Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Não meteorologicamente, mas eu reconheço que puxo brasa para Porto Alegre e o nosso Rio Grande no que puder. Até no futebol. Olha só. Dois dos três melhores times tão hoje no Brasil, o que implica incluir os "vermelhinhos". Sobre a automática de Soledade, já tive oportunidade de comentar com alguns nas conversas por Skype ou telefone, que terás uma decepção.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 696
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dados da Estação do INMET de Bento Gonçalves

 

Ela fica na sede da Embrapa Uva e Vinho, a + ou - 1 km do centro da cidade.

Esta quase em topo, bem no início de uma encosta muito íngrime, lado norte, basta dizer que o vale no fundo da encosta a apenas 5 km de distância a altitude já é de menos de 200 m.

 

A Estação não vai registrar temperaturas muito baixas. É um lugar de muito vento. Já nos dados do primeiro dia tivemos uma rajada de 56km/h.

 

No site da Embrapa Uva e Vinho existem dados históricos da estação.

http://www.cnpuv.embrapa.br/meteorologia/

Link to comment
Share on other sites

Dados da Estação do INMET de Bento Gonçalves

 

Ela fica na sede da Embrapa Uva e Vinho, a + ou - 1 km do centro da cidade.

Esta quase em topo, bem no início de uma encosta muito íngrime, lado norte, basta dizer que o vale no fundo da encosta a apenas 5 km de distância a altitude já é de menos de 200 m.

 

A Estação não vai registrar temperaturas muito baixas. É um lugar de muito vento. Já nos dados do primeiro dia tivemos uma rajada de 56km/h.

 

No site da Embrapa Uva e Vinho existem dados históricos da estação.

http://www.cnpuv.embrapa.br/meteorologia/

 

Excelente informação José. Não tem como comparar baixada com topo em dias de frio.

Link to comment
Share on other sites

É muito legal este grande número de estações. Entretanto eles realmente não vão ir ao encontro dos nossos gostos pessoais por mínimas interessantes. São muitas estações em topo. A de Bento Gonçalves vai entrar em boa queda quando as frentes entrarem com maior força.

 

Sobre o Inmet, não consigo parabenizar ou me emocionar com este surto de estações pelo país. Deve fazer já uns 5 anos que pego os dados das cidades argentinas pelo serviço meteorológico local. Aqui no Brasil, vivemos até hoje dependendo de dados dos aeroportos, sem acesso aos decimais e etc. Não estou sendo muito rígido, considerando as estratosféricas verbas públicas destinadas a estes institutos que pouco, ou quase nada fizeram para a população até hoje, em especial em casos de riscos severos do tempo para a população.

Link to comment
Share on other sites

Eu não sei qual a disputra existente entre a Epagri e o Inmet, mas ela só tem prejudicado Santa Catarina. É inadimíssivel não contarmos com estações em locais interessantíssimos e com excelente infra-estrutura como é o caso do Morro da Igreja. Que esse impasse seja logo resolvido, o Baz e os brasileiros só tem a ganhar com os dados surpreendentes que estão por surgir.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, se vão colocar estações em bagé e Canguçu, restariam ainda 3 automáticas no estado. Onde seriam? façam as suas apostas!

 

Eu diria que sairá uma em Vacaria, outra na região de Cruz Alta (pode ser em Santiago ou Júlio de Castilhos também) e outra na região das hortências (Gramado, Canela ou São Chico). Se bem que o sul do Estado, na região de Santa Vitória do Palmar, também pode haver um contemplamento.

Link to comment
Share on other sites

Poderia me dizer por quê me decepcionaria?

 

Porque os Aparados da Serra, ao contrário do que várias vezes sugeriste aqui, é muito mais frio que Soledade.

Este muito mais frio não.Mas frio em tese, nas máximas,nas médias,nem sempre nas mínimas.

Que diferença vc acha que pode dar em relação à Soledade nas mínimas?Naminhaopinião se pegarmos as baixadas daqui a briga fica bem equilibrada pode ter certeza.

E não vão querer invalidar temp de baixada só porque haverá uma automática em topo a 670m.

Link to comment
Share on other sites

Poderia me dizer por quê me decepcionaria?

 

Porque os Aparados da Serra, ao contrário do que várias vezes sugeriste aqui, é muito mais frio que Soledade.

Este muito mais frio não.Mas frio em tese, nas máximas,nas médias,nem sempre nas mínimas.

Que diferença vc acha que pode dar em relação à Soledade nas mínimas?Naminhaopinião se pegarmos as baixadas daqui a briga fica bem equilibrada pode ter certeza.

E não vão querer invalidar temp de baixada só porque haverá uma automática em topo a 670m.

 

Não tem como comparar uma baixada a 1.200 metros com uma baixada a 700 metros. Vai perder. Soledade não está sequer entre as cinco cidades mais frias do Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Esta de 1200 encostada no mar, é piada.Veja o comparativo que o IBGE faz entre Xanxerê(780m) e São Francisco de Paula, esta última perde léguas em mínimas.Posso te mostrar o artigo.

Pode até perder para Ausentes ,mas rivaliza com Cambará e Bom Jesus.Sem contar que posso pegar baixads na Raia da Pedra com 800m.

Link to comment
Share on other sites

E que tal a nossa região, são dezenas e dezenas de municípios sem estação meteorológica.

Posso citar algumas que eu lembro que não tem estação:

Arvorezinha 750m a 800m

Itapuca 700 a 840m

Ilópolis em média 750m

Fontoura Xavier 780m

São José do Herval 720m

Barros Cassal de 650 a 770m

Gramado Xavier 650m

Ibirapuitã de 600 a 790m

Espumoso

Tapera

Não-Me-Toque

Victor Graeff

Tio Hugo

Ernestina

Nicolau Vergueiro

Boqueirão do Leão

Tunas

Lagoão

Jacuizinho

Salto do Jacuí

Alto Alegre

Campos Borges

Colorado

Selbach

Quinze de Novembro

Anta Gorda

Putinga

Nova Bréscia

E mais algumas...

Então, não tem necessidade?

Link to comment
Share on other sites

E que tal a nossa região, são dezenas e dezenas de municípios sem estação meteorológica.

Posso citar algumas que eu lembro que não tem estação:

Arvorezinha 750m a 800m

Itapuca 700 a 840m

Ilópolis em média 750m

Fontoura Xavier 780m

São José do Herval 720m

Barros Cassal de 650 a 770m

Gramado Xavier 650m

Ibirapuitã de 600 a 790m

Espumoso

Tapera

Não-Me-Toque

Victor Graeff

Tio Hugo

Ernestina

Nicolau Vergueiro

Boqueirão do Leão

Tunas

Lagoão

Jacuizinho

Salto do Jacuí

Alto Alegre

Campos Borges

Colorado

Selbach

Quinze de Novembro

Anta Gorda

Putinga

Nova Bréscia

E mais algumas...

Então, não tem necessidade?

 

Se é por isso, os 496 municípios do Rio Grande do Sul fariam jus a estações meteorológicas. Quem paga tal investimento ? Tem cidades aí na tua lista - municípios inexpressivos em população e área - que não apresentam necessidade de estação. Coloca uma em pólo mais próximo que oferece uma boa visão da realidade regional.

Link to comment
Share on other sites

CAMAQUÃ (RS) , A MAIS NOVA ESTAÇÃO AUTOMATICA LOCALIZADA NO RS, À Lat.: 30° 49' S , Long.: 51° 50' W À 108 M DE ALTITUDE

 

Bem que eles poderiam ter colocado esta estação em Canguçu. É só um pouquinho mais a oeste, porém 300 metros mais alta que Camaquã (a cidade mais sexy do RS). A menos sexy seria Não Me Toque....

Link to comment
Share on other sites

Além de toda a porção oeste, está faltando INMET do Vale do Itajaí em SC. Também poderiam começar a colocar algo na Amazônia.

 

Estação automática no centro de Porto Alegre em parceria da MetSul com a Rádio Guaíba já operacional.

 

Na Caldas Júnior? Vai ficar aberto?

E em que condições??? Fico curioso com as mínimas do Centro em noites secas de inverno. Agora teriam de instalar uma no Parque Farroupilha ou numa área verde mais aberta (Country Club seria bom, ou Zona Sul, dentre os morros). Aí sim veremos nosso microclima em ação!!! :twisted:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Se a automática rivalizar com o Missões, a tunda nas min vai ser grande em PF e Bento, e até mesmo a diferença em relação à Ausentes não será tão grande assim,...

 

Tunda? Essa eu estou pagando para ver. E se confirmar tal assombro será um dos grandes mistérios da meteorologia/geografia mundial pois basta observar os relevos e altitudes de ambas as cidades para ver que se há (e acredito que haja) diferenças nas temperaturas elas são de pouca monta.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Então cubro a tua aposta Tomasini,vai ser mais um que vai se surpreender com minha terra.

 

Até que eu seja contrariado por fatos vou continuar firme na minha posição e reitero, se realmente der toda essa diferença, será um dos mistérios da meteorologia mundial pois não há nada a nível de clima e relevo que possa dar tanta diferença. Meu pai se criou em Ilópolis e questionado a respeito sempre disse que lá é um pouco mais frio apenas. Nada desta sibéria que afirmas. Mas aguardemos os dados.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

 

Exatamente isso. Essa história de A ou B ser mais fria que D e E já torrou a paciência. É só conjectura. Esperemos os dados e aí teremos FATOS e não PERCEPÇÕES para amparar comparações. E desde já mantenho o que disse. O microclima regional médio de Soledade não tem quase nenhuma diferença do de Passo Fundo. A região de Soledade não é acidentada na maior parte. São poucas as baixadas mais expressivas. Baixadão é a Vicentina, um verdadeiro vale.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

 

Exatamente isso. Essa história de A ou B ser mais fria que D e E já torrou a paciência. É só conjectura. Esperemos os dados e aí teremos FATOS e não PERCEPÇÕES para amparar comparações. E desde já mantenho o que disse. O microclima regional médio de Soledade não tem quase nenhuma diferença do de Passo Fundo. A região de Soledade não é acidentada na maior parte. São poucas as baixadas mais expressivas. Baixadão é a Vicentina, um verdadeiro vale.

Tem diferença sim, chega de tapar o sol com a peneira, vc sabe que Soledade é em média 1,5 a 2º mais fria que Passo Fundo nas min, nas máx e nas médias.

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

 

Exatamente isso. Essa história de A ou B ser mais fria que D e E já torrou a paciência. É só conjectura. Esperemos os dados e aí teremos FATOS e não PERCEPÇÕES para amparar comparações. E desde já mantenho o que disse. O microclima regional médio de Soledade não tem quase nenhuma diferença do de Passo Fundo. A região de Soledade não é acidentada na maior parte. São poucas as baixadas mais expressivas. Baixadão é a Vicentina, um verdadeiro vale.

Tem diferença sim, chega de tapar o sol com a peneira, vc sabe que Soledade é em média 1,5 a 2º mais fria que Passo Fundo nas min, nas máx e nas médias.

 

DAQUI PARA LAGES (880 m SE NÃO ME ENGANO E S.JOAQUIM 1415 m) A DIFERENÇA NA MÉDIA É +- 1,3/1,5 E SÃO 535 m DE DIFERENÇA. ACHAS QUE TEM 1,5 A 2,0 TENDO MENOS DE 100/200 m !!!!!! HAJA MICRO, MICRO, MICROCLIMA NISSO!!!

Link to comment
Share on other sites

Apenas umas perguntas ao "sabichões":

-Vcs conhecem os paredões do São Tomé, os canions do Arroio Tereza?

-E a cascata do Fão?

- E as baixadas do Silvano?

-As baixadas,vales, pinhais de Barros Cassal,Praxedes, ?

- As serranias da Cêrca-velha?

- As baixadas da cidade de Soledade, que o Shima teve oportunidade de co?nhecer

- O grandes vales do Espraiado?

- As baixadas da Raiada Pedra a 750m?

Depois que conhecerem aceito alguma definição...

Ronaldo, a diferença entre Soledade e PF,não se resume a altitude, e sim à latitude e atuação das massas de ar frio, além de maior cobertura vegetal.

Vc é outro simplista que acha que altitude explica tudo...

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

 

Exatamente isso. Essa história de A ou B ser mais fria que D e E já torrou a paciência. É só conjectura. Esperemos os dados e aí teremos FATOS e não PERCEPÇÕES para amparar comparações. E desde já mantenho o que disse. O microclima regional médio de Soledade não tem quase nenhuma diferença do de Passo Fundo. A região de Soledade não é acidentada na maior parte. São poucas as baixadas mais expressivas. Baixadão é a Vicentina, um verdadeiro vale.

Tem diferença sim, chega de tapar o sol com a peneira, vc sabe que Soledade é em média 1,5 a 2º mais fria que Passo Fundo nas min, nas máx e nas médias.

 

DAQUI PARA LAGES (880 m SE NÃO ME ENGANO E S.JOAQUIM 1415 m) A DIFERENÇA NA MÉDIA É +- 1,3/1,5 E SÃO 535 m DE DIFERENÇA. ACHAS QUE TEM 1,5 A 2,0 TENDO MENOS DE 100/200 m !!!!!! HAJA MICRO, MICRO, MICROCLIMA NISSO!!!

Taí outro que contradisse:

Se vc entende Lages bem mais baixa que SJ ao teu lado,por que não consegue entender Soledade, bem mais continental e mais ao sul e mais sujeita à massas de ar frio...

O pior cego, é o que não quer ver...

Link to comment
Share on other sites

Apenas umas perguntas ao "sabichões":

-Vcs conhecem os paredões do São Tomé, os canions do Arroio Tereza?

-E a cascata do Fão?

- E as baixadas do Silvano?

-As baixadas,vales, pinhais de Barros Cassal,Praxedes, ?

- As serranias da Cêrca-velha?

- As baixadas da cidade de Soledade, que o Shima teve oportunidade de co?nhecer

- O grandes vales do Espraiado?

- As baixadas da Raiada Pedra a 750m?

Depois que conhecerem aceito alguma definição...

Ronaldo, a diferença entre Soledade e PF,não se resume a altitude, e sim à latitude e atuação das massas de ar frio, além de maior cobertura vegetal.

Vc é outro simplista que acha que altitude explica tudo...

 

Chega logo, estação de Soledade!!!! hehehe

 

Paulo, claro que Soledade tem enormes variações de relevo e etc, mas tu tens que considerar que não é só aí. Em São Joaquim, para citar como exemplo, tem também o Cruzeiro que é alto, a baixada do Bandeira, o Vale da Neve, entre sei lá, inúmeros pontos altos e baixos que apresentarão variações. O mesmo vale para Bom Jesus, Cambará, Lages, Urubici e qualquer outra cidade, pois o interior destes municípios apresentam sempre essas muitas formatações de relevo. Se ficarmos tentando puxar microclimas de todos esses pontos, vamos surtar!

Link to comment
Share on other sites

Como denominado doravante por 'sabichão', quero antes de tudo esclarecer ao amigo Paulo que nunca afirmei ser Passo Fundo mais fria que Soledade. É claro que reconheço que sua cidade é mais fria. O nó da questão é: quanto é mais fria. Enquanto tu acreditas em uma diferença abissal eu creio que a diferença é tão somente compatível com a altitude, relevo, posição geográfica e cobertura vegetal.

Concordo contigo que a região apresenta diversos acidentes geográficos, creio que principalmente para os lados de Arvorezinha e arredores. Tanto que já disse para o pessoal de lá que aquilo tudo tem um enorme potencial turístico, mas daí querer subjetivamente cutucar com a Serra Catarinense não dá. Por certo desconhecemos os encantos e segredos da Serra do Botucaraí assim como até onde sei tu desconheces os encantos e segredos da Serra Catarinense. Aliás, está mais que na hora do amigo ir a um encontro em SJ.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Vc está certo amigo Tomasini,não há como comparar minha cidade com SJ, a diferença de altitude é muito grande.Não questiono SJ, apenas comparo números e como disse aguardemos a automática,para ter uma idéia melhor da realidade e aí poderemos fazer melhor juízo.Está mais do quena hora do amigo tambm monitorar alguma baixada daí,cm certeza temp menores que as do Centro são comuns.

Deudução lógica,se a diferença entre o Inmet SJ e Inmet Soledade não for muito grande, também não será abissal a diferença, baixada por baixada...

Link to comment
Share on other sites

Se quiser continuar teimando, o espaço é livre, mas também não vai me mover de minhas convicções.Se tu és teimoso, sou mais ainda, talvez pelo meu lado galego espanhol :lol: :lol:

Ninguém mais do que eu aguarda os dados da automática.Agora terei que dar um duro na Prefa para agilizar as reformas no Aero.

 

Eu teimoso? Ahh tá... deixa quieto. Voltarei a me manifestar tão somente quando houver dados para em cima deles opinar. Realmente, por favor, faça o pessoal agilizar a instalação desta estação. Que novela hein?

Abraços.

 

Exatamente isso. Essa história de A ou B ser mais fria que D e E já torrou a paciência. É só conjectura. Esperemos os dados e aí teremos FATOS e não PERCEPÇÕES para amparar comparações. E desde já mantenho o que disse. O microclima regional médio de Soledade não tem quase nenhuma diferença do de Passo Fundo. A região de Soledade não é acidentada na maior parte. São poucas as baixadas mais expressivas. Baixadão é a Vicentina, um verdadeiro vale.

Tem diferença sim, chega de tapar o sol com a peneira, vc sabe que Soledade é em média 1,5 a 2º mais fria que Passo Fundo nas min, nas máx e nas médias.

 

DAQUI PARA LAGES (880 m SE NÃO ME ENGANO E S.JOAQUIM 1415 m) A DIFERENÇA NA MÉDIA É +- 1,3/1,5 E SÃO 535 m DE DIFERENÇA. ACHAS QUE TEM 1,5 A 2,0 TENDO MENOS DE 100/200 m !!!!!! HAJA MICRO, MICRO, MICROCLIMA NISSO!!!

Taí outro que contradisse:

Se vc entende Lages bem mais baixa que SJ ao teu lado,por que não consegue entender Soledade, bem mais continental e mais ao sul e mais sujeita à massas de ar frio...

O pior cego, é o que não quer ver...

ESTA ÚLTIMA FRASE CONSEGUISTES RESUMIR TUDO LÁ DE CIMA, FOI A ÚNICA COISA DE BOM CENSO ESCRITA.
Link to comment
Share on other sites

Como denominado doravante por 'sabichão', quero antes de tudo esclarecer ao amigo Paulo que nunca afirmei ser Passo Fundo mais fria que Soledade. É claro que reconheço que sua cidade é mais fria. O nó da questão é: quanto é mais fria. Enquanto tu acreditas em uma diferença abissal eu creio que a diferença é tão somente compatível com a altitude, relevo, posição geográfica e cobertura vegetal.

Concordo contigo que a região apresenta diversos acidentes geográficos, creio que principalmente para os lados de Arvorezinha e arredores. Tanto que já disse para o pessoal de lá que aquilo tudo tem um enorme potencial turístico, mas daí querer subjetivamente cutucar com a Serra Catarinense não dá. Por certo desconhecemos os encantos e segredos da Serra do Botucaraí assim como até onde sei tu desconheces os encantos e segredos da Serra Catarinense. Aliás, está mais que na hora do amigo ir a um encontro em SJ.

Abraços.

 

NÃO FAÇA ISSO TOMA, ASSIM ELE VAI SURTAR AO VER AS "BAIXADINHAS" DAQUI E NÃO PODERÁ MAIS DIZER QUE O UMBIGO, DIGO SOLEDADE, É ISSO OU AQUILO...

Link to comment
Share on other sites

Uma declaração que vai gerar furor.

 

Porto Alegre, indiscutuvelmente, tem terreno mais acidentado que Soledade. Há baixadas na capital gaúcha que não são encontradas em Soledade. Querem um exemplo ? Onde está a região do Hospital Psiquiátrico São José, atrás do Morro da Embratel. Fica entre morros. Um deles tem 300 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Uma declaração que vai gerar furor.

 

Porto Alegre, indiscutuvelmente, tem terreno mais acidentado que Soledade. Há baixadas na capital gaúcha que não são encontradas em Soledade. Querem um exemplo ? Onde está a região do Hospital Psiquiátrico São José, atrás do Morro da Embratel. Fica entre morros. Um deles tem 300 metros de altitude.

 

Ainda é protegido de norte! Bom lugar pra uma estação. hehe

A região da UFRGS também, pertinho do Morro Santana!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.