Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - DEZEMBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 494
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por causa da nebulosidade estamos com o dia mais ameno em mais de 1 mês aqui, a temperatura máxima atingiu brevemente os 26 graus durante uma tentativa frustrada de mormaço no começo da tarde, antes tivemos algumas garoadas da noite de ontem até a manhã de hoje (10/15 mm), agora voltamos aos 23/24 graus com panacadas isoladas, a infiltração de umidade do mar deve trazer precipitações ocasionais e temperaturas amenas para os próximos dias, normalmente considero este tempo enjoado e monótono (gosto mais de "Rock'n Roll" como diz o Tomasini), mas depois de mais de 1 mês sem ele uns 2/3 dias assim não vão incomodar. No satléite aparecem inexpressivas nuvens médias e baixas avançando sobre SP (deve ser o fantasma da ff), e o que parece ser uma zona de convergência de umidade entre MG e RJ, avançando continente adentro e pegando parte do norte de SP, algumas pancadas de chuva estão embebidas nesta zona.

 

Também bastante fresco por aqui agora, com chuva fraca e 20ºC. Vou torcer para que Dezembro seja

como foi ano passado, com temperatura abaixo da média. Novembro foi quente demais !

 

Pois é, dezembro do ano passado foi o oposto deste novembro, aqui no Rio dez 08 foi um dos mais amenos já registrados após um novembro também muito ameno, em Teresópolis as médias mensais de 24 horas foram:

 

17,4 (nov 08)

 

18,4 (dez 08)

 

21,4 (nov 09)

 

Não creio que dezembro de 2009 seja tão ameno quanto o de 2008, mas com certeza será mais ameno que novembro deste ano.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Lastimável quando há perdas humanas...

 

Aqui mais "Mior de bão impossivi"... 20°C; 1015 hPa e vento o dia inteiro entre 9.7Km/h (INMET) e 16.67Kmh (BASM) com indicativo de rajada em 26.64Km/h (esteve em 28Km na atualização anterior).

 

HÁ SE TODOS OS DIAS FOSSEM ASSIM :);)..

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Um menino de oito anos morreu na manhã desta sexta-feira (4), em Ubatuba depois que um barranco desmoronou sobre a casa em que ele estava, no bairro Estufa II. Segundo a Defesa Civil, esse foi um dos sete bairros afetados pela chuva que atingiu a cidade nesta manhã.

 

Uma queda de barreira interditou por cerca de uma hora e meia a Rodovia Rio-Santos, na altura de Ubatuba, na manhã desta sexta-feira (4). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém ficou ferido no incidente, que foi causado pela chuva forte que atinge a região.

 

Litoral norte do estado teve bastante chuva mesmo, por enquanto Praia Grande nada ainda, mas ainda creio em uma garoa até o final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Dá para ver que este evento está favorecendo áreas mais próximas das barreiras orográficas, na Baixada Fluminense Xerém (pé da serra) já vai acumulando 100 mm em 6 horas e na capital choveu mais no Sumaré, aqui em casa a modorrenta chuva fraca e temperatura muito agradável, 23 graus.

 

Na baixada pode dar algum problema perto de onde passam os rios.

Link to comment
Share on other sites

13,7ºC na minha estação em CDJ agora.... frio! É a mínima do dia.

 

Actual: Máxima: Mínima: Média:

Temperatura: 13.7 °C 17.2 °C 13.7 °C 16.0 °C

Ponto orvalho: 13.3 °C 16.7 °C 13.2 °C 15.6 °C

Humidade: 97% 99% 95% 98%

Velocidade do vento: 1.9km/h / 187.0km/h - 2.8km/h

Rajada de vento: 1.9km/h / 187.0km/h - -

Vento: ES-NORDESTE - - SUL

Link to comment
Share on other sites

Que beleza em Tucci, aqui na Praia Grande 26,4°C.

 

Aqui segue a chuva fraca (breves intervalos moderados) mas começaram algumas rajadas bem fortes, a temperatura é de 21 graus apenas, tarde de inverno, a convergência ficou ao norte da sua região, pode ter só alguma chuva orográfica em geral pouco significativa.

Link to comment
Share on other sites

Que beleza em Tucci, aqui na Praia Grande 26,4°C.

 

Aqui segue a chuva fraca (breves intervalos moderados) mas começaram algumas rajadas bem fortes, a temperatura é de 21 graus apenas, tarde de inverno, a convergência ficou ao norte da sua região, pode ter só alguma chuva orográfica em geral pouco significativa.

 

Com certeza, por enquanto nao parece que teremos algo mais forte por aqui, sim atingindo o litoral norte do estado.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

E mesmo com vento soprando S-SW-W nesta tarde,a temperatura conseguiu passar dos 30°c aqui na baixada.A URA caiu muito ao longo do dia sendo registrado a URA mais baixa do RS Dentre as automaticas do inmet[29%]enquanto aqui na baixada fomos a 24%.Esperasse um forte declinio na temperatura apartir do inicio da noite e o retorno dos microclimas a todo vapor na proxima madrugada.

 

TEMP.MIN: 16.3[bAIXADA] 16.9[iNMET]

TEMP.MAX: 30.6[bAIXADA] 29.1[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

Aqui bati nos 19,5 graus de mínima por volta de 18:00, tarde clássica de inverno com frente fria (com tempo bom seria 23/25 em julho), aliás agora tenho 20 graus e estou a 2,X graus da menor temperatura do ano no horário, isto serve para demonstar como aqui no Rio não tem inverno, qualquer chuva com uma boa pista de vento sul as portas do verão resfria só um pouco menos que uma frente normal típica de inverno

 

Em Xerém na automática 166 mm de chuva nas últimas 8 horas, vai para os rios da Baixada, alguns até já transbordaram (http://infoper.no-ip.org/Serla/historico.aspx?est=223843170&data=2009-12-04), aqui segue a chuva fraca agora virando chuvisco, ventou bastante, em Marambaia teve vento sustentado de 50km/h.

Link to comment
Share on other sites

Impressionado com as cidades da Serra Geral e Campos do Jordão :shock: .

 

5,9°C Morro da Igreja

8,3°C São José dos Ausentes

9,0°C São Joaquim

10,2°C Campos do Jordão/SP

10,3°C Canela

11,4°C Canguçu

11,5°C Monte Verde/MG

14,1°C Bagé

 

Aqui em Matão, a manhã foi chuvosa, sem aparições do sol. Choveu 10,0mm. A mínima ficou em 19,1°C e a máxima chegou a 25,4°; máxima muito boa para uma tarde com frequentes aberturas de sol forte.

 

Agora, céu nublado e 19,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Itatiaia, chuviscos e 19.0C.

Sds.,

 

São tantos "quotes" que gostaria de "quotar" que me perco... :lol:

 

Esse chuvisco aí é interessante...

 

Aqui entre 18°C e 19°C, com PO em mesmos níveis, e vento... Na última atualização, SBSM registrou 27.78Km/h e INMET 12.96KM com indicativo de rajada em 27.36Km/h... Vejamos o que será nas próximas, pois aqui "em baixo" a sensação é de vento moderado e de frio...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

No momento 19 graus no aeroporto central da cidade, iguala a marca registrada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2005 (em 2006, 2007 e 2008 não baixou de 20 em dezembro), também é a menor temperatura desde outubro no local (embora em novembro último tenha feito 15 no Alto e 18 na zona norte não baixou de 20 no centro).

 

Chove fraco ou chuvisca na cidade do Rio agora, enquanto mais ao norte do estado Macaé tem chuva entre moderada e forte a várias horas, na última atualização eram 151 mm em 7 horas, em Xerém após 193 mm em 10 horas apenas chuvisca agora.

 

No Pico do Couto (novamente fora do ar) deve estar uns 7/8 graus agora, quando entra o ar frio sempre fica abaixo de CJ.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

No momento 19 graus no aeroporto central da cidade, iguala a marca registrada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2005 (em 2006, 2007 e 2008 não baixou de 20 em dezembro), também é a menor temperatura desde outubro no local (embora em novembro último tenha feito 15 no Alto e 18 na zona norte não baixou de 20 no centro).

 

Chove fraco ou chuvisca na cidade do Rio agora, enquanto mais ao norte do estado Macaé tem chuva entre moderada e forte a várias horas, na última atualização eram 151 mm em 7 horas, em Xerém após 193 mm em 10 horas apenas chuvisca agora.

 

No Pico do Couto (novamente fora do ar) deve estar uns 7/8 graus agora, quando entra o ar frio sempre fica abaixo de CJ.

 

2006 foi MUITO FRIO!!!!!!

 

Aliás, nas últimas formaturas da piazada do colégio, aqui, desde 2007 foi muito chuvoso...

 

Em tempo: LI EQUIVOCADO!!!... Sobre a PO e o que enviei agora há pouco, desconsiderem o editado antes... Aqui, nas últimas atualizações, 17°C; PO em 11°C segundo INMET; 25.9Km/h na BASM e 19.8Km/h com indicativo de rajada em 38Km no INMET...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos faz 11.1C agora. A minima foi as 18:50 da tarde, quando a estacao registrou 9,6C. No momento, segue bastante umido, chove fraco.

 

Me fu....

 

Tinha apostado 300 reais com o Bruno que chegaria a 7 em CDJ e ele dizendo que não baixava de 9. Perdi 300 reais pro Bruninho. Na próxima vou me hedgear com São Joaquim.

 

Em compensação apostei com o Torales uma quantia um pouco menor que chegaria a no mínimo 5C na baixada do Castelinho esta noite. Me fu com ele!!! A diferença entre aqui em casa em Canela e lá hj de manhã cedo foi quase nada! Aqui tive mínima de 9,3C e lá 8,9C. Ao menos consegui ter um lucrinho nesse mercado de apostas!

 

Fica a pergunta: efeito baixada não funciona no verão?

Link to comment
Share on other sites

Canela deve estar sob intensa nebulosidade, não? Mínimas não tão baixas?

 

Tivesse apostado contigo os 300 contos do Torales, hem Bruno? :mrgreen: :lol: :lol: :lol: :lol: Em Vacaria, até subiu a temperatura pela nebulosidade, como eu disse.

 

As previsões falharam... :| Localmente, o Simepar acertou.

 

 

Havia e há tempo bom!! Não há uma nuvem se quer no céu. Acesse:

 

http://canela.viewnetcam.com:50000/CgiStart?page=Single&Language=0

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos faz 11.1C agora. A minima foi as 18:50 da tarde, quando a estacao registrou 9,6C. No momento, segue bastante umido, chove fraco.

 

Me fu....

 

Tinha apostado 300 reais com o Bruno que chegaria a 7 em CDJ e ele dizendo que não baixava de 9. Perdi 300 reais pro Bruninho. Na próxima vou me hedgear com São Joaquim.

 

Em compensação apostei com o Torales uma quantia um pouco menor que chegaria a no mínimo 5C na baixada do Castelinho esta noite. Me fu com ele!!! A diferença entre aqui em casa em Canela e lá hj de manhã cedo foi quase nada! Aqui tive mínima de 9,3C e lá 8,9C. Ao menos consegui ter um lucrinho nesse mercado de apostas!

 

Fica a pergunta: efeito baixada não funciona no verão?

Ainda bem que não aposteu b**** alguma! 300 pila eu tiro em uma semana de aulas particulares, isso se estiver muito ocupado! E ainda erraria a aposta: previ que faria 13° aqui em casa e tive 14,6°. Foi a menor temperatura desde outubro e um bom frio para dezembro.

 

Agora já disparei e estou em 28,7° com pouquíssimas nuvens. Faz calor mesmo com vento ESE a 11,8 km/h, por vezes mais forte do que isso. U.r. em 51% e p.o. de 17,2° (chegou a 8,3° nessa madrugada).

 

Abraços apostados!

Link to comment
Share on other sites

Só por curiosidade, meu histórico de temperaturas do dia 5/12:

 

Ano - mínima/máxima

1995 - 19°/31°

1996 - 24,1°/29,7° (segunda maior mínima do mês; fez 24,5° dia 30)

1997 - 19,9°/31,4°

1998 - 21,7°/29,0°

1999 -19,4°/31,9°

2000 - 18,6°/24,2°

2001 - 18,0°*/23,2°*

2002 - 21,7°/29,7°

2003 - 21,7°/30,4°

2004 - 21,3°/27,6°

2005 - 21,3°/25,1° (menor amplitude do mês: 3,8°)

2006 - 19,3°/26,3°

2007 - 20,2°/27,7°

2008 - 14,6°/25,8° (menor temperatura do mês)

2009 - 14,6°/ ?

 

* = INMET

 

Reparem que a mínima de 5/12/2008 foi exatamente a mesma de hoje, um ano depois! 8-)

 

Agora faz 28,5° com 51%.

Link to comment
Share on other sites

Troyano: não aguentava mais as maximas de 30 e minimas de 24°C, hoje a minina foi de 22,2°C.

Fernando Troyano....realmente uma baixa significativa.

Mas não é importante,,,vendo a foto da estação do Carlos méDias.

Só rauzito:

.....

Quando todos

Praguejavam contra o frio

Eu fiz a cama na varanda.....

 

Grande Mafili, ja veio resolver os pepinos que tinha em Santos ? Quando vier não esqueça de avisar.

 

Alias, ontem estava comendo um bolo e o vento na varanda estava horrivel e com aquela chuva fraca, meu deus, o outono voltou com vento sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

O efeito baixada funciona no verao tambem,só que as condiçoes para esse efeito funcionar nao sao muito frequentes na estaçao mais quente do ano.Céu estrelado,ar frio,pouco vento ou nada e ar seco,sao condiçoes necessarias.O que ocorreu nesta madrugada aqui em santa rosa que impediu um declinio maior da temperatura e por tabela,uma diferença maior na minima entre a baixada e o centro,foi o vento.Foi constante a madrugada inteira aqui na cidade,e até mesmo aqui na baixada[raro].Se nao tivesse vento,eu apostaria em 11°c nesta madrugada.O que impediu o efeito baixada aí em canela,deveria ser a falta de ar seco e talvez a ocorrencia de nebulosidade na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos faz 11.1C agora. A minima foi as 18:50 da tarde, quando a estacao registrou 9,6C. No momento, segue bastante umido, chove fraco.

 

Me fu....

 

Tinha apostado 300 reais com o Bruno que chegaria a 7 em CDJ e ele dizendo que não baixava de 9. Perdi 300 reais pro Bruninho. Na próxima vou me hedgear com São Joaquim.

 

Em compensação apostei com o Torales uma quantia um pouco menor que chegaria a no mínimo 5C na baixada do Castelinho esta noite. Me fu com ele!!! A diferença entre aqui em casa em Canela e lá hj de manhã cedo foi quase nada! Aqui tive mínima de 9,3C e lá 8,9C. Ao menos consegui ter um lucrinho nesse mercado de apostas!

 

Fica a pergunta: efeito baixada não funciona no verão?

 

Fico aguardando o depósito! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.