Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Verão de 2007/2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 658
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

18/02/2008 - 16h08 - Atualizado em 18/02/2008 - 19h38

Temporal deixa 150 casas destelhadas em Santa Catarina

Em Brusque, pelo menos 500 casas foram danificadas pela chuva de granizo e ventos.

Previsão do tempo alerta para chuva com descargas elétricas nesta segunda.

Pancadas de chuvas, fortes ventos e queda de granizo provocaram estragos em alguns pontos da Grande Florianópolis e no município de Brusque (SC), na tarde de domingo (17).

Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), foram distribuídas lonas para cobrir as 150 residências destelhadas em três bairros de Biguaçu (SC), em um bairro de Florianópolis e em Brusque, onde pelo menos 500 casas foram danificadas.

A Defesa Civil afirmou ao G1 que uma equipe do departamento está em Brusque para fazer uma vistoria. A cidade deve decretar situação de emergência ainda nesta segunda-feira (18). O município de Biguaçu decretou situação de emergência nesta manhã.

As previsões do tempo alertam para a possibilidade de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas, para esta segunda-feira e para o risco de temporal isolado, em especial no Norte de Santa Catarina.

 

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL303768-5598,00-TEMPORAL+DEIXA+CASAS+DESTELHADAS+EM+SANTA+CATARINA.html

Link to comment
Share on other sites

F-6 ???

 

O trabalho original de Theodoro Fujita jamais mencionou F-6.

 

Ouvi o dia inteiro isso na imprensa.

 

Dá uma olhada!

 

http://www.tornadoproject.com/fscale/fscale.htm

 

Está errado.

 

A curva do trabalho de Fujita considera até categoria 12, mas o autor ressalta ser inconcebível valores acima de 5, o que leva a categoria apenas até cinco.

 

Informação oficial do Storm Prediction Center do NOAA, que é o centro de tempo severo de referência do NOAA, a escala Fujita vai até CINCO. Nada de seis.

 

http://www.spc.noaa.gov/efscale/

 

"The F6 level, although present in Dr. Ted Fujita's original wind scale, was not intended for use, is not an official damage level and is not used to rate tornadoes. There is, by definition, no such thing as an 'F6' tornado". (Noaa Tornado FAQ).

Link to comment
Share on other sites

F-6 ???

 

O trabalho original de Theodoro Fujita jamais mencionou F-6.

 

Ouvi o dia inteiro isso na imprensa.

 

Dá uma olhada!

 

http://www.tornadoproject.com/fscale/fscale.htm

 

Está errado.

 

A curva do trabalho de Fujita considera até categoria 12, mas o autor ressalta ser inconcebível valores acima de 5, o que leva a categoria apenas até cinco.

 

Informação oficial do Storm Prediction Center do NOAA, que é o centro de tempo severo de referência do NOAA, a escala Fujita vai até CINCO. Nada de seis.

 

http://www.spc.noaa.gov/efscale/

 

"The F6 level, although present in Dr. Ted Fujita's original wind scale, was not intended for use, is not an official damage level and is not used to rate tornadoes. There is, by definition, no such thing as an 'F6' tornado". (Noaa Tornado FAQ).

 

Devem ter se baseado em leituras da internet, sem interpretar e ficou por isso mesmo, da forma que entenderam.

 

Aqui tem uma discussão só de craques sobre o assunto... http://www.wind.ttu.edu/F_Scale/images/Fujita%20forum.pdf

 

A que está no site é essa: http://www.spc.noaa.gov/faq/tornado/f-scale.html

 

Não foi lá que leram, hehehe!!!!

Link to comment
Share on other sites

Quero aqui, dar os meus parabens, para a metsul.

 

Realmente vcs sao demais, ali naquela reportagem no site sobre os tornados, esta tudo o que realmente presisamos saber sobre esses fenomenos aqui no BRasil , e acaba mesmo com aquele mito , que a a maioria dos orgaos nacionais tem em dizer que ` tornados sao fenomenos raros de acontecer por aqui `

 

Ainda bem que temos institutos como a Metsul, Climaterra e o Simepar, que ao meu modo de ver , possuem os melhores profissionais que temos no Brasil .

 

Talves nos aqui do sul, temos toda essa capacidade nao soh pelo profissionalismo de nossos profissionais, talvez tambem pelo fato de estarmos na regiao que mais apresenta fenomenos climaticos, ma se isso ocorre por aqui, os orgaos nacionais tambem deveriam se preocupar e estuda-los melhor, afinal o sul do Brasil tambem faz parte dessa nacao que se chama Brasil .

 

Maus uma vez , Meus parabens

Link to comment
Share on other sites

Por acaso vc é o Paulo Floripa??? :D

 

Paulo Floripa? Olha me chamo Paulo e sou de Florianópolis. Mas esse apelido você viu aonde?

 

Abraço.

 

Paulo Henrique, não é o nosso PauloFloripa de antigamente não.

uhieueiueheuhieuue

 

Paulo Ricardo, esse PauloFloripa é um grande baziano que tá sumidíssimo do BAZ faz um bom tempo...

 

Mas, seja muito bem vindo você também!!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Por acaso vc é o Paulo Floripa??? :D

 

Paulo Floripa? Olha me chamo Paulo e sou de Florianópolis. Mas esse apelido você viu aonde?

 

Abraço.

 

Paulo Henrique, não é o nosso PauloFloripa de antigamente não.

uhieueiueheuhieuue

 

Paulo Ricardo, esse PauloFloripa é um grande baziano que tá sumidíssimo do BAZ faz um bom tempo...

 

Mas, seja muito bem vindo você também!!!

 

Abraço

 

Muito Obrigado Clovis.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, acabei de receber essa informação por mail: Jaquelline, acaba de acontecer a formação de dois tornados aqui no DF. Minha sobrinha fotografou um e meu irmão o outro. Assim que eu puder enviarei as fotografias. As formações ocorrerão entre Ceilândia e Taguatinga - DF aproximadamente às 14:00 de hoje.

 

Novidades, Jaque??

Link to comment
Share on other sites

Acionando nosso expert Duquia!

 

No radar dos milicos... Imagem próxima ao horário

 

tornadodfax1.th.jpg

 

Na animação, parece uma signature......

 

Bah, isso virou festa?! A capital do País também?! Sinceramente Jaque, tenho dificuldade em ver assinatura de tornado nessas imagens do radar. Vou acionar um pessoal que conheço lá e ver se consigo algo mais de informações!

Me aguarde,

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Nossa Duquia, muito obrigada pelo empenho! Desculpe-me roubar seu tempo, mas sei que você também curte o assunto!

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Obrigada Duquia, mais uma vez! Estou vasculhando os jornais e deu um forte temporal, caminhões sairam fora da pista, BRs com trânsito impedido, há imagens de árvores caídas sobre a fiação e o circo Bolshoi parcialmente destruído, um clube chamado Oásis tomado pelas águas, vou seguir as buscas! A maioria das notícias exige cadastro!

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de Tubarão

 

http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=314&Itemid=1

 

Pelo amor de Deus: Uma das diferenças entre um tornado e um furacão é que o tornado é de menor escala.Ele atinge uma localidade, enquanto o furacão pode atingir até cinco municípios - explicou a meteorologista da Epagri Gilsânia Cruz.

Link to comment
Share on other sites

Otima cobertura Jaque e Alexandre, parabéns!

Conseguiram copiar o vídeo do clicrbs?

 

Consegui baixar agora, precisei de algumas tentativas extras, mas deu tudo certo! A resolução saiu muito bem, o vídeo tem 3,27MB. Estarei enviando para o Alexandre, se alguém mais quer, me avise!

 

8)

 

Eu quero Ricardo, por favor mande para jackone@uol.com.br, o único que aceita videos grandes. Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

Duquia, sou fã dela, sempre a escuto na Rádio, ela é muito competente. Isso deve ser erro de digitação. Ela fez uma confirmação de tornado espetacular aqui em SC em 2003, em Campo Erê. Nossa, isso soa estranho, justo na página da Defesa Civil! Só pode ser erro!

 

Descobri.... É erro, nem o nome está correto, reli. É Gilsânia Araújo.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o tornado de Tubarão

 

http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=314&Itemid=1

 

Pelo amor de Deus: Uma das diferenças entre um tornado e um furacão é que o tornado é de menor escala.Ele atinge uma localidade, enquanto o furacão pode atingir até cinco municípios - explicou a meteorologista da Epagri Gilsânia Cruz.

 

Quando mais e mais bichinhos desses forem observados exigir-se-á mais dos profissionais. A voz de uma criança em um daqueles vídeos dizia "... um furacão...", certamente na idade dessa criança eu nunca tinha ouvido, quizá, apresentado para o formato de uma nuvem funil! Na faculdade pouquíssimas informações...

Essa geração está tendo um laboratório e tanto. Eles têm a faca e o queijo ao alcance para fazer uma meteorologia bem melhor futuro/presente.

 

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Dizer que um furacão atinge CINCO MUNICIPIOS é o fim da picada. Nem vou avançar muito para não ser ofensivo. Apenas um detalhe: quantas cidades foram atingidas pelo Katrina ? Cem, duzentas, trezentas ? Qual era o tamanho do Catarina ?

Link to comment
Share on other sites

Jaque ,estou tentando encontrar um arquivo fotográfico do tornado que ocorreu em Santa Terezinha e Pontão da Boa União Soledade, lá por 74 ou 75,mês de junho.Uma vez fui na prefeitura e havia um mostra de fotos históricas, só não sei onde foram parar.Detalhe que em santa Terezinha na casa de dos pais de minha cunhada, sobrou somente o assoalho e o cepo das casas, existem testemunhas oculares do fato, no Pontão um homem morreu, atingido por uma parede que caiu.

Sem querer exagerar, do que vi até hoje em matérias de fotos de estragos de tornados no RS, aquele tornado foi daí pra mais, foi impressionante,incrível! :shock: :o

Link to comment
Share on other sites

Jaque ,estou tentando encontrar um arquivo fotográfico do tornado que ocorreu em Santa Terezinha e Pontão da Boa União Soledade, lá por 74 ou 75,mês de junho.Uma vez fui na prefeitura e havia um mostra de fotos históricas, só não sei onde foram parar.Detalhe que em santa Terezinha na casa de dos pais de minha cunhada, sobrou somente o assoalho e o cepo das casas, existem testemunhas oculares do fato, no Pontão um homem morreu, atingido por uma parede que caiu.

Sem querer exagerar, do que vi até hoje em matérias de fotos de estragos de tornados no RS, aquele tornado foi daí pra mais, foi impressionante,incrível! :shock: :o

 

Paulo!!!!!!!!!! Fico feliz de ler uma mensagem sua! Espero que estejas bem! Nossa, se conseguires essa pesquisa para o site será muito legal, fico muito grata a você, pois os tornados da década de 70 foram incríveis e poderosos, lembro de minha infância em Rio Pardo em 77, uma casa voou sobre a de meus avós e um raio caiu sobre a casa, tenho o material dos vendavais fotolitado da ZH, até Tramandaí ficou totalmente destelhada, isso foi em setembro de 1977. É que tenho tanta coisa para atualizar que falta tempo mesmo. Mas por favor, se conseguir será muito legal. Obrigada.

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

No fim de semana relatei um contato imediato que tive em Rosário:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=4123

 

Alexandre, posso usar a informação no site, lá no Dust Devil?

 

Obrigada!

 

 

Não, foi um redomoinho médio que deve ocorrer dezenas de vezes por dia no estado. Tinha uns cinco metros de altura, mas nao julgo relevante. Aliás, para fins de contabilidade, acho que deveriam somente se anotar os que causam prejuizos: Lajeado e Soledade.

Link to comment
Share on other sites

No fim de semana relatei um contato imediato que tive em Rosário:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=4123

 

Alexandre, posso usar a informação no site, lá no Dust Devil?

 

Obrigada!

 

 

Não, foi um redomoinho médio que deve ocorrer dezenas de vezes por dia no estado. Tinha uns cinco metros de altura, mas nao julgo relevante. Aliás, para fins de contabilidade, acho que deveriam somente se anotar os que causam prejuizos: Lajeado e Soledade.

 

Alexandre, correto! Olha, procuro colocar lá no site os que se encaixam na definição do fenômeno, diâmetro de pelo menos 3 metros. Sei que ocorrem toda hora, mas a título de ilustração do fenômeno fica legal postar as fotos e videos que lá estão, mesmo que não tenham causado prejuizo, mais pela ilustração para quem se interessar mesmo, identificar que aquilo não é um mini-tornado, nem furacão, nem tufão, como dizem, mas sim um Dust Devil.

 

Já os que provocam danos, é importante a análise detelhada, como tiveram os casos de Lageado e Soledade, cobertos de forma inédita no Brasil, pela METSUL. É um bonito fenômeno de vórtice.

Link to comment
Share on other sites

Wind from the ENE (060 degrees) at 7 MPH (6 KT)

Visibility greater than 7 mile(s)

Sky conditions mostly cloudy

Weather Thunder

Showers in the vicinity

Cumulonimbus clouds observed

Temperature 80 F (27 C)

Dew Point 77 F (25 C)

Relative Humidity 88%

Pressure (altimeter) 29.77 in. Hg (1008 hPa)

ob SBFL 202211Z 06006KT 9999 TS VCSH SCT030 FEW035CB BKN070 BKN300 27/25 Q1008

 

muitas descargas, será tempestade, creio!

Link to comment
Share on other sites

O calor e a ação do jato estão estimulando núcleos de instabilidades em quase todo o Sul (fora o RS), além da Argentina e Paraguai.

 

Além da área no litoral centro e norte de SC, há outra que tem seu ponto de divergência no Uruguai e cruza a região de Sta. Vitória do Palmar.

 

Por aqui pressão em 1010,4 mb e 22,7° com 81%. Céu apenas com cirrus e o eclipse da lua em andamento. 8)

Link to comment
Share on other sites

Wind from the ENE (060 degrees) at 7 MPH (6 KT)

Visibility greater than 7 mile(s)

Sky conditions mostly cloudy

Weather Thunder

Showers in the vicinity

Cumulonimbus clouds observed

Temperature 80 F (27 C)

Dew Point 77 F (25 C)

Relative Humidity 88%

Pressure (altimeter) 29.77 in. Hg (1008 hPa)

ob SBFL 202211Z 06006KT 9999 TS VCSH SCT030 FEW035CB BKN070 BKN300 27/25 Q1008

 

muitas descargas, será tempestade, creio!

Dito e feito! ENXURRADA em Floripa!! :shock:

 

Pelo INMET foram 50,2 mm entre 22 e 23 h!! :shock:

 

Na estação do Paulo Floripa continua a chover torrencialmente até agora, 23:40!!

 

Abraços tempestuosos!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos! É torrencial! Muita água mesmo! Esse número irá dobrar, pode crer!

 

Amigos, já há informes sobre Criciúma (no link há fotos):

 

Geral | 20/02/2008 | 19h03min

 

Temporal causa prejuízos em Criciúma

Equipes da Defesa Civil percorreram a cidade fazendo levantamento dos estragos

Um temporal de aproximadamente uma hora causou prejuízos em Criciúma na tarde desta quarta-feira.

 

A chuva começou por volta das 15h30min e de acordo com o secretário de Obras, Mauro Sônego, deixou, pelo menos, 10 famílias desalojadas. Elas serão amparadas pela prefeitura.

 

Três equipes da Defesa Civil de Criciúma percorreram a cidade para fazer um levantamento dos estragos.

 

Lonas para improvisar a cobertura de casas destelhadas também serão providenciadas.

 

Apesar de alguns alagamento na área central de Criciúma e um rápido blecaute nos distritos de Rio Maina e Caravaggio, e centro do município de Nova Veneza, não houve registro de feridos.

 

Os maiores danos foram ocasionados em escolas — uma foi destelhada com o vento e duas árvores caíram sobre o telhado de outra — e numa estamparia, onde parte da cobertura desmoronou.

 

 

DIÁRIO CATARINENSE

 

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1772100.xml

 

------------------------------------

 

Geral | 20/02/2008 | 23h36min

 

Ruas de Itajaí estão alagadas

Chuva forte de 45 minutos inundou alguns bairros da cidade

Ruas de Itajaí estão alagadas com a forte chuva que caiu por cerca de 45 minutos na noite desta quarta-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Plínio Felipe, as regiões mais prejudicadas são a barra do rio, o bairro Promorar, a Rua Trompowiski, na Vila Operária, e algumas ruas do Centro.

 

Plínio acredita que a situação se normalize logo, já que a chuva está parando e a maré está baixa, dando vazão à água. Caso comece a chover novamente, a Defesa Civil orienta os moradores a erguerem os móveis nas regiões mais baixas da cidade. Os telefones de emergência são 193 para a Defesa Civil e 199 para o Corpo de Bombeiros.

 

O Corpo de Bombeiros também registrou ocorrência de queda de árvores na rodovia Antonio Raio, na SC-486. A estrada está trancada e registra engarrafamento próximo à Epagri.

 

 

DIARIO.COM.BR

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a1772664.xml

Link to comment
Share on other sites

Tornado causa prejuízos no Rio Maina

Junior Davi / A Tribuna

Francieli Oliveira|Da Redação

 

 

Parte dos moradores do distrito do Rio Maina vão demorar a esquecer a tarde de ontem, dia 20. Por volta das 15h45min, começou a se formar uma trovoada. Porém, o que parecia ser um temporal comum de verão trouxe destruição e medo. O tornado de baixa intensidade foi o segundo registrado em menos de uma semana na região Sul de Santa Catarina. O primeiro ocorreu no sábado, dia 16, em Tubarão.

 

De acordo com informações do secretário de Obras de Criciúma, Mauro Sônego, foram cerca de 100 casas danificadas, sendo que em dez os estragos foram maiores e duas famílias ficaram desabrigadas. "Estamos realizando um levantamento que vai ser entregue para a Defesa Civil de Santa Catarina, amanhã (hoje) vamos finalizar o documento e saber exatamente qual foi o prejuízo", explica Sônego. Uma serigrafia teve seu telhado totalmente arrancado e jogado em cima de dois carros; o telhado de um posto de combustível ficou parcialmente danificado, e o de uma lanchonete foi totalmente destruído.

 

 

Comerciantes calculam

 

prejuízos com ventos

 

 

Ademir Colombo, proprietário de um posto de combustível que foi atingido pelo tornado, calcula que os prejuízos devem ficar em torno de R$ 8 mil. O estabelecimento teve o vidro de uma das janelas do escritório estilhaçado e parte do forro destruído. Vasos com plantas foram arremessados. "Foi tudo muito rápido, o vento vinha em formato de um redemoinho, como se fosse um tornado", relembra o empresário.

 

Quem também contabiliza os estragos é Clésio Colombo. A lanchonete de sua propriedade também foi atingida. "Começou com a chuva e depois veio o vento, foi cerca um minuto e todo o te- lhado e forro da lanchonete ficaram danificados, ainda não posso nem dizer o tamanho dos estragos".

 

Na serigrafia, além dos danos com o telhado, houve os estragos nas máquinas e estoque. "Metade da empresa foi destruída", confirmou o irmão do proprietário, Antônio Zanette.

 

A aposentada Norma Ronchi Colombo ainda tentava se recuperar do susto no início da noite de ontem. "Agora que estou caindo na real, mas tivemos sorte que ninguém se machucou". Há 43 anos morando na mesma residência a aposentada conta que nunca havia vivido uma situação parecida. "Sempre ocorriam trovoadas e ventos, mas nada parecido com o que aconteceu dessa vez", conta. Norma, que mora sozinha, estava em casa acompanhada de uma filha. "Percebi que começava a vir uma trovoada, então fui fechar as janelas e de repente o vento veio muito forte, o telhado foi todo arremessado para cima", explica. Norma ainda não contabilizou os prejuízos, mas todos os móveis, eletrodomésticos, assim como roupas foram danificadas. A casa ficou alagada e aposentada precisou pedir abrigo para seus filhos.

 

 

Aulas suspensas

 

na Luiz Lazzarin

 

 

A Escola de Educação Básica Luiz Lazzarin foi atingida por três árvores, arrancadas com a força do vento. As aulas foram suspensas imediatamente para que o Corpo de Bombeiros rea- lizasse a retirada dos galhos. O dia de hoje servirá para limpeza e consertos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Acélio Casagrande, na sexta-feira as aulas serão retomadas normalmente.

 

O prefeito de Criciúma, Anderlei Antonelli, esteve no local logo após a passagem do tornado. "Vamos dar uma ajuda, principalmente para as duas famílias que ficaram desabrigadas". A prefeitura também está à disposição do proprietário da serigrafia.

 

 

Ronaldo Coutinho

 

confirma fenômeno

 

 

O engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, através de fotos e relatos, explicou que o fenômeno pode ser classificado como tornado. "Foi um tornado de baixa intensidade e com pouco poder de destruição, quando os ventos ficam um pouco acima de 120 Km/h", relata Coutinho.

 

Os tornados são mais freqüentes do que a maioria das pessoas imagina. Ronaldo Coutinho acredita que em Santa Catarina ocorrem de 15 a 25 por ano. Sendo que essa região é a segunda no mundo em ocorrência desse fenômeno natural. "O tornado é uma nuvem de trovoada, que antigamente era conhecida por pé de vento, o que acontece hoje é que as pessoas se assustam com o nome tornado", finaliza.

 

http://www.atribunanet.com/home/site/ver/?id=65456

 

 

1411_g.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.