da idéia de que aqui na América do Sul tenhamos grande diferença de temperatura entre continente e litoral assim como ocorre na América do Norte. Aqui as médias não oscilam com a interiorização de uma cidade, diferentemente do que ocorre na América do Norte. Uruguaiana e Rio Pardo aqui no RS tem a mesma média de julho, por exemplo.

 

Ainda acho que no leste há um componente a mais que em relação ao oeste devido à presença de massas de ar marítimas. Veja o caso de Campos do Jordão, não fosse a proximidade dela ao ASAS e ela jamais teria as médias que tem, porém teria eventos pontuais de frio extremo no oeste.

 

Sem dúvida, é uma bela discussão.

Link to comment
Share on other sites

Choveu fraco boa parte da manhã, sempre com temperatura um pouco mais baixa. Agora venta bastante e a noroeste o céu está praticamente claro. Será que vai o tempo vai secar e limpar nas próximas horas?

 

:D

Link to comment
Share on other sites

Mas isso não é "ausência de dinamismo". Isso é influência da maior nebulosidade da região. Se vc comparar as máximas nestas mesmas regiões, verá que o leste é mais frio. Tudo depende do ponto de vista.

 

O ar frio em altura que entra pelo oeste chega no leste. O inverso não é verdadeiro.

Mas Bruno, por exemplo... Anualmente a menor máxima no aeroporto de Foz é 10° em média, e no Aeroporto de São José dos Pinhais também. Se for comparar as médias máximas desses aeroportos, o de Foz é 22/23 e o de São José é 18/19° isso em 700 metros de diferença. Se não serve de exemplo as mínimas acho que serve de exemplo as máximas mínimas absolutas, que em geral são iguais na lat 25S do Paraná, com exceção do litoral que é um pouco mais baixo que Foz.

 

Máximas mínimas absolutas? O que seria isto?

Link to comment
Share on other sites

Acho que os eventos de frio são mais POTENTES no oeste, porém mais FREQUENTES no leste. Por quê? Porque no primeiro há praticamente a atuação de um tipo de MP, a continental, enquanto que no leste, além da continental (um pouco mais enfraquecida), há a atuação das marítimas.

 

Embora mais fracas, as marítimas são importantes para a manutenção da sensação de inverno, pois no oeste quando esquenta no inverno, sai da frente. É verão total.

 

Na média, a potencia do oeste acaba se equilibranda com a frequência do leste.

Link to comment
Share on other sites

Mas isso não é "ausência de dinamismo". Isso é influência da maior nebulosidade da região. Se vc comparar as máximas nestas mesmas regiões, verá que o leste é mais frio. Tudo depende do ponto de vista.

 

O ar frio em altura que entra pelo oeste chega no leste. O inverso não é verdadeiro.

Mas Bruno, por exemplo... Anualmente a menor máxima no aeroporto de Foz é 10° em média, e no Aeroporto de São José dos Pinhais também. Se for comparar as médias máximas desses aeroportos, o de Foz é 22/23 e o de São José é 18/19° isso em 700 metros de diferença. Se não serve de exemplo as mínimas acho que serve de exemplo as máximas mínimas absolutas, que em geral são iguais na lat 25S do Paraná, com exceção do litoral que é um pouco mais baixo que Foz.

 

Máximas mínimas absolutas? O que seria isto?

Ué, menor máxima registrada. Ta errado falar máxima minima absoluta? kkkk

Link to comment
Share on other sites

Delai, não pense que estou sendo bairrista na minha constatação, pois meus pais moram em Santana do Livramento e têm propriedade em Uruguaiana (cidade mais a oeste da região sul). Vou bastante para aquelas bandas.

 

Embora veja como grande vantagem daquela região as noites de céu claro e que fazem a temperatura desabar em noites frias, prefiro o clima do leste. Por quê? Porque aqui temos mais situações e diferentes tipos de frio. Temos as mesmas noites de céu claro do oeste, embora com uma frequência menor, porém não ficamos nessa mesmice. Lá é sempre assim. A frente passa e pimba! É sol e geada no dia seguinte. Aqui no leste podemos ter, além disso, a atuação de ciclônes, dias nublados e, eventualmente, neve.

 

Vejo mais dinamismo aqui, do que lá. Em Uruguaiana só há um tipo de inverno, sempre!

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 16,7ºC em Campos do Jordao. Temperatura atual de 14 graus. Hoje ainda há muita umidade em decorrencia do ciclone próximo. Mesmo assim, acredito em minima amanha de manhã em torno de +2ºC, com geada.

Amanha, com o afastamento do ciclone, espero minima entre -2ºC e 0ºC e geada mais expressiva.

 

As máximas estão baixas e pontuais... o dia deve estar gelado por lá - nada de frio vampiro. Estável durante o dia, porém frio!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Achei o seu comentário um tanto quanto "mesquinho" e desnecessário. Vou tomar como base o fato de você ser leigo na área como eu, mas não vou deixar de te dar uma resposta. Em primeiro lugar, não é vergonha nenhuma pro pessoal do Sudeste perder nas mínimas pra algumas cidades do norte, até pq a dinâmica do frio no nosso país depende de diversos fatores e não é regra um determinado lugar ser SEMPRE mais frio ou perder nas mínimas. Correntes de jato, umidade do ar, trajetória de Frente Fria, entre outros, são só alguns exemplos de que, na ausência ou influência de um desses aspectos pode determinar a temperatura de um lugar. Não é pq Belo Horizonte é mais seca ou tem mais altura que as cidades do norte sempre vão perder pra ela, exemplo disso está sendo nessa MP, onde não só o Sul do Amazônia como todo o oeste do Brasil estão arrebentando nas mínimas pelo fato principalmente desta massa ter origem continenal e não marítima, que, nesse caso, aí sim favoreceria o sudeste e Bahia, por exemplo. Em segundo lugar, não iria comentar, mas já que você voltou a destacar a frase, repudio e reprovo a frase "vou bater minha cabeça na parede até sangrar", quem quer que tenha dito isso, pelo mesmo motivo o qual você mencionou.

 

De maneira alguma minha intenção foi ofender, meu caro Diego. Até porque utilizei o "perder" entre aspas e ainda disse desculpas para quem era daí.É só uma questão de dados e não de mesquinharia e rivalidade. Eu só queria lamentar o pífio frio que temos aqui em BH ( olha que nem estou dizendo do estado de MG), enquanto aí parece que a friagem é algo destacável por esses dias e a região tem um clima caracterizado por altas temperaturas e indices pluviométricos elevados. Concordo também que existem muitas variaveis embutidas na avaliação meteorológica. Nada é definitivo.

 

E também concordo com o Bruno quando ele diz sobre a não tão significativa diferença entre as temperaturas do interior e as de localidades proximas ao litoral. De fato, na América do Norte isso é muito mais evidente.

Link to comment
Share on other sites

Delai, não pense que estou sendo bairrista na minha constatação, pois meus pais moram em Santana do Livramento e têm propriedade em Uruguaiana (cidade mais a oeste da região sul). Vou bastante para aquelas bandas.

 

Embora veja como grande vantagem daquela região as noites de céu claro e que fazem a temperatura desabar em noites frias, prefiro o clima do leste. Por quê? Porque aqui temos mais situações e diferentes tipos de frio. Temos as mesmas noites de céu claro do oeste, embora com uma frequência menor, porém não ficamos nessa mesmice. Lá é sempre assim. A frente passa e pimba! É sol e geada no dia seguinte. Aqui no leste podemos ter, além disso, a atuação de ciclônes, dias nublados e, eventualmente, neve.

 

Vejo mais dinamismo aqui, do que lá. Em Uruguaiana só há um tipo de inverno, sempre!

Bruno, isso é verdade. Porém não se esquecendo que as maiores altitudes da região sul do Brasil estão ali coladinhas no oceano. Isso aliado as mps maritimas contrastam ainda mais a diferença do Oeste vs Leste, Curitiba e Canela costumam ter algumas máximas inferiores a 20° no verão, totalmente "impossível" na fronteira oeste. Porém Ctba e Canela não deixam de ter sua máxima de 25/26 em Junho e Julho, o que é um extremo de inverno bem normal em Foz do Iguaçu e Cascavel,por exemplo, em Julho e Junho. As maiores diferenças nessas coisas acho que se dão bem mais pra dentro do continente, lá em Assuncão.

Link to comment
Share on other sites

Delai, há quem diga que não existe MP continental na América do Sul. Todas elas seriam marítimas, apenas se diferenciando na sua rota. E é por isso que não tempos grandes diferenças entre o interior do continente e a faixa mais a leste.

 

 

Bruno, achei Bagé bem mais fria que Uruguaiana, principalmente na duração do frio, e Bagé é apenas 200mts mais alta que Uruguaiana!! Na Serra, sente-se claramente que quanto mais ao leste mais frio, mesmo excluindo ausentes da comparação, vê-se que Cambará é bem mais fria que Lagoa Vermelha em altitude equivalente!!

Em ondas de frio mais fortes, quando a mp já está enfraquecendo, vi várias situações de Bagé ainda com geada, e uruguaiana já aquecendo em com mínimas altas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Delai, há quem diga que não existe MP continental na América do Sul. Todas elas seriam marítimas, apenas se diferenciando na sua rota. E é por isso que não tempos grandes diferenças entre o interior do continente e a faixa mais a leste.

 

 

Bruno, achei Bagé bem mais fria que Uruguaiana, principalmente na duração do frio, e Bagé é apenas 200mts mais alta que Uruguaiana!! Na Serra, sente-se claramente que quanto mais ao leste mais frio, mesmo excluindo ausentes da comparação, vê-se que Cambará é bem mais fria que Lagoa Vermelha em altitude equivalente!!

Em ondas de frio mais fortes, quando a mp já está enfraquecendo, vi várias situações de Bagé ainda com geada, e uruguaiana já aquecendo em com mínimas altas...

 

Sds.

 

 

Silvio, sou de Bagé. Lá faz frio.Porém, em termos de sensação, a região leste serrana é mais inteso o frio.Há mais umidade. Bagé faz geada pela manhã e forte frio, até abaixo de zero em algumas vezes.Porém, quando vai enfraquecendo a MP há grande gradiante térmico o que faz que de tarde esquente bastante. na serra não chega a esquentar tanto, mesmo com sol.

Link to comment
Share on other sites

 

Máximas mínimas absolutas? O que seria isto?

Ué, menor máxima registrada. Ta errado falar máxima minima absoluta? kkkk

 

Delai, não estamos falando de certo ou errado, mas de ser claro ou confuso. Para você, a expressão "máxima mínima absoluta" pode ter sido clara, mas pra mim, que nunca a tinha visto, não foi clara. Porém, agora que você explicou, entendi o que vc quis dizer. Tinha ficado confuso o que estava sendo maximizado e o que estava sendo minimizado na expressão. Aliás, posso dizer que minha confusão estava sendo maximizada, e agora foi minimizada!

 

Sobre a questão de como a continentalidade afeta as coisas, usando exemplos da normal 61-90:

Curita a 924m e Foz do Iguaçu a 154

 

Média do mês mais frio:

Curita: 12,2

Foz: 14,9

 

Média do mês mais quente:

Curita: 19,9

Foz: 25,5

 

Médias das mínimas e das máximas anuais:

Curita: 12,3 a 22,7

Foz: 14,5 a 28,5

 

Ou seja, apenas 500 km de diferença, numa região úmida e mal passando ao sul do trópico, já fazem isto.

Disto podemos deduzir que, nos extremos frios, Foz é apenas um pouco mais quente que Curita (se for) enquanto nos extremos quentes, é bem mais, e assim, fazendo uma aprximação grosseira, se em Curita passa dos 30 (temperatura escladante pros padrões locais) em Foz é fácil supor que já passou dos 35.

Link to comment
Share on other sites

Delai, há quem diga que não existe MP continental na América do Sul. Todas elas seriam marítimas, apenas se diferenciando na sua rota. E é por isso que não tempos grandes diferenças entre o interior do continente e a faixa mais a leste.

 

 

Bruno, achei Bagé bem mais fria que Uruguaiana, principalmente na duração do frio, e Bagé é apenas 200mts mais alta que Uruguaiana!! Na Serra, sente-se claramente que quanto mais ao leste mais frio, mesmo excluindo ausentes da comparação, vê-se que Cambará é bem mais fria que Lagoa Vermelha em altitude equivalente!!

Em ondas de frio mais fortes, quando a mp já está enfraquecendo, vi várias situações de Bagé ainda com geada, e uruguaiana já aquecendo em com mínimas altas...

 

Sds.

Qual equivalência de altitude?Lagoa com 805m, e Cambará com 1035m...

Link to comment
Share on other sites

 

Máximas mínimas absolutas? O que seria isto?

Ué, menor máxima registrada. Ta errado falar máxima minima absoluta? kkkk

 

Delai, não estamos falando de certo ou errado, mas de ser claro ou confuso. Para você, a expressão "máxima mínima absoluta" pode ter sido clara, mas pra mim, que nunca a tinha visto, não foi clara. Porém, agora que você explicou, entendi o que vc quis dizer. Tinha ficado confuso o que estava sendo maximizado e o que estava sendo minimizado na expressão. Aliás, posso dizer que minha confusão estava sendo maximizada, e agora foi minimizada!

 

Sobre a questão de como a continentalidade afeta as coisas, usando exemplos da normal 61-90:

Curita a 924m e Foz do Iguaçu a 154

 

Média do mês mais frio:

Curita: 12,2

Foz: 14,9

 

Média do mês mais quente:

Curita: 19,9

Foz: 25,5

 

Médias das mínimas e das máximas anuais:

Curita: 12,3 a 22,7

Foz: 14,5 a 28,5

 

Ou seja, apenas 500 km de diferença, numa região úmida e mal passando ao sul do trópico, já fazem isto.

Disto podemos deduzir que, nos extremos frios, Foz é apenas um pouco mais quente que Curita (se for) enquanto nos extremos quentes, é bem mais, e assim, fazendo uma aprximação grosseira, se em Curita passa dos 30 (temperatura escladante pros padrões locais) em Foz é fácil supor que já passou dos 35.

Não falei em momento algum sobre as médias anuais, é lógico que Curitiba é anos luz mais fria que Foz, estavamos discutindo sobre a abrangencia das continentais que afetam muito mais o oeste que o Leste, apezar deste ser mais alto.

Link to comment
Share on other sites

É amigos a temperatura vai caindo, esta variando entre 20/22C agora. Depois dos 8C de hoje de manhã a máxima foi de 23C. A umidade caiu na casa dos 30%. Está dificil saber qual será a madrugada mais gelada, se será a de amanhã ou de quinta. Pois as previsões estão divergindo, mas o fato é que existe algumas rondando os 4C para o sudoeste do MT, mas interessante é que o ar frio chegou com força no leste do estado, Poxoréo teve 9,2C. Esta cidade algumas vezes chega a ser violenta nas mínimas. Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Delai, há quem diga que não existe MP continental na América do Sul. Todas elas seriam marítimas, apenas se diferenciando na sua rota. E é por isso que não tempos grandes diferenças entre o interior do continente e a faixa mais a leste.

 

 

Bruno, achei Bagé bem mais fria que Uruguaiana, principalmente na duração do frio, e Bagé é apenas 200mts mais alta que Uruguaiana!! Na Serra, sente-se claramente que quanto mais ao leste mais frio, mesmo excluindo ausentes da comparação, vê-se que Cambará é bem mais fria que Lagoa Vermelha em altitude equivalente!!

Em ondas de frio mais fortes, quando a mp já está enfraquecendo, vi várias situações de Bagé ainda com geada, e uruguaiana já aquecendo em com mínimas altas...

 

Sds.

 

Cara, mas Bagé está bem mais ao sul! São quase dois graus de latitude a mais. Bagé é indiscutivelmente ais fria. Nunca duvidei disso.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Quem ser ccsspp????????????????????????

 

huauha, sou de Campo Grande MS. Acompanho o forum de vez em quando.

Mas vivo perdendo meu login, entao registrei-me novamente. Raramente posto algo por aquii, 10 vezes por ano...

Enfim, acompanho a saga de vocês todo ano no inverno.

 

:D

Link to comment
Share on other sites

2009 - Belo Horizonte x Campo Grande

 

Belo Horizonte (Conv/Inmet) : 22,3 / +01,2 (2293.9 mm)

Jan: 23,3 (17,7 / 32,4) - 312,0 mm (+00,5)

Fev: 24,0 (18,5 / 31,1) - 215,8 mm (+01,2)

Mar: 24,1 (18,7 / 33,2) - 273,2 mm (+01,1)

Abr: 22,4 (16,3 / 29,9) - 41,6 mm (+01,3)

Mai: 20,8 (14,9 / 28,8) - 20,4 mm (+01,0)

Jun: 19,4 (11,9 / 27,3) - 38,6 mm (+00,9)

Jul: 20,8 (14,0 / 30,6) - 00,2 mm (+02,7)

Ago: 20,4 (14,5 / 29,5) - 23,1 mm (+01,4)

Set: 22,6 (16,4 / 33,6) - 103,1 mm (+01,6)

Out: 22,7 (16,0 / 31,4) - 344,3 mm (+00,8)

Nov: 24,4 (17,4 / 32,6) - 225,6 mm (+02,2)

Dez: 22,1 (16,3 / 30,5) - 696,0 mm (-00,1)

 

Campo Grande MS : 23,5 / +00,8 (1672.0 mm)

Jan: 24,4 (14,5 / 35,4) - 218,8 mm (+00,5)

Fev: 24,9 (18,9 / 33,9) - 157,4 mm (-00,1)

Mar: 25,0 (17,8 / 35,4) - 264,4 mm (+01,0)

Abr: 24,9 (15,8 / 32,8) - 00,0 mm (+01,8)

Mai: 22,4 (09,5 / 32,7) - 82,8 mm (+02,0)

Jun: 19,4 (06,7 / 30,9) - 80,2 mm (+00,3)

Jul: 20,5 (04,3 / 30,8) - 48,4 mm (+01,2)

Ago: 21,9 (08,0 / 33,4) - 154,4 mm (+00,1)

Set: 22,9 (16,5 / 30,6) - 19,0 mm (+00,3)

Out: 24,7 (15,0 / 34,6) - 167,2 mm (+00,6)

Nov: 25,9 (20,3 / 35,2) - 202,2 mm (+01,6)

Dez: 24,8 (20,3 / 35,2) - 277,2 mm (+00,5)

 

Minima Absoluta 2009 :

 

-Campo Grande MS : 04,3

-Cuiabá MT : 10,2

-Belo Horizonte : 11,9

 

Inverno climático 2009 ( Mai / Set ) Media Comp. :

 

-Belo Horizonte MG: 20,8

-Campo Grande MS : 21,4

Que tunda Campo Grande impôs em BH, aliás BH decepcionou, não imaginava tamanha diferença pró CG :shock: :o

Link to comment
Share on other sites

DELAI,

 

Na verdade, toda a parte que escrevi abaixo não foi especialmente em resposta a algum post seu, mas sobre esta discussão toda sobre continentalidade. Que tem vários aspectos, dos quais as menores mínimas e menores máximas anuais são só 1 deles.

 

Claro que aqui está longe (alguns milhares de km!) de ser a Am do Norte, mas é pra mostrar que a continentalidade já produz uma boa diferença no nosso âmbito, tanto que as médias das mínimas de Curita são apenas 2 graus mais baixas que as de Foz e as médias das máximas quase 6 gras mais baixas.

Assim se explica, por exemplo, o fato de ter nevado em Foz em 75. Mas, por outro lado, araucárias em Foz só se forem arrastadas pelo homem. Uma vez fui pra lá e achei 6 araucárias na cidade, pelo que deu pra ver onde passei. Até num único parque de Mauá (Alfredo Klinkert) tem bem mais que isto.

 

Abraços Klinkertizados!

Link to comment
Share on other sites

Ola, fotos ""quentinhas" de uma rápida chuva de granizo 1 hora atrás!!

 

Um pouco antes da chuva o temômetro estava marcando pouco mais de 11ºC, depois da chuva despencou para 6ºC :shock:

vamos às fotos, essas são minhas, o Pedro tirou mais.

 

4598961643_31fb663298_o.jpg

 

4598961647_1a42025144_o.jpg

 

OgAAAKTLaSpx9fDn9REeJgWyOs72B4bHQU4fdIn0FqxF4z48QhrNkp4_Ahh6QdITTKfuor9rBTfHqzbTSaa4cUokPHIAm1T1UBJX_rv3VENiySMoNNW7dumhtWee.jpg

 

OgAAACOUt1vdFY2pOFkgKPiRPOQqSStxF_tcQXUkCECRcq4MRwOAc5_QYSb87-ebdep8dKOcSirJu8B2aKpMeIawFV4Am1T1UMEL3uPyNSAiuhXKV7CFOfKXherp.jpg

 

 

Boletim de Hoje para APIAÍ- SP

Mínima de pouco mais de 8 ºC, tempo completamente fechado

Máxima de 12,7ºC.

Agora 17:43, e a temperatura está mais baixa que hoje cedo, temos 7,8ºC, graças à "granizada". :)

 

saluudoos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.