Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Comparaçoes Interessantes...


Pcacella
 Share

Recommended Posts

Usando o programa fiz umas primeiras comparacoes. Uma primeira medida foi montar uma tabela de numero de dias com minimas inferiores a 10 graus no ano e deu nisso :

 

tab1.JPG

 

Interessante observar o seguinte :

 

1 - Sao Paulo é um fracasso

 

2 - La Plata e Cape Town tem uma diferença enorme de Porto Alegre

 

3 - Sydney é um fracasso, mas os numeros ano a ano sao muito estaveis

Link to comment
Share on other sites

Se existe uma tendncia eu suponho que todas as cidades deveriam ser afetadas de forma similar ou então Curitiba estaria no polo do aquecimento global :lol:

 

2001 -> 78

2000 -> 78

1999 -> 71

1998 -> 51

1997 -> 69

1996 -> 92

1995 -> 88

1994 -> 64

1993 -> 81

1992 -> 53

,,,,

 

1980 -> 56

1979 -> 66

1978 -> 76

1977 -> 44

1976 -> 106

1975 -> 71

1974 -> 112

1973 -> 81

 

Desses numeros nao consegui perceber uma tendencia qualquer/

 

Média entre 73-80 -> 76.5

observacoes 8

desvio padrao 21

 

Média entre 92-06 -> 69,9

observacoes 15

desvio padrao 13,5

Link to comment
Share on other sites

Para complementar coloquei o grafico anual de temperatiras em 2000 (excepcionalmente frio) e vemos que, mesmo no inverno, a temperatura se aproxima de 30 graus em Porto Alegre. Isso caracteriza uma regiao subtropical. Em Curitiba o efeito da altitude faz um deslocamento nas curvas de uns 3 graus. Isso daria uns 5 graus para a altitude e uns 2 para a latitude como contribuições. Isso de olho :twisted:

 

poa.JPG

 

cur.JPG

 

Observem agora a diferença para Sydney

 

syd.JPG

 

Em função da baixa amplitude diaria a diferença entre inverno e verao é muito mais marcante. No Brasil o inverno se destaca por "periodos de frio" intercal;ados por "periodos de calor"

 

Observem agora Marrakech no Marrocos a 32 graus de latitude Norte

 

mar.JPG

 

Finalmente Atlanta, Georgia, USA em 2000. Gostaria de ver uma curva similar do INMET de Sao Joaquim. Infelizmente o Brasil, aparentemente, assim com portugal, nao envia os dados dessas estacoes, pois o resultado é vazio, apesar delas existirem

 

atl.JPG

Link to comment
Share on other sites

Mais uns...

 

Shangai, 31.5 graus Norte, Latitde de Pelotas. Nivel do Mar. Os dados sao impressionantes

 

sha.JPG

 

Kimberley, Africa do Sul, Latitude 28.5 Sul, Altitude 1200m

 

Seria interessante uma comparacao com Sao Joaquim. O numero de minimas abaixo de zero em 2000 foi de 37 dias

 

kim.JPG

 

Agora Johannesburg 1700m 26 graus Sul. Seria comparavel a Campos do Jordao.

 

O que pra nos é cidade alpina na Africa do Sul é onde eles vivem em cidades grandes :twisted:

 

joh.JPG

 

 

 

New York, Central Park 2000

 

ny.JPG

Link to comment
Share on other sites

Agora nao faltam mais :))

 

Estou colocando as do Wunderground diretamente. Ja tenho tudo mas ainda tem uns bugs e vou disponibilizar depois.

 

Mas pra ir dando o gosto vai Sao Joaquim aqui :

 

sjo.JPG

 

Da pra ver que o padrao é o mesmo de Curitiba. Só a altura dá um shift na temperatura.

 

A diferença de inverno e verao nao é muito destacada

Link to comment
Share on other sites

tem a media de sp antes do ano 2000??? creio q tenham havidos mais dias com menos de 10 na decada passada...

 

eu me lembro de 2005 foi um calor tremendo no inverno as massas de ar frio se comportaram de maneira diferente e o frio nao chegava aqui nunca... e eh uma tendencia que tem se mantido a alguns anos... creio que dados antigos mostrem mais frio por aqui... eu acho...

 

pode se ver pelos dados de brasilia e sao paulo... em anos em que as massas vem mais pelo oceano temos mais dias frios e eles menos... em anos de massas pelo continente temos menos e eles mais... vejam 2004/2005

Link to comment
Share on other sites

Agora nao faltam mais :))

 

Estou colocando as do Wunderground diretamente. Ja tenho tudo mas ainda tem uns bugs e vou disponibilizar depois.

 

Mas pra ir dando o gosto vai Sao Joaquim aqui :

 

sjo.JPG

 

Da pra ver que o padrao é o mesmo de Curitiba. Só a altura dá um shift na temperatura.

 

A diferença de inverno e verao nao é muito destacada

 

DADOS DA CLIMATERRA.

 

NA MÁXIMA ERRO MÉDIO DE -0,4ºC E NA MÍNIMA -0,8ºC

Link to comment
Share on other sites

tem a media de sp antes do ano 2000??? creio q tenham havidos mais dias com menos de 10 na decada passada...

 

eu me lembro de 2005 foi um calor tremendo no inverno as massas de ar frio se comportaram de maneira diferente e o frio nao chegava aqui nunca... e eh uma tendencia que tem se mantido a alguns anos... creio que dados antigos mostrem mais frio por aqui... eu acho...

 

pode se ver pelos dados de brasilia e sao paulo... em anos em que as massas vem mais pelo oceano temos mais dias frios e eles menos... em anos de massas pelo continente temos menos e eles mais... vejam 2004/2005

 

Praticamente não há ingresso de ar frio ou chegada de frentes frias à Brasília. O que ocorre lá é que há uma diminuição da temperatura do ar em altitude nos meses de inverno. Isso, aliado à secura do ar, com a altitude e menor insolação faz que se tenha mínimas boas. Diria, até, que a principal variável para a queda da temperatura à noite é a ausência de vento e nebulosidade com ar bastante seco. Isso acima dos 1100 metros dá um belo de um resultado.

Link to comment
Share on other sites

Na realidade existe um comportamento assimetrico com relacao ao frio do Sul. Com bloqueios a amplitude termica aqui (Brasilia) aumenta. Assim as minimas aqui, salvo rarissimas excecoes, nao tem relacao com massas polares.

 

Se faz calor no Sul aqui esfria e vice-versa. Mas isso só a noite. Para quem acorda as 9 da manha nunca faz frio. No maximo uma frescurinha. O inicio da noite tambem nao é frio. Da uns 15. Obviamente que é muito mais frio que o Rio de Janeiro. Mas não chega a ser frio, exceto antes do nascer do Sol.

 

Com vento, como falastes a minima sobe. Por isso, em termos de sensacao termica o resultado é muito ruim. Aqui 10 graus é 10 graus mesmo, ja que o vento é 0.

 

Agora estou acompanhando melhor por causa da estação que eu coloquei e vou ver isso com mais detalhes nesse " inverno". Até agora tá do jeito que eu imaginava. Essa época é "quente" por aqui. Se fosse no Rio era inverno :lol:

 

O clima daqui é muito monotono. As variações são graduais. Outra caracteristica interessante é que, por serem graduais, essas alterações se mantem por muitos dias. Por isso se faz 7/8 graus a noite, isso pode se manter por varios dias seguidos. Eventos de temperatura são muito raros.

 

Minha sensação é que clima da cidade, em geral, é um tanto insalubre pela falta de humidade e concentração de chuvas em 6 meses do ano. O inverno aqui, no entanto, é distinguivel do verao pelas diferenças em temperatura, causadas primariamente por um aumento significativo da amplitude termica diaria.

 

É meio dificil de acreditar, mas la em casa no inverno, durante a noite, pode fazer muito frio. Eu durmo em Maio, Junho e Julho com dois edredons. Mas em termos de sensação termica nao se pode comparar 10 graus aqui com dez graus em Curitiba com chuva e vento

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Se voce tiver como disponibilizar os dados diarios historicos dos locais em que voce mede em um arquivo txt ou html de qualquer formato no seu site me avise que eu pego para que o programa capture os dados automaticamente.

Vou incluir diversas ferramentas de analise estatistica e comparacao de series temporais. Isso com certeza vai permitir que tenhamos um melhor sentimento das realidades sem que nos ocupemos apenas dos valores extremos de temperatura ou chuva.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.