Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Brasilia - DF


Pcacella
 Share

Recommended Posts

Julho de 2004 foi fenomenal para BSB. Lembro de um dia em que a alta surpreendetemente avançou para o meio do Brasil, trazendo uma mínima de 9,7°C e máxima de 18,1°C lá na minha casa com céu limpíssimo e muito vento. Foram uns 3 dias assim. Muito frio para os padrões da cidade. E foi em 2004, um inverno bom aqui para o sul.

Link to comment
Share on other sites

Caro Zeocit,

 

2 - Em Brasilia nao faz calor.

 

Cacella, se você posta a média das máximas para sustentar uma proposição do tipo "não faz calor", a última coisa que podes pretender é cientificidade. Se eu postar a média das máximas de Curitiba, poderei afirmar precisamente o mesmo; além da própria subjetividade inerente à asserção, o que imediatamente impossibilita qualquer generalização (o que não o impede de generalizar. Mas parece que nenhuma regra parece constranger o seu pensamento.) Mas se o seu critério é alguma espécie de "bom senso" ou pragmatismo (embora mesmo esse oscile de percepção para percepção - e evidentemente não são parte do método científico), vamos lá.

 

Quanto às máximas absolutas no verão, Curitiba e Brasília são muito parecidas, apesar de o verão aqui ser mais frio - ou menos quente - o que omites. Tanto o verão "oficial" como o verão "real". Se compararmos o verão real de cada cidade - janeiro/fevereiro em Ctba contra set/out em Brasília - a disparidade já é um disparate. Como isso já foi debatido, não vou procurar novamente a fonte - para os atentos à época, eu postei gráficos do próprio INMET comparando as máximas absolutas e médias -. À época, eu quis demonstrar que você compara regiões sempre com critérios diferentes, escolhidos convenientemente. No caso, ficou claro que se apenas considerássemos as máximas absolutas, Brasília seria uma cidade mais quente do que muitas cidades litorâneas nordestinas, cuja máxima absoluta raramente passa dos 33 graus. Estas também seriam as capitais "mais frias" do país. (Fernando de Noronha seria uma das cidades mais frias: a máxima absoluta é de 32,x graus. Apenas 1 grau mais quente que São Joaquim!) Entretanto, chamá-las de "amenas" não é muito exato, pelo menos não para moradores de regiões com um clima relativamente civilizado. Esse é o tipo de raciocínio que nos impõe para justificar sua mudança do inferno ao purgatório - o que também não é ciência, é um evento particular de sua vida, embora aprazível.

 

Analisando as médias - muito mais significativas que os extremos - verifica-se que a média de Curitiba de fevereiro é quase a média de Brasília em Julho (19,7 contra 19,1, respectivamente). A média das máximas de Curitiba em fevereiro é análoga à média das máximas de Brasília em julho. Tudo no INMET. A média de Brasília - normal 1961-1990 - para janeiro/fevereiro é algo como 21,7ºC, para 16 nas mínimas e 26 nas máximas, aproximadamente. As médias das máximas de Curitiba também são sensivelmente inferiores às de Brasília, mesmo no verão curitibano. (Relembrando, eu já postei todos os gráficos detalhadamente, mas me poupo do trabalho, já que os ouvintes são poucos, assim como os ganhos do trabalho, de modo que apenas exercito a redação). Já a média de janeiro de Curitiba é idêntica à de Brasília em julho, 19,1ºC. (1961-1990.) Podes argumentar que Curitiba aqueceu, mas também aqueceu Brasília. Evidente: a cidade apenas virou cidade após a década de 80... talvez um dos melhores lugares do mundo para se atestar os efeitos da urbanização, já que a cidade não existia antes de 1960. Atualmente, a média de Brasília oscila, sempre, de 19 a 23 graus. O IAG/USP faz acompanhamento mensal das médias desde 97 ou 98, acompanhe.

 

Quanto aos valores pontuais, talvez você ignore as médias das máximas acima de 31 graus registradas pelo INMET em setembro de 2004, outubro de 2005, outubro de 2006 etc., tanto como os registros acima de 34 graus registrados pelo aeroporto inúmeras vezes nestas ocasiões.

 

Outro indício da falácia de seu argumento, demonstrado à época, é que você se utiliza de estações climáticas de clima temperado para comparar coisas distintas, que obedecem a climato-lógicas distintas. Em Brasília não existe verão tal como em regiões temperadas ou subtropicais, já que os meses mais quentes da cidade não ocorrem no verão "oficial", mas em setembro e outubro, isto é, na "primavera oficial". Evidente, já que a cidade está a 15ºS. É quando o sol atinge o zênite nesta região: o "verão", poderíamos dizer, seria o seu "outono", "primavera" ou coisa do tipo. (Na verdade, seria nada: é apenas a estação chuvosa. A definição das 4 estações simplesmente não se aplica.) Cidades equatoriais, ou mais a norte, também seguem esta lógica, isto é, têm seus meses mais quentes quando o sol atinge o zênite; além da pouca amplitude anual. Daí, você deveria comparar os "meses mais quentes", e não o "verão". É sempre no interior de critérios vagos que se esconde toda obscuridade de pensamento.

 

Você também, espertamente, toma como referência as mínimas do aeroporto (que são mais baixas que as do INMET), mas como referência das máximas toma as do INMET (que são mais baixas que as do aeroporto). Mas isso tudo já foi discutido há três anos. De todo modo, como já fica claro em todos os debates que entras, o seu objetivo oscila algo entre afirmar a todo custo a visão própria - tomada como verdadeira a priori -, numa espécie de teodicéia pessoal que faz se colocar como uma espécie de messias da Ciência que ilumina o misticismo de pobres mortais com uma cientificidade pra lá de obscura, a simples zombaria. Em ambos os casos, trata seus ouvintes e debatedores como idiotas.

 

Por fim, se o seu argumento baseia-se em proposições do tipo "não faz calor", então isso é impossível de se refutar, já que isso é uma idéia subjetiva e que diz respeito à sua percepção subjetiva. O que apenas podemos inferir com alguma certeza é a razão de sua parcimônia para com o calor brasiliense: como carioca, o calor brasiliense de fato deve (quase) inexistir. O que é possível, no entanto, é indicar a maneira com que escolhes, manipulas, isolas certos aspectos da realidade para justificar suas pulsões subjetivas.

 

abs

 

P.S.: Traduza "CQD". Antes que pergunte: abs = abraços

Link to comment
Share on other sites

"Hoje chegou a fazer 28 graus aqui. O que é realmente incomum nessa época do ano."

 

"Em Brasilia não faz calor."

 

Em que época do ano 28C é incomum em Brasilia? Só se for entre os dias 30 e 31 de FEVEREIRO...e se em Brasilia NÃO faz calor, eu já sei onde faz calor prá caramba...em Lages, em São Joaquim, em Urubici, em Urupema, em Bom Jardim da Serra, em Palmas, em Inácio Martins...nesses lugares sim é comum fazer 28C em julho, mas NÃO EM BRASILIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Hoje apesar da temperatura ter atingido pifios 12 graus a sensacao termica, que o pessoal daqui gosta, baixou para 4 essa manha devido ao vento medio de 20km/h.

 

Esse mes de Agosto esta um pouco mais frio do que o normal, o que parece ter relacao com a falta de frio no sul....

 

Com relacao aos 28 graus em Julho...Sim, isso é raro, mais do que em Porto Alegre.

 

Com relacao ao zeocit eu comento mais tarde porque nao da pra responder de sopetao :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

As minimas tem ficado em torno de 11 graus pela manha e as maximas chegando a mais de 25. A umidade do ar hoje desceu a 19%, tipica dessa epoca do ano. O ponto de orvalho agora está em zero grau.

 

As manhãs estão frias para a epoca do ano, já que o inverno aqui termina em Julho.

 

As diferenças entre a minha casa e o aeroporto e a estação do INMET no centrão estão chegando a 5 graus ! O que é uma marca espantosa, porem correta. É impressionante a queda de temperatura quando saio do trabalho no centro e passo pelo fim do eixao.

 

Fato é que para quem mora em predios no centro (Asa Sul e Norte) a sensação de inverno e frio é sensívelmente diferente de quem mora alguns km mais adiante, já que a urbanização aqui é segmentada e não continua, como na maioria das cidades brasileiras.

 

É facil perceber que os dados da estação do INMET ou das automaticas (tambem localizadas em zonas urbanas) conseguem representar os centros urbanos mas não a maior parte do DF, que não tem essas caracteristicas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

O assunto não é mais o frio, mas sim o calor da Primavera.

 

Hoje, 24 de setembro, o INMET registrou 34,2ºC na capital federal.

 

Sem dúvida, deve ser uma das temperaturas mais altas já registradas.

De fato, durante a tarde, a sensação era semelhante a de quando abrimos um forno. Havia uma brisa na rua, também quente.

 

A umidade ficou em 20%. Tomara que essa frente fria intensa provoque umas pancadas de chuva por aqui e limpe a névoa de poeira/fumaça que toma conta da cidade há dias e faz o céu parecer "branco".

Link to comment
Share on other sites

O assunto não é mais o frio, mas sim o calor da Primavera.

 

Hoje, 24 de setembro, o INMET registrou 34,2ºC na capital federal.

 

Sem dúvida, deve ser uma das temperaturas mais altas já registradas.

De fato, durante a tarde, a sensação era semelhante a de quando abrimos um forno. Havia uma brisa na rua, também quente.

 

A umidade ficou em 20%. Tomara que essa frente fria intensa provoque umas pancadas de chuva por aqui e limpe a névoa de poeira/fumaça que toma conta da cidade há dias e faz o céu parecer "branco".

 

Essa sensação de forno ao sair de um ambiente com ar-condicionado eu sinto umas 20 vezes por ano aqui em Porto Alegre. Já posso dizer que estou habituado.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Nao sei o que aconteceu. Hoje a minima aqui foi de 12.9, o que para essa época do ano eh muito estranho (um recorde sem duvida). tive que dormir de edredon, dada a diferença de temperatura que ocorreu durante a noite. Como amanheceu de ceu aberto deve esquentar. Mas as minhas maximas estao com problema porque o termometro recebe impacto direto do sol.

Link to comment
Share on other sites

Nao sei o que aconteceu. Hoje a minima aqui foi de 12.9, o que para essa época do ano eh muito estranho (um recorde sem duvida). tive que dormir de edredon, dada a diferença de temperatura que ocorreu durante a noite. Como amanheceu de ceu aberto deve esquentar. Mas as minhas maximas estao com problema porque o termometro recebe impacto direto do sol.

Achei a mínima fosse devido ao ar mais seco (igual ocorreu aqui no início do mês), porém verifiquei ontem que até choveu no aeroporto de Brasília, com trovoadas. Mas é uma mínima muito significativa mesmo.

Ah, o dvd não chegou... Acho que deu algum problema devido a greve dos correios.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Ola,

 

eh comum. voce pode ver a minha estacao no wunderground e comparar com o ano passado que foi mais quente.

 

A maxima la em casa foi 23 e nao 26, ja que nao esta no centro urbano.

 

Observe daqui pra frente ate julho. As medias da noite sao em torno de 11 graus e o comum eh de umas 10/15 datas abaixo de 10 graus no ano. mas abaixo de 7 eh raro.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Resumo do mes de Maio aqui em casa até agora :

Media Maxima hora max Minima hora min

1 20.4 26.2 13:17 15.4 3:44

2 19.6 23.6 15:15 16.3 23:41

3 19.4 26.2 16:11 13.9 3:51

4 19.2 24 14:30 15.3 5:20

5 19.6 25 15:47 14.6 6:46

6 19.3 26.6 15:11 13.8 4:26

7 18.6 24.9 14:37 13.4 5:35

8 16.7 23.6 16:06 10.3 5:28

9 17.1 23.2 15:36 10.7 6:00

10 17.8 25.2 15:21 11 6:21

11 17.6 24.4 15:23 11.9 5:43

12 17.9 23.9 14:52 13.2 6:04

13 17.1 22.2 13:56 13.6 23:58

14 17.1 24.6 13:32 11.8 6:39

15 16.9 22.6 15:32 10.7 6:02

16 17.9 25.3 14:30 11.3 6:32

17 0 13.7 6:05 13.7 6:05

18 19.3 24.6 15:19 13.6 6:14

19 17.9 23.6 15:32 12.3 5:23

20 13.5 15.3 0:00 11 6:41

 

 

Medias do Mes Maio 2008

 

Media geral (minuto a minuto) 18.3

Media max 24.4

Media min 13.0

Min abs 10.3

Max abs 26.6

 

Observem que a media, minuto a minuto é menor do que a media simples ou a media compensada.

 

 

No ano passado no mesmo conjunto de datas foi

 

Mes de Maio 2007

 

Media geral (minuto a minuto) 18.8

Media max 25.5

Media min 13.3

Min abs 10.4

Max abs 28.3

 

Assim, esse mes de Maio está mais frio cerca de 0.5 grau em relacao ao ano passado. Se acontecer o que é comum isso significa mais um inverno fraco no sul/sudeste do Brasil

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.