Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Fevereiro de 2007


Marcos
 Share

Recommended Posts

Estou escrevendo de uma lan house!

 

Em Torres está um verdadeiro inferno, desde sábado passado não vou a praia, desde domingo reina o tédio por aqui por causa da chuva. Nunca vi tantos dias seguidos de mau tempo desde que passo o verão nesta praia. Dentro de casa o mofo reina absoluto, nas ruas é puro barro e poças gigantescas, minha única distração tem sido entrar na internet.

Jesus Cristo!! O tempo fechou sábado de tarde, no Carnaval, e apenas no dia de hoje eu vi sol!!! Insuportável!!

 

Estou em Atlântida Sul (distrito de Osório, a 80 km ao S de Torres e 10 km ao N de Imbé). Ontem DESABOU o mundo, numa enxurrada incrível!! A tempestade foi 30 minutos antes da de POA, que foi provocada por outro linha de instabilidade. O sistema que pegou o Litoral Norte foi o mesmo que pegou Caxias do Sul.

 

A pouco eu tinha 23,9° com 100% e tempo nublado. Choveu das 16 h até a pouco.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 329
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

21:28 CHUVA FRACA, 18,0 E TROVOADA AO LONGE. DEU UM POUCO DE GRANIZO E RAJADAS FORTES DE VENTO AS 17:33 COM 66 KM, DENTRO DO NORMAL DE UMA TROVOADA FORTE.

 

FALANDO AGORA COM O RADAR DE LEBÓN RÉGIS A LINHA QUE ESTÁ ENTRE O VALE DO RIO DO PEIXE, PONTE ALTA, S.JOAQUIM (AO NORTE) ESTÁ COM CHUVA MODERADA A FORTE EM ALGUNS PONTOS. GRANIZO EM PONTE ALTA COM NUVEN DE 15 KM E 42 DBS, A MAIS FORTE NUM RAIO DE 100 KM, EM URUPEMA TAMBÉM DEVE TER DADO UMA BOA TROVOADA. NO GERAL A LINHA ESTÁ COM MODERADA ATIVIDADE.

 

AQUII 18,0ºC

Link to comment
Share on other sites

na madrugada de quarta para quinta feira, uma tromba dagua, caiu sobre a area serrana de joinville, numa estacao da cia aguas de joinville , ( a empresa de aguas e saneamento da cidade ), que faz a monitoracao do rio cubatao que abastece a cidade, no quiriri, ( pe da serra ) , foi registrado mais de 200mm de agua , em 24 h, ja na estacao da epagri, registrou 8mm e aqui em casa que fica na zona sul registrei 31mm .

 

o que chamou a atencao foi para a diferenca , dentro da cidade, , no quiriri , a populacao do bairro esta isolada , devido a quebra de duas pontes, que da acesso ao bairro .

 

acho que mais uma vez joinville se superou , 200mm em uma estacao em 24h , nao eh todo dia

Link to comment
Share on other sites

David,

 

Neste caso "tromba d'água" refere-se à grande quantidade de precipitação, não? Apenas para não haver confusão com o termo relacionado ao tornado que ocorre sobre a água.

 

(para que os chatos de plantão não peguem no meu pé)

 

 

 

sim luiz ...

 

impressionante os estragos causados na regiao, no peh da serra, enquanto nas outras areas da cidade, foi uma chivinha qualquer, que eh comum no dia dia joinvilense

Link to comment
Share on other sites

Tarde de muito calor aqui no noroeste paranaense. A URA está ligeiramente baixa, dificultando no desenvolvimento de nuvens de chuva. Enquanto a frente fria não avança mais para norte, estamos fritando neste calor pré-frontal. Núcleos de chuva apenas no sudoeste do estado, mas acredito que até o anoitecer eles vão se multiplicar pelas demais regiões, embora de forma isolada.

 

- Direção do vento: Norte (fraco)

- Temperatura atual: 32,2 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa não passou de 33 graus, mas na estação do Simepar, que é o oficial, fez 35,5 graus, sendo portanto o dia mais quente deste ano até agora. O calor continua agora a noite, sem vento, céu com poucas nuvens e pequenos núcleos de chuva extremamente isolados. Tenho 29,2 graus agora.

Trovoadas acontecem no oeste e sudoeste do estado e aliado ao avanço da frente fria, poderemos ter chuvas fortes no Paraná ainda nesta noite (irregulares).

Link to comment
Share on other sites

Beleza amigo Tomasini, concordo cm vc,de repente este excesso agora pode acarretar falta depois. :D

Qual o acumulado até agora em fev em PF?

 

Abraço.

 

Pelo INMET estamos acumulando algo em torno de 120mm em fevereiro já contabilizando os 28mm de hoje. A média histórica é de 150mm. Já tivemos uma redução significativa em relação a janeiro quando totalizamos em PF 260mm para uma média histórica de 140mm. Se continuar assim, março ficará abaixo da média, como inclusive, há modelos prevendo.

Link to comment
Share on other sites

Beleza amigo Tomasini, concordo cm vc,de repente este excesso agora pode acarretar falta depois. :D

Qual o acumulado até agora em fev em PF?

 

Abraço.

 

Pelo INMET estamos acumulando algo em torno de 120mm em fevereiro já contabilizando os 28mm de hoje. A média histórica é de 150mm. Já tivemos uma redução significativa em relação a janeiro quando totalizamos em PF 260mm para uma média histórica de 140mm. Se continuar assim, março ficará abaixo da média, como inclusive, há modelos prevendo.

 

Muitas áreas do Rio Grande do Sul vão superar toda a média mensal de precipitações de março apenas na primeira semana do mês. Muito antes de falta de chuva, excesso pode ser o problema em março.

Link to comment
Share on other sites

Aqui não choveu, mas ventou bastante durante a madrugada. Mesmo assim o dia já começou abafado e como a umidade aumentou um pouco, as condições ficaram mais propícias para o desenvolvimento de instabilidades no decorrer do período, que, eventualmente, podem vir acompanhados de rajadas de vento fortes. Pouca nebulosidade aqui no noroeste paranaense até agora.

 

- Direção do vento: Nordeste (fraco)

- Temperatura atual: 27 graus.

Link to comment
Share on other sites

Após a máxima atingir 34,5°C, nuvens carregadas se formaram, pouco antes das 3 da tarde, tive 15mm em apenas 15 minutos, depois seguiu chovenbdo fraco e logo parou. Por volta das 16h a chuva voltou, e cairam 21mm em 1h, depois parou e agora volta a chvoer fraco novamente. Ao todo foram 39mm até o momento (milagre, achei que não ia chover!). A temperatura despencou quase 15°C, chegou a 20,0°C (nova mínima) e agora 20,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Total da chuva aqui: 40mm, no mês tenho 224mm, e com isso passo a média para o mês, que é de 217mm :D Agora temos muitas nuvens e 20,2°C, com URA de 91%.

 

Hehe interessante...mesmo com bastante irregularidade nas chuvas esse mes ainda conseguiu ficar na media

E essa chuva nao serviu só pra isso né...finalmente refrescou , nossa as ultimas noites foram insuportaveis!

Link to comment
Share on other sites

Total da chuva aqui: 40mm, no mês tenho 224mm, e com isso passo a média para o mês, que é de 217mm :D Agora temos muitas nuvens e 20,2°C, com URA de 91%.

 

Hehe interessante...mesmo com bastante irregularidade nas chuvas esse mes ainda conseguiu ficar na media

E essa chuva nao serviu só pra isso né...finalmente refrescou , nossa as ultimas noites foram insuportaveis!

 

AQUI CÉU CLARO E MÍNIMA ATÉ AGORA DE 13,3ºC

Link to comment
Share on other sites

*Se vira nos 30* ( 13:00 HS / 21:00 HS ) :

 

Porto Alegre : 30ºC / 24ºC

Florianópolis : 30ºC / 26ºC

Curitiba : 30ºC / 23ºC

São Paulo : 30ºC / 25ºC

Goiania : 30ºC / 27ºC

Recife : 30ºC / 26ºC

João Pessoa : 30ºC / 27ºC

Manaus : 30ºC / 28ºC

Macapa : 30ºC / 26ºC

Rio Branco : 30ºC / 26ºC

 

Santos : 30ºC / 27ºC

Taubaté : 30ºC / 26ºC

Sorocaba : 30ºC / 25ºC

Bauru : 30ºC / 29ºC

São José do Rio Preto : 30ºC / 30ºC

Cascavel : 30ºC / 27ºC

Joinville : 30ºC / 27ºC

Indaial : 30ºC / 27ºC

Ponta Porã : 30ºC / 29ºC

 

:D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol:

 

que atenção... :shock:

 

"ô, loco, meu..." :D:D:D

 

o curioso é que se trata de cidades de estados bem diversos...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo hoje a máxima foi de 30,1°C na zona leste, porém por volta das 14h30 nuvens muito carregadas passaram por aqui, e provocaram chuva forte e rápida, mas com vários raios, alguns cairam não muito longe daqui, depois a chuva seguiu moderada, ao todo foram 11mm e agora tenho 236mm no mês. A noite é de céu nublado e faz 22,0°C, com URA de 91%.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso na Ásia Central

 

Almaty (Cazaquistão) -6 °C Neve

Astana (Cazaquistão) -29 °C Muito nublado

Tashkent (Uzbequistão) -7 °C Aguaceiros fracos de neve

Ashgabat (Turcomenistão) -4 °C Céu Encoberto

Dushanbe (Tajiquistão) -6 °C Céu Encoberto

Bishkek (Quirguistão) -9 °C Neve (Sensação Térmica: -15 °C)

Link to comment
Share on other sites

De volta a POA, tinha 23,1° com 100% a pouco e tempo bom. A lua cheia está um verdadeiro espetáculo!! :shock:

 

A propósito, cheguei em POA depois de 10 dias na praia, e trouxe o sol e o calor pra cá. Cansei de ver chuva e tempo fechado, quando não plúmbeo e cinzento, e mesmo uma enxurrada memorável!! Foi um espetáculo dos horrores! Foi, de longe, o pior momento que já passei na praia, sem ver o sol, literalmente, por 6 dias consecutivos.

 

O dia mais quente em Atlântida Sul foi ontem (domingo), quando peguei algo em torno de 29°. Tive mínima de 19,3° no Carnaval com chuva.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu claro e temperatura ligeiramente amena. Ontem fez bastante calor durante o dia, com poucas nuvens. Porém, surpreendentemente lá pelas 21:00 horas, um forte núcleo com bonitos raios se formou a leste da cidade, iluminando o céu estrelado. Logo vieram as rajadas de vento que refrescaram a noite e logo o tempo limpou sem registro de chuva na cidade. A mínima ficou em torno de 20 graus.

Link to comment
Share on other sites

Deve ser a tradução equivocada de SHSN (snow showers) de metar como pancadas de neve fraca. No metar abaixo note o sinal negativo na frente de snow showers.

 

CYDF 220000Z 24010KT 6SM -SHSN SCT022 BKN056 OVC110 M00/M01

 

Fumo é tradução de FU para metar, ou seja, fumaça.

 

VIDP 250730Z 30010KT 2400 FU SKC 20/08 Q1016 BEC VIS 3000M

 

Não se utiliza smoke no código internacional. Isso é o que dá estes sistemas automáticos.

Link to comment
Share on other sites

Saí de Torres às 15hs com o termômetro do meu carro marcando 27,0ºC.

 

Cheguei em POA às 17hs com o mesmo termômetro marcando 35,5ºC

 

Vcs não imaginam o gradiente térmico que peguei entre Atlântida (1km da costa) e o pedágio de Osório (logo depois do morro onde o clima faz a curva). A temperatura subiu 6ºC em 20 km!!!!

Link to comment
Share on other sites

Agora ( 21:00 HS ) :

 

 

 

Monte Verde - MG : 17ºC

Campos do Jordão - SP : 16ºC

Inacio Martins - PR : 18ºC :shock:

São Joaquim - SC : 19ºC

São José dos Ausentes - RS : 19ºC

Bariloche - ARG : 13ºC

Ushuaia - ARG : 06ºC

 

 

Essa estação em Inácio Martins vai nos trazer grandes surpresas no inverno!!Quando morei em Guarapuava, que fica a 60 km de Inácio Martins, os agrônomos e moradores da região me diziam que lá tinha extremos maiores do que Palmas, mas que na média Palmas era mais fria!!!

 

Daqui a 4 ou 5 meses saberemos a resposta!!! Quando fui lá em agosto de 2003, vi fotos de cascatas congeladas, e paisagens que lembravam muito a região de S. Joaquim!!!

 

Abx.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.