Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Campos do Jordao - Vila Inglesa


Joao
 Share

Recommended Posts

ALtitude: 1670 msnm

Termometro: Data Logger Abrigado.

 

Abril:

Temperatura Media: 15,15C

Desvio Padrao: 1,14C

Media das Minimas: 11.06C

Desvio Padrao: 1.64C

Media das Maximas: 20,46C

Desvio Padrao: 2.04C

Maxima Absoluta: 23C no dia 14/04/07

Minima Absoluta: + 9C nos dias 11, 12, 15 e 18/04/2007

Numero de geadas (temp <= +3C): zero

Numero de horas de frio (temp<=+7C): zero

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Resumo Estatistico 2007

 

Temperatura Media***

Abril*: 15,15

Maio: 11,85

Junho: 9,51

Julho**:9,25

Temperatura Media Minima

Abril*:11,06

Maio: 5,29

Junho: 3,97

Julho**:3,61

Temperatura Media Maxima

Abril*: 20,46

Maio: 19,21

Junho: 18,13

Julho**: 18,07

No de dias com geada

Abril*: 0

Maio: 8

Junho: 9

Julho**: 12

No de dias abaixo de zero

Abril*: 0

Maio: 1

Junho: 2

Julho: 3

Minima Absoluta

Abril*: 9,00

Maio: (0,50)

Junho: (1,00)

Julho**: (0,50)

Maxima Absoluta

Abril*: 23,00

Maio: 23,50

Junho: 21,00

Julho**: 21,00

 

* Mediçoes iniciadas em 12 de abril

** Mediçoes até o dia 22 de julho

*** Foi usado para calculo de Temperatura Media: (2 x T 9h + T21 + Tmax + Tmin) / 5

 

- Foi considerado dia com geada o dia que apresentou minima menor ou igual a 3 graus Celsius

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom, dos dados apresentados acima tenho a acrescentar:

- 29 geadas no ano até agora. Um numero bastante interessante.

- Media das minimas está tambem bastante interessante, considerando que tirando o final de maio, inicio de junho, nao tivemos frio intenso na regiao. Media das minimas bastante estavel.

- A media das maximas, como desconfiava, estao razoavelmente baixas. Por outro lado, o clima se mostrou bastante estavel, fazendo com que a variancia amostral seja bastante baixa. Tivemos poucos dias de tempo nublado. Nessa semana, quando choveu bastante na cidade, a amplitude termica caiu muito, ficando basicamente entre 8 e 12 graus por mais de 24 horas. Mas isso esta se mostrando bastante raro, como mostram meus dados. É tao facil ir a 3 graus no inverno quanto é facil ir a 19 de maxima, mesmo que essa maxima nao dure mais que meia hora.

- Estou impressionado com o numero de horas de frio. Nao fiz as contas ainda, mas tivemos dias aqui com 8 horas abaixo de 4 graus, por dias seguidos.

- A media absoluta na regiao esta se mostrando bastante baixa, por ter muito pouco insolaçao. Isso porque o bairro se localiza num vale a 1700 metros de altitude, bastante arborizado. Eu desconfiava disso tambem!!!

 

É isso.

Link to comment
Share on other sites

No meu entender, a media é tao diferente por que no calculo de Media Pegamos Tmin + T21h + 2 x T 9h + T max.

 

Tmin + 2x T9h + T 21H sao horarios muito frios por lá, nao há insolaçao nesses horarios. Isso faz com que baixadas ou Vales sejam favorecidos em termos de frio quando o calculo utilizado é o oficial.

 

Imagine que o efeito que ocorre na Vila Ingleza é exatamente o mesmo que ocorre no Horto. Só que o Horto está a 1550 metros de altitude. A vila Ingleza está a 1700 metros e na encosta da borda da serra (+- 2000 metros).

 

Pra mim acaba fazendo sentido essa mecanica de temperatura.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

imagemgm2.th.jpg

 

8640 inputs de dados de temperatura, observadas a cada 5 minutos, por 30 dias.

 

 

Ficou um pouco ruim, mas acho que dá pra visualizar. O grafico acima mostra como foi o comportamento medio da curva de temperatura diaria de casa nesse mes de julho.

 

- Essa dinamica muda muito pouco durante o mes. Mas percebam que na media, a temperatura fica abaixo de 8 graus celsius por 11 horas e meia, praticamente metade do mes de horas de frio.

- Com o sol, a elevaçao de temperatura é abrupta, mas por isso tambem nao se sente calor em casa. Isso porque ficamos poucas horas em torno de 18 graus celsius, nao dá pra esquentar dentro de casa. Acho que isso ajuda a explicar porque saimos com tantos casacos de manha e depois temos que ficar carregando na rua durante o dia.

- A manutençao de temperatura muito baixa por muitas horas faz com que as geadas sejam muito comuns em Campos. Eu diria que nao há pico de frio, há estabilidade de frio. Hé por outro lado, pico de calor na cidade. A temperatura tem parece que passa por estacionariedade a maior parte do dia e de repente, as 9 e meia da manha, sofre um choque. A queda de temperatura a tarde é mais vagarosa, mas nao deixa de ser repentina tambem.

 

- Alguma semelhança com clima de deserto frio? TOTAL! O atacama é exatamente assim. Regiões de grandes altitude tem curva semelhante de temperatura tambem.

 

É isso.

Abs

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É possível achar no Google Earth a tal Vila Inglesa?

 

Certamente é. -22.751190, -45.568100

 

Eu cheguei pelo Google Maps. Provavelmente te leva ao bairro.

Se der errado, me avise que pego nos save points do GPS.

 

Mas nao se engane, a Vila Ingleza nao é uma exceçao. Há outros bairros parecidos, apesar daquela região ser fria pra própria cidade.

A estaçao do CPTEC está bem no centrinho da cidade. A do INMET confesso que nao conheço.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Caio, é com "z" mesmo, pois tem de parecer o mais estrangeiro possível, he he he.

 

Bom, eu conheço a região. É muito bonita, realmente parece outro país e é muito fria. É uma das regiões mais frias de CJ. O interessante é que subimos, subimos e subimos, além dos 2000m, e lá ainda parecia mais frio... a região pega pouquíssimo sol, já que é um pequeno vale e é muito arborizada. Mas tem uma região de grama que é descoberta, isto é, não é totalmente coberta por árvores.

 

Também fica a alguns quilômetros do centro, e dá pra perceber que é mais frio. Ela concilia elevada altitude, vale, vegetação e distância da urbanização num só lugar.

 

Nestes dados dá pra acreditar, lembrando-se que é uma região fria de CJ. Se quiserem comparar com SJ, dá pra comparar com os bairros frios.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

A mecânica de temperatura em CJ é muito semelhante à de Ctba, nestes dias de céu claro. Impressionante. Este gráfico demonstra precisamente o que eu sempre disse, isto é, da necessidade em se considerar a distribuição da temperatura para percebermos o clima de um lugar, e, ainda mais, para determinarmos as médias. É por isso que a média oficial é ponderada, pois busca considerar esta distribuição.

 

Reparem como a faixa relativamente próxima à temperatura mínima expande-se por um período maior do que a faixa relativamente próxima à temperatura máxima. Isso nos conduz a médias ponderadas inferiores às médias aritméticas simples. Quando ocorre o inverso, como em Brasília, por exemplo, a média ponderada torna-se superior à média aritmética simples.

 

E por que isso é importante? Cientificamente, é importante pois são realidades distintas. Praticamente, pois isto influi na percepção prática e sensível do clima: daí as surpresas e as mistificações de "lá parece mais frio" ou "mais quente", frente a dados simplistas. Quando a prática não concorda com a teoria, não é a ciência que é fria, os dados que são ruins.

 

Claro que as razões destas mecânicas devem corresponder a múltiplas variáveis locais, desde variáveis "macro" como latitude e altitude, a variáveis "micro", como o relevo, posição geográfica (continentalidade/maritimidade etc.), cobertura vegetal etc.

 

Por aqui, a faixa de temperatura três graus próxima à máxima costuma durar das 11:00 às 17:00, e até meio-dia às 16:00, como é praxe no inverno. Já a faixa de temperatura três graus próxima à mínima costuma durar das 21:00 às 09:00. Esta mecânica tb oscila anualmente, sendo que a amplitude diminui no verão, porém, sempre quando há vento leste a média ponderada cai mais e as máximas tornam-se menos significativas.

 

abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Zeocit,

 

Nosso idioma sofreu várias reformas ortográficas e dentre as mudanças, figura aquela que trocou vários "z" por "s". Vide o meu nome, Luiz. Da mesma forma, antes encontrávamos "paiz", "inglez" etc. O fato é que nossa língua possuía uma escrita bem complexa, fundamentada diretamente nos radicais greco-romanos, o que foi totalmente suprimido no decorrer do século XX.

 

Deveria ser legal escrever como antes. Ir a pharmacia comprar remedios, retornando para mor de ler livros de phylosophia em casa, de quando em vez visitando a Bahia, na praia, encontrando muitos inglezes, assim como por ahi em Curityba. Elles mudaram cousas demais... Bons annos aquelles! 8)

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Sem duvida. É algo bastante artificial.

 

Sinceramente, a distancia para o original é tao grande que mais parece um exagero. Nao tem nenhuma semelhanca com as contrapartes de clima temperado.

 

Uma coisa que chama a atencao em locais de clima temperado eh a ausencia de vida, quando comparamos com regioes tropicais, como o Brasil.

 

Aqui tem insetos pra todo o lado.

 

Paises de terceiro mundo sao muito parecidos. Falta grana, infraestrutura. Nao adianta fazer meia duzia de casas e chamar de vila qualquer coisa. Nas esquinas, na calçada feita com material de segunda, no banco descascado. O terceiro mundao esta em todo lugar

 

Voltando as observacoes de temperatura. Ocorre exatamente o que o zeocit falou. Em lugares como Brasilia as temperaturas das 9 e das 3 sao elevadas e aumentam a media. Vale ressaltar que a media diaria, como é facil ver pelos dados da minha estacao no wunderground, ainda é inferior a media simples. O que ocore é que estamos acordados de dia, e os dias nao sao frios. No inicio da noite porem a temperatura cai rapido. Como os dias sao menores que as noites nessa epoca do ano...

 

Acho tambem que os dados sao interessantes, com uma media de minimas que está sendo a mais baixa do Brasil, assim como o numero de horas de frio. Exixte algum outro local com medias de minimas dessa ordem aqui ?.

 

A media está parecida com a do Morro da Igreja em Julho. Isso surpreende porque esse ano o frio está se concentrando no sul da regiao sul e a altitude é quase a mesma.

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo minha afirmação anterior, conversei com o Tucci e ele me disse que os nomes dos bairros são remanescentes de fazendas e bairros antigos. Alguns poucos foram criados, mas a maioria do processo de urbanização e construção deu-se a partir dos bairros antigos. Mas é óbvio que o próprio nome "Vila Inglesa" já é influência, já que não é "Vila Moçambique", ou "Vila Malásia", isto é, tacitamente isso representa o poder e a influência destas culturas dominantes (dominantes no sentido sociológico e cultural, isto é, princípios de divisão, de percepção e de apreciação que são inculcados, seguidos e encantados mesmo por aqueles que estão fora deles, excluídos deles.)

 

Mas a nominação européia (como os hotéis) foi mais acentuada, de fato, nas construções sobre os bairros pré-existentes. Daí ser possível encontrar certos bairros com resquícios indígenas, nos nomes, o que provavelmente nunca ocorreria após o início do processo de construção de uma cidade alpina em pleno Brasil.

 

E também não seria muito fino "Vila Ingleza", caso o objetivo fosse emanar os signos da cultura dominante, a maravilhosa cultura centro-européia. Eles iriam colocar em francês, inglês ou alemão logo.

 

Assim, retifica-se a minha afirmação e ratifica-se a asserção do Luiz.

 

abraços

 

PS.: De fato, a média de BSB tb fica abaixo da média simples, mas tb não é raro ficar um pouco acima, no inverno. Quando eu calculava médias, até o fim de 2005, o fato ocorria. Mas o mais correto é dizer que a média simples e a poderada praticamente concordam.

Link to comment
Share on other sites

Se vcs visitarem a casa do Tucci, vão entender o por que. Lá deve ganhar de todos os picos de CJ e região, acima dos 2000m... em minha imensa ignorânia eu nào lembro o pico que visitamos, mas era acima de 2000m, e no pico em sentido calor, na casa do Tucci tava frio. Os picos são rochosos, qualquer sol faz a temperatura disparar, e a sensação térmica também. A casa do Tucci conjuga todas as variáveis pra maximizar o frio de uma região, é um vale, é alto, tem muita cobertura vegetal, é significativamente distante do Centro (não tão longe, quanto, Tucci, uns 4 km?).

 

Pra comparar com SJ, tem de colocar estação n'alguma baixada a 1500m.

 

O Morro da Igreja é topo, e lá não é seco como em CJ, imagine, esta característica de CJ é levada ao extremo. Já nas mínimas absolutas e nas máximas, o cenário é bem diferente.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Zeo a gente foi na Pedra do Baú!

 

A distancia do centro é exatamente de 3.7 km. De qualquer forma, o centro é bem arborizado e nao existe predio de mais de 3 andares em campos por lei, o que torna a cidade bastante horizontal. O que pega lá em casa é a falta de radiaçao solar e o vale uito alto, certamente.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

LUIZ, Quando conheceres CJ, certamente vais perceber, já que vc é bastante inteligente (sem cinismo), e vais concordar comigo.

 

abraço

 

ele conhece.

 

foi pra lá num dezembro frio e quase congelou. mas veja se ele fala isso aqui no BAZ?

 

8)

 

notaram que a temperatura não despenca de madrugada, como muitos pensaram? da 0h às 6h, sem muita variação...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ah, então o Luiz conhece CJ. Realmente a região é um complexo de vales e baixadas, e a região do Tucci é privilegiada (apesar de existirem muitas outras assim).

 

O variação das temperaturas de CJ é idêntica à de Curitiba, nestes dias de céu claro, com a excessão de aqui ter mais dias nublados e tal deva ser a razão de a média das máximas no inverno ser semelhante (além da latitude)(bem, nestes anos de bloqueios intermináveis, talvez até nisso se tornem parecidas - tropical de altitude). As mínimas são realmente isoladas. Deve ser por causa da latitude que não é tão baixa mais a imensa altitude, de modo que a perda de radiação seja muito rápida.

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo minha afirmação anterior, conversei com o Tucci e ele me disse que os nomes dos bairros são remanescentes de fazendas e bairros antigos. Alguns poucos foram criados, mas a maioria do processo de urbanização e construção deu-se a partir dos bairros antigos. Mas é óbvio que o próprio nome "Vila Inglesa" já é influência, já que não é "Vila Moçambique", ou "Vila Malásia", isto é, tacitamente isso representa o poder e a influência destas culturas dominantes (dominantes no sentido sociológico e cultural, isto é, princípios de divisão, de percepção e de apreciação que são inculcados, seguidos e encantados mesmo por aqueles que estão fora deles, excluídos deles.)

 

Mas a nominação européia (como os hotéis) foi mais acentuada, de fato, nas construções sobre os bairros pré-existentes. Daí ser possível encontrar certos bairros com resquícios indígenas, nos nomes, o que provavelmente nunca ocorreria após o início do processo de construção de uma cidade alpina em pleno Brasil.

Ponto curioso. O interessante é que aqui no Sul, nas cidades de massiva colonização européia parece que aconteceu o contrário. Por exemplo, o bairro mais alemão de Blumenau chama-se "Vila Itoupava" e as principais ruas da cidade são a XV de novembro e 7 de setembro.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tudo que o Tucci disse sobre a temperatura acontece lá em casa também. A temperatura a partir das 15:00 sobe muito rápido. Das 17:00 às 18:00 há uma brusca queda de temperatura.

Minhas médias são altas, pois apenas faço a média aritmética entre a mínima e a máxima do dia. Se fizesse como ele, as médias seriam um pouco mais baixas, não como as dele, mas mais baixas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Resumo Estatistico 2007

 

Temperatura Media***

Abril*: 15,15

Maio: 11,85

Junho: 9,51

Julho:9,36

Agosto: 10,97

Setembro: 14,47

Outubro**: 15,72

Temperatura Media Minima

Abril*:11,06

Maio: 5,29

Junho: 3,97

Julho: 4,32

Agosto:4,32

Setembro:7,48

Outubro**:7,23

Temperatura Media Maxima

Abril*: 20,46

Maio: 19,21

Junho: 18,13

Julho: 16,98

Agosto: 19,92

Setembro: 21,00

Outubro**: 22,50

No de dias com geada

Abril*: 0

Maio: 8

Junho: 9

Julho: 15

Agosto:12

Setembro:0

Outubro**:0

No de dias abaixo de zero

Abril*: 0

Maio: 1

Junho: 2

Julho: 5

Agosto:0

Setembro:0

Outubro**:0

Minima Absoluta

Abril*: 9,00

Maio: (0,50)

Junho: (1,00)

Julho: (2,00)

Agosto: 1,50

Setembro: 4,00

Outubro**: 5,50

Maxima Absoluta

Abril*: 23,00

Maio: 23,50

Junho: 21,00

Julho: 21,00

Agosto: 23,50

Setembro: 25,50

Ouubro**: 24,50

 

* Mediçoes iniciadas em 12 de abril

** Mediçoes até o dia 11 de outubro

*** Foi usado para calculo de Temperatura Media: (2 x T 9h + T21 + Tmax + Tmin) / 5

 

- Foi considerado dia com geada o dia que apresentou minima menor ou igual a 3 graus Celsius

Link to comment
Share on other sites

Resumo Estatistico 2007

 

Temperatura Media***

Abril*: 15,15

Maio: 11,85

Junho: 9,51

Julho:9,36

Agosto: 10,97

Setembro: 14,47

Outubro**: 15,72

 

 

 

Brilhante levantamento, Tucci. Ótimo!

 

Notem que se assemelha as normais antigas e, consequentemente, aos antigos lugares de medição.

 

Vários textos aqui juntados foram postos à prova e tidos como mentirosos, por arrolar temperatura média de julho próximo dos 8 ou 9ºC.

 

como vêem, embora um ano isolado não prova quase nada, um FIO de prova está solto e indicando que DANTE DA ALTERAÇÃO NA LOCALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, houve alteração, A MAIOR, das médias da temperaturas.

 

Dados do Prof. Morize, publicados aqui, foram jogados à LAMA. dados do INMET de antigamente foram simplesmente renegados.

 

Reitero. Os dados antigos de CJ são VÁLIDOS. distoam dos dados de hoje em dia, pois houve alteração do local de coleta, para um mais quente.

 

*** Foi usado para calculo de Temperatura Media: (2 x T 9h + T21 + Tmax + Tmin) / 5

 

Esta é fórmla usada pelo inmet?

Link to comment
Share on other sites

 

Esta é fórmla usada pelo inmet?

 

Sim, esta é a Formula Padrao pra cálculo de médias.

Schimutz, dois fatos fizeram o povo criticar os dados antigos aqui:

 

- Usar medias simples pra comparar com medias compensadas historicas (sem cabimento, pela curva de comporatmento de temperatura em junho acima)

- Ausencia de um "Ronaldo, que controle a temperatura minuto a minuto em Campos do Jordao.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

imagemkw2.th.jpg

 

Bom, fechei o ano de 2007 em Campos lá em casa e a analise segue abaixo.

A temperatura media do ano foi de 13,19 graus Celsius, sem os dados do primeiro trimestre, pois não controlava os dados pelo logger ainda. Mas se extrapolarmos e fizermos uma media de 16 graus para o primeiro tri, bastante factível, chegamos numa media de 13,9 graus Celsius no ano. Os desvios padrão são bastante pequenos, o que mostra que o clima é bastante estável.

 

Em termos de frio, 44 geadas no ano, temperatura mínima igual ou menor a 3 graus. Foram apenas 8 dias com temperatura mínima abaixo de zero, e mínima absoluta de 2 graus negativos, não muito extrema. Mas as medias mínimas de junho, julho e agosto foram em trono de 4 graus apenas, o que mostra mais uma vez Constancia nos meses de frio. O que me impressionou foi a máxima absoluta do ano, em apenas 27 graus Celsius em outubro, uma máxima bastante comportada. Outubro também foi o mês mais quente do ano, com media de 17,12 graus. Tivemos também apenas um dia realmente frio, com temperatura entre -2 e 6 graus. Nesse dia fazia apenas 4 graus ao meio dia, uma dia que segundo o caseiro “a geada da noite não conseguiu derreter durante o dia”, que foi nublado.

 

A media mínima nos demais meses também foi bastante baixa, com impressionantes 12,7 graus em dezembro, a media mínima mais alta. E os dias que puxam essa media pra cima são os dias chuvosos, pois dias limpos geralmente vão a 11 graus de mínima no verão. Em dezembro também, no começo, registrei mínima de 3,5 graus, o que me leva a concluir que tivemos alguma geada isolada em pleno verão climático na serra.

 

Deixo os demais dados para vocês analisarem. A conclusão segue aquela velha linha de raciocínio que construímos ao longo dos anos nas discussões. Campos tem clima frio e com baixas oscilações. Não temos extremos, tanto pra frio quanto pra calor. Considerando os entremos, existe mais de uma cidade no sul do Brasil pra brigar com Campos como a mais fria do Brasil, mas em termos de media, a cidade de Campos briga bem pelo título.

 

Abs

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito bem, Tucci. Fabuloso!

 

pena que poucos saberão disso.

 

Mas estes dados só vem a corroborar com os dados antigos de CJ. àquelas médias de 13ºC provavelmente estão corretas.

 

hoje, provavelmente, o inmet coleta dados de um local quente de CJ.

 

Mas o seu trabalho foi extremamente elucidativo.

 

Nem discuto qual será a mais fria. deixo isso para a sensibilidade individual. o que prezo é por médias e dados, comprovando que as menores médias do Brasil estão no alto da mantiqueira.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Muito bem, Tucci. Fabuloso!

 

pena que poucos saberão disso.

 

Mas estes dados só vem a corroborar com os dados antigos de CJ. àquelas médias de 13ºC provavelmente estão corretas.

 

hoje, provavelmente, o inmet coleta dados de um local quente de CJ.

 

Mas o seu trabalho foi extremamente elucidativo.

 

Nem discuto qual será a mais fria. deixo isso para a sensibilidade individual. o que prezo é por médias e dados, comprovando que as menores médias do Brasil estão no alto da mantiqueira.

 

abraço

 

POLÍTICO.....

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo precisa morar por uns tempos na Vila Inglesa... eu conheço pessoalmente aquele bairro de CDJ e aquele lugar tem um microclima fantástico!!!

 

Friozinho garantido mesmo no verão ou seu dinheiro de volta. :lol:

 

NÃO PRECISO, AQUI JÁ ESTÁ RIDÍCULO O NOSSO "VERÃO", QUE JÁ É FRIO POR NATUREZA.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for day :May 2008

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Day Temp Wind Gust Rain Max Temp Min Temp Av Hum Av Baro Av Dir Wind run Windchill

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

10 10.7°C 00.1kmh 05.6kmh 00.0mm 13.9°C 08.8°C 093% 1025.5hPa 075 ° (ENE) 001.8km 08.8°C

11 10.8°C 00.2kmh 09.3kmh 00.0mm 14.5°C 09.2°C 092% 1025.5hPa 109 ° (ESE) 006.0km 09.2°C

12 10.4°C 00.1kmh 05.6kmh 00.0mm 12.6°C 09.1°C 092% 1025.5hPa 120 ° (ESE) 001.5km 09.1°C

13 10.0°C 00.1kmh 07.4kmh 00.0mm 13.6°C 06.9°C 091% 1025.5hPa 180 ° ( S ) 002.2km 06.9°C

14 10.0°C 00.2kmh 09.3kmh 00.0mm 14.8°C 06.0°C 088% 1025.5hPa 241 ° (WSW) 005.6km 06.0°C

15 10.1°C 00.7kmh 18.5kmh 00.0mm 18.2°C 04.5°C 086% 1025.5hPa 266 ° ( W ) 017.4km 04.5°C

16 10.1°C 00.5kmh 18.5kmh 00.0mm 17.8°C 04.3°C 087% 1025.5hPa 277 ° ( W ) 012.6km 04.3°C

17 10.7°C 00.5kmh 14.8kmh 00.0mm 17.4°C 05.1°C 091% 1025.5hPa 256 ° (WSW) 013.0km 05.1°C

18 12.4°C 00.3kmh 07.4kmh 00.0mm 19.6°C 08.2°C 088% 1025.5hPa 298 ° (WNW) 006.1km 08.2°C

19 10.5°C 00.4kmh 16.7kmh 00.0mm 17.9°C 05.3°C 086% 1025.5hPa 029 ° (NNE) 009.3km 05.3°C

20 09.1°C 00.3kmh 09.3kmh 00.0mm 18.0°C 03.2°C 080% 1025.5hPa 065 ° (ENE) 007.1km 03.2°C

22 09.3°C 00.4kmh 14.8kmh 00.0mm 19.0°C 01.6°C 084% 1025.5hPa 290 ° (WNW) 012.8km 01.6°C

23 09.7°C 00.3kmh 14.8kmh 00.0mm 20.2°C 02.0°C 084% 1025.5hPa 010 ° ( N ) 006.7km 02.0°C

24 09.8°C 00.7kmh 14.8kmh 00.0mm 19.5°C 02.5°C 085% 1025.5hPa 262 ° ( W ) 015.9km 02.5°C

25 09.8°C 00.4kmh 16.7kmh 00.0mm 18.6°C 02.7°C 083% 1050.5hPa 281 ° ( W ) 008.8km 02.7°C

26 09.5°C 00.5kmh 14.8kmh 00.0mm 19.3°C 03.1°C 081% 1080.0hPa 264 ° ( W ) 010.9km 03.1°C

27 09.4°C 00.7kmh 16.7kmh 00.0mm 19.0°C 02.7°C 082% 1080.0hPa 263 ° ( W ) 017.2km 02.7°C

28 09.8°C 01.4kmh 20.4kmh 00.0mm 19.2°C 02.4°C 084% 1080.0hPa 276 ° ( W ) 032.5km 02.4°C

27 10.0°C 01.0kmh 18.5kmh 00.0mm 19.3°C 04.3°C 088% 1078.9hPa 309 ° ( NW) 014.6km 04.3°C

28 09.9°C 01.4kmh 20.4kmh 00.0mm 19.2°C 02.4°C 084% 1021.4hPa 276 ° ( W ) 033.6km 02.4°C

29 12.4°C 01.1kmh 18.5kmh 00.0mm 19.9°C 05.0°C 085% 1019.6hPa 284 ° (WNW) 025.6km 04.9°C

30 12.8°C 00.2kmh 11.1kmh 01.6mm 15.5°C 08.2°C 093% 1020.1hPa 291 ° (WNW) 004.9km 7.6°C

31 09.4°C 00.4kmh 20.4kmh 00.0mm 16.8°C 06.0°C 093% 1025.1hPa 161 ° (SSE) 008.8km 03.8°C

Avg daily max temp :17.4 °C

Avg daily min temp :5.3 °C

Growing degrees days :88.5 GDD

Total windrun = 274.7km

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for the month of May 2008

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Average temperature = 10.3 °C

Average humidity = 87 %

Average dewpoint = 8.0 °C

Average barometer = 1034.6 hPa

Average windspeed = 0.5 km/h

Average gustspeed = 1.5 km/h

Average direction = 277 ° ( W )

Rainfall for month = 1.6 mm

Rainfall for year = 1.6 mm

Maximum rain per minute = 0.4 mm on day 30 at time 13:00

Maximum temperature = 20.2 °C on day 23 at time 13:41

Minimum temperature = 1.6 °C on day 21 at time 07:08

Maximum humidity = 100 % on day 31 at time 09:09

Minimum humidity = 43 % on day 20 at time 12:13

Maximum windspeed = 11.1 kmh from 270 °( W ) on day 28 at time 10:54

Maximum gust speed = 20.4 km/h from 248 °(WSW) on day 31 at time 02:30

Maximum heat index = 26.2 °C on day 26 at time 12:40

-----------------------------------

Daily rain totals

-----------------------------------

01.6 mm on day 30

 

 

Obs: Os dados de pressao atmosferica estavam descalibrados, desconsiderar.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

---------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for the month of July 2008

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Average temperature = 8.4 °C

Average humidity = 78 %

Average dewpoint = 4.1 °C

Average barometer = 1025.8 hPa

Average windspeed = 0.6 km/h

Average gustspeed = 1.5 km/h

Average direction = 305 ° ( NW)

Rainfall for month = 0.4 mm

Rainfall for year = 2.4 mm

Maximum rain per minute = 0.2 mm on day 30 at time 14:34

Maximum temperature = 20.8 °C on day 23 at time 14:17

Minimum temperature = -2.5 °C on day 15 at time 07:21

Maximum humidity = 100 % on day 29 at time 08:36

Minimum humidity = 12 % on day 15 at time 14:35

Maximum pressure = 1033.1 mb on day 15 at time 22:56

Minimum pressure = 1019.2 mb on day 25 at time 14:03

Maximum windspeed = 13.0 kmh from 293 °(WNW) on day 24 at time 13:49

Maximum gust speed = 22.2 km/h from 293 °(WNW) on day 31 at time 11:45

Maximum heat index = 26.2 °C on day 17 at time 14:59

Frost days= 15

-----------------------------------

Daily rain totals

-----------------------------------

00.4 mm on day 30

---------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for the month of September 2008

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Average temperature = 11.8 °C

Average humidity = 85 %

Average dewpoint = 9.1 °C

Average barometer = 1020.3 hPa

Average windspeed = 1.0 km/h

Average gustspeed = 5.9 km/h

Average direction = 323 ° ( NW)

Rainfall for month = 44.2 mm

Rainfall for year = 142.0 mm

Maximum rain per minute = 6.5 mm on day 15 at time 18:00

Maximum temperature = 24.8 °C on day 07 at time 13:59

Minimum temperature = 0.1 °C on day 18 at time 06:59

Maximum humidity = 99 % on day 16 at time 06:59

Minimum humidity = 34 % on day 01 at time 02:00

Maximum pressure = 1025.7 mb on day 14 at time 09:59

Minimum pressure = 1012.9 mb on day 16 at time 15:59

Maximum windspeed = 7.4 kmh from 293 °(WNW) on day 16 at time 02:59

Maximum gust speed = 29.6 km/h from 338 °(NNW) on day 16 at time 17:59

Maximum heat index = 26.1 °C on day 24 at time 11:59

-----------------------------------

Daily rain totals

-----------------------------------

00.3 mm on day 2

01.8 mm on day 8

05.6 mm on day 9

09.2 mm on day 15

08.7 mm on day 16

11.8 mm on day 21

02.6 mm on day 22

---------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for the month of October 2008

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Average temperature = 15.2 °C

Average humidity = 88 %

Average dewpoint = 12.9 °C

Average barometer = 1017.6 hPa

Average windspeed = 1.1 km/h

Average gustspeed = 6.1 km/h

Average direction = 285 ° (WNW)

Rainfall for month = 0.0 mm

Rainfall for year = 142.0 mm

Maximum rain per minute = 6.3 mm on day 27 at time 17:00

Maximum temperature = 26.2 °C on day 16 at time 13:59

Minimum temperature = 5.4 °C on day 10 at time 06:59

Maximum humidity = 100 % on day 19 at time 20:59

Minimum humidity = 39 % on day 15 at time 12:59

Maximum pressure = 1027.3 mb on day 08 at time 22:59

Minimum pressure = 1009.7 mb on day 29 at time 15:59

Maximum windspeed = 7.4 kmh from 293 °(WNW) on day 04 at time 12:59

Maximum gust speed = 31.5 km/h from 270 °( W ) on day 27 at time 16:59

Maximum heat index = 26.6 °C on day 16 at time 13:59

-----------------------------------

Daily rain totals

-----------------------------------

06.3 mm on day 1

02.4 mm on day 2

02.9 mm on day 4

05.2 mm on day 5

00.4 mm on day 12

00.2 mm on day 16

00.1 mm on day 17

06.5 mm on day 18

04.3 mm on day 19

00.2 mm on day 20

00.1 mm on day 21

00.2 mm on day 22

00.3 mm on day 23

11.5 mm on day 27

11.5 mm on day 29

01.0 mm on day 30

---------------------------------------------------------------------------------------------

Averages\Extremes for the month of November 2008

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Average temperature = 14.6 °C

Average humidity = 92 %

Average dewpoint = 13.2 °C

Average barometer = 1014.8 hPa

Average windspeed = 0.9 km/h

Average gustspeed = 6.2 km/h

Average direction = 288 ° (WNW)

Rainfall for month = 0.0 mm

Rainfall for year = 142.0 mm

Maximum rain per minute = 9.2 mm on day 22 at time 15:00

Maximum temperature = 22.6 °C on day 15 at time 13:59

Minimum temperature = 7.5 °C on day 20 at time 07:59

Maximum humidity = 99 % on day 29 at time 09:59

Minimum humidity = 46 % on day 15 at time 13:59

Maximum pressure = 1022.5 mb on day 20 at time 23:59

Minimum pressure = 1007.3 mb on day 12 at time 17:59

Maximum windspeed = 5.6 kmh from 270 °( W ) on day 24 at time 11:59

Maximum gust speed = 31.5 km/h from 293 °(WNW) on day 06 at time 15:59

Maximum heat index = 25.0 °C on day 15 at time 13:59

-----------------------------------

Daily rain totals

-----------------------------------

08.1 mm on day 2

03.9 mm on day 3

00.2 mm on day 4

05.9 mm on day 5

13.2 mm on day 6

00.5 mm on day 7

06.4 mm on day 8

01.9 mm on day 9

01.5 mm on day 10

00.3 mm on day 11

04.5 mm on day 12

04.8 mm on day 13

01.0 mm on day 14

00.1 mm on day 15

07.9 mm on day 16

01.9 mm on day 17

00.2 mm on day 18

05.6 mm on day 20

01.0 mm on day 21

13.4 mm on day 22

06.4 mm on day 23

11.4 mm on day 24

06.5 mm on day 25

04.4 mm on day 26

07.9 mm on day 27

09.9 mm on day 28

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.