Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Primavera de 2008


Marcelo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 642
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Parece que ontem a noite em Clevelândia muita pedra e vento, com postes arrancados e tudo, estou em busca de maiores informações.

 

Info do corpo de bombeiros comunitário:

 

Na cidade apenas 2 barracos destelhados, nenhum informação oficial, mas em algum canto de interior tem relatos de pedreira e ventania.

 

Aqui em pato só pegando de raspão.....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Após calor de 34-35ºC, houve forte precipitação em algumas áreas da região de Campinas e um pouco de vento (em torno de 70 Km/h em viracopos). Pelo radar de São Roque e Bauru, grande refletividade.

Consegui tirar foto de uma frente de rajada (se não me engano, corrijam por favor se estiver errado), porém ela já estava um pouco descaracterizada e o angulo não era bom:

 

p1000018ho2.th.jpgthpix.gif

Link to comment
Share on other sites

No momento em cianorte começa a ventar muito forte, o ceu está marrom, pena que não estou com a maquina aqui, vou ver se consigo alguma pra enviar as fotos.

 

É isso aí Claudio. Por volta das 16:00 horas o céu ficou escuro e vermelho com a chegada de uma linha de temporais. Houve destelhamentos parciais e totais, além de queda de árvores, inclusive uma na minha rua. Logo após o vendaval e ainda com chuva, vários veículos da Copel circulavam pela cidade em mais um dia de intenso trabalho pra eles e para os bombeiros.

 

Consegui este registro minutos antes da chegada frontal. Céu vermelho!

 

m2910sf8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Após calor de 34-35ºC, houve forte precipitação em algumas áreas da região de Campinas e um pouco de vento (em torno de 70 Km/h em viracopos). Pelo radar de São Roque e Bauru, grande refletividade.

Consegui tirar foto de uma frente de rajada (se não me engano, corrijam por favor se estiver errado), porém ela já estava um pouco descaracterizada e o angulo não era bom:

 

p1000018ho2.th.jpgthpix.gif

 

Belo arco Marcelo! Pena as edificações atrapalharem.. mas valeu o registro!

Link to comment
Share on other sites

As velocidades a seguir foram medidas nesta quarta-feira por estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e nos aeroportos de algumas localidades. No norte do Paraná, às 18 horas, uma rajada de vento chegou a 127 km/h no município de Paranapoema. Às 19 horas o vento chegou a 82 km/h. Em Maringá, também no norte paranaense, o aeroporto local registrou sucessivas rajadas de 50 km/h a 104 km/h no período entre 16h30 e 20 horas. A ventania veio junto com a chuva forte. Na vizinha Londrina, a chuvarada também veio com rajadas de 78 km/h. Nova Fátima teve rajadas de 99 km/h às 19h, e outra de 92 km/h, às 20 horas. Em Cidade Gaúcha, localidade próxima da divisa com o Mato Grosso do Sul, uma rajada chegou a 103 km/h, às 17horas. Na mesma região, a cidade de Icaraíma sentiu ventos de 97km/h a 66 km/h, entre 16 e 18 horas. Em Diamante do Norte, uma rajada chegou a 79 km/h. Em cidades do sudoeste do Paraná, as nuvens pesadas passaram mais cedo, no início da tarde desta quinta-feira. Foz do Iguaçu sentiu a chuva forte. Foram cerca de 51 milímetros acumulados entre o meio-dia e 6 horas da tarde. Em Dois Vizinhos choveu 40 milímetros entre 12 e 15 horas e as rajadas de vento chegaram a 87 km/h. Goiorê também registrou rajadas de 87 km/h. Em Marechal Cândido Rondon, o vento chegou a 80 km/h.

 

Climatempo.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Hoje estou com esperanças que algo chegue nítido aqui! Ontem, depois de muito tempo, houve formação de 3 CBs capilatus, com anvil bem prolongado, embora distantes, bonitos, aqui eles não chegaram a eletrificar, e acabaram no mar. A circulação marítima é que atrapalhou melhores observações e fechou muito, mas hoje amanheceu sem chuva, diferente de ontem, então creio que dará para registrar alguma formação, se ocorrer.

 

Vamos monitorar...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

ATE O FIM DA SEMANA TEREMOS CONDICOES TIPICAS DE VERAO QE FAVORECEM CHUVA ISOLADA E TEMPORAIS LOCALIZADOS. TEXTO DO EUGENIO HJ NO CORREIO:

 

Com cara e jeito de verão

 

Eugenio Hackbart

 

Uma massa de ar quente ingressou ontem no Rio Grande do Sul e a temperatura sofreu uma forte elevação em relação à segunda-feira. As máximas já ultrapassaram a marca de 30ºC em cidades do Centro e do Noroeste do Estado. Ar ainda mais quente vai ingressar no território gaúcho no dia de hoje, contribuindo para uma subida ainda maia acentuada da temperatura. A tendência é que o ar quente se mantenha no Estado nos próximos dias que, aliás, devem apresentar um ritmo atmosférico típico de verão. O sol aparecerá com nuvens, mas o aumento da umidade deve favorecer movimentos convectivos em que o ar mais quente sobe na atmosfera e forma nuvens carregadas que provocam chuva típica de verão. O leitor conhece, por experiência, como se dão estas pancadas de verão, mas não custa recordar que elas tendem a ser localizadas, de curta duração e não raro são de forte intensidade e até acompanhadas de temporais isolados. Os índices de instabilidade atmosférica analisados por nossa equipe na MetSul não permitem afastar o risco de temporais muito isolados nesta segunda metade da semana. Na quinta-feira, o céu pode apresentar mais nuvens no Estado e instabilidade mais persistente na Metade Norte, segundo algumas simulações por computador.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, que raiva!

 

Vi 4 funis gemeos, mais duas formações e um provável tornado, mas as imagens não prestam... Tudo tremido. Que raiva um milhão de vezes...........................................................................................................................................

30mm e raios nuvem terra...

Link to comment
Share on other sites

Jaque!!!!! Que desperdício de cenário! Minha nossa, imagino como deve ter se sentido, algumas vezes aqui perdi belas frentes de rajada por não estar com a câmera à mão, então imagina perder 4 funis! :evil: :evil: :evil:

 

A minha nova câmera está por chegar!! Ansioso, tomara que o tempo colabore para capturas!

 

Abraço! :D

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, horrível, é que aconteceu tudo aquilo novamente, circulação e vi de longe, mas meu irmão viu tudo também, enquanto eu olhava para um lado ele me mostrou o outro. Lindo, mas escuro e distante. Vou olhar a outra máquina e ver se algo salva. Não teve frente de rajada, foi um CB muito alto, não vi dados nada ainda pois acabei de chegar. Agora vou para o radar. Filmou tudo, mas muita distância, só dá para ver a poeira subindo como em Tubarão, mas nem vale a pena postar

 

Mais noticias de um amigo que chegou aqui em casa agora, em Navegantes teve problemas, foi o lado que vi a formação....

 

Temos que rezar para que alguém tenha conseguido capturar...

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Creio que das horriveis essa é a imagem que dá para observar o funil e o outro que penso ter sido tornado ou tromba. A poeira inicialmente era clara depois foi escurecendo e diluiu. Imagem com deslocamento, a condensação ou poeira girava também quando o funil sumia. Aproximadamente 4 minutos e meio a duração. Depois, um pouco distante desse local se formaram os quatro funis gemeos, mas já estava mais escuro.

 

dsc07737afp0.th.jpgthpix.gif

 

Poeira inicial ou condensação que posteriormente escureceu.

 

dsc07774amu2.th.jpgthpix.gif

 

Imagem extraída da filmagem

 

floripa05112008gx8.th.jpgthpix.gif

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Realmente foi lindo, nem esperava nada, já estava até chovendo quando na parte seca da tempestade, na borda do CB que avançava a norte coisas começaram a acontecer. Espero que se foi tornado que tenha sido em área desabitada. Se foi tromba, que alguém tenha registrado com qualidade. Tenho que melhorar meus equipamentos, a máquina nova não é tudo isso e não estou me adaptando, não gostei do tipo de fotos e daí a gente perde um dia como esse. Uma pena! Aqui choveu em menos de uma hora 30mm, as ruas estão alagadas, mas foi pouco vento.

 

Boa sorte aí!

 

r1np9.th.jpgthpix.gif

Link to comment
Share on other sites

Amigos, aqui tem um video da tempestade de ontem do ClicRBS, só que retrata a parte molhada. Mas o céu era esse e os raios eram esses.

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=39997&channel=40

 

Igor, durante a noite não deu mais nada, agora o céu já está pesado.

 

Imagens do alagamento de ontem

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2282890.xml

Link to comment
Share on other sites

Nossa Igor! Fico a imaginar a beleza disso aí, se assim já está um show, por inteiro deveria arrebentar! Parabéns pela captura. Concordo, essa parte em que o gust se forma e projeta aquelas cores sobre a franja é sempre uma obra prima. Tenho algumas muito lindas do passado, lá no site novo elas estarão, bem como as do Tomasini, do Ricardo, as tuas Igor e outras que recebi... Só falta o tempo para desenvolver.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.