Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Piatã BA - A cidade + fria do Nordeste..!!


Filipe
 Share

Recommended Posts

  • 6 months later...

No site do departamento de ciências atmosféicas da Universdade Federal de Campina Grande, tem umas médias de 1911-1990.

 

média mensal j f m a m j j a s o n d ano

4766344 PIATA 13º 9' 41º47' 1236.0m 19.2 19.8 19.7 19.0 17.3 15.8 15.3 15.6 16.9 18.7 19.3 19.1 18.0

média das mínimas

4766344 PIATA 13º 9' 41º47' 1236.0m 14.4 14.5 14.6 14.0 12.4 11.1 10.1 10.4 11.7 13.4 13.9 14.2 12.9

média das máximas

4766344 PIATA 13º 9' 41º47' 1236.0m 25.6 25.8 25.8 24.4 22.5 21.5 20.8 22.2 23.7 25.0 24.8 25.0 23.9

Link to comment
Share on other sites

Lucci, média mensal que não chega a 20ºC? :shock:

 

Julho 10ºC com 20ºC e média de 15ºC :o

 

Médias dignas de Sul do Brasil e casas com lareira...

É o inverno de POA, mas sem a dinâmica de massas de ar. :shock: Uma surpresa esses dados!!

 

Pelo Google Earth é possível ver o que as fotos apresentam: Piatã está num vale alongado, encravado entre monstanhas que se estendem em linha reta no sentido NNO-SSE, ou mesmo NO-SE. Isso deve dar um belo efeito de baixada à noite.

 

Abraços sulinos!

Link to comment
Share on other sites

Mas, porém, contudo, entretanto: ontem me diverti calculando as variáveis:

- número de dias ao ano com mínima igual ou inferior a 10;

- média da temperatura mínima absoluta anual (ou seja, pega a mais baixa de 2009, de 2008, de 2007, e assim por diante, e divide a soma pelo número de anos usados na conta)

para 2 estações:

- Piatã

- aero de Congonhas

pros anos 2004, 2006, 2007, 2008, 2009

e, sei lá, não sei se a estação está em topo (e antes estava em baixada) ou se o entorno da estação aqueceu tanto nestas décadas, mas a coisa ficou assim:

- CGH: 20 dias, mínima absoluta anual média 6,5

- Piatã: 10 dias, maam 8,0

Mas temos que considerar que, neste período, a tempe de Curita chegou a apenas -2 graus. Considerando que o histórico pra Curita aponta -6, dá pra considerar que em tempos não tão antigos Piatã deve ter chegado aos 3, uma marca compatível com a ocorrência de geadas moderadas, caso os demais fatores ajudando.

Link to comment
Share on other sites

Já foi registrada geada significativa na Bahia no século XX, em Morro do Chapéu a mínima absoluta chegou a a 0,X graus, dado da normal 1931/1960 com testemunhas da geada, li em algum lugar pena qu não lembro onde. Mas com a dinâmica atual nem nas cidades da serra fluminense tem geada mais, exceto nas áreas rurais ou mais elevadas.

 

No caso de Piatã a estação atual registra marcas um tanto maiores que estas médias (deve estar em outro lugar), e pelo que lembro nos últimos anos sofreu para baixar de 10 graus perdendo na mínima absoluta até para Correntina.

Link to comment
Share on other sites

É lógico que estão errados, desculpeme, se eu visse esses dados com essa variação de 6°C, diria que é uma cidade da latitude 22°S no mínimo, COM UMA ALTITUDE CONSIDERÁVEL RONDANDO OS 1200m de altitude, sem contar que no meio do nordeste seria impossível o mês mais quente ser fevereiro, todo mundo sabe que a maior insidencia de raios solares no Nordeste e o periodo mais quente é em Setembro e Outubro. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Mas estes dados mais quentinhos podem ser de um local de altitude mais baixa, já que no ano passado a estação do CPtec com certeza marcou abaixo de 10, agora não lembro o valor mas tá anotado em casa.

Lembro que há algum tempo o Cptec tinha outra auto em Piatã, em altitude abaixo dos 900m, e pode ser este o caso dos dados apresentados referentes a 2009.

Quanto a estes 0,6 de MC, não seria de algum morro mais elevado com o mesmo nome de uma cidade que

- fica ao norte de Piatã

- e é mais baixa que Piatã

????????????

Afinal, Piatã custa pra baixar dos 7, então me causa profunda suspeita estes 0,6 em uma cidade mais baixa e mais ao norte.

Link to comment
Share on other sites

Mas ainda persiste a divergência com a auto do Inpe, acredito em 2 coisas:

- erro puro e simples na do Inmet (afinal, se não me falha a memória em 2008 ela estava registrando em vários meses daquele ano as menosres temp médias diárias do BR, destruindo inclusive SJ e CJ), apesar que os dados atuais estão bem coerentes com o que se espera da altitude e latitude.

- ou ilha de calor urbano na estação Inmetiana.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a estes 0,6 de MC, não seria de algum morro mais elevado com o mesmo nome de uma cidade que

- fica ao norte de Piatã

- e é mais baixa que Piatã

????????????

Afinal, Piatã custa pra baixar dos 7, então me causa profunda suspeita estes 0,6 em uma cidade mais baixa e mais ao norte.

 

Eu não lembro onde li mas parecia ser um dado da normal 1931/1960, e com supostas testemunhas da geada que foi descrita como "forte", se aconteceu foi em baixada, mas claro que não coloco minha mão no fogo por isso, a cada dia que passa confio menos nos dados "oficiais".

 

Por outro lado, pela normal 61/90 Morro do Chapéu tem média das mínimas de 13,8 graus no mês mais frio e mínima absoluta de 7,2 graus, se algum ar polar conseguiu avançar com mais força até lá em priscas eras e/ou a estação ficava num local diferente do atual como CJ até poderia ter feito 0,X, nos últimos 5 anos o menor valor que achei para a convencional da cidade foi 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Essa Piatã é a prova de que frio pode se apresentar nos lugares menos ortodoxos que imaginamos, e está cheio de lugares pelo globo terrestre que nem imaginamos que pode fazer frio, cravado em latitudes tropicais, a própria América do Sul por exemplo, acho o único país onde não se faz sentir presente o frio é o Suriname, agora ter um clima frio é outros 500..

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.