Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Verão de 2007/2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 658
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos, não sei ainda, mas acho que registrei um quase tornado. Daqui a pouco as imagens, fiquei mais de 1h trancada na sacada, as rajadas eram tão fortes que a porta bateu e o pino baixou. As fotos são interessantes, nunca tinha visto assim!

 

Quem quiser ver a imagem clica no link.

 

Levantou poeira quando ficou mais próximo.

 

http://www.temposeverors.com/p/DSC03471.JPG

Link to comment
Share on other sites

Amigos, não sei ainda, mas acho que registrei um quase tornado. Daqui a pouco as imagens, fiquei mais de 1h trancada na sacada, as rajadas eram tão fortes que a porta bateu e o pino baixou. As fotos são interessantes, nunca tinha visto assim!

 

Quem quiser ver a imagem clica no link.

 

Levantou poeira quando ficou mais próximo.

 

http://www.temposeverors.com/p/DSC03471.JPG

 

Será jaque? Não há um célula tão potente pra gerar tornado.Hoje a tarde eu fui na padaria e peguei chuva com vento.hehe. Mas esse vento deve ser o famoso sul. Mas o estranho era ver nuvens baixas por vezes vindo de oeste.

Link to comment
Share on other sites

Gente, mas uma vez, não existe "quase tornado". Neste momento Porto Alegre tem "quase chuva". :?: :?:

 

Hehehe, como não sabia o que era usei essa forma absolutamente errada para me referir... Eu sei Alexandre, mas que é estranho é, um tubo em rotação com o anel no topo! Eu nunca tinha visto! Ventos na região de mais de 80 e poucos (vide estação Gov. Celso, que estava em linha reta com essa nebulosidade)..., tenho mais outras imagem legais do dia, mas só na volta, estou indo neste momento viajar.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Para Jaqueline(mas os outros colegas também podem responder):

http://interativo.climatempo.com.br/pop_fotos.php?ID=4986

 

O que acham deste possível "tornado" fotografado pelo usuário Luiz Pereira e publicado no fórum da Climatempo?Atentem que houve queda de granizo além de ventos muito fortes(e posso confirmar tudo isso já que moro num bairro vizinho ao dele e aqui aconteceu tudo isso, embora não tenha notado nenhuma formação que lembre tornado).Muitos galhos de árvore foram quebrados, inclusive árvores inteiras tombaram ao chão.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Chuva alaga cidades do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

 

 

Em Maringá (PR), ventos de mais de 70 km/h arrancaram árvores pela raiz.

Em Campo Grande, em uma hora choveu o volume esperado para uma semana.

 

Um temporal provocou muitos estragos no interior do Paraná. Na região de Maringá (PR), a chuva caiu forte e praticamente impediu o tráfego nas estradas. Na cidade, ventos de mais de 70 km/h arrancaram árvores pela raiz.

 

Vários carros ficaram destruídos. Bombeiros tiveram muito trabalho para liberar as avenidas. A queda de postes e de semáforos deixou o trânsito confuso.

 

Mato Grosso do Sul

Em pouco mais de uma hora, foram 13 milímetros de chuva em Campo Grande.

A quantidade equivale a uma semana de chuva na cidade. Ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou complicado na cidade.

 

O vento chegou a quase 50 km/h. Em uma universidade, as aulas foram suspensas, pois a água invadiu os corredores. As salas ficaram vazias, cheias de sujeira trazida pela enxurrada.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também forte temporal atingiu a cidade hoje na parte da tarde, com raios, rajadas de vento e cerca de 5 minutos de precipitação de granizo na região do escritório onde trabalho. Algumas pedras eram até de médio tamanho. Não tenho informações de estragos, mas vi a COPEL trabalhando em uma rua em que havia cabos da rede elétrica no chão. No momento chove fraco e tenho um bom volume acumulado no pluviômetro.

 

- Vento: Sul (fraco)

- Temperatura: 20,0°C

Link to comment
Share on other sites

Acabei de assistir uma reportagem no Jornal Nacional, a respeito da maior incidência de raios na região sudeste neste começo de 2008, em comparação com anos anteriores.

Mas depois de ouvir as "explicações", fiquei de cabelo em pé e estarrecido.

Os "meterorologistas" da reportagem, disseram que tal situação decorre do fenômeno La Niña, só que não pára por aí, ainda acrescentaram... "com a atual fase do planeta, ou seja, de aquecimento, não saberemos como isto irá ocorrer daqui a 10, 15 anos...não sabemos se no futuro, teremos a La Niña com mais freqüência e intensidade".

LAMENTÁVEL, NO MÍNIMO, PARA NÃO SER GROSSEIRO !!! :briga:

 

1)Onde está a tese do eterno El Niño, uma das conseqüências do "aquecimento global";

 

2) Virou mania nacional, ou talvez mundial, atribuir a esta palhaçada (aquecimento global), os fenômenos naturais que ocorrem (e que sempre ocorreram e que sempre ocorrerão);

 

3) É sabido, que a região sudeste do Brasil, é uma das mais atingidas por raios no mundo. Então fica a pergunta, qual é a surpresa ?

 

4) Como o mundo está aquecendo, se o mês de janeiro mostra exatamente o contrário, ou seja, resfriamento ?

 

A Terra deveria mudar de nome para Planeta Paranóia por que francamente, este conto criado pela mídia já está ficando cansativo, repetitivo e por demais absurdo.

Link to comment
Share on other sites

Vim do RS hoje e achei o mar muito ressacado em Torres, praticamente não havia areia. Capão já estava ressacado ontem a noite. Na ida (perto de 0h30 de terça), os ventos eram muito fortes e 4 caminhões Báu estavam tombados entre Floripa e PoA, coisa bem anormal, havia alagamentos até Araranguá. Hoje o dia esteve lindo, mas na Chegada a Floripa uma intensa nebulosidade avançou de oeste e até choveu. O céu segue carregado, amanhã vou conferir se tem ressaca.

 

Breno, como o pessoal já falou, nada demais naquela imagem, é apenas um estratus. Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Notícia boa Jaque. A partir de amanhã as chances de temporais isolados no fim da tarde (típicos de verão) aumentam. Finalmente vou voltar a ver raios.

 

Paulo, ótima notícia, obrigada! Me diga, eu precisava de alguns dados daquele dia que ventou muito aqui, segunda, você saberia onde conseguir, aqui de Canas, será que tem alguma estação ou algo que pudesse me fornecer dados de pressão e vento?

Link to comment
Share on other sites

Acabei de assistir uma reportagem no Jornal Nacional, a respeito da maior incidência de raios na região sudeste neste começo de 2008, em comparação com anos anteriores.

Mas depois de ouvir as "explicações", fiquei de cabelo em pé e estarrecido.

Os "meterorologistas" da reportagem, disseram que tal situação decorre do fenômeno La Niña, só que não pára por aí, ainda acrescentaram... "com a atual fase do planeta, ou seja, de aquecimento, não saberemos como isto irá ocorrer daqui a 10, 15 anos...não sabemos se no futuro, teremos a La Niña com mais freqüência e intensidade".

LAMENTÁVEL, NO MÍNIMO, PARA NÃO SER GROSSEIRO !!! :briga:

 

1)Onde está a tese do eterno El Niño, uma das conseqüências do "aquecimento global";

 

2) Virou mania nacional, ou talvez mundial, atribuir a esta palhaçada (aquecimento global), os fenômenos naturais que ocorrem (e que sempre ocorreram e que sempre ocorrerão);

 

3) É sabido, que a região sudeste do Brasil, é uma das mais atingidas por raios no mundo. Então fica a pergunta, qual é a surpresa ?

 

4) Como o mundo está aquecendo, se o mês de janeiro mostra exatamente o contrário, ou seja, resfriamento ?

 

A Terra deveria mudar de nome para Planeta Paranóia por que francamente, este conto criado pela mídia já está ficando cansativo, repetitivo e por demais absurdo.

 

Onde eu assino?

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Link to comment
Share on other sites

Chuva de verão hoje no Rio de Janeiro, em alguns bairros não caiu um pingo, mas a Vila Militar teve tempo severo com 52,6 mm de chuva em 1 hora, rajada de vento com 117km/h e queda de temperatura de 33,4 graus para 20,4 graus em MENOS de 1 hora.

 

realmente, aqui em bangu também foi muito forte!

árvores arrancadas pela raiz, fios arrebentados e falta de energia. Antes de começar a chover eu observava a tempestade. Parecia meio "arrendondada" e tinha o núcleo esverdeado.... E como ele estava a nordeste (mais ou menos na direção da Vila Militar mesmo) não pensei que viria... mas se expandiu de tal forma que chegou até aqui.

tirei algumas fotos das árvores com um celular... depois vou ver se posto.

 

até mais!

Link to comment
Share on other sites

Risco de temporais - alguns localmente fortes - neste fim de semana a julgar pelos índices de instabilidade indicados pelos modelos.

 

Aonde mesmo?

 

Até mais,

 

Cezar

 

HOJE E NO FIM DE SEMANA NOS TRES ESTADO DO SUL (RS, SC E PR).

 

Já preparei a digital! Aqui para o noroeste o risco é bem elevado, não?? talvez, uma das áreas com maior risco!

 

Belas imagens nos esperam!! O tempo está abafado faz 31,2ºc e 38% de umidade (aumentando), muitos CB's e outras nuvens no céu.

Link to comment
Share on other sites

uma chuva torrencial caiu sobre nossa cidade e deixou o centro da cidade praticamente isolado devido a o auto nivel do rio carah, muitas casas estão de baixo d'agua, a tempestade começou por volta das 19:30 como uma simples chuva de verão, e simplismente se transformou em uma torrente de agua e trovoada e um pouco de granizo pequeno, durou mais de 1 hora de chuva forte, pena que eu naum estava com a minha digital pra tirar umas fotinhos do evento. mais chegando novas informações eu repasso a todos. abraços.

Link to comment
Share on other sites

uma chuva torrencial caiu sobre nossa cidade e deixou o centro da cidade praticamente isolado devido a o auto nivel do rio carah, muitas casas estão de baixo d'agua, a tempestade começou por volta das 19:30 como uma simples chuva de verão, e simplismente se transformou em uma torrente de agua e trovoada e um pouco de granizo pequeno, durou mais de 1 hora de chuva forte, pena que eu naum estava com a minha digital pra tirar umas fotinhos do evento. mais chegando novas informações eu repasso a todos. abraços.

Link to comment
Share on other sites

uma chuva torrencial caiu sobre nossa cidade e deixou o centro da cidade praticamente isolado devido a o auto nivel do rio carah, muitas casas estão de baixo d'agua, a tempestade começou por volta das 19:30 como uma simples chuva de verão, e simplismente se transformou em uma torrente de agua e trovoada e um pouco de granizo pequeno, durou mais de 1 hora de chuva forte, pena que eu naum estava com a minha digital pra tirar umas fotinhos do evento. mais chegando novas informações eu repasso a todos. abraços.

Link to comment
Share on other sites

Celio, a animação do radar do Simepar das 21h45min mostrava um núcleo bem forte atingindo Lages em cheio.

 

bem certinho jaqueline, eu não estava em casa no momento do temporal, mais depois q cheguei em casa dei uma conferida na imagem de satelite e confirmei que não se tratava de qualquer chuva de verão.

veja algumas noticias em destaque pelo clicrbs.

 

Lages é atingida por temporal

Cerca de 15 bairros registram pontos de alagamento

Atualizada em 16/02/2008 às 01h04min

 

Pablo Gomes | pablo.gomes@diario.com.br

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, foi atingida por um forte temporal na noite desta sexta-feira. Pelo menos 60 casas foram inundadas em aproximadamente 15 bairros. Até o início da madrugada, não havia registros de feridos ou solicitações de alojamento, mas a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar recebiam pedidos de socorro a todo instante.

 

A chuva iniciou por volta das 19h30min e, até a meia-noite, não havia parado um minuto sequer. Várias ruas do Centro ficaram alagadas, o que tornou o trânsito caótico. O Rio Carahá, que corta a cidade, transbordou, e a Avenida Belizário Ramos, que o margeia, ficou coberta de água em praticamente toda a sua extensão, de pouco mais de cinco quilômetros.

 

Carros e até ônibus estragaram na tentativa de trafegar pela via. Os moradores atingidos não tinham coragem de deixar suas casas, e alguns se desesperavam ao ver o nível da água aumentando rapidamente. A situação mais grave foi verificada no Bairro Passo Fundo, onde muitos tiveram que abandonar temporariamente as suas residências e, quando voltaram, foram surpreendidos pelo furto de móveis e eletrodomésticos.

 

Foram registrados alagamentos em ruas e casas também nos bairros Centenário, Copacabana, Coral, Habitação, Morro Grande, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São Cristóvão, São Miguel, Várzea, Vila Nova e Universitário.

 

No Sagrado Coração de Jesus, a estudante Diomay Helen Furtado Claudino, 16 anos, fazia de tudo para levantar rapidamente os móveis da casa, invadida pela água em aproximadamente 1,5 metro de altura. O pai dela chegou a utilizar uma canoa para tentar salvar alguns bens e oferecer ajuda aos vizinhos.

 

— Mesmo com todo o esforço, certamente alguns móveis serão danificados, como balcão, guarda-roupas e armário, que não conseguimos levantar e foram atingidos pela água — dizia Diomay, lembrando que há mais de cinco anos não presenciava uma chuva tão forte em Lages.

 

A Defesa Civil ficará de prontidão durante a madrugada no batalhão do Corpo de Bombeiros, e disponibiliza o Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) do Bairro Guarujá para receber pessoas que eventualmente fiquem desabrigadas.

 

 

abraços jaque.

Link to comment
Share on other sites

RICARDO BOURSCHEID:

 

Tornado deixa um ferido no litoral de SC

 

A passagem de um tornado deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado, na cidade de Tubarão, no litoral de Santa Catarina. O bairro mais atingido foi o de Lajeado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Duas casas tiveram os telhados arrancados.

 

O tornado atingiu a cidade por volta das 18h. Mais de 10 árvores foram arrancadas do chão, segundo os Bombeiros e houve várias quedas de galhos.

 

No bairro de Lajeado, a porta de uma residência foi arrancada pela força do vento e atingiu a perna de uma moradora, que teve ferimentos leves.

 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo deve permanecer nublado e com chuva neste domingo em Tubarão.

 

O internauta Eduardo João Monteiro, de Tubarão (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 

7032122000it2ng5.jpg

 

O tornado pode ser visto de diversos bairros da cidade de Tubarão

 

*Fonte: Terra (retirado na íntegra).

Link to comment
Share on other sites

RICARDO BOURSCHEID:

 

Tornado deixa um ferido no litoral de SC

 

A passagem de um tornado deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado, na cidade de Tubarão, no litoral de Santa Catarina. O bairro mais atingido foi o de Lajeado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Duas casas tiveram os telhados arrancados.

 

O tornado atingiu a cidade por volta das 18h. Mais de 10 árvores foram arrancadas do chão, segundo os Bombeiros e houve várias quedas de galhos.

 

No bairro de Lajeado, a porta de uma residência foi arrancada pela força do vento e atingiu a perna de uma moradora, que teve ferimentos leves.

 

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo deve permanecer nublado e com chuva neste domingo em Tubarão.

 

O internauta Eduardo João Monteiro, de Tubarão (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 

7032122000it2ng5.jpg

 

O tornado pode ser visto de diversos bairros da cidade de Tubarão

 

*Fonte: Terra (retirado na íntegra).

 

JACQUELINE ESTIVALLET

 

Nossa, que lindo! Que imagem legal, funil perfeito.

 

Tempo | 16/02/2008 | 21h03min

 

Temporal destelha casas em Tubarão, Sul de SC

Uma mulher, que mora na localidade de Lajeado, ficou ferida

Um temporal destelhou algumas residências e deixou uma pessoa ferida em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. A chuva, que começou por volta das 19h deste sábado, provocou estragos principalmente na localidade de Lajeado, onde uma mulher teve um braço fraturado e precisou ser levada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

 

Com o vendaval, ela teria sido atingida por uma porta dentro de casa. Segundo o Corpo de Bombeiros de Tubarão pelo menos três casas foram destelhadas pelo vento. O temporal dificultou a visibilidade na BR-101 e obrigou os motoristas a redobrarem a atenção entre Laguna e Jaguaruna.

 

A previsão do tempo para as principais cidades de SC

 

 

DIÁRIO CATARINENSE

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1768609.xml

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.