Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Curitiba - Centro Cívico e arredores


André Shimutz1515095408
 Share

Recommended Posts

Este é o meu bairro, o bairro dos Poderes, onde se concentra a maioria dos prédios públicos de Ctba.

 

Bem movimentado durante a semana, muito urbanizado, mas com boas áreas verdes e o Bosque do Papa, conta com muitas árvores na rua, dentre elas muitas araucárias.

 

Eis os meus vizinhos:

Shopping Müller, Prefeitura, TJustiça, Júri, Palácio do Governo, Assembléia Legislativa, Fórum Cível, Varas de Família, Ministério Público, Tribunal de Contas do PR, Procuradoria do Município, Secretaria de Administração e OAB. Tudo num raio de 500m

 

 

Av. Cândido de Abreu:

1.jpg

 

Prefeitura no 1º plano, Palácio do Governo à direita e o bosque do Papa, logo ao Fundo, ao lado do Museu Oscar Niemeyer

14.jpg

 

011.jpg

 

 

Vista para o Alto da XV e no fundo a Serra do Mar:

016.jpg

 

018.jpg

 

Vista para o Bom Retiro e Pilarzinho:

012.jpg

 

 

Vista para o Centrão da cidade, com detalhe para as Araucárias:

0127.jpg

 

Shopping Müller no 1º plano e no fundo a catedral da Praça Tiradentes, o Marco Zero da cidade.

0111.jpg

 

Estação tubo do Ligeirinho, e a inseparável Araucária:

0129.jpg

 

Torre da Telepar, Mercês e Bigorrilho ao fundo:

12.jpg

11.jpg

 

À frente, o prédio do meu escritório, que fica no 2º andar... :? :

015-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ouxa, bem lembrado. Na verdade eu sabia, mas esqueci de comentar.

 

Quanto ao BC, deveras. Ele é meu vizinho também, fica ao lado da Localiza... Faltou pôr mais um prédio público. :) Como estava no memso lado da rua do BC, não pude capturá-lo.

 

Estas eu tirei ontem. Na verdade estava mais atento ao céu com a chegada da FF que com outra coisa... :lol: :lol: 8)

 

Abraços.

 

PS: Você esteve aqui no BC? De casa, caminhando dão 4 min. O prédio é muito bonito.

Link to comment
Share on other sites

Ouxa, bem lembrado. Na verdade eu sabia, mas esqueci de comentar.

 

Quanto ao BC, deveras. Ele é meu vizinho também, fica ao lado da Localiza... Faltou pôr mais um prédio público. :) Como estava no memso lado da rua do BC, não pude capturá-lo.

 

Estas eu tirei ontem. Na verdade estava mais atento ao céu com a chegada da FF que com outra coisa... :lol: :lol: 8)

 

Abraços.

 

PS: Você esteve aqui no BC? De casa, caminhando dão 4 min. O prédio é muito bonito.

 

Sim, já estive lá mais de uma vez.

Link to comment
Share on other sites

Muito legais as fotos!! Curitiba parece um misto de POA com Caxias do Sul, basicamente pelo tipo de arquitetura que lembra os bairros de classe média e média alta de POA com traços bastante retos e que são mais comuns em Caxias (se bem que aqui está ficando assim também) além, claro, das auraucárias, o que acentua o caráter serrano da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, muito obrigado pelos elogios. Eu um dia terei a experiência dos bazianos fotógrafos aqui, Ricardo, Tomasini, Jaq e de todos vocês...

 

Olhando estas fotos, podem imaginar por que escolhi Ctba para viver.

 

Marcos, exato. Ctba tem um "q" de Caxias. Notei isso quando estive lá: uma semelhança, até no povo, meio "fechado".

 

Muito legais as fotos!! Curitiba (...) além, claro, das

auraucárias, o que acentua o caráter serrano da cidade.

 

Negativo. Pelo Caco, aqui tem o carater TROPICAL... :lol: :lol:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Renan. Seras bem-vindo.

 

Lucci, na verdade acho que deveria haver não um incentivo, mas uma conscientização de que a araucária é uma árvore em extinção, que cobria todo o sul e parte do sudeste do Brasil.

 

Hoje não existem mais florestas como antigamente.

 

O dó que me deu ao notar que não existem exemplares como em Ctba nas cidades de Soledade e Passo Fundo, entre algumas do centro norte do RS e o que causa indignação até.

Link to comment
Share on other sites

uma ressalva quanto às araucárias daqui: o poder público não coloca incentivos para quem quer manter as araucárias em seus terrenos,mas sim ameaças de punições para os que não o fizerem.

Sendo assim, qual é o valor de termos uma cidade cheia de araucárias? :?

 

Incentivos são importantes, mas a certeza da punição (suficientemente severa) também é essencial!

O valor de ter uma cidade cheia de araucárias é inestimável!

Eu não questionaria o valor de viver em uma país com poucos homicídios e assaltos, apenas por ele ter uma legislação penal severa e eficiente, desde que não se tratasse de um regime totalitário, é claro.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.