Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - DEZEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 494
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje foi um dia frio para os padrões de dezembro aqui em Matão. A mínima foi 18,3°C e a máxima foi 22,7°C. Na região:

 

Ituverava: 18,7°/29,3°

Franca: 17,8°/25,8° (Aut) - 17,9°/24,4° (Con)

Pradópolis: 20,8°/24,2°

São Carlos: 19,0°/22,2° (Aut) - 19,1°/22,2° (Con)

Barra Bonita: 20,0°/25,6°

Catanduva: 20,4°/24,2°

São Simão: 21,2°/23,9°

 

Neste momento, nublado. Choveu fraco agora há pouco. Faz 20,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Caxias do Sul e peguei um frio invernal por lá. Durante a noite os relógios de rua marcavam 11° com vento e chuva, mas estava em torno dos 13°! A sensação estava abaixo dos 10°, sem dúvida, e foi o suficiente para fazer o pessoal lá sentir frio.

 

Registrei mínima de 12,1° a +- 15 m de altura num apartamento. Incrível que fazia apenas 17,4° às 12:30 mesmo com sol e nuvens. Um dia outonal a uma semana do verão!

 

Aqui em casa deu mínima de 16,5° e máxima de 24,8° nesse domingo. Agora faz 18,0° com 72%. Devo ir aos 15°.

Link to comment
Share on other sites

Querem frio ? Querem neve ? Acho que o bicho pega nesta segunda metade de dezembro na costa leste dos States.

 

Parece que na europa tambem ta vindo coisa forte né??

 

O que se deve isso? Novembro foi quente aqui e parte da EUROPA E USA, e agora aqui o padrão mudou com ar frio entrando e lá estar por vir frio cavalar pelo que o Alexandre disse.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia que me lembra muito mais época de pascoa do que de natal, um clima que lembra as últimas semanas de Abril! até chegou aos 29/30°C devido ao tempo seco, mas a sensação nem era de isso tudo, tinha bastante vento também, só que o sol estava fritando! se o verão fosse sempre assim eu ia gosta muito dessa estação, espero que dê mais dias assim pelas próximas semanas, imagino que até janeiro possa dar.

Link to comment
Share on other sites

O "frio" chegou por aqui também. A imagem de satélite atual já diz muita coisa, percebe-se

o enorme ciclone puxando ar frio de sul, imagina se fosse em Julho que beleza de frio não ia

ser.

 

Agora faz 16,8C

 

No eixo Gramado-Canela, fez 8,4º nesta manhã.

Como é bom ter um friozinho destes em dezembro...

Link to comment
Share on other sites

Querem frio ? Querem neve ? Acho que o bicho pega nesta segunda metade de dezembro na costa leste dos States.

 

Parece que na europa tambem ta vindo coisa forte né??

Por enquanto tá um frio "normal" para época (temps entre -4°C/0°C na maioria das regiões alemãs, por exemplo).

Mas o bicho vai pegar nos próximos dias, vai congelar o aquecimento global de Copenhague :twisted:

Acredito que lá por sexta-feira pode fazer uns -5°/-8°C nas ilhas dinamarquesas que abrigam sua capital, algo que é bastante rigoroso para o clima "ameno" da Dinamarca. As máximas ficariam entre -2°C/0°C.

 

Para os lugares mais continentais da Europa Central, o serviço meteorológico alemão estima temperaturas entre -10°/-12°C para sul/leste alemães/áustria/rep. tcheca, podendo chegar a -20°C nas regiões montanhosas. As máximas na sexta e sábado devem ficar entre -2°/-8°C em toda a Alemanha.

Link to comment
Share on other sites

Querem frio ? Querem neve ? Acho que o bicho pega nesta segunda metade de dezembro na costa leste dos States.

 

Parece que na europa tambem ta vindo coisa forte né??

Por enquanto tá um frio "normal" para época (temps entre -4°C/0°C na maioria das regiões alemãs, por exemplo).

Mas o bicho vai pegar nos próximos dias, vai congelar o aquecimento global de Copenhague :twisted:

Acredito que lá por sexta-feira pode fazer uns -5°/-8°C nas ilhas dinamarquesas que abrigam sua capital, algo que é bastante rigoroso para o clima "ameno" da Dinamarca. As máximas ficariam entre -2°C/0°C.

 

Para os lugares mais continentais da Europa Central, o serviço meteorológico alemão estima temperaturas entre -10°/-12°C para sul/leste alemães/áustria/rep. tcheca, podendo chegar a -20°C nas regiões montanhosas. As máximas na sexta e sábado devem ficar entre -2°/-8°C em toda a Alemanha.

 

Espero que sobre um pouco desse frio todo pro fim do mes, pois to indo pra la!! :D

Link to comment
Share on other sites

Estive em Caxias do Sul e peguei um frio invernal por lá. Durante a noite os relógios de rua marcavam 11° com vento e chuva, mas estava em torno dos 13°! A sensação estava abaixo dos 10°, sem dúvida, e foi o suficiente para fazer o pessoal lá sentir frio.

 

Registrei mínima de 12,1° a +- 15 m de altura num apartamento. Incrível que fazia apenas 17,4° às 12:30 mesmo com sol e nuvens. Um dia outonal a uma semana do verão!

 

Aqui em casa deu mínima de 16,5° e máxima de 24,8° nesse domingo. Agora faz 18,0° com 72%. Devo ir aos 15°.

 

Marcos, passei o FDS em Caxias do Sul, também! Engraçado que ao sair sábado à noite para o Havana (ali na antiga estação férrea) passei pela casa do teu avô e lembrei de ti :lol: Cheguei lá com chuvisqueiro e 12C no termômetro do meu carro. Com o vento ciclônico batendo com força a sensação foi de mais frio, logicamente. Ficou assim o tempo todo e nossa saída por volta das 01:30hs a coisa não estava diferente. Sensacional!

Link to comment
Share on other sites

Eu sabia, é muito azar!! :evil:

 

deve ser a maré de azar do BAZ...

 

Chego na Alemanha dia 27/12, exatamente quando "esquenta", pela saida do GFS que o AAA postou.

 

É só o que falta, ir até a Alemanha quase no auge do inverno pra pegar no máximo uma paraguaia e temperaturas positivas ... :roll:

Pra que região que tu vai? Sobe o morro tche, não tem erro, vais pegar metrão de neve acumulada.

Se tu ficares mais para o norte (Berlin, Hannover, Hamburg, etc), sobe as montanhas do Hartz (+-1000m) perto de Braunschweig e Wolfenbüttel, a cidadezinha de Braunlage no topo é show e essa época já rola um esqui. Olha uma foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8e/Braunlage.JPG

 

Se tu ficares mais para o sul (München, Stuttgart, Nürnberg), não tem erro, tu tá praticamente nos Alpes :D. A melhor dica é curtir um Ski em Gärmisch-Partenkirchen e pegar o famoso trem até o Zugspitze (2900m).

 

Porém se tu for como a maioria e ficar mais no oeste, na região da Renânia (Frankfurt, Köln, Düsseldorf, Bonn, Dortmund), aí é azar mesmo, é a região mais quente da Alemanha, podes pegar até uns 10°C. Quem sabe rola um friozinho maior nas montanhas a leste de Frankfurt, as tais do Hessische Gebirge (+-500m), mas acho que lá não rola ski.

 

De qualquer forma, a Alemanha é um país pequeno, é muito fácil tu pegar um ICE e em 2 ou 3 horas tu chega em algum point de ski. Ou aluga um carro, sem limite de velocidade nas Autobahn se chega facinho a qualquer lugar - só cuida com neve na estrada e, oq é pior, aquilo que eles chamam de "Glatteis", uma camada de gelo transparente que se forma nas rodovias.

Link to comment
Share on other sites

Eu sabia, é muito azar!! :evil:

 

deve ser a maré de azar do BAZ...

 

Chego na Alemanha dia 27/12, exatamente quando "esquenta", pela saida do GFS que o AAA postou.

 

É só o que falta, ir até a Alemanha quase no auge do inverno pra pegar no máximo uma paraguaia e temperaturas positivas ... :roll:

 

E eu vou chegar em Boston dia 26/dez e sair por NY dia 30/dez.

Do jeito que estão os modelos, só com auxílio da Fundação Cacique Cobra Coral... :D

Link to comment
Share on other sites

Eu sabia, é muito azar!! :evil:

 

deve ser a maré de azar do BAZ...

 

Chego na Alemanha dia 27/12, exatamente quando "esquenta", pela saida do GFS que o AAA postou.

 

É só o que falta, ir até a Alemanha quase no auge do inverno pra pegar no máximo uma paraguaia e temperaturas positivas ... :roll:

Pra que região que tu vai? Sobe o morro tche, não tem erro, vais pegar metrão de neve acumulada.

Se tu ficares mais para o norte (Berlin, Hannover, Hamburg, etc), sobe as montanhas do Hartz (+-1000m) perto de Braunschweig e Wolfenbüttel, a cidadezinha de Braunlage no topo é show e essa época já rola um esqui. Olha uma foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8e/Braunlage.JPG

 

Se tu ficares mais para o sul (München, Stuttgart, Nürnberg), não tem erro, tu tá praticamente nos Alpes :D. A melhor dica é curtir um Ski em Gärmisch-Partenkirchen e pegar o famoso trem até o Zugspitze (2900m).

 

Porém se tu for como a maioria e ficar mais no oeste, na região da Renânia (Frankfurt, Köln, Düsseldorf, Bonn, Dortmund), aí é azar mesmo, é a região mais quente da Alemanha, podes pegar até uns 10°C. Quem sabe rola um friozinho maior nas montanhas a leste de Frankfurt, as tais do Hessische Gebirge (+-500m), mas acho que lá não rola ski.

 

De qualquer forma, a Alemanha é um país pequeno, é muito fácil tu pegar um ICE e em 2 ou 3 horas tu chega em algum point de ski. Ou aluga um carro, sem limite de velocidade nas Autobahn se chega facinho a qualquer lugar - só cuida com neve na estrada e, oq é pior, aquilo que eles chamam de "Glatteis", uma camada de gelo transparente que se forma nas rodovias.

 

Pois é, nesse periodo "quente" vou estar justamente em Dusseldorf. Pelo que olhei nos historico do wunderground, capaz de pegar até uns 10°C/12°C... :roll:. Pelo menos depois vou pra Berlin, onde é mais garantia. Se pegar até uns -5C com neve ja to satisfeito, menos que isso nao faço muita questão :lol: . Por falta de tempo (e $$ hehe) subir os alpes pra esquiar nao vai dar dessa vez.

Link to comment
Share on other sites

Eu sabia, é muito azar!! :evil:

 

deve ser a maré de azar do BAZ...

 

Chego na Alemanha dia 27/12, exatamente quando "esquenta", pela saida do GFS que o AAA postou.

 

É só o que falta, ir até a Alemanha quase no auge do inverno pra pegar no máximo uma paraguaia e temperaturas positivas ... :roll:

Pra que região que tu vai? Sobe o morro tche, não tem erro, vais pegar metrão de neve acumulada.

Se tu ficares mais para o norte (Berlin, Hannover, Hamburg, etc), sobe as montanhas do Hartz (+-1000m) perto de Braunschweig e Wolfenbüttel, a cidadezinha de Braunlage no topo é show e essa época já rola um esqui. Olha uma foto: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8e/Braunlage.JPG

 

Se tu ficares mais para o sul (München, Stuttgart, Nürnberg), não tem erro, tu tá praticamente nos Alpes :D. A melhor dica é curtir um Ski em Gärmisch-Partenkirchen e pegar o famoso trem até o Zugspitze (2900m).

 

Porém se tu for como a maioria e ficar mais no oeste, na região da Renânia (Frankfurt, Köln, Düsseldorf, Bonn, Dortmund), aí é azar mesmo, é a região mais quente da Alemanha, podes pegar até uns 10°C. Quem sabe rola um friozinho maior nas montanhas a leste de Frankfurt, as tais do Hessische Gebirge (+-500m), mas acho que lá não rola ski.

 

De qualquer forma, a Alemanha é um país pequeno, é muito fácil tu pegar um ICE e em 2 ou 3 horas tu chega em algum point de ski. Ou aluga um carro, sem limite de velocidade nas Autobahn se chega facinho a qualquer lugar - só cuida com neve na estrada e, oq é pior, aquilo que eles chamam de "Glatteis", uma camada de gelo transparente que se forma nas rodovias.

 

Pois é, nesse periodo "quente" vou estar justamente em Dusseldorf. Pelo que olhei nos historico do wunderground, capaz de pegar até uns 10°C/12°C... :roll:. Pelo menos depois vou pra Berlin, onde é mais garantia. Se pegar até uns -5C com neve ja to satisfeito, menos que isso nao faço muita questão :lol: . Por falta de tempo (e $$ hehe) subir os alpes pra esquiar nao vai dar dessa vez.

Se vais de Düsseldorf até Berlin, passa no Hartz (Braunlage) é meio do caminho, vale a pena... mesmo se não quiser esquiar ;)

Se as projeções do GFS se mantiverem, não pegas nem -5°C, nem neve nem em Berlin, nem em Düsseldorf :( Não é praga não, a Alemanha tem uma dificuldade com mínimas baixas por causa do excesso de umidade no inverno, só acontecem mínimas muito baixas nessas situações excepcionais como dessa semana. O clima típico da Alemanha essa época do ano é temps entre 0°C e 5°C e nublado, com eventuais chuviscos ou algumas paraguaias.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E os microclimas voltaram a atacar nesta manha aqui em santa rosa,apos uma ausencia de quase 2 meses.Foi registrada a menor minima dos ultimos 54 dias aqui na baixada com a diferença de temperatura entre o centro e a baixada chegando a 6°c em uma distancia de apenas 1500 metros.

 

TEMP.MIN: 10.5[bAIXADA] 13.2[iNMET] 14.0[PARQUE] 16.4[CENTRO]

TEMP.MAX: 31.7[bAIXADA] 30.3[iNMET] 29.4[PARQUE] 30.8[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia frio para os padrões de Dezembro em Matão. A mínima de 17,2°C associado a chuva, umidade e vento causou sensação de frio hoje pela manhã, a maior desde outubro. Choveu 6,5mm. A máxima chegou a 23,2°C. Agora, céu com algumas nuvens e 20,1°C. Está frio!

 

Até agora no mês, 14 dias e 14 dias com precipitação.

Link to comment
Share on other sites

Se vais de Düsseldorf até Berlin, passa no Hartz (Braunlage) é meio do caminho, vale a pena... mesmo se não quiser esquiar ;)

Se as projeções do GFS se mantiverem, não pegas nem -5°C, nem neve nem em Berlin, nem em Düsseldorf :( Não é praga não, a Alemanha tem uma dificuldade com mínimas baixas por causa do excesso de umidade no inverno, só acontecem mínimas muito baixas nessas situações excepcionais como dessa semana. O clima típico da Alemanha essa época do ano é temps entre 0°C e 5°C e nublado, com eventuais chuviscos ou algumas paraguaias.

 

Ja me falaram de Braunlagez, se der tempo, tento dar um pulo la, nem que seja só pra fotagrafar a neve, pela honra do BAZ :lol: ...

 

E dei uma olhada agora e a média de Berlin pra janeiro é +0,4°C (-1,9°C / +3,0°C). Realmente pela latitude, nao é tão frio, achei que era menos...de qualquer forma, valeu pelas dicas!!

 

E pra não sai do topico, agora 17C em Ctba!! Agradavel... 8-)

Link to comment
Share on other sites

Estive em Caxias do Sul e peguei um frio invernal por lá. Durante a noite os relógios de rua marcavam 11° com vento e chuva, mas estava em torno dos 13°! A sensação estava abaixo dos 10°, sem dúvida, e foi o suficiente para fazer o pessoal lá sentir frio.

 

Registrei mínima de 12,1° a +- 15 m de altura num apartamento. Incrível que fazia apenas 17,4° às 12:30 mesmo com sol e nuvens. Um dia outonal a uma semana do verão!

 

Aqui em casa deu mínima de 16,5° e máxima de 24,8° nesse domingo. Agora faz 18,0° com 72%. Devo ir aos 15°.

 

Marcos, passei o FDS em Caxias do Sul, também! Engraçado que ao sair sábado à noite para o Havana (ali na antiga estação férrea) passei pela casa do teu avô e lembrei de ti :lol: Cheguei lá com chuvisqueiro e 12C no termômetro do meu carro. Com o vento ciclônico batendo com força a sensação foi de mais frio, logicamente. Ficou assim o tempo todo e nossa saída por volta das 01:30hs a coisa não estava diferente. Sensacional!

Sério??? Meus irmãos e meus primos iam para o Havana, mas acabaram só por ir para outro lugar, ficar na cerveja e não saíram! Eu e a Isabel estávamos dormindo sentado lá pelas 2 h e nem acompanhamos o grupo.

 

O frio estava dose! E interessante que, ao subir a serra no final do dia de sábado, estava chovendo até moderado devido ao efeito da orografia. No interior tinha até sol. Em Caxias era aquele invernão.

 

Abraços caxienses!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia amanheceu com mínima de 17,7°C e agora temos sol forte com algumas nuvens. Faz "apenas" 26,7°C. A máxima chegou a 28,1°C. Bem fresco para dezembro.

 

Não sei se vocês já viram, mas o ETA projeta há várias rodadas uma bela massa polar. Veja as mínimas absolutas em algumas regiões projetadas pelo modelo ETA20:

 

(Temperatura Cidade/Estado - Data)

 

7°C São Joaquim/SP - 19/12

9°C Campos do Jordão/SP - 19/12

10°C Alto Tietê/SP - 20/12

11°C Bento Gonçalves/RS - 18/12

11°C Cotia/SP - 20/12

11°C Santana do Livramento/RS - 18/12

12°C Curitiba/PR - 19/12

12°C Bagé/RS - 18/12

12°C Rio Claro/SP - 19/12

12°C São Paulo/SP - 20/12

13°C Campinas/SP - 19/12

13°C Itapeva/SP - 19/12

13°C Juiz de Fora/MG - 20/12

14°C Gavião Peixoto/SP - 19/12

14°C Bauru/SP - 19/12

14°C Brasília/DF - 21/12

14°C Porto Alegre/RS - 19/12

15°C Presidente Prudente/SP - 20/12

15°C Andradina/SP - 20/12

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

 

E foi mais um dia de grande contraste nas temperaturas entre os 4 pontos da cidade.O ar secou ainda mais e a URA caiu a 22% aqui na baixada.O vento norte-noroeste elevou ainda mais a temperatura,que se aproximou dos 35°c.

 

TEMP.MIN: 13.9[bAIXADA] 15.9[iNMET] 16.8[PARQUE] 18.4[CENTRO]

TEMP.MAX: 34.5[bAIXADA] 32.8[iNMET] 32.0[PARQUE] 33.3[CENTRO]

Link to comment
Share on other sites

11.5ºC de minima hoje em CDJ. 11,4ºC de minima no Horto.

 

Boa marca no Horto Joao..na Aut deu 13,1...

 

Diferença entre 1.7ºC entre as estações.

 

Desprezível diante dos 6ºC de diferença registrado pelo Ilson em Santa Rosa:

 

a diferença de temperatura entre o centro e a baixada chegando a 6°c em uma distancia de apenas 1500 metros.

 

TEMP.MIN: 10.5[bAIXADA] 13.2[iNMET] 14.0[PARQUE] 16.4[CENTRO]

 

As diferenças observadas em CJ não parecem ser tão absurdas ou equivocadas...

 

Andre,

 

A maior diferença de temperatura minima entre o centro e a baixada já registrado por mim,foi de 8,4°c.Enquanto o pessoal do centrao dormia de lençol,eu durmia de cobertor.É só termos um pouco de ar frio em combinaçao com o ar seco e essas diferenças de temperatura aparecem.Fico me perguntando de quanto mais baixo seria a minima em uma baixada daqui do interior da cidade em comparaçao com a minha baixada urbana.Persiste a duvida.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville hj, 18,8 e 30,2, ceu parc nublado, um clima "fresco".

Quase empatei contigo, David. Tive variação de 18,1° a 30,7° aqui em casa. Na média simples tu tiveste 24,5° e eu 24,4°. 8-)

 

Agora faz 22,0° com 84% e alguns estratus insistentes querendo abafar a noite. Venta de SE a 3,5 km/h. A maior rajada atingiu 25,0 km/h no dia de hoje. Pressão em 1012,4 mb.

 

Abraços tecnicamente empatados!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, passei o FDS em Caxias do Sul, também! Engraçado que ao sair sábado à noite para o Havana (ali na antiga estação férrea) passei pela casa do teu avô e lembrei de ti :lol: Cheguei lá com chuvisqueiro e 12C no termômetro do meu carro. Com o vento ciclônico batendo com força a sensação foi de mais frio, logicamente. Ficou assim o tempo todo e nossa saída por volta das 01:30hs a coisa não estava diferente. Sensacional!

Sério??? Meus irmãos e meus primos iam para o Havana, mas acabaram só por ir para outro lugar, ficar na cerveja e não saíram! Eu e a Isabel estávamos dormindo sentado lá pelas 2 h e nem acompanhamos o grupo.

 

O frio estava dose! E interessante que, ao subir a serra no final do dia de sábado, estava chovendo até moderado devido ao efeito da orografia. No interior tinha até sol. Em Caxias era aquele invernão.

 

Abraços caxienses!!

 

Marcos, eu que era um grande crítico da cidade de Caxias, agora tenho que dar o braço a torcer. Além do Havana, a cidade está com belos restaurantes, um shopping novo de alto padrão por sair (Shopping Itália), um shopping ampliado e remodelado (Iguatemi), baladas novas e de alto padrão e uma rua boêmia ali na antiga Estação Férrea. Gostei das mudanças que estão ocorrendo nos últimos meses.

Link to comment
Share on other sites

Andre,

 

Fico me perguntando de quanto mais baixo seria a minima em uma baixada daqui do interior da cidade em comparaçao com a minha baixada urbana.Persiste a duvida.

 

O jeito é ir pendurando termômetro pra todo lado... 8-) Mas faça um monitoramento simultâneo se puder. Seria bem interessante.

 

Se tivesse que dar um chute, diria que a diferença máxima entre topo (pico) e baixada (ponto mais baixo) dificilmente passa de 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Andre,

 

Fico me perguntando de quanto mais baixo seria a minima em uma baixada daqui do interior da cidade em comparaçao com a minha baixada urbana.Persiste a duvida.

 

O jeito é ir pendurando termômetro pra todo lado... 8-) Mas faça um monitoramento simultâneo se puder. Seria bem interessante.

 

Se tivesse que dar um chute, diria que a diferença máxima entre topo (pico) e baixada (ponto mais baixo) dificilmente passa de 10ºC.

 

E se a gente for pensar racionalmente, diferença de 10ºC entre camadas tão próximas na atmosfera (desprezando aqui latitude) é uma aberração... dessas que a natureza às vezes proporciona.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.