Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temperaturas mensais - parciais


Troyano
 Share

Recommended Posts

  • Replies 219
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Carlos: Parabéns pelo novo uniforme verdinho....

 

Monitoramento Nacional 2010 :

-Bariloche ARG: 14,1 (07,7 / 20,9 / 00,8 / 29,7 / 14,3)

 

ARG....Abaixo do Rio Grande.

 

Acho que entendi...assim fica bom.

 

Felicidades.

Não sei se já pertence ao Brasil, mas só tem brasileiro lá. A famosa "Brasiloche".

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento Nacional 2010 :

 

MC (Med Min / Med Max / Min Abs / Max Abs / MS / Pre)

 

 

-Curitiba PR: 21,6 (18,8 / 26,8 / 16,2 / 30,9 / 22,8 / 436,0 mm)

 

 

O Simepar informa com dados do Inmet: 349mm de chuva.

 

Eu somei os dados diários da convencional de Curitiba no site do Inmet e deu 436,9 mm para janeiro, este dado do Simepar deve ser de outra estação, a automática de Curitiba está com pluviômetro ruim e registrou somente pouco mais de 50 mm no mês, um claro erro.

 

Conv Ctba

01- 4,3

02- 0

03- 7,2

04- 31,8

05- 16

06- 10,4

07- 12,5

08- 5,2

09- 0,9

10- 9,9

11- 7,7

12- 50,8

13- 8,4

14- 30,5

15- 6,3

16- 0

17- 4,1

18- 1,1

19- 9,8

20- 0

21- 25,9

22- 29

23- 13,8

24- 0

25- 0,6

26- 15,5

27- 21,1

28- 34,3

29- 58,3

30- 21,5

31- 0

 

Se no site está errado eu não sei, mas é isso que está lá, melhor esclarecer com eles

 

 

Aqui no Rio Jacarepaguá teve 105,6 mm no mês, perto da média, o pluviômetro está bom.

Link to comment
Share on other sites

Eu acabei de enviar uma MP ao André mas é bom esclarecer aqui também que a automática de Curitiba tem problema com dados incompletos e está com o pluviômetro defeituoso a muito tempo, certamente que não choveu só 50 mm no local onde fica a automátia de Curitiba (que se não me engano é ao lado da convencional), o dado da convencional está muito mais próximo da real quantidade de chuva acumulada em janeiro naquela área de Curitiba, mas também não posso garantir que não houve erro na observação manual.

 

Certa vez disseram aqui que o Simepar também fica ao lado do Inmet (André ou outro pode confirmar ou não), se isso for verdade a diferença de quase 100 mm entre Simepar e conv Inmet provavelmente é explicada por erro de um dos dois, mas se estiverem em áreas diferentes da cidade a diferença não causa surpresa e poderia ser ainda maior, aqui no Rio de Janeiro (dentro da cidade) teve bairro com 66 mm e outro com 372 mm neste mês de janeiro, em SP a estação da Água Funda perto do zoológico (USP) teve mais de 600 mm (segundo uma fonte, não pude confirmar) e o Inmet 480,5 mm, o mês mais chuvoso desde 1933 na estação USP/Água Funda era março de 1991 com 470,7 mm. Em março de 2006 choveu 280,5 mm na estação da Água Funda (muito longe do recorde) e 608,1 mm no Mirante do Santana (recorde disparado de todos os meses desde 1943).

Link to comment
Share on other sites

Por coincidência, em janeiro, funcionaram mais de 06 (meia dúzia) pluviômetros automáticos no Centro Politécnico da UFPR. Para quem conhece o CP da UFPR isso aqui é bastante pequeno e as diferenças entre eles nunca passaram dos 10 mm.

 

Depois dessa a minha desconfiança está pendendo para o lado do Inmet, ainda mais porque algumas estações deste órgão "oficial" apresentam problema semelhante como São Joaquim, poderia ceder os dados mensais de chuva em Curitiba/Simepar para 2009? Irei comparar com o Inmet, sds.

Link to comment
Share on other sites

Não diria bizarro, João. Penso que o verão por aqui pode trazer vez ou outra uma tabela como a mostrada acima.

 

Fosse inverno e daí sim iria começar a pensar no apocalipse ao ver Cristalina mais fria que Vacaria, Lages e Canela, hehehehe

Mas Bruno, o negocio no sul do Br esta bizarramente volatil. Não é normal em nenhum aspecto!

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim está com média de julho aqui em casa :lol: , nunca pensei que isso fosse possível (e acima de jun 09 na VM que teve média de 20 graus)

 

A média está entre 29 e 31 graus na maior parte da cidade (exceções como o ADBV que tem registrado mínimas de 21/22 e máximas de 32/35, a média lá deve estar pelos 26/27), se terminasse agora talvez seria o mais quente "de sempre", mas como a segunda quinzena deve ser mais fresca acredito que fecha abaixo de fev 2003, um dos mais quentes aqui.

 

Nova Friburgo/Uerj com média de 22,4 graus, show de bola, mas ainda fica 1 grau acima do normal.

 

Mas uma das melhores maneiras de mostrar o absurdo dese início de mês é assim: média de São Paulo Usp para fevereiro (1961/1990): 21,9 graus, média de Curitiba na primeira semana de fev 2010 pelo Carlos: 25,9 graus, e Curitiba esteve mais quente nesta semana que todos os meses do verão 2008 no centro do Rio (quando as médias de jan, fev e mar ficaram entre 24 e 25 graus).

 

Curitiba 1,2 graus acima de SP no mês até agora, inacreditável, o que algumas pancadas de chuva não fazem. Parabéns, Carlos.

Link to comment
Share on other sites

BRUNO, O CARLO VAI COLOCAR AS ATUALIZAÇÕES ATÉ O QUADRO INVERTER, QUE SERÁ EM BREVE, DEPOIS VOLTARÁ A SER EXPONTÂNEA!! IMAGINA SE ELE PERDERIA ESTA CHANCE!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

DE VEZ EM QUANDO DAMOS CHANCE .... :lol: :lol: :lol:

 

AQUI ESTÁ +4,6

Olha Ronaldo, eu nao sou Bidu, mas posso afirmar com boa conviccao que ta mais facil o vampiro doar sangue do que Sao Joaquim inverter o quadro esse mes.

Link to comment
Share on other sites

Não diria bizarro, João. Penso que o verão por aqui pode trazer vez ou outra uma tabela como a mostrada acima.

 

Fosse inverno e daí sim iria começar a pensar no apocalipse ao ver Cristalina mais fria que Vacaria, Lages e Canela, hehehehe

Mas Bruno, o negocio no sul do Br esta bizarramente volatil. Não é normal em nenhum aspecto!

 

O que eu acho normal é ter no verão parciais mostrando cidades do planalto do sul mais quentes que cidades do planalto do sudeste, nordeste e centro-oeste. Isso é até bastante comum. O que não é comum é o mês fechar assim!

Link to comment
Share on other sites

A gauchada brigando de facão para tirar do Rio o posto de média mais alta do Brasil nessa primeira semana de fevereiro.

 

É certo que fecharemos fevereiro acima da média em praticamente todo o RS. A única forma de baixar o mês para a normal seria um frio prolongado fora de época. Se ficar um calor bom ficaremos pelo menos 2° acima, se pouco!!

 

Caxias do Sul 1,2° mais quente que o mês mais quente de POA; Soledade 2,4° acima; Torres 2,5° mais fria que POA, mas Tramandaí me surpreendeu estando apenas 1,7° menos quente do que aqui. As mínima do Litoral Norte contribuíram muito para essa média nas alturas. Até Floripa deu uma média absurda. Se pegermos o interior da ilha certamente há valores acima dos 29,0° do INMET.

 

Ademais, POA é a cidade do quase (no INMET): quase 40°, quase negativa (dá 0,0°, mas não negativa), quase neve (dá granular); agora tivemos média de quase 30°. Tudo na trave!

Link to comment
Share on other sites

Ademais, POA é a cidade do quase (no INMET): quase 40°, quase negativa (dá 0,0°, mas não negativa), quase neve (dá granular); agora tivemos média de quase 30°. Tudo na trave!

 

Haja sofrimento!!!!!!!!!!

 

O picolé de ouro 2010 é teu depois desta, Boldrini!

 

Picolé de ouro?! Que nada! Faltará pouco! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ademais, POA é a cidade do quase (no INMET): quase 40°, quase negativa (dá 0,0°, mas não negativa), quase neve (dá granular); agora tivemos média de quase 30°. Tudo na trave!

 

Haja sofrimento!!!!!!!!!!

 

O picolé de ouro 2010 é teu depois desta, Boldrini!

Uhhh!! Olha o título aí, gente! :D

 

Mas aqui em casa eu já passei do quase! Minha média simples nos 10 primeiros dias de fevereiro foi de 30,5° contra 29,9° pelo INMET (vejam o blog da MetSul comparando o calor de POA e do Rio com outras grandes e quentes cidades do mundo)! A média das mínimas foi de 24,8° e a das máximas de 36,2°, algo como as médias de muitas regiões desérticas!

 

Quase-abraços!!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Fevereiro 2010 Porto Alegre - Fechamento mensal.

 

Caros bazianos, seguem os dados compilados de POA. Para termos uma noção de como este mês foi quente por aqui, mesmo com a compensação de temperaturas mais baixas no fim do mês, fechamos com média acima dos 26.

 

média compensada mensal 26,2

média mínima 22,2

média máxima 32,0

temperatura máxima registrada 38,5 03/fev

temperatura mínima registrada 13,9 26/fev

maior mínima 27,9 03/fev

menor máxima 24,8 25/fev

dia de maior média 32,7 03/fev

dia de menor média 20,1 25/fev

amplitude térmica 24,6

chuva acumulada 115,2 mm

dia mais chuvoso 32,8 mm 08/fev

vento médio 1,5 m/s

maior rajada de vento 14,1 m/s

Umidade média 71,2 %

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando a onda do Bruno...

 

Fevereiro em Nova Friburgo:

 

média compensada mensal 22,2

média mínima 17,2

média máxima 29,4

temperatura máxima registrada 32,7 24/fev

temperatura mínima registrada 15,2 27/fev

maior mínima 18,9 18/fev

menor máxima 22,4 27/fev

dia de maior média 24,4 09/fev

dia de menor média 18 27/fev

amplitude térmica 17,5

chuva acumulada 101 mm

dia mais chuvoso 27,5 mm 19 e 25/fev

vento médio ND

maior rajada de vento 6,4 m/s 16/fev

Umidade média ND

 

Teresópolis:

 

média 24 horas 22,2

média mínima 18,2

média máxima 28,2

temperatura máxima registrada 32,4 16/fev

temperatura mínima registrada 14,2 27/fev

maior mínima 20,5 11/fev

menor máxima 19,1 26/fev

dia de maior média 24,8 16/fev

dia de menor média 16,9 26/fev

amplitude térmica 18,2

chuva acumulada incompleto

dia mais chuvoso ND

vento médio ND

maior rajada de vento 9,9 m/s 12/fev

Umidade média ND

 

Vila Militar (capital, perto de Bangu):

 

média 24 horas 29

média mínima 23,6

média máxima 35,6

temperatura máxima registrada 40,3 16/fev

temperatura mínima registrada 21,4 28/fev

maior mínima 26,5 24/fev

menor máxima 27 26/fev

dia de maior média 32 08/fev

dia de menor média 24 26/fev

amplitude térmica 18,9

chuva acumulada 86,6 mm

dia mais chuvoso 33,8 mm 25/fev

vento médio ND

maior rajada de vento 16,5 m/s 16/fev

Umidade média ND

 

Nas 3 estações máximas e médias de 1 a 2 graus acima das médias históricas (estimativa para Teresópolis e VM), mínimas perto da média (0 a +0,5) com exceção de Teresópolis.

Link to comment
Share on other sites

Conforme eu imaginava, de fato estas foram as médias em Juiz de Fora

para Fevereiro:

 

Média Máx: 29,2ºC

Média Mín: 19,1ºC

Média compensada: 23,3ºC

 

Anomalia em relação à normal: +01,6ºC

 

Bem significativo para nossa região essa anomalia.

Foi um mês bem seco também, com apenas 108,5mm

Link to comment
Share on other sites

Matão - Vila Pereira:

 

Média de mínimas: 19,9°C

Média de máximas: 33,1°C

Média compensada: 25,3°C

Média simples: 26,5°C

Menor minima: 17,4°C (26/02)

Menor máxima: 28,0°C (19/02)

Maior mínima: 21,7°C (03/02)

Maior máxima: 36,4°C (24/02)

Nº de máximas acima de 35°C: 5

Nº de mínimas acima de 21°C: 4

Acumulado mensal: 132,5mm

Maior acumulado diário: 30,0mm (27/02)

Link to comment
Share on other sites

MÊS DE FEVEREIRO, RESULTADO FINAL DADOS DE VENTO.

Média das rajadas máximas:

Soledade 27,3 km/h

São Joaquim 24,9 km/h

Canela 24,3 km/h

 

 

Média das medições horárias:

Soledade 19,3 km/h

Canela 11,3 km/h

S Joaquim 10,3 km/h

 

Estas informações de potencial eólico poderiam ser repassadas ao Olavo, diretor da CEEE. Será que surtiria algum efeito?

Ele é muito devagar para este tema... :evil:

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento Nacional 2010:

 

Top 10 - Janeiro 2010 :

 

01-Urupema SC: 16,9 (13,3 / 22,5 / 09,9 / 26,3 / 17,9)

02-Campos do Jordão SP VI: 17,6 (14,0 / 22,9 / 10,9 / 26,6 / 18,5)

03-São Joaquim SC (Aut): 17,7 (14,3 / 22,9 / 10,9 / 26,7 / 18,6)

04-São José dos Ausentes RS: 17,7 (14,7 / 22,5 / 11,5 / 27,3 / 18,6)

05-Monte Verde MG: 18,3 (15,1 / 23,4 / 13,6 / 27,3 / 19,2)

06-Cambará do Sul RS: 18,8 (15,0 / 24,5 / 11,7 / 29,1 / 19,8)

07-Itaiópolis SC: 19,3 (16,3 / 24,4 / 11,8 / 27,2 / 20,4)

08-Inacio Martins PR: 19,3 (16,6 / 23,9 / 13,0 / 27,7 / 20,3)

09-Bom Jesus RS: 19,6 (16,1 / 25,2 / 12,4 / 30,0 / 20,7)

10-Vacaria RS: 19,8 (15,5 / 25,8 / 11,7 / 30,0 / 20,6)

 

Top 10 - Fevereiro 2010 :

 

01-Campos do Jordão SP VI: 17,0 (12,2 / 23,8 / 09,7 / 26,7 / 18,0)

02-Monte Verde MG: 18,5 (14,0 / 24,6 / 12,1 / 27,6 / 19,3)

03-São Joaquim SC (Aut): 18,7 (15,0 / 24,2 / 07,2 / 29,6 / 19,6)

04-São José dos Ausentes RS: 18,9 (15,4 / 24,3 / 08,1 / 29,6 / 19,8)

05-Urupema SC: 19,0 (14,7 / 25,3 / 06,9 / 30,9 / 20,0)

06-Itaiópolis SC: 19,9 (16,5 / 25,6 / 09,5 / 32,1 / 21,1)

07-Cambará do Sul RS: 20,0 (15,9 / 26,1 / 08,2 / 31,6 / 21,0)

08-Inacio Martins PR: 20,1 (17,2 / 24,7 / 12,5 / 30,8 / 21,0)

09-Maria da Fé MG: 20,2 (15,3 / 26,4 / 13,0 / 29,4 / 20,8)

10-Vacaria RS: 20,7 (16,2 / 27,3 / 08,8 / 32,2 / 21,8)

Nas estacoes dentro do perimetro urbano, CdJ eh a mais fria do Brasil ate fevereiro. Esse quadro deve mudar ate o inverno, vamos ver.

Me impressiona a Vila Francioni, uma baixada no verao se mais de 2C NA MEDIA mais fria que as estacoes da cidade. Bizarro. E eu que achava minhas diferencas com o inmet CdJ enormes....

Link to comment
Share on other sites

Me impressiona a Vila Francioni, uma baixada no verao se mais de 2C NA MEDIA mais fria que as estacoes da cidade. Bizarro. E eu que achava minhas diferencas com o inmet CdJ enormes....

 

Eu tinha lhe dito isso, mas você não cria... :mrgreen:

 

Embora se trate de estação rural, os microclimas em regiões montanhosas e de grande altitude são visíveis e comuns.

 

Sds

É a prova de que eu estou certo em minhas convicções Shima, o sombreamento ao redor, menor isolação que os topos, eu reafirmo,nem sempre as baixadas tem médias ou máximas maiores que os topos, por isto a enorme vantagem de se ter uma estação em baixada.

Link to comment
Share on other sites

Nos 10 primeiros dias de março tenho as seguintes médias aqui em casa:

 

mínima: 21,3°

máxima: 30,2°

simples: 25,75°

 

Levando-se em conta que a média simples eleva o valor em pelo menos 0,5°, e que as mínimas são de 0,5° a 1° mais altas que o INMET, é bem provável que a temperatura média aqui em POA até o dia 10 esteja em 24,6°/24,8°.

Link to comment
Share on other sites

Nos 10 primeiros dias de março tenho as seguintes médias aqui em casa:

 

mínima: 21,3°

máxima: 30,2°

simples: 25,75°

 

Levando-se em conta que a média simples eleva o valor em pelo menos 0,5°, e que as mínimas são de 0,5° a 1° mais altas que o INMET, é bem provável que a temperatura média aqui em POA até o dia 10 esteja em 24,6°/24,8°.

Até o dia 17 eu tinha os seguintes valores:

 

mínima: 20,5°

máxima: 29,8°

simples: 25,15°

 

A média simples caiu 0,6°. Efeito do ar de origem polar que passou por aqui rapidamente. A tendência agora é esquentar e resfriar na próxima semana. Devo manter o mesmo patamar das médias.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Quanta inveja de alguns bazianos... :lol: :lol: :lol:

O Shima não poderia escolher lugar melhor:

Num raio de poucos km, ele pode pegar neve equivalente as partes mais altas do sul do BR, muita geada,sensação de frio de verdade, mínimas espetaculares e máximas baixíssimas nos paredões de FX e arredores, além de neblina, pinhais, campos, em suma tudo o que tem na famosa Serra Gringa... :lol: :lol: :lol: :lol: Vejam como média não diz quase nada, pois a elevada Curitiba, tem seus encantos, mas muito menos geada,neve então uma a cada 15, 20 anos, menos vento, teria apenas mais nebulosidade

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 17 eu tinha os seguintes valores:

 

mínima: 20,5°

máxima: 29,8°

simples: 25,15°

 

A média simples caiu 0,6°. Efeito do ar de origem polar que passou por aqui rapidamente. A tendência agora é esquentar e resfriar na próxima semana. Devo manter o mesmo patamar das médias.

 

Abraços para mim mesmo!

Nos primeiros 20 dias de março:

 

mínima: 20,4°

máxima: 30,2°

simples: 25,3°

 

A amplitude aumentou e as tardes ficaram mais quentes.

 

Abraços pra mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Creio que o ideal eh colocar todas... Mesmo para podermos analisar as discrepancias entre os dados. Eh por isso que faco questao de abrir meus dados em real time, disponibilizar serie, fotos, etc.

Para as demais estacoes, o problema eh o trabalho que isso da! Quem vai fazer?

Em relacao ao Inmet, tenho serias restricoes... Porque simplesmente nunca vi, nao sei onde esta! Tenho curiosidade em acompanhar a estacao do Cptec, que fica no centrinho da cidade.

abs

Link to comment
Share on other sites

Penso que a estação do Tucci seja bem representativa de CDJ. Não é urbana e não se encontra num "ninho da minhoca" como é o caso do Castelinho em Canela. É apenas uma estação dentro do grande vale que é Campos do Jordão. Ela pode perfeitamente representar a cidade. Eu estive lá e vi com os meus próprios olhos. O seu local é plenamente adequado.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela mensagem Bruno. Tenho uma preocupacao extrema com essa estacao.

O mes vai chegando ao fim, e o tempo esta esquentando. Tivemos um evento de frio apenas, no comeco de marco. Minha media acumulada do mes chegou hoje a elevados 16,0C, muito alta para um mes que ja deveria ter alguma transicao.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu me sinto completamente tranquilo quanto isso tambem. É importante essa declaração do Bruno, pelo fato do Bruno ter conhecido bem o local e ser isento para falar. É sem duvida uma das pessoas com maior credibilidade do BAZ.

Minhas temperaturas, minhas médias, vão se provar sempre entre as mais frias do Brasil. Creio que o verão mais frio do Brasil esteja na mantiqueira. Temos conversado muito sobre o assunto, eu, Bruno e o Maurício. Apesar de temperaturas médias bastante baixas, mesmo no inverno, em minha estação, creio que pela geografia do município, isso não deve ser extendido a toda Campos, porém, sugiro que uma parte expressiva da cidade é bem representada pela minha estação sim.

O Secretário municipal de agricultura esta sempre interessado em receber meus dados. Há falta de informação e dados de outros locais dentro do Município de Campos do Jordão, bem como na maioria dos municípios brasileiros.

Para terminar... quanto ao inverno, pelos estudos, bastante razos, que estamos fazendo, tenho a impressão que mesmo com médias de temperatura similares a São Joaquim e região, Campos do Jordão perde feio para estas... pelo fato do inverno em Campos do Jordão ser estável, ensolarado, com clima suportável na maioria das vezes, contra um inverno que pode ser muito frio no sul. As frentes frias agressivas, a sensação térmica extremamente baixa, com excessão de poucos eventos não se repete na mantiqueira.

Eventos com máxima próxima a 5 graus celsius dificilmente ocorrem em Campos. Isso faz diferença... por mais que nos eventos de veranico Campos seja mais fria que SJ, creio que quando falamos de INVERNO, os eventos de INVERNO fazem a diferença para constatar que São Joaquim e região tem o inverno mais frio do Brasil (sem contar os picos da mantiqueira, muito altos. Esses não tenho certeza ainda... mas também, acho que nunca saberemos :()

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.