Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Site com o Tempo na Africa do Sul


Pcacella
 Share

Recommended Posts

O Lugar mais frio da Africa do Sul

 

http://www.weathersa.co.za/Pressroom/2005/2005Jun30ColdestPlaceInSA.jsp

 

Tambem interessante que a lenda de que por aqui é que faz frio parece nao bater com alguns dados. Abaixo vemos a cidade de Bloemfontein

 

Mesma latitude e altitude de Sao Joaquim. A média de inverno é 7.5 e a média das minimas, em dois meses é de -2 !

 

http://www.weathersa.co.za/Climat/Climstats/BloemfonteinStats.jsp

 

 

 

Climate data

Bloemfontein

Position: 29° 06' S 26° 18' E

Height: 1351 m

Period: 1962-1990

This climatological information is the normal values and, according to World Meteorological Organization (WMO) prescripts, based on monthly averages for the 30-year period 1961 – 1990

Month Temperature (° C) Precipitation

Highest Recorded Average Daily Maximum Average Daily Minimum Lowest Recorded Average Monthly (mm) Average Number of days with >= 1mm Highest 24 Hour Rainfall (mm)

January 39 31 15 6 83 11 62

February 39 29 15 4 111 11 142

March 35 27 12 1 72 11 56

April 33 23 8 -3 56 9 45

May 30 20 3 -9 17 4 32

June 25 17 -2 -9 12 3 26

July 24 17 -2 -10 8 2 37

August 29 20 1 -10 15 3 54

September 34 24 5 -7 24 4 46

October 35 26 9 -3 43 7 48

November 37 28 12 0 58 9 46

December 38 30 14 3 60 10 48

Year 39 24 8 -10 559 84 142

Link to comment
Share on other sites

É incrível como o pcacella só quer nos mostrar uma parte da história...

 

Qual a média de máximas de Bloemfontein no inverno, hein?

 

O clima de lá, apesar da latitude, é mais para tropical de altitude. Ou seja, é uma CDJ com menos insolação!

 

Inclusive a neve é bem rara. Mas ano passado nevou com acumulação!

 

Quanto às temperaturas médias, qualquer lugar do município de SJ na parte de relevo acidentado apresentará médias de mínimas bem inferiores do que as estações da parte monótona da parte central da cidade. Para estes lugares vale, no mínimo, a regra de 1oC a cada 200m, e como Lages tem 10,5oC em julho a 900m, SJ teria 8oC a 1400m (na parte fora da cidade, onde o relevo é acidentado)!

Aposto que o Vale da Neve tem essa média! E o Cruzeiro, uns 7,5oC!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É incrível como o pcacella só quer nos mostrar uma parte da história...

 

Qual a média de máximas de Bloemfontein no inverno, hein?

 

O clima de lá, apesar da latitude, é mais para tropical de altitude. Ou seja, é uma CDJ com menos insolação!

 

Inclusive a neve é bem rara. Mas ano passado nevou com acumulação!

 

Quanto às temperaturas médias, qualquer lugar do município de SJ na parte de relevo acidentado apresentará médias de mínimas bem inferiores do que as estações da parte monótona da parte central da cidade. Para estes lugares vale, no mínimo, a regra de 1oC a cada 200m, e como Lages tem 10,5oC em julho a 900m, SJ teria 8oC a 1400m (na parte fora da cidade, onde o relevo é acidentado)!

Aposto que o Vale da Neve tem essa média! E o Cruzeiro, uns 7,5oC!

 

ALÉM DE SER NA MÉDIA MAIS QUENTE, COM EXTREMOS MAIS ACENTUADOS.

 

OUTRO DETALHE SERIA VER O RELEVO EM VOLTA.

Link to comment
Share on other sites

É incrível como o pcacella só quer nos mostrar uma parte da história...

 

Qual a média de máximas de Bloemfontein no inverno, hein?

 

O clima de lá, apesar da latitude, é mais para tropical de altitude. Ou seja, é uma CDJ com menos insolação!

 

Inclusive a neve é bem rara. Mas ano passado nevou com acumulação!

 

Quanto às temperaturas médias, qualquer lugar do município de SJ na parte de relevo acidentado apresentará médias de mínimas bem inferiores do que as estações da parte monótona da parte central da cidade. Para estes lugares vale, no mínimo, a regra de 1oC a cada 200m, e como Lages tem 10,5oC em julho a 900m, SJ teria 8oC a 1400m (na parte fora da cidade, onde o relevo é acidentado)!

Aposto que o Vale da Neve tem essa média! E o Cruzeiro, uns 7,5oC!

 

ALÉM DE SER NA MÉDIA MAIS QUENTE, COM EXTREMOS MAIS ACENTUADOS.

 

OUTRO DETALHE SERIA VER O RELEVO EM VOLTA.

 

Com certeza o grande frio que faz nas cidades altas da AFS deve-se ao relevo e a secura do ar, muito mais do que as massas polares (mais fracas que aqui), uma vez que todas estas cidades são verdadeiras baixadas, localizadas em vales em meio a grades cadeias, como a do Drakensberg!

 

Por isso coloquei os comparativos de temperatura acima. Na verdade só os postei para mostrar que o que o pcacella tentou dizer (ou seja, que a AFS recebe mais ar polar nas mesma latitude que o frio do Brasil) não faz qualquer sentido. Se restar alguma dúvida, vejam os mapas de T em 850 hpa no sul do Brasil e lá durante o inverno, que é uma medida real do avanço do ar polar.

 

Dificilmente latitudes como 30oS têm negativas em 850hpa, sendo coisas que leva anos para ocorrer, ou seja, algo histórico. A grande nevasca do ano passado na AFS (nevou até em Jo-Burg) deu 2oC/4oC em 850 hpa na latitude de SJ/Bloemfontein.

Por aqui, no quente sul do BR, todos os anos temos várias invasões polares com a linha de 0oC em 850 chegando até 30oS. Nas históricas massas polares nossas, a linha de -4oC/-6oC em 850 hpa chega até SJ.

 

Sem dúvida, Bloemfontein tem ocorrência de 2oC/4oC em 850 hpa com a mesma frequencia que SJ tem -2oC/-4oC! E se as médias de lá são semelhantes ao Cruzeiro, é porque o ar lá é muito mais seco e o relevo bem mais acidentado que na Região de SJ!

 

Ou seja, o nosso é frio de ar polar pra valer, o deles é de altitude/relevo e secura do ar!

 

Valeu Ronaldo!

Link to comment
Share on other sites

Com certeza o grande frio que faz nas cidades altas da AFS deve-se ao relevo e a secura do ar, muito mais do que as massas polares (mais fracas que aqui), uma vez que todas estas cidades são verdadeiras baixadas, localizadas em vales em meio a grades cadeias, como a do Drakensberg!

 

Perfeita a última mensagem do Zé Vicente. Pela mesma razão, isto é, em função do relevo, Poços de Caldas tem, às vezes, mínimas mais baixas do que cidades no sul com altitude comparável, como Guarapuava.

Mas é muito mais fruto da secura e do relevo.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza o grande frio que faz nas cidades altas da AFS deve-se ao relevo e a secura do ar, muito mais do que as massas polares (mais fracas que aqui), uma vez que todas estas cidades são verdadeiras baixadas, localizadas em vales em meio a grades cadeias, como a do Drakensberg!

 

Perfeita a última mensagem do Zé Vicente. Pela mesma razão, isto é, em função do relevo, Poços de Caldas tem, às vezes, mínimas mais baixas do que cidades no sul com altitude comparável, como Guarapuava.

Mas é muito mais fruto da secura e do relevo.

 

Perfeito, mas Poços de Caldas é QUASE SÓ efeito do relevo. Não é o caso de Bloemfontein, que apesar de ter a latitude de SJ recebe uma intensidade de ar frio semelhante a que Curitiba recebe no inverno, com frequencia até maior.

 

Além disso, vale ressaltar que o que eu disse vale para Bloemfontein e Jo Burg, ambas entre o paralelo 30 e os trópicos. Abaixo de 30oS, o frio é mais constante e as vezes bem forte, sendo mais frequente t850 abaixo de 0oC. Sutherland, a pseudo cidade mais fria da AFS tem boa neve todo ano e médias do mês mais frio em torno de 5oC. Também, está a 32S e 1450 m!

Imaginem Candiota ou Pinheiro Machado com a altitude de SJ e aos pés de uma Cadeia de Montanhas com 2500m, he he he! A média de inverno seria abaixo de 4oC!

Link to comment
Share on other sites

Zé, seria um sonho (impossível de se realizar :( ), pois o local teria constantantemente neve no chão. Para nevar, acho que seria frente fria sim, frente fria não e a média de julho ficaria por aí, na casa dos 4ºC/5ºC, já que hoje PM tem média na casa dos 11ºC. Em anos bons, a média de julho ficaria próxima a 1ºC, isto é, uma Nova York nos pampas!

Link to comment
Share on other sites

É mais fria se considerarmos apenas as mínimas de inverno. As máximas de inverno são apenas 2ºC inferiores às de Curitiba, e o verão é digno de norte do Paraná. As máximas de inverno também são mais altas do que as de SJ praticamente na mesma medida em que as mínimas são menores.

Como a amplitude também denota características de tropical de altitude, onde as mínimas são mais abrangentes que as máximas (seria necessário analisar a distribuição das temperaturas e ver a média ponderada), fica muito relativo definir se é mais ou menos frio, mesmo em relação a SJ. Vai depender do gosto do freguês. Apesar disso, o Paulo já deixou claro que considera as máximas mais significativas para se considerar o frio. A média das máximas de SJ em julho ronda os 14/15ºC, apesar de quase sempre ultrapassar 20ºC mesmo dentro dos meses mais frios (o que também ocorre numa cidade com med max de 17ºC).

 

Por fim, apesar de as mínimas conferirem à cidade um frio considerável, as mínimas absolutas não são inferiores às de SJ em nenhum mês do ano, ainda mais se considerarmos que o período é de 30 anos. Isso quer dizer que o frio extremo é parecido e as médias não são muito distantes.

 

Fica muito difícil, em face às circunstâncias, posicionar-se qualitativamente caso queira-se ter certeza.

Link to comment
Share on other sites

Zé, seria um sonho (impossível de se realizar :( ), pois o local teria constantantemente neve no chão. Para nevar, acho que seria frente fria sim, frente fria não e a média de julho ficaria por aí, na casa dos 4ºC/5ºC, já que hoje PM tem média na casa dos 11ºC. Em anos bons, a média de julho ficaria próxima a 1ºC, isto é, uma Nova York nos pampas!

 

Ficaria parecido com Hobbs, Novo México

 

http://www.wunderground.com/history/airport/KHOB/2007/1/19/MonthlyHistory.html

 

*o -21°C de menor mínima deve ser um erro do site.

Link to comment
Share on other sites

Bloemfontein a 29ºS tem média (simples) de 7,1ºC em junho, SJ a 28ºS tem média (ponderada) de 9,6ºC em julho. Ambas têm a mesma altitude. Se Bloemfontein recebe uma intensidade de ar frio semelhante à de Curitiba, quer dizer que o relevo explica a diferença na média de quase 3ºC?

 

Zé, seria um sonho (impossível de se realizar :( ), pois o local teria constantantemente neve no chão.

 

Não me parece... :oops:

Link to comment
Share on other sites

No BAZ é sempre assim, quando é para fazer suposições para o Brasil poucos resistem a puxar as médias bem lá para baixo... Quando é para fazer suposições para o estrangeiro, e especialmente quando há comparações com o Brasil, acontece precisamente o oposto.

 

Quais são os erros, em particular, de minhas proposições?

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

Para complementar a analise peguei alguns dados. É uma questao de interpretacao. Se voce considerar a media das maximas Sao Joaquim ganha por uns 3 graus. Mas no resto é uma LAVADA só. Como estao basicamente na mesma altitude e latitude, e como as fotos abaixo mostram INDUBITAVELMENTE que esses vales entre montanhas, no caso, NAO EXISTEM. Trata-se quase de uma Brasilia de planalto. Se tem alguem que fica em vale é Sao Joaquim.

Vemos que as média e minimas medias sao expressivamente inferiores. Os graficos falam por si.

 

Fotos de Bloemfontein

bloemfontein.jpg

 

http://www.britannica.com/eb/art-67133

 

comp1.JPG

 

 

comp2006.JPG

 

 

comp2005.JPG

Link to comment
Share on other sites

No BAZ é sempre assim, quando é para fazer suposições para o Brasil poucos resistem a puxar as médias bem lá para baixo... Quando é para fazer suposições para o estrangeiro, e especialmente quando há comparações com o Brasil, acontece precisamente o oposto.

 

Quais são os erros, em particular, de minhas proposições?

 

abraço

 

Nenhum, concordo com o que disseste. Não estava a falar de ninguem em particular mas sim de uma forma mais geral.

Link to comment
Share on other sites

Bloemfontein a 29ºS tem média (simples) de 7,1ºC em junho, SJ a 28ºS tem média (ponderada) de 9,6ºC em julho. Ambas têm a mesma altitude. Se Bloemfontein recebe uma intensidade de ar frio semelhante à de Curitiba, quer dizer que o relevo explica a diferença na média de quase 3ºC?

 

Zé, seria um sonho (impossível de se realizar :( ), pois o local teria constantantemente neve no chão.

 

Não me parece... :oops:

 

Filipe, Pinheiro Machado tem média ao redor de 11ºC/10ºC em julho. Não sei ao certo. Se colocarmos 1000 metros a mais na cidade tu não considraria normal ter 6ºC a menos de média? Não é este o cálculo que se faz para a redução de temperatura cfe a variação de altitude?

 

Sobre a neve no chão, não quis dizer que haveria 30 dias de neve no chão por inverno assim como ocorre em Berlin. Apenas disse que para os padrões brasileiros seria algo constante e seria muito comum cair neve, mesmo que ela não acumulasse com a mesma frequência. Em Pinheiro Machado qualquer frente fria traz temperaturas entre 5ºC e 10ºC com chuva. Isso 1000 metros mais alto vira neve. Neste quesito ninguém me convence do contrário.

Link to comment
Share on other sites

Ao cacella.

 

 

1º de latitude representa muita coisa numa região de fronteira climática. Para tu teres uma idéia, Gramado tem média entre 10,5ºC e 11ºC (vamos fechar com 10,8ºC) em julho e está à 820 metros de altitude e com um pouco mais de 1º de latitude de vantagem em relação à SJ, que tem 1415 metros (Inmet) e uma média de 9,3ºC, isto é, 1,5ºC de diferença em 600 metros de diferença de altitude. Tivesse Gramado a altitude de São Joaquim e Bloemfontein e a sua média de julho ficaria, no mínimo, em 7,5ºC, quase o mesmo que a cidade sul africana e que está na mesma latitude que Gramado.

 

Concluindo, a África do Sul não é tão favorecida assim como pensas. Também concordo com o Zé que as invasões polares naquele país são menos intensas que aqui, pois lá a linha de 0ºC em 1500 metros não avança com a mesma força que aqui. Só discordo do Zé quanto ao fato de Bloemfontein ser um vale, pois ela é como o cacella disse, um belo planalto sem montanhas ao redor (vide google earth).

 

As invasões polares aqui no sul do Brasil são mais intensas que as da Austrália e AS para latitudes semelhantes. O que atrapalha as nossas médias (ou mantem elas parecidas com as localidades sul africanas e da oceania é que temos uma enorme massa de ar tropical continental sobre as nossas cabeças, trazendo, também episódios de veranico bem mais intensas que as qiue ocorrem na Aussie e na Africa do Sul (se é que ocorrem...). Lá neste países o inverno é muito constante. Vejam que Sydney raramente passa dos 23ºC em julho. Não há veranicos. Esses veranicos é que fodem com as nossas médias. Devíamos elimar o Chaco!!

Link to comment
Share on other sites

Filipe, Pinheiro Machado tem média ao redor de 11ºC/10ºC em julho. Não sei ao certo. Se colocarmos 1000 metros a mais na cidade tu não considraria normal ter 6ºC a menos de média? Não é este o cálculo que se faz para a redução de temperatura cfe a variação de altitude?

 

Sobre a neve no chão, não quis dizer que haveria 30 dias de neve no chão por inverno assim como ocorre em Berlin. Apenas disse que para os padrões brasileiros seria algo constante e seria muito comum cair neve, mesmo que ela não acumulasse com a mesma frequência. Em Pinheiro Machado qualquer frente fria traz temperaturas entre 5ºC e 10ºC com chuva. Isso 1000 metros mais alto vira neve. Neste quesito ninguém me convence do contrário.

 

Eu nem queria entrar por aí, mas sinceramente não creio que a diferença fosse de 6ºC. O Zé, como é habitual nele, ainda se atreve com uma diferença maior. É só comparar SJ com Florianópolis e os seus 1400m de diferença. Segundo as minhas fontes, Florianópolis tem uma média em julho de 16,3ºC (61-90), isso dá uma diferença de 6,7ºC com SJ.

 

Quanto à neve, e considerando os improváveis 4ºC, nenhum local no mundo tem neve constante no chão com essa média, muito menos a 31º de latitude. Ás vezes nem 1 dia de acumulação! Eu tenho uma bela vista de umas montanhas a norte que superam os 2000m e com médias bem inferiores a 0ºC e ás vezes nem no pico do inverno têm neve.

 

Quanto a chover em Pinheiro Machado com 5ºC, serão assim tantas vezes? Acima dessa temperatura a neve começa a ficar duvidosa, consoante a temperatura a 850 hPa.

Link to comment
Share on other sites

Cacelliano,

 

De fato, como vc colocou, as minhas proposições prosseguem. É uma questão de interpretação.

1) As médias máximas são bem elevadas. Na verdade, as médias máximas de Blömfontein são parecidas às de Ctba, no inverno (20, 19, 19, 20 para M, J, J, A, respectivamente). No entanto, as mínimas são baixas, mais do que SJ. É uma CJ ainda mais extremada, em todos os sentidos: o verão é bastante quente, a amplitude é grande tanto diariamente quanto anualmente.

 

2) Enfim, quanto a ser frio ou mais frio, depende do referencial. Os dados não permitem uma certeza como, por exemplo, seria comparar Bragança com SJ (em que a primeira será mais fria em quase todos os referenciais de frio). Aliás, precisaríamos ter outras variáveis, já que trata-se de dado qualitativo (precisaríamos de dados relativos à sensação).

A meu ver ela apresenta maior constância de noites com temperatura próxima e abaixo de zero grau, mas o frio extremo é semelhante e a mecânica é outra.

 

3) Tens a média ponderada (OMM)? É melhor do que a aritmética simples. Quando o referencial é o frio, a simples privilegia locais em que a mínima é muito isolada, como me parece ser Blömfontein (frio noturno; a não ser que a TºC caia o suficiente entre 17:00 e 21:00).

 

Concluindo, não acho que seja um referencial suficiente p/ inferir que lá "é mais frio", nestes termos qualitativos, apesar de o frio noturno ser mais constante.

 

Qdo tiver mais tempo e disposição retorno ao tópico do programa.

 

abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PARECE QUE A CONVERSA COM O CACELA ENTROU NUM OUVIDO E SAIU PELO OUTRO.....

 

OUTRO DETALHE, TENHO DADOS DE UMA ESTAÇÃO NOS CAMPOS DE PALMAS, A 1350 m EM 2003 TEVE 18 DIAS ABAIXO DE ZERO. NUM OUTRO PRODUTOR, TIVE ACESSO AOS DADOS DELE E NAQUELE ANO FORAM 47 DIAS ABAIXO DE ZERO, SÓ QUE ESTE NÃO COMO ESTAVA A ESTAÇÃO, O PRIMEIRO É UMA AUTOMÁTICA/PARCERIA COM A EPAGRI. NESTE ANO TEREI OS DADOS. AQUELA REGIÃO CREIO TER BEM MAIS DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS EM RELÇÃO AQUI PELA SECURA DA REGIÃO. FICA 26 43 E 51 30

Link to comment
Share on other sites

Concordo com tudo o que foi dito nas ultimas mensagens. Acho que o importante nessas discussões é que pegamos mais dados e mais pontos de vista, o que nos permite, individualmente, ter uma melhor percepção do fenomeno. Melhor ainda que nao houve confusao de opiniao com qualquer aspecto pessoal (ele é feio, chato, mal intencionado etc.), o que é um gigantesco avanço.

 

Alguns comentários adicionais :

 

- Me parece claro que a dinamica do Sul do Brasil e da AFS é diferente e, realmente, o perfil é de um Campos do Jordao.

 

- O que eu afirmei no primeirs mensagem e continuo concluindo é que a historia de que aqui é mais frio é uma lenda. Acho que esse ponto é importante. Não porque eu queira demonstrar isso ou aquilo. É apenas para que não tomemos essas afirmações como dogmas. O clima aqui não tem nada de excepcional para as suas latitudes/altitudes. Isso não quer dizer que não faça frio, mas apenas que, devido a peculiaridades, existem locais mais frios (EUA/CHINA) outros que se equivalem (AFS/Australia) e outros mais quentes como a costa leste da AFS.

Assim eu nao estou favorecendo a AFS ou qualquer outro lugar, mas apenas colocando um ponto para que percebamos como o nosso frio se relaciona com os outros.

 

- Existem varios aspectos que podem ser considerados como de "frio", como sabemos. Para uma pessoa qualquer um lugar frio é aquele em que, durante o dia, de preferencia ao meio dia, faz frio (Isso é qualquer coisa menor que 15 graus para qualquer pais menos os do tipo Canada e Russia). Basta ver que em Londres cansei de andar na rua de manga de camisa e todo mundo de sobretudo. Assim, cuidado ao deduizr a temperatura pelas fotos. Dese modo, nesse quesito, Sao Joaquim apresenta dias mais frios do que sua respectiva contraparte na AFS. Por outro lado, suas maximas sao muito elevadas para que possamos comparar com cidades de clima temperado.

Outro criterio, que seria o "nosso", é o de frio garantido ou de minimas absolutas, já que, fossemos moradores da AFS, seria a nossa referência. Nesse último caso a diferença é muito grande e chega a ser excepcional, pelo meu ponto de vista, considerando--se que a AFS é cercada pelo Oceano.

 

- Como se pode depreender dos dados que eu postei a conta NAO é uma média simples, assim, o valor médio deve expressar o que se propõe, realmente. Sob esse critério tambem as conclusões são obvias. O problema, entretanto, nao pode ser generalizado ou explicado usando-se duas cidades. Nesse caso compara-se o planalto da AFS com o planalto do Sul do Brasil. Acredito que, sob esse critério, os dados são válidos. Se usarmos Cape Town ou Durban, cidades litoraneas, deveriamos considerar que o impacto das correntes oceanicas e a falta de continente mais ao Sul é fundamental para a diversidade termica.

 

- Quanto a neve nos limites do Sul do Brasil com a altitude, depende tambem do criterio. Mas eu tenho alguns dados que, se nao diretamente comparaveis, podem dar uma luz.

Em Creta, com médias a nivel do mar no inverno de 10 graus temos neve em cadeias acima de 2000m. Essa neve inclusive é persistente e fica por varios meses no chao ( o inverno é umido). Assim, na latitude de Chui, talvez uma altitude de uns 2500/3000m tivesse neve no chao. Mas porque essa diferença ? Porque as mesmas massas polares que nos trazem as nossas minimas e neve perturbam o sistema de modo a permitir as altas maximas. E ai a neve derrete.

No Libano, com medias a nivel do mar de cerca de 8 graus no inverno, a neve é persistente nessa época em altitudes de cerca de 2500m +/-.

Minha conclusão ( esses numeros obviamente nao sao exatos) até agora é que neve persistente( aquela que seria vista nas montanhas durante os meses de inverno) seria encontrada +/- assim no Brasil

 

Latitude Chui 34S 2500m

Latitude POA 30S 3200m

Latitude Florian 28S 3500m

Latitude Sao Paulo 23S 4000m

Link to comment
Share on other sites

Filipe. A região de PM é úmida e é sim normal chover naquela região com temperaturas abaixo de 10ºC. Para tu teres uma noção dos meus porquês, quando chove com temperaturas abaixo de 10ºC em POA, é quase certo que está nevando em Ausentes (1,2º de latitude ao norte) e 1200 metros. Por quê não haveria de nevar em um morro ao lado de PM com 1400 metros se na cidade 440 está chovendo com 8°C. Eu conheço bem o clima do meu estado e sei que isto é perfeitamente factível.

 

Sobre os quase 7ºC de diferença entre SJ e Floripa na média de inverno, é realmente interessante. É um caso específico. Porém, no RS, se pegarmos a diferença de média entre POA (46 metros) e Gramado (820 metros e mais de meio grau de latitude ao norte) ela fica em 4ºC no mês de julho. Estivesse Gramado com 1000 metros e esta diferenã seria de 5ºC. Por quê não considerar uma diferenã de quase 6ºC para um morro 1000 metros mais alto que PM e ao lado da cidade? Não é 70 KM ao norte como no caso de POA e Gramado! É ao lado! Achop normal, ainda mais que quanto mais ao sul, maior é a percepção de frio em altura, principalmente nas médias.

Link to comment
Share on other sites

1) "Me parece claro que a dinamica do Sul do Brasil e da AFS é diferente e, realmente, o perfil é de um Campos do Jordao."

 

R.: Sim. O que é interessante é que as mínimas de CJ são determinadas em larga medida pelo relevo: é um baixadão, uma região repleta de vales. CJ, sim, tem relevo muito mais acidentado que de SJ - pelo menos na cidade. Daria pra dizer que a cidade é um conglomerado de depressões acima de 300/400m. Não se tratam de colinas, CJ está mais para serra do que para planalto.

 

No entanto, qualitativamente, como pude atestar, deu pra perceber que as mínimas absolutas de CJ precisam sacrificar certas variáveis que neutralizam a sensação de frio (e frio é isso, sensação. Ao contrário, falaríamos sempre de temperaturas e dados objetivos). O ar é quase sempre estático, venta pouco mesmo de dia e as máximas são elevadas o suficiente p/ atingir uns 18 ou 20 graus mesmo no inverno. O que salva é que, ao contrário de locais como Brasília ou mesmo Porto Alegre, parece que as quedas mais significativas se dão antes das 21:00 ou 00:00.

 

2) "O que eu afirmei no primeirs mensagem e continuo concluindo é que a historia de que aqui é mais frio é uma lenda."

R.: Onde há valor há mistificações, e como o 'frio' é um valor a ser disputado, já que é um código e não uma entidade objetiva, é natural que se produzam mitos. Particularmente, não acho o Sul mais frio ou mais quente para sua latitude a altitide. Eu acho que o clima do Sul reflete as determinações objetivas de suas condições geográficas. A meu ver, é um clima particular o suficiente para diferenciá-lo bastante perceptivelmente do "resto do país", pode fazer um frio próximo a padrões quase universais de frio (mesmo que por tempo restrito) e ele detém uma variabilidade climática maior do que regiões de semelhante posição geográfica, já que as massas polares são mais fortes do que AFS e Aus (nas mesmas condições), só que os veranicos idem.

 

"Como se pode depreender dos dados que eu postei a conta NAO é uma média simples, assim, o valor médio deve expressar o que se propõe, realmente."

R.: Ature um incompetente em matemática. É uma média horária ou é min+max+TºC09h+(TºC21hx2)/5?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Algumas colocações finais minhas sobre o tópico:

 

1) Com certeza a geografia da Região Específica de Bloemfontein é bem plana, sendo inclusive parecida com a de SJ. Quando falei do relevo, me referi a maioria das cidades elevadas da AFS, que se encontram nas vertentes de algumas cadeias bem elevadas, como o Drankensberg, mas não me preocupei em conhecer o caso específico de Bloemfontein. Nela, o principal fator diferenciador do frio para SJ é a segura do ar e a dinâmica.

 

2) A dinâmica de Bloemfontein é aquela de início de região subtropical, porém de características predominantemente mediterrâneas, ou seja, ar frio mais fraco com ingresso mais constante. A dinâmica de SJ é de um local até um pouco mais adentrado na Região subtropical, porém, de características predominantemenete chinesas, ou seja, ar frio mais forte com ingresso menos constante. Isso também influencia as médias, associado ao ar seco. Peguem as médias de Durban (29o58' S, ou seja, 30oS e não 29S, como o Filipe colocou em outro tópico) e comparem com POA para ver o efeito do ar seco! Acho que aí fica claro. Durban tem 23oC e 11oC como médias de máximas e de mínimas em julho, enquanto POA tem 18oC e 11oC. Percebe-se portanto que na altitude, os efeitos da secura se potencializam nas mínimas!

 

3) Quanto o amaldiçoamento do Chaco pelo Bruno, é sempre importante lembrar que, se não houvesse esta continentalidade que impede o avanço das massas polares mais fracas, não existiria a continentalidade que as deixa mais fortes, he he he! Veja o caso de Dallas, com médias de inverno abaixo de SJ, mas que vai acima de 30oC em todos os invernos! É lógico, entretanto, que o formato da América do Sul é o nosso verdadeiro problema. Se o triângulo fosse ao contrário, ainda poderíamos ter o Chaco e os bloqueios, mas as massas que passariam seriam verdadeiros elefantes polares!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.