Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Meus Acers em Canela


Bruno Saraiva
 Share

Recommended Posts

Fotos tiradas hj pela manhã sob uma temperatura de 2,8ºC. Os accers estão completamente vermelhos!

 

http://img167.imageshack.us/my.php?image=accer1dx4.jpg

 

http://img466.imageshack.us/my.php?image=accer2ci6.jpg

 

http://img340.imageshack.us/my.php?image=accer3rd0.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa é uma boa pergunta para o tio Bettega!

 

Que tio nada guri, só tenho 31 anos!!

 

Sou engenheiro não botânico!! hehehe :D

 

Pelos meus parcos conhecimentos em botânica, diria que não são parentes, apesar de serem parecidos!!

 

Plátano: Platanus acerifoila

Acer do Bruno: Acer palmatum

 

Pela análise dos nomes científicos, fica clara a diferenciação, mas um botânico poderia confirmar se existem diferenças grandes nos genótipos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Essa árvore é linda!

 

A propósito, não é esse modelo de folha a que está estampada na bandeira do Canadá?

 

A imagem combina perfeitamente com a planta!! Só falta tudo ficar branco... no chão! 8)

 

Grande Marcos,

 

A folha estampada na bandeira do Canadá é na verdade a de um Acer Saccharum (de onde extrai-se o "Maple syrup").

Link to comment
Share on other sites

Fotos tiradas hj pela manhã sob uma temperatura de 2,8ºC. Os accers estão completamente vermelhos!

 

http://img167.imageshack.us/my.php?image=accer1dx4.jpg

 

http://img466.imageshack.us/my.php?image=accer2ci6.jpg

 

http://img340.imageshack.us/my.php?image=accer3rd0.jpg

 

Bruno,

 

Realmente um show de fotos, ainda mais com essa cerração!!

Vou enviar as fotos das Momijis curitibanas, estão iguaizinhas!! Lá no jardim botânico há lindos espécimes com 4m!!

Vou ver se consigo algumas fotos!!

 

A propósito, tua casa fica perto do Parque das Sequóias? Creio que já passei por esta rua!

Link to comment
Share on other sites

Não, Bettega. Minha casa fica no condomínio Quinta da Serra. O parque das Sequóias está mais para o lado de São Chico.

 

Na terceira foto vcs podem perceber que existe uma lomba. Ela vai dar no ponto mais alto (área Urbana de Canela) do município de Canela. Fica a menos de 300 metros da minha casa. Que privilégio! Lá em cima tenho 867 metros. Na minha casa fico nos 825 metros.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Lindos exemplares!

 

Os acers e os platanos são realmente muito parecidos, mas eles não são parentes próximos!

 

Não são nem da mesma família e nem da mesma ordem!

 

Os acers fazem parte da família aceraceae e os platanos fazem parte da família platanaceae.

 

Todas as aceraceas pertencem a ordem sapindales, junto com mais de 20 famílias!

 

Já as platanaceas, pertencem a ordem proteales, ordem que conta somente com 3 famílias!

 

O grau mais próximo de "parentesco" é a classe das magnoliopsidas, ou seja, as dicotiledôneas (plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones).

 

Ou seja, são parecidos, mas são bem distantes!

Link to comment
Share on other sites

Lindos exemplares!

 

Os acers e os platanos são realmente muito parecidos, mas eles não são parentes próximos!

 

Não são nem da mesma família e nem da mesma ordem!

 

Os acers fazem parte da família aceraceae e os platanos fazem parte da família platanaceae.

 

Todas as aceraceas pertencem a ordem sapindales, junto com mais de 20 famílias!

 

Já as platanaceas, pertencem a ordem proteales, ordem que conta somente com 3 famílias!

 

O grau mais próximo de "parentesco" é a classe das magnoliopsidas, ou seja, as dicotiledôneas (plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones).

 

Ou seja, são parecidos, mas são bem distantes!

 

Hã :rolleyes:

Porra Guto desde quando voce tem esse conhecimento??

E eu louco pra achar alguem pra me ajudar com umas arvores em Campos!!!

Populariza isso pra gente!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Lindos exemplares!

 

Os acers e os platanos são realmente muito parecidos, mas eles não são parentes próximos!

 

Não são nem da mesma família e nem da mesma ordem!

 

Os acers fazem parte da família aceraceae e os platanos fazem parte da família platanaceae.

 

Todas as aceraceas pertencem a ordem sapindales, junto com mais de 20 famílias!

 

Já as platanaceas, pertencem a ordem proteales, ordem que conta somente com 3 famílias!

 

O grau mais próximo de "parentesco" é a classe das magnoliopsidas, ou seja, as dicotiledôneas (plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones).

 

Ou seja, são parecidos, mas são bem distantes!

 

Hã :rolleyes:

Porra Guto desde quando voce tem esse conhecimento??

E eu louco pra achar alguem pra me ajudar com umas arvores em Campos!!!

Populariza isso pra gente!

 

Abs

 

Aprendi algumas coisas com o meu avô!

 

Ele era dono da Lagoinha (hoje virou um bairro em CDJ), e lá tinha muita coisa de plantas para clima temperado!

 

Mas eu me identifico mais com as plantas tropicais, pois a fazenda deixou de ser do meu avô ha muito tempo, não deu tempo de aproveitar campos o suficiente :(

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Filipe, aqui na serra do RS os acers começam a ficar vermelhos a partir da segunda quinzena de abril, atingindo o vermelho mais agudo e bonito na segunda quinzena de maio. Qual o grau de vermelho que se encontram os teus acers agora? Fraco ou forte? Suponho q seja forte, pois o inverno e o frio começam mais cedo por aí. Final de Outubro representa o nosso final de abril aqui.

 

Esses meus exemplares possuem 6 anos. O crescimento é lento.

Link to comment
Share on other sites

Aqui varia um pouco consoante a zona da cidade, mas mesmo numa mesma zona há arvores ainda quase verdes ao lado de outras já vermelhas. Até tenho aqui uma foto de uma árvore metade vermelha metade verde :lol:

 

Nesta foto dá para ver as diferenças (acers ainda jovens)

img5165rv7.jpg

 

Noutra zona da cidade

img5086uw8.th.jpg img5114yw5.th.jpg img5082qm7.th.jpg

 

Em 6 anos só cresceram isso? :? As árvores mais belas são sempre as que crescem mais devagar :evil: Pensei que fossem mais rápidos, mais ou menos como os platanus, mas parece que são tão lentos como os carvalhos...

Link to comment
Share on other sites

Os acers das tuas fotos são diferentes dos meus (minha casa), porém é o exemplar mais comum das ruas de Canela. Esse exemplar é mais robusto e cresce mais rápido. Os meus são mais delicados.

 

Esses exemplares mais robustos costumam apresentar o mesmo ciclo de quedas de folhas dos exemplares mais delicados. Aqui na serra gaúcha eles chegam a esse estágio mais ou menos no final do mês de abril. Pelo visto o principal critério para o avermelhamento das folhas deve ser a inclinação solar e a duração dos dias, já que aí o outono é praticamente o inverno de Canela.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Os acers das tuas fotos são diferentes dos meus (minha casa), porém é o exemplar mais comum das ruas de Canela. Esse exemplar é mais robusto e cresce mais rápido. Os meus são mais delicados.

 

Esses exemplares mais robustos costumam apresentar o mesmo ciclo de quedas de folhas dos exemplares mais delicados. Aqui na serra gaúcha eles chegam a esse estágio mais ou menos no final do mês de abril. Pelo visto o principal critério para o avermelhamento das folhas deve ser a inclinação solar e a duração dos dias, já que aí o outono é praticamente o inverno de Canela.

 

Abs!

 

Olá Bruno,

 

A questão é um pouco mais ampla.

A diminuição da luminosidade é um fator importante, mas para que as cores sejam vibrantes é necessário que o outono seja seco, ensolarado e frio.

Se estas premissas forem cumpridas, haverá um verdadeiro show de cores!!

Link to comment
Share on other sites

Os acers das tuas fotos são diferentes dos meus (minha casa), porém é o exemplar mais comum das ruas de Canela. Esse exemplar é mais robusto e cresce mais rápido. Os meus são mais delicados.

 

Esses exemplares mais robustos costumam apresentar o mesmo ciclo de quedas de folhas dos exemplares mais delicados. Aqui na serra gaúcha eles chegam a esse estágio mais ou menos no final do mês de abril. Pelo visto o principal critério para o avermelhamento das folhas deve ser a inclinação solar e a duração dos dias, já que aí o outono é praticamente o inverno de Canela.

 

Abs!

 

Olá Bruno,

 

A questão é um pouco mais ampla.

A diminuição da luminosidade é um fator importante, mas para que as cores sejam vibrantes é necessário que o outono seja seco, ensolarado e frio.

Se estas premissas forem cumpridas, haverá um verdadeiro show de cores!!

 

Interessante. Não sabia desta questão.

 

Valeu, Bettega.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
Bruno,

 

Dá uma olhada nas belas momijis (A. palmatum) do Jd. Botânico de Curitiba.Tirei as fotos anteontem.

 

Eles têm em torno de 8 anos.

 

http://img128.imageshack.us/my.php?image=p1010023mk6.jpg

 

http://img160.imageshack.us/my.php?image=p1010002tk1.jpg

 

Olha, acho que as minhas quando crescerem vão ficar mais ou menos assim! No centro de Gramado esse é o tipo de árvore mais utilizado para fazer contraste com a arquitetura da cidade.

 

Belos exemplares!

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

 

Dá uma olhada nas belas momijis (A. palmatum) do Jd. Botânico de Curitiba.Tirei as fotos anteontem.

 

Eles têm em torno de 8 anos.

 

http://img128.imageshack.us/my.php?image=p1010023mk6.jpg

 

http://img160.imageshack.us/my.php?image=p1010002tk1.jpg

 

Olha, acho que as minhas quando crescerem vão ficar mais ou menos assim! No centro de Gramado esse é o tipo de árvore mais utilizado para fazer contraste com a arquitetura da cidade.

 

Belos exemplares!

 

Bruno,

 

É verdade, Gramado investiu muito na arborização pública! Quase não se vê por lá as espécies nativas. São na maioria espécies exóticas.

 

Aqui em Curitiba acontece algo similar, mas em escala reduzida, pois estes espécimes infelizmente têm alto custo e ficaria inviável economicamente estender seu uso por toda a metrópole.

De qualquer forma, a utilização de exóticas é bastante difundida, especialmente plátanos, acer palmatum, resedás, acer negundo e outras coníferas exóticas.

Assim que puder, postarei mais fotos, dessa vez do Acer palmatum, do Quercus alba (carvalho americano) e da Araucaria cunninghamii que acabei de plantar no jardim de minha casa!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.