Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Fábio Torales
 Share

Recommended Posts

  • Replies 255
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por aqui, pelo menos 1 vez na vida consegui ter minima parecida com a de Sao Joca: 16,3. Mas eles tiveram que ganhar por 8 decimos... paciencia. :roll:

Sobre os 28 graus: antes das 11 da manhã, eu ja estava nesta marca. Fiquei pensando se meu sensor externo nao estava tomndo sol. Mas nao estava nao. Minha maxima ontem foi de 27,9 e portanto, compativel com os 28,1 do Inmet. E a minha temp interna antes das 11 da manhã ja era de 25,X.

Sobre o refresco: todos os modelos numericos que consultei no Cptec pontam 5 dias agradaveis de sexta até terça. Minimas por volta dos 12-13 e maimas por volta dos 25.

Link to comment
Share on other sites

POSSÍVEL RECORDE DE MÁXIMA DE 95 ANOS EM FLORIANÓPOLIS EM OUTUBRO...

 

HOJE, FLORIANÓPOLIS, PODE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÁXIMA EM OUTUBRO, NA SÉRIE DE DADOS DE 1911 A 1990 A MÁXIMA, NESTE MÊS, TINHA SIDO EM 31/10/1990 COM 30,1ºC. E NESTE 26 DE OUTUBRO, NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DO INMET EM S.JOSÉ, REGISTROU 32,2ºC ENTRE AS 11 E 12 HORAS, PODE SER A MAIS ALTA OU A SEGUNDA MAIS ALTA EM 95 ANOS!!!

 

NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DA EPAGRI NO ITACORUBÍ REGISTROU 32,5ºC AS 11h:00, TAMBÉM DEVE TER SIDO O RECORDE DE OUTBRO NESTA ESTAÇÃO.

 

FONTE; CLIMATERRA/INMET/EPAGRI.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

POSSÍVEL RECORDE DE MÁXIMA DE 95 ANOS EM FLORIANÓPOLIS EM OUTUBRO...

 

HOJE, FLORIANÓPOLIS, PODE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÁXIMA EM OUTUBRO, NA SÉRIE DE DADOS DE 1911 A 1990 A MÁXIMA, NESTE MÊS, TINHA SIDO EM 31/10/1990 COM 30,1ºC. E NESTE 26 DE OUTUBRO, NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DO INMET EM S.JOSÉ, REGISTROU 32,2ºC ENTRE AS 11 E 12 HORAS, PODE SER A MAIS ALTA OU A SEGUNDA MAIS ALTA EM 95 ANOS!!!

 

NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA DA EPAGRI NO ITACORUBÍ REGISTROU 32,5ºC AS 11h:00, TAMBÉM DEVE TER SIDO O RECORDE DE OUTBRO NESTA ESTAÇÃO.

 

FONTE; CLIMATERRA/INMET/EPAGRI.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

 

Acho que nem no verão ví uma manhã tão quente. Quando saí as 8h30 já estava impossível de aguentar ao sol.

Link to comment
Share on other sites

hoje, aqui no centro cívico, amanheci com 18,3ºC.

 

e moro na parte mais quente de ctba... :roll:

 

Isto quer dizer que voce teve 18,3 em algum momento perto do amanhecer? Ou que sua minima foi de tudo isto?

 

foi a mínima.

 

costumo ficar em média 2ºC acima do inmet.

 

o local de coleta da temperatura é péssimo (corredor externo do meu prédio pavimentado) :(

Link to comment
Share on other sites

RECORDE DE MÁXIMA EM ALGUMAS CIDADES DE SC NESTA QUINTA-FEIRA....26/10/06

 

 

HOJE, FLORIANÓPOLIS, REGISTROU A SEGUNDA MAIOR TEMPERATURA EM OUTUBRO, NA SÉRIE DE DADOS DE 1911 A 2005 A MÁXIMA, NESTE MÊS, TINHA SIDO DE 32,2ºC EM 2002 E NESTE 26 DE OUTUBRO, NA ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO INMET EM S.JOSÉ, REGISTROU 32,0ºC ENTRE AS 11 E 12 HORAS E 32,2ºC NA AUTOMÁTICA, A SEGUNDA MAIS ALTA EM 95 ANOS!!! O VENTO SUL CHEGOU A TER RAJADA MÁXIMA DE 78,8 Km/h AS 13h:08 NO INMET.

 

NA ESTAÇÃO DA EPAGRI NO ITACORUBÍ REGISTROU 33,4ºC, TAMBÉM FOI A SEGUNDA MAIS ALTA EM OUTUBRO DESDE A ABERTURA EM 1995/1996.

 

TIVEMOS A QUEBRA DE RECORDE OU QUASE PARA OUTUBRO EM;

 

BLUMENAU; 37,4ºC (37,0ºC EM 2005/FURB)

 

INDAIAL; 37,3ºC (37,5ºC EM 1991)

 

JOIVILLE; 36,0ºC (34,0ºC EM 2005)

 

ITAJAÍ; 35,8ºC (35,0ºC EM 1991)

 

FONTE; CLIMATERRA/INMET/EPAGRI/FURB.

 

E DEPOIS DO FORTE CALOR UMA ONDA DE FRIO MODERADA A FORTE OCASIONARÁ ACENTUADA QUEDA DA TEMPERATURA NO CENTRO-LESTE DE SC, AFETANDO MAIS O LITORAL, NORDESTE DE SC E PLANALTO SUL. PODE TER GEADA FRACA NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NO AMANHECER DESTA SEXTA-FEIRA!!!. MÍNIMAS ENTRE 7 A 10ºC NOS LOCAIS MAIS FRIO DO INTERIOR DO LITORAL SUL!! VEJA MAIS DETALHES EM PREVISÃO DO TEMPO (BOLETINS).

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Dia infernal na capital paranaense!!

 

Máx. 28,8 graus

No momento: 27,8 graus e céu carregadíssimo - vem água por aí!!!!!

 

São Joaquim: maravilhosos 16 graus na Climaterra!!!!

 

Fala Bettega! 30,7C pelo INMET! Detonou o calorão para os padrões de Ctba..

 

Agora sobre a água.. sei não.. acho que não é ÁGUA! É aguinha.. se chegar aí.. hehe

Link to comment
Share on other sites

Enquanto Porto Alegre tem 16C, Ausentes já está nos 7 graus!

 

7 graus seria considerado inverno e massa de ar polar fortíssima em POA para o horário! hehe

 

Impressionante como destoa do resto!

 

E QUEM TERIA A CORAGEM DE DIZER QUE DEPOIS DE DAR O CALORÃO DE ONTEM, DARIA GEADA HOJE EM SC??? POIS ESTÁ AÍ...GEADA FRACA E JÁ 4,4ºC (NA PREVISÃO NOSSA, MÍNIMA;1/3ºC).....COMO GOSTA DE DIZER O ALEXANDRE...FOI A ÚNICA EMPRESA DE METEOROLOGIA A DAR A PREVISÃO DE GEADA PARA AS ÁREAS MAIS ALTAS DO SUL DO BRASIL... E A CONCORRÊNCIA DEU MÍNIMA DE 9ºC PARA NÓS....

Link to comment
Share on other sites

S.J.AUSENTES; 05 HORAS; 6,0ºC E 4,1ºC EM SÃO QUINCAS...AGORA, 05:20; 3,8ºC

 

Ronaldinho, ou seria pai do Guilherme, deu 3,9 na nossa estação em Ausentes da área urbana (distante duzentos metros da automática do INMET). Ainda não recebi o dado de Ausentes da nossa estação no Monte Negro (ponto mais alto dos RS).

Link to comment
Share on other sites

Caio, discordo do impressionante. Impressionante ao meu ver são 3 de graus de mínima em 1 de janeiro como tivemos há âlguns anos. O inverno terminou recém há um mês. Pelo raciocínio inverso, seria considerar impressionante 3 graus em 27 de maio. Impressionante, ao meu ver, foi a mudança de calor recorde ontem em Santa Catarina para 3 graus e geada nesta manhã. O que te parece ?

Link to comment
Share on other sites

Tem razão Alexandre! Eu não conheço direito Ausentes, será que tem como identificar as diferenças de posicionamento da estação? Será que ficamos na diferença de um grau entre Inmet e Metsul?

 

E a diferença pra POA é de 10 graus... é muita coisa! uns 7/8 de altitude e uns 2/3 de urbanização! hehe

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Que mudança no tempo!!

 

Depois dos quase 29 graus atingidos ontem (30,7 graus no centro da cidade), amanheci com 13,8 graus e céu nublado. Hoje a coisa vai ficar bem amena graças a Deus!!

 

Já São Joaca arregaçou!! 3,7 graus de mínima!!!!! Animal!!!!!!!!!!!!

 

Minimas de hoje :

 

São José do Ausentes : 04,8ºC

São Joaquim : 02,9ºC COM GEADA.

Inacio Martins : 16,1ºC

Monte Verde : 13,6ºC

Pico do Couto RJ : 12,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Frio impressionante! Ronaldo, você tem o registro do Cruzeiro?

NÃO TENHO, O FONE ESTÁ COM PROBLEMAS, FALEI COM A MÃE DELE E PELO MEIO DIA TENTAREI DE NOVO. DEVE TER FICADO ENTRE 1/2ºC.

 

NÃO É NADA DE ANORMAL A TEMPERATURA, FOI FORTE A QUEDA, QUE NINGUÉM ESPERAVA, ATÉ EM FPOLIS FEZ FRIO, DEU 13,5 NA AUTOMÁTICA DO INMET, ISTO SIM É MAIS RARO DE OCORRER NO FIM DE OUTUBRO!!

Link to comment
Share on other sites

Caio, discordo do impressionante. Impressionante ao meu ver são 3 de graus de mínima em 1 de janeiro como tivemos há âlguns anos. O inverno terminou recém há um mês. Pelo raciocínio inverso, seria considerar impressionante 3 graus em 27 de maio. Impressionante, ao meu ver, foi a mudança de calor recorde ontem em Santa Catarina para 3 graus e geada nesta manhã. O que te parece ?

 

 

Talvez a melhor expressão para ser usada na mensagem anterior seria "surpreendente". Surpreendente para os amadores, esperado pelos profissionais, bem como o Ronaldo havia me dito no MSN, continuei com um pé atrás.

Posso acrescentar também que impressionante foram os dois dias seguidos em pleno mês de janeiro de 2004 (?) com 1oC no Cruzeiro e 3oC na Climaterra. Assim como o o impressionante e inesperado por todos vento registrado ontem em Florianópolis. Rondou os 80km/h durante toda a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Caio, discordo do impressionante. Impressionante ao meu ver são 3 de graus de mínima em 1 de janeiro como tivemos há âlguns anos. O inverno terminou recém há um mês. Pelo raciocínio inverso, seria considerar impressionante 3 graus em 27 de maio. Impressionante, ao meu ver, foi a mudança de calor recorde ontem em Santa Catarina para 3 graus e geada nesta manhã. O que te parece ?

 

 

Talvez a melhor expressão para ser usada na mensagem anterior seria "surpreendente". Surpreendente para os amadores, esperado pelos profissionais, bem como o Ronaldo havia me dito no MSN, continuei com um pé atrás.

Posso acrescentar também que impressionante foram os dois dias seguidos em pleno mês de janeiro de 2004 (?) com 1oC no Cruzeiro e 3oC na Climaterra. Assim como o o impressionante e inesperado por todos vento registrado ontem em Florianópolis. Rondou os 80km/h durante toda a tarde.

 

Caio, o AVN pegou super bem o ciclone e colocava vento ontem para o litoral catarinense. Mas note que parte do vento de ontem que trouxe estragos para algumas cidades foi resultado da passagem do ramo frio pela atmosfera aquecida. O modelo também pegava o frio. Indicava potencial para mínima de 9 graus para a área de Porto Alegre. Como a diferença pros Aparados costuma ser de 7 a 10, as mínimas poderiam ficar na casa de 2/3. Nós colocamos 5 de mínima pros Aparados no jornal de hoje, trabalhando com a idéia de que a nebulosidade frustraria uma queda maior. Deu 3,9 em Ausentes na nossa estação e 4,8 na automática do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Tem razão Alexandre! Eu não conheço direito Ausentes, será que tem como identificar as diferenças de posicionamento da estação? Será que ficamos na diferença de um grau entre Inmet e Metsul?

 

E a diferença pra POA é de 10 graus... é muita coisa! uns 7/8 de altitude e uns 2/3 de urbanização! hehe

 

A informação que tenho. A estação do INMET dista aproximadamente 200 metros da nossa e está em ponto 20 metros mais alto que a nossa. Sobre diferenças dentro de um mesmo microclima, indague o Ronaldo sobre as variações entre a sede da Climaterra e o Bandeira e pergunte a distância.

Link to comment
Share on other sites

20 metros já é suficiente para este 1 grau a menos na mínima, ou mais numa próxima vez!

 

Aliás, o Inmet parece gostar muito de topos, não é mesmo? Ausentes deve ser topo, São Joaquim é, Livramento é um escândalo de topo. hehe

 

Tora

 

O topo costuma ser mais frio na entrada do ar frio, durante o processo de advecção do ar polar. Vide os casos do INMET de São Joaquim e a estação Céu do Rio Grande (Monte Negro). Na sequência dos dias, quando o frio passa a ser de baixada, a Climaterra e a estação da área urbana de Ausentes apresentam as menores mínimas.

Link to comment
Share on other sites

20 metros já é suficiente para este 1 grau a menos na mínima, ou mais numa próxima vez!

 

Aliás, o Inmet parece gostar muito de topos, não é mesmo? Ausentes deve ser topo, São Joaquim é, Livramento é um escândalo de topo. hehe

 

Tora

 

O topo costuma ser mais frio na entrada do ar frio, durante o processo de advecção do ar polar. Vide os casos do INMET de São Joaquim e a estação Céu do Rio Grande (Monte Negro). Na sequência dos dias, quando o frio passa a ser de baixada, a Climaterra e a estação da área urbana de Ausentes apresentam as menores mínimas.

 

E AS VEZES A DIFERENÇA É ENORME, COMO EM 2002 OU 2004 QDO DEU 3ºC NO INMET E -7,4ºC NO BANDEIRA.

Link to comment
Share on other sites

FORTE CALOR NOS PRÓXIMOS DIAS...28/10/06

 

 

FORTE MASSA DE AR QUENTE OCASIONARÁ INTENSO AQUECIMENTO EM SC NESTE FIM DE SEMANA E SEGUNDA-FEIRA, NO FIM DE SEMANA MAIS FORTE DO CENTRO AO EXTREMO-OESTE E NA SEGUNDA-FEIRA EM TODO O ESTADO.

 

NESTE FIM DE SEMANA A MÁXIMA EM SC PODERÁ CHEGAR AOS 36/38ºC NA REGIÃO DE ITAPIRANGA E NA MAIOR PARTE DO PLANLTO AO OESTE ENTRE 28ºC A 34ºC. NO LITORAL E VALE DO RIO ITAJAÍ O CALOR SERÁ MENOS INTENSO, POIS A MASSA DE AR FRIO QUE ESTÁ NO ATLÂNTICO AINDA INFLUENCIARÁ NO LITORAL E LESTE DE SC, MAIS NA SEGUNDA O AR QUENTE TAMBÉM CHEGARÁ A ESTAS ÁREAS.

 

NA SEGUNDA-FEIRA O CALOR ESTARÁ PRESENTE EM TODA SC, AS MÁXIMAS MAIS ALTAS FICARÃO ENTRE 35/38ºC ENTRE O BAIXO URUGUAI E VALE DO RIO ITAJAÍ. NA MAIOR PARTE DE SC A MÁXIMA FICARÁ ENTRE 28/34ºC, MAIS BAIXA APENAS NAS ÁREAS ACIMA DOS 1300 E NA ORLA CATARINENSE.

 

É POSSÍVEL QUE TENHAMOS A QUEBRA DE RECORDE DE MÁXIMA PARA OUTUBRO, OU VALORES MUITO PRÓXIMOS NESTE FIM DE SEMANA E SEGUNDA-FEIRA.

 

EM VIRTUDE DE POUCA CHUVA NOS ÚLTIMOS MESES EM GRANDE PARTE DE SC, ACONSELHA-SE A TER MUITO CUIDADO COM QUALQUER TIPO DE QUEIMADA, ESPECIALMENTE NA ÁREA RURAL. A UMIDADE RELATIVA DO AR TAMBÉM PODE APRESENTAR PICOS MUITO BAIXOS NESTE FIM DE SEMANA, PERTO OU ABAIXO DOS 20% NAS HORAS MAIS SECAS, MAIS ENTRE OS PLANALTOS E OESTE.

 

AS CONDIÇÕES PARA CHUVA E TROVOADA MAIS GERAL EM SC FICAM PARA SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA, MESMO ASSIM MUITAS ÁREAS PODEM PASSAR COM MUITO POUCA CHUVA OU MESMO NENHUMA.

 

PARA O FINAL DA PRÓXIMA SEMANA HÁ POSSIBILIDADE DE ENTRAR UMA ONDA DE FRIO EM SC.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

O RECORDE DA EPAGR (1955/2005) É DE 28,2ºC E DA CLIMATERRA (1998/2005) É DE 29,5ºC.

 

ESTAMOS COM 26,6ºC AGORA.

 

QUAL É O TEU RECORDE??

 

 

PATO BRANCO; *MÍNIMAS NAS BAIXADAS

 

DOMINGO: *16/18ºC A 33/35ºC

 

SEGUNDA: *17/19ºC A 33/35ºC

 

TERÇA: 17/19ºC A 25/27ºC

 

O meu, vix, desorganização total nos dados...

 

No Iapar, topo, 700m [ou seja, lá é topo com a altitude das baixadas da área urbana], 15km daqui, área rural, desde 1979 é 33,8°C em 85!!

 

Set: 32,5°C[88] e Nov: 36,7°C (85)[recorde]

Link to comment
Share on other sites

Mas foi Torres que botou todo mundo no chinelo, com uma máxima de 22C. hehe

 

Talvez esteja aí a explicação. O atlântico sul ainda está bem gelado e Ausentes está na borda da serra, enquanto São Joauqi está mais no interior. De repente a diferença entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra também foi grande devido a este quesito.

Link to comment
Share on other sites

28,7ºC ATÉ AGORA.

 

E que diferença em relação à Ausentes! Lá não pasou dos 23°C hoje. Por quê, Ronaldo?

 

PROXIMIDADE DO MAR !!!!!!! COMO A GENTE TA ACOSTUMADO A VER OS DADOS DE AUSENTES DE MINIMA E MAXIMA HA UM BOM TEMPO, PREPAREM-SE PARA VER O QUE OCORREU HOJE MUITAS VEZES NO FUTURO. OUTRA COISA QUE NAO APARECE EM AUTOMATICA É NEVOEIRO. A REGIAO TEM UMA GIGANTESCA FREQUENCIA DE NEBLINA.

Link to comment
Share on other sites

PROXIMIDADE DO MAR !!!!!!! COMO A GENTE TA ACOSTUMADO A VER OS DADOS DE AUSENTES DE MINIMA E MAXIMA HA UM BOM TEMPO, PREPAREM-SE PARA VER O QUE OCORREU HOJE MUITAS VEZES NO FUTURO. OUTRA COISA QUE NAO APARECE EM AUTOMATICA É NEVOEIRO. A REGIAO TEM UMA GIGANTESCA FREQUENCIA DE NEBLINA.

 

Para quê serve ponto de orvalho ?

Link to comment
Share on other sites

28,7ºC ATÉ AGORA.

 

E que diferença em relação à Ausentes! Lá não pasou dos 23°C hoje. Por quê, Ronaldo?

 

PROXIMIDADE DO MAR !!!!!!! COMO A GENTE TA ACOSTUMADO A VER OS DADOS DE AUSENTES DE MINIMA E MAXIMA HA UM BOM TEMPO, PREPAREM-SE PARA VER O QUE OCORREU HOJE MUITAS VEZES NO FUTURO. OUTRA COISA QUE NAO APARECE EM AUTOMATICA É NEVOEIRO. A REGIAO TEM UMA GIGANTESCA FREQUENCIA DE NEBLINA.

 

EXATO. É SÓ VER O VENTO. JÁ SAÍ DAQUI COM +-25 E PEGUEI FORTE NEVOEIRO NO TOPO DA SERRA DO RIO DO RASTRO E DEVIDA ESTAR UNS 15/17ºC.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.