Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Outono de 2008


Recommended Posts

No Portal Oceânico do CPTEC a previsão de ondas para os próximos dias deve estar desatualizada para Torres, Tramandaí, pois nas informações da previsão de ondas para os próximos dias só para Capão da Canoa dá as informações abaixo, como se os outros locais ficassem longe ou não fossem ter ondas altas. Achei estranho, deve estar desatualizado. Olhem Capão... para sábado e domingo.

 

projfx2.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 370
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Cacau Menezes está falando na TV sobre a possibilidade de um ciclone tropical no fim de semana...

 

 

Quem é CACAU MENEZES???? Decididamente o trópico mudou de lugar!!!! Talvez um trópico temperado (sic)!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia, ele é muito divertido, é um apresentador de TV local... Não sabe nada de meteorologia, hehehe, mas vale a pena escutar os comentários, a gente sempre acaba dando boas gargalhadas com o estilo dele. Informou que o Padre era esperado para aterrissar amanhã, que era a data da volta, no centro de uma parada que haverá aqui (Gay+liberação da maconha) imagina... Ótima descontração antes da real previsão do tempo, que também informou sobre o tempo severo esperado.

 

Abraços,

 

----------------------------------------

 

Na automática do Ciram, na Ilha do Arvoredo já tem vento de (13h) 70km/h.

 

Em tramandaí mais de 58km/h

Link to comment
Share on other sites

Aqui está ventando bem já (Wind from the E (100 degrees) at 13 MPH (11 KT) METAR ). Na TV alertas para nem nas pontes transitar, evitar sair de casa... E segue a chuva

 

Informes do Epagri/Ciram

Informe das 18:30 horas:

CHUVA: Até o momento, entre às 00:0h e 18:00h do dia 02, foram registrados entre 30 e 40mm de precipitação nos municípios do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e Planalto Sul. Em Timbé do Sul, foi registrado um volume de chuva de 52,3 mm (ver tabela).

 

VENTO:

- Na Ilha do Arvoredo, rajadas máximas de vento de mais de 70Km/h estão sendo registradas desde às 13:00h.

- Em Tramandaí no Rio Grande do Sul rajadas de vento de mais de 50km/h estão sendo registradas desde às 13:00h.

- Em São Francisco do Sul rajadas acima de 50km/h estão sendo registradas desde às 16:00h.

- Em Celso Ramos rajadas de 80km/h foram registradas as 18h.

- Em Porto Alegre, rajadas de vento de aproximadamente 50 km/h estão sendo registradas desde as 15:00h.

- Em Urubici, rajadas de vento de mais de 50 km/h estão sendo registradas desde as 15:00h.

 

http://ciram.epagri.rct-sc.br/cms/meteoro/tempo/4_aviso_meteoro.jsp

 

 

---------------------------------------

 

 

Clima | 02/05/2008 | 18h33min

 

Chuva causa transtornos no trânsito de Porto Alegre

Até as 18h, foram registrados 77 acidentes na Capital

A chuva forte que cai sobre a região metropolitana de Porto Alegre nesta sexta-feira causa transtornos no trânsito da Capital. Até as 18h, foram registrados 77 acidentes em Porto Alegre.

 

Há registro de alagamento principalmente na Zona Norte. As avenidas Berlim, Pará, Plínio Brasil Milano, Farrapos, Benjamin Constant e Sertório apresentaram problemas na tarde de hoje. Na Zona Sul, o mais atingido é o Bairro Cristal. Além disso, a chuva dificulta o trânsito no cruzamento da Cavalhada com a Padre Réus, e nas seguintes vias: Loureiro da Silva, Paulo Gama, Mauá, Azenha, Plínio Kroef com Francisco Bittencourt e Bernardino Silveira Pastorisa com João Paris.

 

As rodovias da região metropolitana também apresentam problemas. Há água na pista nos kms 70 e 62 da freeway. Na BR-386, uma árvore teve de ser removida da rodovia nas proximidades do município de Estrela.

 

 

RÁDIO GAÚCHA

Link to comment
Share on other sites

Em Içara- SC, as ondas já chegam a 3m de altura, pipocando nas partes de baixo das plataformas, as duas plataformas estão fechadas para evitar problemas.

 

Alerta da Defesa Civil de SC

 

Alerta reforçado para as próxima horas: Chuva intensa, ventos fortes e mar muito agitado.

 

 

 

 

Florianópolis, sexta-feira 2 de maio - O Departamento Estadual de Defesa Civil e o setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram reforçam o alerta para as próximas horas, especialmente durante a madrugada de sábado, devido à formação de um ciclone extratropical de grande intensidade, que atinge o estado. A preocupação é com a intensidade dos ventos, que podem atingir entre 100 e 120km/h no litoral e 60km/h nas demais regiões catarinenses; com a chuva intensa; e com o mar, que vai ficar muito agitado no litoral catarinense.

 

Atividades marítimas devem ser evitadas até domingo (4/5), principalmente no Sul do estado. A população também deve ficar atenta, diante de possíveis alagamentos, deslizamentos, destelhamentos, queda de placas, arvores e/ou objetos, que possam ser arremessados pelo vento.

 

No caso de alagamentos é recomendado que as pessoas providenciem a saída das residências e evitem o contato com a água, devido à possibilidade de doenças. Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos também precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, a previsão é que as rajadas de vento e a chuva sejam mais intensas a partir da madrugada e no decorrer do sábado (3/5). No domingo às condições do tempo devem melhorar, permanecendo apenas nebulosidade no estado e chuva isolada.

 

A Defesa Civil do Estado reforçará seu plantão de atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600.

 

Previsão do tempo para sábado: A circulação do ciclone extratropical no mar localizado no litoral Sul do Brasil desloca muita umidade da região oceânica para a continental mantendo as condições de chuva em todas as regiões sendo mais persistente e volumosa da Grande Florianópolis ao Sul do Estado. ALERTA DE VENTO FORTE: Com rajadas que podem atingir entre ATENÇÃO: MAR MUITO AGITADO NO LITORAL CATARINENSE.

Link to comment
Share on other sites

Depois de ventania intensa a coisa acalmou totalmente!

 

 

 

Árvores gigantes fecharam ruas no Sambaqui

 

dsc08728gl7.th.jpg

 

dsc08741yq6.th.jpg

 

No momento, 3h28min, algumas ruas ainda sem luz, muitos galhos em toda a parte norte da Ilha e uma forte ressaca em Canasvieiras, que já destruiu parte da orla que estava ruim, e abalou partes do Trapiche, ondas cobriram-no quase que totalmente.

Link to comment
Share on other sites

Duquia disse tudo. Ontem havia importantes bursts of convection, como os gringos chamam, junto ao centro da baixa, o que é característico de baixas com centro quente em superfície. Agora é bom dizer que este ciclone ficou longe de ser um dos mais intensos dos últimos anos entre o Sul do Brasil e o centro da Argentina. O problema é que ele se intensifricou na noite de sexta para sábado exatamente na faixa costeira.

Link to comment
Share on other sites

Depois de 13h para fazer 300km na 101, consigo comentar algo.

 

Há anos estou no litoral do RS quando ocorrem ciclones, tenho registros desde 2001. Esse ciclone foi diferente, não sei se por ter uma forte atuação no continente, mas foram mais de 26h de vento intenso e constante, parecia um temporal interminável, o vento forte de outros ciclones nunca antes havia durado tanto, as rajadas eram tão intensas que evidente que o telhado da minha casa balançou e começou a pingar dentro de casa, escorrer pelas paredes. Quando parte da parabólica se foi e o alarme disparou só, o medo é que foi muito! Apenas um telhado foi arrancado por completo em Arroio Teixeira, o local virou banhado e não fui ver, mas a população comentou. Capão da Canoa ficou com mais de 50cm de água em diversos pontos, em um posto de combustível central a água fazia ondas nas bombas. O pior vi mesmo em Araranguá, até Forquilinha tudo debaixo dágua. Um Policial Federal me garantiu que podia passar sobre um asfalto que milhares já tinham ficado e havia uma correnteza muito forte com 40cm de água e mais de 10m, pois estava com minha cadela no carro e tinha que vir para Floripa, vocês não fazem idéia o que é uma camionete estremecer... Buracos mega, carros passavam e já iam para o acostamento, pneus furados, 101 fechada por 5h, com a torcida do Figueira explodindo foguetes nos ônibus... Uma situação tragicômica... Bom, valeu a ida em termos de vivência de um evento muito forte como foi esse, o vento incrível na 101 no sábado, 90% das placas de sinalização no chão e Laguna foi algo, uma daquelas, inesquecíveis. Passei para o Alê algumas imagens, se a METSUL não usar, depois coloco algumas no BAZ para vocês verem um pouco do aguaceiro de previsão 100% correta da METSUL e Climaterra. Outros institutos não falaram que seria duradouro e tão intenso, com deslocamento lento. Temos um supertime no Sul do Pais e dessa vez Metsul e Climaterra foram imprescindíveis à vida, isso é certo! Os alertas nas rádios que escutava eram bem realistas, tanto do Ronaldo como do L. Fernando N. Parabéns por esse show de informações com as precárias condições de equipamentos que o Brasil oferta, principalmente na área da Meteorologia. A estação de Tramandaí deve ter ido pelos ares, porque não consegui saber do vento o tempo todo lá, meu anemômetro foi incapaz de medir, pois era circular, fazia muitos redemoinhos de folhas no chão. Sinto não ter ido antes, uma pena. Mas valeu!

Link to comment
Share on other sites

Duquia disse tudo. Ontem havia importantes bursts of convection, como os gringos chamam, junto ao centro da baixa, o que é característico de baixas com centro quente em superfície. Agora é bom dizer que este ciclone ficou longe de ser um dos mais intensos dos últimos anos entre o Sul do Brasil e o centro da Argentina. O problema é que ele se intensifricou na noite de sexta para sábado exatamente na faixa costeira.

 

QUE NEM TE DISSE, CENTRO QUENTE, POIS O FRIO QUE ESTAVA, A CONVERGÊNCIA GERARIA UM CENTRO "QUENTE", NADA DEMAIS, APENAS OUTRO CICLONE COMUM FORMADO NUM AMBIENTE FRIO. E FOI MUITO FORTE DEVIDO AO FORTE GRADIENTE DE TEMPERATURA. TINHA UMA POLAR NO ATLÂNTICO SUL E, COMO JÁ FALASTES, PASSOU POR SC/RS E FICOU COLADO A COSTA, POIS A PRESSÃO FOI DENTRO DO NORMAL. ALIADO AO FATOR RELEVO, POR ISSO A CHUVARADA E O VENTO E RESSACA.

Link to comment
Share on other sites

TEREMOS UM TRABALHO GRANDE PELA FRENTE, PARA FAZER A POPULAÇÃO TIRAR O CATARINA DA SOMBRA DE QQUER CICLONE, TANTO, QUE, PELO MENOS A CLIMATERRA, EVITARÁ AO MÁXIMO CHAMAR DE CICLONE EXTRA-TROPICAL, E SIM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO, ATÉ ESTE TRAUMA PASSAR, NA ÉPOCA DA EPAGRI, DEPOIS CLIMERH , FORAM 10 ANOS E EM UM DIA A GLOBO E BAND ACABARAM COM ESTES 10 ANOS, ENTÃO VOLTAREMOS A ESTACA INICIAL, POIS O QUE IMPORTA É INFORMAR SEM CAUSAR PÂNICO DESNECESSÁRIO. MINHA OPINIÃO. SE É "A", "B" OU "C", É IMPORTANTE PARA A ÁREA CIENTÍFICA, NÃO POP.

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

 

NÃO QDO OCASIONAM MAIS PÂNICO DO QUE AJUDAR. TEM QUE SER BEM AOS POUCOS.

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

 

NÃO QDO OCASIONAM MAIS PÂNICO DO QUE AJUDAR. TEM QUE SER BEM AOS POUCOS.

 

O fato é que há muito se estudam fenômenos meteorológicos e climáticos nas escolas e colégios. Se as pessoas hoje entram em pânico por ouvir estes nomes, é porque não utilizamos tal nomenclatura diariamente. É o mesmo que uma pessoa qualquer ouvir o nome técnico de uma cirurgia que irá fazer e já se considerar morto, tal é a quantidade de prefixos, sufixos e adjetivos que o acompanham. Neste ponto, sou a favor do que propôs o Alexandre. Devemos citar a gravidade do fenômeno e seu verdadeiro nome.

Link to comment
Share on other sites

TEREMOS UM TRABALHO GRANDE PELA FRENTE, PARA FAZER A POPULAÇÃO TIRAR O CATARINA DA SOMBRA DE QQUER CICLONE, TANTO, QUE, PELO MENOS A CLIMATERRA, EVITARÁ AO MÁXIMO CHAMAR DE CICLONE EXTRA-TROPICAL, E SIM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO, ATÉ ESTE TRAUMA PASSAR, NA ÉPOCA DA EPAGRI, DEPOIS CLIMERH , FORAM 10 ANOS E EM UM DIA A GLOBO E BAND ACABARAM COM ESTES 10 ANOS, ENTÃO VOLTAREMOS A ESTACA INICIAL, POIS O QUE IMPORTA É INFORMAR SEM CAUSAR PÂNICO DESNECESSÁRIO. MINHA OPINIÃO. SE É "A", "B" OU "C", É IMPORTANTE PARA A ÁREA CIENTÍFICA, NÃO POP.

 

Dois pontos:

 

1. Por quê não aproveitar o espaço na mídia para martelar diariamente que o Catarina foi furacão e não um simples ciclone; que ciclones extra-tropicais são normais e sempre convivemos com eles, embora muitos de nós ignorássemos;

2. O nome é também importante para a população. Precisamos contribuir para a educação científica da sociedade. A forma mais segura de evitar os acessos de pânico é desmistificar a ciência, mostrando que por trás dos nomes difíceis não se ocultam monstros, apenas os fenômenos naturais de sempre. O Brasil ainda engatinha neste aspecto, não se pode separar ciência da vida cotidiana como se aquela fosse algo à parte. Enquanto fizermos isso, continuarão a existir tanto pessoas em pânico, quanto ateus incrédulos.

 

Saudações,

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

 

NÃO QDO OCASIONAM MAIS PÂNICO DO QUE AJUDAR. TEM QUE SER BEM AOS POUCOS.

 

O fato é que há muito se estudam fenômenos meteorológicos e climáticos nas escolas e colégios. Se as pessoas hoje entram em pânico por ouvir estes nomes, é porque não utilizamos tal nomenclatura diariamente. É o mesmo que uma pessoa qualquer ouvir o nome técnico de uma cirurgia que irá fazer e já se considerar morto, tal é a quantidade de prefixos, sufixos e adjetivos que o acompanham. Neste ponto, sou a favor do que propôs o Alexandre. Devemos citar a gravidade do fenômeno e seu verdadeiro nome.

 

ENTÃO TÁ...... VENHA PARA O LITORAL SUL E FIQUE COM UMA FAMÍLIA NUMA PREVISÃO DESTAS.... OU MELHOR , VEM O MÉDICO E DIZ; ESTAIS COM CANCER E TENS 2 SEMANAS DE VIDA....

 

NÃO É BEM ASSIM, TEM QUE SE ADAPTAR AOS POUCOS, FIZERAM ERRADO NO CASO CATARINA, VOLTA-SE A ESTACA ZERO E RECOMEÇA O MESMO TRABALHO... DIGA; UM CENTRO DE BAIXA PRESSÃO...... UM POUCO MAIS TARDE O MESMO CENTRO (CICLONE TAL).....DEPOIS ALTERNA E POR ÚLTIMO FICA NO NOME CERTO..

 

TORNADO SEMPRE TIVEMOS, SE NA PREVISÃO FALAR QUE PODERÁ DAR PÉ DE VENTO FORTE, A POPULAÇÃO ENTENDERÁ MELHOR QUE DIZER QUE PODERÁ DAR TORNADO, MAIS TARDE MAIS , AOS POUCOS, INTRODUZINDO A PALAVRA....

 

NÃO DÁ DE UM ANO PARA OUTRO, QUERER QUE A POP. TENHA A CAPACIDADE DE ENTENDER UMA PREVISÃO A "LÁ" USA E NÃO GERE PÂNICO, SALVO EM RARÍSSIMAS OCASIÕES, É QUE TEM QUE SER BEM DIRETO!!! LEVARÁ ALGUNS ANOS, MAS EM DOSES HOMEOPÁTICAS, ATÉ PODER CHEGAR AO NÍVEL DE ALERTA DELES, ALÉM DE INCENTIVAR E MELHORAR A ATUAÇÃO DAS DEFESAS CIVÍS.

Link to comment
Share on other sites

TEREMOS UM TRABALHO GRANDE PELA FRENTE, PARA FAZER A POPULAÇÃO TIRAR O CATARINA DA SOMBRA DE QQUER CICLONE, TANTO, QUE, PELO MENOS A CLIMATERRA, EVITARÁ AO MÁXIMO CHAMAR DE CICLONE EXTRA-TROPICAL, E SIM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO, ATÉ ESTE TRAUMA PASSAR, NA ÉPOCA DA EPAGRI, DEPOIS CLIMERH , FORAM 10 ANOS E EM UM DIA A GLOBO E BAND ACABARAM COM ESTES 10 ANOS, ENTÃO VOLTAREMOS A ESTACA INICIAL, POIS O QUE IMPORTA É INFORMAR SEM CAUSAR PÂNICO DESNECESSÁRIO. MINHA OPINIÃO. SE É "A", "B" OU "C", É IMPORTANTE PARA A ÁREA CIENTÍFICA, NÃO POP.

 

Dois pontos:

 

1. Por quê não aproveitar o espaço na mídia para martelar diariamente que o Catarina foi furacão e não um simples ciclone; que ciclones extra-tropicais são normais e sempre convivemos com eles, embora muitos de nós ignorássemos;

2. O nome é também importante para a população. Precisamos contribuir para a educação científica da sociedade. A forma mais segura de evitar os acessos de pânico é desmistificar a ciência, mostrando que por trás dos nomes difíceis não se ocultam monstros, apenas os fenômenos naturais de sempre. O Brasil ainda engatinha neste aspecto, não se pode separar ciência da vida cotidiana como se aquela fosse algo à parte. Enquanto fizermos isso, continuarão a existir tanto pessoas em pânico, quanto ateus incrédulos.

 

Saudações,

 

FAÇO ISTO A 4 ANOS!!!!!!!!

 

FALAR DO ALTO É FÁCIL, VIVENCIAR O DIA A DIA É OUTRA COISA......

Link to comment
Share on other sites

Eu vivencio isto freqüentemente. Algumas pessoas já perguntaram se eu cursava "astrologia"... :?

 

Lamentável.

 

A questão é: quanto tempo durará o pânico? Quantas vezes o pânico se repetirá? A minha idéia é que nas primeiras vezes gerará pânico, nas demais melhorará.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu vivencio isto freqüentemente. Algumas pessoas já perguntaram se eu cursava "astrologia"... :?

 

Lamentável.

 

A questão é: quanto tempo durará o pânico? Quantas vezes o pânico se repetirá? A minha idéia é que nas primeiras vezes gerará pânico, nas demais melhorará.

 

Sds.,

 

REPITO, 4 ANOS E CADA VEZ PIORA MAIS..... QTO MAIS DETALHADO O AVISO, PIOR FICA!

Link to comment
Share on other sites

Vejo que o problema é que não temos uma "cultura meteorológica" no Brasil, e que vemos essa "cultura" como algo estrangeiro, especialmente dos norte-americanos.

 

Portanto, o imaginário coletivo associa os grandes eventos climáticos à situação no estrangeiro. Se ocorre um tornado, logo imaginamos um evento desses nos EUA; furacão idem, ou no Caribe; neve, na Europa ou Rússia. Mas quando ocorre no Brasil, imaginamos que esses eventos "chegaram" aqui, o que é uma bobagem total: eles sempre existiram, mas não foram introduzidos no nosso imaginário como algo legítimo do Brasil.

 

Moral da história: todos os eventos extremos são visto como anômalos quando ocorridos aqui, como algo que foi "importado" pelas tais mudanças climáticas - os propagandistas do aquecimento global adoram essa perspectiva porque "confirma" o alarmismo deles.

 

Em minha humilde opinião, vejo que devemos dizer a verdade às pessoas, tentando equilibrar essa "esquizofrenia meteorológica" com a dureza da realidade. Para isso é necessário uma retórica correta, analítica, mas clara ao povo. Isso inclui em como expressar a nomenclatura correta. Creio que se deva dizer o fato como ele é - ciclone subtropical é ciclone subtropical e ponto final -, mas dando ênfase maior não ao nome, mas ao aspecto de normalidade do fenômeno como evento típico do território nacional.

 

Espero ter ajudado em algo.

Link to comment
Share on other sites

Vejo que o problema é que não temos uma "cultura meteorológica" no Brasil, e que vemos essa "cultura" como algo estrangeiro, especialmente dos norte-americanos.

 

Portanto, o imaginário coletivo associa os grandes eventos climáticos à situação no estrangeiro. Se ocorre um tornado, logo imaginamos um evento desses nos EUA; furacão idem, ou no Caribe; neve, na Europa ou Rússia. Mas quando ocorre no Brasil, imaginamos que esses eventos "chegaram" aqui, o que é uma bobagem total: eles sempre existiram, mas não foram introduzidos no nosso imaginário como algo legítimo do Brasil.

 

Moral da história: todos os eventos extremos são visto como anômalos quando ocorridos aqui, como algo que foi "importado" pelas tais mudanças climáticas - os propagandistas do aquecimento global adoram essa perspectiva porque "confirma" o alarmismo deles.

 

Em minha humilde opinião, vejo que devemos dizer a verdade às pessoas, tentando equilibrar essa "esquizofrenia meteorológica" com a dureza da realidade. Para isso é necessário uma retórica correta, analítica, mas clara ao povo. Isso inclui em como expressar a nomenclatura correta. Creio que se deva dizer o fato como ele é - ciclone subtropical é ciclone subtropical e ponto final -, mas dando ênfase maior não ao nome, mas ao aspecto de normalidade do fenômeno como evento típico do território nacional.

 

Espero ter ajudado em algo.

 

Perfeito!

 

8)

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRO TEM QUE EDUCAR, URGENTEMENTE, A MÍDIA, PARA DEPOIS, COM APOIO DELA, EDUCAR A POPULAÇÃO.

 

VEJAM O EXEMPLO DO QUE SE PASSA ATUALMENTE...

 

 

FALA-SE NOS ESTRAGOS DO CICLONE (INTERESSANTE QUE NUNCA USAVAM TANTO ESTE NOME...) SOBRE O SUL E LOGO VEM OS ESTRAGOS DO CICLONE DA ÁSIA.....IMAGINA COMO FICA NA CABEÇA DO POVÃO!!!!

 

AÍ VEM OS CHATOS E VÃO DIZER...."ELES FALAM , AQUI, EM CICLONE EXTRA-TROPICAL, E LÁ EM CICLONE TROPICAL".... DÁ NA MESMA PARA A POPULAÇÃO!!! O QUE IMPORTA É A PALAVRA "CICLONE", CUSTA DIZER "SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO"!!!

 

EM QUANTO A MÍDIA NÃO COLABORAR, BOLETINS MUITO DETALHADOS TECNICAMENTE, VIDE METSUL, EM MUITOS CASOS, APENAS GERARÃO PÂNICO EM 99% DA POP.

 

TEM QUE SER DOSES HOMEOPÁTICAS, SALVO EM CASOS GRAVÍSSIMOS, ONDE O MEDO SERÁ O MAIOR ALIADO.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Aqui em Floripa, no norte da Ilha, foi até mais quente pela manhã, no meio da tarde começou a refrescar e agora já está bem mais frio e agradável, mas o céu esteve limpo todo dia. No fim de tarde, pequenos aglomerados de nuvens cruzaram de sul para norte. Sem vento no momento. Dessa vez não tivemos nada diferente aqui, apenas algumas rajadas ontem a noite.

 

25/05/2008 SBFL 251000 19004KT 9999 SCT020 16/15 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251100 30004KT 9999 SCT020 17/16 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251200 27007KT 9999 SCT025 19/18 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251300 30007KT 9999 SCT025 20/13 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251400 02006KT 9999 SCT025 21/12 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251500 03005KT 9999 FEW030 SCT300 23/12 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251600 12009KT CAVOK 22/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251700 13010KT CAVOK 22/15 Q1010=

25/05/2008 SBFL 251800 12011KT 9999 FEW040 21/15 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251900 14010KT 9999 FEW040 21/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252000 16008KT 9999 FEW040 20/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252100 16006KT 9999 FEW040 18/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252200 15006KT 9999 FEW040 17/14 Q1012=

25/05/2008 SBFL 252300 20006KT CAVOK 17/15 Q1013=

 

Aqui em casa está 17.5C, 69% ur e pressão 1012hPa. Está muito legal se observar a lua, as crateras estão nítidas, pois não há nebulosidade.

 

dsc00012pi9.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Floripa, no norte da Ilha, foi até mais quente pela manhã, no meio da tarde começou a refrescar e agora já está bem mais frio e agradável, mas o céu esteve limpo todo dia. No fim de tarde, pequenos aglomerados de nuvens cruzaram de sul para norte. Sem vento no momento. Dessa vez não tivemos nada diferente aqui, apenas algumas rajadas ontem a noite.

 

25/05/2008 SBFL 251000 19004KT 9999 SCT020 16/15 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251100 30004KT 9999 SCT020 17/16 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251200 27007KT 9999 SCT025 19/18 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251300 30007KT 9999 SCT025 20/13 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251400 02006KT 9999 SCT025 21/12 Q1012=

25/05/2008 SBFL 251500 03005KT 9999 FEW030 SCT300 23/12 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251600 12009KT CAVOK 22/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251700 13010KT CAVOK 22/15 Q1010=

25/05/2008 SBFL 251800 12011KT 9999 FEW040 21/15 Q1011=

25/05/2008 SBFL 251900 14010KT 9999 FEW040 21/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252000 16008KT 9999 FEW040 20/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252100 16006KT 9999 FEW040 18/14 Q1011=

25/05/2008 SBFL 252200 15006KT 9999 FEW040 17/14 Q1012=

25/05/2008 SBFL 252300 20006KT CAVOK 17/15 Q1013=

 

Aqui em casa está 17.5C, 69% ur e pressão 1012hPa. Está muito legal se observar a lua, as crateras estão nítidas, pois não há nebulosidade.

 

dsc00012pi9.th.jpg

 

13,7 NO ITACORUBÍ AS 23 HORAS.

 

P/MIM É O RAMO FRIO QUE PASSOU PELO NORTE DE SC.

 

FUI A PRAIA NO SÁBADO, ÓTIMA.

 

AGORA 1,1

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

 

E depois me criticam por discordar do nome dado aos flocos que caíram no Cruzeiro.

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo. Acho que as coisas têm que ser chamadas pelo seu nome em nome da cientificidade. Imagine se nos Estados Unidos chamassem tornado por coluna rotatória de vento. O que deve se fazer é esclarecer nos boletins a gravidade do fenômeno, mas não deixar de chamá-los pelo que eles realmente são. Respeitando as posições contrárias, esta é a minha idéia.

 

E depois me criticam por discordar do nome dado aos flocos que caíram no Cruzeiro.

 

ENTÃO TÁ!!! É IGUAL SITUAÇÃO.

 

SE DER DUA PEDRAS DE GRANIZO APENAS, CONTINUARÁ SENDO DENOMINADA DE CHUVA DE GRANIZO, MESMO QUE TENHA SIDO DUAS PEDRAS!!! DEIXE DE SER CHATO!! LÁ NA DISCUSSÃO O DUQUIA FOI PEREITO, INCLUSIVE NA "METODOLOGIA".......

 

COMO JÁ VÍ CAIR , DURANTE +-1 MINUTO, NEVE BEM SOBRE A CLIMATERRA, MAS ACHO QUE DEVE TER SIDO UMA MARRECA QUE TIROU AS PENAS JUSTO EM CIMA DE CASA. E OLHA QUE ESTAVA COM 80% DE CÉU AZUL, TIVE A SORTE DE PASSAR UM BANDO DE MARRECAS E VER SUAS "PENAS" CAÍREM SOBRE A CASA, MAS COMO FOI SÓ +-1 MINUTO, NÃO PODERIA ANOTAR COMO DIA DE NVE E NEM COMO NEVE, AFINAL A "METODOLOGIA" NÃO PERMITIRIA, ENTÃO FOI UM DIA DE QUEDA DE PENAS DE MARRECAS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tbm acho,..vc pode dizer que foi pouca ou muito pouco ou qse nada,...mas caiu neve ou não afinal??Se caiu algo e não foi agua granizo nem sapo foi o que?? Neve??

 

Imagina sua mulher vai sair e te pergunta se esta chovendo,.. dai vc olha la embaixo no predio esta molhado,..eu coloca a mão pra fora da janela e esta caindo aquela garoa finiinha,...

Ai vc pensa o que?? É muito pouco para chamar de chuva são apenas gotículas de água em suspenção??

kkkkkkkkkkkkkkk

Ai vc fala "Não, Não esta chovendo"

KKKKKKKKKKKK

:D

Link to comment
Share on other sites

Não disse que não era neve, mas que não deveria ser chamado de neve. Não julguem tão precipitadamente!

 

SIM ENTENDEMOS, CHAMAREMOS DE QUEDA DE FLOCOS DE MARRECA.....

 

"não disse quera neve", OBVIAMENTE DIZES QUE É NEVE.

 

"MAS QUE NÃO DEVERIA SER CHAMADO DE NEVE"..... PARECE O PSDB, INDEFINIDO E "INTENDÍVEL"...

 

 

POR ISSO PARA VOSSA SENHORIA CHAMAREMOS DE QUEDA DE FLOCOS DE MARRECA, PARA OS SIMPLES E NÃO METÓDICOS EXAGERADOS, CHAMAREMOS DE QUEDA RÁPIDA DE FLOCOS DE NEVE.

 

 

ENCERRADA A SOLENE DISCUSSÃO.

 

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: não resistí.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo graça alguma neste tipo de mensagem. Se na minha ignorância desconhecia a nomenclatura correta (flurries ou coisa semelhante), nada mais natural que contestar a classificação simplesmente como "neve". Ao que vejo, porém, não importa esclarecer. Se para vocês pouco importa o nome, não preciso dizer que nem por isso a discussão perde validade.

 

Como tudo neste site é tomado como sentimento, disputa pessoal ou rixa, é fácil compreender este tipo de resposta. Fica fácil compreender porque muitos saem do BAZ e reclamam de terem simplesmente sido ignorados ou mal entendidos.

 

Se num fórum de meteorologia - ou que deveria ser de meteorologia - não se permite ou não se aceita a discussão da terminologia meteorológica, a classificação correta dos fenômenos etc, depois não se assustem com a ignorância da população acerca disso.

 

Obrigado a todos pelo menosprezo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.