Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temperaturas mensais - parciais


Troyano
 Share

Recommended Posts

DADOS DE VENTO FINAL MARÇO 2010,TOTAL DE 744 HORAS.

MÉDIA DAS RAJADAS MÁXIMAS:

Soledade 25 km/h

São Joaquim 23,5 km/h

Passo Fundo 21,6 km/h

Vacaria 21 km/h

Canela 19,9 km/h

Campos do Jordão 17,8 km/h

Porto Alegre 16,7 km/h

 

MÉDIA HORÁRIA:

Soledade 12,5 km/h

Vacaria 10,4 km/h

São Joaquim 10,3 km/h

Passo Fundo 8,9 km/h

Canela 8,4 km/h

Campos do Jordão 6 km/h

Porto Alegre 5,3 km/h

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 219
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Dados finais de março. Porto Alegre, estação automática do INMET.

 

média compensada mensal 23,4

média mínima 19,9

média máxima 28,6

temperatura máxima registrada 33,2 dia 19/03

temperatura mínima registrada 13,7 dia 16/03

maior mínima 22,3 dia 27/03

menor máxima 24,1 dia 28/03

dia de maior média 25,4 dia 19/03

dia de menor média 20,1 dia 16/03

amplitude térmica 19,5

chuva acumulada 106,8 mm

dia mais chuvoso 37,2mm dia 20/03

vento médio 1,5 m/s dia 20/03 (5,4km/h)

maior rajada de vento 13,1 m/s dia 05/03 (47,2km/h)

Umidade média 76,5 %

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Tudo abaixo da média por enquanto :mrgreen:

Salvo alguns casos, como talvez Santa Rosa.

 

Deve fechar abaixo da média aqui no sudeste,

pois não vejo um aquecimento muito significativo

para os próximos dias.

 

Canela e Caxias estão cravadinhas na média, Renan!

 

Com os dados de ontem e hj já devem estar com leves anomalias positivas.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado Carlão, não vejo mais os dados de CDJ/Inmet, só do Tucci-VI. Todos sabemos que o Tucci tem uma estação bem localizada e calibrada, mas o Inmet também tem lá sua representatividade. Se for só pra publicar os dados da VI gostaria que São Joaquim aparecesse só com o Cruzeiro.

Link to comment
Share on other sites

Vc Caio e o outro sulista Andre Shimutz nascido em RIO CLARO - RS :

 

Penso que a estação do Tucci seja bem representativa de CDJ. Não é urbana e não se encontra num "ninho da minhoca" como é o caso do Castelinho em Canela. É apenas uma estação dentro do grande vale que é Campos do Jordão. Ela pode perfeitamente representar a cidade. Eu estive lá e vi com os meus próprios olhos. O seu local é plenamente adequado.

 

A estação do Tucci não tem nada a ver com o Cruzeiro, que nem na cidade fica..!!

Você está confundindo as coisas Carlos, tem várias estações Inmet que estão em área rural.A noção mais próxima da realidade de CDJ, é a do Inmet, não quer dizer que não são válidos os dados das demais que estão em baixada.Por que o receio de comparar topo x topo, e baixada x baixada, dos dois municípios???????? :roll:

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu sempre vejo o Carlos postar dados do Horto, Cptec, VI e Inmet. Acredito que acompanhar as 4 de um bom trabalho, principalmente calcular suas MCs. O meu dado esta sempre pronto no site do wunderground, do Horto nao temos, eh convencional, Cptec sai do ar direto, o que impede o acompanhamento correto e Inmet, eu, frequentador assiduo da cidade, nunca achei... Supoe-se que esteja na tal da caixa dagua.... Eu ja fui la e nao achei. Entao realmente nao posso falar. O que posso eh comparar os dados com as demais estacoes e acompanhar as curvas. Sugiro fazerem o mesmo e ver se tem alguma destoante.

Carlos pode usar a minha como base, dado que esta a 2,5 kms do centro em linha reta. Eu nao tenho problema em usar cruzeiro, vila, qualquer uma porque nao estou interessado na comparacao que voces estao. Soh quero saber como anda o clima da minha cidade. Se alguem mais tiver interesse, pode continuar postando, os dados estao abertos. Se alguem precisar de levantamento fotografico, geografico (para comparacao em relacao aa representacao da estacao em relacao a outros bairros da cidade) ou algo mais, me avise que a casa esta aberta a voces.

Finalizando: eu, frequentador de campos do jordao a 30 anos, sugiro que se use os meus dados para tracar o clima da cidade. Fique a seu criterio o que usar... Coloque na balanca a opiniao do PH, Caio, Shimutz e cia. Eles ainda acham que a estacao segue no mesmo lugar desde 19xx... Alias, as vezes os dados do Inmet ainda sao manipulados... Alias eu soh queria uma, uminha foto da estacao da Vila Francioni e testar estatisticamente as series e coerencia entre as demais estacoes proximas. Uma foto acho que ja seria um comeco.

Quantos kms o Cruzeiro esta do centro de SJ?

Link to comment
Share on other sites

Carlão, apenas coloque o Inmet de CDJ neste comparativo. Já está de bom tamanho.

Carlos, eu nao postaria, vez que nao conheco essa estacao meteorologica nem a condicao em que esta. Postaria a minha e, se tiver a serie do Cptec e Horto, postaria essas tambem. Essas tres eu conheco bem e te garanto que o equipamento eh bom e o posocionamento eh correto, com a ressalva que a estacao do Horto esta marrom por falta de manutencao, o que pode afetar as maximas. Abs

Link to comment
Share on other sites

Vc Caio e o outro sulista Andre Shimutz nascido em RIO CLARO - RS :

 

Penso que a estação do Tucci seja bem representativa de CDJ. Não é urbana e não se encontra num "ninho da minhoca" como é o caso do Castelinho em Canela. É apenas uma estação dentro do grande vale que é Campos do Jordão. Ela pode perfeitamente representar a cidade. Eu estive lá e vi com os meus próprios olhos. O seu local é plenamente adequado.

 

A estação do Tucci não tem nada a ver com o Cruzeiro, que nem na cidade fica..!!

Você está confundindo as coisas Carlos, tem várias estações Inmet que estão em área rural.A noção mais próxima da realidade de CDJ, é a do Inmet :roll:

Das duas uma: ou voce conhece a estacao do Inmet de Campos do Jordao (me diga onde fica!) ou entao confia que o local de instalacao do Inmet eh o mais representativo para uma codade... Porque ate ontem voce era um dos que mais criticava a estacao do Inmet de Soledade... Qual das duas eh a alternativa verdadeira?

Link to comment
Share on other sites

Engraçado Carlão, não vejo mais os dados de CDJ/Inmet, só do Tucci-VI. Todos sabemos que o Tucci tem uma estação bem localizada e calibrada, mas o Inmet também tem lá sua representatividade. Se for só pra publicar os dados da VI gostaria que São Joaquim aparecesse só com o Cruzeiro.

 

Caio, meu amigo, esta é a estratégia do Carlos, camuflando a verdade ao passar outra impressão de CJ... :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu, se fosse o Carlos e passasse uma hora por dia fazenda coleta de dados e montando as series, que eu sei que ele faz, me sentiria desrespeitado com sua afirmacao Shimutz.

Link to comment
Share on other sites

Espero nao voltar a esse assunto, para finalizar do meu lado.

eu acho engracado voces falarem com a propriedade que sempre falaram, passado e presente, das estacoes meteorologicas de Campos.

Eu estive 3 vezes em Sao Joaquim e fiz questao de conhecer as estacoes do Inmet e Climaterra e gostei do que vi. O anotador do Inmet falou mal dos dados do Ronaldo na minha frente, do Staliano e do Shimutz... Eu relevei. Na ultima vez, tentei conhecer a estacao da VF e nao me deixaram entrar. Fotos? Nao...

me respondam... Quem de vcs conhece a cidade de Campos? E as estacoes de Campos para poder falar algo sobre elas?

Link to comment
Share on other sites

Coloque na balanca a opiniao do PH, Caio, Shimutz e cia. Eles ainda acham que a estacao segue no mesmo lugar desde 19xx...

 

Veja, Tucci, Carlos e eu, como sempre, de zuação. A estação convencional de CJ não está no mesmo lugar desde a abertura. Ela foi alterada em 1971. ;)

 

Carlão, apenas coloque o Inmet de CDJ neste comparativo. Já está de bom tamanho.

Carlos, eu nao postaria, vez que nao conheco essa estacao meteorologica nem a condicao em que esta.

 

Bom, no meu humilde entender, não postar o dado de uma estação por que não a conhece nem a sua condição é uma razão absolutamente equivocada.

 

O sítio onde os abrigos das convencionais ficam é de uma padronização reconhecida mundialmente. Neste quisito, este tipo de estação oficial é unica e exclusivamente confiável.

 

E não há motivo para discordar. É como penso.

 

Abçs

Pois eh, eu vi o sitio onde fica a estacso de Ausentes... Eh um reconhecimento mundial de imcopetencia!
Link to comment
Share on other sites

Eu, se fosse o Carlos e passasse uma hora por dia fazenda coleta de dados e montando as series, que eu sei que ele faz, me sentiria desrespeitado com sua afirmacao Shimutz.

 

Grande Tucci, definitivamente você não conhece a minha relação com o Carlos. Não sabe como nos tratamos, nem o grau da nossa amizade tampouco o nível de senso do humor que temos. :P

 

Certamente que se fosse você o feitor da coleta eu não afirmaria isso. A nossa intimidade ou senso de humor talvez não permitiria este tipo de brincadeira, pois se você interpretou como desrespeito, infelizmente só pode significar que não tem a sensibilidade de perceber que se trata de uma reles brincadeira ou que não temos a mesma liberdade que tenho com o Carlos. :idea:

 

Talvez, desrespeito seria duvidar da palavra dele, quando ao telefone com o Falconi, por DUAS vezes, te afirmara que o Inmet/CJ ficava no mesmo terreno da Sabesp. Se você não viu, não significa que ele mentiu. Isso pode ter soado como desrespeito, não? ;)

 

Abraços

Hummm... Mas a palavra eh do Carlos de que a estacao se encontra la? Carlos, vc ja viu essa estacao e esta nos escondendo? Isso nao me parece desrespeito, mas desculpe de ter ido ate la e nao ter visto nada!

Link to comment
Share on other sites

Pois eh, eu vi o sitio onde fica a estacso de Ausentes... Eh um reconhecimento mundial de imcopetencia!

 

O sítio está correto: cercado, abrigo padrão, ausência de vegetação. Enfim, foi observada a regra da OMM. Ou por acaso fazia sombra em horário impróprio? Ela detem algum erro? A estação em si está perfeita.

 

Nós, que sabemos como um sítio meteorológico deve ser, vimos o cumprimento dessas regras em Ausentes, não?

 

Agora, a questão representatividade é outra coisa e é problemática. Não confunda as coisas. Esta estação de Ausentes só serve para registrar os dados dela mesma, pois difere, seja muito ou pouco, da cidade, infelizmente. :|

Bom, eu conheco varias estacoes e nao gostei do que vi. Eh um topo de morro alto muito isolado. Logo depois do cercado ja temos queda forte de altura para os lados.

Shimutz eh como colocar um gramado em cima do edificio Dacon e colocar os intrumentos e cercado e dizer que aquilo representa a Faria Lima. Eu acho ruim.

Link to comment
Share on other sites

Hummm... Mas a palavra eh do Carlos de que a estacao se encontra la? Carlos, vc ja viu essa estacao e esta nos escondendo? Isso nao me parece desrespeito, mas desculpe de ter ido ate la e nao ter visto nada!

 

Bom, o exemplo que usei para demostrar o desrespeito foi ridículo. Lógico que não é, Tucci.

 

Mas o fato de eu ter dito que ele camufla dados sob forma de estratégia sob risos, para ele é uma brincadeira. Para você, um desrespeito. O que é uma pena.

 

Boa semana.

Eh claro que eu conheco vcs bem pior do que vcs se conhecem e a muito menos tempo. Mas eh que essas brincadeiras pra quem nao conhece (eu), pode achar q eh verdade e gerar questionamento futuro em cima do Carlos. Seguimos entao, abs

Link to comment
Share on other sites

Você está confundindo as coisas Carlos, tem várias estações Inmet que estão em área rural.A noção mais próxima da realidade de CDJ, é a do Inmet :roll:

Das duas uma: ou voce conhece a estacao do Inmet de Campos do Jordao (me diga onde fica!) ou entao confia que o local de instalacao do Inmet eh o mais representativo para uma codade... Porque ate ontem voce era um dos que mais criticava a estacao do Inmet de Soledade... Qual das duas eh a alternativa verdadeira?

Se vc trouxer dados de que comprovadamente uma estação está em topo, eu aceito compará-la com a do topinho de Soledade e isto deve valer para SJ e qualquer outra cidade.Só não posso aceitar o argumento de que não é baixada, quando nas fotos aparecem coxilhas,morros ao redor da estação, portanto sofrerá sim efeito de baixada.CDJ, é só baixada no município todo?Em todos os locais? Claro que não, né Tucci.Não tem morros em CDJ?O Inmet efetivamente está onde, em topo, encosta???

Tucci, em nenhum momento eu duvidei da tua estação, ou de seus dados.Confio no que vc diz, pois vc conhece bem melhor a região aí.

O que eu quero dizer simplesmente, é que o ideal nas comparações, é pegar estações em relevos em situação semelhante, só isto.Eu apenas gostaria de ter esta comparação do Inmet CDJ x Inmet SJ.E uma baixada daí, com uma de sJ, é só isto, não disse nada de mais.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Sim PH, praticamente todas as areas da cidade estao em baixada. Eu por exemplo só vou para um topo quando pego o teleferico do Morro do Elefante, 1 vez por ano. O resto do que eu convivo esta tudo na baixada de Campos. Minha estação esta em baixada, fato! Assim como a maior parte da cidade.

Abs

Link to comment
Share on other sites

É lógico que dá pra confiar, como todas as automáticas do Inmet. A localização pode até ser das melhores, como o que ocorre na maioria das automáticas, mas a sua representatividade é inegável e seus dados jamais podem ser desconsiderados. O que vem ocorrendo nestes comparativos é que os dados de uma estação oficial localizada em algum ponto da cidade, e que representa determinada porção do município, vem sendo negligenciados. Eles podem até não representar o município como um todo, mas jamais deveriam ser ignorados para fins de estudo e comparação.

Link to comment
Share on other sites

Calma Caio, não dá para afirmar se voce nao conhece, não tem uma foto do local...

 

Demos uma procurada e aparentemente achamos as estações do INMET... se for aí mesmo, acho que dá pra desconsiderar ela... inteira concretada, no meio de duas edificaçoes, nem em cima de um gramado estaria.

 

 

Vejam os dois circulos, dentro do terreno da Sabesp, entre a Rua Trinta e Cinco e Cdor. José Shaefer. Vou tentar tirar uma foto quando for para lá para ver se são elas(estão atras do muro da Sabesp e nao deixam entrar lá) mas visualmente o cercado da estação é sobre concreto ou chão cimentado, o que já seria um absurdo!

Link to comment
Share on other sites

Calma Caio, não dá para afirmar se voce nao conhece, não tem uma foto do local...

 

Demos uma procurada e aparentemente achamos as estações do INMET... se for aí mesmo, acho que dá pra desconsiderar ela... inteira concretada, no meio de duas edificaçoes, nem em cima de um gramado estaria.

 

 

Vejam os dois circulos, dentro do terreno da Sabesp, entre a Rua Trinta e Cinco e Cdor. José Shaefer. Vou tentar tirar uma foto quando for para lá para ver se são elas(estão atras do muro da Sabesp e nao deixam entrar lá) mas visualmente o cercado da estação é sobre concreto ou chão cimentado, o que já seria um absurdo!

 

Alguém chegou a ver esse mapa? Eu acho de extrema relevancia....

Link to comment
Share on other sites

E vai o fechamento de abril para a Automática do INMET/POA

 

ABRIL DE 2010

 

média compensada mensal 20,1

média mínima 15,8

média máxima 25,5

temperatura máxima registrada 33,2 dia 02/04

temperatura mínima registrada 9,2 dia 28/04

maior mínima 20,3 dias 3 e 19/04

menor máxima 18,5 dia 23/04

dia de maior média 26,3 dia 19/04

dia de menor média 14,8 dia 30/04

amplitude térmica 24,0

chuva acumulada 74,4 mm

dia mais chuvoso 19,4 dia 25/04

vento médio 1,2 m/s

maior rajada de vento 13,5 m/s dia 20/04

Umidade média 75,1 %

Link to comment
Share on other sites

E vai o fechamento de abril para a Automática do INMET/POA

Os 20,1 graus exatamente na média 61/90 de Porto Alegre.

 

 

Aproveitando, divulgo os dados da estação Vila Militar (cidade do Rio, entre as zonas norte e oeste) e Teresópolis, ambas terminaram abril com temperatura entre dentro e abaixo da média:

 

ABRIL DE 2010

 

Vila Militar(capital):

*média mensal: 23,9 graus

média das mínimas: 20 graus

média das máxima s: 29,1 graus

temperatura máxima registrada: 35 graus - dia 22/04

temperatura mínima registrada: 17,1 graus - dia 11/04

maior mínima: 23,9 graus - dia 04/04

menor máxima: 23,3 graus - dia 29/04

maior média (24 horas): 27,4 graus - dia 22/04

menor média (24 horas): 20,2 graus - dia 07/04

amplitude térmica: 17,9 graus

dia de maior amplitude: 14,1 graus - dias 20 e 21/04

dia de menor amplitude: 3,2 graus - dia 24/04

#chuva total acumulada no mês: 116,6 mm

#dia mais chuvoso: 40 mm - dia 06/04

vento médio: ND m/s

maior rajada de vento: 12,6 m/s - dia 08/04

Umidade média: ND %

 

*dados incompletos nos dias 3 e 4, média mensal baseada nos demais 28 dias

#o pluviômetro da estação esteve inoperante durante todo o mês, peguei os dados da estação pluviométrica Guadalupe/Inea(bairro próximo)

 

Teresópolis(Região Serrana):

média mensal: 17,9 graus

média das mínimas: 14,5 graus

média das máxima s: 22,8 graus

temperatura máxima registrada: 28,7 graus - dia 27/04

temperatura mínima registrada: 11,1 graus - dia 08/04

maior mínima: 19 graus - dia 04/04

menor máxima: 16,1 graus - dia 30/04

maior média (24 horas): 21,8 graus - dia 26/04

menor média (24 horas): 13,9 graus - dia 08/04

amplitude térmica: 17,6 graus

dia de maior amplitude: 13,7 graus - dia 21/04

dia de menor amplitude: 2,5 graus - dia 30/04

chuva total acumulada no mês: incompleto

dia mais chuvoso: ND mm -

vento médio: ND m/s

maior rajada de vento: 11,4 m/s - dia 09/04

Umidade média: ND %

Link to comment
Share on other sites

Belissima media do Cruzeiro, Ronaldo.

 

O Carlinhos vai conversar com o chefe do Disme aqui de SP para ver se ele autoriza a minha entrada na Sabesp de Campos do Jordao no sabado que vem. Se autorizar, eu consigo bater as fotos da estacao e colocar aqui para a gente analisar. Estou torcendo para dar certo.

abs

Link to comment
Share on other sites

Cabe destacar que o abrigo do Vale da Neve é padrão ou, "até melhor", nas palavras do sabio Ronaldo. Mandei um marceneiro da região fazer um abrigo show de bola para colocar no alto dos 1600m da terra minha e do Bruno no Cruzeiro. Como ainda não deu para fazer a operação de instalação e preciso comprar uma estação com um logger potente e a bateria, fiz uma doação as observações do Snow Valley. Fico feliz por estarem usando e ter contribuído para um melhor entendimento dos microclimas da região.

Link to comment
Share on other sites

Caio, será que não é melhor colocar uma Davis? Ela tem seu próprio abrigo, seu próprio logger, é abastecida a energia solar e pode armazenar dados por anos! Sempre que der tu passa lá e baixa os dados no notebook. A compra da estação vai sair quase o mesmo preço da construção do abrigo e a manutenção mais simples, tudo numa estação de muita qualidade.

Link to comment
Share on other sites

Caio, será que não é melhor colocar uma Davis? Ela tem seu próprio abrigo, seu próprio logger, é abastecida a energia solar e pode armazenar dados por anos! Sempre que der tu passa lá e baixa os dados no notebook. A compra da estação vai sair quase o mesmo preço da construção do abrigo e a manutenção mais simples, tudo numa estação de muita qualidade.

 

 

100% energia solar? Ótimo, pois não há luz por aquelas bandas. Bom, se for é uma excelente opção. Meu único receio são as crianças do Ademarzinho, que por aquelas bandas, num dia de férias sem nada pra fazer iriam adorar brincar com os apetrechos da estação. Um abrigo bem feito e bem trancado com um logger poderia evitar surpresas desagradáveis.

Link to comment
Share on other sites

MESMO ASSIM, CERCADO OU NÃO, PODERÁ TER PROBLEMAS COM O AMIGO DO ALHEIO!! ALÉM DOS BICHOS.

 

É verdade Ronaldo. Ficou show de bola o cercado que o Bruno fez, mas está num local mais apropriado e vigiado. Esta estação é cara e não colocaria num local que não estivesse relativamente protegido. Penso que lá no alto do Cruzeiro só com algo mais isolado e fortificado mesmo. Um abrigo de marcenaria tipo o que está no Vale da Neve, com um bom cadeado e uma grade firme por debaixo, a prova de brincadeiras e bichos seria o ideal. Alguém conhece algum data logger interessante?

Link to comment
Share on other sites

MESMO ASSIM, CERCADO OU NÃO, PODERÁ TER PROBLEMAS COM O AMIGO DO ALHEIO!! ALÉM DOS BICHOS.

 

É verdade Ronaldo. Ficou show de bola o cercado que o Bruno fez, mas está num local mais apropriado e vigiado. Esta estação é cara e não colocaria num local que não estivesse relativamente protegido. Penso que lá no alto do Cruzeiro só com algo mais isolado e fortificado mesmo. Um abrigo de marcenaria tipo o que está no Vale da Neve, com um bom cadeado e uma grade firme por debaixo, a prova de brincadeiras e bichos seria o ideal. Alguém conhece algum data logger interessante?

 

Caio, a Davis tem dataloggers interessantes. Nunca olhei a fundo sobre isso. Talvez aqui no http://www.ambientweather.com vc ache algo a respeito.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que você acha de eu colocar uma Davis no Ademar e um sensor com um repetidor de sinal lá no alto do Cruzeiro? Daria para colocar inclusive um sensor no topo a 1607m, um no campo a 1580m e o da própria central a 1500m. Acho que com uma Davis poderosa dá pra fazer essa jogada. Ficaria show de bola hein?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.