Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: JULHO - 2009


Bruno
 Share

Recommended Posts

Neste mês, excepcionalmente, as médias de Canela/INMET estão falhas. Em várias noites a estação ficou fora do ar. A média mais correta é a da minha estação. Ela se encontra há cerca de 400 metros de distância do INMET sem grandes diferenças de altitude e terreno. A média lá de casa ficou em 8,5ºC. Em junho praticamente não houve diferença entre a minha estação e o INMET em termos de média.

 

Sobre o resto dos dados, mostram evidentemente um frio bastante concentrado no RS e sul de SC, onde as anomalias rondaram os -2°C/-3°C.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver o Morro da Igreja com a menor média (algo esperado) e uma mínima absoluta tão ruim, a mais alta de toda a região.

 

Não sei se é impressão minha mas está aumentando o número de estações que "negam fogo" na madrugada e ao amanhecer, em julho por exemplo Canela começou a perder mínimas diariamente e Bento Gonçalves então mal funciona por metade do dia, fora estações que nunca funcionaram direito como Xanxerê, Rio do Campo, Moela, Curitiba (esta menos mal que tem a convencional ao lado) e outras.

 

No mais foi isso mesmo, um mês especialmente ruim para as partes altas do sudeste, aqui em baixo no Rio foi um porre mas ficou perto da média.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma média baixíssima no MI de 06.2ºC, digna de invernos muito frios. Parece que está se confirmando: No verão a diferença entre SJ/INMET e MI fica em aproximadamente 3 graus, já no inverno esta diferença cai para aproximadamente 2 graus. Creio que uma "normal" de Julho por lá ficaria algo em torno dos 7,XºC.

 

Quanto ao sudeste: prefiro não comentar, os dados mostram por si só o quão ruim a coisa foi por aqui, graças ao poderoso bloqueio, de origem tropical, nos fazendo torrar.

 

Valeu pelos dados, Carlos, sempre é muito bom este momento :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver o Morro da Igreja com a menor média (algo esperado) e uma mínima absoluta tão ruim, a mais alta de toda a região.

 

Não sei se é impressão minha mas está aumentando o número de estações que "negam fogo" na madrugada e ao amanhecer, em julho por exemplo Canela começou a perder mínimas diariamente e Bento Gonçalves então mal funciona por metade do dia, fora estações que nunca funcionaram direito como Xanxerê, Rio do Campo, Moela, Curitiba (esta menos mal que tem a convencional ao lado) e outras.

 

No mais foi isso mesmo, um mês especialmente ruim para as partes altas do sudeste, aqui em baixo no Rio foi um porre mas ficou perto da média.

Não é impressão.

 

Nas noites mais frias Canela invariavelmente ficava fora do ar, voltando ao normal por volta das 10hs da matina.

 

O caso de Curitiba é mais amplo. A estação não funciona há meses.

 

Soledade teve problema justamente na hora mais fria do ano. Muito estranho! Mas ao menos foi só por uma hora.

Link to comment
Share on other sites

Agora ficou mais nítido: o objetivo em incluir cidadelas, vilas, lugarejos, "meia ruas", buracos é tirar Soledade do Top 20...

 

É uma pena, pois sempre pensei que o objetivo fosse científico e não competitivo, numa clara atitude infantil.

 

Mas já que estão competindo, vou jogar sujo também. :|

 

Shimutz...Concordo que ficaria justo uma lista tipo *Cidades + frias do Brasil*, mas dai penso : Urupema com 2,5 hab entraria na lista e Monte Verde que tem o dobro da população não teria o direito , por se tratar de um distrito..????

 

Mas ai colocando MV , Cruzeiro com seus 700 hab , Perico que nem imagino, mas deve ser menos que 500..Teriam o mesmo direito tambem. Qto ao MI e o Pico do Couto...concordo em ficar de fora nesta lista.

 

Qto a Soledade, está de parabens pelo seu desempenho ,mesmo que seja em 25 quinto lugar numa estação que fica em um topo...

 

E viva a Ciencia e não a competição pelo frio..!!

 

Nossa gente que é isso, creio que a grande maioria gosta de Soledade, inclusive sera uma das cidades que eu adoraria conhecer, até a Baixada do Pantera com certeza será um dos locais visitados.

Creio que não tenha nenhuma conspiração e não teria porque, PH é um ilustre conhecido aqui no fórum que defende com unhas e dentes o Status da cidade, apenas este mês não foi um dos melhores.

Acho que o Carlos colocou os valores de estações, afinal como todos fazem, quando falam da sua cidade, falam da estacao oficial, do seu termometro, de alguma outra estacao de algum outro órgão e empresa, nao vejo nada de mais usar estes dados, cientificamente falando.

 

Abraços de mercurio.

Link to comment
Share on other sites

Creio que não tenha nenhuma conspiração e não teria porque, PH é um ilustre conhecido aqui no fórum que defende com unhas e dentes o Status da cidade, apenas este mês não foi um dos melhores.

Acho que o Carlos colocou os valores de estações, afinal como todos fazem, quando falam da sua cidade, falam da estacao oficial, do seu termometro, de alguma outra estacao de algum outro órgão e empresa, nao vejo nada de mais usar estes dados, cientificamente falando.

 

Abraços de mercurio.[/color]

 

Fernando, não se trata de conspiração. Trata-se de receio. Parece que quando o "troninho" ou a "coroa" corre risco, o jeito é apelar.

 

A frase " Bom Jardim e Lebom Regis que devem entrar amanhã e empurrar Soledade para 25o lugar", signfica algo pra você?

 

Você na verdade não entendeu ainda... ;)

 

Nada além de uma brincadeira, vc mesmo coloca a temperatura de Curitiba e de São Paulo toda hora, alias ontem São Paulo fez 9,9°C

Mas também não entendo pq tanta dor por sua parte.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

CAMPOS DO JORDAO A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL ........... 58° POSIÇÃO

 

E vamos culpar quem..?? Dizendo que a estação está num topo?? Dizendo que houve bloqueio..?? Dizendo que foi uma anormalidade que o normal seria um Julho de 09,5 e não 12,5...?? Ou realmente Campos não é tudo isso..??

 

Este mes o desempemho de CDJ foi ridiculo, empatando com Mostardas e Ketchups da vida..Dá pra imaginar uma coisa dessa..??

 

Pra se ter uma ideia agora em SP está 15 graus , Santos com 18,0 e CDJ com 19...em pleno meio do inverno..è de doer...me desculpe aos paulistas, mas definitivamente joguei a toalha, aliás nem no verão ganhamos mais...

 

Lembrando que a máxima em Parelheiros foi de 16,7° e minima de 9,9°C, Curitiba 19,9 e 7°.

 

São Paulo este mes vai ser mais frio que CJ.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aintendi, com dados do topinho que fica a 50m, mais baixo que média da cidade,74m mais baixo que a zona norte da cidade e 150m, mais baixo que a Raia da Pedra e o Carlos e Troyano estão corneteando???

E com a mínima de -9,3º em abrigo,que botou Pericó, Cocoricó no bolso, eles acharam mal desempenho de minha terra?

Por favor, estamos vivendo em mundos diferentes,e aliás CDJ, como desconfiava, aquelas mínimas tão baixas, eram todas de baixada, assim como Caçador, Gen Carneiro, Xanxerê antigamente. Não sei porque a verdade e os fatos incomodam alguns aqui no BAZ...

Link to comment
Share on other sites

Bruno...vi que acrescentou sua estação na lista pq a estação do inmet está falha. Bem quero manter a lista de cidades e municipios mais frios do Brasil com apenas *Uma estação por cidade*.....e estou usando 99% do Inmet para isso, para que essa pesquisa fique de uma forma mais oficial possível.

 

A estação do Inmet de Canela está com 64 horas a menos no mes de Julho.

 

Solução:

 

1-Poderia preencher esses buracos com dados da sua estação

2-Poderia fazer a media compensada pela automatica do Inmet

 

Que acha..??

 

Perfeito!! Grande solução!! Isso é bom para que a comparação seja feita INMET x INMET. Pegando os dados da minha a coisa não fica muito distante do real.

 

Veja que eu tive média de 8,5C e o INMET fica com 8,7C. Em junho eu fiquei em 9,6C e o INMET em 9,7C. Agora a diferença está mais compatível com a realidade.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, acho que estações colocadas em picos (caso de Ausentes/INMET e MI) ou em baixadões (Pantera e Pericó) deviam ser descartadas, pois não refletem de modo algum a realidade das cidades. Veja que Ausentes consegue ter médias mais baixas que São Joaquim/INMET, pois está na ponta de um pico e não num topo médio como SJ/INMET. O MI tem médias espetaculares para representar Urubici. Baixadões trazem a mesma percepção, pois jogam as médias lá para baixo em virtude das noites congelantes.

 

No mais, topos baixos, topos altos e encostas são plenamente aceitas, pois retratam muito bem a média das cidades. Há problemas na comparação dos extremos, vide os casos de Caxias e Soledade, mas entendo que as médias reais são preservadas.

 

Logo, penso que estações padrões e bem localizadas podem ser inclusas na lista mesmo que não sejam INMET. É o caso da Climaterra, da Estação do Tucci, a minha Estação em Canela, os dados do Clóvis em Pato Branco, a Estação do Marcos aqui em POA e do Alex Demele em Ctba.

 

O resto são dados que não devem ser utilizados em listas comparativas, alguns casos pela localização de clima extremo e outros pela falta de conhecimento sobre os dados da estação.

Link to comment
Share on other sites

Mas penso que mesmo que Ausentes ganhe este ano como cidade mais fria do Brasil, para midia São Joaquim sempre será a + fria...isso eu não tenho duvida...A não ser que Ausentes ganhe por 10 anos seguidos , contando que estes numeros irão ser divulgados para varios orgãos de imprensa no Brasil

 

Carlos, um ano não define absolutamente nada! Para SJA ser considerada mais fria que SJ, ela terá que construir uma normal mais fria.

Link to comment
Share on other sites

A estação do INMET em Ausentes é de dar risada... seria como colocar uma estação meteorologica na antena da Jovem Pan na Paulista.

A estação do INMET de CDJ não conheço, nunca achei, portanto não posso falar. Posso falar apenas que as outras 3 estações que conheço, CPTEC, DAEE e minha são bastante sincronizadas, coerente entre elas, com seus desvios naturais. A do Horto tem máximas elevadas porque esta marrom já, deve ter sido pintada de branco pela última vez em 1970.

 

Confio muito mais na minha estação, do Bruno em Canela, do Alex em Curitiba, do Marcos em POA, as da Metsul, Climaterra em SJ do que no INMET. Pelo menos eu conheço os instrumentos, sua confiabilidade, quem esta medindo e sei que todos nós fazemos a manutenção devida. A única vantagem do INMET é a série de dados mais longa. Para pegar tendencia. E para por aí.

 

No Brasil não dá pra confiar em nada que é público.... sistema de educação, saúde, segurança... o que dizer então dos institutos de meteorologia? Qual a capacidade que o setor publico tem de manter e conservar uma rede de estações, senão atravez de parcerias com Institutos particulares (cito Metsul, Somar, Simepar para exemplos entre outros)? Infelizmente é assim.. mas felizmente, nós tivemos a graça de Deus de termos condições para fazer esse trabalho direito, financeiramente e intelectualmente.

Link to comment
Share on other sites

De fato a estação do Inmet nem sempre é a melhor pois o próprio padrão, embora importante para comparação com resto do mundo, é falho, existem estudos (eu até coloquei o link para um no fórum de hardware e software) mostrando que o Stevenson Screen sofre superaquecimento em dias de sol forte e pouco vento, pode chegar a 1 grau (isto com o abrigo em ótimas condições, em más condições de conservação ou localização muito mais, como provam os dados absurdos de Bom Jesus do Piaui e Praça Mauá), alguns modelos mais modernos de estação automática vendidos hoje como o com ventilação artificial são mais exatos para revelar a temperatura do ar do que as estações do Inmet, podem não seguir o padrão mas são superiores ao padrão.

Link to comment
Share on other sites

De fato a estação do Inmet nem sempre é a melhor pois o próprio padrão, embora importante para comparação com resto do mundo, é falho, existem estudos (eu até coloquei o link para um no fórum de hardware e software) mostrando que o Stevenson Screen sofre superaquecimento em dias de sol forte e pouco vento, pode chegar a 1 grau (isto com o abrigo em ótimas condições, em más condições de conservação ou localização muito mais, como provam os dados absurdos de Bom Jesus do Piaui e Praça Mauá), alguns modelos mais modernos de estação automática vendidos hoje como o com ventilação artificial são mais exatos para revelar a temperatura do ar do que as estações do Inmet, podem não seguir o padrão mas são superiores ao padrão.

A minha em CDJ tem ventilacao movida a energia solar, a 3m/s de velocidade constante.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, acho que estações colocadas em picos (caso de Ausentes/INMET e MI) ou em baixadões (Pantera e Pericó) deviam ser descartadas, pois não refletem de modo algum a realidade das cidades. Veja que Ausentes consegue ter médias mais baixas que São Joaquim/INMET, pois está na ponta de um pico e não num topo médio como SJ/INMET. O MI tem médias espetaculares para representar Urubici. Baixadões trazem a mesma percepção, pois jogam as médias lá para baixo em virtude das noites congelantes.

 

No mais, topos baixos, topos altos e encostas são plenamente aceitas, pois retratam muito bem a média das cidades. Há problemas na comparação dos extremos, vide os casos de Caxias e Soledade, mas entendo que as médias reais são preservadas.

Discordo, seriam médias reais se tivéssemos dados acima de 720m, que é amédia da cidade de Soledade...

Link to comment
Share on other sites

PHP, se a automática daí deu 10,1ºC de média com 667 metros, na cidade, 60 metros mais alta daria no máxima 0,3ºC mais frio, o que corrobora com a minha idéia. Já as baixadas sofrem com um desvio muito maior, chegando a mais de 1ºC de diferença, enquanto que em picos a neblina e os fortes ventos também trazem influências distintas daquilo que ocorre na cidade.

Link to comment
Share on other sites

A estação de SJ mudou nesse período? Se não mudou, pode acreditar nela, porque ela ta lá onde sempre esteve.

US$ 15 mil numa estação meteorologica.... será? Tem modelo, fabricante, nota fiscal de pgto?

 

Re: ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM SANTA CATARINA

por coutinho » Qui Jul 16, 2009 1:46 pm

 

UMA COISA BEM SIMPLES, QUE ACONTECEU EM URUSSANGA. DEPOIS DE DIAS E DIAS SEM CHUVA, NA PRIMEIRA CHUVA O PLUVIÔMETRO NEGOU FOGO....FORAM VER.....A POEIRA+ORVALHO FEZ UMA "MASSA" QUE ENTUPIU O DISTINTO.....

 

Ta louco.... nem a pau.

Link to comment
Share on other sites

O mais importante é: cada caso é um caso

 

Uma estação mal localizada como a Praça Mauá, pode ser uma estação de 10000000 de reais, vai reportar dados piores do que um termômetro de 1 real CALIBRADO que eu coloque num lugar adequado, mas existem estações do Inmet muito boas (uma que considero exemplo entre as capitais é Porto Alegre) e outras nem tanto, depende também do observador, uma meteorologista me relatou o caso de observadores (que são tercerizados, mal pagos e por vezes mal treinados) que chutavam certos valores ao invés de fazer a observação, isto coloca sim uma dúvida sobre a qualidade das normais (mesmo que seja uma minoria, como saber quais?), e digo mais, o livro das normais estar coalhado de erros (e isto eu afirmo pois tenho o livro) é algo inaceitável, nestes casos o Inmet merece críticas sim.

 

As automáticas não tem o problema do observador, mas considero um erro do Inmet instalar um número de estações maior do que a capacidade deles de fazer manutenção. Um sem-número de estações tem problema com a bateria e perde os dados no horário da madrugada e amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

"Status" das automáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

 

Ecologia Agrícola: sensor de vento inoperante (quase um ano assim)

 

Xerém: estação inoperante (faz uma semana)

 

Niterói: estação inoperante (por e-mail responderam que a UFF vai fazer obras no terreno e pediu a retirada da estação, o Inmet disse estar procurando outro lugar)

 

Forte de Copacabana: pluviômetro e sensor de radiação solar não funcionam corretamente (vários meses assim)

 

Marambaia: pluviômetro "morto" desde março

 

Vila Militar e Jacarepaguá: únicas com todas as variáveis sendo registradas, mas a VM tem problema com umidades altas (dá ---)

 

Percebe-se que a manutenção deixa muita a desejar, apenas Niterói tem justificativa.

Link to comment
Share on other sites

A estação de SJ mudou nesse período? Se não mudou, pode acreditar nela, porque ela ta lá onde sempre esteve.

US$ 15 mil numa estação meteorologica.... será? Tem modelo, fabricante, nota fiscal de pgto?

 

Obviamente que sim. O fabricante é Finlandes. Isso é feito por meio de licitação, com verba pública prevista em Lei Orçamentária, com empenho de pagamento, fiscalização do Tribunal de Contas...

 

O Poder Público não é tão zuado como imagina.

 

O Valor eu tenho quase certeza. O Lazinski do Inmet me explicou como funciona.

 

Re: ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM SANTA CATARINA

por coutinho » Qui Jul 16, 2009 1:46 pm

 

UMA COISA BEM SIMPLES, QUE ACONTECEU EM URUSSANGA. DEPOIS DE DIAS E DIAS SEM CHUVA, NA PRIMEIRA CHUVA O PLUVIÔMETRO NEGOU FOGO....FORAM VER.....A POEIRA+ORVALHO FEZ UMA "MASSA" QUE ENTUPIU O DISTINTO.....

 

 

Ta louco.... nem a pau.

 

Lógico, o troço é automático... Queria uma palheta de limpador de para-brisa no sensor... :lol: :lol:

 

Até a convencional precisa de manutenção, não?

O tribunal de contas que fiscaliza nao eh o do Lalau? Nao boto a mao no fogo pelo poder publico.

Exatamente isso que quis dizer. Nao tem manutencao... Todas precisam e dependem do INMET. Algumas sao boas... Mirante de Santana por exemplo conheco. Outras nao... Ausentes nao da, CDJ ninguem sabe onde esta e eh incoerente com as demais.

Link to comment
Share on other sites

PHP, se a automática daí deu 10,1ºC de média com 667 metros, na cidade, 60 metros mais alta daria no máxima 0,3ºC mais frio, o que corrobora com a minha idéia. Já as baixadas sofrem com um desvio muito maior, chegando a mais de 1ºC de diferença, enquanto que em picos a neblina e os fortes ventos também trazem influências distintas daquilo que ocorre na cidade.

Só este teu cálculo de 0,3º, já faz Soledade superar Caxias do Sul :geek: :ugeek: :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

"Status" das automáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

 

Ecologia Agrícola: sensor de vento inoperante (quase um ano assim)

 

Xerém: estação inoperante (faz uma semana)

 

Niterói: estação inoperante (por e-mail responderam que a UFF vai fazer obras no terreno e pediu a retirada da estação, o Inmet disse estar procurando outro lugar)

 

Forte de Copacabana: pluviômetro e sensor de radiação solar não funcionam corretamente (vários meses assim)

 

Marambaia: pluviômetro "morto" desde março

 

Vila Militar e Jacarepaguá: únicas com todas as variáveis sendo registradas, mas a VM tem problema com umidades altas (dá ---)

 

Percebe-se que a manutenção deixa muita a desejar, apenas Niterói tem justificativa.

 

Isso é preocupante do ponto de vista nacional. Será que o mesmo ocorrerá com o resto? A manutenção parece ser mesmo o ponto crítico destas automáticas.

Link to comment
Share on other sites

"Status" das automáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro:

 

Ecologia Agrícola: sensor de vento inoperante (quase um ano assim)

 

Xerém: estação inoperante (faz uma semana)

 

Niterói: estação inoperante (por e-mail responderam que a UFF vai fazer obras no terreno e pediu a retirada da estação, o Inmet disse estar procurando outro lugar)

 

Forte de Copacabana: pluviômetro e sensor de radiação solar não funcionam corretamente (vários meses assim)

 

Marambaia: pluviômetro "morto" desde março

 

Vila Militar e Jacarepaguá: únicas com todas as variáveis sendo registradas, mas a VM tem problema com umidades altas (dá ---)

 

Percebe-se que a manutenção deixa muita a desejar, apenas Niterói tem justificativa.

 

Isso é preocupante do ponto de vista nacional. Será que o mesmo ocorrerá com o resto? A manutenção parece ser mesmo o ponto crítico destas automáticas.

Cara o Governo nao cuida nem da educação das crianças!

Link to comment
Share on other sites

Carlinhos, mas o terreno da Sabesp é tão pequeno! Daria pra ver uma área desse tamanho lá.

 

As estações dos demais nao seguem nao... nao sei nem se o INMET segue.

 

Valeu pelo comentario André. Vou responder seu texto com calma depois. Somente a parte dos Bancos. Entendo que são bancos com perfis diferentes. O Unibanco é mais caro mesmo, mas cuida de operações mais estruturadas, para um nicho de cliente maior... como empresas, Privates e Uniclass - voce! Não é muito um banco de varejão mesmo, mas se voce quiser fazer uma operação de derivativo mais arrojada, uma aplicação financeira maior numa taxa melhor, talvez nos procurasse... Com a fusão com o Itau, espero que o banco atenda agora todos os nichos.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Isso é preocupante do ponto de vista nacional. Será que o mesmo ocorrerá com o resto? A manutenção parece ser mesmo o ponto crítico destas automáticas.

 

Certo Bruno...tanto é que o recorde de frio esse ano foi no Brasil , foi na automatica de Xanxerê SC com 27 graus negativos, ganhando até da insuperável Baixada do Pantera..

 

É só a ponta do iceberg, em agosto de 2008 visitei o 6º DISME, um funcionário me falou que uma equipe de manutenção fica responsável por uma área do tamanho da Região Sudeste, e frequentemente falta dinheiro até para pagar o combustível destas equipes que tem de cobrir grandes distâncias, sem falar das estações que tem problema de peça, aí só Brasília pode resolver mandando vir de fora, mas é tamanha burocracia que demora muito ou fica com defeito direto mesmo. As automáticas vem da Vaisala na Finlândia, com o tempo o modelo comprado pelo Inmet ficará antiquado e as peças de reposição ficarão mais caras e difíceis de encontrar, aí se o Inmet não tiver condiçõe$$ de renovar toda a rede vai tudo pro espaço.

 

Aí eu me pergunto: para que comprar quase 500 estações se não tem como manter, por que não uma rede de 100 bem mantida, é muito mais útil (e barato). A culpa não é só do Inmet, algumas estações o Inmet instalou em parceria com órgãos estaduais/regionais, que não cumpriram com suas partes.

 

As estações dos demais nao seguem nao... nao sei nem se o INMET segue.

 

A nossa da Praça Mauá fica em cima de uma "grelha" de concreto e cercada por paredes que impedem a circulação do vento, mas creio ser uma bizarra exceção.

Link to comment
Share on other sites

Ola Pessoal!!

 

Ja que as medias de Julho foram animadoras no sul do pais, resolvi fazer um mapa

das temperaturas do RS para o mes em questao.

Utilizei um mapa do estado com as altitudes e comparei-os com os belos dados do

Carlos Dias para delinar as curvas de temperatura.

 

Nao sou perito em photoshop, mas acho que da para se ter uma ideia.

RStemp0709x.jpg

 

 

 

TAMANHO GRANDE:

http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/14th/RStemp0709.jpg

 

 

 

 

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

^^ Eu acertei pq fiquei quase uma hora comparando um mapa com as altitudes do estado com os dados do Carlos.

Ja que Soledade teve media de 10.1C(assim como Encruzilhada) e ambas possuem regios proximas com altitudes maiores, ganharam um tom azulzinho..... ;)

Agora falando sério Gerson, parabéns pelo trabalho.A região da Raia da Pedra -Itapuca, tem média de 9º para baixo, pode ter certeza.

Link to comment
Share on other sites

^^ Coloquei uma manchinha AZUL perto de Soledade pq sabia que senao vc iria ter um xilique!! :mrgreen:

Mas não é que tu acertou em cheio a região de 800m! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Exatamente aquele conjunto de colinas contínuas a mais de 810m, não?

Isto mesmo Shima,para ser mais amplo, é uma grande região de 780m a 821m,e em média como vc colocou bem , 810m.

Link to comment
Share on other sites

^^ Nao entendi direito.

Um mapa do Brasil inteiro mostrando a temp. media de Julho somente das capitais!?!?!

Acho que as curvas de temperatura nao iriam ficar nada condizentes com a realidade......

 

 

 

------------------

 

 

 

Seria otimo ter os dados das medias das estacoes gauchas so do ultimo trimestre de Julho......iria ficar

um mapa todo azulzinho!!

:)

3julho.jpg

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, advinha qual foi a verdadeira média aqui em casa em Canela no mês de julho? 8,7ºC

 

Exatamente a mesma que a verificada pelo INMET!

 

Tinha esquecido que o valor que aparece no wunderground não está considerando um dia (início do mês) quando a conexão com a internet ficou fora do ar aqui na serra... :oops:

 

Pegando os dados direto do datalogger da estação, verifiquei que a média ficou nestes 8,7ºC, assim como no INMET.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, advinha qual foi a verdadeira média aqui em casa em Canela no mês de julho? 8,7ºC

 

Exatamente a mesma que a verificada pelo INMET!

 

Tinha esquecido que o valor que aparece no wunderground não está considerando um dia (início do mês) quando a conexão com a internet ficou fora do ar aqui na serra... :oops:

 

Pegando os dados direto do datalogger da estação, verifiquei que a média ficou nestes 8,7ºC, assim como no INMET.

 

Abs!

 

Como a sua estação registra máximas mais altas que o Inmet quando há sol (as vezes mais de 1 grau, penso que em parte por efeito do pluviômetro) e o Inmet perdeu a mínima em vários dias de julho, creio que a média compensada do Inmet com os dados completos ficaria um pouco abaixo da sua.

Link to comment
Share on other sites

Minha media do Mes de julho para Campos do Jordão ficou em 11,0ºC.

Maxima Absoluta: 20.5ºC

Minima absoluta: -1.8ºC

 

Tenho os dados dia a dia. Não consigo postar porque a internet em CDJ é algo sofrível.

Tem como saber como ficou CPTEC e DAEE? Essa média do INMET é outlier, por maior que tenha sido o calor.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, advinha qual foi a verdadeira média aqui em casa em Canela no mês de julho? 8,7ºC

 

Exatamente a mesma que a verificada pelo INMET!

 

Tinha esquecido que o valor que aparece no wunderground não está considerando um dia (início do mês) quando a conexão com a internet ficou fora do ar aqui na serra... :oops:

 

Pegando os dados direto do datalogger da estação, verifiquei que a média ficou nestes 8,7ºC, assim como no INMET.

 

Abs!

 

Como a sua estação registra máximas mais altas que o Inmet quando há sol (as vezes mais de 1 grau, penso que em parte por efeito do pluviômetro) e o Inmet perdeu a mínima em vários dias de julho, creio que a média compensada do Inmet com os dados completos ficaria um pouco abaixo da sua.

 

Pode ser verdade, porém a minha estação perde calor com mais facilidade que o INMET em noites de céu claro. Já pude reparar nisso. Assim como perco nas máximas para o INMET, ganho nas mínimas e durante o pôr-do-sol. As médias de ambas as estações devem ser muito próximas, mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Minha media do Mes de julho para Campos do Jordão ficou em 11,0ºC.

Maxima Absoluta: 20.5ºC

Minima absoluta: -1.8ºC

 

Em termos de Campos do Jordão foi realmente fraquinho. Fiz as médias da convencional daqui de JF

hoje e notei que a anomalia positiva não foi tão grande quanto eu pensava: +00,7ºC em relação

à normal do mês, que é 16,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Eu anotei alguns dados do Inmet (0:00 a 0:00 no horário do Brasil, para poder comparar) de dias do mês sem perda de dados em Canela até ontem

 

1: 7,4 a 14,6 (7,3 e 14,6)

 

2: 8,9 a 14,5 (9,1 e 14,5)

 

3: 5,6 a 8,9 (5,7 e 9,2)

 

4: -

 

5: -

 

6: 5,5 a 21,8 (máxima entre 1:00 e 2:00 da manhã) (4,4 e 21,3)

 

7: -

 

8: 9,8 a 16,3 (10 e 15,9)

 

9: 9,5 a 13,1 (9,7 e 12,8)

 

10: 4,6 a 11,5 (5,4 e 11,9)

 

Fui no Wunderground e está sem a estação do Bruno, quando voltar comparo, não para tirar conclusões ainda (que precisa de um período maior pois as variações dependem das condições do tempo em cada dia, quando tem sol forte o abrigo do Bruno aquece mais) mas só por curiosidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.