Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Ricardo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SOCORRRO

 

A máxima no Simepar até as 14:00 chegou a incríveis 37,1ºC!! Terrível lá fora, a impressão é de estar do lado de uma churrasqueira o tempo todo. Detalhe: o churrasco somos nós...

 

As nuvens aumentam bastante agora, venta muito do quadrante norte... Que que é isso...

 

Qualquer novidade aí Igor, posta... e prepare a câmera!

Link to comment
Share on other sites

SOCORRRO

 

A máxima no Simepar até as 14:00 chegou a incríveis 37,1ºC!! Terrível lá fora, a impressão é de estar do lado de uma churrasqueira o tempo todo. Detalhe: o churrasco somos nós...

 

As nuvens aumentam bastante agora, venta muito do quadrante norte... Que que é isso...

 

Qualquer novidade aí Igor, posta... e prepare a câmera!

 

E pelo visto a coisa vai se deteriorar nas próximas horas, Paulo. Núcleos de tempestade já se organizam entre o oeste do estado e o MS. Há exatos 3 anos atrás o tornado que ocorreu aqui foi sob essas condições, ar abafado, mas durante a noite.

Link to comment
Share on other sites

Sendo que em Curitiba ainda durante a semana que vem pode chegar a 3C!
com chuva! :shock:

 

nevar não neva, mas vai ser muito frio

 

lembrando que dias antes do evento do último final de semana, o GFS colocava 3°C em 850 com chuva para são joaquim 8)

 

Tem idéia de quando em tempos recentes a temperatura em 850 chegou a zero grau em Curitiba? Ano 2000?

Link to comment
Share on other sites

Quando teremos uma chuva forte por aqui ? essa pergunta pode ser facilmente respondida se observarmos com cuidado o calendário. Sim, pois é a partir do final de Setembro/início de Outubro que o comportamento atmosférico de Minas Gerais começa a propiciar a formação das tempestades no estado. Enfraquecimento da alta do atlântico, maior facilidade na entrada de frentes frias, formação das ZCAS....tudo isso começa em breve, e finalmente a chuva voltará, decretando o fim do tempo seco. Pena que, com o fim da seca, também ocorre o fim das temperaturas baixas pela manhã e noite. É o calor quase constante

Link to comment
Share on other sites

Sendo que em Curitiba ainda durante a semana que vem pode chegar a 3C!
com chuva! :shock:

 

nevar não neva, mas vai ser muito frio

 

lembrando que dias antes do evento do último final de semana, o GFS colocava 3°C em 850 com chuva para são joaquim 8)

 

Tem idéia de quando em tempos recentes a temperatura em 850 chegou a zero grau em Curitiba? Ano 2000?

Ano passado, se não me engano o GFS indicava que chegaria a algo em torno de -1.5°C na região de Curitiba. Não sei se este valor foi medido, mas era previsto com pouca antecendência (e com precipitação...)

 

Em 2008 não sei se chegou a zerar

Link to comment
Share on other sites

Sendo que em Curitiba ainda durante a semana que vem pode chegar a 3C!
com chuva! :shock:

 

nevar não neva, mas vai ser muito frio

 

lembrando que dias antes do evento do último final de semana, o GFS colocava 3°C em 850 com chuva para são joaquim 8)

 

Tem idéia de quando em tempos recentes a temperatura em 850 chegou a zero grau em Curitiba? Ano 2000?

Ano passado, se não me engano o GFS indicava que chegaria a algo em torno de -1.5°C na região de Curitiba. Não sei se este valor foi medido, mas era previsto com pouca antecendência (e com precipitação...)

 

Em 2008 não sei se chegou a zerar

 

Achei, http://www.metsul.com/blog 27/07/2007

Acredite, mas o GFS está indicando temperatura de 1,5 negativo em 850 hPa para Curitiba e com instabilidade (precipitação). A capital paranaense, aliás, deve ter muito frio sábado, domingo e segunda-feira com máximas muito baixas e sensação térmica de frio intenso.
Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista céu limpo e temperatura bastante agradavel, no momento aqui na Z sul ,33 graus

 

Aqui deu 33,4°C, fiquei a um décimo do recorde, no INMET foi a tarde mais quente de 2008 com 33,5°C e no Campo de Marte... 35°C!! O que é isso?

 

Na Estação do Jaçana do CGE bateu 34,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Sendo que em Curitiba ainda durante a semana que vem pode chegar a 3C!
com chuva! :shock:

 

nevar não neva, mas vai ser muito frio

 

lembrando que dias antes do evento do último final de semana, o GFS colocava 3°C em 850 com chuva para são joaquim 8)

 

Tem idéia de quando em tempos recentes a temperatura em 850 chegou a zero grau em Curitiba? Ano 2000?

Ano passado, se não me engano o GFS indicava que chegaria a algo em torno de -1.5°C na região de Curitiba. Não sei se este valor foi medido, mas era previsto com pouca antecendência (e com precipitação...)

 

Em 2008 não sei se chegou a zerar

 

Achei, http://www.metsul.com/blog 27/07/2007

Acredite, mas o GFS está indicando temperatura de 1,5 negativo em 850 hPa para Curitiba e com instabilidade (precipitação). A capital paranaense, aliás, deve ter muito frio sábado, domingo e segunda-feira com máximas muito baixas e sensação térmica de frio intenso.

 

Hummm legal!

 

É que na verdade a gente acompanha as projeções, mas raramente cruza com os dados efetivos para saber se bateu certinho!

Link to comment
Share on other sites

Léo, no meu equipamento, do início da precipitação ontem a noite até hoje as 7h.

 

Deu um pouquinho mais de 63mm, dava para nadar aqui em Canas.

 

Imagino. Eu ia jogar futebol ali na SC-401, o jogo foi cancelado, as poças eram enormes, impossível jogar qualquer coisa lá a não ser pólo aquático. Aqui em Coqueiros começou a chover... Acho que é o novo começo da besta.

 

Aliás, tocando no assunto, possuo também um apartamento em Canasvieiras, lembro que na hora fiquei temeroso sobre alguma possível infiltração... E a drenagem das ruas então, é tão ruinzinha que realmente, consigo ver você dizendo que dá pra "nadar" ai hehehe.

 

Começou a chuva ai já?

Link to comment
Share on other sites

Saudações F A R R A P A S
Viva o 11 de Setembro!!

 

No Campo dos Menezes, 11 de Setembro de 1836:

Camaradas ! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um estado livre e INDEPENDENTE, com o título de REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, e cujo manifesto a nações civilizadas, se fará competentemente.

 

Camaradas ! Gritemos pela primeira vez: VIVA A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE ! VIVA A INDEPENDÊNCIA ! VIVA O EXÉRCITO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE !

Link to comment
Share on other sites

Núcleo muito forte a NE/E desde as 17/17:30, acalmou mais na última meia hora, pelos atélite estou na borda inferior de toda a instabilidade, se ela descer um pouco mais, se reorganizar e explodir mais ao sul nas próximas horas aí sim vem coisa feia, mas nãi sei se ocorre isso ou avanço dela ao norte...

 

18°C e chuva farca, trovoadas fortes ao longe

Link to comment
Share on other sites

Nova saída do wrf das 18 UTC, com a precipitação estimada e vários indices de instabilidades. Desculpem o site mal feito, vou melhorá-lo posteriormente.

 

http://tempo.web44.net/html/1.html 11/09 18z

http://tempo.web44.net/html/2.html 11/09 21z

http://tempo.web44.net/html/3.html 12/09 0z

http://tempo.web44.net/html/4.html 12/09 03z

http://tempo.web44.net/html/5.html 12/09 06z

http://tempo.web44.net/html/6.html 12/09 09z

http://tempo.web44.net/html/7.html 12/09 12z

http://tempo.web44.net/html/8.html 12/09 15z

http://tempo.web44.net/html/9.html 12/09 18z

http://tempo.web44.net/html/10.html 12/09 21z

http://tempo.web44.net/html/11.html 13/09 0z

http://tempo.web44.net/html/12.html 13/09 03z

http://tempo.web44.net/html/13.html 13/09 06z

Link to comment
Share on other sites

Climatempo prevê chance de neve sábado a noite e neve (garantida) domingo para SJ... 8)

 

Desculpe-me: mas já previ na terça (08/09, conforme está na outra página do Fórum), baseando-me em dados/informações do CPTEC/INPE, CLIMATEMPO, QUE NEVARIA FÁCIL NESTE PRÓXIMO FINAL DE SEMA NAS SERRAS DO RS/SC.

 

[size=18]Fui o primeiro a informar no BAZ, e exigo este direito.[/size]

Link to comment
Share on other sites

A neve está garantida, e com data marcada para serras gaúcha e catarinense: final noite sábado, madrugada domingo e manhã domingo.

 

Podem subir a serra pessoal de PoA e Floripa! Eu garanto!

 

P.S: CADÊ AVISO DA METSUL SOBRE A NEVE NO BAZ?

Bem na boa tche, as chances de neve são muito pequenas. Menores ainda que do final de semana passado.
Link to comment
Share on other sites

E não é que o Bettega e o Alexandre "afinaram", em relação à essa MP, que eu disse na terça feira que passou agora, que SP e Curitiba seriam CLIMATOLOGICAMENTE igualmente afetadas? Já PoA, mais abaixo, outro papo; por isso nevará nas serras RS/SC.

 

Obrigado ciclone...

 

Nessa vai ter comportamente parecido (e gosto muito, pois teremos máximas bem baixas, com vento cte).

Mas e nas anteriores (30/08 e 06/09), o comportamento foi parecido?

Qto ao ciclone, permita-me lembrá-lo que é comum o tempo limpar aqui e termos as melhores geadas do ano nessa situação também.

Link to comment
Share on other sites

A neve está garantida, e com data marcada para serras gaúcha e catarinense: final noite sábado, madrugada domingo e manhã domingo.

 

Podem subir a serra pessoal de PoA e Floripa! Eu garanto!

 

P.S: CADÊ AVISO DA METSUL SOBRE A NEVE NO BAZ?

Bem na boa tche, as chances de neve são muito pequenas. Menores ainda que do final de semana passado.

Eu discordo, penso que neste final de semana a chance é maior de nevar (espero) hehe

Link to comment
Share on other sites

Semana Farroupilha a mil em Soledade Rodrigo, amanhã estarei o POntão da Boa União, aquele churrasco e dali à Raia é um pulo...Estarei de máuina à mão para filmar e fotografar :D
O tche, se a semana farroupilha não coincidisse com o Schlachtfest eu tava aí com certeza!!!!

 

Saudade dos tempos de ctg, das rondas crioulas... bah

 

Paulão, se as chances de neve são muito pequenas, na tua região são praticamente inexistentes, vai secar muito rápido. Mas o frio vai ser taura, farrapo e maragato, che!

Link to comment
Share on other sites

Semana Farroupilha a mil em Soledade Rodrigo, amanhã estarei o POntão da Boa União, aquele churrasco e dali à Raia é um pulo...Estarei de máuina à mão para filmar e fotografar :D
O tche, se a semana farroupilha não coincidisse com o Schlachtfest eu tava aí com certeza!!!!

 

Saudade dos tempos de ctg, das rondas crioulas... bah

 

Paulão, se as chances de neve são muito pequenas, na tua região são praticamente inexistentes, vai secar muito rápido. Mas o frio vai ser taura, farrapo e maragato, che!

Não me desanima hombre hehe, senão foi-se a neve em 2008 :cry: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Senão houver o "secamento" rápido da atmosfera, pode nevar sim!

Fecho que esta teoria. Porém, temos que ter aqueles componentes básicos: frio em altitude e superfície. Umidade.

O problema é que seca rapidamente a atomosfera.

Fui a São Chico domingo de manhã. Era impressionante como secava a atmosfera. frio havia.Porém, neve, só na Sibéria!!!

Link to comment
Share on other sites

Temporal afeta fumo, frutas e grãos

 

 

As chuvas dos últimos dois dias prejudicaram áreas de fumo, grãos e frutas em diferentes regiões do Estado.

A safra de tabaco só não registou maiores danos porque está em fase inicial de cultivo. O presidente da Afubra, Benício Werner, estima que 500 lavouras tenham sido atingidas, principalmente na região dos vales do Taquari e do Rio Pardo. "O litoral de Santa Catarina nos preocupa mais, porque o fumo está em desenvolvimento. Se o temporal for para lá, teremos mais perdas", ponderou.

Para recuperar o prejuízo, alguns fumicultores gaúchos terão que reiniciar a lavoura. Em Sobradinho, o granizo obrigará parte dos produtores de Vila Gramado, Linha Herval e Linha Turvo, a optarem pelo replantio. As áreas de trigo também foram afetadas, assim como os pomares. O temporal causou quebra de 40% na produção de pêssegos em algumas propriedades. Outros 5 hectares de parreirais cultivados pelo fruticultor Atílio Miotto também foram danificados.

Conforme o agricultor, a tempestade deve resultar na quebra de 90% na sua colheita de uvas. "Foi horrível. Só lembro de ter visto algo do gênero em 1981, quando perdemos vários hectares de fumo." O cultivo de citrus também deve acumular perdas em Pareci Novo. No município, a tempestade destelhou um galpão que abrigava mais de 300 suínos. Mesmo problema foi registrado no município de Segredo, onde os maiores prejuízos ocorreram nos galpões e estufas de fumo.

Conforme o assistente técnico da Emater Mario Luiz Landerdahl, a chuva forte, o vento e o granizo fizeram aviários desabarem na zona rural de Nova Petrópolis. Em Linha Nova, houve estragos nas estufas, que tiveram plásticos arrancados e em Picada Café, outro aviário sofreu danos. E as previsões climatológicas não são muito animadoras. Segundo a Metsul Meteorologia, a chuva deve continuar hoje no Norte e em alguns pontos do Leste do Rio Grande do Sul. A previsão é de redução acentuada nas temperaturas.

 

Fonte: Correio do Povo

Link to comment
Share on other sites

Então vamolá!

 

Pra Curicity:

 

Sexta: predominio de nublado/encoberto, com chuvas, de tarde e de noite.

vento oeste , com pequenas variações pra NW e SW.

máxima: 25,0 (desvio de 24,8 a 25,4)

 

Sábado: chuva fraca de madrugada, passando a encoberto/predominio de nublado de manhã. Tarde e noite oscilando e entre parcial e muitas nuvens. Vento mais forte de NW de madru, virando pra SW ao longo do dia, e virando para... SUDESTE! de noite. Mas será um sudeste fraco, sem provocar grande aumento da u.r., ao menos por enquanto.

11,0/17,5

 

Domingo: poucas nuvens de madrugada, pasando pra parcialmente nublado no resto do período, podendo ter curtos intervalos de muitas nuvens. Vento sudeste

6,0/19,0

 

Segunda: oscilando entre parcialmente nublado e muito nublado. Vento entre SE e ESE.

8,0/18,5

 

Terça: predominio de nuvens, com momentos de parcialmente nublado. Vento ESE

9,0/18,0

Link to comment
Share on other sites

Então vamolá!

 

Pra Curicity:

 

Sexta: predominio de nublado/encoberto, com chuvas, de tarde e de noite.

vento oeste , com pequenas variações pra NW e SW.

máxima: 25,0 (desvio de 24,8 a 25,4)

 

Sábado: chuva fraca de madrugada, passando a encoberto/predominio de nublado de manhã. Tarde e noite oscilando e entre parcial e muitas nuvens. Vento mais forte de NW de madru, virando pra SW ao longo do dia, e virando para... SUDESTE! de noite. Mas será um sudeste fraco, sem provocar grande aumento da u.r., ao menos por enquanto.

11,0/17,5

 

Domingo: poucas nuvens de madrugada, pasando pra parcialmente nublado no resto do período, podendo ter curtos intervalos de muitas nuvens. Vento sudeste

6,0/19,0

 

Segunda: oscilando entre parcialmente nublado e muito nublado. Vento entre SE e ESE.

8,0/18,5

 

Terça: predominio de nuvens, com momentos de parcialmente nublado. Vento ESE

9,0/18,0

 

Estás deveras pessimista polaco!!

Link to comment
Share on other sites

E não é que o Bettega e o Alexandre "afinaram", em relação à essa MP, que eu disse na terça feira que passou agora, que SP e Curitiba seriam CLIMATOLOGICAMENTE igualmente afetadas? Já PoA, mais abaixo, outro papo; por isso nevará nas serras RS/SC.

 

Obrigado ciclone...

 

Nessa vai ter comportamente parecido (e gosto muito, pois teremos máximas bem baixas, com vento cte).

Mas e nas anteriores (30/08 e 06/09), o comportamento foi parecido?

Qto ao ciclone, permita-me lembrá-lo que é comum o tempo limpar aqui e termos as melhores geadas do ano nessa situação também.

 

Por acaso alguém aqui disse alguma vez que 100% das vezes a dinâmica é diferente entre as duas cidades?

E concordo com o Alex, é comum o céu limpar e a temperatura desabar. Bem diferente daí do norte...Dá uma olhadinha nos dados, ative um pouco a tua memória.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Florianópolis as últimas 24 horas foram de chuva com alguns intervalos sem. Não veio o batalhão de água que podia vir mas, comparado as últimas semanas, foi um bocado mesmo. O vento também tá normalzinho. O dia está ótimo para ficar deitado na cama debaixo da coberta escutando a chuva cair...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Florianópolis as últimas 24 horas foram de chuva com alguns intervalos sem. Não veio o batalhão de água que podia vir mas, comparado as últimas semanas, foi um bocado mesmo. O vento também tá normalzinho. O dia está ótimo para ficar deitado na cama debaixo da coberta escutando a chuva cair...

 

QUEM PODE, PODE PODE QUEM NÃO PODE.... [-X RSRSRSRS

Link to comment
Share on other sites

E não é que o Bettega e o Alexandre "afinaram", em relação à essa MP, que eu disse na terça feira que passou agora, que SP e Curitiba seriam CLIMATOLOGICAMENTE igualmente afetadas? Já PoA, mais abaixo, outro papo; por isso nevará nas serras RS/SC.

 

Obrigado ciclone...

 

Nessa vai ter comportamente parecido (e gosto muito, pois teremos máximas bem baixas, com vento cte).

Mas e nas anteriores (30/08 e 06/09), o comportamento foi parecido?

Qto ao ciclone, permita-me lembrá-lo que é comum o tempo limpar aqui e termos as melhores geadas do ano nessa situação também.

 

Por acaso alguém aqui disse alguma vez que 100% das vezes a dinâmica é diferente entre as duas cidades?

E concordo com o Alex, é comum o céu limpar e a temperatura desabar. Bem diferente daí do norte...Dá uma olhadinha nos dados, ative um pouco a tua memória.

 

Tentativa de pegadinha agora ou impressão? Como se, se não fosse 100% diferente, seria 99% difrerente? :lol:

 

É isso que quer dizer?

 

Caso seja isso, já digo.

 

Nesse ano, nas invasões polares do outono/inverno, 70% do que passou por Curitiba manteve as mesmas características em SP (temperaturas proporcionais, direção do vento, tempo(nublado, aberto, chuva).

 

Nessa MP, SP será 100% igual Curitiba.

 

O grande problema, é que vc não aceita que Curitiba climatologicamente está mais para SP do que para PoA. É um problema que foge da área meteorológica e vai para o regionalismo, eu sei. Infelizmente te contamina...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.